As universidades federais e os institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas a estudantes com deficiência. A reserva deverá ser na mesma proporção da presença total de pessoas com deficiência na unidade federativa na qual está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova regra, publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, altera o Decreto 7.824/2012, que regulamenta o ingresso por cotas nas instituições federais. As instituições de ensino terão 90 dias para se adaptar. Nesse prazo, o Ministério da Educação deverá editar os atos complementares necessários para a aplicação dos novos critérios.
Moradores e comerciantes no entorno da Rua Auta Leite e da Israel Oliveira, no Bairro Santa Tereza, estão cobrando a instalação de uma rotatória no entroncamento que interliga as duas vias. Populares relataram ao site Brumado Notícias que é constante a ocorrência de acidentes no trecho, principalmente nos horários de pico. “O fluxo aqui cresceu bastante depois da chegada da 18ª Ciretran e o local é um eixo que interliga vários bairros à várias unidades de ensino, o que tornam nossas cobranças ainda mais plausíveis”, disse um morador. Em seguida, ele foi respaldado por um vizinho, que ainda denunciou os rachas praticados na região. O trecho é uma das principais rotas de fuga dos condutores, como aconteceu na última semana, quando um veículo suspeito de estar participando de um racha invadiu uma residência causando danos a estrutura do imóvel. O superintendente municipal de trânsito, André Cardoso, declarou que o departamento já havia tomado conhecimento do aumento do índice de acidentes na localidade e, juntamente com a secretaria de infraestrutura, elaborou um projeto para construção da rotatória no local. Porém, segundo ele, a obra só poderá ser realizada após licitação por parte da administração.
É um procedimento não cirúrgico que visa modelar o nariz através da injeção de ácido hialurônico em locais específicos. O objetivo é melhorar a estética da pirâmide nasal e consequentemente trazer equilíbrio e harmonia pra toda a face. É indicado para pessoas que desejam realizar correções estéticas nasais como: levantar a ponta do nariz, camuflar depressões ou a curvatura convexa do dorso nasal. A Bioplastia Nasal é realizada em consultório, com bloqueio anestésico local e seus resultados costumam durar em média 09 a 18 meses. Tempo em que a substância é absorvida pelo próprio organismo. Para saber se seu caso permite realizar este procedimento, é necessário fazer uma avaliação. Permita-se sentir a diferença!
Após três anos atuando como gerente da Caixa Econômica Federal (CEF) em Brumado, Fredson da Motta foi promovido e irá atuar em Maceió, capital do estado de Alagoas. No período de atuação na cidade, Fredson aplicou metodologias para evolução dos atendimentos propostos pelo banco no município, sendo um grande articulador para construção e entrega de centenas de casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, ajudando a cobrir uma parte do déficit habitacional na cidade. João Paulo, atual gerente da Agência de Paramirim, irá assumir o cargo na CEF em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Fredson continuará à frente do cargo até o dia 02 de maio.
Na última semana, foi realizada mais uma vistoria no complexo penitenciário construído no município de Brumado. Desta vez, a avaliação das obras ficou por conta de técnicos da Secretaria Estadual de Ressocialização Penitenciária. O complexo já foi entregue ao Estado, mas continua sem previsão de quando será inaugurado, uma vez que o governo abrirá licitação para as empresas que desejam concorrer para manutenção do mesmo. O site Brumado Notícias apurou que a equipe que esteve no município identificou a necessidade de fazer pequenas alterações na estação de tratamento de esgoto do complexo. Além disso, ainda estão em andamento as obras para alargamento da estrada vicinal de acesso ao presídio, na BR-030, bem como as instalações de energia. O local continua sem água encanada.
O hábito de alimentação fora de casa corresponde a 28% dos gastos dos brasileiros com alimentos. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o segmento de bares e restaurantes apresentou uma expansão anual em torno de 10% entre os anos de 2004 e 2014, sendo responsável por 2,4% do PIB. Diante dessa demanda, o Projeto Sebrae Conecta vai realizar um encontro com especialistas para o segmento de alimentação fora do lar em Vitória da Conquista. O evento acontece na Casa Rafiki, no dia 27 de abril, a partir de 19h. As inscrições podem ser feitas na loja virtual do Sebrae. Na ocasião, será apresentada a palestra a "Receita de Gestão", ministrada pelo consultor em Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Ênio Valli. Na sexta-feira, 28, serão realizadas as oficinas Organização e Técnica de Serviços de Restaurantes, de 8h30 às 12h, e Organização de Fluxo de Cozinha, de 14h às 17h30, no auditório do Sebrae.
Uma festa em uma casa no município de Senhor do Bonfim, no norte do estado, acabou com 18 pessoas sendo conduzidas para a delegacia na madrugada deste domingo (23). De acordo com a Polícia Militar, agentes do 6º Batalhão da Polícia Militar receberam diversas denúncias sobre som alto em uma residência no Loteamento Emanuele, em uma região conhecida como Alto da Maravilha. Chegando ao local, os policiais, além de constatarem o barulho excessivo, encontraram com os participantes da festa um pé de maconha armazenado em um vaso e bebidas alcoólicas. Também foram localizados um facão e uma espingarda. De acordo com o G1, das 18 pessoas conduzidas para a delegacia, 13 eram menores de idade, sendo sete meninas e seis meninos. Os demais foram quatro homens e uma mulher. Não há informações sobre prisões ou apreensões após os depoimentos.
A marqueteira Mônica Moura, delatora da Operação Lava Jato, afirmou nesta segunda-feira em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tratou pessoalmente com a ex-presidente Dilma Rousseff de repasses para a campanha da petista por meio de caixa dois. As revelações de Mônica, casada com o marqueteiro e também delator João Santana, foram feitas em depoimento por videoconferência ao ministro Herman Benjamin, relator do processo que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, reeleita em 2014. De acordo com Mônica, a reunião em que ela e Dilma trataram de caixa dois ocorreu por volta de maio de 2014 no Palácio do Planalto, em Brasília. Na versão apresentada pela publicitária, os contatos com o PMDB e com o então candidato a vice, Michel Temer, se resumiam a preparações para os programas de TV. Ao ministro Herman Benjamim, ela disse que não conversou sobre valores não contabilizados com Temer. Na campanha de Dilma Rousseff à reeleição, Mônica Moura afirmou que, na primeira conversa com Dilma, ficou acertado que detalhes sobre pagamentos não contabilizados ficariam sob responsabilidade do ex-ministro Guido Mantega, que atuaria como operador do caixa paralelo de campanha. Desde que começou a negociar uma delação premiada na Operação Lava Jato, João Santana e Mônica Moura se dispuseram a comprovar que a presidente cassada autorizou, ela mesma, as operações de caixa dois de sua campanha. As revelações jogam por terra uma versão mais amena de que Dilma apenas sabia do que acontecia nos bastidores das finanças eleitorais. Segundo a marqueteira afirmou ao ministro Herman Benjamin, a própria Dilma deu aval para que o caixa clandestino funcionasse. Ao ministro do TSE, a delatora ainda garantiu que Dilma sabia dos pagamentos realizados no exterior por meio de repasses da Odebrecht e afirmou que, uma das conversas, demonstrou preocupação sobre a segurança e vulnerabilidade dos pagamentos fora do Brasil. As informações são da Veja.
Na última quinta-feira (20), Edvan Rodrigues de Souza, o Buiu, foi entrevistado por Danilo Gentilli, no The Noite do SBT. O humorista, natural da cidade de Caetité, está completando 30 anos de sua estreia na Praça é Nossa e está viajando pelo país com seu show de humor. Na entrevista, ele falou sobre sua infância difícil na cidade natal. Sua mãe foi abandonada quando estava grávida e acabou indo morar na rua até ser acolhida por um albergue, onde Buiu nasceu e viveu até os quatro anos. Ele revelou que a mãe era alcoólatra e que o entregou para adoção quando ainda era bem pequeno. Ao chegar em São Paulo com o pai adotivo, descobriu que o homem queria fazer uma surpresa para a esposa, que não sabia de nada e não gostou do “presente”. Buiu disse que conviveu com agressões da mãe adotiva. A sua estreia na Praça é Nossa foi pouco depois de chegar ao estado. Buiu foi ao SBT fazer um teste para o programa e, nos corredores da emissora, o humorista Arnaud Rodrigues o pegou pelos braços e ali mesmo foi escolhido para o papel.
A agência do Banco do Brasil do município de Mairi, no interior da Bahia, ficou destruída após ser explodida por um grupo de criminosos na madrugada desta segunda-feira (24), de acordo com a Polícia Civil. Parte do teto caiu, portas de vidro e paredes foram destruídas. Ainda não há informações sobre o que foi levado. Ninguém ficou ferido. Segundo a polícia, o ataque ocorreu por volta de 1h40 desta segunda-feira. Os criminosos ainda atiraram para cima durante a ação, mas ninguém foi atingido apos os disparos. Os bandidos fugiram após a ação pela BA-130. Segundo a polícia, eles abordaram uma van que transportava pacientes, levaram dois deles reféns e abandonaram o veículo atravessado na pista. Em seguida, os reféns foram liberados. De acordo com o G1, guarnições da 91ª CIPM foram acionadas e seguiram em diligência, mas até a manhã desta segunda-feira, ninguém foi preso. A perícia técnica foi acionada. De acordo com o Sindicato dos Bancários, foram registrados 30 ataques a banco na Bahia neste ano, até esta segunda-feira (24).
Em comunicado, a Prefeitura Municipal de Brumado informou à comunidade que reclamações ou reivindicações referentes à área de iluminação pública devem ser feitas exclusivamente ao Setor de Obras do Município. Para realizar as referidas reclamações e/ou reivindicações os cidadãos devem ligar para o telefone (77) 3441-2339. Assim, as solicitações serão devidamente encaminhadas à empresa responsável pela prestação do serviço em questão.
No dia 6 de maio, a Dalmóbile promoverá um encontro com o designer de interiores Geo Rocha, de Salvador. Entre 9h e 12h, na loja da Dalmóbile, em Brumado, localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, haverá um bate papo com os clientes e o designer dará várias dicas de decoração para o público presente. Não perca essa oportunidade de conversar com um especialista na área. Os telefones da loja são: (77) 3453-1822 ou (77) 99915-5968.
Na manhã deste domingo (23), um crime bárbaro chocou os moradores do município de Urandi, no sudoeste da Bahia. Na Fazenda Santa Clara, um indivíduo identificado como Juscelino Barbosa de Souza, vulgo Nego, 28 anos, matou com golpes de faca o ex-sogro, Agenor Guerra Lima, 78 anos. Durante o crime, o elemento esfaqueou a ex-sogra, Maria Joaquina de Jesus Lima, 68 anos, e a ex-mulher, Juliana de Jesus Lima, 32 anos. O indivíduo fugiu antes da chegada da polícia. De acordo com o radialista Elcimar Pimentel, investigadores do Serviço de Investigação fazem diligências pela região na tentativa de localizar e prender o assassino, mas o mesmo ainda não foi encontrado. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML - Instituto Médico Legal de Guanambi. Já as demais vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional de Guanambi, onde estão internadas.
Nesse mês de abril, a Madeireira Real preparou ofertas especiais para quem deseja construir ou reformar. Faça uma visita à loja na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já as suas compras. Para informações sobre outras promoções, ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.
Um cliente do Banco do Brasil, localizado na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, no município de Brumado, teve um prejuízo de R$ 2 mil após sofrer um assalto na saída da agência, na tarde da última sexta-feira (21). A vítima relatou à policia que havia acabado de sacar o dinheiro em um terminal eletrônico e, assim que entrou no veículo, foi abordado por dois elementos em uma motocicleta. Armado, o carona anunciou o assalto, exigindo a quantia sacada. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a ação foi rápida e a vítima não conseguiu descrever detalhes dos indivíduos em seu depoimento. A Polícia Civil já abriu as investigações e tentará identificar os bandidos utilizando as imagens do circuito externo de segurança da agência. Como era feriado no dia do assalto, havia pouca movimentação no centro comercial. A polícia acredita que os bandidos estavam de tocaia para executarem os delitos.
No Diário Oficial do Legislativo, edição da última quinta-feira (20), foi publicado o Aviso de Publicação de Licitação nº 024/2017, cujo objeto é a aquisição de material elétrico destinado à Câmara Municipal de Brumado. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede da Casa Legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 04 de maio, às 9h, no endereço acima. Na mesma edição, também foi publicado o Aviso de Publicação de Licitação nº 025/2017, cuja finalidade é a contratação de empresa especializada em serviços elétricos de montagem de tubulação e eletrocalhas, reparos e adequação de todos os circuitos elétricos na área interna da Câmara. A reunião para abertura dos envelopes ocorrerá no dia 04 de maio, às 11h.
Centenas de mudas de árvores frutíferas e ornamentais foram apreendidas e destruídas em um aterro sanitário na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a apreensão ocorreu porque as mudas estavam em desacordo com a portaria 211, de 18 de novembro de 1997, que versa sobre a proibição do comércio ambulante de mudas de plantas frutíferas, floríferas, ornamentais e demais partes propagativas dos vegetais na Bahia. As plantas, trazidas de Santo Antônio do Passé, em São Paulo, foram encontradas em um caminhão baú estacionado na Feira Livre da cidade. De acordo com o órgão, as plantas tiveram de ser destruídas porque poderiam estar contaminadas e ser uma ameaça à sanidade vegetal da região, onde fica um dos polos de fruticultura do estado.
Afundada em dívidas, os serviços básicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estão suspensos e muitos estudantes estão sem aulas, no campus de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Sem salários, professores estão tendo dificuldades para pagar passagens ou colocar gasolina no carro. Na falta dos serviços básicos de limpeza, o letreiro da universidade foi tomado pelo mato. Segundo a estudante Beatriz Oliveira, professores avisaram que não tinham condições de realizar aulas. “Nós não pudemos entrar na sala de aula porque os técnicos administrativos estão em greve. E são eles que abrem as salas. O professor veio conversar sobre a situação da Uerj e vimos que não temos condições de ter aulas”, diz estudante. De acordo com o G1, outro problema que dificulta ainda mais o funcionamento normal da universidade é a limpeza. De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o problema é a crise financeira que o estado enfrenta. As aulas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) do campus do Maracanã retomaram as atividades acadêmicas no dia 10 de abril, após quatro meses de paralisação. A decisão foi tomada em reunião feita entre a reitoria e o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas.
No último domingo (23), João Batista Alves da Silva, de 35 anos, matou a própria mãe, identificada como Hermelina Alves da Silva, conhecida como Lulu, de 65 anos, em Carinhanha, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, a idosa foi morta com um golpe de faca na garganta enquanto preparava o almoço. Familiares disseram à polícia que o homem tem problemas mentais e toma remédio controlado. Há poucos dias ele teria tentado matar o irmão. Parentes afirmam que, nos últimos dias, ele estava mais agressivo e suspeitam do uso de drogas. De acordo com o jornal Folha do Vale, João Batista foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia, onde será autuado. O corpo foi removido pela Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal em Guanambi.
A colaboração de pessoas que privavam da intimidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a Operação Lava-Jato a fechar o cerco contra ele. Nas últimas duas semanas, os depoimentos em vídeo de Emílio Odebrecht e Léo Pinheiro (OAS), dois empresários muito próximos a Lula, agravaram as denúncias contra o petista, e o marqueteiro João Santana, responsável por sua imagem pública desde o escândalo do mensalão, também fechou acordo de delação premiada. A situação pode piorar se o ex-ministro Antonio Palocci confirmar o aceno que fez ao juiz Sérgio Moro, colocando-se à disposição para colaborar e dar “mais um ano de trabalho” para os investigadores. Após mais de três anos de Lava-Jato, Lula já é réu em cinco ações penais, e a nova leva de delações que o envolve agrava sua situação porque esses delatores fecham algumas pontas soltas de histórias sob apuração. Depois desses depoimentos, a defesa do ex-presidente subiu o tom, estendendo o enfrentamento aos demais procuradores e reforçando as baterias junto a outras instâncias. Leia mais no jornal O Globo.
O coordenador da Coordenação de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, esteve, juntamente com técnicos da VLI, desenvolvendo uma campanha de prevenção contra acidentes no cruzamento rodoferroviário localizado nas imediações da Travessa Teixeira de Freitas com a Rua Antônio Pinheiro Canguçu e a Avenida Coronel Santos, em Brumado. Na oportunidade, foram abordados diversos veículos, realizadas orientações de segurança viária e distribuídos panfletos educativos destacando a importância da segurança na via, especialmente em cruzamentos rodoferroviários, onde a atenção dos condutores tem de ser redobrada.
O Otorrinolaringologista Dr. Rafael da Hora, especialista em cirurgias de garganta e nariz realiza atendimento na Clínica Mais Vida em Brumado. A principal função do otorrino é a de cuidar da audição, da respiração, da voz (englobando as cordas vocais), da garganta e de tudo que estiver relacionado a isso, como o sono e as alergias das vias respiratórias. Os sinais e sintomas mais comuns das doenças tratadas pelos otorrinos são: Obstrução nasal; Dor de cabeça (cefaléia); Dor na face; Secreção nasal; Sangramento nasal (epistaxe); Dificuldade auditiva/surdez; Zumbido Tontura; Secreção no ouvido (otorréia); Sangramento no ouvido (otorragia); Dor de ouvido (otalgia); Dor de garganta; Rouquidão (disfonia); Roncos. A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente. Na Clínica Mais Vida você encontrará profissionais da mais alta competência e seriedade. A Clínica Mais Vida fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Para marcação de consulta, ligue para: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.
Apenas dois meses após a prefeitura realizar uma grande operação para retirada de ambulantes das calçadas e ruas no entorno da Praça Teófilo Alves de Lima e no estacionamento do Mercado Municipal, as bancas e caminhões retornaram com as atividades nos locais. O site Brumado Notícias apurou que a fiscalização foi descontinuada nos dois últimos finais de semana, pois a prefeitura acreditava que a primeira abordagem teria sido suficiente para educar e organizar o comércio ambulante na região. Apesar da operação, as calçadas voltaram a ser ocupadas, obstruindo a passagem, bem como as vagas públicas de estacionamento. Os pontos comerciais funcionam sem alvará ou pagamento de impostos regidos pelo código municipal. Nossa reportagem foi informada que, diante do descumprimento das notificações, a equipe de fiscalização retornará ao local e poderá suspender as atividades dos infratores pelo descumprimento da lei.
Uma equipe formada por fiscais urbanos e membros da vigilância sanitária e do setor de infraestrutura do município de Brumado notificou restaurantes e lanchonetes no final da tarde de quinta-feira (20) por conta do despejo irregular de lixo em uma calçada da Praça Coronel Zeca Leite. A equipe realizou a operação acatando denúncia da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que descreveu o lixo, dentro outros itens, como obstáculo à passagem de pedestres, causando impedimento à mobilidade e acessibilidade urbana. Os representantes do poder público classificaram que o lixo é um problema para ordem e saúde pública, atraindo ainda a atenção de cachorros errantes que acabam espalhando o material em busca de alimentos. O site Brumado Notícias foi informado de que, caso haja o descumprimento das notificações, os responsáveis podem ser enquadrados nos códigos de postura sanitária, sendo passível de multa e interdição do estabelecimento.
Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
Usuários das unidades básicas de saúde de Brumado estão denunciando a falta de profissionais na área de vacinação no município. O site Brumado Notícias foi informado que muitas mães têm realizado uma verdadeira peregrinação pela cidade em busca de alguém que vacine seus filhos, principalmente os recém-nascidos. De acordo com as denúncias, apenas as unidades dos Bairros Olhos D’água e Baraúnas estão disponibilizando o atendimento no município, o que gera uma sobrecarga nas unidades e aos profissionais, além de muito estresse aos usuários que passam horas nas filas à espera do atendimento. O assunto foi debatido na sessão da câmara da semana passada, quando os parlamentares lamentaram a situação. Nossa reportagem tentou contato com a secretaria de saúde e demais setores ligados à vacinação para tratar do assunto, mas não obteve êxito.
Funcionários das 500 unidades da Farmácia Popular em todo o Brasil estão mobilizados em uma campanha contra a proposta do governo federal de encerrar o programa. O Brumado Notícias apurou que, após o anúncio do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) parou de enviar medicamentos às farmácias. Os remédios ofertados pelo programa são em parte de graça ou com preços bem reduzidos em comparação aos comercializados nas farmácias convencionais. O site Brumado Notícias averiguou que a unidade no município já está sendo afetada, pois há dois meses não é abastecida, deixando os clientes, principalmente os que convivem com hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, problemas gástricos e arritmia, sem os medicamentos. Na unidade, o estoque desses medicamentos está zerado, dentre os quais o Losartana - 3 mil cartelas do remédio eram distribuídas por mês, mas, nos últimos 60 dias, ele não foi disponibilizado.
Nossa reportagem apurou ainda que, dos 125 itens que são oferecidos pela rede popular, a unidade brumadense conta apenas com 28 medicamentos. O Ministério da Saúde justifica que o encerramento do programa irá gerar uma economia de R$ 100 milhões aos cofres públicos federais. Por outro lado, para funcionários que perderão seus empregos e para os clientes que não terão acesso aos medicamentos com valores mais acessíveis, a proposta, na verdade, visa promover uma terceirização camuflada por meio das farmácias particulares. Estas, por sua vez, embora sejam convencionadas ao programa, só ofertam 25 itens ao público. Vários panfletos de protesto contra o encerramento da Farmácia Popular foram colados no interior da unidade, bem como em várias Unidades Básicas de Saúde do município e até na sede da Vigilância Epidemiológica (Vigep) no intuito de reforçar as campanhas que se estendem nas redes sociais através do fecebook.com/contrafechamentodafarmaciapopular .