Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
STF ainda não analisou habeas corpus de Marco Prisco Foto: Reprodução

A defesa do líder da greve da polícia militar da Bahia, vereador Marco Prisco (PSDB), não confirmou o suposto deferimento do habeas corpus requerido contra a prisão do tucano. De acordo com a equipe de juristas que representam o legislador, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não analisou o recurso, protocolado neste sábado (19) no Tribunal Regional Federal da 1ª região. Prisco foi detido na sexta-feira (18) por “crime político grave” cometido na paralisação da PM do estado em 2012, também encabeçada por ele. Em entrevista ao Bahia Notícias, o advogado Fábio Brito, afirmou que a expectativa é de que o julgamento do recurso deve ser realizado até a próxima terça-feira (22).

Brumado: Homicídio é registrado no domingo de Páscoa Foto: Reprodução/Facebook

Um adolescente, identificado como Reinaldo Cerqueira Viana Júnior, 14 anos, foi morto na tarde deste domingo (20), na Rua Machado de Assis, no Bairro Urbis II, em Brumado. O delegado Cláudio Marques, que esteve no local fazendo o levantamento cadavérico, disse ao site Brumado Notícias que a vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo na região da cabeça, morrendo na hora. Ainda não há pistas de quem possa ter executado o homem, que estava em um bar na localidade. O corpo de Reinaldo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser periciado. Com esta ocorrência, já são dois homicídios registrados somente neste mês de abril.

Brumado: Católicos celebram a paixão de Cristo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de católicos compareceram a Praça Capitão Francisco de Souza Meira, mais conhecida como Praça da Matriz, na noite de sexta-feira (18). No local, na escadaria da Igreja do Bom Jesus, a Comunidade de Adoradores de Resgate da Paz (CARP) realizou uma encenação teatral relembrando os últimos momentos de Jesus. A apresentação teve como interlocutor o Padre José Silva, que apresentou a peça em quatro atos juntamente com os membros da CARP. Após a encenação, os fiéis caminharam em procissão pelas ruas do centro comercial e, em seguida, cumpriram o tradicional beijo aos pés do Senhor Morto. Para os cristãos, a morte de Cristo representa a redenção e comunhão da humanidade. Mesmo com a polícia aquartelada e rumores de uma nova onda de vandalismo, o católicos não se intimidaram e celebraram mais uma vez a Paixão de Cristo.

Brumado: Católicos celebram a paixão de Cristo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Sábado de Aleluia com queima de Judas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Rua Geni Miranda Amorim, no Bairro das Flores, em Brumado, queimaram Judas na noite deste sábado (19) de Aleluia. A queima de Judas é tradicional em muitas cidades do interior baiano, principalmente, nas comunidades rurais, onde um boneco de pano é queimado e fogos de artifícios fazem o espetáculo do evento.

Promotor de justiça brumadense faz palestra sobre educação e drogas no município de Adustina Foto: Divulgação

No início do mês, a Secretaria Municipal de Educação do município de Adustina, no nordeste baiano, convidou o promotor de Justiça da Comarca de Paripiranga, Gildásio Rizério de Amorim, para palestrar aos alunos e pais de diversas escolas do município sobre o tema “Educação e Drogas”. Diversas autoridades compareceram ao evento. O palestrante lembrou o trabalho que foi feito em Adustina e Paripiranga desde 1996. Naquela época, ele observou que várias crianças estavam nas ruas sem estudar e, por isso, realizou um trabalho com a comunidade a fim de reverter a problemática. 

Promotor de justiça brumadense faz palestra sobre educação e drogas no município de Adustina Foto: Divulgação

O promotor começou a intimar e prender os país que não estavam colocando seus filhos na escola. O resultado do esforço foi tema de matéria no programa Fantástico e na Folha de São Paulo. Na palestra o promotor também declarou que a origem da Faculdade Ages foi em decorrência de seu trabalho iniciado em 1996. O público, composto por mais de 500 pessoas, saiu bastante satisfeito do evento.


Fotos: Divulgação

STF concede habeas corpus e Prisco responderá a processo em liberdade Foto: Metro 1/Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na noite deste sábado (19), o habeas corpus eletrônico requerido pela defesa do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), um dos líderes da greve da Polícia Militar baiana finalizada na última quinta-feira (17).  O tucano responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Todos os delitos são referentes à paralisação da PM do estado ocorrida em 2012, quando o legislador também encabeçou o movimento. Com o recurso deferido pela ministra Cármen Lúcia, Prisco deve deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – onde está detido desde sexta (17) – e responder ao processo em liberdade. A solicitação de habeas corpus foi protocolada no Tribunal Regional Federal da 1ª região, que remeteu o pedido ao STF. No documento, o advogado do vereador, Vivaldo do Amaral, argumentava que a prisão era inconstitucional, já que, com o término da greve deste ano, o réu não representava "risco à ordem pública”. As informações são do Bahia Notícias.

Band: Morre narrador esportivo Luciano do Valle Foto: Reprodução
O narrador Luciano do Valle, 66 anos, faleceu neste sábado (19). De acordo com informações da Band, empresa na qual trabalhava, ele passou mal durante uma viagem de avião e ainda não se sabe as causas de sua morte. Luciano marcou época na televisão brasileira desde a década de 70 e era o principal narrador da emissora, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Foi um dos responsáveis em transformar a emissora no Canal do Esporte. Se especializou na narração do futebol e foi um dos principais divulgadores dos esportes olímpicos. Também narrou boxe, onde lançou Maguila, também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80 e ganhou o apelido de  Luciano do Vôlei.
Brumado: Cadáver em decomposição é encontrado próximo a 18ª Ciretran Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um corpo já em estado avançado de decomposição foi encontrado ao lado da linha férrea, nas proximidades do Detran, no centro de Brumado, na tarde deste sábado (19). Acionada, a polícia chegou rapidamente ao local, que foi isolado para chegada da polícia técnica. A mesma está em outra ocorrência na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Ao site Brumado Notícias, os policiais declararam que o corpo apresenta marcas de perfuração, provavelmente de arma de fogo. Suspeita-se que a vítima tenha sido executada em outro local, mas desovada na área. De acordo com as primeiras investigações, o corpo é de um homem jovem. Vários curiosos compareceram ao local.

Brumado: PM realiza patrulhamento ostensivo nas ruas da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar da possibilidade de uma nova greve da polícia militar na Bahia, especulada após a prisão de um dos líderes do movimento, a polícia está realizando patrulhamento ostensivo normalmente nas ruas da cidade de Brumado. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar o clima de pânico.

Bahia: PM suspende aquartelamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reunião realizada durante a madrugada deste sábado (19) entre lideranças da Polícia Militar com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça e pré-candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB), pôs fim ao aquartelamento dos policiais no estado. O movimento tinha sido iniciado após a prisão do líder grevista, o vereador Marco Prisco (PSDB).  Segundo o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), Calmon afirmou que o andamento do processo seria ruim para toda a população, para os policiais e o próprio Prisco. Tadeu explicou ainda que o seu pedido de aquartelamento visava preservar os policiais e a população.

Licínio de Almeida: Alunos preferem estudar em escola pública Foto: Gusmão Neto

Em Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia, alunos estão deixando a rede particular para estudar em escola pública. A única escola particular da cidade fechou as portas porque os alunos mudaram para uma unidade da rede pública de ensino. A escola municipal Pingo de Gente foi avaliada pelo MEC como a melhor escola pública municipal da Bahia. A instituição recebeu nota 6,7 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município baiano, que tem 12 mil habitantes, possui 2.500 alunos no ensino fundamental. O índice de evasão escolar na rede municipal de ensino não chega a 2%. Para a diretora da instituição, Matilde Pacheco, a escola se preocupa com o desenvolvimento do aluno. Na unidade de ensino, as turmas da alfabetização terminam o primeiro ano escrevendo e lendo. Os professores da escola municipal Pingo de Gente têm nível superior para trabalhar 20h por semana, e ganham um salário médio de R$ 1.400. As informações são do G1.

Jaguaquara: Funcionário da prefeitura é preso por fraude Foto: Blog Marcos Frahm

Em Jaguaquara, um funcionário da prefeitura foi preso em flagrante acusado de fraudar dados da folha de pagamento. O objetivo era desviar dinheiro. Simei Rocha Brito deve responder por peculato e pelo artigo 313 do Código Penal, que trata da inserção de dados falsos em sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública para obter vantagens indevidas ou causar danos. O caso começou a ser investigado após denúncias de irregularidades na folha de pagamentos. O acusado ainda não prestou depoimento, mas assumiu toda a culpa da fraude em conversa informal na delegacia. No entanto, a polícia investiga a participação de outras pessoas no esquema. O crime de peculato tem pena de 1 a 8 anos de prisão. Já o artigo 313 prevê até doze anos de prisão, além de multa. As informações são do Correio.

Brumado: Alunos conquistam medalhas pelo desempenho na OBF

Os alunos Aléxia Caires Silva (8º ano) e Luis Filipe de Oliveira Novais (9º ano), do Centro Educacional Monteiro Lobato, foram premiados pelo desempenho obtido na Olimpíada Brasileira de Física - OBF 2013. A cerimônia para entrega das medalhas será realizada no dia 11 de abril, às 13h30, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Bairro do Canela, em Salvador. A direção da escola parabeniza os alunos e reforça o compromisso com um ensino de qualidade.

Itapetinga: Vaqueiro é preso em menos de 24h depois de matar garota de programa Foto: Divulgação/PC

Na última segunda-feira (14), o vaqueiro João Santos Rocha, 45 anos, foi preso na zona rural de Itapetinga, acusado de assassinar a garota de programa Elineide Santana Souza, de 29 anos, com um tiro de espingarda no peito. De acordo com o R7, o crime teria acontecido por volta das 11h do domingo (13), na Central de Abastecimento de Itapetinga. Policiais flagraram João quando o mesmo estava entrando em seu veículo, onde havia escondido a arma do crime. Em depoimento à polícia, o vaqueiro alegou que matou a garota de programa porque ela teria furtado R$ 1,5 mil e dois celulares durante um programa sexual. Autuado em flagrante por homicídio, o vaqueiro está custodiado no Complexo Policial de Itapetinga, à disposição da Justiça Criminal. O corpo de Elineide seguiu para necrópsia no Departamento de Polícia Técnica.

Obesidade e sobrepeso infantil bate recorde de crescimento em 40 anos Foto: Reprodução

De acordo com o Estudo Internacional de Obesidade Infantil, desenvolvido em vários países, problemas como obesidade e sobrepeso afetam 39% das crianças brasileiras - o equivalente a um crescimento de 1.000% em apenas 40 anos. O número é considerado muito alto e, segundo especialistas, a tendência é a porcentagem continuar crescendo. O estudo ainda revela que a atividade física praticada pelos adolescentes é maior que a realizada pelas crianças na puberdade. Os adolescentes também praticam mais exercícios do que os que estão na escola primária. Hoje, há 90% de possibilidade de uma criança sedentária se tornar também um adulto sedentário, segundo a pesquisa. O sedentarismo é a segunda causa de morte no mundo.

Bahia: Contas de energia terão reajuste de 15,35% a partir do dia 22 de abril Foto: Reprodução

Um reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a semana. O reajuste, de 15,35%, será percebido pelos consumidores a partir do dia 22 de abril. Para os consumidores conectados à alta tensão, o reajuste será de 16,04%. Já os consumidores ligados à baixa tensão, como os residenciais, o aumento será de 15%. De acordo com a Aneel, o reajuste deve-se ao gasto com a compra de energia, que aumentou 7,68% em relação ao processo tarifário anterior. A Coelba atende a 5,4 milhões de unidades consumidoras no estado.

Livramento: Três carros apreendidos pegam fogo em frente a 46ª CIPM Foto: Carlos Silva

Em Livramento de Nossa Senhora, três veículos apreendidos que estavam estacionados em frente a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) pegaram fogo na madrugada de hoje (18). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o fogo teria começado por volta das 2h, mas a polícia conseguiu conter as chamas. As causas do incêndio estão sendo apuradas. Não houve feridos.

Brumado: Bandidos assaltam posto de combustíveis do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Se passando por um cliente, um elemento, que estava em um veículo de cor prata e armado com uma faca, assaltou na noite desta sexta-feira (18) o posto de combustíveis do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), localizado na Rua Coronel Tibério Meira. Para alguns, o assalto já é um reflexo da possível paralisação da polícia no município. O site Brumado Notícias apurou que o elemento havia tentado assaltar outros postos de combustíveis, mas sem sucesso. A polícia local ainda não se pronunciou sobre a paralisação.

Brumado: PM pode parar novamente em protesto contra a prisão de Prisco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a prisão de Marco Prisco, líder do movimento grevista da Polícia Militar na Bahia, o deputado estadual capitão Tadeu (PSB) assumiu a mobilização ao convocar os soldados em todo o Estado a promoverem uma nova greve. Nas três maiores cidades do estado - Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista - os policiais militares já estão aquartelados. Em Brumado, embora o movimento ainda não tenha sido anunciado oficialmente, o site Brumado Noticias obteve informações de que as viaturas pararam de circular às 18h. O oficial do dia que comanda as guarnições na sede apenas se limitou a dizer que aguarda uma resposta do alto posto. Nossa reportagem tentou contato por telefone com o Major Berlink, comandante da 34ª CIPM para falar sobre o assunto, mas não obtivemos êxito. Na sede da companhia brumadense foi registrada pouca movimentação nesse início de noite.

Prisão de Prisco: Comandante geral da PM descarta possibilidade de nova greve Foto: Reprodução

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, descartou a possibilidade de uma nova greve. Para ele, o governo não tem culpa da prisão do líder do movimento grevista da categoria, o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB).  “A prisão de Marco Prisco foi um pedido do Ministério Público Federal (MPF) por causa da participação dele na greve de 2012. E o governo do estado não tem nenhuma interferência numa determinação federal”, disse. O comandante tranquilizou a população ao afirmar que tem o apoio da Polícia Militar. “Acredito nos meus policiais. Eles querem trazer tranquilidade para a nossa população e não vejo motivo de retrocesso. Teremos o apoio do Exército e da PM para restabelecer a tranquilidade que já foi afetada nos dias de greve”, concluiu Castro. O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) já convocou os Policiais Militares para retomarem a greve.

Brumado: Turistas de Brasília sofrem acidente na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grupo de turistas da cidade de Brasília, que seguia para a cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, teve a viagem interrompida na BR-030, em Brumado, na manhã desta sexta-feira (18). O veículo acabou se envolvendo em um acidente na travessia da linha férrea, próximo à Vila Presidente Vargas, quando outro carro, que seguia de Guanambi para a cidade de Anagé, colidiu em sua traseira. Os dois veículos rodaram e foram parar em sentido contrário à margem da pista. 

Brumado: Turistas de Brasília sofrem acidente na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O condutor do carro de Brasília declarou ao site Brumado Notícias que por não conhecer a região não sabia da existência da lombada. Ele reclamou da falta de sinalização no trecho. Cinco pessoas ficaram feridas, sendo socorridas pelo Samu 192 e encaminhadas ao Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local controlando o fluxo e fazendo o levantamento do ocorrido. Um guincho teve de ser utilizado para retirar os veículos da rodovia.

Brumado: Polícia detém mais um suposto saqueador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última quinta-feira (17), uma equipe do pelotão especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), coordenada pelo Tenente Arão, deteve um homem acusado de participar do arrastão ocorrido em Brumado durante a greve da polícia militar. O oficial informou ao site Brumado Notícias que seguindo denúncias anônimas a guarnição chegou ao suspeito, que estava circulando em uma motocicleta no Bairro Malhada Branca. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou fugir, mas acabou caindo com a motocicleta, sendo imobilizado pelos soldados. Na casa do indivíduo foi encontrada uma caixa de som equalizadora que o rapaz admitiu ter sido saqueada da loja Insinuante. Ele não confessou o saque, mas disse que comprou o produto por R$ 150. Além do aparelho, também foram encontradas na casa duas bolsas que teriam sido roubadas de duas mulheres no período da manhã, no centro da cidade. Nas bolsas, estavam apenas os documentos e cosméticos das vítimas. Os itens recuperados foram apresentados na delegacia e o suspeito poderá ser indiciado por roubo e receptação de mercadoria roubada.

Prisão de Prisco: Capitão Tadeu convoca PMs para retomar a greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a prisão do vereador Prisco (PSDB), ocorrida na tarde desta sexta-feira (18), o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) convocou os Policiais Militares da Bahia para retomarem a greve. O pedido foi feito pelo deputado em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador, durante a qual o socialista considerou a prisão do líder do movimento grevista uma traição do governo Wagner. Na oportunidade, Tadeu disse que irá assumir a liderança do movimento, a fim de convocar os policiais para paralisarem as atividades novamente. Um comunicado da associação de policiais informando sobre a possibilidade de deflagração de uma nova greve já está circulando nas redes sociais. 

PF prende Marco Prisco; líder da greve da PM será encaminhado para o presídio da Papuda em Brasília Foto: Reprodução

Líder do movimento grevista da polícia militar na Bahia, o vereador Marco Prisco (PSDB) foi preso nesta sexta-feira (18). A pedido do Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA), o mandado de prisão havia sido expedido no primeiro dia da paralisação. A prisão envolve ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, a qual denunciou sete pessoas, entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes. A prisão preventiva visa garantir a ordem pública. De acordo com o MPF, o vereador é processado por crime político grave e qualquer recurso contra sua prisão só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão será cumprida no presídio Federal de Brasília, mais conhecido como Complexo da Papuda. Com a prisão, especula-se que uma nova paralisação da polícia deve ser iniciada.

Preço do pão deve aumentar a partir do próximo mês na Bahia Foto: Reprodução

A partir do próximo mês, o pão francês pode ficar mais caro na mesa dos baianos. A elevação de preço se deve ao aumento de custos com matéria-prima. De acordo com representantes do setor, o alimento pode ficar de 4% a 10% mais caro até maio. Mário Pithon, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Salvador, disse em entrevista ao Bahia Notícias que o aumento dos custos com a mão-de-obra, após o incremento do salário mínimo, o aumento da farinha de trigo e a elevação do aluguel devem encarecer o valor do pão. 

Arquivo