Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2019
Bolsonaro veta pena mais dura a divulgador de fake news eleitoral Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi sancionada pela Presidência da República nesta quarta-feira, 5, uma nova lei que torna crime a denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), entretanto, vetou um trecho da lei que equipara a prática à divulgação de informações falsas, como fake news, por qualquer meio. O texto está em vigor e já vale para as eleições municipais em 2020. De acordo com o texto da Lei 13.834/2019, que atualiza o Código Eleitoral, está sujeito a pena de dois a oito anos de reclusão quem der origem a qualquer tipo de investigação ou processo judicial contra alguém que sabe ser inocente. A pena pode ser maior se a pessoa usar do anonimato ou nome falso; mas, se a acusação for de uma contravenção, o tempo de prisão é reduzido à metade. O trecho que Bolsonaro vetou previa o seguinte: “Incorrerá nas mesmas penas deste artigo quem, comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral, divulga ou propala, por qualquer meio ou forma, o ato ou fato que lhe foi falsamente atribuído”. De acordo com a mensagem de veto, o dispositivo prevê uma punição “muito superior” à pena de uma conduta considerada semelhante e já prevista no Código Eleitoral, que é a calúnia com fins eleitorais, e cuja detenção é de seis meses a dois anos. A mensagem de Bolsonaro diz que vetou o dispositivo por “contrariedade ao interesse público” e que ele “viola o princípio da proporcionalidade entre o tipo penal descrito e a pena cominada”. O projeto de lei foi apresentado na Câmara em 2011 pelo deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA) e aprovado no Senado no em abril. “É reiterada a proliferação de atos irresponsáveis aplicados com finalidade eleitoral, com o fim de violar ou manipular a vontade popular e de impedir a ocorrência de diplomação de pessoas legitimamente eleitas, pela vontade do povo”, escreveu o parlamentar na justificativa do projeto.

Vigilância Sanitária orienta ambulantes quanto à manipulação de alimentos durante aniversário de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Vigilância Sanitária Municipal promoveu um encontro com os ambulantes que irão trabalhar durante a festa de aniversário de Brumado a fim de orientá-los sobre a correta manipulação dos alimentos no evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do setor, Tainan Taio disse que quatro pontos fundamentais foram abordados na reunião: estrutura física, limpeza e organização, manipuladores dos alimentos e os alimentos propriamente ditos. A nutricionista Dinorá Maia conversou diretamente com os ambulantes frisando a importância da higiene pessoal e o uso de roupas adequadas para comercializar e manipular os alimentos. 

Vigilância Sanitária orienta ambulantes quanto à manipulação de alimentos durante aniversário de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Sendo uma festa de rua, não temos uma estrutura organizada, de pia e água disponível, então ressaltamos a importância de lavar as mãos com o uso do álcool 70 e sabonete líquido. Também frisamos a importância de usar água potável para fazer gelo, sucos e alimentos”, destacou. Todos os materiais comercializados na festa, inclusive as carnes de espetinhos, devem ter origem lícita. Entre outros aspectos, o órgão ainda chamou a atenção para a necessidade de duas pessoas nas barracas de comercialização de alimentos, uma especificamente para lidar com o dinheiro e separar o lixo, a fim de não contaminar os alimentos. Um trabalho de fiscalização será realizado nos dias da festa com o objetivo de assegurar a saúde dos frequentadores.

Caixa reduz a taxa de juros de financiamento para imóveis Foto: Divulgação/Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira, 5, a redução nos juros nos financiamentos imobiliários, com entrada em vigor a partir da próxima segunda-feira, 10. A maior taxa praticada pelo banco caiu de 11% ao ano mais Taxa Referencial (TR, atualmente em zero) para 9,75% mais TR. Já a menor taxa – paga pelos clientes que já têm relacionamento com a instituição – foi reduzida de 8,75% mais TR para 8,5% mais TR. De acordo com a Veja, o banco também unificou as taxas praticadas nos empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), este último voltado para imóveis com valor acima de 1,5 milhão de reais e que não podem ser financiados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As taxas anunciadas nesta quarta valem nas diversas modalidades de financiamento imobiliário: imóvel novo, imóvel usado, aquisição de terreno e construção, construção em terreno próprio e reforma e ampliação. A Caixa também divulgou as condições para a renegociação de dívidas imobiliárias de pessoas físicas. Segundo o banco, as medidas atingem cerca de 600 mil famílias e devem beneficiar 2,3 milhões de pessoas. Em alguns contratos, pode haver perdão e multas.  Entre as opções está o pagamento à vista de uma entrada e a incorporação das parcelas atrasadas nas próximas prestações do empréstimo. Há ainda a possibilidade de usar o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações, além da mudança da data de vencimento das parcelas. Os clientes poderão ainda buscar as agências do banco para tentar um acordo.

Reforma otimiza humanização no atendimento odontológico público em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) passou por uma reforma e ampliou a sua oferta de atendimentos em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a odontóloga Brisa Morena disse que a reforma trouxe muitas melhorias, especialmente na qualidade do atendimento e para o conforto dos pacientes, funcionários e médicos. Entre as melhorias implantadas está a climatização da recepção, uma cobrança da população, tendo em vista o clima quente da cidade. “Se para o dentista está melhor para o atendimento, ele vai atender melhor o paciente e o mesmo sairá mais satisfeito. As funcionárias também irão trabalhar mais satisfeitas. A qualidade do serviço, de forma geral, melhorou bastante”, declarou. A odontóloga afirmou ainda que as mudanças também refletiram na maior humanização do atendimento, que já era uma das premissas do Ceo.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Presidente da associação de Samambaia clama por atenção do poder público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da associação de moradores do distrito de Samambaia, na zona rural de Brumado, Eliezer Joaquim da Silva, apelou ao poder público por mais atenção à comunidade. O líder comunitário pediu ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para que o mesmo autorize o funcionamento de um dos poços artesianos do distrito, tendo em vista que a vazão de água atual é pequena para atender a demanda dos moradores. Segundo ele, a comunidade tem sofrido bastante com a seca. Elieser também cobrou a conclusão da obra de pavimentação da estrada da comunidade, que ficou inacabada. “Peço que o senhor mande terminar aquele calçamento e limpe a frente da igreja que está parecendo um cemitério. Não estou fazendo uma crítica, estou fazendo um pedido”, declarou.

Em vigor desde 2008, obrigatoriedade do uso da cadeirinha reduziu mortes de crianças Foto: Gabriel de Paiva/Agência o Globo

Desde que foi determinada em 2008 a obrigatoriedade da cadeirinha adaptada para o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade, o número de mortes na faixa etária de 0 a 7 anos no trânsito caiu no país. O total de indenizações por morte pagas pelo DPVAT, por exemplo, registrou queda de 60%, de 1.703 casos, em 2008, para 680, no ano passado, segundo dados da administradora do seguro. O projeto do governo quer retirar agora a multa para quem descumprir a norma. De acordo com o jornal o Globo, o projeto de lei apresentado na terça-feira (04) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que altera Código de Trânsito Brasileiro, pretende acabar com as multas aplicadas a quem transportar crianças sem a cadeirinha, como prevê uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regula o tema. O texto afirma que o transporte de crianças fora das normas de segurança será punido apenas com uma advertência por escrito, sem pagamento de multa. A infração para motoristas que transportam crianças sem o equipamento é atualmente considerada gravíssima e prevê multa de R$ 293,47 para quem cometê-la, além da retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Galeria no gabinete do prefeito objetiva resgatar memória de ex-gestores de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No gabinete da prefeitura municipal de Brumado, uma galeria homenageia os ex-prefeitos da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o atual gestor, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que a galeria visa resgatar a memória da história política brumadense. “O povo que não escreve seu passado não guarda a memória e está fadado a errar de novo”, destacou. Para o gestor, a galeria deveria ter sido montada há muito tempo dada a quantidade de prefeitos que já passaram pelo comando do município. Ele seria o 31º.

Brumado: Pedal na roça ouve clamor por saúde e segurança em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve no Distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado, ouvindo o apelo dos moradores. À nossa reportagem, a líder comunitária Nilssa Bernardes disse que os moradores sofrem com a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde da localidade. Segundo ela, os moradores sofrem tendo de se deslocar para a sede municipal em busca do serviço de saúde. “A gente vai para o hospital e fica o dia todo lá porque é muita gente pra ser atendida. O pessoal doente fica sofrendo nas cadeiras... tem gente que saí daqui de manhã e chega às 23h de volta”, relatou.

Brumado: Pedal na roça ouve clamor por saúde e segurança em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Bernardes ainda contou que, no distrito, tem tido muitos casos de virose e os moradores precisam se deslocar para o Hospital Municipal para o devido tratamento. Ela reivindicou que a atual gestão deixou a área descoberta no que se refere aos agentes de combate a endemias. No quesito segurança, Bernardes também criticou alegando que não há policiamento rural na localidade. “Não há nenhum guarda municipal aqui. Nem saúde e nem segurança”, completou.

Brumado é o oitavo município que mais gerou empregos na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado é o oitavo no estado da Bahia em geração de empregos nos dois primeiros meses de 2019. De acordo com o Bahia Notícias, os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e revelam que em janeiro e fevereiro a Bahia gerou 7.710 novos postos de trabalho. A capital do minério gerou mais empregos do que a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana. As dez cidades baianas que mais geraram empregos na Bahia no mês de fevereiro passado, segundo dados do Caged, somam 4.335 vagas formais. O topo do ranking fica com Salvador (1.160 vagas geradas), seguida de Barreiras (503), Lauro de Freitas (476), Camaçari (415), Santo Antônio de Jesus (390), Luís Eduardo Magalhães (389), Alagoinhas (273), Brumado (270), Entre Rios (240) e Feira de Santana (219).

Diabetes: Aprovada a primeira insulina inalável do Brasil Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização da primeira insulina inalável do Brasil. O medicamento, batizado de Afrezza, virá na forma de pó, em cartuchos com três tipos de dosagem, e poderá ser usado tanto para o diabetes tipo 1 quanto para o tipo 2. Para utilização, o paciente diabético deve encaixar o cartucho no inalador e aspirar o pó. A substância chega ao pulmão e é absorvida pela corrente sanguínea, onde cumpre a função de reduzir os níveis de açúcar no sangue. De acordo com a Veja, ao contrário da insulina injetável, até então a única versão disponível no Brasil, a Afrezza não exige refrigeração, o que facilita o transporte e armazenamento, além de reduzir o número de aplicações diárias, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente. Apesar disso, especialistas ressaltam que a medicação tem limitações, incluindo a pouca variedade de dosagens, a contraindicação para pacientes com problemas pulmonares e menores de 18 anos, além de não ser capaz de substituir todas as aplicações diárias do medicamento. De acordo com a Biomm, empresa responsável pela fabricação e distribuição do produto no Brasil, a insulina inalável deve estar disponível para compra a partir do quarto trimestre do ano, dependendo do processo de registro de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O valor do produto ainda não está definido, mas nos Estados Unidos, onde já é comercializado desde 2015, a menor dose (quatro unidades) custa 3,80 dólares (cerca de 14,80 reais). Já o kit mensal custa entre 150 e 400 dólares (580 e 1.550 reais).

Brumado: Prefeito reprova renomeação do Fórum e quer homenagear Dr. Duarte Moniz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) exaltou o Dr. Duarte Moniz Barreto de Aragão, que esteve à frente do executivo municipal entre os anos de 1940 e 1943, quando os mandatos eram mais curtos. “O Dr. Duarte Moniz fundou a comarca de Brumado, sendo o primeiro juiz do município”, destacou. O gestor ainda adiantou que pretende, em breve, nomear algum espaço público da cidade com o nome da figura ilustre. “Como primeiro juiz do município, ele deu nome ao fórum local por anos e não entendo por que tiraram o nome do homem que foi o seu fundador”, criticou. Ele lamentou a mudança e disse que irá corrigir a mesma com uma bela homenagem ao Dr. Duarte Moniz. Atualmente, a Comarca de Brumado, leva o nome da saudosa juíza Leonor da Silva Abreu.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta terça-feira 4, uma proposta que antecipa para segunda-feira os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrem nos sábados e domingos e de algumas datas especiais. O texto segue diretamente para a Câmara e, se confirmado pelos deputados, entra em vigor três meses após virar lei. Pela proposta, pelo menos três feriados seriam antecipados para segunda quando caíssem durante os dias úteis da semana: Tiradentes (21 de abril), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). Em 2020, por exemplo, o feriado de Tiradentes cai em uma terça-feira e seria adiantado para o dia anterior. Nesse caso, estabelecimentos comerciais e repartições públicas ficariam fechados. De acordo com a Veja, estão fora da regra estabelecido pelo projeto os feriados de 1º de janeiro (Confraternização Universal), carnaval, Sexta-Feira Santa, 1º de Maio (Dia do Trabalho), Corpus Christi, 7 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal). Feriados estaduais e municipais também não foram enquadrados pelo texto aprovado na comissão.

Brumado: Recomendação do MP assegura realização das festas de aniversário e São Pedro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma recomendação expedida pelo Ministério Público de Brumado determinou que os eventos de aniversário da cidade e do São Pedro do Bairro Olhos D'água poderão ser realizados conforme programado pela prefeitura. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, o Ministério Público realizou algumas solicitações que já estão sendo cumpridas pelo Município. “Queremos deixar bem claro que não estamos em desobediência à recomendação, apenas estamos seguindo a programação de reuniões com ambulantes, montagem de palcos, para, se caso não houver nenhum impedimento da Promotoria, a festa poderá acontecer”, esclareceu. A secretária deixou claro que, se a prefeitura for notificada para cancelar os eventos, terá que obedecer a determinação judicial.

O número de pessoas assassinadas com armas de fogo cresceu 6,8% no país entre 2016 e 2017, de acordo com dados do Atlas da Violência de 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgado nesta quarta-feira. O aumento das mortes por disparos acompanha a tendência do número total de homicídios. Em 2017, 65.602 mil pessoas foram mortas no Brasil — um crescimento de 4,2% em relação ao levantamento anterior — sendo que 47.510 mil (72,4%) foram mortas por tiros, atingindo um patamar inédito. O que se sabe, diante da recuperação da série histórica de número de mortes por armas de fogo, é que quase um milhão de brasileiros perderam a vida vitimados por disparos entre 1980 e 2017. Para a equipe responsável pelo Atlas da Violência, o número seria ainda maior não fosse a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003. Segundo o jornal o Globo, de 14 anos para cá, desde a promulgação da lei do Estatuto do Desarmamento, a taxa média de crescimento anual de mortes por armas é de 0,85%, queda brusca em relação aos 14 anos anteriores à lei que era de 5,44%. Há a indicação de que o Estatuto quebrou uma tendência, e que poderia ter sido acompanhado por outros fatores de cunho macroeconômico e/ou demográfico. Assinado por 13 pesquisadores, o Atlas da Violência foi elaborado com registros oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS). A divulgação do relatório aconteceu nesta quarta-feira na sede do Ipea, no Centro do Rio.

Governador confirma construção da Policlínica Regional em Brumado

Em seu programa de rádio, na noite de terça-feira (4), o governador Rui Costa (PT) declarou que já aprovou a construção da Policlínica Regional de Brumado e que, em breve, publicará a licitação para dar início às obras. O local da instalação do equipamento de saúde, que atenderá toda a região, já foi definido e, segundo o chefe do executivo estadual, os trabalhos de topografia e sondagem também serão iniciados o mais rápido possível. Em se tratando de policlínicas, o estado se responsabiliza pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados rateiam os 60% restantes. O consórcio de saúde da região da Serra Geral é composto por 12 municípios: Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu. Na policlínica, a população dos municípios participantes terá acesso a consultas especializadas gratuitas com diversas especialidades médicas.

Brumado: Faltam apenas dez dias para o Forró do Sítio Novo 2019

Faltam apenas 10 dias para a realização da melhor festa da região: o Forró do Sítio Novo 2019. O evento all inclusive é referência em organização e qualidade. Nesse ano, o evento traz as seguintes atrações: Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Trio da Huanna, Edigar Mão Branca e Mayke José. É muito forró e música boa para esquentar os festejos juninos. O Forró do Sítio Novo acontece no dia 15 de junho, no Sítio Novo, em Brumado. Garanta já o seu ingresso nos postos de venda autorizados. A festa é uma realização Só Legal e Beto Bonelly Produções.

Professora da cidade de Ibiassucê ganha Prêmio Professores do Brasil

A professora Tatiane Novais, da Escola Municipal Sebastião Novais, em Ibiassucê, a 79 km de Brumado, ganhou o Prêmio Professores do Brasil (PPB) na etapa estadual e regional - o evento está em sua 11ª edição. A educadora foi premiada por conta do projeto sobre conscientização acerca do desperdício de alimentos desenvolvido em sala de aula.  Tatiane faz parte de um grupo de apenas 30 professores que foram premiados no Rio de Janeiro - o prêmio inclui uma viagem para o Canadá. Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização e Programa mais Alfabetização (Pnaic/Pacto), Kátia Brito destacou que a professora tem se destacado no ciclo de alfabetização por meio da sua dedicação, curiosidade, responsabilidade e, sobretudo, pelo amor que tem pela profissão. O projeto desenvolvido por ela foi uma das temáticas trabalhadas durante as formações do Pacto/Pnaic.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é detido acusado de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas Foto: Divulgação/PM

Na terça-feira (04), durante a realização de rondas no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar avistou um indivíduo em atitude suspeita pilotando uma motocicleta. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem empreendeu fuga. A guarnição iniciou o acompanhamento ao indivíduo, que transitava em alta velocidade - o mesmo é considerado de alta periculosidade, acusado de vários assaltos e tráfico de drogas. A guarnição realizou a abordagem na casa da mãe do suspeito, para onde ele se dirigiu. Diante da necessidade de identificar o cidadão, os policiais se deslocaram até a sua residência, onde já havia a informação sobre a prática de tráfico de drogas, conforme ocorrência registrada no dia 22 de maio. No local, foi encontrado um revólver calibre 38, 30 petecas de cocaína, certa quantidade de maconha, aparelhos celulares, touca ninja, além de material contendo anotações financeiras do tráfico. O suspeito e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora.

Filho é preso por matar pai e diz que cometeu crime para defender a mãe Foto: Rafael Teles/G1 Bahia

Um homem foi preso suspeito de matar o próprio pai a facadas, na segunda-feira (3), no bairro da Liberdade, em Salvador, e disse em depoimento à polícia que cometeu o crime para impedir que a mãe fosse agredida por ele. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta terça (4). O caso aconteceu por volta das 23h30, na Rua Damião de Goés. Segundo o G1, o homem morto foi Telmo Ricardo Rebouças. Após ser esfaqueado pelo filho na confusão, ele chegou a ser socorrido por policiais militares da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) e levado para o Hospital Ernesto Simões, mas não resistiu aos ferimentos. O filho, Mateus Augusto Tavares Rebouças, foi conduzido por policiais militares ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e autuado em flagrante por homicídio. O corpo de Telmo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre o velório e sepultamento da vítima.

Guanambi: Movimento divulga carta aberta contra a instalação da Barragem de Rejeitos da Bamin Foto: José Carlos Lelis/Achei Sudoeste

Diante da iminente instalação da Barragem de Rejeitos da Mina Pedra de Ferro, em Guanambi, a 141 km de Brumado, liderada pela Bahia Mineração (Bamin) na região do Alto Sertão, o Movimento Vida Sim, Barragem Não, composto por integrantes da sociedade civil organizada, tenta impedir a execução do projeto nos moldes impostos pela empresa responsável. O movimento citou os últimos acontecimentos em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), os quais deixaram mais de 260 mortes confirmadas após o rompimento das barragens nos municípios. “Os prejuízos materiais e sociais são irrecuperáveis. As perdas atingiram, de modo irremediável, o geossistema e, principalmente, a vida dos moradores”, destacaram. Segundo o movimento, a instalação de uma barragem de rejeitos na região pode trazer danos ainda maiores, uma vez que o local escolhido para sua alocação se encontra acima da Barragem de Ceraíma, principal reservatório de água potável do entorno. A escassez de água tenderia a se agravar, conforme salientaram, uma vez que a área destinada à construção da barragem fica localizada entre os municípios de Caetité, Guanambi, Pindaí e distritos circunvizinhos, os quais possuem potencial hídrico que abarca a bacia do Rio das Rãs e, consequentemente, o Rio São Francisco. “A Bamim poderá utilizar até 1.620 m³ de água por hora do rio, água que deixará de abastecer os habitantes dos municípios supracitados”, disseram. Na tentativa de impedir a implantação do projeto, o movimento realizará na próxima quinta-feira (06), às 7h30, na Praça da Igreja Matriz Santo Antônio, em Guanambi, uma manifestação a favor da vida.

Em assembleia, professores da Uneb mantêm greve e elaboram nova proposta Foto: Divulgação/Uneb

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram a continuidade da greve, que completa cerca de dois meses, em uma assembleia realizada no campus de Salvador, na terça-feira (4). Ainda na reunião, os grevistas decidiram também por uma nova contraproposta, que será entregue ao governo nesta tarde, na Secretaria Estadual da Educação (SEC). A expectativa dos docentes é que o governo receba representantes do movimento para uma reunião. No novo documento, os professores pedem o pagamento de 5,9% de reajuste no salário base no ano de 2019, antes do final da greve. Além disso, os docentes reivindicam o compromisso do governo de discutir um cronograma para reposição das perdas salariais de 2015 a 2018 até o final de 2022. 

Brumado: Autoridades e comunidade debatem segurança durante seminário promovido pelo Conseg Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, foi realizado o 1º Seminário de Segurança Pública de Brumado, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança (Conseg). A solenidade de abertura, com mesa composta por diversas autoridades da área, ocorreu na noite da última sexta-feira (31), no auditório da prefeitura. Anfitrião do evento, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou sobre a importância da iniciativa, bem como refletiu acerca da omissão do Estado e da União na questão da promoção da segurança pública. Em contrapartida, em sua avaliação, o município tem dado uma grande contribuição na área. Já o professor de criminologia, Ricardo Capi, exaltou o comprometimento das autoridades regionais para debater os anseios da segurança. Para ele, o seminário é fundamental para união dos atores da sociedade civil para discussão da segurança pública em uma perspectiva democrática e participativa. Segundo o professor, é uma experiência muito rara que propõe o diagnóstico dos problemas e as possíveis soluções. Por fim, para o presidente do Conseg, Glauber Bacelar, o órgão cumpriu a sua meta de reunir autoridades e comunidade para debater os seus anseios e promover a otimização da segurança local. “Foi um rico exercício comunitário”, resumiu.

STJ determina que João de Deus volte para a cadeia Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta terça-feira, 4, que o médium João de Deus volte à prisão. Por 4 votos a 1, os cinco ministros do colegiado negaram dois pedidos de habeas corpus movidos pela defesa dele e cassaram uma liminar do próprio STJ que havia autorizado a internação do médium em um hospital de Goiânia para tratamento de saúde. João de Deus se entregou à polícia em Goiás no dia 12 de dezembro de 2018, após dezenas de acusações de que abusava sexualmente de mulheres que se consultavam espiritualmente com ele na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO). Além do mandado de prisão preventiva por estas suspeitas, que levaram João de Deus ao banco dos réus em uma ação na Justiça goiana, ele também é alvo de uma ordem de prisão por posse ilegal de arma de fogo. O ministro relator da ação na Sexta Turma do STJ, Nefi Cordeiro, que havia autorizado a internação do médium no Instituto de Neurologia de Goiânia, sustentou em seu voto que o quadro de saúde de João de Deus melhorou e já permite a volte dele à cadeia, onde continuará em tratamento. Segundo os advogados de João de Deus, ele tem problemas de pressão arterial e um “aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura”. O relator também entendeu que as ordens de prisão contra o médium pelas suspeitas de abusos sexuais e posse ilegal de armas de fogo estão bem fundamentadas. Seguiram o voto de Nefi Cordeiro no julgamento de hoje os ministros Laurita Vaz, Rogério Schietti e Antonio Saldanha Palheiro. O ministro Sebastião Reis Júnior foi o único a votar pela concessão de habeas corpus a João de Deus.

Caculé: Mãe e filho se reencontram 42 anos depois do recém-nascido ser deixado para adoção Foto: Aloísio Costa

No último sábado (1º), aconteceu o reencontro da caculeense Maria Pinheiro, 62 anos, com o seu filho, Adriano Jorge Figueira dos Santos, 42 anos. Assim que nasceu, em Itapetinga, o garoto foi deixado para adoção. Na época, Dona Maria trabalhava como empregada doméstica na cidade de Itapetinga e não tinha condições de criar o filho. Por isso, deixou a criança recém-nascida com os seus patrões e retornou para Caculé. De acordo com o Informe Cidade, nos últimos anos, mãe e filho mantiveram contato apenas por meio das redes sociais e planejavam o tão aguardado reencontro. Um almoço realizado na casa de Dona Maria reuniu filhos, netos e genros e foi marcado por muita emoção. Adriano, que ainda mora em Itapetinga, deverá viajar até Caculé no fim do ano, quando trará a esposa e filhos para conhecer a sua família.

Arquivo