Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2017
fechar

IX Conferência Municipal debate o fortalecimento do sistema de assistência social em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conselhos, representantes públicos, políticos e da sociedade civil organizada de Brumado se encontraram durante a IX Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na quinta-feira (06), no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em parceria com o projeto AABB Comunidade. A mesa de debates contou com a presença de representantes do poder executivo e legislativo, bem como da 34ª CIPM e de conselhos locais. Na oportunidade, foi debatido o tema: “Garantias e Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O tema, presidido pela conselheira estadual de assistência social, Ana Cristina Santana, abriu espaço para um amplo debate que visa à ingestão de mais investimentos nas políticas públicas sociais. Nesse aspecto, foi tratado sobre o enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; o Pacto Federativo e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além do fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. 

IX Conferência Municipal debate o fortalecimento do sistema de assistência social em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na oportunidade, a secretária municipal de desenvolvimento social, Maria Nicéia, agradeceu a todos por terem comparecido ao evento e contribuído com a proposta. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou que a conferência é um espaço em que a comunidade pode cobrar o fortalecimento da assistência social através da implantação de programas que vão atender às demandas e carências sociais. Apesar da importância do evento, a secretária lamentou a pouca participação popular. Nicéia relatou ainda que, nos últimos anos, o Conselho Municipal de Assistência Social vem conseguindo encaminhar as reivindicações aos governos, que têm atendido a muitas indicações, dentre as quais a implantação, incremento e ampliação dos Creas, Cras e do Serafa. Ao final do evento, os presentes elegeram quatro delegados, sendo dois do governo local e dois da sociedade civil, que representarão o município na Conferência Estadual.

PF põe fim a grupo de investigadores da Lava Jato Foto: Wikipedia

A Polícia Federal (PF) encerrou o núcleo de trabalho específico voltado para a Operação Lava Jato em Curitiba. Em nota, a direção-geral da PF confirmou que os investigadores passarão a integrar a Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas (Delecor). A mesma medida será aplicada ao grupo que tratava da Operação Carne Fraca. Segundo a PF, a mudança no grupo de trabalho segue o modelo adotado nas demais superintendências espalhadas pelo país. A direção-geral da PF diz que a integração levou em conta o fato de que cada delegado da Lava Jato conduzia cerca de vinte inquéritos. Para a PF, os resultados alcançados com a prática são “altamente satisfatórios, como são exemplos as operações oriundas da Lava Jato deflagradas pelas unidades do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo”. A PF justifica que a decisão de acabar com o núcleo de Curitiba tem o objetivo de priorizar as investigações de maior potencial de dano ao Erário. A direção-geral alega que a medida permitirá o “aumento do efetivo especializado no combate à corrupção e lavagem de dinheiro e facilita o intercâmbio de informações”. As informações são da Veja.

Caculé: Vândalos picham o Colégio Vespasiano Filho e deixam recado com tom de ameaça Foto: Aloísio Costa

Cerca de dez dias após ser furtado, o Colégio Municipal Vespasiano Filho, localizado na região central de Caculé, no sudoeste da Bahia, foi novamente alvo de marginais. Vários ambientes da escola foram pichados na madrugada desta sexta-feira (07). De acordo com o Informe Cidade, entre as pichações, foi deixada a seguinte mensagem: “O aviso foi dado. Vai se arrepender”.  O grupo “Gangue do Cabelo Verde” assumiu a autoria do ato. Um bilhete com tom ameaçador também teria sido deixado na unidade. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, nenhum objeto ou equipamento da escola foi roubado, ao contrário do que aconteceu no último dia 29 de junho, quando foram levados microfones sem fio e caixas de som. A direção da escola ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Marcell Moraes denuncia prefeito de Quixabeira por crime ambiental Foto: Rebeca Vieira

Uma publicação feita nas redes sociais envolvendo o prefeito de Quixabeira, Reginaldo Sampaio Silva (PMDB), gerou polêmica e indignação. Em foto postada no Facebook, ele aparece rodeado de pessoas, com a seguinte legenda: "Neste momento, no sítio com amigos para comer um delicioso tatu e um jacaré já na panela prontinhos para saborearmos". A imagem também registra os animais prontos para serem consumidos. Para o deputado estadual Marcell Moraes (PV), o ato se configura como um crime repugnante. "É vergonhoso uma autoridade dar um exemplo desses, incentivando outras pessoas a aderirem a essa culinária. Além de ser uma crueldade com os animais, trata-se de um gravíssimo crime ambiental e vou levar ao conhecimento das autoridades. Publicar em redes sociais fotos de animais silvestres com legendas fazendo apologia ao consumo e livre manifestação dessa cultura é um absurdo. Ele tem que responder por esse ato abominável”, disse Marcell. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, o comércio de animais silvestres e seus subprodutos, caso não seja proveniente de criadouros licenciados por autoridade competente, é terminantemente proibido. A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção e multa.

Lagoa Real: Estudante é pré-selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição. Ao todo, o PJB selecionará 78 jovens de todo país, do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, que vivenciarão o processo democrático mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O evento acontece de 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foram pré-selecionados até o momento cinco estudantes da rede estadual.  Com o projeto “A implantação de playgrounds em parquinhos para crianças com deficiência física”, a estudante Beatriz da Silva Souza, do 3º ano do Colégio Estadual Prisco Viana, no município de Lagoa Real, foi uma das baianas pré-selecionadas. A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O processo seletivo do PJB é composto de duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal, e a seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou o 4º ano da Educação Profissional na modalidade Ensino Médio.

Caminhão desgovernado atinge carros no trânsito e mata mulher em Vitória da Conquista Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste

Uma mulher morreu e nove pessoas ficaram feridas depois que o motorista de um caminhão-baú perdeu o controle do veículo e atingiu seis carros no trecho urbano da BR-116, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O caminhão desceu desgovernado pela Avenida Integração e só parou depois de atravessar a pista e bater na frente de uma loja, que fica a cerca de 200 metros do ponto inicial do acidente. Os veículos atingidos estavam parados no sinal e foram arrastados.

Caminhão desgovernado atinge carros no trânsito e mata mulher em Vitória da Conquista Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste

O motorista do caminhão ficou preso às ferragens. O primeiro veículo atingido, onde estava a mulher que morreu, ficou completamente destruído. Os bombeiros atuaram no local para retirar as outras quatro pessoas que estavam nele. As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. De acordo com informações do Samu, três delas ficaram em estado grave e foram levadas para o Hospital de Base de Conquista. As outras seis foram distribuídas entre o Hospital São Vicente e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região. A polícia ainda não tem informações sobre o que causou o acidente. As informações são do G1.

Idoso morre em capotamento de carro na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 64 anos de idade, identificado como Carlito Santana Mascarenhas, veio a óbito no início da manhã desta sexta-feira (07), vítima de um capotamento na BR-030, próximo a uma fábrica de cimento. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Polícia Civil (PC) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local realizando os procedimentos da ocorrência. Uma das suspeitas é de que uma ultrapassagem mal sucedida possa ter sido a causa do acidente. Porém, as polícias também trabalham com a hipótese de que o motorista tenha dormido ao volante. O veículo saiu da pista e capotou em uma ribanceira. Documentos da vítima apontam que ele vinha da cidade de Campinas, em São Paulo. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML); já o veiculo, modelo Honda Civic, foi removido para o pátio da PRE, na BA-262.

Luciano Ribeiro viabiliza agregação da Comarca de Licínio de Almeida à Comarca de Jacaraci Foto: Giselle Quintão

Em sessão realizada na quarta-feira (5), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou a desativação e agregação de comarcas no interior do estado. Com a decisão, o município de Licínio de Almeida, que antes era atendido pela Comarca de Urandi, foi agregado à Comarca de Jacaraci. A agregação era uma reivindicação do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que buscava solucionar o acesso à Justiça da população de Licínio de Almeida, impedida em face da estrada que liga o município a Urandi. Com a agregação, o pleito da população foi atendido e viabilizado pela luta do mandato do deputado. 

Banda Calcinha Preta se pronuncia sobre cachê do show em Aracatu e cancela apresentação

Em enviado ao site Achei Sudoeste, a Banda Calcinha Preta esclareceu que o valor do cachê do grupo para esse período junino varia entre R$ 90 mil e R$ 150 mil. Segundo a banda, diversos fatores influenciam no valor, como a logística para cada apresentação, incluindo translado, distância e quantidade de shows no mesmo dia. “Quando realizamos um show somente no dia, no período de pico, nosso cachê chega ao teto máximo. Essa oscilação é normal, pois calculamos o valor do cachê pela quantidade de shows no dia x distância para realizar o mesmo”, destacou. Além disso, a banda explicou que o valor divulgado para apresentação da banda na cidade de Aracatu representou um erro de digitação. “O referido valor foi corrigido para R$ 40 mil por ser um domingo e fora do período de pico. Devido a tantos comentários, optamos por cancelar o show para salvaguardar a banda”, disse. O grupo ainda reiterou que essa oscilação de preços é normal no mercado a depender do mês.  

'Crise econômica no Brasil não existe', diz Temer Foto: Rogério Melo/Presidência

O presidente Michel Temer (PMDB) desembarcou na madrugada desta sexta-feira (7) em Hamburgo, na Alemanha, para participar do encontro de cúpula do G20 (o grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo). De acordo com o G1, antes de entrar no hotel em que está hospedado na cidade alemã, Temer disse a jornalistas, ao ser questionado sobre a posição do Brasil no G20 em meio a intempéries políticas e econômicas, que não há crise econômica no país. “Você sabe que crise econômica e política [...] crise econômica no Brasil não existe. Vocês têm visto os últimos dados”, afirmou o presidente brasileiro aos repórteres. Surpreendido com a resposta, um jornalista interrompeu Temer e questionou: “Não existe crise econômica, presidente?”. “Não, pode levantar os dados e você verá que nós estamos crescendo empregos, estamos crescendo indústria, estamos crescendo agronegócio. Lá não existe crise econômica”, emendou o peemedebista, encerrando subitamente a entrevista e se dirigindo para a área interna do hotel. 

Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas contará com o apoio da Sudesb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 03 de setembro deste ano, acontecerá a 19ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. O evento entrou para o calendário do ciclismo estadual e nacional, atraindo centenas de atletas de diversas partes do país. As inscrições já foram abertas e para este ano a organização do evento espera um recorde de participantes. Além das Federações Brasileira e Baiana de Ciclismo, a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) também fará parte do rol de entidades apoiadoras da edição deste ano. A competição configura entre as maiores realizadas no interior do estado. Esta semana, o idealizador do evento, o empresário Alecarlos Pires se reuniu com a gerência da Sudesb em Salvador, onde foi consolidada a parceria. “Estou feliz por termos conseguido essa parceria com a Sudesb, não apenas no aspecto financeiro, mas principalmente pelo reconhecimento do árduo trabalho que desenvolvemos ao longo desses 19 anos de prova. Agora é continuar trabalhando para aperfeiçoar ainda mais nosso empenho em prol do ciclismo”, disse. 

Ivana Bastos diz que obras da ponte da Fiol sobre o Rio São Francisco são a imagem da esperança Foto: Lorena Vasconcelos

Em meio a tanta incerteza com relação ao futuro da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto, antiga Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente da Comissão que trata do tema na Assembleia Legislativa, presenciou o que chamou de “imagem da esperança”. A parlamentar viu de perto o avanço das obras do lote 5A da Fiol, a ponte sobre o Rio São Francisco. Para ela, o desenhar físico das obras da ponte da Fiol sobre o Rio São Francisco é o autêntico símbolo da esperança de todos os baianos que seguem acreditando e lutando por está obra estruturante e estratégica para a Bahia. “A nossa persistência tem impedido que as obras sejam efetivamente paralisadas enquanto o imbróglio sobre a modelagem de concessão e exploração da Fiol e Porto Sul sejam definitivamente demarcadas em Brasília. De outro lado, este Lote da Fiol, a ponte sobre o Rio São Francisco, é essencial para o barateamento do escoamento da produção de grãos do oeste baiano, via Fiol e Porto Sul”, destacou a parlamentar.  

Polícia frustra plano de fuga em massa da Cadeia Pública de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em operação conjunta, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil impediram uma tentativa de fuga em massa da cadeia pública de Brumado. O episódio ocorreu na madrugada desta sexta-feira (7). Segundo informações da polícia ao site Achei Sudoeste, por volta de 2h, investigadores ouviram barulhos estranhos vindo da carceragem e, ao realizarem uma ronda, observaram no teto da custódia vigas que haviam sido danificadas e alargadas. Além disso, os investigadores encontraram um cadeado e uma grade danificada, uma chave inglesa e outros objetos. Ao perceberem que os detentos tentavam fugir, os policiais prontamente frustraram a ação. Atualmente, a custódia abriga 39 presos e o problema da falta de segurança é uma constante. Uma unidade prisional está sendo construída na cidade, mas sem previsão de funcionamento.

Ônibus de Brumado é assaltado na cidade de Buritizeiro em Minas Gerais Foto: Reprodução/Rádio 88 FM

Um ônibus de Brumado, que transportava cerca de 40 passageiros de Santo André, em São Paulo, para Livramento de Nossa Senhora, foi assaltado na cidade de Buritizeiro, em Minas Gerais. O assalto ocorreu na madrugada da última quarta-feira (5). Segundo informações de passageiros, um carro com cinco homens armados interceptou o ônibus e, atirando, obrigou o motorista a parar. Assim que o veículo estacionou, os bandidos entraram no ônibus e fizeram o motorista seguir até uma estrada de terra, onde roubaram os pertences dos passageiros. Foram levados dinheiro, joias e aparelhos de celular. De acordo com a Rádio 88 FM, apesar do pânico, ninguém se feriu. Os bandidos fugiram após o assalto e nenhum criminoso foi preso até o momento.

Prefeito de Brumado pede impugnação de leilão do prédio da Cesta do Povo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) mantenha o anúncio do leilão do imóvel da Cesta Povo, incluindo a área do estacionamento público municipal, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que entrou com o pedido de impugnação do evento. Segundo o gestor, o pedido foi de pronto atendido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner (PT). Porém, mesmo com a palavra do ex-governador, o prefeito declarou que também está judicializando uma ação contra o leilão e o mesmo poderá ser cancelado. A Ebal cobra do município o uso da área, alegando que a prefeitura fez uso indevido do solo de sua propriedade. Em contrapartida, a administração municipal argumenta que a construção do equipamento contou com o aval do governo do estado, que, além de custear a obra em pouco mais de R$ 500 mil, ainda efetuou os serviços através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). O leilão estava marcado para a próxima terça-feira (11).

Danificado, ginásio de esportes oferece riscos aos desportistas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste registrou que são muitos os danos na quadra principal do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Os danos põem em risco a integridade física dos desportistas que fazem uso do local durante os jogos. O antigo piso da quadra está com as madeiras soltas e diversos pontos apresentam buracos com pontas da madeira expostas. Os jogos de mesa de basquete estão totalmente deteriorados e com as pontas de ferro expostas. Até mesmo a mesa de arbitragem está danificada, com a pedra de mármore partida em três pedaços e ferrugens na estrutura metálica de sustentação. As redes das traves estão rasgadas e a rede geral das arquibancadas também está bastante desgastada. 

Danificado, ginásio de esportes oferece riscos aos desportistas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nossa reportagem registrou ainda que o placar eletrônico que sofreu uma pane no ano passado foi consertado por um desportista local, porém o mesmo só devolverá o equipamento ao município após ser reembolsado pela prefeitura. Os banheiros também necessitam de reparos. A pintura do ginásio está desgastada e ainda expõe a logomarca da administração anterior. Por telefone à nossa reportagem, o diretor municipal de esportes, Jobson Cruz, disse que no momento não há projeto e nem recurso disponível para a reforma da quadra principal, onde acontecem as principais competições da cidade e região, e que a prefeitura está buscando uma emenda parlamentar para realizar a cobertura das quadras secundárias no anexo superior do ginásio.

Geddel chora ao ouvir de juiz que permanece na prisão Foto: Reprodução/Youtube

Ao final do depoimento de 1h23 minutos que deu ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Geddel Vieira Lima caiu no choro ao ouvir que vai permanecer na prisão por tempo indeterminado.  Vallisney não deu prazo para a saída de Geddel, mas disse que vai analisar o pedido de soltura novamente na próxima semana. Conhecido pela postura rígida, ele negou ainda a aplicação de medidas alternativas pedidas pela defesa de Geddel. Entre os apelos, os advogados solicitaram a prisão domiciliar e o uso de tornozeleira eletrônica.  Ex-ministro dos governos Lula e Temer, Geddel foi preso em caráter preventivo na última segunda-feira (3), acusado de obstrução de justiça. Ele é suspeito de atrapalhar investigações da Operação Cui Bono, que apura supostos esquemas de fraudes na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal. As informações são da Veja.

Brumado: Internauta flagra veículo do estado em estacionamento para cadeirantes na prefeitura Foto: João Augusto/Achei Sudoeste

O internauta João Augusto flagrou um veículo da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, ainda com a logomarca da extinta 19ª Dires, estacionado irregularmente na faixa destinada para cadeirantes, no estacionamento em frente ao prédio da prefeitura municipal de Brumado. O registro foi feito na tarde da última terça-feira (04) e tem repercutido nas redes sociais. Condutores cobram uma posição da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) diante do flagrante delito.

Brumado: VLI abre processo seletivo para programa de trainee 2018

A VLI está com processo seletivo aberto para o programa Trainee VLI 2018. A companhia busca jovens engenheiros e engenheiras com alto potencial de desenvolvimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de julho através do site www.99jobs.com/vli. Para participar, é preciso ter graduação em engenharia concluída entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017, conhecimentos avançados em inglês e informática, além de disponibilidade para mudanças. Os selecionados atuarão em áreas de planejamento, manutenção e operação que englobam as operações ferroviárias, portuárias e de terminais da empresa. Todas as oportunidades da VLI se aplicam a profissionais com deficiência. O programa tem duração de 12 meses e um dos seus diferenciais é a capacitação. Os trainees selecionados passarão por um treinamento introdutório e, por meio do “Mochilão VLI”, irão conhecer as principais operações da companhia nos portos, ferrovias e terminais pelo Brasil. Eles também terão a oportunidade de realizar um curso de especialização em engenharia ferroviária ou engenharia de portos e terminais em instituições de renome. O processo seletivo é composto pelas etapas de inscrição, testes on-line, workshop de desenvolvimento e entrevistas, teste oral de inglês, painel com executivos da VLI e, por fim, encontro com o diretor-presidente da empresa. A VLI oferece salário compatível com o mercado, além de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, participação nos lucros, assistência-médica e odontológica, seguro de vida e previdência privada.

Diretoria de esportes e clubes vão se reunir para debater formato do campeonato brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com o ginásio de esportes em estado precário e sem previsão de ser reformado, a Prefeitura Municipal de Brumado, através da sua diretoria de esportes, irá se reunir com os clubes para elaborar a forma de disputa do Campeonato Brumadense de Futsal 2017. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o diretor municipal de esportes, Jobson Cruz, declarou que encaminhará um ofício convocando os dirigentes dos clubes para uma mesa redonda, durante a qual será debatida a formatação da competição. O diretor adiantou que é do interesse do município que seja criada a Liga Brumadense de Futsal. Desta forma, segundo Cruz, as futuras edições da competição serão de responsabilidade da entidade. Dentro do cronograma de planejamento da diretoria esportiva do município, a expectativa é de que o campeonato tenha início até o mês de agosto.

Clínica Mais Vida: Endocrinologista, Karine Schibelgs, esclarece algumas dúvidas sobre os nódulos tireoidianos

Os pacientes costumam chegar muito alarmados: “Estou com um nódulo na tireóide. Meu Deus! É um câncer!” Mas não é bem assim. Mais de 90% dos nódulos da tireoide são nódulos benignos e não cânceres de tireoide. A preocupação deve ser no sentido de afastarmos a possibilidade de doença maligna, mas a maioria dos casos são lesões benignas. O paciente não precisa temer! Descobriu um nódulo, vai marcar a consulta com o Endocrinologista para que o profissional possa avaliar as características deste nódulo na Ultrassonografia e coletar a história clínica. Aqui será importante avaliarmos os fatores de risco para câncer de tireoide, tais como: exposição à radioterapia prévia de cabeça e pescoço, história familiar de parentes com câncer de tireoide, tabagismo, extremos de idade (crianças ou idosos) merecem uma abordagem mais cuidadosa. 

O exame que vai determinar se este nódulo é uma lesão benigna ou se pode representar um câncer de tireoide, é a Punção Aspirativa por Agulha Fina. Este exame pega uma “gotinha” de material de dentro deste nódulo e vai estudar os tipos de células que compõem a lesão. Então, é possível determinar se é uma lesão suspeita ou cancerosa ou lesões benignas, na maioria dos casos. Você sendo avaliado por um profissional com experiência em nódulos de tireoide, nas doenças da tireoide é muito importante porque você fica seguro de que todo o necessário para a investigação foi feito e que aquilo ficará sob controle. Lembro aqui que nem todo nódulo de tireoide precisa de biópsia. Nódulos muito pequenos, em pacientes sem fatores de risco, são presumidamente benignos e podem ser acompanhados. Já os nódulos maiores, e costumamos usar o valor de 1,0 centímetro para indicar a punção da tireoide, que foi puncionado e é benigno deverá ser acompanhado com exame de imagem e exame clínico. Os nódulos que tiverem resultado de punção de tireoide suspeito ou compatível com câncer de tireoide, a conduta será a tireoidectomia, que é cirurgia de retirada da glândula. Aqueles nódulos que produzem muito hormônio são benignos na maior parte das vezes, mas aqui temos uma produção hormonal exagerada e para eles podemos usar medicamento, tratamento com iodoterapia ou até mesmo cirurgia, a depender do contexto de cada paciente. Isso será definido pelo Endocrinologista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue:(77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO
Inverno rigoroso: Baixas temperaturas são registradas na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Caetité vem registrando baixas temperaturas nos últimos dias. Durante as madrugadas, os termômetros já chegaram a marcar 10°. Por conta do inverno rigoroso no município, as pessoas têm andado nas ruas bastante agasalhadas. Segundo o Clima Tempo, a previsão para os próximos dias é de mais frio. Na quarta-feira (5), a temperatura mínima foi de 12° e a máxima de 25°. A queda na temperatura exige cuidados especiais com a saúde. Manter-se agasalhado é essencial. Também é necessário dar atenção às crianças com idade inferior a 2 anos, a idosos com idade superior a 70 anos e pessoas que possuam doenças no sistema respiratório. Outro fator importante é a alimentação que precisa ser composta por  alimentos quentes, além de muito líquido.

A Polícia Federal e o Ministério Público da Bahia deflagraram na manhã de hoje (6) mais uma fase da Operação Adsumus, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de desvio de verbas públicas, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. Cerca de 40 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Santo Amaro. Segundo as investigações, o esquema ilícito funcionava através de três núcleos empresariais que recebiam da Prefeitura de Santo Amaro valores para realizar obras públicas, fornecer material de construção e alugar maquinário. Além de fraudes e irregularidades nos processos licitatórios, parte das obras contratadas era realizada por servidores da própria prefeitura. Após, os valores recebidos pelos empresários eram transferidos a um operador do pagamento de propina, que os retransmitia aos agentes políticos e servidores públicos envolvidos. Também foi identificado o pagamento de altos valores a empresas do ramo de entretenimento, mediante contratação sem licitação, cujos sócios eram os próprios secretários municipais. Parte do dinheiro desviado era da prefeitura municipal e parte oriunda de programas e convênios do Governo Federal. Foi determinado o bloqueio judicial de mais de R$ 38 milhões em valores, imóveis e veículos, com a finalidade de ressarcir a União pelos desvios praticados.

São Pedro 2017: Prefeitura de Aracatu reduz grade de atrações para Arraiá do Gererê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após recomendação do Ministério Público (MP), que solicitou contenção de gastos no São Pedro de Aracatu, a população chegou a cogitar que a festa seria cancelada. A informação, porém, foi negada pelo Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Mateus Jackson, que se pronunciou em sua rede social, na quarta-feira (5). Na publicação, o secretário confirmou a realização do evento, mas explicou que a programação será alterada. “Pessoal, estamos tentando salvar toda a programação do São Pedro, mas a ação do Ministério Público nos obrigou a conter gastos. Haverá sim o evento! Isso já está decidido, porém, é bem provável que a programação do domingo (9) seja cancelada. Os outros dias estão mantidos. Lamento informá-los tardiamente, mas só agora tivemos um parecer”, escreveu. Com a notícia, a população de Aracatu e de municípios vizinhos se preparam para o Arraiá do Gererê, que acontece na sexta (07) e no sábado (08).

Caminhão de lenha, sem freio e desgovernado, colide contra ônibus escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grave acidente registrado ao meio dia de quarta-feira (05), envolvendo estudantes do Tamboril, comunidade rural de Brumado, por pouco não terminou em tragédia. O site Achei Sudoeste colheu informações junto à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o departamento informou que o acidente foi provocado por um caminhão que transportava lenha na região e não conseguiu subir uma ladeira. O veículo começou a descer de ré, ocasião em que o condutor se deu por conta de que estava sem freios. Segundo a SMTT, o ônibus escolar, do programa A Caminho da Escola, que transportava quinze alunos, não conseguiu se desviar e acabou sendo atingido de frente pelo caminhão. O motorista do transporte escolar disse a nossa reportagem que, ao perceber que o caminhão descia a ladeira desgovernado, gritou com os alunos para irem para o fundo do ônibus. Em seguida, tentou dar ré, mas o veículo parou em um barranco e acabou sendo atingido pelo caminhão. 

Caminhão de lenha, sem freio e desgovernado, colide contra ônibus escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parte da carga invadiu o transporte escolar e foi parar nas primeiras poltronas onde estavam os alunos segundos antes. “Foi um susto e tanto. Nascemos novamente”, comentou o motorista. Apesar da gravidade do ocorrido, ninguém se feriu. O ônibus com sérias avarias e motor danificado foi rebocado por um guincho até o setor de manutenção, no almoxarifado central, na sede do município. O caminhão não pode ser conduzido à delegacia para perícia, mas a SMTT lavrou o ato infracional. Mesmo sem coordenação na pasta, a prefeitura deve, através da secretaria de meio ambiente, apurar a procedência da carga transportada no caminhão.

Arquivo