Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
Botuporã: Motociclista morre após bater na traseira de carro na BA-156 Foto: Louro Magalhães

Um motociclista faleceu no início da noite de quarta-feira (24) em um acidente na cidade de Botuporã, no sudoeste da Bahia. Identificada apenas como Paulo, a vítima era moradora do Povoado da Lagoa D’água das Costas. De acordo com o Blog do Louro Magalhães, o acidente aconteceu na BA-156, entre o Povoado de Taquaril e a Comunidade do Poço, onde a vítima bateu na traseira de um carro. O motorista prestou socorro à vítima, mas a mesma morreu ainda no local. Ainda não se sabe o que teria ocasionado o acidente. A Polícia Civil está investigando o caso.

Paramirim: Vereadores querem eliminar contribuição de iluminação pública da conta de luz Foto: Divulgação

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Paramirim, no sudoeste baiano, ingressou na quarta-feira (24), nas Comissões de Educação, Justiça e Orçamento, com o Projeto de lei n º 03/2017. Se aprovado, o projeto revogará a Lei Municipal nº 020/2002, que instituiu no município a contribuição compulsória para o custeio da iluminação pública. Baseados no que determina a Lei Orgânica Municipal, os vereadores Cleuziomar Lima Santos, George Luís Magalhães Tanajura, Orlando Flor e Silva, Antônio Marques de Souza e Gilberto Marques da Silva assinam o projeto. A proposta também conta com o apoio do presidente do Legislativo, Antônio Maria Viana. Segundo o projeto, a cobrança é considerada abusiva e inconstitucional, visto que, de acordo com a Súmula Vinculante 41 do Supremo Tribunal Federal (STF), o serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa. Os vereadores alegam que, mesmo com a cobrança da contribuição, os níveis de iluminação na cidade são bastante precários.

Vereadora Ilka Abreu solicita benefícios para o Bairro Irmã Dulce em Brumado Foto: Eliana Costa

A vereadora Ilka Abreu (PR) tem realizado visitas em diversas localidades da cidade a fim de ouvir os moradores e identificar as principais reivindicações da comunidade. A parlamentar esteve no Bairro Irmã Dulce verificando a urgente necessidade da implantação de uma Unidade Básica de Saúde para que os moradores possam ser atendidos no próprio bairro, já realizando a indicação à administração municipal solicitando o benefício. Outra melhoria para o bairro identificada pela vereadora é a reforma geral da quadra poliesportiva Aurelino Ribeiro dos Santos. A revitalização da Praça Getúlio de Souza Meira, também localizada no bairro, foi outra importante proposição de autoria da vereadora.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 176,00 (entrada em maio) + quatro iguais. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Gincana estudantil promete agitar a agenda letiva no Colégio Estadual de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A euforia já toma conta dos alunos do Colégio Estadual de Brumado que se preparam para gincana estudantil que acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho. Como parte das metas, a equipe Tome Xote está estendendo à comunidade brumadense o convite comparecer e prestigiar o evento que terá como tema: “Oxente, de Repente o Nordeste em Festa”. No programa consta o tradicional desfile das carroças e encenação do casamento com apresentação de quadrilhas juninas.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

SMTT promove Congresso de Taxistas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O auditório da prefeitura foi palco para o I Congresso de Taxistas de Brumado, que aconteceu nesta quarta-feira (24). O evento faz parte do movimento Maio Amarelo, que é promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A mesa foi formada pela Diretora do Departamento de Tributos, Virgínia Lima Guedes; pela Coordenadora de Cadastro Veicular da 18ª Ciretran, Adéllia Caroline Santana Castro; pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Jônio Santos Nader; e pelo Assessor Jurídico Eduardo Souza Soares. O congresso disponibilizou uma capacitação aos taxistas com diversos temas, dentre os quais a inscrição no cadastro fiscal, o cadastramento do veículo, os trâmites de legalização da função, a legislação vigente e também a observância na qualidade da prestação dos serviços. Os temas foram amplamente discutidos pela diretora do departamento de tributos e pelos demais componentes da mesa.

PSDB, DEM e PPS avaliam indireta como 'inevitável' Foto: Jorge William/Agência O Globo

Os principais partidos da base, PSDB, DEM e PPS começaram a discutir uma atuação conjunta nas eleições indiretas para presidente, já consideradas inevitáveis para as cúpulas das três legendas. De acordo com jornal O Globo, os líderes tucanos conseguiram na quarta-feira (24) conter, momentaneamente, o movimento de desembarque de seus deputados da base governista, com o objetivo de aguardar até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o processo de cassação da chapa presidencial no próximo dia 6 de junho.

Greve dos vigilantes interrompe atendimentos nas agencias bancárias em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As agências da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Nordeste e Cred Sudoeste em Brumado suspenderam as atividades desde a última quarta-feira (24) por conta da greve dos vigilantes. O Bradesco chegou a funcionar com apenas um vigilante, porém a gerência foi notificada pela Polícia Federal e interrompeu o atendimento ao público. O site Brumado Notícias registrou a manifestação dos vigilantes na manhã desta quinta-feira (25), em frente à agência do Banco do Brasil, que oferece resistência ao movimento grevista. O delegado regional do Sindivigilantes, Mizael Rosa, denunciou que a diretoria da agência está assediando moralmente os vigilantes com ameaças de perda de emprego, caso os mesmos abandonem os postos de trabalho em adesão à greve da categoria. Ainda segundo o sindicalista, a greve só será interrompida quando houver uma proposta real da classe patronal, que só está oferecendo 1% de aumento aos vigilantes. “Lamentamos os transtornos para a sociedade em geral, porém chegamos ao limite da paciência, pois já são nove rodadas de negociações desde o mês de março sem uma ponderação mais flexível por porte dos patrões. Então, nossa resposta, infelizmente, tem que ser essa, a greve. Estaremos de braços cruzados até que a classe patronal atenda as nossas reivindicações e mantenham nossos direitos trabalhistas adquiridos”, pontuou o delegado sindical.

Rodrigo Janot: 'Se possível, não faríamos acordo com criminosos' Foto: João Godinho/Agência O Globo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a defender a adoção de delações premiadas como “exigência indispensável” no combate às organizações criminosas. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo desta quinta-feira (25), ele sustenta que, de forma pragmática, a colaboração tomou o lugar do “caminho tradicional para aplicação da lei”, considerado por ele “ineficaz e instrumento de impunidade”. Pela natureza da nossa instituição, talhada para a persecução penal, é evidente que, se fosse possível, jamais celebraríamos acordos de colaboração com nenhum criminoso. “No campo da vontade, desejamos o rigor máximo para todos os que transgridem os limites da lei penal, sem concessões”, destaca Janot. O procurador-geral ressalta ter deixado de lado “a utopia, o personalismo e o aplauso fácil” em nome do "senso de responsabilidade para com o país" e decidiu celebrar o acordo com os donos da J&F — colaboração, segundo ele, que mostrou às autoridades a insuficiência de “três anos de trabalho intenso para intimidar um sistema político ultrapassado e rapineiro”.

Apae de Brumado recebe doação de alimentos adquiridos no I Torneio de Futsal da SMTT Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes da Superintendência Municipal de Trânsito de Transportes (SMTT) de Brumado, da 18ª Ciretran, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Apae, onde realizaram a entrega dos alimentos arrecadados durante o I Torneio de Futsal Maio Amarelo, que aconteceu nos dois últimos finais de semana, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. À frente da SMTT, André Cardoso declarou que o setor se engajará com os demais órgãos para promover eventos que colaborem com a captação de recursos para a manutenção da Apae e outras instituições no município.  

Bahia conquista a Copa do Nordeste depois de 15 anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O tricolor de aço conquistou o tricampeonato da Copa do Nordeste 2017 ao derrotar o Sport por 1x0 na noite da última quarta-feira (24), na Fonte Nova, em Salvador. O Bahia dominou a partida desde o início e marcou o gol do triunfo aos 12 minutos do primeiro tempo, após bola alçada pelo colombiano Armeiro, que encontrou Edgar Júnior na meia lua. De costas, o atacante deu um giro que enganou o experiente zagueiro Durval e com uma bela cavadinha cobriu o goleiro Magrão. A partida foi tensa, com muitas faltas e cartões amarelos para os dois lados, e o Sport ainda teve um jogador expulso. Torcedores do Bahia em Brumado assistiram à partida nos bares e lanchonetes e logo depois saíram pelas ruas da cidade celebrando o triunfo do time do coração, que já havia celebrado o torneio nos anos de 2001 e 2002.

Embaixada de Justiça Pela Paz faz campanha para doação de sangue em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grupo de adeptos da ONG Embaixada da Justiça Pela Paz está em Brumado realizando uma campanha massificada de doação de sangue para o banco do Hemoba no município. A campanha está sendo feita com panfletagem nas ruas da cidade e uma chamada pública para que mais munícipes compareçam ao Hemoba. A ONG atua em mais de 20 países com o objetivo de tocar os sentimentos das pessoas para fazerem a doação de sangue como ato de amor em prol da vida do semelhante. Na próxima semana, Elaine Barreiras, coordenadora do grupo, fará uso da tribuna livre durante a sessão legislativa no intuito de falar sobre o assunto e buscar o apoio do parlamento para participação da comunidade.  

Dilma entra com novo recurso para tentar voltar à Presidência Foto: Evaristo Sá/AFP

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) apresentou na quarta-feira (24) um novo pedido de liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o impeachment que a tirou definitivamente do cargo em agosto de 2016. O processo caiu nas mãos do ministro recém-chegado Alexandre de Moraes, que assumiu os casos do ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro deste ano. De acordo com a Veja, Teori já havia indeferido a liminar em outubro do ano passado, dizendo que “não havia risco às instituições republicanas, ao estado democrático de direito ou à ordem constitucional”, uma vez que o então vice-presidente Michel Temer (PMDB) havia ocupado o cargo da titular da chapa. Na ocasião, o ministro ainda escreveu que levaria para o plenário do STF apreciar o mérito do caso. O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, citou as denúncias da delação de executivos da JBS que levaram Temer a ser alvo de inquérito no STF por crimes de corrupção, obstrução da Justiça e organização criminosa para reforçar o pedido de invalidação do impeachment.

Tenente-Coronel Irlando Oliveira deixa o comando da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/46ª CIPM

Recentemente promovido para tenente-coronel, Irlando Lino Magalhães Oliveira deixa o cargo de comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O decreto de promoção do oficial foi publicado no Diário Oficial da Bahia, nesta quinta-feira (25). Segundo apurou o site Brumado Notícias, Irlando irá comandar o 14º Batalhão da Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, região do recôncavo baiano. Já o Major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, subcomandante do 19° BPM de Jequié, assume o cargo na capital da manga e do maracujá. A passagem de comando deve acontecer nos próximos dias.

Rodrigo Maia: decisão sobre impeachment 'não pode ser do dia para a noite' Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Responsável por dar seguimento aos pedidos de impeachment contra Michel Temer (PMDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou nesta quarta-feira que tenha decidido engavetar as ações que foram apresentadas logo após eclodirem as denúncias contra o peemedebista, que foi gravado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS e delator na Operação Lava Jato, em conversas um tanto controversas. “Eu não posso avaliar uma questão tão grave como essa num drive-thru”, disse. “Não é assim, não é desse jeito. Quanto tempo não se discutiu aqui a crise do governo Dilma? Então, nós temos de ter paciência”, afirmou. Maia nega que tenha decidido não dar prosseguimento a nenhuma ação: “Eu não tomei decisão. E não é uma decisão que se tome da noite para o dia”, continuou. De acordo com a Veja, o deputado decidiu se manifestar após sua declaração na segunda-feira de que não seria “instrumento para a desestabilização do Brasil” ter sido vista como um indicativo de que não daria continuidade aos processos contra Temer. Nos bastidores, porém, ele próprio manifestou a aliados a intenção de não mexer nesse tema agora. Cabe ao presidente da Câmara avaliar a admissibilidade das ações e determinar a instalação de uma comissão especial que julgaria a conduta do presidente da República.

Major Souza Dias é o novo comandante da 34ª CIPM em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi publicada no Diário Oficial da Bahia, nesta quinta-feira (25), a exoneração do Major PM Jocevã Lima Oliveira do cargo de comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o Major Adriano Souza Dias, que ocupava o cargo de Subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Tático, do Comando de Policiamento Regional da Capital - Central, foi nomeado para comandar a 34ª CIPM. Já Jocevã foi para o comando da 55ª CIPM, na cidade de Ipiaú, no sudoeste baiano. A data de posse do Major Souza Dias ainda não foi divulgada.

Clínica Mais Vida disponibiliza acompanhamento urológico com o médico Thiago Torres

Todas as sextas são realizadas consultas e acompanhamentos urológicos com o médico Thiago Torres na Clínica Mais, em Brumado. O médico especialista destacou que sua atuação tem por objetivo prestar atendimento amplo e satisfatório a homens, mulheres e crianças. O especialista fez especificações para cada gênero. Segundo ele, os homens com histórico de próstata na família ou que sejam negros devem iniciar os exames a partir do 45 anos de idade. “Quanto mais se previne, mais se vive”, disse o médico ao site Brumado Notícias. No caso das mulheres, o foco são os casos de infecções, perdas urinárias, perda da libido sexual, dor na relação, corrimento e cálculo renal. Torres dá a dica de utilizarem roupas leves e praticarem a boa higiene pessoal. Já para as crianças a atenção é dada desde os primeiros dias de vida observando a genitália masculina quanto ao tratamento da fimose. “Sendo tratado no início da vida evita procedimentos cirúrgicos e traumas futuros. Basta o manuseio correto e, caso necessário, medicamentos”, esclareceu o médico, reforçando que “tudo envolvendo o aparelho urinário é avaliado pela urologia”. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Secretária de educação pede colaboração diante da proposta de expansão da educação de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua primeira entrevista à imprensa após retornar ao comando da Secretaria Municipal de Educação, Acácia Gondim pediu um pouco mais de paciência e colaboração dos professores, pais e alunos diante da proposta de expansão da educação no município. Acácia ficou o primeiro quadrimestre do ano afastada da secretaria para cuidar de questões pessoais na capital. Natural de Barra da Estiva, ela declarou que iniciou a sua formação acadêmica em Brumado e se sente na obrigação de retribuir ao município. “Esse é meu empenho: colaborar para a expansão da educação”, disse ao site Brumado Notícias. A secretária afirmou que está preocupada com o aumento da demanda do ensino especializado para crianças portadoras de necessidades especiais, uma vez que, segundo ela, a União e o Estado não têm dado suporte aos municípios para suprir essa carência. “Não temos uma formação de professores nessa área, o que exige uma dedicação extra do educador em dar a devida atenção ao aluno especial. Esse talvez seja o nosso maior desafio dentro da lei de acessibilidade e inclusão social, uma lei necessária, mas, com os municípios despreparados e desestruturados para suprir essa carência, vamos buscar mecanismos para ajudar na educação especial”, ponderou. 

Secretária de educação pede colaboração diante da proposta de expansão da educação de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretária também assumiu que o município precisa se adequar melhor para implantar com sucesso o ensino de tempo integral. “Há muito ainda o que fazer, vejo muitas dificuldades, mas que podem ser resolvidas com muito trabalho. A proposta do ensino de tempo integral é excelente, pois oferta um ensino de maior qualidade, porém se faz necessária a estruturação física e pedagógica das escolas para atender as necessidades do corpo docente e dos alunos”, ressaltou. Gondim declarou que tem visitado as unidades educacionais buscando avaliar as necessidades para implantação do ensino integral. “Não dá pra começar tudo de vez agora, terá que ser um processo gradativo. Para esse ano é impossível implantar o tempo integral em todas as unidades, porém vamos buscar o aprimoramento das que já foram iniciadas e no próximo ano daremos atenção às demais”. Por fim, a secretária pediu empatia aos pais, alunos, professores e aos servidores em geral. “Peço que tenham um pouco mais de paciência e colaboração, pois se todos entenderem a natureza real da proposta vamos resolver esse impasse sem maiores transtornos. Temos que nos unir em prol da evolução da educação pública para os nosso filhos”, finalizou.

Manifestantes ateiam fogo a ministérios em protesto contra Temer Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um grupo de cerca de 50 pessoas usando máscaras no rosto promoveu um quebra-quebra em meio à manifestação contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB) em Brasília após a Polícia Militar dispersar parte do protesto com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. O grupo destruiu persianas e vidraças de pelo menos cinco ministérios, entre eles o da Integração Nacional, o do Trabalho e o da Agricultura. Este último havia sido cercado por tapumes, mas, mesmo assim, teve os vidros quebrados.  De acordo com a Agência Brasil, também foram depredados paradas de ônibus, placas de trânsito, orelhões, holofotes que iluminam os letreiros dos ministérios e até banheiros químicos que haviam sido instalados para a manifestação. Em frente ao Ministério do Planejamento, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, o grupo de manifestantes mascarados ateou fogo em um orelhão e em cerca de 10 bicicletas de uso compartilhado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas participaram da manifestação. 

Cicom de Brumado está há sete meses na fila de espera para ser inaugurado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o mês de novembro de 2016 foram concluídas as obras do prédio do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) no município de Brumado. A unidade já está toda equipada com computadores, câmeras de alta tecnologia e resolutividade e demais aparelhos, porém ainda aguarda a visita do governador Rui Costa para ser inaugurado, o que deve acontecer juntamente com um pacote de outras obras, como o presídio, os leitos de UTI e o prédio com acessibilidade do Ifba. 

Cicom de Brumado está há sete meses na fila de espera para ser inaugurado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (24), o site Brumado Notícias registrou que parte do letreiro do Cicom caiu. Ao que parece as letras não foram bem fixadas na parede e começaram a se soltar. Há uma expectativa de que a unidade e as demais obras citadas sejam inauguradas na semana do aniversário da cidade, no dia 11 de junho. Vale ressaltar que a assessoria do gabinete do governador chegou a anunciar a visita do mesmo ao município no mês de dezembro. A visita foi cancelada com a justificativa de estar fora do agendamento do governo. 

Clínica Luiza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Mortes no trânsito reacendem as discussões sobre a falta de UTI em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A morte do radialista Sinval José de Souza, o Maluco do Veneno, e do lavrador Leandro dos Ângelos Silva, reacenderam as discussões e cobranças acerca da falta de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município de Brumado. As vítimas receberam toda a atenção que estava ao alcance do Hospital Professor Magalhães Neto, bem como do Hospital de Base de Vitória da Conquista, porém, em razão da gravidade, os casos seriam melhor tratados em uma UTI. As vítimas tiveram de aguardar a liberação das vagas para então serem encaminhadas para um centro de cuidado intensivo. Muitos munícipes acreditam que se a UTI local estivesse em funcionamento haveria tempo hábil para salvar as duas vítimas, assim como outros conterrâneos da região que se foram pela espera do tratamento intensivo. Há uma atmosfera de otimismo da administração brumadense quanto à possível inauguração e início das atividades da UTI para o mês de junho. O site Brumado Notícias apurou que, mesmo com o atraso da maioria das prefeituras da região em homologar a adesão ao consórcio regional de saúde, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o governador Rui Costa estão engajados em inaugurar o quanto antes a unidade para atender a demanda. Serão 20 leitos de UTI, sendo 10 adulto e 10 neonatais, que já prontos esperando apenas os trâmites burocráticos para entrar em funcionamento.   

Falha humana tem sido a principal causa dos acidentes de trânsito em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (22), várias autoridades ligadas ao trânsito de Brumado estiveram reunidas por conta do Movimento Maio Amarelo e o tema principal da mesa de debates foi a o aumento dos acidentes de trânsito no município. A preocupação foi reforçada com os dados estatísticos apresentados pelos órgãos que fiscalizam e prestam socorro nas comunidades, como o Samu 192, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a SMTT e a 18ª Ciretran. Segundo apurou o site Brumado Notícias, durante o encontro, chegou-se a conclusão de que a maioria dos acidentes é provocada por falha ou colaboração humana. Reforçando a tese, nas últimas semanas, quatro brumadenses morreram vítimas de acidentes de trânsito. Três dos acidentes envolveram motocicletas, o que também reforça os números que apontam o veículo de duas rodas com o maior índice nas ocorrências. Em um dos casos, foi registrada outra problemática: animais soltos nas pistas de acesso ao município. Na ocasião também foram mencionadas as falhas nas estruturas das vias urbanas, bem como o déficit na sinalização. Porém, a falta de conscientização e educação no trânsito são apontados como fatores que ocasionam mais acidentes em Brumado.  

Major Jocevã Oliveira deixa o comando da 34ª CIPM em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após quase dois anos no comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o Major Jocevã Oliveira, vai deixar o comando da unidade em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Jocevã será designado para a 55ª CIPM, na cidade de Ipiaú, no sudoeste baiano. O oficial fez o anúncio de sua remoção e ressaltou que a portaria deve ser publicada no Diário Oficial da Bahia, nesta quinta-feira (25). O nome do novo comandante da PM ainda não foi divulgado. Outras mudanças serão realizadas pela Polícia Militar no Estado. 

Arquivo