Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2017
fechar

Indústria tem leve alta, mas cai 4,8% em 12 meses Foto: Reprodução/EPTV

Em fevereiro, a produção da indústria brasileira registrou variação positiva de 0,1% em relação a janeiro. No entanto, frente a fevereiro de 2016, a atividade fabril caiu 0,8%, após avançar 1,4% em janeiro, quando interrompeu 34 meses consecutivos de resultados negativos nesse tipo de comparação. Em 12 meses, a produção industrial acumula queda de 4,8%, permanecendo no ritmo de queda que começou em junho de 2016 (-9,7%). Nos dois meses de 2017, a indústria variou positivamente 0,3%. De acordo com o G1, os números foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A indústria está mostrando que o pior, com quedas sucessivas, ficou para trás. Mas não dá para dizer que setor iniciou um recuperação. A leitura para indústria é de estabilidade”, disse o economista do IBGE André Macedo, segundo a agência Reuters. “Os níveis de confiança melhoraram, mas ainda num patamar baixo. Por outro lado, o mercado de trabalho continua bem desfavorável, e o desemprego maior trava um pouco o setor industrial”, completou.

Brumado: Ilka Abreu solicita benefícios para povoado de Umburanas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão legislativa desta segunda-feira (3), a vereadora Ilka Abreu (PR) solicitou a restauração do sistema de iluminação, trocas de bancos e estruturação da praça do distrito de Umburanas, além da reforma, troca das redes e do alambrado da quadra da localidade. Em sua justificativa, a parlamentar destacou que a praça é um local muito utilizado pelos moradores, assim como a quadra, onde as crianças, jovens e adultos praticam esportes. “Acreditamos que a secretaria de infraestrutura nos atenderá tão logo seja possível, beneficiando a comunidade de Umburanas”, disse a vereadora. 

Adolescente é baleada dentro de escola estadual em Ipiaú Foto: Giro Ipiaú

Uma adolescente de 16 anos foi baleada por um colega dentro da escola onde estuda, no Colégio Estadual de Ipiaú, sudoeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (4), de acordo com a Polícia Militar. O autor do disparo, que também é aluno, tem 18 anos e é procurado pela polícia. A jovem foi encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú e não corre risco de morrer, segundo a PM. A garota foi atingida na boca, por volta das 10h. Ela estava no pátio, durante a hora do intervalo, quando foi atingida. O jovem que disparou contra a adolescente fugiu após o disparo. A PM não tem informações sobre a motivação do crime. Até por volta do meio-dia, o caso ainda não tinha sido registrado pela Polícia Civil da cidade. 

TJ-BA autoriza cobrança de taxa de esgoto de 40% em Guanambi Foto: Guanambi Notícias

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recorreu da decisão que autorizou a Embasa à cobrança de 80% da taxa de esgoto em Guanambi e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) proferiu na semana passada uma decisão unânime determinando a suspensão da taxa de esgotamento sanitário em toda a cidade. O órgão autorizou apenas a cobrança de 40%. Na decisão, o TJ-BA também determinou que a Embasa devolva todos os valores cobrados indevidamente. A população comemorou a decisão, visto que não aceitava a cobrança e considerava a mesma abusiva.  

Cantor Victor é indiciado por agressão em Minas Gerais Foto: Reprodução/TV Globo

O cantor Victor Chaves, da dupla Victor & Léo, foi indiciado sob suspeita de agressão contra a mulher dele, Poliana Bagatini Chaves, de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais. A conclusão do inquérito foi divulgada nesta terça-feira (4). Poliana, que tem 29 anos e está grávida, prestou queixa contra o marido, de 41 anos, no dia 24 de fevereiro. Em depoimento, o cantor negou ter agredido a mulher. “A Polícia Civil, diante das provas coletadas, concluiu pelo indiciamento de Vitor Chaves pela contravenção penal prevista no artigo 21, do Decreto Lei 3.688, vias de fato, conforme demonstrado no laudo pericial das imagens das câmeras de segurança do prédio e pelo depoimento da vítima”, afirmou em nota oficial. De acordo com o G1, a assessoria de imprensa de Victor informou que o cantor não vai se manifestar no momento e que uma coletiva será convocada pelo advogado dele em data e local ainda não definidos. O defensor de Victor, Felipe Martins, disse que ainda não teve acesso à conclusão da investigação e que, por enquanto, não vai se posicionar. O empresário de Victor não foi localizado nesta terça-feira (4). A Polícia Civil informou que encaminhou o inquérito à Justiça. Conforme o Fórum Lafayette, a partir do recebimento, será distribuído para uma das varas e o juiz vai abrir vistas para que o Ministério Público de Minas Gerais se manifeste.

Brumado: Morador usa tribuna livre da câmara para cobrar infraestrutura para o Bairro Esconso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O operário Edcarlos Araújo, o popular Pé de Pano, morador do Bairro Esconso, usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado para dizer que a localidade foi esquecida pelo poder público. Na noite de segunda-feira (03), ele cobrou melhorias e manutenção na via que dá acesso à comunidade, que esta totalmente esburacada, principalmente após as chuvas dos últimos dias. Além disso, o local é pouco iluminado, o quem vem favorecendo o aumento do número de acidentes. No trecho, há uma ponte estreita sobre um riacho que deságua no Rio do Antônio, onde é comum carros e motos caírem por falta de sinalização. Para piorar, os condutores não respeitam o limite de velocidade no perímetro urbano e põem em risco a segurança dos pedestres. 

Brumado: Morador usa tribuna livre da câmara para cobrar infraestrutura para o Bairro Esconso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (04), o site Brumado Notícias esteve na localidade e comprovou as reclamações dos moradores. “Os buracos só não estão piores porque os próprios moradores é quem tampam com terra vermelha, se não ficaríamos ilhados sem poder ir ao centro comercial. Somos periferia, mas também pagamos impostos e exigimos mais respeito e atenção do poder público para a nossa comunidade”, reivindicou o operário em nome dos demais moradores. Nossa reportagem registrou ainda que o bairro se expandiu nos últimos anos com o surgimento de loteamentos e novas casas, mas o poder público não acompanhou a demanda e a localidade está carente de saneamento básico e pavimentação nas vias onde moram mais de 300 famílias. 

Brumado: Morador usa tribuna livre da câmara para cobrar infraestrutura para o Bairro Esconso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Ano passado, como em todos os anos de política, passaram por aqui candidatos a prefeito e vereadores. Nos fizeram promessas, levaram nossos votos, mas desde então não voltaram para cumprir o que foi prometido, por isso estamos sendo obrigados a cobrar”, desabafaram algumas moradoras. Na sessão legislativa, vereadores deram apoio ao operário que representou a comunidade e garantiram que irão cobrar as devidas ações frente ao setor de obras do poder executivo.

TSE amplia prazo para defesas e adia análise da chapa Dilma-Temer Foto: Reprodução/Plantão Brasil

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram por unanimidade nesta terça-feira (4) reabrir a etapa de coleta de provas, autorizar depoimentos de novas testemunhas e conceder prazo adicional de cinco dias para as alegações finais das defesas. Com isso, após 1 hora e 45 minutos de sessão, o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer foi suspenso e poderá ser retomado somente em maio. De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o prazo de cinco dias para as alegações finais da defesa passará a contar depois que o TSE ouvir as novas testemunhas. De acordo com o G1, o corregedor do TSE e relator do caso, ministro Herman Benjamin, ouvirá os depoimentos do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, dos publicitários João Santana e Mônica Moura e de André Santana, que, segundo o Ministério Público, auxiliava o marqueteiro da campanha de Dilma e Temer.

Brumadense é feito refém na região de Cristalândia por quadrilha que assaltou banco em Boa Nova Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um motorista brumadense foi feito refém no início da tarde desta terça-feira (04), nas proximidades do Distrito de Cristalândia, em Brumado, por bandidos em fuga que assaltaram a agência do Banco do Brasil de Boa Nova. Segundo apurou o site Brumado Notícias, ele estava em seu veículo quando foi abordado pelos criminosos. O brumadense foi libertado nas proximidades da cidade de Anagé, de onde seguiu viagem para a sua terra natal. Testemunhas disseram que é grande a quantidade de armas de grosso calibre dos bandidos, bem como a quantidade de dinheiro que estão carregando. Várias viaturas da Polícia Militar de toda a região estão em ronda na tentativa de localizar os integrantes do bando. Informações extraoficiais dão conta de que bandidos já teriam sido mortos em confronto com as polícias Miliar, Cipe-Sudoeste e Civil.  

Botuporã, Macaúbas e Urandi firmam acordos para regularizar política de meio ambiente

Com o objetivo de regularizar o Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma), os municípios de Botuporã, Macaúbas e Urandi firmaram Termos de Ajuste de Conduta (TAC)com o Ministério Público Estadual (MPE) para elaborar e fazer cumprir a Lei da Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA). O TAC prevê que as leis ambientais a serem elaboradas deverão estabelecer as competências e atribuições dos órgãos integrantes do Sismuma, prever os procedimentos para o licenciamento e a fiscalização ambientais, bem como relativos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, dentre outros instrumentos de gestão. O TAC prevê ainda que os três municípios regularizem um órgão ambiental, seja na forma de secretaria ou diretoria, formando ou adequando equipe técnica com servidores próprios, habilitados e concursados, em número suficiente para atender as demandas de cada município.

Câmara de Vereadores de Brumado abre licitação para contratar empresa de telefonias fixa e móvel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado publicou no Diário Oficial do Legislativo o Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial nº 017/2017, cujo objeto é a contratação de empresa para prestação de Serviços de Telefonia Fixa Comutada (STFC) e Serviços de Telecomunicações na Modalidade Serviço Móvel Pessoal (SMP). O edital da licitação está disponível sem custo na sede da casa legislativa, localizada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Antônio Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 17 de abril, às 9h, na Câmara.

Brumado: Polícia está em perseguição a quadrilha que explodiu agência bancária em Boa Nova Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Está em andamento uma perseguição policial a uma quadrilha de roubo a bancos que explodiu uma agência bancaria no município de Boa Nova, centro-sul baiano, na manhã desta terça-feira (04). O site Brumado Notícias obteve informações preliminares de que houve um primeiro confronto, com troca de tiros, entre uma guarnição da Polícia Especializada Cipe/Sudoeste e os assaltantes. Um dos bandidos teria morrido. A perseguição passou pela cidade de Ituaçu, onde a quadrilha teria assaltado um posto de combustíveis. As informações dão conta ainda de que os bandidos fizeram várias pessoas de escudo humano, sendo os reféns transportados na carroceria de uma picape. Um helicóptero da polícia militar está auxiliando nas buscas. Guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado também se deslocaram para a região a fim de apoiar a operação. As últimas informações dão conta de que os bandidos podem estar na região do Distrito de Cristalândia, em Brumado.

Brumado: Rede Intersoft passa a atender em horário de plantão a partir de quarta (5)

A partir desta quarta-feira (5), a Rede Intersoft está implantando em seu atendimento o plantão com o objetivo de oferecer aos clientes um atendimento diferenciado. Os horários de funcionamento da Intersoft passarão a ser: de segunda a sexta, de 8h às 21h; sábado, de 8h às 18h; e domingos e feriados, de 9h às 18h. Para agendamentos de atendimentos e mais informações, os usuários podem ligar para o número (77) 3441-5555.

Brumado: Sefaz informa contribuintes sobre criação de serviço on-line para emissão de documentos

Em Brumado, a Secretaria da Fazenda está iniciando um processo para modernização tributária, que, entre outras ações, prevê a disponibilização de diversos serviços on-line com a finalidade de melhor atender os contribuintes do município. Uma dessas ferramentas é o Cidadão Web, através do qual é possível emitir certidão negativa, guias de IPTU e guias de alvará. Para ter acesso ao serviço, basta clicar no banner “Portal do Contribuinte”, no site da prefeitura (clique aqui). Para gerar os documentos é necessário informar CPF ou CNPJ e a inscrição imobiliária (no caso da geração da guia de IPTU). O Cidadão Web é uma área criada com o objetivo de eliminar filas e agilizar o atendimento aos cidadãos.

Corolla XEI acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Corolla XEI, 2015/2016. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado: SMTT planeja uma série de adequações na Rua Antônio Pinheiro Canguçu Foto: Divulgação/PMB

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Engenharia e Sinalização - CES, determinou a realização de estudo de viabilidade técnica na Rua Antônio Pinheiro Canguçu em Brumado. Segundo o órgão, o objetivo é propor uma série de adequações no local. Na tarde desta segunda-feira (3), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o órgão deu início à execução de ações de limpeza da calha de captação de águas pluviais e nivelamento da Passagem de Nível - PN que faz cruzamento rodoferroviário com a Rua Ernesto Carneiro. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, destacou que as ações visam prover nas imediações alternativas para deslocamento viário, desafogando a Avenida Coronel Santos e a Rua Exupério Pinheiro Cangucu, que são vias de entrada e saída da cidade.

Conheça e participe do Versatile Bus: a sua boate itinerante em Brumado

A D4N Produções traz pela primeira vez para Brumado o Versatile Bus, uma boate itinerante com estrutura de som, iluminação, TV de Led, máquina de fumaça, ar-condicionado, open bar e muito mais. O Versatile Bus seguirá um roteiro pela cidade, com parada para sessão de fotos dos participantes. Garanta logo a sua vaga por R$ 90 à vista ou R$ 99 a prazo (em 3x no cartão). Os pontos de vendas credenciados são: Star Shake, Kabana Natural, Sabor do Nordeste e Comcert Educação profissional. A partir do dia 21 de abril o ônibus começa a rodar só para maiores de 18 anos. O Versatile Bus também terá roteiros especiais para crianças até 11 anos (com acompanhante maior de idade). O Kid Fest custa R$ 49 com direito a DJ e refrigerantes, guloseimas e personagens infantis. Não perca a chance de participar dessa super novidade na cidade.

Panela de pressão explode e destrói fogão e telhado de casa em Livramento Foto: L12

Uma moradora do Bairro Taquarí, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, por pouco não se feriu gravemente devido à explosão de uma panela de pressão. Com a força da explosão, o fogão afundou, ficando completamente destruído, e parte do telhado foi arrancada. No momento do incidente, a dona de casa tinha acabado de sair da cozinha. De acordo com o L12, a família autorizou o uso das imagens a fim de alertar quanto aos riscos de acidentes dessa natureza.

Vitória da Conquista: Polícia apreende 330 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Foram apreendidos na segunda-feira (3), no KM-836 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, 330 mil maços de cigarro contrabandeados, que estavam em uma carreta bitrem abandonada na via. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 6h. Segundo a PRF, o flagrante foi registrado quando os policiais visualizaram um conjunto de veículos articulados estacionados de maneira suspeita, próximo a um posto fiscal. Durante a abordagem, os agentes encontraram no compartimento de cargas mais de 6 milhões de unidades de cigarros de origem paraguaia. De acordo com o G1, ao verificar a documentação veicular e a de origem comprobatória da mercadoria, os policiais verificaram que os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) e as notas fiscais da carga apresentavam indícios de falsificação. O carregamento apreendido foi encaminhado para a Receita Federal de Vitória da Conquista.

Brumado: Chuva inunda obra na via de acesso ao Ifba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de pavimentação e urbanização das vias de acesso ao Ifba tiveram de ser descontinuadas por conta das chuvas que alagaram o trecho no último final de semana. A vala que estava aberta para instalação de manilhas para drenar o riacho que passa pela via ficou inundada com as águas das chuvas, que alagaram também a Rua Padre Cícero e invadiram algumas residências. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a empreiteira responsável pelas obras já tinha começado a despejar o cascalho para iniciar a pavimentação asfáltica no encontro com a BA-148, mas as obras tiveram de ser interrompidas até o término do período chuvoso. 

Brumado: Chuva inunda obra na via de acesso ao Ifba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a experiência do alagamento e levando em consideração o volume de água que sempre passa no local nos períodos chuvosos, populares querem que prefeitura construa um pontilhão ao invés de manilhas no trecho. “Vai inundar e vai abrir cratera, pois essas manilhas não vão suportar a demanda. Vai acontecer o mesmo que está acontecendo na Rua Almerindo Lobo, no Bairro Santa Tereza. Se o secretário de infraestrutura tiver um pouco de humildade e nos ouvir, conseguirá fazer um serviço de qualidade, que, a princípio, terá um custo mais alto, mas muito mais eficaz do que o aterro com as manilhas”, argumentou o pedreiro Edvaldo Alves, que mora na região.

Ministério da Justiça lança campanha para reduzir números de homicídios

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está lançando neste domingo (2) a campanha publicitária sobre o Plano Nacional de Segurança. O foco é a valorização da vida, com o objetivo de destacar o valor de cada pessoa e a necessidade de proteção que cada um merece. Para o Ministério da Justiça, a campanha é um esforço para reduzir o número de homicídios, combater a violência contra a mulher, revisar o sistema penitenciário e evitar a entrada de drogas e armas no país. Tudo isso, numa iniciativa que envolve governos federal, estaduais e municipais, também o Judiciário e a sociedade civil. Entre as principais ações do plano está a montagem do Núcleo de Inteligência para relacionar as áreas de inteligência das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil e as áreas de Inteligência Penitenciária federal e estadual. O Ministério da Justiça acredita que pode reduzir em 7,5% o número anual de homicídios dolosos nas capitais do país em 2017.

BA-148: Rocha ameaça cair na rodovia entre as cidades de Livramento e Rio de Contas Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Uma rocha de cerca de 10 toneladas ameaça cair a qualquer momento em um trecho da BA-148, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Imagens da rocha foram registradas por usuários da rodovia no domingo (2) e estão circulando na internet. Com as chuvas dos últimos dias, o bloco rochoso pode desmoronar e provocar uma tragédia. De acordo com o L12, pedras em proporções menores já deslizaram pelas encostas e são um perigo iminente para a população que usa o trecho da rodovia.

Conheça uma das especialidades da Clínica Oral Face

Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento facial e das dentições (decídua, mista e permanente). A partir dela é possível diagnosticar, prevenir e tratar discrepâncias esqueléticas da face e má oclusões (relação inadequada entre as arcadas dentárias), a fim de alcançar harmonia facial, saúde e estética. O tratamento ortodôntico pode atuar em diversas fases do desenvolvimento do individuo, podendo ser considerado preventivo, interceptativo ou corretivo, e em casos mais severos, associando ainda à cirurgia ortognática, que busca harmonizar o posicionamento dos osso maxilares (orto-cirúrgico). Existem diversos tipos específicos de aparelhos ortodônticos e a escolha de qual tipo de aparelho ou qual técnica usar em cada paciente, depende de uma criteriosa avaliação clínica e de exames de imagens específicos. Na Oral Face, a responsável por esta especialidade é a Dra. Larissa Vilena. CRO-BA- 11793.

Conheça uma das especialidades da Clínica Oral Face
Brumado: Catraca é instalada na recepção da Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo o modelo da prefeitura, uma catraca para controle da entrada e saída de funcionários e visitantes foi instalada na recepção da Câmara de Vereadores de Brumado, na última sexta-feira (31). O equipamento deve começar a funcionar ainda esta semana. Em entrevista anterior ao site Brumado Notícias, o presidente da casa legislativa, Leonardo Vasconcelos (PDT), justificou que a Câmara Municipal está se adequando ao padrão dos parlamentos nos grandes centros e a catraca é apenas uma dessas medidas de adequação. Além de passar pela catraca, funcionários e visitantes receberão crachás de identificação para circular nos gabinetes do legislativo.

Brumado: Acumulado das chuvas deste primeiro trimestre é menor que o do mesmo período de 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Choveu mais do que o esperado neste último final de semana, em Brumado. O sistema pluviométrico no centro da cidade registrou um acumulado de 130 mm, o que também foi registrado nos distritos e comunidade rurais. Foram registradas grandes concentrações de água nos pontos de alagamento já conhecidos na cidade. Mesmo tendo sido um bom acúmulo, o primeiro trimestre fechou com menos volume em comparação ao mesmo período de 2016, que chegou a quase 600 mm só com as chuvas de janeiro daquele período. Segundo apurou o site Brumado Notícias, este ano, as chuvas chegaram atrasadas: o primeiro registro de chuva em 2017 foi entre os dias 3 e 6 de fevereiro, com um acumulado de 60 mm. Houve previsões de precipitação frustradas para a primeira quinzena de março e o mês já estava quase se encerrando sem chuva, mas, na última semana, ocorreram precipitações que se estenderam até a madrugada desta segunda-feira (03), chegando ao acumulado geral de 175 mm. Até o momento, Brumado registrou 235 mm de chuva nesse primeiro trimestre de 2017, menos da metade em comparação ao mesmo período de 2016.

Achei Tour: A sua agência de viagens e turismo

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Arquivo