Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2017
fechar

Presídio de Brumado já conta com segurança patrimonial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as obras concluídas desde o mês de novembro de 2016, o presídio de Brumado contava apenas com alguns auxiliares de serviços gerais que foram mantidos como vigias improvisados para tomar conta da obra e evitar a depredação do local. Para resolver o problema, a Secretaria Estadual de Ressocialização Penitenciária realizou a licitação para contratação de empresa de vigilância. A empresa vencedora foi a Ativa Segurança Patrimonial, da cidade de Lauro de Freitas. Com os trâmites burocráticos vencidos, foram designados oito vigilantes para atuar no resguardo do complexo.

Presídio de Brumado já conta com segurança patrimonial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste registrou que a Coelba já concluiu a instalação do gerador, restando poucos equipamentos para a instalação da energia elétrica no local. Por usa vez, a Embasa ainda não iniciou os trabalhos para a canalização da água na unidade. Por parte da prefeitura, ainda resta a conclusão Nossa reportagem foi informada de que recentemente o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e uma comitiva de secretários municipais e vereadores estiveram presente no empreendimento, porém, como não tinham autorização prévia, não puderam entrar na unidade prisional. Em vídeo, o governador Rui Costa (PT) declarou que visitará o município ainda neste mês para a inauguração da UTI, no Hospital Professor Magalhães Neto. A expectativa é de que, na oportunidade, também seja lançada a licitação para contratação da empresa que fará a manutenção do presídio brumadense.  

Reforma trabalhista desestimula ações na Justiça Foto: Reinaldo Canato/Veja

O governo trabalha para aprovar a reforma trabalhista rapidamente para sinalizar aos agentes econômicos que a agenda de reformas está mantida, apesar da crise política que atinge o governo Temer. Apesar de a nova lei dar recursos para as empresas modernizarem seu funcionamento, especialistas em direito apontam que o texto traz vários pontos que podem prejudicar o trabalhador e causar insegurança jurídica. De acordo com a Veja, o Senado deve votar requerimento para urgência para o projeto nesta terça-feira, abrindo prazo para o texto ser levado a plenário em duas sessões administrativas – o que cairia no dia 10 ou 12 de julho.A proposta aprovada na Câmara foi mantida integralmente, apesar de o próprio relator sugerir que o presidente vete seis itens considerados polêmicos. O eixo da proposta é de que as negociações entre os trabalhadores e empregados tenham validade em relação ao que determina a lei – com exceção de pontos não negociáveis, como férias, 13º salário, pontos relativos a segurança, entre outros. É o chamado “acordado sobre o legislado”, que visa evitar que um trabalhador entre na Justiça para pedir reparação – como compensação de horas ou afins – mesmo que sua categoria tiver concordado com a proposta da empresa.

II Jornada de Mineração do Ifba acontece entre os dias 10 e 12 de julho

Em Brumado, a II Jornada de Mineração do Ifba é um evento que visa fomentar junto à comunidade acadêmica e à sociedade civil os conhecimentos acerca dos aspectos ligados à evolução da mineração ao longo do tempo. Neste ano, com o tema “Mineração: Perspectivas e Desafios - quebrando paradigmas”, o evento busca promover o debate sobre questões relacionadas à pesquisa mineral, lavra, tratamento de minérios, sustentabilidade, empregabilidade e panorama econômico do setor mineral. A jornada será realizada entre os dias 10 e 12 de julho, no campus do Ifba em Brumado. Haverá atividades nos turnos matutino, de 7h30 às 11h, e noturno, de 18h30 às 22h. A programação consistirá em palestras, mesa redonda, exposições de trabalhos e estandes de mineradoras e empresas ligadas à mineração. As inscrições são gratuitas

Ex-babá de filha acusa Tiririca de assédio, mas ele nega Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo

Uma mulher que foi babá da filha do deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), mais conhecido como Tiririca, está acusando o político de assédio sexual. Maria Lúcia Gonçalves Freitas de Lima, de 41 anos, entrou com uma reclamação trabalhista e registrou ocorrência na 10ª Delegacia de Polícia de Brasília. De acordo com o jornal O Globo, Tiririca nega, alegando que está sendo vítima de extorsão. Como o parlamentar dispõe de foro privilegiado, o processo foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de junho e distribuído oito dias depois ao ministro Celso de Mello, que retirou o sigilo dos autos. O deputado e sua mulher, Nana da Silva Magalhães, contestaram a ação trabalhista e também apresentaram uma queixa policial contra a doméstica. Eles negam o crime e alegam que Maria Lúcia quer levar “vantagem econômica indevida” a partir dos “fatos inverídicos”. Ela teria tentado extorquir dinheiro de Tiririca e Nana: caso não lhe entregassem a quantia de R$ 100 mil na rescisão do contrato, a ex-funcionária teria prometido prejudicar os ex-patrões. Segundo eles, a doméstica foi demitida por consumir bebida alcoólica no expediente e todos os débitos trabalhistas foram quitados.

Mutirão de Cirurgias terá início em Brumado no próximo dia 12 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima semana, mais de 21 municípios da região de Brumado começam a ser atendidos pelo Mutirão de Cirurgias, promovido pelo Governo do Estado. O período das pré-consultas será de 12 a 14 de julho e as unidades móveis, que ficarão estacionadas no Ginásio Poliesportivo Antonio Alves Ribeiro, têm capacidade de atender 180 pacientes por dia. As cirurgias serão feitas a partir do dia 17, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Nesta etapa, os municípios de Érico Cardoso, Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu serão atendidos. Durante a realização do mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias, munido dos documentos exigidos.

Longas filas se formam assim que a Caixa Econômica Federal inicial uma nova etapa de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas nem todas as pessoas com direito ao benefício correram para sacá-lo. Pelas contas da Caixa, ainda existem 5,3 milhões de trabalhadores nascidos de janeiro a novembro que ainda não pegaram o dinheiro. Dos 39,8 bilhões de reais disponíveis para esse grupo, 38,2 bilhões de reais foram resgatados. Ainda restam 1,6 bilhão de reais à espera do saque. De acordo com a Veja, o prazo para sacar o benefício se encerra em 31 de julho. Depois disso, o dinheiro volta para o FGTS e só poderá ser resgatado nos casos previstos em lei, como compra da casa própria e aposentadoria.

Casal morre em grave acidente em curva perigosa na BR-030 em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (4), um casal morreu em um grave acidente registrado na famosa “curva da morte”, entre as cidades de Caetité e Guanambi, na BR-030. O motorista, identificado como Jorge Washington, perdeu o controle da direção no local e caiu em um barranco de aproximadamente 50 metros. Segundo informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o carro pode ter capotado diversas vezes antes de cair na ribanceira e o casal ficou preso às ferragens. A mulher ainda não foi identificada. O Samu 192 esteve no local e constatou os óbitos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Guanambi.

Justiça determina que prefeito de Dom Basílio exonere contratados temporários Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, deferiu liminar determinando que o prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), o Galego, exonere os auxiliares de farmácia, merendeiras, porteiros, recepcionistas e técnicos de enfermagem contratados temporariamente, tendo em vista a ausência de vagas previstas em lei, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o gestor também deve promover a exoneração dos ilegalmente contratados temporários para os cargos que possuem aprovados no concurso público em vigência, entre os quais: assistente social, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, faxineiro, médico, operador de abastecimento de água, operador de máquinas, pedreiro e psicólogo. O magistrado salientou que o prefeito vem descumprindo a determinação constitucional ao realizar contratações para preenchimento de cargos cujas vagas não estão devidamente previstas em lei municipal, além de preencher cargos vagos existentes e para os quais há candidatos aprovados em concurso público com pessoal sob regime de contrato temporário.

A produção da indústria brasileira cresceu 4,0% em maio ante o mesmo mês do ano passado, e avançou 0,8% na comparação com abril, segundo mês seguido de alta, mostram dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação anual (sem ajuste sazonal), foi o maior avanço para maio desde 2010, quando o setor cresceu 14,3% frente a maio de 2009. Já frente a abril (com ajuste sazonal), o resultado foi o melhor para o mês desde 2011, quando o setor avançou 2,7%.

Brumado: Equipe Club Amarok Bahia está pronta para o Rally Mercosul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A equipe Club Amarok Bahia realizou um coquetel para apresentação dos pilotos que irão disputar o Rally Mercosul. O evento aconteceu no showroom da Taisan Auto, no município de Brumado. A equipe formada pelo piloto Alessandro Silva e pelo navegador Glauber Bacelar será a única a representar o Nordeste brasileiro na competição. Os competidores viajam na próxima quarta-feira (05) com destino ao ponto de largada: Curitiba, capital do Paraná. O desafio terá início na próxima sexta-feira (07). Além da imprensa local, patrocinadores e convidados também apreciaram a apresentação, durante a qual foi exibida toda a estruturação da equipe, desde os uniformes aos equipamentos de navegação instalados no veículo. Na oportunidade, ainda foi mostrado um clipe com os principais trechos da prova, que passará pelo Uruguai e Argentina. A prova, promovida pela TSO Brasil, terá 3 mil km de extensão. Em coletiva, os pilotos brumadenses demonstraram confiança e empolgação.  “Nos preparamos bem, tanto física como psicologicamente, para representar da melhor forma possível o Club Amarok Bahia. Somos a única equipe do Nordeste a figurar na competição e vamos dar o melhor de nós para termos uma boa colocação em nossa estreia a nível internacional. Vai ser pura adrenalina, vamos nos divertir” ,disse o piloto Alessandro Silva ao site Achei Sudoeste.

Brumado: Equipe Club Amarok Bahia está pronta para o Rally Mercosul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já o navegador Glauber Bacelar enxerga a participação da equipe como uma chave que abrirá as portas das oportunidades para outros eventos de grande dimensão automobilística da modalidade Rally no sertão baiano. "É a nossa primeira vez em um rally de regularidade. Nos baseamos em treinamentos de navegação que fizemos com a Totem. Tenho certeza e uma grande expectativa de que nossa participação abrirá as portas para vários outros eventos, inclusive já estamos pensando em marcar presença no Rally dos Sertões com intuito de viabilizar participação na maior competição do gênero no Brasil. Também já vislumbramos inserir o rally de regularidade na região da nossa Chapada Diamantina. Estamos esperançosos nessa concretização”, pontuou Bacelar. Ao final, os presentes foram agraciados com brindes do lançamento da equipe e recordação da prova.  

Homem acusado de vários crimes é preso pela PM em Caculé Foto: Divulgação/PM

No último domingo (2), um homem acusado de cometer vários furtos foi preso na cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia. Salvador Amado Santana, vulgo Luquinhas, 31 anos, foi detido por policiais militares da 94ª CIPM por volta de 22h. Ele possuía um mandado de prisão preventiva em seu desfavor e tem várias passagens pela polícia. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Luquinhas já responde pelos crimes de violência doméstica, roubo, ameaça, furto e homicídio qualificado. O acusado foi conduzido e apresentado na delegacia local, onde está à disposição da Justiça.

Sem planejamento, Brumado tem crescimento desordenado e sem ciclovias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A exemplo da maioria das cidades do Brasil, o município de Brumado convive atualmente com dificuldades de organização impostas pelo crescimento desordenado e sem planejamento. A maior parte das ruas nos bairros periféricos é estreita e com calçadas desniveladas, que muitas vezes impossibilitam até a passagem de transeuntes. Outro fator negativo na infraestrutura local é a ausência de ciclovias. Brumado só conta com cerca de 400 metros de ciclovia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o corredor que deveria ser destinado aos ciclistas foi instalado em um pequeno trecho na faixa de servidão entre a Avenida Centenário e o Terminal Rodoviário. Porém, o local é obstruído por oficinas mecânicas. Quem deseja pedalar tem de se aventurar entre os veículos motorizados, além da dificuldade de driblar os buracos nas vias. 

Sem planejamento, Brumado tem crescimento desordenado e sem ciclovias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após anos, o assunto voltou a ser debatido na câmara de vereadores. O vereador José Carlos de Jonas (PT) cobrou a instalação de ciclovias entre a sede do município e a entrada da mineradora Magnesita, na Vila Catiboaba, para favorecer os operários que preferem ir até a empresa de bicicleta e se arriscam entre os carros na BR-030. O parlamentar tocou no assunto, mas não foi respaldado pelos demais edis. A situação reforça a tese de que o poder público ainda tem pouca visão quanto a adequação das vias públicas e a questão da acessibilidade. Os novos segmentos de bairros planejados têm propostas de instalar ciclovias, o que projeta um modelo diferenciado no município. Diante da realidade, resta aos ciclista apelar por respeito aos condutores.

SMTT instala placas de sinalização vertical em Brumado Foto: Divulgação/SMTT

Na última segunda-feira (3), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Engenharia e Sinalização, deu início à instalação e recolocação de placas de sinalização vertical de regulamentação em diversas ruas da sede do município. O Superintendente Interino de Trânsito e Transportes e Coordenador de Engenharia e Sinalização, André Cardoso, determinou a reposição e instalação de placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência em diversas ruas. Segundo ele, as atividades de recomposição da sinalização viária estão apenas começando. Nas vias, após projeto de sinalização viária, foi instalada a sinalização de regulamentação. A segurança de condutores e pedestres, a quantidade crescente de multas lavradas e, principalmente, as cobranças por mais sinalização e fiscalização dos agentes nas imediações determinaram as ações na localidade.

Família inicia campanha nas redes sociais para cirurgia de criança com tumor cerebral em Jussiape Foto: Arquivo Familiar

Naturais da cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina, os pais do pequeno Arthur Barbosa, de 2 anos, Uilian Barbosa e Michele Barbosa iniciaram uma campanha para a cirurgia do filho. Artur foi diagnosticado com um tumor no cérebro e precisa ser submetido a uma intervenção cirúrgica com urgência, mas não consegue uma vaga na rede pública. Para custear a cirurgia e o tratamento, familiares, parentes e amigos lançaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar aproximadamente R$ 30 mil. Para colaborar em uma rifa ou fazer a sua doação, ligue (77) 99973-0609 / (77) 99199-2565. 

Incêndio em pátio de complexo policial destrói veículos em Conquista Foto: Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste

Um incêndio destruiu veículos apreendidos pela polícia, que estavam estacionados em um pátio ao lado do complexo policial de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas de médio a grande porte destruíram seis carcaças de automóveis, uma caminhonete, um caminhão e quarto motos. Ainda conforme os bombeiros, os agentes foram acionados às 20h25 de segunda-feira (3) e conseguiram controlar as chamas, que não se espalharam. De acordo com o G1, uma hora depois do acionamento dos agentes, o fogo já tinha sido debelado. Ninguém ficou ferido.

Prefeitura de Aracatu aditiva contrato e paga R$ 40 mil para show da Calcinha Preta no São Pedro do Gererê

Após a polêmica quanto ao valor do cachê de R$ 28 mil da Banda Calcinha Preta em show na cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, a prefeitura municipal publicou uma errata no Diário Oficial, na última segunda-feira (3), e ajustou o valor da apresentação para R$ 40 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, R$ 12 mil a mais serão pagos para o grupo de forró se apresentar no Arraiá do Gererê, no São Pedro de Aracatu, de acordo com a primeira publicação. Na última sexta-feira (30), a administração pública já tinha aditivado shows de outros artistas, indo de encontro à recomendação de Ministério Público Estadual (MPE), que visa reduzir os gastos com os festejos de São Pedro, que serão realizados entre os dias 07 e 09 de julho. O promotor do caso, Ruano Fernando da Silva Leite, ainda não se pronunciou oficialmente acerca dos aditivos, visto que o custo do festejo, que era já considerado alto pelo MP, ficou até o momento R$ 23 mil mais caro. A nossa reportagem falou, por telefone, com o empresário do grupo Calcinha Preta, Guto Rodrigues, que confirmou a apresentação da banda no próximo domingo, 09 de julho, em Aracatu.

Ex-ministro Geddel é levado a Brasília para a carceragem da PF Foto: Reprodução/TV Globo

Preso por determinação da Justiça, o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) chegou a Brasília no início da madrugada desta terça-feira (4) e foi levado para a superintendência da Polícia Federal. Na segunda, Geddel foi preso na Bahia por decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. O peemedebista é suspeito de agir para atrapalhar investigações da Operação Cui Bono, que apura fraudes na liberação de crédito da Caixa Econômica – o ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa entre 2011 e 2013, no governo Dilma Rousseff (PT). De acordo com o G1, a investigação se concentra no período em que Geddel ocupou o cargo e teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após a prisão, a defesa de Geddel divulgou nota na qual afirmou que o decreto de prisão é “desnecessário” e criticou a investigação. O advogado Gamil Föppel disse, ainda, que há “uma preocupação policialesca muito mais voltada às repercussões da investigação para grande imprensa, do que efetivamente a apuração de todos os fatos”.

Livramento: Motorista é preso por embriaguez ao volante e lesões corporais graves Foto: Reprodução/Livramento Manchete

Um motorista de 29 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por dirigir embriagado e provocar um acidente grave. O fato aconteceu na noite do último sábado (1º), na ponte do Rio Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, o acusado saiu de uma festa em alta velocidade e acabou invadindo a pista contrária, atingindo a motocicleta. O condutor da moto teve um corte profundo na perna esquerda e outras lesões na perna direita, sendo socorrido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado à UPA 24h. O acusado foi recolhido por uma viatura policial e encaminhado ao hospital para exame clínico. Na unidade, ele confessou ter ingerido dois copos de whisky. O motorista foi levado para o complexo policial de Brumado, onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante e lesões corporais de natureza grave.

Clínica Mais Vida: Sinto muita culpa quando como alguns alimentos...

Você sente culpa quando come alguns alimentos? Comer e culpa já viraram quase sinônimos para você? Só de pensar em comer algo que você não considera adequado sente que estará cometendo um pecado? Comer e culpa literalmente não combinam, gera um tremendo mal-estar, quem já passou por isso sabe do que eu estou falando. Mas porque será que sentimos isso? Da onde vem esse sentimento? O que podemos fazer para nos libertarmos dele? Acredito que podemos começar a falar desse assunto fazendo uma pequena analogia. Pense comigo...Quando você come algum alimento que você considera “errado”, “proibido” “não-saudável” por exemplo uma coxinha ou um brigadeiro, você sente culpa por come-los? Agora, se essa coxinha fosse intitulada “fit” e o brigadeiro fosse light “zero açúcar”, você os comeria com menos ou sem culpa? É aí que pode ser que esteja o problema.  

A partir do momento que rotulamos os alimentos a nossa relação com a alimentação começa a ficar complicada, afinal todos aqueles alimentos que tiverem rótulos negativos para você (não pode, não saudável, faz mal, engorda) mais culpa sentirá quando come-los. Além, é claro, se você estiver de dieta, todo alimento que não fizer parte dela, provavelmente parecerá “errado” para você, causando na maioria das vezes culpa quando resolver “sair da dieta”. Se você deseja acabar com a culpa, você precisa começar a rever a maneira com que você tem se relacionado com os alimentos. Que fique claro, que essa não é uma tarefa fácil, mas é possível e com certeza, muito gratificante. Uma dica é focar no como você come esses alimentos que te geram culpa, come muito e muito rápido? Sem mastigar direito? Em frente a TV? Escondido? Que tal, quando você for comer você trocar culpa por prazer? Então transforme sua rotina alimentar mais prazerosa, aprendendo a se alimentar bem, na verdade faça uma reeducação alimentar e transforme seus hábitos.  Sente dificuldade em se relacionar bem com os alimentos em seguir uma orientação?! Procure um nutricionista, e faça um acompanhamento nutricional, isso lhe ajudara bastante. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO
Clínica Luíza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Policia Militar avalia São Pedro dos Olhos D'água em Brumado como festa de proporção regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou um balanço geral e classificou a festa do São Pedro do Olhos D’água, em Brumado, como tranquila. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o capitão Valmari Júnior, subcomandante da companhia, destacou que o comportamento ordeiro da população, aliado à boa estratégia de atuação do policiamento, foi preponderante para o bom andamento da festa, sem alterações relevantes. Cerca de 50 soldados e oficiais deram conta de oferecer a segurança da festa, que contou ainda com o apoio das especializadas, Rondesp Sudoeste, Esquadrão Falcão, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e Cipe/Sudoeste. O trabalho foi considerado de excelência pelo comandante, o Major Adriano Souza Dias. 

Policia Militar avalia São Pedro dos Olhos D'água em Brumado como festa de proporção regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar disso, do ponto de vista da polícia, já é hora de a organização do evento e da prefeitura municipal começarem a estudar uma melhor logística para o local da festa, que ganhou projeção regional. Para o Capitão Valmari Junior, há muito a ser elaborado e planejado na questão de acesso ao local da festa, abrangendo rotas rápidas para as viaturas de emergência, bem como melhorias de estacionamento. “Que não me entendam mal, mas a dimensão dessa festa hoje é maior que o Bairro Olhos D’água em si, pois nos municípios vizinhos se fala do São Pedro de Brumado. Então, penso que a prefeitura deveria abraçar mais o evento visando essa proporção regional. Digo em todos os aspectos logísticos, envolvendo organização e aglomeração de pessoas”, pontuou o subcomandante da 34ª CIPM.

PM realiza prisão de supostos traficantes e apreende drogas na zona rural de Macaúbas Foto: Divulgação/PM

Através de denúncias anônimas, a 4ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), em Macaúbas, realizou diversas prisões de suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, além de apreensão de drogas.  No Povoado do Açude, a PM apreendeu 58 papelotes de cocaína, 4 pedaços de maconha, 2 cigarros de maconha, 1 trouxa da maconha, 5 pinos de cocaína, várias embalagens usadas para estocar drogas, 1 aparelho celular e 2 cordões. Na oportunidade, foram presos em flagrante Gilmar Paixão de Oliveira e Eduardo Amaral Pimenta. Já no Povoado de Contendas, a PM apreendeu em uma residência 76 papelotes de cocaína, 8 pedaços de cocaína em pedra, 1 balança de precisão, R$ 460,35 em espécie, 3 pinos de cocaína, várias embalagens para estocar a droga e 2 aparelhos celular. Foram presos em flagrante José Oliveira de Macedo, 36 anos, e Vanessa Souza Silva, 20 anos. Nas duas ocorrências, todo material, assim como os autores, foram apresentados na Delegacia de Macaúbas.

Confira o que será discutido na sessão legislativa de Brumado desta segunda-feira (3) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (3), serão apresentados o Projeto de Lei nº 020/2017, que dispõe sobre a fixação de placa de advertência sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes; e o Projeto de Lei nº 021/2017, que autoriza o Executivo a promover remanejamentos, transposições e transferências de saldo entre categorias de programação, fontes de recursos e órgãos previstos na Lei Orçamentária nº 1.786, de 29 de dezembro de 2016. Em primeira discussão e votação, haverá o Projeto de Lei nº 011/2017, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018, bem como o Projeto de Lei nº 019/2017, que autoriza o prefeito celebrar Termo de Concessão de Uso de Imóvel, de domínio municipal, com a Associação de Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Boi Morto e Adjacências. Além disso, em primeira e única discussão e votação, serão apresentadas várias indicações propondo melhorias estruturais para a zona urbana e rural, a exemplo da  necessidade de uma rotatória para organização do trânsito, reforma e e iluminação na quadra poliesportiva da Comunidade São Sebastião, e reforma e ampliação da unidade de PSF no Distrito de Itaquaraí.

Geddel Vieira Lima é preso pela Polícia Federal por obstrução de Justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) foi preso nesta segunda-feira (3) pela Polícia Federal. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. A prisão ocorreu na Bahia, onde ele reside. Geddel foi citado nas delações da JBS como interlocutor do presidente Michel Temer para assuntos relacionados à empresa. Até novembro de 2017, o peemedebista ocupava a Secretaria de Governo, porém pediu demissão após se envolver em uma polêmica com o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que o acusou de tráfico de influência para a liberação de obras do condomínio La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador - as obras eram em um trecho que exigia autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Não há detalhes sobre a prisão, porém Geddel também foi citado nas delações premiadas da Odebrecht.

Jovem morre ao colidir moto contra árvore na zona rural da cidade de Pindaí Foto: Reprodução/Facebook

O jovem José Amario Souza Guimarães, conhecido como Mazin, 29 anos, morreu no último sábado (1º) depois de colidir de moto contra uma árvore. O acidente aconteceu na zona rural da cidade de Pindaí. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o jovem perdeu o controle da moto em uma estrada vicinal da região e acabou colidindo contra uma árvore. Com o impacto, o jovem foi arremessado e morreu na hora. Uma equipe da Polícia Técnica de Guanambi se deslocou para o local e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

Arquivo