Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2019

Um jovem de 23 anos morreu após ter o carro atingido por mais de 15 tiros na noite de quinta-feira (20), no município de Ibotirama, localizado na região oeste da Bahia. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil. O caso aconteceu, por volta das 21h, na Rua Vivaldo Martins, no bairro São Francisco. A vítima foi identificada como Robson da Conceição Santos. De acordo com a Polícia Civil, ainda não há informações sobre a autoria e motivação do homicídio. Segundo o G1, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas a vítima já estava morta. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. Conforme investigação da polícia, Robson tinha algumas passagens por tráfico de drogas. Não há informações sobre o velório e sepultamento da vítima.

A Igreja de São Cristóvão, que fica no bairro Kadija, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi roubada na madrugada desta sexta-feira (21). De acordo com a polícia, os bandidos arrombaram uma janela e levaram aparelhos de som, instrumentos musicais e quebraram vários objetos, dentre eles um sacrário – espécie de cofre onde ficam as hóstias. O caso foi registrado na Delegacia de Vitória da Conquista. De acordo com o G1, até o momento ninguém foi preso ou identificado

Uso de smartphones está mudando o esqueleto humano Foto: Caiaimage/Getty Images

Para onde quer que se olhe é possível encontrar alguém com um smartphone na mão, seja verificando uma rede social ou assistindo a um vídeo no serviço de streaming. O hábito, no entanto, pode estar causando alterações na estrutura óssea do crânio. De acordo com pesquisadores, o ser humano, especialmente aqueles entre 18 e 30 anos, está desenvolvendo uma protuberância na base do crânio para que o corpo consiga suportar o peso da cabeça, que passa muito tempo inclinada para baixo por causa dos dispositivos eletrônicos. A alteração óssea, conhecida como protuberância occipital externa, às vezes é tão grande que pode ser sentida ao pressionar os dedos na base da cabeça – no caso das pessoas carecas, ela pode ser vista já que o cabelo não disfarça sua presença. “Sou médico há 20 anos, e somente na última década, tenho descoberto cada vez mais que meus pacientes têm esse crescimento no crânio”, comentou David Shahar, da Universidade de Sunshine Coast, na Austrália, à BBC.

Bombeiro chama atenção pra segurança durante festejos de São na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O período junino é marcado pela alegria e pelas festas, mas não se pode esquecer de manter aceso o alerta contra os riscos das queimaduras provocadas pelos fogos de artifício. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da direção do Hospital Professor Magalhães Neto, lançou a campanha “São João sem queimaduras”. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o bombeiro Tércio deu algumas dicas de segurança para evitar acidentes nessa época do ano. O bombeiro destacou que é preciso redobrar os cuidados com as crianças, principalmente por conta dos fogos de artifício. As crianças devem manusear fogos adequados para sua idade. “A própria embalagem possui um conjunto de informações relatando a melhor maneira de se usar e soltar esses fogos de artifício”, declarou. Segundo Tércio, não se deve soltar rojões com as mãos, necessitando do suporte de apoio que, obrigatoriamente, está na embalagem. Com relação às fogueiras, o bombeiro afirmou que é preciso ter cautela, pois as mesmas provocam queimaduras de até 3º grau e são as maiores causadoras de ocorrências no período junino. Também não se deve, conforme frisou, soltar fogos em ambientes fechados, embaixo de árvores, fiações elétricas ou próximo de animais. Em caso de queimaduras, não utilize creme dental ou manteiga no local afetado, procure atende médico de urgência.

Parkinson pode ser detectado até 20 anos antes, aponta estudo Foto: IStock/Getty Images

Um novo estudo acaba de revelar que, assim como o Alhzeimer, sinais do Parkinson podem ser detectados no cérebro até 20 anos antes do surgimento dos sintomas da doença, como perda do olfato, constipação, depressão e distúrbios do sono. A descoberta abre espaço para abordagens de tratamento precoce do Parkinson no futuro. Segundo especialistas, alterações nos níveis da dopamina – hormônio que atua na ativação e inibição de atividades cerebrais – podem ser responsáveis pelos problemas motores do Parkinson, sendo, portanto, um indicador da doença. No entanto, o novo estudo, publicado na revista científica The Lancet Neurology, aponta que a queda nos níveis de serotonina – hormônio que regula funções intelectuais, humor e sono – antecedem os da dopamina e, desta forma, podem indicar o risco da doença ainda mais cedo. “Mostramos que mudanças no sistema da serotonina ocorrem muitos antes de os pacientes apresentarem sintomas. Ou seja, a detecção precoce dessas alterações poderia abrir portas para o desenvolvimento de novas terapias para retardar e, finalmente, prevenir a progressão do Parkinson”, comentou Lily Safra, da King’s College London, na Inglaterra. Com base nos achados, a equipe acredita que exames de imagem voltados para investigar o sistema de produção da serotonina podem se tornar uma importante ferramenta para detectar indivíduos com risco de desenvolver a doença, permitindo o monitoramento do progresso, além de ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficientes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial acima de 65 anos tem Parkinson – uma condição neurológica que pode levar a problemas de mobilidade, tremores e dificuldades de memória. No Brasil, estima-se que o número esteja acima de 200.000 pessoas. Apesar de haver tratamento para a doença, ainda não é possível curá-la ou retardar o seu avanço.

Feirantes animados com as vendas de iguarias para os festejos de São João em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Mercado Municipal de Brumado, os feirantes estão animados com as vendas de iguarias para os festejos juninos. Na barraca do feirante Luciano Nunes tem de tudo: amendoim seco, amendoim verde, mandioca, maracujá do mato, maracujá de exportação, laranja, gengibre, batata doce e muito mais. “A gente tem uma variedade de produtos, não só na minha barraca, mas no mercado todo está tudo completo para atender os clientes para os festejos de São João”, afirmou ao site Achei Sudoeste. O feirante ainda destacou que a movimentação no local está intensa, inclusive de clientes de outras cidades e estados, com um ambiente pacífico e bem estruturado. “Graças a Deus, esse ano está sendo muito bom para o comércio da gente. Todo mundo está fazendo as suas compras e a sua feirinha pra manter a mesa farta e receber os amigos”, completou.

Adolescente de 13 anos é apreendido com submetralhadora e drogas no interior da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um adolescente de 13 anos foi apreendido depois de ser flagrado pela polícia com uma submetralhadora, na cidade de Feira de Santana,, na noite de quinta-feira (20). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a arma, que possui calibre 9mm, foi encontrada na mochila do jovem, durante rondas pela Rua Paraíba, no bairro da Queimadinha, por volta das 23h. Ainda segundo a SSP-BA, além da submetralhadora, foram encontrados na mochila do adolescente um carregador, munições e seis pedras de crack. Não há informações sobre a procedência dos materiais. O caso foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Feira de Santana.

Iguarias da Vó Bia dão mais sabor aos festejos juninos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quem deseja dar mais sabor aos festejos juninos em Brumado pode comparecer à quitanda da Vó Bia, onde as tradicionais receitas da vovó animam o paladar dos consumidores. São mais de 20 tipos diferentes de biscoitos, além de amendoim cozido e licor de diversos sabores. Visite e comprove o que há de mais gostoso para sua mesa de festas. A quitanda da Vó Bia fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, em frente a um posto de combustíveis, no centro comercial de Brumado.

Inaugurado em Brumado Consultório Odontológico Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado e região foram presenteados com um moderno consultório odontológico. Na última quinta-feira (20), foi inaugurado o Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral, que conta com equipamentos modernos e ambiente confortável. O Neo Odonto conta ainda com a parceria de profissionais de diversas áreas para atender os pacientes com restaurações, prótese, implantes dentários, tratamento de canal, limpeza, cirurgia, aparelho dental, lentes de contato e clareamento dental.

Inaugurado em Brumado Consultório Odontológico Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O consultório tem como responsável o odontólogo Anderson Tadeu Assunção. O Neo Odonto já está com agenda aberta para realizar um atendimento de qualidade, buscando sempre a saúde e bem-estar dos seus pacientes. O consultório está localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro de Brumado. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 08h às 19h, e, aos sábados, de 08h às 13h. Para maiores informações e agendamento de consulta, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Os jovens brasileiros estão sendo os mais afetados pela deterioração do mercado de trabalho. No primeiro trimestre deste ano, 41,8% da população de 18 a 24 anos fazia parte do grupo dos subutilizados - ou seja, estavam desempregados, desistiram de procurar emprego ou tinham disponibilidade para trabalhar por mais horas na semana. De acordo com o G1, em números absolutos, são 7,337 milhões de jovens brasileiros subutilizados, o maior número já registrado desde que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (Pnad) começou a ser apurada em 2012 – destes, 4,26 milhões estavam desempregados, em busca de uma colocação, levando a uma taxa de desemprego entre esse grupo de 27,3%. Historicamente, a subutilização de brasileiros de 18 a 24 anos é sempre maior no mercado trabalho, mas em momentos de crise essa tendência se agrava porque os jovens têm menos experiências e baixa qualificação. Portanto, são os mais vulneráveis aos momentos de crise. E, com menos jovens entrando no mercado, cairá a contribuição para o sistema previdenciário, levando prejuízo ao sistema já deficitário. O quadro mais difícil para os jovens fica evidente quando se compara o crescimento da população de subocupados de 18 a 24 anos em relação ao total dos brasileiros. Entre 2012 e o primeiro trimestre de ano, a fatia de subocupados na economia brasileira passou de 20,9% para 25%, enquanto entre os jovens de 18 a 24 anos o aumento foi de 30,1% para 41,8%.

Indivíduos são presos por tráfico de drogas na cidade de Presidente Jânio Quadros Foto: Divulgação/Caesg

Na noite da última quarta-feira (19), durante patrulhamento em Jânio Quadros, a Caesg abordou um indivíduo em atitude suspeita em uma praça no centro de cidade. Com o mesmo, foram encontrados dez papelotes de substância análoga à maconha. Ao ser questionado sobre o ilícito, o mesmo afirmou que comercializava a droga e ainda levou a guarnição até a casa onde havia adquirido os entorpecentes. Na casa do suspeito, o indivíduo empreendeu fuga ao ver a polícia, sendo alcançado no quintal, porém seu comparsa conseguiu evadir-se. No imóvel, foram localizados 22 papelotes de substância análoga à maconha, 09 pinos de substância análoga à cocaína, R$ 16,00 em espécie e 02 celulares. Foi dada voz de prisão aos envolvidos, os quais foram conduzidos, juntamente com todo o material, para a delegacia de Brumado.

Bolsonaro indica que tentará reeleição e diz que 'todos votarão' nele Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) agradeceu nesta quinta-feira, 20, em Eldorado, no interior de São Paulo – cidade em que foi criado -, todos os votos que recebeu na eleição presidencial de 2018 e se mostrou otimista para a possibilidade de reeleição, afirmando que, “lá na frente”, todos votarão nele. “[Eldorado] é uma prova viva de que todos nós podemos chegar no local que queremos e lutamos por ele. Eu quero mudar o Brasil juntamente com vocês. Meu muito obrigado a quem votou e quem não votou em mim. Lá na frente, todos votarão, tenho certeza”, disse Bolsonaro. De acordo com a Veja, as imagens do discurso foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Bolsonaro foi ovacionado pelo público, aos gritos de “Mito!” e “Chupa petralha”, em referência aos militantes do PT. Em outro vídeo, o presidente aparece emocionado em um helicóptero antes de pousar em Eldorado. Apesar do discurso apontar para uma possível tentativa de obter o segundo mandato, Bolsonaro, durante sua campanha presidencial em 2018, defendeu uma reforma política, com o fim da reeleição e a redução do número atual de congressistas. “O que eu pretendo é fazer uma excelente reforma política, acabando com o instituto da reeleição, que começa comigo caso seja eleito”, declarou à época. A emenda constitucional que passou a permitir a reeleição de presidente, governador e prefeito foi aprovada em 1997 pelo Congresso, em articulação para permitir, pelas urnas, a continuidade do mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi o que aconteceu na eleição presidencial do ano seguinte.

Atletas do futebol feminino de Brumado passarão por peneira em São Paulo visando a Seleção Brasileira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na AABB para conferir de perto o treino das atletas do Unidos Futebol Clube (UFC). A treinadora Edna Pereira destacou que as atletas estão treinando forte a fim de participarem de uma peneira na cidade de São Paulo com vistas à Seleção Brasileira. Pereira afirmou que a peneira será um incentivo muito grande para as jogadoras de toda região, que, segundo ela, têm potencial e condições de atuar nacionalmente. “Devido à Copa do Mundo, muitas peneiras vão estar espalhadas pelo país. Nós já fomos convidadas para três peneiras, uma em São Paulo, uma em Minas Gerais e uma aqui na Bahia, em Salvador”, informou. A ponta-direita Maria Eduarda disse que joga desde pequena com os amigos na rua. “Essa paixão cresceu dentro de mim de forma avassaladora e vou tentar transformar isso em profissão”, contou. A colega Carla Raíza também viveu a mesma experiência, amando o futebol desde criança. “Não tinha muita habilidade, mas, com a ajuda da minha treinadora, fui criando vontade, que vale mais que qualquer julgamento ou preconceito”, relatou. Os recursos para levar as meninas para a peneira foram obtidos através de rifas e demais estratégias utilizadas pela treinadora e pelos familiares das jogadoras. Por isso, as mesmas apelam para o poder público e a iniciativa privada incentivarem mais o futebol feminino local.

Depois de criar uma nova regra de transição para beneficiar servidores públicos e trabalhadores do INSS, o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), estuda dar um alívio para deputados e senadores na proposta que tramita no Congresso. Uma das possibilidades é acabar com o Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), inclusive para os parlamentares que já contribuem para o regime especial. Neste caso, os parlamentares passariam para o regime geral e receberiam de volta os valores de contribuição que foram pagos acima do teto do INSS (R$ 5.839). Outra ideia é tornar a adesão ao PSSC opcional, autorizando a permanência de quem quiser. No entanto, seria preciso cumprir regras de transição semelhantes às dos servidores públicos. A reforma prevê que, para acessar o benefício, eles teriam que cumprir a idade mínima de 65 anos (homem) e 62 anos (mulher), com pedágio de 30% sobre o tempo de contribuição que falta para aposentadoria. Considerando as regras atuais do PSSC, deputados federais e senadores podem chegar a receber aposentadorias acima de R$ 33 mil, quase seis vezes o rendimento máximo do INSS, se ficarem 35 anos no cargo ou alcançarem os 60 anos de idade (independentemente de gênero). A avaliação é que a norma de aposentadoria dos congressistas prevista na reforma acabou ficando mais dura do que a dos demais trabalhadores e servidores, que ganharam uma regra de transição mais suave: idade mínima de aposentadoria de 57 anos (mulher) e 60 anos (homem), com pedágio de 100% sobre o tempo que falta para a aposentadoria. Para os políticos, no entanto, a idade subiria de uma vez, assim que a proposta fosse aprovada. O texto original prevê ainda que os novos eleitos estão automaticamente enquadrados no INSS. As informações são do jornal o Globo.

Favorável à reforma política, prefeito de Brumado também defende mandato único para parlamentares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente, diversos prefeitos da região se uniram à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em prol da luta pela reforma política e em defesa do mandato único de cinco anos para prefeitos e parlamentares. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que também é favorável à luta, inclusive estendendo às mudanças para o legislativo, com possibilidade de, no máximo, uma reeleição. “Não é possível transformar a vida pública em profissão. A vida pública é uma missão", avaliou. Em Brumado, ele afirmou que gostaria de já ter encontrado alguém para dar continuidade ao seu trabalho, da forma como vem fazendo, levando em conta o real desenvolvimento da cidade. "Isso permitiria um arejamento do legislativo e do congresso brasileiro”, completou.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Canários do Reino é atração confirmada no São Pedro do Bairro Olhos D’água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A banda de forró Canários do Reino é a primeira atração confirmada para o São Pedro do Bairro Olhos D’água em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a banda se apresentará na festa no domingo, dia 30 de junho. No perfil da banda nas redes sociais, já consta a capital do minério como roteiro no São Pedro 2019. O evento será realizado de 28 a 30 de junho, na Praça Donatila Meira Lobo.

Polícia Rodoviária Estadual inicia operação São João nas rodovias da região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) iniciou a Operação São João nas rodovias e estradas de acesso à microrregião de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota informou que todos os postos de policiamento da PRE serão intensificados e as guarnições volantes receberão reforço a fim de garantir a segurança nas rodovias, no período junino. “A gente vai ter cerca de 20 homens em serviço extraordinário por dia. Vamos fazer atuações de prevenção, principalmente direcionadas a condutores de veículos pequenos devido ao aumento do tráfego de baianos que residem fora e vêm passar o período junino aqui”, destacou. 

Polícia Rodoviária Estadual inicia operação São João nas rodovias da região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas abordagens, segundo o Capitão, será utilizado o etilômetro. Os radares móveis já se encontram em pontos estratégicos nas estradas com o objetivo de auxiliar no trabalho de fiscalização da polícia. O Capitão ainda aconselhou que os condutores façam uma revisão nos veículos antes de viajar para evitar acidentes nas estradas. A operação segue até o final do mês.

Caminhão tomba e interdita parcialmente pista na cidade de Rio de Contas Foto: L12

Um caminhão tombou na noite da última quinta-feira (20) e interditou parte da rodovia BA-148, no trecho no Distrito de Marcolino Moura ao município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. De acordo com o L12, o acidente ocorreu por volta das 20h e parte da rodovia está interditada. O motorista do caminhão alegou que perdeu o controle da direção do veículo, devido a problemas hidráulicos. Ele ficou levemente ferido e o veículo ficou literalmente destruído atravessado na rodovia. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou o acidente no local.

Preço da gasolina volta a cair em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O valor do litro da gasolina voltou a cair na cidade de Brumado nesta quinta-feira (20). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o etanol e o diesel também estão mais baratos na capital do minério. A gasolina que era vendida a R$ 4,977 caiu para R$ 4,83. Já o etanol é comercializado a R$ 3,60 e o diesel S-10, R$ 3,52. Os valores dos combustíveis ainda seguem alto na cidade gerando insatisfações dos consumidores, que almejam, no mínimo, uma boa concorrência entre os postos.

Batida frontal entre carreta e van deixa 8 mortos em estrada baiana Foto: Alice Ribeiro/TV Subaé

Oito pessoas morreram após um acidente entre uma carreta e uma van, na BA-502, nesta quinta-feira (20), entre as cidades baianas de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas que ficaram presas às ferragens tiveram ferimentos graves. Elas foram socorridas por equipes do órgão e do Samu e foram levadas para o Hospital Clériston Andrade, em Feira. Os mortos eram colaboradores de um frigorífico da JBS em São Gonçalo. Em nota, a empresa lamentou o ocorrido e informou que “está solidária e prestando todo apoio às vítimas e familiares”. Um dos feridos que está no Hospital Clériston Andrade é uma mulher de 42 anos, que trabalha há cinco anos no setor de logística da JBS, conforme informação de familiares. De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o estado dos sobreviventes é estável e não há previsão de alta. Informações preliminares apontam que a pista estava molhada no momento da batida, por volta das 8h, e que a carreta invadiu a faixa contrária em um trecho considerado perigoso e conhecido como Curva do Jacaré. Os dois veículos bateram de frente e, com o impacto, a van ficou destruída.

Batida frontal entre carreta e van deixa 8 mortos em estrada baiana Foto: Alice Ribeiro/TV Subaé

O condutor da carreta, segundo um familiar, teve ferimentos graves e foi levado, junto com as outras duas vítimas feridas, para o hospital. O veículo estava carregado de aves. Já o motorista da van, que era de uma empresa terceirizada, está entre os mortos. Por conta do acidente, o trânsito ficou lento na região. De acordo com o G1, após o acidente, o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Carlos Germano, publicou uma nota de pesar através das redes sociais. Além disso, gestor municipal decretou luto de três dias e cancelou os festejos juninos do município que seriam realizados entre sexta-feira (21) e domingo (23). Segundo o prefeito Carlos Germano a decisão é em solidariedade aos amigos, conterrâneos e familiares das vítimas do acidente.

Polícia encontra celular, carregadores, faca e diversos objetos cortantes na cadeia de Brumado Foto: Divulgação/PM

As policias civil e militar realizaram na última quarta-feira (19) uma vistoria na carceragem da delegacia de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vistoria foi realizada de surpresa, o que impossibilitou os detentos de esconder os objetos encontrados na custódia da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). De acordo com a PM, um telefone celular, seis carregadores, uma faca artesanal e diversos objetos cortantes foram retirados das celas. Ainda segundo a polícia, as vistorias continuarão sendo realizadas com frequência na delegacia de Brumado para evitar fugas e rebeliões.

Brumado: Católicos celebram Corpus Christi com confecção de tapetes em frente à Igreja Matriz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (20), feriado de Corpus Christi, a comunidade católica mantém a tradição da confecção dos tapetes na Praça Armindo Azevedo, em frente à Igreja Matriz. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o padre Cleonildes destacou que a data celebra a festa da eucaristia e os tapetes são confeccionados com símbolos eucarísticos. “Os católicos têm grande apreço, carinho e amor pela eucaristia. Uma grande quantidade de jovens, o pessoal das comunidades, grupos estão envolvidos na celebração. Todo mundo quer fazer a coisa mais bonita possível para que possamos celebrar a noite de forma bastante digna”, declarou. Os tapetes permanecem no local intocáveis até após a celebração da Santa Missa, quando acontece a procissão e o Santíssimo passa pelos mesmos. A celebração da Santa Missa começa às 19h, na Igreja Matriz, seguida da procissão.

Brumado: Católicos celebram Corpus Christi com confecção de tapetes em frente à Igreja Matriz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
IPVA: Donos de veículos com placas de finais 7 e 8 têm 5% de desconto Foto: Reprodução/TV Bahia

Os contribuintes que possuem veículos com placas com finais 7 e 8 têm direito a 5% de desconto no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), caso realizem o pagamento até os dias 26 (placas de final 7) e 27 (placas de final 8) de junho. O desconto é válido para o pagamento em cota única, informou a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). De acordo com o G1, outra opção é pagar o imposto em três parcelas, mas sem o desconto. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito nas mesmas datas do vencimento do desconto de 5%, isto é, 26 e 27 de junho. Caso os proprietários prefiram quitar o tributo em cota única sem desconto, os prazos são até 29 de agosto, para carros de placas final 7, e 30 de agosto, para automóveis de final de placa 8. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve se dirigir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

Guanambi: Jovem é assassinado por dois elementos com vários tiros no Bairro Santa Luzia Foto: Reprodução/Facebook

Na noite da última quarta-feira (19), um jovem foi assassinado na Rua Raposo Tavares, nas imediações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Bairro Santa Luzia, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Carlos Mário de Souza Silva teria sido perseguido por dois elementos em uma motocicleta, sendo alvejado com cerca de 10 tiros próximo de sua residência. O Samu 192 chegou a ser acionado, mas o jovem não resistiu e morreu no local. A vítima trabalhava na lavanderia do Hospital Regional de Guanambi.

Em 2018, quase 71 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar seus lares, abandonando as cidades e até mesmo os países em que viviam para escapar das consequências de guerras, perseguições ou conflitos violentos. A estimativa é do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), agência da ONU. O relatório mostra que, em média, a cada dia do ano passado, 37 mil pessoas migraram, fugindo da violência e da intolerância. Produzido anualmente pelo Acnur, a nova edição do relatório anual Tendências Globais aponta que, no ano passado, 70,8 milhões de pessoas tiveram que se deslocar, nacional ou internacionalmente, por força de perseguições, conflitos ou violência. Em números absolutos, é o maior volume de deslocamentos forçados em quase 70 anos de existência da agência. São 2,3 milhões de indivíduos a mais que o registrado em 2017, quando, segundo o Acnur, cerca de 68,5 milhões de pessoas fugiram de diferentes tipos de conflitos. Em 2016, já havia contabilizado cerca de 65,6 milhões de vítimas dos deslocamentos forçados. O novo relatório foi divulgado hoje (19), véspera do Dia Mundial do Refugiado.

Arquivo