Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2017
fechar

Veículo de médico que atende no Hospital de Brumado fica destruído em acidente na BA-148 Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na noite da última segunda-feira (27), um médico natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, seguia viagem pela BA-148 quando atingiu um animal na pista. O acidente aconteceu na altura da comunidade conhecida como Poderoso, no município de Dom Basílio, onde o motorista encontrou uma boiada. Ele dirigia uma Toyota SW4, que ficou totalmente destruída após o impacto. O médico não teve ferimentos porque os airbags foram acionados. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), durante os cinco dias de carnaval, foram registrados três acidentes envolvendo animais na pista: dois na BA-148 e um na BA-252. O médico também atende no Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado.

Prazo para declarar o IR começa nesta quinta (02) Foto: Michel Filho/Agência O Globo

Chegou a hora de acertar as contas com o Leão. Começa amanhã, dia 2 de março, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016). O documento precisa ser enviado à Receita Federal por pessoas físicas que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado. O Fisco espera receber 28,3 milhões de declarações até o dia 28 de abril. Este ano, a Receita fez algumas alterações no programa do IR, que pode ser obtido pela internet no endereço http://rfb.gov.br. Uma das mudanças é a atualização automática do programa. Isso significa que, depois de baixado, se a Receita fizer algum ajuste no serviço, o programa vai perguntar ao contribuinte se ele quer fazer a atualização. Antes, isso não era avisado. Além disso, não será mais preciso baixar o programa de transmissão da declaração, conhecido como Receitanet. O contribuinte só precisará fazer um download. Outra novidade é a recuperação de nomes. Quando o contribuinte colocar o nome e o CPF na declaração, esse dado ficará armazenado para facilitar o preenchimento de outros campos. Também haverá mudanças na tela de identificação. De acordo com o jornal Extra, o programa vai passar a pedir, de forma não obrigatória, um número de celular e um e-mail. Segundo a Receita, isso servirá para ampliação do cadastro. O eventual uso dos dados pelo Fisco só poderá ocorrer se houver autorização das pessoas físicas.

Chuva forte causa transtornos à população da cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Adaílton Silva/WhatsApp

No final da tarde de terça-feira (28), uma chuva forte, acompanhada de um vendaval, provocou estragos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Árvores e muros foram derrubados, casas foram destelhadas e vários bairros ficaram sem energia elétrica e sem sinal de telefone. Em diversas vias, os motoristas tiveram dificuldades de trafegar devido ao acúmulo de água e de entulho. O temporal durou menos de vinte minutos, mas foi suficiente para causar inúmeros transtornos à população. Os locais mais atingidos pela chuva e fortes ventos foram: o Centro, a Ladeira do Bonfim, Bairro Taquari, comunidade dos Patos, dentre outros. Não há informações sobre feridos.

Foliões e blocos protestam contra Temer no carnaval pelo país Foto: Gero Rodrigues/Estadão Conteúdo

Durante o carnaval pelo país, diversos foliões aproveitaram para protestar contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Atos contra o peemedebista foram vistos durante a folia nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Rio de Janeiro. Na terça-feira (28), diversos foliões fizeram protesto contra o presidente durante a passagem do bloco “Carmelitas”, nas ladeiras de Santa Teresa, no Rio. É possível ouvir diversas pessoas e integrantes do bloco gritando “fora, Temer”. Procurado pelo G1, o Palácio do Planalto diz que não irá se manifestar sobre os protestos. Na segunda-feira (27), um grupo de foliões interrompeu o fluxo de trios elétricos no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador, com gritos de “Fora, Temer” e pedidos por eleições diretas. Os manifestantes pararam um pequeno carro de som em frente a um dos trios da Mudança do Garcia. Em Belo Horizonte (MG), o coro de "Fora, Temer" foi ouvido nos mais variados blocos. Alguns foliões também escreveram nos braços e outras partes do corpo a frase “Fora, Temer”. Em São Paulo, o bloco Jegue Elétrico criticou Temer e o prefeito de São Paulo, João Doria, que gerou polêmica ao apagar grafites. O tema principal foi do desfile de sábado (25) foi “tire esse cinza do caminho que eu quero brilhar, com a minha cor”. Foliões cantaram "se empurrar o Temer cai" e "fora, Temer" no Charanga do França, que desfilou na segunda-feira (27) pelas ruas da Vila Buarque, no Centro de São Paulo.

Prefeito de Caetité recebe comitiva da China e vice-governador da Bahia

O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), recebeu a comitiva capitaneada pelo Embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang. Também fizeram parte da comitiva a Embaixatriz Huang Minhui, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), o presidente no Brasil do Banco de Desenvolvimento da China, Wu Lei, e vários membros do corpo diplomático, empresários e representantes de grupos de investimentos, acompanhados pelo diretor da Bamin S.A., Wilson Thibes. Todos foram recepcionados com um coquetel na Casa Anísio Teixeira, com a presença de vereadores, lideranças políticas e empresariado local. O prefeito ressaltou o compromisso de Caetité com o desenvolvimento, lembrando a importância histórica e cultural da cidade para toda a região e também para o estado. O representante da Bamin também falou da importância de Caetité no cenário baiano, o que foi corroborado pelo discurso do vice-governador, que manifestou o compromisso da gestão Rui Costa (PT) com o desenvolvimento econômico da Bahia. O Embaixador Li agradeceu a calorosa acolhida que a cidade, segundo ele, uma das mais cultas do Brasil, ofereceu a todos.

Carnaval 2017: Tatuapé é campeã pela primeira vez em São Paulo Foto: Alan Morici/G1

A Acadêmicos do Tatuapé é a escola campeã do carnaval 2017 de São Paulo. Depois do vice em 2016, a escola da Zona Leste levou seu primeiro título com uma homenagem à Mãe África. O campeonato veio no critério de desempate: a escola ficou com a mesma pontuação da Dragões da Real (269,7 pontos), mas teve melhor desempenho no quesito samba-enredo. O presidente da agremiação, Eduardo Santos, agradeceu os integrantes pelo empenho na conquista do primeiro título. “Nós viemos aqui e mostramos para esse povo o que é a festa africana. O continente que mais sofre no mundo, mas que sabe fazer festa”, disse ao G1. “Agora nós somos campeões do carnaval. Ninguém pode escrever a história do carnaval de São Paulo sem passar por 2017 e sem citar o nosso nome”, afirmou o presidente da Tatuapé. O presidente minimizou a polêmica da troca dos jurados e avaliou que as notas foram coerentes com os nomes das escolas apontadas como destaques.

Tanhaçu: Polícia recupera animal roubado e apreende arma de fogo na zona rural Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e informada sobre o furto de uma ovelha na Fazenda Caraíbas, zona rural da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Com as características dos delinquentes e do veículo utilizado no furto, a guarnição empreendeu diligências e localizou os indivíduos. O veículo e seus ocupantes foram abordados e os policiais encontraram no porta-malas do veículo a ovelha da raça Santa Inês. Além disso, uma espingarda tipo chumbeira, municiada, e os apetrechos para carregamento também foram encontrados no carro. Todo o material e os meliantes, identificados como Adailton Aparecido Alves da Silva Lopes e Rivelino Aleixo de Sousa, foram apresentados na delegacia de polícia de Brumado.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: MP apura exigência de viagem para obtenção de medicamentos de diabetes Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) vai instaurar um Inquérito Civil Público para apurar a suposta exigência feita pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) de comparecimento mensal dos insulinodependentes ou dos seus procuradores em Salvador, mesmo existindo em Brumado um Núcleo Regional de Saúde. O deslocamento causaria transtornos e gastos aos pacientes, fatos que constituem violação aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de infringir o princípio constitucional da eficiência. O Cedeba será oficiado para prestar esclarecimentos acerca da exigência. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado também será oficiada e deve informar, no prazo de 15 dias, o montante de recursos dispensados, bem como a quantidade de viagens realizadas de Brumado para Salvador e vice-versa e os gastos com alimentação e outros auxílios para o recebimento dos medicamentos para os portadores de diabetes.

Clínica Luiza Feres dispõe do melhor tratamento para melasma

Agora na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

PRE-BA pede cassação dos diplomas do prefeito e vice-prefeito de Érico Cardoso Foto: Reprodução/TSE

O Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello, decidiu favoravelmente à cassação dos diplomas do prefeito eleito do município de Érico Cardoso, Érico Cardoso de Azevedo (PSD), e seu vice, Antônio Baptista de Souza (DEM), eleitos no último pleito. O parecer também pede perda do mandato. O caso agora deverá ser apreciado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) e, em última instância, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público (MP) alega que o candidato a prefeito deveria ter se afastado do Hospital de Paramirim, onde fazia ultrassonografias e atendia pacientes de Érico Cardoso, antes de concorrer ao pleito. Segundo entendimento da PRE, é irregular e consiste em crime eleitoral.

Rio do Antônio: Três pessoas da mesma família morrem em acidente a caminho de Belo Horizonte Foto: Reprodução/WhatsApp

A população da cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, está chocada com o acidente, registrado na última segunda-feira (27), que vitimou três pessoas da mesma família. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois veículos com integrantes da mesma família seguiam em comboio para a cidade de Belo Horizonte quando, na região de Perdões, na BR-381, um caminhão que seguia em sentido contrário invadiu a contramão e atingiu um dos veículos. O carro que seguia atrás não conseguiu frear a tempo e também se envolveu no acidente. Com o impacto, mãe, filho e avó morreram na hora. Outras duas pessoas foram socorridas e não correm risco de morte.

Arquivo