Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2014
fechar

Brumado: Homem fica com perna presa em boca de lobo ao empurrar carro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma falha na grade de uma boca de lobo localizada em uma via de acesso à Câmara de Vereadores de Brumado por pouco não provocava uma grave lesão na perna de um homem. A perna do auxiliar-administrativo se prendeu na grade enquanto o mesmo empurrava o carro na localidade. O homem quase sofreu uma fratura. Com alguns arranhões, ele se dirigiu ao Hospital Professor Magalhães Neto para examinar a perna machucada.

Brumado: Demissões na Fiol impedem parlamentar de presidir sessão da Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Médico do trabalho, o vereador e presidente do legislativo brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), não pode comparecer a sessão na noite da última segunda-feira (05), pois estava atendendo a demanda de exames demissionais no Lote IV da Fiol, onde 700 operários serão demitidos durante esta semana. Com a ausência do parlamentar, a sessão foi presidida pelo vice-presidente da mesa diretora, vereador Édio Pereira (PCdoB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Lôbo declarou que no primeiro dia de atendimento, ele e mais dois médicos da cidade ficaram na clínica até às 22h.

700 demissões no lote IV da Fiol em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dos 1200 operários que prestam serviços no Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, 700 serão demitidos durante esta semana. O site Brumado Notícias apurou que a justificativa dada aos operários foi a falta de trilhos para dar continuidade a obra. Além das demissões em andamento, ainda está prevista a demissão de mais 200 operários no dia 20 de maio. Na manhã desta terça-feira (06), longas filas se formaram no canteiro administrativo da Valec e no consultório médico onde estão sendo realizados os exames demissionais. Caminhões e carros que atuavam na obra já estão estacionados no pátio do canteiro. A expectativa é de que os trilhos comecem a chegar ao lote após a copa do mundo, período em que haverá admissões para conclusão do trecho.

700 demissões no lote IV da Fiol em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Em alta velocidade, motociclista cai e fratura braço na João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um ajudante de pedreiro de identidade preservada sofreu um acidente no início da noite de hoje (05) ao trafegar de motocicleta na Avenida João Paulo I, em Brumado. Testemunhas disseram à polícia que o jovem estava em alta velocidade e não percebeu a manobra de um veículo que iria descer pela Rua Rio de Contas. Ao tentar desviar do carro, a vítima acabou derrapando na pista. O motociclista teve o braço fraturado. O Samu 192 chegou rapidamente ao local e, após os primeiros socorros, encaminhou o jovem ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia também compareceu ao trecho para fazer o levantamento da ocorrência e desobstruir o trânsito, que ficou engarrafado na via. Com esta ocorrência, já são quatro acidentes no local em menos de 20 dias.

Brumado: Caminhão baú colide com orelhão e poste na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão baú transportando produtos alimentícios colidiu contra um orelhão e um poste no final da tarde desta segunda-feira (05), na Avenida Centenário, em Brumado. O poste ficou seguro no chão apenas pelas barras de ferro da base; já o orelhão ficou inclinado. A equipe de uma empreiteira que presta serviço para a Coelba compareceu rapidamente ao local e isolou a área. A rede elétrica foi desligada temporariamente até ser feita a substituição do poste danificado. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu.

Brumado: Reunião é realizada para criação de Consórcio Público Sertão Forte Foto: Divulgação/PMB

Em reunião realizada com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), com representantes dos municípios de Malhada de Pedras Aracatu, e Rio do Antônio discutiu-se a criação do Protocolo de Intenções, o qual normatizará o contrato de criação de um Consórcio Público entre os participantes. O Consórcio Público é uma modalidade de administração com caráter jurídico através do qual os municípios de uma região se englobam na formação de um conjunto. Unidos, eles desenvolverão projetos de interesses individuais ou de caráter amplo, beneficiando todos os seus integrantes nos aspectos técnicos, financeiros e na formação de convênios junto a órgãos governamentais nas três esferas de governo. A reunião foi de fundamental importância na discussão para a formatação do “Protocolo de Intenções”, que conduzirá a criação do consórcio. Participarão do mesmo os seguintes municípios: Brumado, Aracatu, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Contendas do Sincorá, Ituaçu, Dom Basílio, Livramento, Guajeru, Maetinga, Presidente Jânio Quadros e Rio do Antônio.

Brumado: Centenas de placas no almoxarifado, mas SMTT encomenda cem novas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Das 1300 placas de sinalização de trânsito confeccionadas por uma empresa de Vitória de Conquista e encomendadas pelo extinto Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) no ano de 2013, 700 foram instaladas. As demais ficaram guardadas por um período na garagem da prefeitura até que centenas desapareceram misteriosamente. Porém, após ameaça de realização de uma sindicância interna no local, as placas reapareceram. Com a ação de vândalos e a má qualidade do material utilizado, cerca de 30% das placas instaladas já foi arrancada das vias públicas gerando prejuízo para o município. Nesta segunda-feira (05), a reportagem do site Brumado Notícias descobriu que cerca de 600 placas estão estocadas no galpão do almoxarifado central da prefeitura. Apesar disso, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) encomendou mais de 100 novas placas.

Brumado: Centenas de placas no almoxarifado, mas SMTT encomenda cem novas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone, o superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, explicou que há um aditivo dentro da antiga licitação que lhe permite encomendar novo material visual caso necessário. Clidemar esclareceu que se trata de placas com sinais que não haviam sido confeccionadas no pedido anterior. Ainda segundo o superintendente, há irregularidades nas placas já instaladas, mas ele prefere não tocar no assunto. “Digo isso porque quem encomendou as placas foi o meu antecessor e por isso não estou apto em falar por ele quanto ao caso. Posso garantir que há sim irregularidades nas dimensões e qualidade dos materiais utilizados naquela ocasião”, disse. Amorim afirmou que já foram instaladas mais de 20 novas placas em pontos críticos do trânsito local. A nossa reportagem também tentou ouvir o ex-superintendente, mas sem êxito.

Brumado: Animais soltos em vias públicas continuam sendo problema para o trânsito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além das habituais complicações de trânsito, os brumadenses convivem com animais soltos nas vias públicas da cidade. Durante o último final de semana, uma boiada foi flagrada entre os veículos na Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza. Os animais quase provocaram um acidente. Diante do problema, no final de 2013, o Departamento Municipal de Trânsito utilizou um caminhão gaiola para fazer a captura dos animais, o que funcionou durante aquele período. Porém, os proprietários de animais continuam a mantê-los soltos nas ruas sem que qualquer tipo de fiscalização seja realizada. A reportagem do site Brumado Notícias esteve na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e fomos informados de que o órgão está esperando a liberação do caminhão que presta serviço para o Derba, a fim de retomar a captura dos animais. Segundo levantamento da SMTT, durante o período em que o caminhão atuou em Brumado, 28 equinos e bovinos foram retirados das ruas.

Itabuna: Lideranças de vários partidos apoiam Aldenes Meira Foto: Divulgação

Em encontro realizado na última semana, em Itabuna, oito vereadores e vários secretários municipais declararam apoio ao pré-candidato a deputado estadual, Aldenes Meira (PCdoB). A boa atuação de Aldenes à frente da presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna e a sua postura política foram destacadas pelo vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior. “Aldenes faz política de forma colegiada, ouve os companheiros e compartilha decisões”, enfatizou. Wenceslau ainda lembrou que Aldenes tem uma projeção política que alcança outras regiões do interior da Bahia, onde se identifica pelo trabalho na Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e a luta pela reforma agrária e melhoria da qualidade de vida do homem do campo. O vereador Antônio Cavalcante (PMDB) também enfatizou a questão da palavra como um aspecto importante na atuação de Meira. “Alguns políticos têm perdido espaço por não cumprirem seus compromissos, mas Aldenes age de forma diferente e por isso é um nome que respeitamos”, disse o vereador.

Brumado: Assalto é registrado em posto de combustíveis Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um posto de combustíveis localizado em frente à agência do Correios, em Brumado, voltou a ser assaltado na tarde do último domingo (04). Segundo informações colhidas pelo site Brumado Notícias, um indivíduo chegou ao local em uma motocicleta e, armado, anunciou o assalto. O frentista estava sozinho no local. Com pouca movimentação na via, o bandido esperou o funcionário pegar as poucas moedas que estavam no caixa e fugiu calmamente como se tivesse apenas abastecido a moto.

Brumado: Suprema lança promoção de Dia das Mães

A Suprema Sistemas Frigoríficos está lançando uma mega promoção de Dia das Mães. Só na loja você encontra Ar-condicionado Split Midea Vize 9000 btu’s Frio 220 volts de R$ 1189 por R$ 957. Além do super desconto, você ainda pode dividir a sua compra em 10 vezes sem juros. E à vista você ainda ganha mais 5% de desconto. Não perca esta chance de adquirir um excelente aparelho ar-condicionado pelo melhor e menor preço. Suprema Sistemas Frigoríficos: soluções econômicas e inteligentes! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1786.

Entram em vigor novas regras para transferir empréstimo para outro banco 'Portabilidade' do crédito começa a valer em todo país; Juros em bancos devem cair com concorrência.

Já estão vigorando a partir de hoje (05) as novas regras para transferir os empréstimos e financiamentos de um banco para outra instituição financeira que oferecer melhor taxa de juros - a chamada portabilidade do crédito, que também vale para operações de "leasing" (arrendamento mercantil). Regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), as novas regras valem para todo o tipo de crédito: consignado, crédito pessoal, financiamento de imóveis e de automóveis, entre outros. A decisão visa incentivar a concorrência entre os bancos e possibilitar uma redução na taxa de juros cobrada nas operações. Para as entidades de defesa do consumidor, as novas regras garantem maior transparência e segurança nas transações. Os bancos não podem cobrar custos de transferência.

Prazo para eleitor tirar primeiro título termina na quarta-feira (07) Foto: Reprodução

Termina nesta quarta-feira (07) o prazo para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral. Pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral, também devem seguir o mesmo prazo. Se você se encaixa nessas especificações, procure o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos. Já para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência.

Brumado: Motorista passa mal ao volante e provoca acidente na BA-148 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem passou mal enquanto estava dirigindo e acabou provocando um acidente na BA-148, no entroncamento de acesso à Vila Pedra Preta, onde ficam os fornos da empresa Magnesita, em Brumado. O condutor invadiu a mão contrária e colidiu com outro carro que seguia para a sede do município. O Samu 192 foi acionado e prestou os primeiros socorros no local, encaminhado o aposentado e os três ocupantes do outro veículo, que sofreram algumas escoriações, ao Hospital Professor Magalhães Neto. Familiares do aposentado disseram ao site Brumado Notícias que o mesmo passou mal ao volante. Diante do ocorrido, moradores da localidade reforçaram o pedido de uma melhor sinalização e iluminação no trecho, além da construção de uma rótula. “A própria Magnesita poderia ter providenciado essa rótula aqui, mas preferiu colocar os ônibus para fazerem o retorno a cerca de 200 metros da entrada da Vila. Foi mais cômodo para a empresa, mas os moradores continuam com o problema”, desabafou um morador da localidade.

Brumado: Motorista passa mal ao volante e provoca acidente na BA-148 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Ifba publica edital de matrícula para aprovados no curso técnico de Mineração

O Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Brumado, acaba de divulgar edital de matrícula convocando em primeira chamada os candidatos aprovados no processo seletivo 2014, do curso técnico em Mineração. As matrículas deverão ser efetuadas no período de 08 a 09 de maio, das 09h às 11h30 e das 16h às 20h, na Coordenação de Registros Escolares do campus, que fica na Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, Prédio da UAB, 1º Andar, Bairro do Tanque. O Diretor Geral da unidade alerta aos candidatos convocados para se atentarem ao prazo para efetivação das matrículas, bem como, para a importância de apresentar toda documentação. Confira no edital de matrícula a lista de convocados e a documentação necessária para realização das matrículas.

Rio do Antônio: Modera realiza assembleia e delibera a convocação de congresso Foto: Divulgação

O Modera realizou na cidade de Rio do Antônio, no último domingo (04), uma assembleia que teve como itens de pauta a apreciação de contas, fixação das contribuições dos membros, apresentação do relatório de atividades e discussão dos rumos da entidade. Na apresentação do relatório de atividades, foram destacadas as seguintes ações: Campanha Desperdício Zero; retomada do Grito dos Excluídos em Brumado; participação da VI Conferência Nacional de Meio Ambiente - CNMA; mobilização contra o projeto das barragens do agronegócio em Piatã; programa de educomunicação ambiental Ambiente em Mente pela Rádio Nova Vida; criação do comitê do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, em Brumado; participação do diagnóstico de saneamento do município de Rio do Antônio; e obtenção do apoio do Comitê do Contas para a reivindicação da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Durante a assembleia também foi discutida a possibilidade de transformação do Modera em movimento social. A resposta para o questionamento foi adiada para o VI Congresso da Entidade, deliberado para realizar-se na cidade de Brumado em 20 de julho próximo, quando serão definidas as novas diretrizes e estratégias do grupo para os próximos dois anos e eleitos os novos coordenadores e membros do Conselho Fiscal da Entidade.

Brumado: Funcionária pública morre em Conquista; Sesau ainda não sabe a causa Foto: Reprodução/Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) amanheceu de luto nesta segunda-feira (05) com a morte da farmacêutica Liziane Alves, recentemente integrada à equipe da secretaria e que também atendia em uma farmácia da cidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário Cláudio Feres, que está viajando, declarou por telefone que na última quinta-feira (01) a funcionária precisou fazer alguns exames e foi diagnosticada com um quadro suspeito de dengue devido à baixa nas plaquetas. Liziane foi então transferida na sexta-feira (02) para a cidade de Vitória da Conquista. Na cidade, ela deu entrada em uma UTI com anemia hemolítica aguda. O quadro da jovem se agravou e, na noite do último domingo (04), Liziane teve seis paradas cardíacas e veio a óbito. O secretário informou que ainda não há um diagnóstico preciso sobre a morte da farmacêutica, pois está sendo aguardada uma resposta final do laboratório quanto ao caso. Liziane estudou Farmácia na Faculdade de Minas. Em nota, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e todos os funcionários da SESAU lamentaram o falecimento da farmacêutica. “Sentimos neste momento um grande pesar pelo falecimento de Liziane, que em tão pouco tempo prestando serviços ao município conquistou todos os colegas na SESAU. Seus relevantes serviços prestados a favor da saúde jamais serão esquecidos, pois era dedicada em sua função e sempre carismática em seu modo de agir. Que neste momento de dor, o Pai possa consolar e confortar toda a família. A SESAU presta seu pesar em nome da amiga Liziane Alves”.

PRF apreende 50 kg de drogas na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Durante o fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase 50 Kg de substâncias entorpecentes e deteve três traficantes. Os dois primeiros flagrantes foram registrados em operação realizada no trecho de Encruzilhada, no km 932 da BR-116, no sábado (02). Os policiais abordaram um ônibus que fazia o itinerário Assunção (Paraguai) a Salvador. Após revista aos pertences dos ocupantes, encontraram 15,6 Kg de maconha prensada com um passageiro de 18 anos, e 19,7 Kg da mesma droga com outro, de 41 anos. Já no domingo (04), a polícia apreendeu mais 10,2 Kg de substância análoga à cocaína. O flagrante ocorreu no km 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista. No local, foi abordado outro ônibus de transporte interestadual que fazia a linha São Paulo a Salvador. A droga foi localizada em uma mochila de cor azul, de propriedade de uma jovem de 19 anos. Todos os entorpecentes tinham como destino a cidade de Salvador. Os três envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Vitória da Conquista.

Fotos: Leilão de animais na ExpoBrumado 2014 Foto: João Augusto/Brumado Notícias

O tradicional leilão de animais da Exposição Agropecuária de Brumado aconteceu no último domingo (04) no Parque de Exposições Santa Inês. (Veja Fotos).

05/Mai/2014 - 08h40

Fotos: ExpoBrumado 2014

Fotos: ExpoBrumado 2014 Foto: João Augusto/Brumado Notícias

Os forrozeiros Adelmário Coelho, Estakazero e Edgar Mão Branca se apresentaram no último sábado (03) na ExpoBrumado 2014 no Parque de Exposições Santa Inês. (Veja Fotos).

Anagé: Em protesto contra a falta de água, moradores bloqueiam a BA-262 Foto: Fábio Aguiar/Brumado Notícias

Moradores do município de Anagé, no sudoeste baiano, bloquearam na madrugada desta segunda-feira (05) a BA-262 em protesto contra a Embasa em função da falta de água no município há mais de quatro meses. Segundo disseram os manifestantes ao site Brumado Notícias, o descaso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento tem deixado a população apreensiva. Durante o protesto, os moradores diziam ‘queremos água’, queimaram pneus e apresentaram diversos cartazes cobrando mais ações da Embasa. 

Anagé: Em protesto contra a falta de água, moradores bloqueiam a BA-262 Foto: Fábio Aguiar/Brumado Notícias

“Sem água há quatro meses e as contas sempre chegam”, dizia um dos cartazes. A BA-262, que liga a cidade até o município de Vitória da Conquista, tem um grande fluxo de veículos e a manifestação deixou o trânsito lento no local. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no trecho para negociar com os manifestantes a liberação da rodovia.


Fotos: Fábio Aguiar/Brumado Notícias

Brasília: Marco Prisco sofre infarto após ser ameaçado por internos Foto: Divulgação

O vereador e líder grevista, Marco Prisco (PSDB), sofreu um infarto após tentativa de fuga de internos no presídio da Papuda, em Brasília, onde permanece cumprindo a prisão preventiva desde o dia 18 de abril. A informação foi divulgada em nota oficial enviada à imprensa na noite de sábado (03). Seu advogado, Leonardo Mascarenhas, disse que Prisco sentiu fortes dores no peito, sendo atendido na UPA como vítima de infarto. Ele teria sido ameaçado pelos internos, que o acusaram de “informante”. Por volta das 20h40, ele foi transferido para o Hospital Regional Asa Norte.

Brumado: Vende-se filhotes de Bulldog Campeiro

Em Brumado, vende-se filhotes de Bulldog Campeiro nas cores branco e tigrado. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o proprietário através do número (77) 9913-2787.

Vida mais saudável evitaria 37 milhões de mortes prematuras Foto: Reprodução

Estudo divulgado ontem (03) revela que cerca de 37 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas até 2025 no mundo se a população adotasse um modo de vida mais saudável. De acordo com a pesquisa, os objetivos de vida mais saudável consistem em reduzir de um terço à metade o consumo do tabaco, limitar em 10% o álcool, diminuir em 30% a quantidade de sal consumida, reduzir em 25% o número de pessoas que sofre de hipertensão e parar o aumento de obesos e diabéticos. Até 2025, mais de 16 milhões de mortes poderiam ser evitadas ou adiadas entre a população mundial entre os 30 e os 70 anos e evitar 21 milhões de óbitos prematuros depois dos 70.

Arquivo