Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

31 Mai 2020 - 20:00h

O município de Brumado confirmou na noite deste domingo (31) três casos da Covid-19, o novo coronavírus e mais um paciente em internação hospitalar. De acordo com o boletim epidemiológico, no momento, a cidade tem 31 casos da doença, sendo que 14 pacientes foram curados, 17 estão em tratamento e dois hospitalizados. A vigilância epidemiológica registrou 1119 casos suspeitos notificados do vírus e 243 pessoas testaram negativo para a Covid-19. 45 pacientes ainda aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). Nenhum óbito foi confirmado. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

31 Mai 2020 - 19:50h

Um homem foi preso suspeito de agredir a companheira e chutar a filha do casal, de apenas 10 meses, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. Conforme a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 10h de sexta-feira (29), na rua São José, no bairro Rosa Neto. Policiais da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram até o local após a central de operações (Cenop) da companhia receber uma solicitação de apoio em decorrência de agressão. De acordo com a PM, ao chegar no local, a companheira também disse que o suspeito chutou a filha do casal. O dois foram levados para a 1ª Delegacia Territorial, onde o fato foi registrado.

31 Mai 2020 - 11:57h

O município de Urandi, a 205 km de Brumado, confirmou na manhã deste domingo (31), a primeira morte por conta da Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela vigilância Epidemiológica da cidade. A paciente vítima da doença, é uma idosa de 72 anos, que estava internada no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Ela tinha histórico de doenças cardíacas. De acordo com a equipe de saúde, a idosa foi um dos primeiros casos de Covid-19 da cidade. Por conta do avanço do vírus, a prefeitura de Urandi havia decretado toque de recolher na última quinta-feira (28) (veja aqui). Segundo o boletim do coronavírus, Urandi tem 68 casos confirmados da doença, com sete pacientes curados e 60 em isolamento com o vírus ativo. 616 pessoas estão sendo monitoradas, além 132 casos suspeitos notificados e 579 descartados. Apenas um paciente aguarda resultado.

31 Mai 2020 - 07:15h

A Bahia tem cinco dos 10 municípios mais vulneráveis à Covid-19 no Brasil, segundo estudo do Instituto Votorantim. Wanderley, Ibirataia, Sítio do Quinto, Jussiape e Ubaitaba integram o “top 10” da lista que avalia 5.570 cidades brasileiras. O estudo utilizou como critérios para a avaliação questões socioeconômicas, tamanho da população idosa, taxa de urbanização, estrutura e organização do sistema de saúde, capacidade fiscal da administração municipal, entre outros. De acordo com o Bahia Notícias, em Jussiape, na Chapada Diamantina, além de haver uma pequena parcela da população ocupada, o rendimento médio dos trabalhadores não ultrapassa 1,4 salário mínimo. O estudo deixa claro que a questão de renda é um fator fundamental para a vulnerabilidade diante da pandemia. Para o Instituto Votorantim, os cinco municípios baianos menos vulneráveis para o enfrentamento da Covid-19 são, na ordem, Dias D’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Camaçari e São Desidério.

31 Mai 2020 - 07:05h

Um macaco da espécie Guigó, nativo das florestas do nordeste do Brasil, foi resgatado após ser encontrado ferido e desidratado na região da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. As informações são do G1. De acordo com a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA), o animal foi encontrado na última quarta-feira (27). Segundo o comando da CIPPA de Lençóis, um homem que passava na altura da subestação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), em Lençóis, achou o animal ferido e o socorreu para uma unidade da CIPPA. O macaco estava com escoriações na perna e próximo ao queixo, além de estar muito fraco. Após ser socorrido, o animal foi encaminhado para um médico veterinário que o avaliou e iniciou tratamento. Após os procedimentos médicos, as equipes da Cippa entraram em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde mantiveram comunicação com o Parque Zoobotânico de Salvador, para onde foi encaminhado o macaco.

31 Mai 2020 - 07:00h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 100 kg de entorpecentes, na noite do último sábado (30), em trecho da BR-116, que dá acesso ao Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, cocaína, maconha, MDA e lindocaína foram localizadas escondidas dentro de veículo. Os entorpecentes estavam em caixas, malas e outros suportes. Após a abordagem, 63 kg de maconha, 13 kg de cocaína, 05 kg de MD e 15 kg de lindocaína foram encontradas. O condutor do veículo, de 34 anos, informou a PRF que levava os entorpecentes de São Paulo para cidade baiana de Araci. Ele informou que receberia R$ 2 mil pelo transporte. O motorista e toda a carga apreendida foram conduzidos para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista.

31 Mai 2020 - 06:40h

A prefeitura de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, suspendeu todas as obras que estavam em andamento na cidade. Isso porque, o município registrou 11 casos da Covid-19, o novo coronavírus, neste sábado (30). O primeiro caso na cidade foi registrado no dia 20 de maio (veja aqui). A paralisação das obras se deu por conta de um dos contaminados trabalhar em uma das empresas de construção civil, que atua no município. O prefeito da cidade Alan Vieira (PSD), determinou a paralisação das obras por sete dias e solicitou das empresas que realizem testes em todos os funcionários.

31 Mai 2020 - 06:30h

A secretaria de saúde do município de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou na noite do último sábado (30) mais 17 casos da Covid-19, o novo coronavírus. Com isso a cidade passa a ter 44 pessoas infectadas com a doença. De acordo com o boletim epidemiológico, são 40 homens e 4 mulheres que estão com o vírus ativo. Ainda segundo o boletim, 1533 seguem monitoradas, cinco pacientes aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen) e 267 casos foram descartados. 18 pacientes foram curados e 26 permanecem com o coronavírus ativo e estão em tratamento. Todos estão cumprindo isolamento domiciliar. Nenhum óbito foi confirmado pela secretaria de saúde.

31 Mai 2020 - 06:20h

A força-tarefa montada pela Prefeitura de Brumado e a Polícia Militar realizaram novas fiscalizações no último sábado (30). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, como na última sexta-feira (29), em que diversos estabelecimentos foram interditados (veja aqui), a força tarefa realizou novas ações. De acordo com a equipe da força-tarefa, os estabelecimentos a descumprir as medidas protetivas e de combate ao novo coronavírus. Nesta nova etapa de fiscalização, foram realizadas 10 interdições a bares e mercearias, autuação a 01 distribuidora e dispersão a 02 aglomerações. A equipe da força-tarefa informa que as fiscalizações continuarão com medidas ostensivas, sempre que necessário e pede a participação popular para impedir o avanço da Covid-19 na cidade. “Não podemos fraquejar, nossa luta é contra um vírus que vem trazendo prejuízos para todo o mundo. Por isso, reforçarmos a toda população brumadense para a necessidade de se colocar como cidadão atuante nessa luta. Participe conosco nessa luta, para que o quanto antes possamos vencer esse mal”, disse.

31 Mai 2020 - 06:10h

Uma mulher identificada como Maria Aparecida Mineiro, 31 anos, mais conhecida como Momô, está desaparecida na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, desde a última sexta-feira (29). A informação foi confirmada pela família de Maria Aparecida a Rádio Nova Rio de Contas FM. Momô foi vista pela última vez no Bairro Sossego trajando calça de cor marrom e blusa marrom florida. Na cidade, vizinhos da desaparecida e moradores estão ajudando nas buscas, mas até o momento, não tem pistas do paradeiro de Mineiro. Quem tiver qualquer informação, pode entrar em contato através do número: (77) 98154-2932.

30 Mai 2020 - 19:10h

Mais um paciente está curado da Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado, e deixou a internação hospitalar. A informação foi divulgada na noite deste sábado (30), pela secretaria municipal de saúde (Sesau). De acordo com o boletim epidemiológico, dos 28 casos positivos da cidade, 14 foram curados e 14 estão em tratamento. O número de notificações suspeitas chegou a 1102. Ainda de acordo com o boletim, 52 pacientes aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen). 227 já testaram negativo para o vírus na capital do minério. Apenas um paciente está internado por conta da doença e nenhum óbito foi confirmado até o momento. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

30 Mai 2020 - 18:25h

O secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Soares Feres, declarou que a pasta quer monitorar todos os passageiros que foram transportados com o motorista infectado com o novo coronavírus (veja aqui). Para isso, Feres faz um alerta para todos os moradores da região de Piabanha, Arrecife e adjacências que tiveram contato com o motorista para que liguem para a Central de Informações da Covid-19, através dos números: (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0402. 

Soares ainda disse que o exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen) do motorista havia sido divulgado na última quinta-feira (28), mas somente na sexta-feira (29), a equipe da Vigilância Epidemiológica conseguiu contato com ele para informar o resultado. “Na sexta já tivemos a informação de que ele estaria na feira livre com o ônibus transporte pessoas da comunidade rural para Brumado”, afirmou. O secretário pediu a participação popular para evitar a disseminação do novo coronavírus no município. “Vamos respeitar o isolamento social, para evitarmos essa transmissão rápida como estamos vendo nas regiões sul e metropolitana da Bahia”. Ainda de acordo com ele, somente com a participação de todos, a cidade de Brumado vai vencer a pandemia com segurança e sem nenhum prejuízo para a população.

30 Mai 2020 - 17:55h

Após o flagrante realizado pela Superintendência de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Vigilância Sanitária (Visa), em Brumado, de um motorista de ônibus trabalhando infectado com a Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui), um colega de profissão, da região do Distrito de Ubiraçaba, enviou um áudio via WhatsApp para um integrante da comissão de enfrentamento da doença na cidade, solicitando a paralisação do transporte de passageiro, entre as zonas rural e urbana. De acordo com o áudio recebido pelo site Achei Sudoeste, o profissional ressaltou a necessidade de impedir a disseminação do vírus em todo o município. Para ele, as pessoas do meio rural não estão tendo consciência e não sabem da gravidade de um surto do coronavírus. “Para esse transporte de novo. Passageiro não está nem aí, o passageiro quer rodar, o passageiro quer ir. O passageiro quer carro a todo instante para ir para a cidade ‘bater perna’, sem ter necessidade de ir para a rua”, revelou. Segundo ele, a maioria dos clientes, vão para a sede do município fazer compras de produtos que são vendidos no Distrito de Ubiraçaba e adjacências. “O passageiro vai para comprar uma cebola, um tomate na feira, que aqui em nossa região, ele encontra para comprar. Temos a feira aos domingos, temos pessoas que fazem a venda de porta em porta”, sugeriu. Ainda segundo o motorista, caso a prefeitura de Brumado não tome uma atitude mais enérgica, a Covid-19 vai disseminar na zona rural.

30 Mai 2020 - 17:30h

O pré-candidato a prefeito de Brumado, o empresário e presidente do Democratas (DEM), Fabrício Abrantes, lançou nesta semana, em vídeos, trechos da entrevista concedida ao radialista Alberto Lopes, pela rádio Portal FM 104,3, de Livramento de Nossa Senhora. No primeiro vídeo, Fabrício aborda a necessidade de políticas efetivas de apoio às famílias do campo e fala, ainda, da importância da participação dos trabalhadores da zona rural nas decisões políticas do município. “As famílias do campo serão inseridas nas decisões macro do nosso município. Inadmissível que ainda estejam lutando pelo básico, tais como estradas, aguadas e energia elétrica para os poços artesianos. Vamos mudar isso”, afirmou. No que diz respeito ao processo eleitoral, Abrantes lembra de sua inserção na pré-campanha, ressaltando que 57% da população brumadense não sabia em quem votar, resultado de uma pesquisa interna de julho de 2019. “Mudança é sentimento. O sentimento de Brumado, o nosso sentimento e compromisso é mudar para melhor”, disse, concluindo que a população esperava algo novo que surgiu pelo sentimento da população.

30 Mai 2020 - 09:25h

Na tarde da última sexta-feira (29), uma viatura da Polícia Militar bateu no muro de uma residência durante uma perseguição a um motociclista em Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. O piloto da moto não atendeu ao sinal de parada e a perseguição teve início. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o condutor da viatura perdeu o controle do veículo. Apesar do susto, os militares que estavam na viatura não sofreram nenhum ferimento, nem tampouco os moradores da residência. A frente do veículo ficou destruída.

30 Mai 2020 - 09:15h

O ônibus que foi apreendido na última sexta-feira (29) que era conduzido por um motorista que testou positivo com a Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui), passará por desinfecção. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo está apreendido no pátio do setor de obras da prefeitura local e após ser desinfectado ficará à disposição da polícia militar. Durante a abordagem, cerca de 20 passageiros estavam no ônibus, dentre eles, crianças e idosos, que são da zona de risco da doença. A equipe de fiscalização observou que os passageiros não obedeciam ao distanciamento social e não usavam máscaras.

30 Mai 2020 - 08:55h

Um bandido foi baleado durante um assalto na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registado na última sexta-feira (29), às 22h05, no Povoado de Lourenço. De acordo com a PM, uma guarnição foi solicitada para atender uma ocorrência de um assalto a uma residência na localidade, que teria sido praticado por dois bandidos. Ao chegar ao local, a vítima teria dito aos policiais que um dos autores do crime teria sido alvejado por um disparo de arma de fogo, tipo espingarda. A vítima ainda relatou que o meliante teria empreendido fuga sentido ao povoado de Itapicuru dos Batista. A guarnição se dirigiu ao local e localizou o elemento na casa de familiares. A polícia deteve o individuo e apreendeu a motocicleta utilizada no crime. O meliante apresentava uma grande hemorragia consequente do disparo efetuado contra ele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e conduziu o elemento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Livramento de Nossa Senhora. Ele aguarda transferência para o Hospital de Base em Vitória da Conquista e foi autuado em flagrante delito. A vítima registrou uma queixa na delegacia territorial de Livramento.

30 Mai 2020 - 08:45h

A secretaria de saúde do município confirmou um caso de um paciente natural de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, que testou positivo para o novo coronavírus, na cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. A secretaria de saúde da Bahia (Sesab), no boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (29), apontou o caso, aguardando validação. A secretaria de saúde de Tanhaçu, explica que o paciente possui o Cartão do SUS com endereço vinculado ao município e por isso a Sesab aguarda a validação do caso. A pasta reiterou que, até o momento, a cidade não tem nenhum caso local da doença e não reconhece a divulgação da Sesab, por conta de o paciente não ser domiciliado em Tanhaçu. “O Município de Tanhaçu não reconhece o caso e já adotou todas as providências no sentido de sanar a irregularidade e não validar o caso”, disse em nota. “Nosso compromisso continua o mesmo, exercer a vigilância em saúde com eficiência e manter a população informada de todos os atos”, finalizou.

30 Mai 2020 - 08:30h

Um paciente da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, que estava em tratamento contra uma doença em um hospital de Salvador, morreu na última sexta-feira (29), após ser infectado pela Covid-19, o novo coronavírus. A secretaria de saúde da Bahia (Sesab), incluiu Caculé na lista municípios baianos com casos confirmados da doença. O paciente é um idoso, morador da zona rural da cidade de Caculé, estava há 15 dias na capital baiana para tratamento de uma doença, ainda não divulgada, quando foi contaminado pelo vírus. A secretaria de saúde de Caculé, em nota enviada ao site Achei Sudoeste, informou que os contactantes do paciente e seus familiares serão testados para o coronavírus e ficarão em isolamento domiciliar.

30 Mai 2020 - 08:20h

A secretaria de saúde de Brumado (Sesau) já havia anunciado, que em parceria com a polícia militar, estaria endurecendo a fiscalização para o cumprimento de decretos municipais (veja aqui). Na última sexta-feira (29), o setor de fiscalização da prefeitura e oficiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizaram uma força-tarefa em estabelecimentos comerciais do município de Brumado, para averiguar o cumprimento das medidas necessárias de combate ao Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante a ação, 10 interdições em bares foram realizadas, tendo suas licenças caçadas, já que não possuem permissão para funcionamento. “Essa ação se estendeu ainda aos estabelecimentos contemplados pela flexibilização da abertura do comércio e aos que prestam serviços essenciais, advertindo e punindo aos que se encontravam com irregularidades. Os mesmos foram alertados ainda que na presença de reincidências o estabelecimento será interditado”, informou a força-tarefa. O secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, pediu a participação popular no combate ao vírus. “Entre nessa luta conosco, vamos enfrentar esse inimigo juntos. Se proteja, e proteja aos outros também, para que possamos o quanto antes superar esse mal”. De acordo com a Sesau, as operações continuarão sistematicamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados.