Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2017
Brumado com céu nublado e garoa nesta quarta-feira (19) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cidade de Brumado amanheceu debaixo de garoa nesta quarta-feira (19). Uma densa névoa cobriu a Serra das Éguas, marcando temperatura na casa dos 20°C, com umidade do ar em 69%. As estações meteorológicas apontam que o sol deve aparecer entre nuvens durante o dia, mas a noite o céu estará totalmente nublado. As previsões apontam ainda que o tempo nublado e com garoa deve se repetir na quinta-feira (20), mas as nuvens começarão a se dispersar na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes. Os serviços de meteorologia preveem pancadas de chuva acompanhadas de relâmpagos e trovões no domingo (22).

STF nega recurso do Flamengo, e Sport segue único campeão de 87 Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal indeferiu, por 3 votos a 1, o recurso impetrado pelo Flamengo contestando a decisão da Justiça que apontou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. A discussão nos tribunais se arrasta por anos, mas a decisão desta terça da Primeira Turma do STF tem pouca, ou nenhuma, chance de ser revertida. Embora o vice jurídico do Flamengo, Flávio Willeman, afirme que aguardará a publicação para analisar a possibilidade de recurso, a assessoria do STF informou que os recursos possíveis não modificariam o julgamento do mérito. Seriam instrumentos, por exemplo, para pedir esclarecimento de alguma parte da sentença. De acordo com o G1, o relator do processo foi o ministro Marco Aurélio, torcedor declarado do Flamengo, mas que também votou contra o pedido do clube. O voto decisivo foi da ministra Rosa Weber.

Brumado: Terapeuta usa tribuna da Câmara em busca de apoio para o Centro Metanoia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Centro Terapêutico Metanoia (CTM), localizado na Fazenda Campo Seco I, em Brumado, está buscando dobrar a sua oferta de assistência a dependentes químicos no município. Para lograr êxito, a direção do centro contratou os serviços do terapeuta Elielson dos Santos, que tem experiência de atuação em vários centros de recuperação no estado de São Paulo. Elielson usou a tribuna livre Vereador Paulo Chaves durante a sessão da última segunda-feira (17) para solicitar apoio do legislativo e da sociedade brumadense a fim de ampliar a unidade que funciona através da prestação de serviços voluntários, com a ajuda de doações do comércio e da comunidade em geral. O projeto visa à aquisição de beliches para equipar os dormitórios e agregar mais assistidos. Em entrevista ao Brumado Notícias, Elielson disse que a metodologia da terapia trabalha em três etapas na recuperação do dependente químico: desintoxicação, sessões sócio-espiritual e reintegração social. No total, são nove meses para devolver o indivíduo limpo à comunidade. O terapeuta tem percorrido a cidade em busca de apoio para a causa.

Caturama: Ex-prefeito é punido por contratação sem concurso público Foto: Glauber Magalhães

Em Caturama, o ex-prefeito Hugo Guedes Mendonça (PTB), foi multado em R$ 4 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e terá representação encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE) para que sejam apurados eventuais ilícitos na contratação excessiva de pessoal nos exercícios de 2014 e 2015, sem a realização de concurso público. Com base em dados extraídos do site da Transparência Municipal, a relatoria notou a ocorrência de significativa oscilação no quadro de pessoal dos servidores do município. O gestor não apresentou nenhuma justificativa para as irregularidades. Ainda cabe recurso da decisão.

Brumado: Secretaria de Saúde abre inscrições para contratação por meio de Reda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Secretaria de Saúde de Brumado abriu processo seletivo visando realizar contratação por tempo determinado para atuação em Programas da Atenção Básica, Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Policlínica e Samu. Há vagas para condutor de ambulância, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico generalista - PSF, médico generalista - Samu, nutricionista, técnico de enfermagem - Samu e técnico de enfermagem (PSF) (Arrecife, Lagoa Funda e Cristalândia). A avaliação dos candidatos será através de análise curricular e entrevista e a contratação será pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As inscrições foram iniciadas nesta terça-feira (18) e se encerram no dia 24 de abril. Os interessados devem se inscrever na sala de reunião da Sesau, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A taxa é de R$ 50.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Excluídos divergem da base do prefeito durante sessão legislativa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na noite da última segunda-feira (17) teve discussões bastante acaloradas envolvendo a base do prefeito e a oposição, que inclui os vereadores Glaudson Dias (PDT), Edmilson Aguiar (PV), Elias Pereira (PV) e José Santos (PTC), liderada pelo petista José Ribeiro Neves. A oposição está sendo chamada de a “base dos excluídos”. A discussão trouxe à tona mais uma vez a aprovação dos projetos polêmicos do executivo. Para o vereador José Ribeiro Neves, “o prefeito empurrou [os projetos] goela abaixo de sua bancada”. Nesse sentido, o petista abordou que, nas sessões em que foram votados os projetos, não se ouviu a voz de defesa da base do prefeito, o que reforça a tese de voto de comando. O parlamentar ainda fez referência ao programa de rádio do prefeito, durante o qual, segundo ele, o gestor estaria utilizando o microfone apenas para direcionar ofensas pessoais aos vereadores que não foram favoráveis aos projetos e ainda excluindo a base de oposição como representatividade legislativa na comunidade. Em tom de crítica, Neves classificou o programa como indigesto. “Eu não tenho estômago para ouvir esse programa”, frisou. 

Excluídos divergem da base do prefeito durante sessão legislativa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O líder do prefeito no legislativo, o vereador Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão, rebateu as declarações afirmando que seu voto foi consciente e para o bem comum da comunidade. Ele disse ainda que o programa de rádio do prefeito não precisa da audiência do vereador José Ribeiro, uma vez que 75% da população aprova e ouve com apreço o programa - o parlamentar fez alusão ao resultado das últimas eleições. O presidente da câmara, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), também entrou nas discussões para defender os projetos e a gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O presidente recobrou projetos passados do prefeito que pareciam impopulares, mas que trouxeram benefícios para o município. Quinteiro declarou que é prematuro rejeitar e reprovar os projetos. “O tempo, como senhor de tudo, nos dará a melhor resposta quanto aos benefícios ou não desses projetos”. O vereador provocou o líder petista recordando os resultados nas eleições em que o atual prefeito obteve a maior aprovação do eleitorado. Leonardo Vasconcelos enfatizou que o prefeito fará uma excelente administração e será reconduzido ao cargo pela escolha da maioria esmagadora ou elegerá alguém caso não dispute o pleito. Nas próximas semanas, as discussões prometem continuar, levando em consideração o perfil do prefeito.

Carreta com piche tomba durante manutenção da BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma carreta transportadora de piche acabou tombando durante as obras de manutenção da BR-030, próximo à Subestação II da Coelba, em Brumado. O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (18). Testemunhas que trafegavam nas proximidades disseram ter visto o momento em que o veículo começou a sair da pista aparentando que o motorista teria cochilado ao volante. A carreta de duas composições estava carregada e arrastou árvores e parte da vegetação da caatinga à margem da pista. Uma equipe do Samu 192 prestou os primeiros socorros ao motorista no local e o encaminhou em seguida ao Hospital Professor Magalhães Neto. Parte do material inflamável foi despejada no trecho do acidente, o que causará impacto ambiental na região.

Base de Saúde de Brumado deve se mudar para sede do extinto Derba em 90 dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A base do Núcleo Regional de Saúde do Estado no município de Brumado deve se mudar para o complexo do extinto Derba, localizado na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, no centro comercial. O site Brumado Notícias apurou que, após um longo período em débito com o imóvel alugado, a Secretaria Estadual de Administração - Sesab optou por entregar o prédio onde funciona a base local ainda com a identificação da extinta 19ª Dires e utilizar parte do prédio onde antes funcionava o Derba. A mudança também está sendo feita em outras cidades da região. Nos últimos dias, técnicos da Sesab estiveram em Brumado avaliando as condições do local que receberá adequações para os novos ocupantes. A princípio, a base de saúde ocupará uma casa que servia de hospedaria para os antigos gerentes do Derba. A mudança de endereço deve começar dentro do prazo de 90 dias. No entanto, existe a possibilidade de que a residência da base de saúde na nova sede seja temporária, uma vez que a prefeitura tem interesse no local para ampliação do mercado e a construção de uma central de abastecimento. A prefeitura estaria cogitando a permuta de um terreno com o estado para abrigar definitivamente a base de saúde e outras repartições, o que formaria uma base administrativa do estado no município.

Clínica Mais Vida: É possível ganhar massa muscular sem o uso de suplementos?

Esta é uma das dúvidas comuns entre os praticantes de atividades físicas. Assim como cresce o número de academias no país, também cresce o número de praticantes de exercícios físicos. E, como consequência, a quantidade de lojas de suplementos aumentam cada vez mais. A grande verdade é que pouquíssimos suplementos funcionam e só são interessantes quando inseridos em um planejamento alimentar individualizado. Então, com certeza absoluta, é possível sim ganhar massa muscular somente com alimentação e treinos sem o uso de suplementos.  Acredite os resultados positivos surgirão através de uma alimentação bem orientada, associada com a prática de exercícios físicos sem suplementos, e de nada adianta tomar suplementos sem nenhum tipo de orientação. Procure um nutricionista para adequar sua alimentação e ver a necessidade de inserir algum suplemento em sua rotina. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Conta de luz dos consumidores baianos vai subir 3%, aprova Aneel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (18), um reajuste médio de 3% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O reajuste pode ser aplicado a partir do dia 22 de abril. O reajuste médio para os consumidores industriais, que são os atendidos em alta tensão, o reajuste médio será de 3,5% e para os consumidores residenciais, atendidos em baixa tensão, a tarifa vai subir 2,77%. De acordo com o G1, a Coelba atende 5,8 milhões de unidades consumidoras e quase todos os municípios da Bahia.

#InformeDireito: Nepotismo e suas consequências jurídicas Foto: Cláudio Amaral

A palavra Nepotismo vem do latim "nepos" que quer dizer neto ou descendente e se caracteriza quando um agente público usa da sua posição de poder para contratar, nomear ou favorecer familiares, sejam eles de sangue ou de consideração. Entenda melhor o nepotismo e suas consequências jurídicas, confira abaixo. Existem duas formas de caracterização do nepotismo, observando-se a variação entre nepotismo direto e o nepotismo cruzado. O nepotismo direto é quando o agente favorece seu próprio parente. Já o nepotismo cruzado é quando, como troca de favores, uma autoridade nomeia algum parente de um outro agente, enquanto esse nomeia alguém de parentesco do que nomeou o seu parente.

 

O artigo 37 da Constituição Federal, refere que as contratações de funcionários para cargos públicos devem cumprir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Este artigo revela então que o nepotismo é uma prática anticonstitucional.

Com isso, criou-se a Súmula Vinculante de nº 13 do Superior Tribunal Federal - STF, apresentando de forma mais clara os dizeres sobre a temática que proíbe a nomeação de familiares para cargos na administração pública, sendo elas direta ou cruzada, de graus de parentesco, sendo considerados nepotismo quando são parceiros e companheiros, parentes diretos ou por afinidade até o terceiro grau.

Porém, como toda regra tem exceção, como dispõe jargão popular, a regra do nepotismo não poderia ficar esquecida. Vejamos a integra de trecho destacado:

Durante o debate e julgamento do Recurso Extraordinário n. 579.951-4 – RN, relatado pelo Ministro Ricardo Lewandowski, proferida em 20 de agosto de 2008, envolvendo a discussão sobre a possibilidade de parentes do Prefeito ou de Vereadores serem nomeados para o cargo de Secretários Municipais, ficou consignado que a nomeação de parente para o cargo de "Secretario Municipal", entenderam os Ministros que em tese essa faculdade configuraria ato eminentemente político, razão pela qual, não se aplicaria a vedação prevista no preceito 37 da CF ou o verbete vinculante n. 13.”

Desta feita, evidencia-se que a exceção à regra do nepotismo é a nomeação de parentes para os cargos de Secretário Municipal, estendendo este entendimento também para os cargos de Secretário Estadual e Ministro de Estado.

Consequências jurídicas

É importante ressaltar que é um erro a prática de colocar pessoas com graus de parentesco em cargos, pelo poder que o agente público possui, haja vista que não há seleção e nem concurso, levando ao acesso a cargos, que dessa forma, não é levado em consideração a competência do agente para exercer determinado cargo.

Destarte, levando há possíveis aumentos de salários, aumentando, por conseguinte a renda familiar, ficando visível os benefícios utilizados quando o cargo é ocupado por um familiar, como por exemplo, viagens aéreas e despesas que são pagas com o dinheiro público.

Comprovando-se que o agente público tenha praticado o crime de nepotismo, consequências jurídicas recaíram sobre o mesmo, possível responsabilização em ação de improbidade administrativa, podendo sofrer penalidades como a perda dos direitos políticos, proibição de contratação com o Poder Público, além da fixação de multa.

Os parentes que são beneficiados com o nepotismo também sofrem consequências jurídicas, podendo serem obrigados a pagar uma quantia relacionada a uma porcentagem do valor compatível ao que recebia no exercício do cargo, onde esses valores serão revertidos para os cofres do município.

Combate ao nepotismo

Cabe à CGU - Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual na prevenção e combate ao nepotismo, notificando às autoridades que são responsáveis, quando estiver ocorrendo casos de nepotismo e suas consequências jurídicas, para saná-los e para que haja a dispensa dos agentes que estão em cargos através de nepotismo, também podendo haver essa dispensa para o responsável pelo ato que configurou o nepotismo.

Por fim, vale observar que existe a possibilidade de se fazer denúncias para a controladoria-geral da União, bastando somente a observância do ato supra, através de ouvidorias do Poder Executivo Federal, CGU, MPF e MP Estadual. Não sendo necessário fornecer identificação para fazer a denúncia. Deste modo os casos serão analisados e se houver indícios de nepotismo a controladoria agirá junto ao órgão competente para sanar o caso em questão.

Bel. João Carlos Aguiar Soriano

Advogado – OAB/BA 26.650

CONTINUE LENDO
Polo UAB de Brumado abre seleção para o curso de licenciatura em Física Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem agora a adesão do Instituto Federal de Educação da Bahia - Ifba, que também passa a ofertar cursos na modalidade à distância através dos polos ativos do estado. Em Brumado, estão sendo disponibilizadas 35 vagas para o curso de licenciatura em Física. O público em geral pode participar do processo seletivo, desde que tenha feito pelo menos um Enem nos últimos 3 anos, além de professores da rede pública. Para acessar o edital completo, clique aqui.

Polícia Federal realiza desdobramento da Operação Sinistro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Delegado e agentes lotados na Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista estiveram nesta terça-feira (18), no município de Brumado, onde deflagraram o desdobramento da Operação Sinistro. A primeira fase aconteceu em julho de 2016, quando foi apurada a atuação ilícita de uma empresa no mercado de seguros automotivos. Desta vez, o delegado informou ao site Brumado Notícias que a seguradora Nobre Seguros estava atuando de modo irregular, com a licença vencida. A equipe visitou algumas residências de pessoas ligadas aos administradores da seguradora e passou horas revistando o interior do prédio em que funciona a empresa, localizado na Praça Armindo Azevedo, no centro comercial. O delegado considerou que a operação foi exitosa, uma vez que os policiais conseguiram recolher em malotes vários materiais que podem comprovar as suspeitas de irregularidades apontadas nas investigações. Ninguém foi detido no desdobramento de hoje (18), mas a PF ainda deve ouvir os envolvidos.

STF deve analisar em maio ação que pode limitar foro privilegiado Foto: Reprodução/TV Globo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá colocar em pauta no fim de maio uma ação que pode estabelecer limites para o chamado “foro privilegiado”, prerrogativa de autoridades, como ministros, deputados federais e senadores, de serem julgadas somente pela Corte em processos criminais. No julgamento, ainda sem data definida, os ministros deverão analisar uma proposta que restringe o foro àqueles casos em que o fato investigado ocorreu em razão do cargo ou do mandato, não a atos anteriores daquela autoridade. De acordo com o G1, a ideia está num despacho enviado ao plenário do STF pelo ministro Luís Roberto Barroso, dentro de uma ação penal para investigar suposta compra de votos pelo prefeito de Cabo Frio (RJ), Marquinhos Mendes (PMDB).

Vereadora Lia Teixeira solicita reforma em praça localizada no centro de Brumado Foto: Divulgação/CMB

Em visita a diversas localidades da cidade, a vereadora Lia Teixeira (PDT) verificou a necessidade de reforma em praças que deixaram de ser frequentadas em razão de não apresentarem condições apropriadas para a utilização de seus espaços. Uma das praças que chamou atenção da parlamentar foi a localizada entre as ruas Horácio Guanais e Alvino Machado, no centro da cidade. Segundo ela, o local necessita de uma reforma geral para voltar a ser usado pelos moradores. A reforma foi solicitada pela vereadora através de indicação direcionada à administração municipal. “Esperamos que a reforma seja realizada com a menor brevidade de tempo possível, pois atenderá a uma reivindicação dos que residem próximo à localidade”, salientou Teixeira.

Vagas para manicure no salão de beleza La Belle de Jour em Brumado

O salão de beleza da La Belle de Jour está contratando manicure. Os interessados devem deixar currículo no local, que fica na Av. Otávio Mangabeira, 143 A, no Bairro Nobre, ao lado do antigo Casa Branca.

Brumado: Legislativo realizará licitação para aquisição de peças de veículos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No Diário Oficial do Legislativo, foi publicado o Aviso de Licitação nº 022/2017, na modalidade Pregão Presencial, cujo objeto é a aquisição de peças e prestação de serviços para manutenção, reparos e instalações elétricas dos veículos pertencentes à Câmara Municipal de Brumado. O edital está disponível na sede da casa legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, no Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes ocorrerá no dia 28 de abril, às 9h, na própria Câmara.

Doença que mata 233 mil por ano no Brasil é pouco conhecida Foto: Patrick Kane/Divulgação

Patrick Kane quase morreu em decorrência de uma doença que mata mais pessoas por ano no Reino Unido do que câncer de intestino, mama e próstata juntos: a sepse.  No Brasil, a síndrome, que é responsável por cerca de 233 mil óbitos em UTIs, é desconhecida por nove em cada dez pessoas. Patrick tinha apenas nove meses quando um dia acordou passando mal, mole e apático. O médico da família receitou o analgésico paracetamol, mas sua mãe continuou preocupada e decidiu levá-lo ao hospital. No trajeto, porém, a situação se agravou rapidamente. “Foi tudo muito rápido... logo na chegada eu tive falência múltipla de órgãos”, conta. Patrick passou três meses e meio internado no Hospital St Mary's, em Londres, onde teve alguns membros amputados: parte do braço esquerdo, os dedos da mão direita e a perna direita, abaixo do joelho. Hoje, aos 19 anos, Patrick estuda bioquímica na Universidade de Edimburgo, na Escócia. “Ou você conhece alguém que teve sepse, ou você nunca ouviu falar disso”, diz ele à BBC. A declaração do estudante é respaldada por uma pesquisa do Instituto Datafolha de 2014, encomendada pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). De acordo com a pesquisa, realizada em 134 municípios brasileiros, 93,4% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar sobre a doença, mais conhecida como infecção generalizada ou septicemia. As informações são do Bem Estar.

Califórnia e Boleiros vencem no final de semana pelo Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro jogos movimentaram o final de semana pelo Campeonato Brumadense de Futebol, disputado no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Na categoria juvenil Sub-20, o Espanhol derrotou o Boleiros por 3x0, enquanto o Califórnia venceu o Feirense por 1x0. Na categoria principal, o Boleiros se defendeu bem com as boas defesas do goleiro Pedro. Mesmo com menor tempo de posse de bola, o Boleiros se mostrou entrosado técnica e taticamente, explorando os contra-ataques de onde nasceram o gol do jogo. O Espanhol volta a campo já no próximo final de semana, quando terá o confronto contra o São José no dia 23. Já o Boleiros terá pela frente a difícil missão contra o favoritíssimo Umburanas, atual campeão brumadense, no dia 30 de abril. No domingo de Páscoa, o Califórnia, que foi campeão em 2009, conseguiu uma boa vitória por 2x1 sobre o Feirense, em uma partida bastante movimentada e bem arquitetada no meio de campo das duas equipes. O próximo confronto do Feirense será contra o Espanhol, no dia 7 de maio; já o Califórnia terá a reposição do jogo adiado contra o Umburanas no dia 1º de maio.

Oral Face: Rinomodelação ou Bioplastia Nasal

É um procedimento não cirúrgico que visa modelar o nariz através da injeção de ácido hialurônico em locais específicos. O objetivo é melhorar a estética da pirâmide nasal e consequentemente trazer equilíbrio e harmonia pra toda a face. É indicado para pessoas que desejam realizar correções estéticas nasais como: levantar a ponta do nariz, camuflar depressões ou a curvatura convexa do dorso nasal. A Bioplastia Nasal é realizada em consultório, com bloqueio anestésico local e seus resultados costumam durar em média 09 a 18 meses. Tempo em que a substância é absorvida pelo próprio organismo. Para saber se seu caso permite realizar este procedimento, é necessário fazer uma avaliação. Permita-se sentir a diferença!

Oral Face: Rinomodelação ou Bioplastia Nasal
Motocicleta colide contra viatura da polícia militar em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um acidente registrado na tarde do último sábado (15), no município de Malhada de Pedras, envolveu uma viatura da polícia militar, lotada na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo apurou o site Brumado Notícias, os veículos, bem como o condutor da moto e os policiais que estavam em ronda a bordo da viatura, foram parar na delegacia de Brumado, onde foram ouvidos pelo delegado plantonista. Segundo a queixa, o condutor da motocicleta estaria em alta velocidade ao passar por um cruzamento perigoso no centro da cidade, momento em que atingiu a porta da viatura. O condutor da moto sofreu algumas lesões. Já os policiais militares nada sofreram.

Minha Casa, Minha Vida pode ter sido moeda de troca de votos em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Justiça Eleitoral e Federal devem receber denúncias que apontam uma possível compra de votos nas últimas eleições de 2016, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. A moeda de troca pode ter sido 25 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O site Brumado Notícias recebeu a denúncia de moradores da cidade. Segundo eles, o residencial Urbis IV levou cerca de cinco anos para ser erguido e, mesmo sem instalação elétrica e sem água canalizada, foi entregue subitamente pela prefeitura na gestão passada, durante o período de campanha eleitoral. O empreendimento, orçado em cerca de R$ 900 mil, não havia sido concluído no prazo hábil de 365 dias e foi entregue aos atuais moradores sem condições básicas, além da falta de pavimentação. Os moradores reclamam da falta de estrutura na localidade, mas ninguém assume que recebeu a casa a troco de voto. Populares estão elaborando uma documentação com possíveis provas para ser encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Fórum Eleitoral, que corresponde a 90ª Zona Eleitoral em Brumado, para que sejam apuradas as informações. Nossa reportagem tentou contato com administração municipal e com o gabinete da prefeitura pra tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Viaturas da Polícia Federal sinalizam operação na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Viaturas da Polícia Federal (PF) na cidade de Brumado vêm chamando a atenção da população. Nenhum agente ou delegado federal foi localizado pelo site Brumado Notícias, que fotografou a permanência e circulação de viaturas pela cidade. Por enquanto, a presença da PF no município é considerada um mistério, já que nenhuma informação oficial foi passada pelo órgão. Recentemente, a Polícia Federal esteve na capital do minério realizando uma operação que não foi detalhada pelos agentes que participaram da ação. O mistério continua até que a PF deflagre alguma operação nos próximos dias, na região sudoeste da Bahia.

Arquivo