Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2015
Dilma Rousseff deve visitar a Bahia em junho Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o governador Rui Costa (PT), a presidente Dilma Roussef (PT) deve voltar à Bahia no dia 19 de junho. A informação foi confirmada pelo governador durante o programa 'Diga aí Governador' da última segunda-feira (4). “Nós teremos agora, em junho, a inauguração da Basf, [um] investimento de R$ 1,2 bilhão, com a presença inclusive da presidenta Dilma [Rousseff]. É o maior investimento, depois de muitas décadas, no Polo Petroquímico, e nós estamos buscando estruturar a cadeia produtiva do plástico e seus derivados, trazendo emprego e renda para os baianos”, disse ele, na ocasião.

Confira o que aconteceu na última sessão do legislativo brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta última segunda-feira (04.05) foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva (PSL) que cumprimentou a todos e solicitou que a secretária da mesa diretora, vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. Continuando os trabalhos a secretária fez a leitura do material do pequeno e do grande expediente, quando constaram:

EM APRESENTAÇÃO:

PROJETO DE LEI Nº

007/2015 – que ‘REDENOMINA NOME DE LOGADOURO PÚBLICO’

AUTORIA: VEREADOR JOSÉ RIBEIRO NEVES

EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO:

PROJETO DE LEI N° 006/2015 – que “Institui obrigações quanto a limpeza, conservação e regularização de terrenos baldios e passeios, por parte dos respectivos proprietários, no âmbito do Município de Brumado, e dá outras providências”

AUTORIA: PODER EXECUTIVO 

EM ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO:

REQUERIMENTO N° 021/2015

AUTORIA: VEREADOR ALESSANDRO LOBO E SILVA

O Vereador Alessandro Lôbo e Silva, com assento nesta Casa Legislativa, vêm nos termos regimentais, requerer através da Presidência, após ouvido o plenário desta Casa Legislativa, a adoção das providências cabíveis para realização de uma Audiência Pública visando debater a necessidade de instituir e regulamentar o serviço de transporte individual de passageiros denominado MOTOTAXI e de mercadorias denominado MOTOFRETE, no nosso Município de Brumado.

Para que os vereadores pudessem fazer comentários a respeito do material do expediente o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Fizeram uso da palavra:

José Ribeiro – Parabeniza o material apresentado. Comenta sobre solicitação de audiência Pública de autoria do vereador Alessandro Lôbo. Fala sobre a solicitação de sua autoria que denomina loteamento dizendo que é uma motivação para os moradores.

Castilho Viana – Comenta sobre o material e destaca o requerimento de solicitação de audiência para discutir sobre regularização de mototaxi e motofrete. Fala que é um assunto discutido pelas policias, pois é um artificio utilizado pelos meliantes em assaltos. Fala que desta forma estaria protegendo os que trabalham honestamente.

Santinho – Fala que é necessário a iluminação das ruas e também locais públicos para que sejam inibidas práticas de atos obscenos e também de droga. Comenta sobre a regularização dos serviços de mototaxis e motofrete.

Agno Meira – Parabeniza o material do expediente. Destaca a solicitação do vereador José Ribeiro e a solicitação de audiência pública. Faz ressalva sobre requerimento dizendo que também deveria se discutir o sistema de transporte coletivo em Brumado.

José Carlos dos Reis - Fala sobre o material do expediente e frisa a sua importância. Comenta sobre o requerimento e diz que é muito relevante e faz sugestão de se convidar autoridades públicas dessa área pra que se tenham informações sobre as leis para essa regulamentação. Fala que extra-oficial o executivo estará encaminhando projeto para essa regulamentação.

Liu Vasconcelos – Parabeniza todo material do expediente. Destaca a denominação do loteamento Malhada Branca solicitada pelo vereador José Ribeiro. Fala que o projeto de lei terá seu apoio. Fala que é necessária mais atenção para a fiscalização. Observa que é necessário o cumprimento das leis. Parabeniza o vereador Alessandro pela solicitação da audiência pública.

Após a votação do material do expediente o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até dez minutos para as considerações finais. Fizeram uso:

Castilho Viana – Fala sobre reunião com Valec para tratar sobre a ponte da comunidade de Itaquaraí. Explica que os moradores estão reivindicando o direito da construção da ponte na localidade que era anteriormente atendendo à solicitação de todos os moradores.

Alessandro Lôbo – Fala sobre o falecimento da mãe da funcionária Josi Cristina. Fala sobre o campeonato do Espinheiro. Fala que esteve na prefeitura e conversou com o secretário Claudio Feres e Acácia Gondim sobre a implantação do curso de medicina em Brumado. Fala que o termo de aceitação foi encaminhado e está em análise no MEC. Informa que o deputado Solla se colocou a disposição para ajudar na implantação do curso. Fala que voltou a ligar e disse que terá agenda em Vitória da Conquista e será realizada uma comissão para ir ao encontro do deputado. Fala que encontrou com o deputado Waldenor Pereira e também conversou com o mesmo sobre a necessidade de colaboração nesta conquista. Salienta que será um marco para o desenvolvimento de Brumado. Fala que conversou com o superintendente de trânsito sobre a audiência pública. Fala que solicitará que seja na última segunda-feira do mês. Observa que deverão ser convidadas as autoridades da área e também os mais interessados que são os mototaxistas e motofrete. Fala que Brumado só poderá ter 120 profissionais em razão da Lei que prevê este número pelo número de habitantes. Fala que a audiência deverá ser realizada em horário que eles possam participar. Observa que serão visitadas as locadoras destacando a importância da participação. Comenta sobre um caso de uma senhor que necessita fazer uma cirurgia e orientou que procurasse a secretaria de saúde municipal.

José Ribeiro Neves – Fala sobre a Divina Providência e cita algumas ações realizadas pela instituição. Fala que fará uma Moção de Aplauso a Associação. Comenta sobre a CPI e diz que foi criado um documento solicitando a instalação da CPI. Fala que não só ele como os vereadores que assinaram estão de acordo que sejam averiguadas as irregularidades denunciadas pelo vereador Romar. Fala sobre reunião na capital do Estado com o secretário de segurança e participaram o vereador Édio da Silva Pereira e pessoas de Brumado em razão da passeata realizada em prol da segurança. Fala que segundo informações as obras deverão ser iniciadas em dois meses e conclusão em quatro meses em razão de ser de material pré-moldado. Fala que estão sendo capacitados 700 policiais e será retirada uma margem para Brumado. Fala que pretendem fazer parceria com a guarda municipal da cidade. Fala sobre monitoramento da cidade e que o custo é a manutenção.

José Carlos dos Reis – Faz prestação de contas sobre ações de seu mandato. Protocolada na CEAP ofício solicitando informações sobre a obra da Unidade Prisional. Fala que ainda a secretaria não acertou com a Coelba e a Embasa para a realização da obra. Parabeniza a sociedade organizada de Brumado pela caminhada que já vem colhendo frutos Destaca a importância da realização de outras solicitando outros direitos. Justifica que a sua ausência na semana e logo em seguida feriado e que a Comissão logo após analisando os aspectos legais sobre criação e formação de CPI vai realizar parecer. Fala que estarão se reunindo na semana e que estão no prazo legal. Fala que o secretário de saúde ficou de fornecer todo o material encaminhado para o MEC para que possam levar nas audiências com as autoridades. Informa que uma comissão de Cristalândia vira para conversar com o secretario de infraestrutura sobre a situação do cemitério de Cristalância.

José Carlos de Jonas – Fala sobre as estradas e diz que quando as solicitações são atendidas agradece. Fala que ficou muito satisfeito em ver as máquinas na região de Ubiraçaba realizando o patrolamento das estradas. Fala que os diretores das escolas passarão o nome das estradas para que seja realizado o serviço de patrolamento na zona rural. Fala sobre o não recebimento de água através dos carros pipa em razão da situação das estradas. Fala que quando terminarem as obras de Ubiraçaba irão para Lagoa do Facão e Serra Escura. Fala sobre o campeonato de Espinheiro e que o time da Vila estará disputando a final e convida a todos para irem prestigiar.

Santinho – Fala sobre o convite da Paroquia Bom Jesus. Fala que estará visitando a Rádio. Agradece ao convite da Associação do bairro São José. Fala sobre curso de radialista. Preço do gás na região abaixo do praticado em Brumado. Fala sobre as estradas vicinais.

Catoze – Parabeniza toda equipe do bairro São Félix pela organização do campeonato. Fala que foi escolhido para dar pontapé inicial junto com o secretário de esportes. Fala sobre a Rua da Estação e diz que está abandonada. Fala que os moradores solicitaram que leve a reivindicação ao executivo municipal. Fala sobre o problema das praças do bairro São Félix. Fala sobre a necessidade de limpeza do loteamento Malhada Branca. Agradece André por mandar resolver o problema do esgoto no terreno na Rua Major Jovino Brito. Passa o restante do tempo para José Ribeiro Neves – que faz uma correção sobre informação da reunião em Salvador que falou sobre licitação para o setor administrativo empresa terceirizada nos presídios e também em Brumado. Passa para José Carlos de Jonas - Fala sobre a Rua 02 de novembro e diz que os moradores cobraram melhorias. Fala que irá até secretariade infraestrutura.

Líderes

José Carlos dos Reis – Fala sobre esporte e sua importância.

Santinho – Fala sobre ruas e diz que já falou com secretário para resolução do problema de buracos.

Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer uso da palavra o presidente encerrou a sessão convocando outra para a próxima segunda-feira, 11 de maio em seu horário regimental. 

CONTINUE LENDO
Brumado: Projeto de Lei visa mudança de nome do Loteamento Malhada Branca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De autoria do vereador José Ribeiro Neves (PT), o projeto de lei nº 007/2015 redenomina o nome de um logradouro público da cidade de Brumado. Segundo a proposta, o Loteamento Malhada Branca passará a se chamar Bairro Irmã Dulce. Em sua justificativa, o parlamentar destacou a história de vida da religiosa, natural de Salvador, que desde criança teve a vida voltada à caridade e o auxílio aos mais necessitados. O pode executivo tomará as providências para o cumprimento do projeto.

Brumado: Secretário de ressocialização prisional garante retomada das obras do presídio em 60 dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comitiva brumadense que esteve em audiência com o secretário de segurança pública do estado, Maurício Barbosa, conseguiu através do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) um contato por telefone com o secretário de ressocialização prisional, Nestor Duarte. Durante a conversa, a comitiva questionou o mesmo acerca da paralisação das obras do presídio. Segundo o vereador Édio Pereira (PCdoB), o secretário garantiu que nos próximos 60 dias as obras devem ser retomadas. Nestor Duarte teria explicado no telefonema que as obras não foram reiniciadas antes porque o orçamento do estado só foi aprovado no mês de março. Duarte esclareceu ainda que, após a retomada, as obras serão concluídas em 90 dias. Finalizado o prazo, o governo deverá abrir licitação para terceirizar os serviços carcerários não apenas da unidade de Brumado como em outras espalhadas pelo estado, algumas inclusive já concluídas. Mesmo com as explicações, o vereador José Carlos dos Reis (PDT) apresentou ofício de requerimento na Casa Legislativa do município. O documento será encaminhado ao secretário Nestor Duarte solicitando informações oficiais sobre o assunto. “Já tínhamos ouvido essa afirmação de que em vinte dias as obras seriam reiniciadas. O prazo venceu e nada aconteceu e é por isso que estamos solicitando informações mais precisas em ofício para termos uma garantia”, ponderou o parlamentar.

Vereador Santinho solicita benefícios para bairros do município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sessão legislativa, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, apresentou proposições solicitando do executivo municipal providências para recuperação de várias ruas da cidade de Brumado. O parlamentar destacou na oportunidade a Rua José Alves de Lima, no Bairro Doutor Juraci, a Maria Jovino Soares, no Bairro Novo Brumado e a Princesa Leopoldina. Santinho também cobrou providências da Embasa quanto à qualidade da água para comunidade de Pedra Preta.

Vitória da Conquista: Homem ameaça ex-companheira com arma e é preso Foto: Divulgação/PM

Em Vitória da Conquista, depois de ameaçar a ex-companheira, Jackson Souza Santos, de 30 anos, foi detido próximo à casa da ex-mulher. Ele portava um revólver municiado. Segundo informações da polícia militar, a vítima teria ligado para o 190 informando que o ex-companheiro a havia ameaçado, jogando pedras em seu imóvel. Segundo ele, ele ainda estaria rondando a localidade. O homem não teria se conformado com o fim da relação. Depois da denúncia, policiais da 77ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) foram até o local e encontraram Santos dentro de um carro próximo a casa da ex. Ele foi apresentado na delegacia, onde foi autuado em flagrante, com o agravante de ter descumprido uma medida protetiva em favor da vítima.

Vereador de Jacobina com salário de R$ 8 mil recebeu Bolsa Família por 20 meses Foto: Divulgação

O vereador da cidade de Jacobina, Ronivon Souza (PT), mais conhecido como Roni do Junco, recebeu o benefício do Bolsa Família durante um ano e oito meses, embora receba mensalmente R$ 8 mil. O valor era recebido pela mulher do vereador, Rute Almeida Rios de Souza, funcionária pública da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), desde 2012. Durante os 20 meses, o vereador arrecadou mais de R$ 1,5 mil. Além de ser funcionária pública, a mulher do petista possui em seu nome uma loja de materiais de construção em Jacobina, há cinco anos. De acordo com o artigo 25 do decreto 5.209/04, que regulamenta o Bolsa Família, o beneficiário do programa perde o direito ao recebimento quando ocorre “posse em cargo eletivo remunerado, de qualquer uma das três esferas de governo”. Em agosto de 2014, o órgão notificou a mulher do vereador, solicitando o ressarcimento de apenas R$ 314 para pagamento em 60 dias. De acordo com o Bocão News, o parlamentar ressarciu os cofres públicos e continua atuando sem nenhuma punição no Legislativo municipal.

Brumado: Marcelo Viana deixa o PMDB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-vereador Marcelo Viana deixou o comando do Partido do Movimento Democrático (PMDB) de Brumado. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, Viana, que atuou como parlamentar entre 2009 a 2012, ressaltou que como está residindo em outra cidade resolveu deixar o ninho peemedebista. “Estou morando em Guanambi, por isso irei transferir o meu título eleitoral para o município”, disse. Marcelo também sinalizou uma possível aliança com o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT). “O meu novo partido depende da indicação do deputado Vitor”, assegurou. O ex- peemedebista não disse se concorrerá a algum cargo político na vizinha cidade de Guanambi.

Dunga anuncia convocados para a disputa da Copa América Foto: Reprodução

Treinador da Seleção Brasileira de futebol, Dunga convocou nesta terça-feira (5) os 23 jogadores que formarão a equipe que disputará a Copa América 2015, realizada no Chile e com início no dia 11 de junho. Em coletiva na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o treinador canarinho divulgou a lista que conta com atletas como Neymar, Robinho, Diego Tardelli e Everton Ribeiro. O Brasil estreia no dia 14, um domingo, contra o Peru no Estádio Municipal Germán Becker, em Temuco. Confira a lista dos convocados: 

Goleiros:
Jefferson (Botafogo – Brasil)
Marcelo Grohe (Grêmio – Brasil)
Diego Alves (Valencia – Espanha)

Defensores:
David Luiz (Paris Saint Germain – França)
Marquinhos (Paris Saint Germain – França)
Miranda (Atlético Madrid – Espanha)
Fabinho (Mônaco – França)
Marcelo (Real Madrid – Espanha)
Filipe Luís (Chelsea – Inglaterra)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain – França)
Danilo (Porto – Portugal)

Meias:
Fernandinho (Manchester City – Inglaterra)
Elias (Corinthians – Brasil)
Luiz Gustavo (Wolfsburg – Alemanha)
Willian (Chelsea – Inglaterra)
Firmino (Hoffenheim – Alemanha)
Everton Ribeiro (Al-Ahli - Emirados Árabes)
Casemiro (Porto – Portugal)

Atacantes:
Neymar (Barcelona – Espanha)
Philippe Coutinho (Liverpool – Inglaterra)
Diego Tardelli (Shandong Luneng – China)
Robinho (Santos – Brasil)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk – Ucrânia)

CONTINUE LENDO
Brumado: Carros estão presos nas garagens há 15 dias por causa de buracos no Parque Alvorada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um carro passou a madrugada desta terça-feira (05) preso em um buraco formado pela chuva na Rua Jovina Maria Soares, no Bairro Parque Alvorada, em Brumado. A rua liga a Praça São Cristóvão a Avenida Mestre Eufrásio e os buracos se tornaram um problema na localidade desde as chuvas de dezembro do ano passado. Os moradores relataram ao site Brumado Notícias que na época, por falta de ação da prefeitura, eles próprios pagaram uma caçamba para despejar britas nos buracos que se formaram na via. Apesar da iniciativa, com as chuvas dos últimos dias, a força da água carregou as britas e expôs novamente a enorme cratera. Desde então, os populares estão impedidos de retirarem os veículos das garagens. 

Brumado: Carros estão presos nas garagens há 15 dias por causa de buracos no Parque Alvorada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma família construiu por conta própria uma laje na frente da casa para servir de ponte e não ficarem sem acesso à via nos períodos de chuva. Revoltados, os moradores disseram que vão levar o assunto ao Ministério Público para que a administração local seja acionada e tome providências para resolver o problema. “Por não dar à devida atenção a estrutura em nossa rua, a prefeitura está ferindo os nossos direitos constitucionais de cidadãos de ir e vir. Por isso pretendemos acionar a justiça”, disseram os moradores.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Promoção de Dia das Mães é na Squaresom em Brumado

O dia das mães está chegando e a Squaresom preparou promoções especiais para comemorar esta data tão especial. Na loja você encontra eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e muito mais por uma preço camarada e a melhor condição de pagamento. Tem microondas por R$ 339; rack por R$ 149; celular por R$ 145; liquidificador R$ 59,90; e muito mais. Passe na Squaresom e confira tudo de pertinho. A loja fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Você também pode acessar o site www.squaresom.com.br e conhecer toda a linha de produtos da loja.Compre na Squaresom e faça a sua mãe mais feliz!

Macaco sai de reserva e percorre ruas de Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Um macaco surpreendeu muita ao ser visto nas ruas de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O animal passou por várias lojas. Depois de algum tempo, profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) conseguiram capturar o macaquinho, que foi levado para o Cetas, onde está sendo tratado. De acordo com o G1, ele tem alguns ferimentos pelo corpo. Segundo veterinários, o macaco saiu da Reserva do Poço Escuro, mas não deve voltar para lá porque outro macaco, mais jovem, está na reserva e pode expulsar o macaquinho outra vez.

Brumado: Vereador torcedor do Bahia vai à sessão exibindo camisa tricolor Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fanático torcedor do Bahia, o vereador brumadense José Carlos dos Reis (PDT) compareceu à sessão legislativa na noite da última segunda-feira (04) trajando a camisa do seu time do coração por debaixo do paletó. Imitando o gesto do homem de aço, símbolo do time da capital, Reis abriu a camisa durante sua fala, exibindo o manto tricolor. Ele homenageou a equipe que se sagrou bicampeã estadual após golear o Vitória da Conquista por 6x0 no último domingo (03). 

Brumado: Vereador torcedor do Bahia vai à sessão exibindo camisa tricolor Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao final, o vereador disse ao site Brumado Notícias que torce pelo crescimento do futebol na região sudoeste, mas não poderia renegar seu time do coração em uma disputa valendo um título tão importante. “Torço sim pelo sucesso do time de Conquista e das demais equipes do interior do nosso estado, mas não dá pra deixar de torcer pelo Bahia. Bora Baêa, mais um Baêa!”.

Mãe chama policiais para simular prisão de filho de 10 anos nos Estados Unidos Foto: Reprodução/Facebook

Com o objetivo de dar um susto no filho bagunceiro de 10 anos, a mãe de um menino, a americana Chiquita Hill chamou policiais para simular a prisão do garoto. Ela teria se inspirado em uma outra mãe que ficou conhecida mundialmente ao retirar aos tapas o filho, mascarado, de um protesto em Baltimore. Segundo Chiquita, seu filho, Sean, não queria mais respeitar as suas ordens e estava muito bagunceiro. “Eu só queria assustá-lo, não queria humilhá-lo”, disse a americana em entrevista ao jornal New York Daily News. Os policiais explicaram o motivo da “prisão” de Sean, o algemaram e o conduziram até a viatura enquanto o garoto chorava, em choque. De acordo com Chiquita, depois do episódio, o comportamento do filho mudou para melhor.

Rio do Antônio: Ivana Bastos pede celeridade nas obras de saneamento básico Foto: Divulgação

Uma reunião para discutir as obras de saneamento básico da cidade de Rio do Antônio, no sudoeste do estado, foi realizada entre a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o secretário de Administração e Planejamento municipal, Antônio Lima, e o diretor de Operações da Embasa, Ubiratan Mota. O encontro aconteceu na última segunda-feira (04). Na audiência, foi solicitado ao órgão maior agilidade na resolução dos entraves que dificultam a conclusão da obra da rede de esgotamento sanitário do município. “O tratamento adequado do esgoto é essencial para o bem-estar social da população de Rio do Antônio, assim como a inexistência do sistema compromete o meio ambiente. Precisamos sanar essa carência para que a Bahia continue na rota do desenvolvimento”, destacou Bastos.

Presos da delegacia de Brumado recebem Bíblias dos Gideões Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes do grupo Gideões Internacionais distribuíram cópias do Novo Testamento da Bíblia, dos Salmos e dos Provérbios aos presos na delegacia de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, cerca de 30 detentos, funcionários da delegacia e até quem estava na recepção registrando queixas receberam a versão de bolso do Novo Testamento. O grupo ainda se deslocou até algumas escolas públicas, onde também fez a distribuição dos livros.

Brumado: Polícia Rodoviária faz apreensão de moto com chassis raspado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma motocicleta modelo Honda 150, de cor azul, foi apreendida durante uma abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Estadual em Brumado, no último sábado (02). A motocicleta foi conduzida à delegacia sob a suspeita de ser produto de furto ou roubo, pois os policiais identificaram a numeração do chassi raspada. A Polícia Técnica realizará perícia para identificar a procedência do veículo.

Cerca de 15 mil brumadenses devem ser vacinados contra H1N1 e H3N2 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado entrou esta semana na campanha de vacinação contra a influenza H1N1 e outras duas gripes estrangeiras denominadas H3N2. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a meta da secretaria municipal de saúde (Sesau) e da coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) é vacinar cerca de 15 mil pessoas do público alvo, composto por crianças de 06 meses há menos de cinco anos de idade, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, presos e funcionários da delegacia, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (portando receita médica), gestantes e puérperas (após 45 dias de parto). Deve ser apresentado cartão da criança ou outro documento. O dia D da campanha será no próximo sábado (09), mas a vacinação se estenderá até o dia 22 deste mês. Uma grande equipe de vacinação vai atuar nos 12 postos espalhados na sede do município no próximo sábado. A Vigep está preparando um roteiro para que uma unidade móvel atenda as comunidades rurais, exceto os distritos que já contam com unidades básicas de saúde.

Dengue cresce 153% na Bahia em 2015 em comparação a 2014 Foto: Joá Souza /Ag. A TARDE

A Bahia reflete um drama comum em vários outros estados: este ano, até o dia 24 de abril, foram notificados em território baiano 20.813 casos de dengue. Um aumento de 153% em relação ao mesmo período de 2014, quando houve 8.241 registros, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).  O estado da Bahia está entre os dez primeiros com maior número absoluto de casos da doença de 1º de janeiro a 18 de abril, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. Ocupa o 8º lugar, com 20.746 ocorrências neste período. Quanto às taxas por 100 mil habitantes, a Bahia cai para a 14ª posição (137,2 por 100 mil). Os três primeiros colocados são Acre (1.064,8), Goiás (968,9) e São Paulo (911,9). Dos 417 municípios baianos, 286 (68,6%) notificaram a doença por meio dos sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica. Itabuna se destaca, com 4.280 notificações. Ilhéus registrou 3.629; Jequié, 1.508; Salvador, 880; Ibicaraí, 592; Jeremoabo, 569; Buerarema, 470; Simões Filho, 406; Macaúbas, 398, e Feira de Santana, com 396. Esses dez municípios concentram 63,1% dos casos. Este ano, já foram confirmados no estado cinco casos de dengue com sinais de alarme e três casos de dengue grave. Destes, duas mortes foram registradas, sendo uma em Feira de Santana e outra em Salvador. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, o aumento das notificações está relacionado a "fragilidade" nas visitas de agentes de endemia nos municípios. As informações são do A Tarde.

Ministério da Educação está sem dinheiro para novos contratos do Fies Foto: Divulgação

O Ministério da Educação não tem dinheiro para assinar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre, disse o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. Ele informou que o ministério não foi notificado da determinação judicial para reabertura do prazo de inscrições e adiantou que recorrerá da decisão. Luiz Cláudio explicou que “mesmo que [o prazo para inscrições] seja reaberto, será inútil”, porque foram reservados R$ 2,5 bilhões para o Fies; o limite foi atingido e não será possível financiar novos contratos neste semestre. O Fies registrou 252.442 novos financiamentos em instituições privadas de ensino superior, segundo balanço do ministério. De acordo com a Agência Brasil, o prazo para novos contratos foi encerrado no último dia 30 e mais de 500 mil candidatos buscaram o financiamento. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que o número superou a expectativa de 250 mil novos contratos. Os cursos mais procurados foram engenharia, com 46.981 contratos, direito (42.717), enfermagem (16.770) e administração (15.796). O número, explica Ribeiro, pode cair, pois os alunos precisam comprovar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento em cada instituição de ensino. A expectativa é que a queda seja insignificante.

Brumado: Ciclista tem bicicleta roubada durante treino na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Enquanto treinava pelo anel rodoviário da BR-030, em frente à estação de tratamento da Embasa, em Brumado, um ciclista foi surpreendido por um marginal. Armado, ele anunciou o assalto e levou a bicicleta da vítima. A bicicleta de competição está avaliada em R$ 5 mil no comércio local. O atleta prestou queixa na delegacia e espera o quanto antes ter sua bike recuperada para que ele não fique de fora das competições.

Brumado: Bandidos rendem motociclista e levam moto, dinheiro e celulares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais uma motocicleta foi roubada durante o último final de semana em Brumado. Desta vez, o crime aconteceu na Rua Martiniano Virgílio Meira, nos fundos da clínica Somepe, no centro da cidade. Segundo a vítima, dois marginais armados a interceptaram no local e anunciaram o assalto. Além do veículo, eles levaram dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 700.

A balança comercial – diferença entre exportações e importações – registrou em abril o superávit de US$ 491 milhões. O resultado só perde para abril de 2013, quando o indicador tinha apresentado déficit de US$ 989 milhões. Em relação ao ano passado, o superávit da balança em abril caiu 3%. Em abril de 2014, o país exportou US$ 506 milhões a mais do que importou. No mês passado, as exportações somaram US$ 19,724 bilhões, com queda de 23,2% em relação a abril do ano passado pela média diária. As importações totalizaram US$ 19,218 bilhões, recuo de 23,7% na mesma comparação. O resultado positivo em abril ajudou a reduzir para US$ 5,066 bilhões o déficit acumulado na balança comercial em 2015. No mesmo período do ano passado, a balança acumulava resultado negativo de US$ 5,573 bilhões. Nos quatro primeiros meses do ano, as exportações caíram mais que as importações. De janeiro a abril, o país exportou US$ 57,931 bilhões, queda de 16,4% pela média diária em relação ao mesmo período de 2014. As importações somaram US$ 62,997 bilhões, retração de 15,9% também pela média diária. As três principais categorias de produtos exportados tiveram queda no acumulado do ano. As vendas de produtos básicos caíram 23,6% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado. Os principais itens que puxaram a queda foram o minério de ferro (-45,1%), a soja em grão (-41%) e a carne bovina (-24,2%). Esses produtos atravessam queda de preços no mercado internacional. As exportações de manufaturados caíram 11,3%, por causa principalmente de motores e geradores (-22,9%), máquinas de terraplanagem (-20,8%) e automóveis (-19%). As vendas externas de semimanufaturados caíram 2,5% no acumulado do ano, com destaque para açúcar em bruto (-13,8%), couros e pelos (-12,2%) e ferro fundido (-10,9%).

Novas regras da Caixa para compra de imóveis começam a valer Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Começam a valer a partir desta segunda-feira, 4, as novas regras para financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal (CEF). Em geral, tornou-se mais difícil financiar o imóvel e especialistas já têm apontado o consórcio como uma opção. Três medidas da Caixa causam impacto direto na decisão de quem pretende tomar crédito. A primeira delas é o limite de financiamento de imóveis novos, que passou a ser de 90% do total do valor. Além disso, para usados, o teto passou a ser de 50% do total do imóvel, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, imóveis que valem até R$ 750 mil nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Nos demais Estados, o valor máximo é de R$ 650 mil. A terceira medida engloba imóveis mais caros. Para usados acima de R$ 750 mil, enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o limite de financiamento passa a ser de 40% do valor total do imóvel. As medidas foram anunciadas pelo banco público no fim do mês passado com o objetivo de driblar a falta de recursos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, utilizados para liberar crédito pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Na prática, a Caixa passa a liberar menos dinheiro para as operações, principalmente no caso de imóveis usados e mais caros. Vale lembrar que, no caso do financiamento popular (Minha Casa, Minha Vida), as regras anteriores permanecem inalteradas. O mesmo vale para empréstimos concedidos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS). No caso das operações feitas pela tabela Price, em que as parcelas aumentam progressivamente, o limite de financiamento pelo SFH já havia sido reduzido para metade do valor do imóvel. As informações são do A Tarde.

Casos de dengue chegam a 745,9 mil neste ano no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde o início do ano até o dia 18 de abril, o país já registrou 745,9 mil casos de dengue, o equivalente a um aumento de 234,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 223,2 mil casos da doença. Segundo o balanço da pasta, a Região Sudeste apresenta a maior incidência de dengue, com 575,3 casos para cada 100 mil habitantes (489.636 casos no total). Em seguida, aparecem as regiões Centro-Oeste, com 560,7 para cada 100 mil habitantes (85.340 casos no total), Nordeste, com 173,7 para cada 100 mil habitantes (97.591 casos no total); Sul, com 159,8 para cada 100 mil habitantes (46.360 casos no total) e Norte, com 156,6 para cada 100 mil habitantes (27.030 casos no total). Além disso, foram confirmados 229 óbitos causados pela doença nas 15 primeiras semanas do ano - um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 158 mortes. Também até o dia 18 de abril, foram registrados 404 casos graves de dengue - um aumento de 49,6% na comparação com o mesmo período de do ano passado, quando foram registrados 270 casos graves.

Arquivo