Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2014
fechar

Copa do Mundo: Brumadense é o mais fanático torcedor argentino Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias esteve nesta segunda-feira (30) na Vila Presidente Vargas, na casa do brumadense Marivaldo Gomes, o popular Cachimbo, que se recusa a torcer pelo Brasil e é fã de carteirinha da seleção argentina. Para comprovar a sua paixão pelos hermanos, Cachimbo personalizou a sua casa com as cores do maior adversário da seleção brasileira. Ele desenhou a bandeira do país vizinho no muro da frente da residência, pintando até mesmo a antena parabólica de azul e branco. Cachimbo também coleciona várias camisas da Argentina e do Boca Juniors, clube de futebol do país, e possui vários objetos personalizados da seleção rival. 

Copa do Mundo: Brumadense é o mais fanático torcedor argentino Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O brumadense faz questão de passar suas férias no país vizinho, onde já visitou vários pontos turísticos, entre os quais o La Bombonera e a casa de Maradona e Lionel Messi. Cachimbo disse à nossa reportagem que no último sábado, enquanto a maioria dos brasileiros torcia pelo Brasil no jogo contra o Chile, ele estava tranquilo. Apesar disso, ele disse que não quer o Brasil fora da final do mundial. “Eu não aceito o Brasil perder para ninguém agora. O Brasil só vai poder perder no dia 13 de julho, na final, quando a Argentina vai vencer por 2x1, com gols de Messi. Essa é minha única torcida”, afirmou o fanático torcedor.

Ivana Bastos: “João Bonfim é um homem sem palavra que vai sujar o TCE” Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante sessão legislativa, a deputada Ivana Bastos (PSD) manifestou a sua indignação com a postura do deputado João Bonfim (PDT). O parlamentar disse, em discurso pronunciado um dia antes da eleição dos conselheiros dos tribunais de contas, que nenhum dos seus três filhos seria candidato a deputado estadual. Apesar disso, o vereador Vítor Bonfim (PDT) anunciou que concorrerá à Assembleia. Ao que tudo indica, a não candidatura de um de seus filhos seria uma condição para que Bonfim tivesse o amplo apoio dos colegas à indicação ao TCE. Isso porque, ao deixar a vida política, seus votos seriam destinados a outro candidato. “Parece que aqui não tem homem para manter a palavra”, disse Ivana. Em seguida, ela referiu-se diretamente ao deputado. “Ele disse que nenhum filho se candidataria, citou os dois que são advogado e vereador e ainda falou do terceiro, que poucos aqui conhecem por não transitar no ambiente político”, afirmou a deputada. Bastos concluiu mandando um recado aos baianos. “É preciso que a Bahia saiba que vai para o TCE um homem sem palavra, que vai sujar o tribunal”. As informações são do Por Escrito.

Mais de 70% dos adolescentes baianos não votam em 2014

De acordo com um cruzamento de informações entre o Censo de 2010 do IBGE e as estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 71% dos adolescentes baianos com 16 e 17 anos não irão às urnas nas eleições de outubro. Segundo a estimativa, 540 mil jovens do estado teriam idade para optar se votariam ou não, mas apenas 162 mil títulos para a faixa etária foram emitidos. Os números contradizem as mobilizações de junho de 2013, que atraíram milhares de adolescentes. Mesmo com o baixo número, a adesão de jovens que não são obrigados a votar na Bahia foi maior do que a média nacional, em que apenas 20% fizeram o registro para as votações de 2014.

Boquira: População se manifesta contra desativação da comarca local Foto: Boquira Notícias

Em protesto contra o processo administrativo que prevê a desativação de diversas comarcas no interior do estado, a população da cidade de Boquira, no sudoeste baiano, bloqueou a BA-156. De acordo com o Boquira Notícias, a manifestação teve início em frente à Câmara de Vereadores na manhã de ontem (30) e, em seguida, percorreu as principais ruas do município. Após o manifesto, os populares seguiram até a BA-156, onde fizeram um bloqueio a fim de chamar a atenção das autoridades. Apesar de pacífico, a polícia esteve no local acompanhando o ato. A vereadora Jucinalva Ramos (PMDB) encaminhou ofício ao Legislativo solicitando apoio dos parlamentares e da sociedade para a causa. No documento, ela ressaltou que a cidade de Boquira encontra-se na lista de comarcas que correm o risco de desativação.

Boquira: População se manifesta contra desativação da comarca local Foto: Boquira Notícias
TJ-BA: Mauricio Kertzman toma posse como desembargador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 A posse do advogado Mauricio Kertzman e da procuradora de Justiça Regina Helena Ramos Reis completou hoje (30) o quadro de 49 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, em solenidade realizada na sala da Presidência. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, destacou a importância de ampliar a “força de trabalho, com todas as vagas instaladas”. Para o presidente, “o desafio é melhorar cada vez mais o serviço ao cidadão”. Os dois novos desembargadores confirmaram o compromisso com a sociedade baiana. Kertzman conquistou a maior votação entre seus colegas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia. Ele disputou com outros 19 candidatos e contou mais de 2 mil votos entre 3,5 mil eleitores. O desembargador renunciará ao cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Já a desembargadora Regina Helena Ramos Reis é indicada pelo Ministério Público. A nova desembargadora já atuou em Mundo Novo, na Chapada Diamantina, Ipiaú, no Sudoeste e Ilhéus e Coaraci, no Sul do Estado. Exercia o cargo de procuradora de Justiça desde 1995. Os novos desembargadores foram nomeados pelo governador Jaques Wagner em 4 de junho.

Aldenes Meira defende fortalecimento da representação regional Foto: Divulgação

Candidato a deputado estadual pelo PCdoB, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, defende o fortalecimento da representação regional. “Tanto para a Assembleia Legislativa como para a Câmara dos Deputados, é importante que o sul da Bahia forme bancadas envolvidas com os interesses da região”, declarou o candidato. O envolvimento com as mobilizações pela ampliação e consolidação das políticas públicas no campo e nas cidades é o foco de sua atuação. Aldenes é conhecido pela luta em defesa da reforma agrária e integração do Movimento de Luta pela Terra (MLT). Além disso, ele presidiu a Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (Fetag-BA). Quanto ao sul do estado, Aldenes acredita nas novas possibilidades que surgem a partir dos investimentos em infraestrutura, como o Porto Sul e a Fiol, e em educação, como é exemplo a recente implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Nossa luta é para que esses equipamentos se implantem associados à melhoria da qualidade de vida da população sul baiana e ao surgimento de novas oportunidades para todos”, concluiu o candidato.

Arquivo