Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2017
TJ-BA nomeia novo juiz cível para a Comarca de Livramento de Nossa Senhora Foto: Tayga Ribeiro

O magistrado Antônio Carlos Espírito Santo Filho foi designado como titular da Vara Cível de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Ele é oriundo da comarca de Caculé e foi transferido por promoção por merecimento pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), publicado pelo Diário Oficial na quinta-feira (20). De acordo com o L12, o novo Juiz deverá assumir seu posto, onde ocupará a vaga deixada pela então titular, a brumadense Márcia da Silva Abreu. Livramento volta a contar com dois magistrados. João Lemos Responsável pelo Crime e Antônio Carlos novo titular da Vara Cível. 

Um adolescente de 14 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (20), em Barreiras, na região oeste da Bahia. De acordo com o G1, o garoto pilotava uma motocicleta quando foi perseguido por duas pessoas em outra moto. Um dos indivíduos atingiu a vítima com duas armas de fogo e em seguida ambos fugiram do local. O corpo do adolescente foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal de Barreiras. A polícia local segue com investigação do crime. Conforme informações do delegado da região, Francisco de Sá, a polícia apura a possibilidade do crime ter sido cometido por engano, já que o jovem não tem histórico de infrações e de inimizades. A família não quis comentar o caso, mas o padrinho de Carlos Eduardo afirmou que ele era um estudante tranquilo e que havia saído de casa para fazer um favor à avó. Momentos antes de ser assassinado, o garoto havia parado no posto de gasolina para abastecer. O corpo será enterrado em Irecê, cidade natal da família do adolescente.

Juiz Genivaldo Guimarães deixará o Fórum Eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Conforme já havia sido divulgado pelo site Brumado Notícias, o juiz titular do Juizado Especial de Pequenas Causas, Rodrigo Souza Britto, vai assumir o Fórum Eleitoral na capital do minério. Atualmente o juiz criminal da cidade, Genivaldo Alves Guimarães, comanda a 90ª Zona Eleitoral que também abrange os municípios de Malhada de Pedras e Aracatu. A cada dois anos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), faz o rodízio, entre os magistrados que atuam na justiça brumadense. 

Enfermeira é esfaqueada e achada morta amarrada em Alagoinhas Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma enfermeira foi encontrada morta em casa no município de Alagoinhas, na sexta-feira (21). De acordo com a polícia, Rosângela Gomes Costa, de 35 anos, que também era professora universitária, foi achada amarrada na cama e com marcas de golpes de faca. A polícia chegou na casa da vítima após denúncias de vizinhos que relataram barulho durante a madrugada. As circunstâncias e a autoria do crime ainda são apuradas. Ninguém ainda foi preso. Segundo a polícia, familiares, amigos e ex-companheiros da vítima foram intimados e são ouvidos na delegacia da cidade. Informações preliminares de testemunhas, que serão apuradas pela polícia, apontam que a vítima teve uma discussão com ex-namorado na noite anterior ao crime.

Ex-presidente da OAS afirma em depoimento que Lula o orientou a destruir provas Foto: Agência Câmara

O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, afirmou em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro nesta quinta-feira (20) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o orientou a destruir provas contra ele. “Lula me orientou a destruir documentos durante a Lava Jato”, afirmou o empresário de acordo com a Veja. Pinheiro é réu na ação penal que envolve um tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, e que também tem Lula como réu. De acordo com o G1, o empresário lembrou de uma conversa que teve com o ex-presidente em que eles falaram sobre negócios com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT. "Eu tive um encontro com o ex-presidente, em junho, tenho anotado na minha agenda, onde o presidente [Lula] me fez textualmente a seguinte pergunta: “Léo, o senhor fez algum pagamento a João Vaccari no exterior? Eu disse: ‘Não presidente, nunca fiz pagamentos a essas contas que nós temos com Vaccari no exterior’. ‘Como você está procedendo os pagamentos para o PT?’ Através do João Vaccari. Você tem algum registro de algum encontro de contas feita com João Vacarri com vocês? Se tiver, destrua”, relatou Pinheiro.

#InformeDireito: Licença Maternidade de 6 meses empregado e empregador Foto: Cláudio Amaral

A Lei 11.770 de 09 de setembro de 2008, trouxe em seu contexto o Programa Empresa Cidadã, que tem como escopo a prorrogação de licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal. Em outras palavras, a referida lei, tem como essência, a instituição do programa em questão, a fim de ampliar a licença maternidade pelo período de até 6 (seis) meses. 

Assim, a sanção da lei formando o Programa Empresa Cidadã, que beneficiou inicialmente os cargos públicos federais destina-se a prorrogar por 60 (sessenta) dias a duração da licença-maternidade prevista no inciso XVIII do caput do art. 7º da constituição federal, que estabelece um período de 120 (cento e vinte) dias.

Vale dizer, que os dois meses extras são opcionais tanto para o empregado como para o empregador, em caso de empresas privadas. Em contrapartida são essenciais, já que os 6 (seis) meses de licença, se torna um período fundamental para o desenvolvimento do bebê. Não obstante, o aleitamento materno, é muito importante para a construção do vínculo afetivo entre mães e filhos.

E foi através do quanto exposto que a campanha foi levada para as empresas e governos, pois com a regulamentação do diploma em questão, permite-se que o direito a licença maternidade para as funcionárias chegue até aos 6 (seis) meses.

Licença maternidade de 6 meses benefícios para o empregador

A empresa privada pode decidir sobre conceder os dois meses extras para a sua funcionária ou não, entretanto, caso opte pela concessão, em troca poderá ter o abatimento no imposto de renda a remuneração desses 60 dias que foram conferidos para a empregada.

Por outro, apenas as empresas que fazem sua declaração de lucro, poderão aderir ao programa aqui discutido, fazendo-se através de um cadastro disponibilizado em site da receita federal.

Muitas empresas em todo o Brasil já aderiram ao programa "Empresa Cidadã", posto, que a partir do momento em que se incluem no Programa, passam a receber incentivos fiscais do governo, não deixando, contudo, de conceder aos empregados os direitos decorrentes desta filiação.

De mais a mais, a empresa que aderir ao Programa retro mencionado e conceder às suas trabalhadoras o benefício da licença complementar quando requerido, poderá descontar o valor pago a tal título do Imposto de Renda devido, vedado tão somente o lançamento dessa cifra como despesa operacional.

Licença maternidade de 6 meses benefícios para a empregada

Como outrora já evidenciado, em consonância com esta lei, terão direito a licença maternidade de 6 meses, as empregadas que trabalham em empresas aderentes ao programa "Empresa Cidadã", vez que, conforme, inclusive dispositivo constitucional, o direito do tempo de licença hoje é de 120 dias, ou seja, 4 meses.

Lembrando ainda, que a concessão destes dois meses adicionais tem que ser solicitados pelas empregadas, tanto servidoras públicas, como aquelas pertencentes à empresa privada, e só terá o direito a licença e o salário maternidade, as funcionárias que estejam contratadas e contribuindo há pelo menos 10 meses junto ao INSS, facultativo ou individual.

A funcionária faz o pedido de extensão da licença maternidade de 6 meses, até o primeiro mês ou referência a data de adoção. O pedido é feito diretamente do departamento pessoal, através da internet, no site da previdência social.

De outro modo, dentro desse período extra não se poderá ter nenhuma função que seja remunerada e também não poderá ter o auxílio de creches, caso ocorra essa irregularidade, a funcionária perde o direito do benefício com o pagamento do salário.

Direito de obter licença maternidade de 6 meses

 

Para as funcionárias públicas e àquelas que trabalham em empresas aderentes ao programa "empresa cidadã”, é importante encaminhar os documentos abaixo para o RH das empresas ou órgão públicos.

Os documentos que precisam levar para conquistar o benefício são: o documento de identificação com foto, junto ao número do CPF, além da carteira de trabalho e comprovantes de pagamento do INSS. Em caso de adoção, é necessário a apresentação da nova certidão da criança.

Os referidos documentos deverão ser entregues à empresa, que encaminharam para a previdência social, seja pela internet ou por agendamento, e por conseguinte, aderir o benefício de licença maternidade de 6 meses.

 

Conclusão:

Destarte, conclui-se que o Programa Empresa Cidadã criado pela Lei 11.770/2008, é de suma importância para a mulher que recém ganhou neném, vez que, contêm benefícios tanto para empregada como para empregador, tendo como finalidade não somente a prorrogação de licença-maternidade, como também, atenuar, as dificuldades que elas sofrem pós parto e terem que retornar logo a seus postos de serviço sob pena de perderem seus empregos. Não obstante, o aleitamento materno, além de possuir todos os nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê, capaz de gerar um vínculo afetivo entre mães e filhos, e a obtenção deste benefício só será possível através da licença maternidade advinda pelo período de até 6 (seis) meses.

Bel. JOÃO CARLOS AGUIAR SORIANO

ADVOGADO – OAB-BA 26.650

CONTINUE LENDO
Petrobras anuncia aumento nos preços da gasolina e do diesel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Petrobras anunciou na quinta-feira (20) o aumento do preço do diesel e da gasolina nas refinarias. Os novos valores começam a ser aplicados já a partir desta sexta (21). Segundo a petroleira, o reajuste no preço da gasolina será de 2,2%, enquanto o valor do diesel subirá 4,3%. A estatal estima que, nas bombas, a alta do diesel pode ser de 2,9% (R$ 0,09 por litro) e, no caso da gasolina, de 1,2% (R$ 0,04), em média. Os preços, porém, são livres e o repasse dependerá de políticas comerciais de cada distribuidora e revendedor de combustíveis. “A decisão é explicada principalmente pela elevação dos preços dos derivados nos mercados internacionais desde a última decisão de preço, que mais que compensou a valorização do real frente ao dólar, e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno. É preciso destacar ainda que o comportamento dos preços de derivados foi marcado por volatilidade nos mercados internacionais em resposta a evento geopolítico, como o ocorrido na Síria”, justificou a Petrobras, em comunicado à imprensa.

Brumado: Veículo desgovernado bate em motocicleta e atinge barraca de acarajé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um veículo gol desgovernado provocou um acidente na noite da última quinta-feira (20) na Avenida Centenário em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o automóvel que estava seguindo descontrolado por uma rua de acesso a Praça Armindo Pereira Pinto, a Praça da Cebola, no Bairro Mercado, colidiu com uma motocicleta que estava estacionada na Avenida Centenário. Em seguida, devido ao impacto da colisão o veículo atingiu uma barraca de acarajé que fica na avenida. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Brumado: Ex-comandante da 34ª CIPM é promovido para tenente-coronel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) promoveu nesta sexta-feira (21) para Tenente-Coronel, o ex-comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Arthur Mascarenhas Fernandes. De acordo com a publicação publicada no Diário Oficial do Estado, a promoção de Mascarenhas foi pelo critério de merecimento. 

Câmara de Brumado abre licitação para atender despesa com a veiculação em jornal local impresso

Na quarta-feira (19), no Diário Oficial do Legislativo, foi publicado o Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial Licitação nº 023/2017, que visa atender despesa com a veiculação em jornal local impresso e de grande circulação dos atos oficiais e matérias institucionais da Câmara Municipal de Brumado durante o exercício de 2017. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível para consulta na casa legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 3 de maio, às 9h.

Brumado combate o mosquito da dengue nas escolas da rede municipal de ensino Foto: Divulgação/PMB

Neste mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue na cidade. Por isso, através das Unidades Básicas de Saúde - UBS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a secretaria promoveu uma série de atividades educativas voltadas para as crianças das escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade, foram promovidas nas escolas palestras educativas, encenação e brincadeiras com o objetivo de informar, esclarecer e conscientizar às crianças e à comunidade escolar sobre a necessidade de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. A proposta faz parte da Semana de Saúde na Escola 2017, iniciativa do Programa de Saúde na Escola (PSE).

Aeroporto de Conquista tem voos suspensos devido a neblina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Aeroporto de Vitória da Conquista teve os voos suspensos na manhã desta quinta-feira (20), por conta da intensa neblina na região. Não há previsão de quando as atividades serão retomadas e novos voos ainda podem ser suspensos. Uma aeronave da empresa Passaredo, que seguia para São Paulo às 8h45, foi impossibilitada de decolar. Os passageiros serão realocados em outros voos. De acordo com o G1, o único voo que saiu do aeroporto nesta quinta-feira (20) partiu às 5h35, quando ainda havia visibilidade na pista de decolagem. No momento da interrupção das atividades não chovia em Conquista. A previsão para a cidade é de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas.

Prefeitura de Brumado faz limpeza no Distrito de Cristalândia a pedido da vereadora Lia Teixeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou uma limpeza pública em todo o Distrito de Cristalândia. A pedido da vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PDT), a Lia Teixeira, a limpeza beneficiou a comunidade, transmitindo, agora, um novo aspecto à localidade. O cemitério também recebeu o serviço, o que agradou os populares devido à quantidade de mato no lugar. O setor de iluminação realizou a troca de lâmpadas queimadas, trazendo mais segurança para os moradores. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Lia Teixeira agradeceu o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pelo atendimento às reivindicações e espera que outras demandas da comunidade sejam o quanto antes atendidas pela administração. “Já estamos buscando o encanamento de água para as residências de Cristalândia, pois é uma grade satisfação poder contribuir com o bem-estar dos moradores das comunidades rurais, pois lá estão nossas origens”, disse.

Lula tem maior potencial de votos, diz Ibope Foto: Filipe Araújo/Fotos Públicas

Pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro. Desde o impeachment de Dilma Rousseff (PT), há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos. De acordo com a Época, a pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram o ex-presidente de corrupção, junto com dezenas de outros políticos. Se a divulgação das denúncias prejudicou a imagem de Lula (e de outros denunciados), não houve tempo de isso ser captado pelo Ibope. 

Brumado: Projeto de meia-entrada para servidores públicos chega à câmara em meio a polêmica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de lei nº 012/2017, de autoria do vereador Elias Pereira (PV), o Piau, propõe o pagamento de meia-entrada para os servidores públicos administrativos em eventos de lazer, recreativos, culturais, entre outros. A proposta foi apresentada na sessão da câmara de vereadores, na noite da última segunda-feira (17). O projeto gerou polêmica por se tratar do favorecimento de uma única classe em eventos que toda a comunidade gostaria de desfrutar com valores mais acessíveis. Diante disso, encontrou a primeira controvérsia com a intervenção do presidente da mesa diretora, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), que qualificou o projeto como inconstitucional. Segundo ele, o mesmo deveria primeiro ter passado pela comissão de justiça do parlamento antes de ser apresentado em sessão. O autor do projeto não contestou o argumento. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Piau declarou que irá retirar o projeto de pauta para apresentar uma justificativa mais plausível. 

Brumado: Projeto de meia-entrada para servidores públicos chega à câmara em meio a polêmica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O parlamentar questionou a intervenção do presidente do legislativo, apontando que o mesmo está usando uma balança de dois pesos e duas medidas, fazendo alusão aos projetos do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que foram aprovados na casa, mesmo sendo considerados por muitos como inconstitucionais. “Há sim um julgamento parcial nessa história, pois os representantes e assessores jurídicos dos sindicatos apresentaram várias versões da lei e argumentaram quanto à inconstitucionalidade dos projetos impopulares do prefeito e a mesa de diretora nem apresentou defesa, apenas aceitou e aprovou com toda a normalidade. Tiro o meu projeto de pauta agora para elaborarmos uma defesa mais firme do mesmo, mas contesto a sua constitucionalidade em comparação aos projetos que já passaram pela casa”, pontuou Piau.

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), ganhou força de março para abril, passando de 0,15% para 0,21%, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (20). Mas foi a menor taxa para um mês de abril desde 2006, quando ficou em 0,17%. De acordo com o G1, no acumulado do ano, a taxa é de 1,22%, abaixo dos 3,32% referentes ao mesmo período do ano anterior (de janeiro a abril). No acumulado de 12 meses, o índice caiu para 4,41%, abaixo dos 4,73% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Segundo o IBGE, é a menor variação acumulada em períodos de 12 meses desde janeiro de 2010 (4,31%). Em abril de 2016, a taxa havia ficado em 0,51%.

Brumadense que teve coração transplantado morre em São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

No último dia 6, o brumadense Genivaldo Portela, o Côco, realizou uma delicada cirurgia de transplante de coração no Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele vinha se recuperando bem, mas uma veia do cérebro se rompeu e ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Devido às complicações, o brumadense faleceu nesta quinta-feira (20). O corpo será trazido para a cidade de Brumado, onde ocorrerá o sepultamento. Cocô sofria com problemas cardiovasculares há anos devido à Doença de Chagas.

A 9 dias do prazo do Imposto de Renda, menos da metade enviou a declaração

Faltando 9 dias para o fim do prazo para envio da declaração de Imposto de Renda, menos da metade das declarações previstas pela Receita Federal foram entregues. Até as 18h da quarta-feira (19), último balanço da Receita, 13,86 milhões de declarações haviam sido entregues, ou seja, 48,7% das 28,3 milhões de declarações. De acordo com o G1, o prazo final para entrega é dia 28, sexta-feira que vem. A multa mínima para o contribuinte que não entregar até o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido. 

Brumado: Jovem colide carro em alta velocidade contra residência no Bairro Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sem habilitação, um jovem de aproximadamente 18 anos colidiu em alta velocidade contra uma residência na Rua Alta Leite, próximo à sede da 18ª Ciretran, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (20). Testemunhas disseram que parecia que estava acontecendo um racha no local. O motorista trafegava pela contramão na Rua Israel Dias, não conseguiu completar a curva ao entrar na Rua Auta Leite e acabou colidindo contra a casa onde reside um servidor público da justiça. No momento do acidente, os moradores dormiam, mas ninguém foi atingido. 

Brumado: Jovem colide carro em alta velocidade contra residência no Bairro Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A força do impacto arremessou blocos da parede a metros de distância e atingiu o contador da instalação elétrica, deixando a casa sem energia. O motorista não se machucou, mas o veículo teve muitas avarias. O site Brumado Notícias apurou que houve um acerto entre as partes e o pai do jovem se responsabilizou em cobrir as despesas pelos reparos que serão realizados na residência.  

Presa suspeita de integrar quadrilha que roubou banco em Boa Nova Foto: Divulgação/PM

Uma mulher suspeita de integrar a quadrilha que roubou uma agência bancária na cidade de Boa Nova, no sudoeste da Bahia, foi presa na segunda-feira (17), em Cândido Sales, segundo informações da Polícia Civil. O crime ocorreu no dia 4 de abril. Quatro envolvidos no crime morreram em confronto com policiais. Três deles horas após o crime, durante a fuga. Outros oito são procurados pela polícia. De acordo com a polícia, a suspeita presa na segunda-feira, identificada como Carla França, é mulher do líder da quadrilha e desempenhava a função de olheira, vigiando os locais durante os assaltos. Além disso, segundo a polícia, ela também participava da organização dos crimes. Segundo o G1, a mulher foi encaminhada para o presídio Nilton Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça. Policiais realizam buscas para prender os criminosos envolvidos no ataque ao banco que estão foragidos. Até a publicação desta reportagem, nenhum deles havia sido preso.

Brumado vai receber recursos do Ministério da Saúde para custeio de nefrologia Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada na quarta-feira (19) redefine o recurso do limite financeiro mensal destinado ao custeio de nefrologia na Bahia. Foram destinados aproximadamente R$ 15,9 milhões para 18 municípios do estado. De acordo com o Bahia Notícias, os valores variam de R$ 189 mil a R$ 3,1 milhões e incluem o município de Brumado. Além da cidade, aparecem na lista: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista.

Sul da Bahia: Pais são presos suspeitos de matar bebê e dormirem ao lado Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um casal foi preso em flagrante na quarta-feira (19) suspeito de matar o próprio filho, um bebê de dois meses de idade, asfixiado e ainda dormir ao lado do corpo da criança no município de Itamaraju, localizado na região sul da Bahia. A informação foi divulgada ao G1 pela Polícia Civil do município. Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 23h de terça-feira (18) na residência do casal Leandro Silva Santos e Fabiana Rosa de Jesus, localizada na Travessa 13 de Maio, no bairro Baixa Fria. A Policia Civil informou que esteve no local com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), na manhã desta quarta, após vizinhos terem denunciado a morte do bebê. Na residência, segundo a polícia, os agentes constataram que a criança apresentava sinais de violência no pescoço. Além disso, a outra filha do casal, de dois anos de idade, estava com queimaduras em todo o corpo. A filha do casal que sofreu queimaduras foi levada para a residência de uma tia materna, até decisão judicial, conforme a polícia. A Polícia Civil informou, ainda, que os pais vão permanecer presos e poderão responder pelos crimes de homicídio qualificado, omissão de socorro, maus tratos e lesão corporal.

Vereador investigará suspeitas de corrupção no meio público e político em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José da Silva Santos (PTC), o Santinho, chamou a atenção na sessão da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (17), ao fazer um discurso ponderado e de reflexão quanto ao atual momento de incredulidade do povo com a política brasileira por conta dos constantes casos de corrupção que são noticiados diariamente no país. O parlamentar deixou escapar que o município de Brumado pode ter casos de corrupção camuflados no meio político. “Vou correr atrás, vou analisar e investigar. Se houver, vou denunciar. Mas até então não posso dizer que haja. No entanto, não podemos descartar, levando em consideração que o índice de corrupção na política em nosso país é grande, o que não é diferente nas esferas estaduais e municipais”, disse. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar lamentou o fato de a corrupção, no âmbito geral, afetar investimentos nos principais pilares básicos da sociedade: educação, saúde, segurança e saneamento básico. Ao final, ele citou que “os brasileiros têm eleito bandidos para assumirem o poder”.

Deputado Luciano Ribeiro sai em defesa das comarcas no interior Foto: Giselle Quintão

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) participou de uma reunião entre o poder legislativo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na terça-feira (18), com o objetivo de discutir sobre a ameaça de fechamento de comarcas no interior da Bahia. O parlamentar, que é advogado e tem importantes ações no mandato pela melhoria do judiciário do Estado, apoiou essa parceria a fim de que a comunidade não perca serviços essenciais em seus municípios. O presidente da OAB Luiz Viana elogiou a atuação do colega no parlamento. “Ele está sempre na defesa do cidadão e da categoria dos advogados e da OAB, grande parceiro, se solidariza às nossas causas e nos traz novas idéias”. O deputado, por sua vez, reafirmou que seu mandato é uma luta pela melhoria da vida dos baianos. “O pacto que firmamos aqui deve envolver também a governadoria e o Tribunal de Justiça. Vamos buscar através do diálogo este envolvimento e tentarmos buscar a melhor solução. Justiça é um direito e vamos lutar pela melhor justiça aos baianos”, enfatizou. 

Arquivo