Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Lira Ceciliana Brumadense recebe instrumentos musicais da Funarte Foto: Divulgação

Representada pelo presidente Evilázio Nascimento dos Santos, a Lira Ceciliana Brumadense esteve na cidade de Cachoeira, onde recebeu da Funarte instrumentos musicais. Na oportunidade, foram entregues 01 bombardino, 01 saxofone tenor, 01 saxofone alto, 01 trompete e 01 trompa. A Lira foi contemplada através do Prêmio Funarte de Apoio a Banda de Música. O presidente da Lira ficou muito satisfeito com a conquista. O programa, realizado por meio de edital, vai premiar 187 bandas provenientes das cinco regiões do país. No total, serão doados 751 instrumentos.

Paralisação na Embasa: Sindicalista diz que pode ser deflagrada greve na próxima sexta-feira (25) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Agua Esgoto e Meio Ambiente da Bahia, Juscelino Tadeu Santos Júnior explicou os motivos da paralisação das atividades na Embasa. Segundo ele, o movimento se deve à falta de avanço nas negociações no que diz respeito à participação dos funcionários nos resultados da empresa. O sindicalista explicou que a participação nos resultados seria uma bonificação em função das metas alcançadas. “Todas as metas estabelecidas pela empresa foram alcançadas e, no entanto, a Embasa não apresentou uma proposta de bonificação satisfatória aos funcionários, inclusive retroagindo no que foi acordado no ano passado”, disse Júnior. A princípio, a paralisação será encerrada em um prazo de 48 horas. Porém, segundo o sindicalista, uma greve por tempo indeterminado poderá ser deflagrada na próxima sexta-feira (25) caso uma proposta satisfatória não seja apresentada pela presidência da Embasa. A empresa alega dificuldades financeiras para diminuição do bônus.

Brumado: Crianças tomam banho em fonte luminosa na Praça Coronel Zeca Leite Foto: Leitor/Brumado Notícias

Para se refrescar do forte calor que tem feito na cidade de Brumado nos últimos dias um grupo de crianças foi flagrado tomando banho na fonte luminosa da Praça Coronel Zeca Leite. Embora não seja grave, o flagrante é proibido, vez que representa deterioração de bem público e a água não é própria para banho. Além disso, possíveis acidentes podem ser registrados. Não havia fiscalização no local no momento do ocorrido.

Brumado: Juventude lidera campeonato de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atual campeão brumadense de futsal, a equipe do Juventude vem mantendo a boa fase na competição. Até o momento, o time é o líder com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas da competição, somando nove pontos na tabela de classificação. Em seguida estão: Feirense, Borussia (05), Ibar (04), Crediário Cardoso (03), Nova Esperança (01) e Ajax e Pequeno Craque, que ainda não pontuaram. No próximo final de semana oito equipes entram em quadra no Ginásio Antônio Alves Ribeiro pela quarta rodada do campeonato. Na sexta-feira (25), tem Crediário Cardoso x Juventude e Nova Esperança contra o Feirense. Já no sábado (26), a Ibar enfrenta o Ajax e o Borussia enfrenta o Pequeno Craque. Todos os jogos acontecem partir das 20h.

Brumado: Missa de Sétimo Dia de Thierre Amaral será realizada amanhã (23) Foto: Arquivo Familiar

Na próxima quarta-feira (23), às 07h, acontece na Igreja Santa Rita a Missa de Sétimo Dia do jovem Thierre Amaral, morto em um acidente de moto na última quinta-feira (17). Thierre trafegava na Avenida João Paulo I quando perdeu o controle da direção em uma curva na rotatória. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade hospitalar.

Brumado: Produtores rurais estão no prejuízo com greve da EBDA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima quinta-feira (24) fará um mês desde que foi iniciada a greve da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em todo o estado da Bahia. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Agricultura da Bahia (SINTAGRI) cobra do governo do estado o cumprimento de um acordo firmado em 2012, referente ao pagamento de dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003. Juntas, as dívidas somam cerca de R$ 308 milhões. Com a greve, o governo deixa de prestar assistência técnica para cerca de 400 mil cultivadores em todo o estado. Na manhã desta terça-feira (22), Damião Silva, representante do SINTAGRI em Brumado, conversou com o site Brumado Notícias e revelou que o sindicato está mobilizado com os secretários do estado, mas até o momento o governo ainda não se posicionou quanto ao atendimento das reivindicações da categoria e o fim do movimento grevista. O sindicalista destacou que os produtores e as associações no município e em todo o estado estão com as atividades paradas, pois a EBDA é a emissora de documentos, projetos e de assistência técnica. Damião disse ainda que no momento os pequenos produtores são os mais prejudicados, pois não estão sendo realizadas as perícias de laudo do garantia safra. Segundo ele, sem o posicionamento do governo muitos produtores ficarão sem receber o recurso. Para a categoria, o mais intrigante é o fato de o governo não ter sequer agendado uma rodada de negociação com o sindicato. Fazendo alusão à greve da polícia e ao processo rápido de negociações, o representante sindical falou que está faltando mais ação do órgão. “A arma de negociação da EBDA é fraca em comparação com o poder de fogo da polícia. Como a nossa atuação é mais voltada para o interior e ao pequeno produtor, então o governo não se preocupa em agir e nos deixa na geladeira”, concluiu Damião Silva.

Brumado: Praça Heráclito Cardoso depende de material elétrico para ser inaugurada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras na Praça Heráclito Cardoso, no Bairro do Tanque, em Brumado já estão praticamente concluídas, mas dependem de material elétrico. Ainda precisam ser instalados os aparelhos de ginástica e a fonte luminosa. As informações foram passados ao site Brumado Notícias pelo secretário de Lazer, Miguel Lima Dias. O secretário disse que os aparelhos de ginástica já estão no Almoxarifado Central, mas sem a parte elétrica a praça não pode ser inaugurada. Miguel disse ainda que esteve com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) cobrando a conclusão da obra. “Admito que até já passamos do tempo, mas no mais tardar no mês de maio iremos inaugurar essa praça que será o ponto da saúde do idoso em Brumado”, disse Dias.

Brumado: Plenária de plebiscito popular será realizada para reforma política

De acordo com orientação da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, foi criado em Brumado um comitê municipal para realização do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro deste ano. Para fortalecer a mobilização, uma plenária será promovida no próximo dia 29 de abril, às 19h30 horas, na Biblioteca Municipal Paulo Freire. Na oportunidade, serão discutidas a apresentação da proposta do Plebiscito, a definição do dia para reunião periódica do Comitê, a política financeira e de comunicação, e a agenda de formação. Toda comunidade está convidada a participar do evento.

Lagoa Real: Polícia prende homem armado em festa Foto: Reprodução/TV Real

Durante tradicional festa da comunidade de Salinas, zona rural de Lagoa Real, no sudoeste baiano, a polícia prendeu Genivaldo Alves dos Santos, que estava com uma arma de fogo. Natural de Ibiassucê, o homem foi detido portando um revólver calibre 32, com cinco cartuchos intactos. De acordo com a TV Real, a abordagem foi realizada após denúncia de que um homem com as características de Genivaldo estaria circulando com uma arma no local. O acusado encontra-se à disposição da justiça.

Taça da Copa chega ao Brasil e inicia tour por todas as capitais do país Foto: Reprodução/TV Globo

A Taça da Copa do Mundo chegou ao Rio de Janeiro na noite da última segunda-feira (21). O troféu viajou por 89 países desde setembro do ano passado. O avião saiu de Los Angeles, nos Estados Unidos, fez escalas em Belize e Manaus, e permanecerá no Rio até sexta (25). Na cidade, a taça ficará exposta para exibição ao público no Maracanã. O objeto circulará pelas 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal antes do início do Mundial. São Paulo será a última capital a receber o troféu. Na cidade, a taça chegará duas semanas antes do jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, marcado para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians. Campeões mundiais das cinco gerações (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) serão embaixadores da Coca-Cola, patrocinadora da Fifa e do evento, no tour pelo Brasil. No lançamento do projeto, no Rio, os representantes foram Zagallo, Amarildo, Rivellino, Bebeto e Marcos. Carlos Alberto Torres, capitão do tri em 1970, está confirmado no evento de terça no Maracanã.

Pais são principais responsáveis por violações aos direitos da criança Foto: Reprodução

Metade dos casos de violações aos direitos de crianças e adolescentes são provocados por pais e mães. A informação foi confirmada em levantamento feito com dados dos conselhos tutelares de todo o país. Os números retirados do Sistema de Informações para a Infância e Juventude, do governo federal, apontam 229.508 casos registrados desde 2009, sendo que, em 119.002 deles, os autores foram os próprios pais (45.610) e mães (73.392). Segundo o levantamento divulgação pela Agência Brasil, os responsáveis legais foram autores de 4.403 casos, padrastos tiveram autoria em 5.224 casos e madrastas foram responsáveis em 991.

Brumado: Polícia recupera moto furtada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A guarnição do pelotão especial da Polícia Militar de Brumado recuperou no início da tarde desta segunda-feira (21) uma motocicleta, que havia sido furtada em frente a uma mercearia na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, na noite do último sábado (19). O Tenente Arão, que estava no comando da guarnição, esclareceu ao site Brumado Notícias que a viatura interceptou a moto pilotada pelo autor do furto no Bairro Urbis III, próximo ao CAIC. O acusado e a motocicleta foram apresentados na delegacia, onde serão lavrados os procedimento legais.

Vitória da Conquista: Criança com doença rara aguarda vaga em UTI Foto: Divulgação

Desde a última semana, uma criança de 10 anos está aguardando uma vaga na UTI do Hospital de Base de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Natural de Itarantim, Jabson tem uma doença rara, conhecida como síndrome de Hunter. A criança está internada na pediatria, mas, segundo a família, existem vagas na UTI da unidade de saúde. A mãe do menino disse à Tv Sudoeste que o estado de saúde do filho está piorando.

Brumado: Polícia detém dois suspeitos de terem executado jovem no Bom Jesus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta segunda-feira (21), uma guarnição do pelotão especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Tenente Arão, apresentou dois jovens na delegacia sob a suspeita de ambos terem participado do grupo de mais de dez homens que executaram Ivanildo Filho na noite do último domingo (20), no Loteamento Bom Jesus. Um rapaz e um menor foram abordados no Bairro Urbis III. Os suspeitos serão ouvidos pelo delegado.

Brumado: Sessão da Câmara será na quarta-feira (23) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por conta do feriado de Tiradentes, a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que é realizada nas noites de segunda-feira, foi transferida essa semana para a quarta-feira (23). A decisão foi acordada entre os parlamentares na última semana. Na sessão da próxima quarta, os vereadores terão vários projetos e indicações a serem votados e a tribuna livre deverá ser usada por representantes dos Agentes Comunitário de Saúde e Endemias.

Brumado: Polícia encontra motocicleta abandonada na Urbis II Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em meio ao tumulto envolvendo a morte de um adolescente no Bairro Urbis II, na tarde do último domingo (20), a polícia militar de Brumado encontrou uma motocicleta que estava abandonada na localidade. A moto amarela com placa de Barra da Estiva foi encaminhada ao pátio da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, onde será periciada pela polícia técnica.

Brumado: Sem banho de sol, presos protestam na delegacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por volta das 10h desta segunda-feira (21), os detentos custodiados na delegacia de Brumado iniciaram uma sequência de batucadas na área da custódia em protesto contra a falta do banho de sol do dia. A manifestação chamou a atenção dos moradores no entorno da delegacia, que ficaram assustados com o barulho. “Esperamos que esse presídio fique pronto o mais rápido possível, pois essa cadeia já deu o que tinha eu dar”, comentou um aposentado ao site Brumado Notícias que mora na vizinhança da unidade.

Vacinação nacional contra gripe inicia amanhã (22) Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (22) tem início a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O ciclo se encerra no dia 9 de maio. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos neste ano. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar 80% do público-alvo, composto por 49,6 milhões de pessoas em todo o país. Também compõe esse grupo pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.  

Neste domingo (20), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou mais uma campanha contra o racismo. A iniciativa foi motivado em função de acontecimentos de preconceito no futebol brasileiro, como os casos contra os jogadores Tinga, do Cruzeiro, e do árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, Márcio Chagas da Silva. Em nota publicada no site oficial, a CBF declarou que o objetivo da campanha é a conscientização e o repúdio sobre qualquer ato de preconceito. A divulgação da campanha será intensificada na primeira fase das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2014. 

Fiol: TCU libera início das obras dos lotes 6 e 7 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou o início das obras dos lotes 6 e 7 (Bom Jesus da Lapa e Barreiras) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A deputada Ivana Bastos (PSD) comemorou a liberação. O trecho perpassa pelos municípios de Serra do Ramalho, Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Jaborandi e Correntina, avançando por Barreiras e São Desidério. O investimento de aproximadamente R$ 1,110 bilhões possui entre os dois lotes 320 km de extensão. Satisfeita com a conquista, a deputada destacou que a liberação é um grande passo para a concretização do projeto, que a cada dia mais vem se tornando realidade. Ao todo, a ferrovia vai desde a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, à cidade baiana de Ilhéus. Na Bahia, a Fiol possui 1.100 km, que, integrada ao Porto Sul, permitirá o escoamento da produção, principalmente, de grãos e minérios. O investimento total previsto para as obras no estado somam R$ 6 bilhões. 

Brumado: Jovem é executado com cinco tiros no Loteamento Bom Jesus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma sequência de ocorrências neste domingo (20), o jovem identificado como Ivanildo dos Santos Correia Filho, 19 anos, foi executado dentro de uma residência no Loteamento Bom Jesus, recentemente inaugurado em Brumado. O delegado Cláudio Marques esteve no local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele informou que um grupo invadiu a casa onde Ivanildo estava e efetuou vários disparos - cinco tiros atingiram a vítima nas nádegas, costas e mão. Segundo o delegado, o jovem ainda tentou sair da casa cambaleando após ser atingido, mas caiu no quintal da vizinha. Em função da queda, ele sofreu afundamento no crânio e morreu no local. Amedrontados com as ameaças dos assassinos, os populares que testemunharam o ocorrido não quiseram dar detalhes sobre o homicídio, dificultando o trabalho da polícia. Em estado de choque, o pai de Ivanildo teve de ser socorrido e encaminhado pelo Samu 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da cidade.

Brumado: Urbis II vira campo de guerra e gera mais um homicídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Logo após a morte de um adolescente no Bairro Urbis II, populares se revoltaram e atearam fogo na casa de Carlos Henrique Meira Santana, principal suspeito do assassinato. O site Brumado Notícias apurou as primeiras informações junto à polícia, que informou que o bairro virou um campo de guerra. No local, grupos armados estariam trocando tiros. O delegado Cláudio Marques e investigadores da polícia civil se deslocaram até a localidade a fim de controlar a crise, que já gerou mais uma vítima fatal. A nossa reportagem está apurando mais informações sobre o caso.

Prisco é transferido para cela individual no Complexo da Papuda Foto: Andre Dusek/Estadão Conteúdo

O vereador Marco Prisco foi transferido para uma cela individual no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. No local, ficam apenas policiais e ex-policiais. De acordo com a defesa do líder grevista, Prisco estava detido junto com outros 16 presos de alta periculosidade na unidade prisional.

Brumado: Polícia prende acusado de ter assassinado adolescente Carlos Henrique Meira Santana, vulgo Fuim, tem uma perna amputada. (Foto: Divulgação/PC).

Em uma operação conjunta entre a polícia civil e militar, coordenada pelo delegado Cláudio Marques, foi detido Carlos Henrique Meira Santana, vulgo Fuim, no início da noite deste domingo (20). Ele é acusado de ter assassinado o adolescente Reinaldo Júnior, morto na tarde de hoje, na Rua Machado de Assis, Bairro Urbis II, em Brumado. O acusado foi encaminhado à delegacia, onde se encontra detido à disposição da justiça.

Maetinga tem população diminuída pela metade em 13 anos

Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 reduziram o número o número populacional entre 2000 e 2013. As informações foram obtidas em levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes. O município que mais perdeu proporcionalmente a população foi Maetinga, na Bahia. No censo de 2000, a cidade, que foi criada em 1985, aparece com 13,7 mil pessoas. Já em 2013, o número caiu para 5,9 mil - queda de 56,4%. Maetinga é seguida por Brejo de Areia, no Maranhão (55,9%), Severiano Melo, no Rio Grande do Norte (55,8%) e Itaúba, no Mato Grosso (50,5%). Com exceção de Severino Melo, as cidades foram fundadas entre as décadas de 80 e 90.

Arquivo