Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2017
fechar

Polícia encontra fábrica clandestina de bebidas falsificadas em Palmas de Monte Alto e Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Caesg/João Lã dos Santos

Uma fábrica clandestina que distribuía bebidas falsificadas no município de Palmas de Monte Alto e em outras cidades da região foi fechada pela Polícia Civil de Bocaiuva, região Norte de Minas Gerais. Segundo a polícia, vários tipos de bebidas destiladas eram falsificados e vendidos a valores bem abaixo do mercado. Os policiais chegaram ao local após suspeitarem de um caminhão, que sempre parava na porta do galpão e descarregava garrafas de vidro. No galpão, foram encontrados, além das bebidas, de rótulos nacionais e importados, selos de inspeção falsos. A bebida falsificada era vendida em Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Iuiu, Malhada, Carinhanha, Feira da Mata, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Urandi, entre outros. Os acusados foram presos em flagrante e podem pegar de 4 a 10 anos de prisão. O proprietário da fábrica, identificado como Márcio Magno de Souza, é procurado pela polícia. Ele também era o responsável pelo transporte das bebidas. Na última sexta-feira (30), guarnições da Cipe Sudoeste também invadiram um depósito de cerveja falsificada localizado no Bairro Terras do Remanso, em Vitória da Conquista. O local foi descoberto após denúncia anônima. Quatro pessoas foram flagradas no estabelecimento, onde havia aproximadamente 300 caixas de cerveja. O depósito funcionava há oito meses. A bebida apreendida será enviada para perícia e os suspeitos responderão por crime de falsificação.

Deputado Marcell Moraes quer permitir a entrada de animais em hospitais Foto: Rebeca Vieira

Em fevereiro deste ano, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para que animais de estimação possam visitar os pacientes internados em unidades hospitalares da Bahia. Segundo a proposta, os critérios determinados pelos hospitais devem ser respeitados. Para o parlamentar, a Terapia Assistida por Animais (TSA) ou a zooterapia, que é a interação do ser humano com os animais, trazem resultados satisfatórios, porque os bichos de estimação atuam como um estímulo poderoso, sendo um grande potencial terapêutico para melhora do sistema imunológico. “A presença desses animais nos hospitais funciona como processo de terapia e colabora para o tratamento daquelas pessoas que estão ali internadas. Eles não são promessas de cura, mas ajudam, sendo um instrumento facilitador que contribui na melhora do tratamento”, explicou Marcell. O deputado destacou que irá trabalhar para conseguir a aprovação do projeto, que visa melhorar o estado de saúde dos pacientes que estão internados.

Sem dinheiro nos caixas eletrônicos, clientes reclamam do Banco do Brasil e da Caixa Econômica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os brumadenses estão cada vez mais irritados com os serviços prestados pelas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Na manhã desta segunda-feira (03), os munícipes se dirigiram às agências para realizar saques e se depararam com os terminais eletrônicos sem dinheiro. “Quase todo final de semana acontece isso aqui em Brumado. Uma falta de respeito com os clientes”, reclamou um policial militar. O site Achei Sudoeste registrou longas filas na entrada das agências. “Além de enfrentar o frio, ainda temos de exercer a paciência com essa falta de respeito conosco. Isso é uma humilhação! Estamos falando de instituições que sugam lucros exorbitantes às nossas custas com uma péssima prestação se serviços. Deplorável”, reforçou a ambulante Geruza Alves. 

Sem dinheiro nos caixas eletrônicos, clientes reclamam do Banco do Brasil e da Caixa Econômica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas filas, os clientes apontaram ainda que, mesmo com a lei aprovada no município, as agências bancárias não respeitam o tempo máximo de espera de 15 minutos e não ofertam banheiro aos clientes. “Quinze minutos é uma utopia nesses bancos aqui. Por diversas vezes, já passei quatro horas esperando para um simples atendimento, perdendo metade do meu dia de produção. Sem uma fiscalização com punição severa, eles vão continuar pisoteando na gente. Cabe agora aos senhores vereadores, Ministério Público e outros órgãos de defesa do consumidor entrarem na discussão e resolverem esse embate”, comentou o aposentado Sério Mauro.

Idoso morre após ser atropelado por caminhão-baú na BA-262 em Anagé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (2), o idoso Manoel Florentino da Silva, de 72 anos, morreu depois de ser atropelado por um caminhão-baú no trecho entre as cidades de Vitória da Conquista e Anagé, na BA-262, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do caminhão não ficou ferido. A polícia investiga as causas do acidente. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Conquista.

Na Sesab, prefeito de Brumado articula inauguração da UTI no Hospital Magalhães Neto Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participa nesse momento, de uma audiência da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com o secretário Fábio Vilas Boas, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), para acertar os últimos detalhes para a inauguração das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, serão disponibilizados 20 leitos, sendo 10 adultos e 10 neonatais.  O governador da Bahia, Rui Costa (PT), já declarou que vai inaugurar a UTI ainda neste mês de julho.

Embasa: Concurso tem 140 mil inscritos para 600 vagas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois de serem suspensas em maio, finalmente no próximo domingo serão aplicadas as provas objetivas e discursivas do concurso deste ano da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). No total, são mais de 148 mil inscritos para disputar 600 vagas. De acordo com o jornal Correio, a função de agente administrativo, alocada em Salvador, é a de maior concorrência: uma vaga para cada 723 candidatos. Com uma disputa tão acirrada, é válido se dedicar até o limite final nessa última semana antes das provas onde pode decidir quem será aprovado e quem ficará no caminho. Segundo Wagner Aguiar, professor de cursos preparatórios na Bahia, não adianta estudar novos assuntos faltando tão pouco tempo. “O candidato vai se angustiar e no final não vai adiantar nada. Concurso é sinônimo de preparação com antecedência”. Porém, esse não é um momento de colocar as pernas para o ar.  Wagner aconselha focar os estudos nos resumos já feitos e na resolução das provas, além de fazer simulados. 

Recorde de público no São Pedro do Bairro Olhos D’água em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estimativa da organização é de que mais de 25 mil pessoas tenham prestigiado a festa de São Pedro no Bairro Olhos D’água este ano, em Brumado. O número representa um recorde de público dentre todas as edições do evento. Nos três dias de festa, atrações como Dedim Gouveia, Celino e Banda, Jorginho dos Teclados, Robertinha, Chris Pimenta, Banda Magnatas, Forró Aceso, Serginho Cardoso e Roberto Dantilly animaram o arrasta pé na Praça Donatila Meira Lobo. O evento foi considerado pacífico pela Polícia Militar, que registrou poucas ocorrências de pequenas proporções. Além das bandas, houve também apresentações de grupos de dança, muita gente bonita e barracas de comidas e bebidas típicas. 

Recorde de público no São Pedro do Bairro Olhos D’água em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O evento foi prestigiado por algumas autoridades políticas, como o deputado estadual licenciado e secretário de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim (PDT), secretários municipais e vereadores. A festa contou com o patrocínio da Bahiatursa, da Prefeitura Municipal, Associações de Moradores e cervejarias. “Agradeço a Deus, pois tivemos um curto período de tempo e conseguimos organizar essa festa que já é tradição em nossa cidade e região. Parabéns ao público, aos apoiadores, à polícia militar e demais instituições voltadas para organização e segurança desta festa. Essa foi uma das melhores edições do São Pedro do Olhos D’água, foi simplesmente show”, comentou o promoter Beto Bonelly.

Caixa antecipa pagamento do último lote do FGTS inativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa Econômica Federal (CEF) decidiu antecipar o pagamento do último lote das contas inativas do FGTS para quem nasceu em dezembro. Prevista inicialmente para começar no dia 14, a quinta fase foi antecipada para o próximo sábado, dia 8. A informação foi antecipada com exclusividade pelo Bom Dia Brasil nesta segunda-feira (3). Assim, em vez de apenas 18 dias para conseguir sacar o dinheiro, os beneficiários nascidos em dezembro terão 24 dias para fazer os saques. Para quem nasceu em outro período e ainda não fez o saque o prazo limite é 31 de julho. Se o beneficiário não retirar o dinheiro até o prazo final, o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque do FGTS, como trabalhadores ou dependentes portadores do vírus HIV; pessoas em tratamento contra o câncer; doentes em estágio terminal em razão de doença grave, ou se ficar pelo menos 3 anos sem receber depósito de empregadores no Fundo de Garantia. Tem direito a fazer os saques das contas inativas o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. O trabalhador não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual. Para atender aos trabalhadores que querem fazer o saque das contas inativas, 2.015 agências da Caixa abrirão no sábado (8), entre 9h e 15h – clique aqui para ver a lista de agências. 

Prefeito de Brumado nomeia novo secretário da Fazenda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), nomeou um novo secretário municipal da Fazenda. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o cargo, que antes era ocupado interinamente pelo secretário municipal de Administração, João Nolasco da Costa, agora é gerido pelo contador André Luís Meira Leite. André ocupava o cargo de Controlador Geral do Município, que já está sob o comando de Webiston Barbosa Reis. As portarias com as nomeações foram publicadas nesta segunda-feira (03), no Diário Oficial do Município de Brumado.

03/Jul/2017 - 11h00

Brumado registra 13°C

Brumado registra 13°C Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O frio da madrugada se estendeu até a metade da manhã desta segunda-feira (03), em Brumado, onde foi registrada a temperatura de 13°C, a mais baixa do ano até então na capital do minério. Choveu na noite da última sexta-feira (30), o que contribuiu para aumentar a umidade relativa do ar, que estava em níveis muito secos, provocando a tradicional gripe de inverno em muitos munícipes. O site Achei Sudoeste registrou grandes filas nas portas das agências bancárias na manhã de hoje e a maior parte das pessoas estava bastante agasalhada. O céu está encoberto de nuvens e o serviço de meteorologia aponta que pode garoar no decorrer do dia e da noite. As estações meteorológicas apontam que o sol aparecerá, mas haverá bastante presença de nuvens ao longo da semana no céu brumadense. 

Brumado registra 13°C Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria municipal de saúde reforça a recomendação para que a população evite aglomerações e ambientes fechados, bem como ingiram muito líquido. “Nosso corpo precisa ser hidratado e nesse período acabamos fazendo pouco uso de líquidos, principalmente de água. Então, nossa orientação é para mantermos a rotina de beber 2 litros de água por dia. Bebam água mesmo quando não estiverem com sede, pois, além de hidratar a pele, também iremos inibir as gripes da ocasião”, alertou o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. 

Prefeitura de Rio de Contas oferece cursos na modalidade Pronatec Voluntário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), através da Superintendência de Serviços Turísticos (Suset), pactuou com a Prefeitura Municipal de Rio de Contas cursos na modalidade Pronatec Voluntário, que consiste na oferta de ensino à distância (EAD).  Serão disponibilizados em instituições privadas os seguintes cursos: Básico de Inglês, Espanhol, curso de recepcionista, assistente administrativo, agente de limpeza urbana, assistente de recursos humanos e curso de reciclador. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos.  

Servidores terceirizados denunciam calote do estado após um ano de salários atrasados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um ano já se passou desde que o governo do estado rompeu as contratações com as empresas prestadoras de serviços gerais que atuavam principalmente na pasta da educação. Por conta do impasse, os servidores contratados promoveram paralisações cobrando os vencimentos atrasados. O governo interveio e garantiu que quitaria os atrasos, o que não aconteceu. Os servidores acabaram sendo demitidos de suas funções. Em Brumado, o site Achei Sudoeste ouviu a auxiliar de serviços gerais Zelita Maria dos Santos, que era terceirizada da empresa Contrate, e ela afirmou que os salários nunca foram pagos pelo governo. “Calote dos grandes. Todos os servidores que foram contratados para prestarem seus serviços foram dispensados sem receberem um centavo. Ainda acumulamos muitas dívidas nesse período por conta desse descaso do governo com a nossa categoria”, disse a terceirizada, que se sente ludibriada.

Dom Basílio: Com apoio da deputada Ivana Bastos, prefeito conquista sinalização de via Foto: Camila Queiroz

Após um trabalho em conjunto da administração municipal de Dom Basílio e da Secretaria de Infraestrutura, com o apoio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), foi autorizada a execução da sinalização horizontal da BA-148, no trecho que dá acesso ao município. Para início dos serviços, a prefeitura fará a urbanização e o alargamento da pista, logo depois a Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) realizará a sinalização. O processo foi encaminhado para o setor responsável para elaboração do edital de licitação. Em audiência com o coordenador do departamento de Engenharia, Gilvan Jardim, o prefeito verificou que o orçamento da obra barragem do Riacho do Meio, no complexo do Pastim, já foi finalizado e o órgão segue na elaboração do orçamento da adutora.

Mucugê recebe o 1º Festival Gastronômico entre os dias 13 e 16 deste mês Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, será palco do 1º Festival Gastronômico entre os dias 13 e 16 deste mês. O evento, que será realizado na praça central da cidade, possui extensa programação, com foco principal na culinária regional. Durante o festival, serão realizados dezenove eventos paralelos, como cozinha show, feira de produtos, barracas de comida, festival da cerveja artesanal, tarde do morango, noite de vinhos e massas, mostra dos cafés, corrida do cangaço (Cross Country Noturno), Mountain Bike, Festival de Ginástica, beco do forró, shows musicais, premiação de pratos, passeio ciclístico e danças circulares. Os participantes terão direito ainda a palestras, práticas esportivas, alimentação, lançamento do caderno gastronômico de Mucugê, entre outros. O público estimado é de 3.500 pessoas.

Livramento: Ricardo Ribeiro promete exonerar casos de nepotismo e MP arquiva inquérito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o gestor de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), se comprometer a exonerar cerca de dez servidores que poderiam se enquadrar em nepotismo, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) arquivou o procedimento investigatório instaurado no dia 20 de janeiro. Na época, o órgão apurou se as contratações para posições temporárias e cargos comissionados estavam sendo realizados corretamente. Inicialmente, foi entregue pelo prefeito uma lista de dez pessoas e depois outra que continha 15 nomes que correspondem a servidores nomeados ou contratados com vínculos de parentesco. “Apresentou o currículo de sua irmã, que já teria exercido, por oito anos, em gestões passadas, o mesmo cargo de Secretária de Administração, o que considerei como capacidade técnica suficiente a enquadrá-la na exceção da jurisprudência para não aplicabilidade da Súmula Vinculante n° 13 do STF”, informou o promotor de Justiça Millen Castro Moura. Além disso, foram indicados outros três casos que acabaram não sendo considerados nepotismo.

Zé Raimundo e Waldenor marcam presença na inauguração do Colégio Municipal de Guajeru Foto: Vinícius Brito

O prefeito Gil Rocha (PDT) entregou na última semana o novo Colégio Municipal de Guajeru, que foi ampliado e reformado. Os deputados Zé Raimundo (PT) e Waldenor Pereira (PT) marcaram presença na inauguração. A ampliação do colégio foi iniciada em janeiro, com um investimento de R$ 110 mil em recursos próprios. O equipamento vai beneficiar mais de 400 estudantes, além de professores e colaboradores. 

Zé Raimundo e Waldenor marcam presença na inauguração do Colégio Municipal de Guajeru Foto: Vinícius Brito

O deputado estadual Zé Raimundo elogiou a gestão responsável do prefeito, que, segundo ele, “tem melhorado a qualidade de vida dos moradores, cumprindo o compromisso firmado com a população”. Já o deputado Waldenor reforçou que a parceria dele e de Zé Raimundo com o prefeito Gil Rocha continua, como também ao lado do governador Rui Costa, intermediando a realização de obras e serviços para Guajeru e região. “Guajeru tem dois parceiros, aliados nossos, que são os deputados Zé Raimundo e Waldenor. Dois companheiros de luta, que através dos seus mandatos, conseguiram nos ajudar a enfrentar os obstáculos”, disse o prefeito Gil.

MP instaura Inquérito para apurar deficiências na Delegacia de Policia de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com base no relatório do Promotor Millen Castro Medeiros de Moura, o Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, constatou deficiências estruturais e administrativas no funcionamento da Delegacia de Policia de Livramento e instaurou Inquérito Civil a fim de adotar soluções extrajudiciais ou judiciais para os problemas identificados. A unidade apresenta as seguintes carências: falta de controle dos objetos depositados na unidade policial; falha de segurança no armazenamento de armas e drogas; ausência de vinculação de armas e veículos aos respectivos procedimentos policiais; existência de grande quantidade de veículos depositados no pátio da delegacia; fragilidade na segurança do prédio por defeito no monitoramento eletrônico; dificuldade na gestão dos expedientes; inexistência de livros para registro de fiança, cartas precatórias, entrada e saída de bens, armas e drogas; insuficiência de servidores; precariedade da estrutura do prédio; problemas de acessibilidade no imóvel da repartição e carência de equipamentos de informática.

Motorista sai ileso após caminhão tombar e ficar completamente destruído em Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (1º), um caminhão com placa da cidade de Maracanaú, no Ceará, se chocou contra um barranco à margem da BR-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O veículo, que transportava uma carga de macarujá, ficou completamente destruído. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e acabou tombando. Ele sofreu apenas ferimentos leves e passa bem. A carga seria transportada para Fortaleza.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Prefeitura de Caetité realiza tradicional Desfile Cívico de 2 de julho Foto: Cláudio Amaral

Nem o frio e desanimaram caetiteenses e visitantes de cidades vizinhas, a acompanhar o tradicional desfile cívico do 2 de julho, realizado pela Prefeitura de Caetité. Com o tema “respeito à liberdade, apreço à tolerância”, escolas da rede municipal e estadual, além dos grupos de montaria, apresentaram lindas alegorias que mostraram a importância do respeito às diferenças, além da força da luta por uma Bahia independente. 

Prefeitura de Caetité realiza tradicional Desfile Cívico de 2 de julho Foto: Cláudio Amaral

Riqueza cultural, rigor, beleza, criatividade e participação popular marcaram a manifestação que destaca o município nos cenários estadual e nacional. Comemorar a Independência do Brasil na Bahia é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes no calendário para os moradores do município. O desfile contou, também, com a participação inédita, de índios tupinambás, que emocionaram, mostrando as raízes de um povo que nunca parou de lutar. “A independência da Bahia, consolidou a independência do Brasil. Então, é, sem dúvidas, um marco na história do nosso povo, sempre lutador. Agradeço, de forma muito especial, todos os funcionários da prefeitura municipal, que se dedicaram para que tudo acontecesse da melhor forma possível”, declarou o prefeito Aldo Gondim (PSB). 

As contas de luz terão bandeira amarela no mês de julho. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira amarela, a tarifa de energia volta a ter cobrança adicional no mês que vem, de R$ 2,00 a cada 100 kWh consumidos. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia a situação dos reservatórios em todo o País para tomar uma decisão, além do volume de chuvas. De acordo com a Aneel, houve aumento dos gastos de geração de energia previstos para julho. O custo da usina termelétrica mais cara a ser acionada no mês que vem será de R$ 237,71 por megawatt-hora (MWh).  A bandeira amarela é acionada quando a energia fica acima de R$ 211,28 por MWh e abaixo do teto do preço da energia no mercado à vista (PLD), de R$ 422,56 por MWh.

Eduardo Cunha avisa a PGR que decidiu delatar Foto: Reprodução

A defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha avisou à Procuradoria Geral da República (PGR) que ele, enfim, vai delatar, de acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja. Cunha foi condenado a 15 anos e 4 meses de reclusão e está preso desde outubro do ano passado. Segundo a revista, os advogados saíram da reunião com os procuradores dizendo que agora começarão a colher as informações que o ex-deputado tem para entregar.

Itabuna: Menino de 8 anos é morto por bala perdida durante tiroteio de facções Foto: Verdinho Itabuna

Uma criança de oito anos morreu por bala perdida durante tiroteio de facções, no último sábado (1º), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O fato aconteceu na Rua Fernando Barreto, no Bairro Gogó da Ema. De acordo com o Verdinho Itabuna, Keven Lúcio Araújo Braga soltava fogos na rua, quando um grupo de homens armados chegaram na comunidade, promovendo uma intensa troca de tiros. Foram mais de 15 disparos, segundo os moradores, que estão chocados com a violência e, sobretudo, com a morte bárbara do garoto. Keven morreu, atingido na nuca, no passeio da casa dele. O corpo da criança foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Itabuna. Os tiros acabaram acertando também outras duas moradoras do local. As mulheres foram socorridas por populares e levadas em um carro particular para o Hospital de Base. O estado de saúde delas não foi informado.

BR-030: Carreta tomba e atinge carro com três pessoas na curva do Peri-Peri em Caetité Foto: Caetité Notícias

Um veículo de passeio acabou sendo atingido após uma carreta tombar, no último sábado (1º), na curva do Peri-Peri, na BR-030, na cidade de Caetité, na região sudoeste da Bahia. De acordo com o Caetité Notícias, a carreta com placa de Salvador, teria ficado desgovernada na curva, momento em que o carro transitava pelo lado oposto da rodovia. O veículo foi jogado a vários metros para fora da pista, ficando totalmente destruído. Três ocupantes ficaram ilesos, sofrendo pequenas escoriações. Dois ocupantes da carreta não sofreram lesões. Todas as cinco vítimas foram socorridas e encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para a Upa 24h.

Prefeitura de Tanhaçu suspende atendimento após exoneração de servidores contratados sem concurso público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Tanhaçu, no sudoeste baiano, suspendeu até a próxima segunda-feira (10), o atendimento administrativo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi após a publicação no Diário Oficial do Munícipio, reconhecido pelo prefeito Jorge Teixeira da Rocha (DEM), do Decreto 176, de exoneração de servidores contratados, no âmbito da administração pública, seguindo orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF).  “A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”. De acordo com o Decreto, cumprirão, em caráter excepcional, para atendimento externo, os setores responsáveis pelo recadastramento dos servidores municipais, matrícula dos alunos da rede municipal de ensino, a partir da publicação das Portarias que regulamentarão os referidos procedimentos. Fica assegurado o atendimento aos serviços essenciais, tais como: coleta de lixo, urgência e emergência na área da saúde. O expediente administrativo voltará ao normal no dia 10 de julho às 08h.

Arquivo