Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2017
Prefeito de Guanambi pode ser acionado por excesso de contratações temporárias Foto: Divulgação

A 1ª Promotoria de Justiça de Guanambi instaurou Inquérito Civil Público para apurar suposta prática de ato de improbidade administrativa durante a gestão do prefeito Jairo Magalhães (PSB). Segundo a Promotoria, neste ano, o número de contratações sem concurso chega a 847, em desacordo com a lei municipal e em total afronta à constituição, visto que não há caráter temporário e de excepcionalidade. Entre as contratações irregulares, estão cargos como auxiliar de serviços gerais, enfermeiros, recepcionistas, médicos, professores, psicólogos, nutricionistas, guardas e farmacêuticos, dentre outros.

Sudoeste da Bahia: Trecho da BA-156 vai ser asfaltado pelo governo do estado

O edital de licitação para as obras de asfaltamento da BA-156, trecho entre Caturama, Botuporã, Tanque Novo e o Trevo da BR-430, em Igaporã, acaba de ser lançado pelo Governo do Estado. A obra é imprescindível, pois a rodovia encontra-se em situação precária e em muitos trechos o asfalto já não existe mais. Serão executados serviços de recuperação, reabilitação, acostamento, sinalização, adequação do leito da pista, reforço da base, drenagem e colocação de asfalto novo em diversos trechos da rodovia, que se estende por 83 km no sudoeste do estado. O asfaltamento é reivindicado há anos por lideranças políticas da região. O prazo para as empresas interessadas entregarem as propostas vai até o dia 24 de agosto.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Começa hoje a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Brumado Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (21), acontece na Praça da Igreja São Cristóvão, em Brumado, a I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região. O evento, promovido pela Caritas Diocesana de Caetité e organizado pela Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e pelo Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, reúne diversos agricultores da região. Na Feira, além da comercialização de produtos orgânicos e plantas medicinais, os produtores familiares vão expor artesanatos e participar de rodas de conversas e apresentações culturais. Os produtores participantes foram beneficiados com água potável e cursos de capacitação que viabilizaram a produção de alimentos livre de agrotóxicos. Um dos organizadores da Feira, Robério Virgens Aires, destacou que o objetivo é proporcionar o fortalecimento dos agricultores familiares da região, facilitar a comercialização dos produtos orgânicos, além da troca de saberes. A Feira é aberta ao público a partir de 7h, com encerramento previsto para às 12h do sábado (22). Na programação oficial também estão previstas apresentações de Terno de Reis, shows musicais e Celebração Eucarística presidida pelo Padre Osvaldino Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Macaúbas. 

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Acumulado de chuva em 2017 está sendo a menor nos últimos três anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Choveu pouco este ano em Brumado, o que levou o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a renovar o decreto de seca, que há mais de uma década assola as comunidades rurais no interior do município. Dados coletados de uma estação de monitoramento local e passados ao site Achei Sudoeste apontam que, no primeiro semestre deste ano, as precipitações nos meses de fevereiro, março e abril geraram o acumulado de 257 mm de chuva. Nestes primeiros meses do semestre que acompanha o inverno, foram registradas garoas e poucos dias de chuvas finas. Durante o mês de junho, o acumulado foi de apenas 21 mm; já neste mês de julho, até o momento, só foram registrados 19 mm de precipitação pluviométrica. Porém, em comparação ao ano anterior, neste ano de 2017, o armazenamento de água na lagoa da barragem de Cristalândia está bem melhor. No mesmo período de 2016, com o calor intenso na região, aumentou o consumo e a evaporação da água, o que fez descer o nível da barragem em cinco metros. Já este ano, com as baixas temperaturas desde o mês de maio, tem feito frio e o consumo de água tem diminuído. Até o momento, o nível da barragem é considerado confortável, tendo baixado apenas 95 cm.  

Brumado: Secretaria de Meio Ambiente desenvolve projeto de recolhimento e destinação de resíduos sólidos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está desenvolvendo uma série de projetos para recolhimento e destinação de resíduos sólidos no município. Os projetos contemplam a aquisição de seis caixas coletoras, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade; carrinhos coletores, que já foram disponibilizados aos catadores de materiais recicláveis; fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que também já foram distribuídos entre os catadores. A prefeitura ainda se prontificou a pagar mensalmente um galpão para a guarda segura dos materiais recolhidos. Por meio desse investimento e suporte, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Cardoso, manifestou que a atual Administração fomenta a geração de emprego e renda e auxilia no plano de recolhimento e destinação dos resíduos sólidos no município, além de contribuir para a atividade dos catadores de materiais recicláveis na cidade.

SMTT propõe ações para sinalizar áreas de descarte irregular de lixo em Brumado Foto: Divulgação/SMTT

A Coordenação de Educação no Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente, está desenvolvendo uma série de ações para identificação, cadastro, registro, notificação e sinalização de áreas de descarte clandestino e irregular de resíduo sólido. As ações foram definidas após reunião do Coordenador Jansen Ricardo com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, sobre as políticas de sinalização das áreas e locais onde, de forma clandestina, são descartados lixo e resíduos sólidos no município. Na reunião, ficou determinada ainda a adoção de estratégias e desenvolvimento de campanhas informativas e educativas para evitar o descarte indevido do lixo, ao tempo em que ações ostensivas para identificação dos transgressores, com a lavratura das respectivas notificações, serão realizadas.

Operação Paz no Trânsito: Veículo da prefeitura de Dom Basílio é pego durante blitz em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um veículo que faz parte da frota da prefeitura de Dom Basílio ficou retido durante a Operação Paz no Trânsito, que está sendo realizada na cidade de Brumado, na tarde desta quinta-feira (20). A operação é promovida conjuntamente pelo Detran/Ba, 18ª Ciretran, 34ª CIPM, SMTT e GCM, e também está sendo efetuada nas demais sedes de Ciretrans em todo o estado. 

Operação Paz no Trânsito: Veículo da prefeitura de Dom Basílio é pego durante blitz em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste foi informado de que o veículo foi retido por falta de documentação e guinchado até o pátio onde estão armazenados os veículos com irregularidades abordados durante os três dias de operação.   

Iniciada operação paz no trânsito em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em ação conjunta entre Detran, 18ª Ciretran, 34ª CIPM, Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT e Guarda Civil Municipal - GCM, foi iniciado na tarde desta quinta-feira (20) a Operação Paz no Trânsito em Brumado. A campanha teve início em Salvador, em 2015, e vem se estendendo por todo o interior do estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da 18ª Ciretran, Cleber Leal, esclareceu que se trata de uma campanha que visa preservar a vida e a integridade física de todos os usuários do trânsito,com o intuito de diminuir os números referentes a óbitos e sequelas decorrentes de acidentes de trânsito, que, em muitos casos, segundo ele, poderiam ser evitados se o os condutores dessem mais atenção à pratica defensiva na condução do veículo. As abordagens têm caráter educativo e de fiscalização e estão sendo averiguadas as documentações dos condutores e dos veículos, além da utilização dos equipamentos de segurança. A campanha será realizada até o sábado (22) e os veículos retidos serão encaminhados para um pátio que foi alocado para atender a operação.  

Desiludido com o sistema, secretário se desliga de auditoria popular de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Clidemar Amorim não atua mais como secretário geral da Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), fundada recentemente no município de Brumado. Clidemar permaneceu na função como prestador de serviços por apenas cinco meses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele justificou uma desilusão por não ver muitas das denúncias apresentadas pela auditoria serem coroadas com êxito, além do atual momento crítico da política nacional e dos embaraços envolvendo até mesmo o Superior Tribunal Federal. “Fizemos muitas denúncias que ainda não recebemos respostas. Algumas dessas denúncias iriam mexer com o alto escalão da nossa política local, porém o nosso sistema está degenerado de tal forma que nos sentimos impotentes e desmoralizados diante dos desmandos em nossa sociedade escravizada pela corrupção e opressão dos nossos comandantes fraudulentos. Desta forma, se em escala menor, que é o nosso município, não conseguimos mudar esse condenado sistema, então preferi me desligar da auditoria. Nada contra a entidade, muito pelo contrário, o trabalho ali desenvolvido é muito sério, mas nos esbarramos com os entraves que emperram nossas atividades”, disse Amorim.

Dentista que atuava há mais de dez anos ilegalmente é preso em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um falso dentista foi preso em flagrante por policiais militares na cidade de Caculé. Segundo informações do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), ele exercia ilegalmente a profissão na cidade há quase dez anos. À polícia, ele disse que possui o diploma da Uninorte, em Assunção, no Paraguai, mas não apresentou o documento. Na cidade de Urandi, dois falsos dentistas também foram presos esta semana. O presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-BA, Carlos Dourado, informou os criminosos irão responder por exercício ilegal, mesmo que gratuito, da profissão. Nesses casos, a pena é de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. Atualmente, o Conselho Federal de Odontologia defende a aplicação de uma pena mais severa em atos como o exercício ilegal da profissão.

Na cidade de Ipiaú, um jovem de 21 anos foi preso em flagrante depois de assaltar o pai e levar objetos da residência em que moravam. O rapaz usou uma faca para ameaçar a vítima, que conseguiu fugir do local. Na delegacia, o pai prestou queixa depois de ser atacado pelo filho. O jovem conseguiu levar diversos materiais da casa. De acordo com o G1, entre os itens roubados estão duas televisões, duas camas de solteiro, pneus, ventilador e botijão de gás. Parte do material foi recuperada. Segundo a polícia, o jovem é usuário de drogas e fazia assaltos para manter o vício. Ele já tinha passagens por roubo.

Legislativo realizará sessão extra na próxima segunda-feira (24) para votação de projeto do Executivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima segunda-feira (24), às 18h30, a Câmara Municipal de Brumado realizará sessão extraordinária com a finalidade de votar, em regime de urgência urgentíssima, o Projeto de Lei nº 023/2017, proveniente do executivo municipal. O projeto torna obrigatória a aplicação de psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do município. O presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos (PDT), destacou que a convocação da sessão extraordinária se dá em razão de ser um projeto importante. Mesmo estando em recesso parlamentar, os parlamentares confirmaram presença.  

Crescem casos de HIV resistente ao tratamento Foto: National Institute

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para uma tendência crescente de resistência do vírus HIV às drogas disponíveis. Um novo relatório destaca que, em seis dos 11 países pesquisados na África, Ásia e América Latina, mais de 10% das pessoas que começaram o tratamento antirretroviral tinham uma cepa do vírus resistente a medicamentos do mercado. O Brasil está na lista dos países com registro de resistência do vírus em novos pacientes, mas com índice menor que 10% - por enquanto, foram reportados 1.391 casos. A OMS diz que o crescimento dessas taxas, mesmo que ainda lento, poderia minar o progresso internacional no tratamento e prevenção da doença. Todos os medicamentos existentes contra o vírus hoje correm o risco de se tornar parcialmente ou totalmente insuficientes contra a doença. O médico especialista e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, Esper Kallas, diz que ter uma versão resistente do vírus é um alerta, mas não é motivo para pânico: o HIV pode se tornar resistente a um tipo de remédio, mas resta uma cartela grande disponível. Segundo ele, são mais de 20 tipos de pílulas contra a doença. Segundo a OMS, a resistência ao HIV se desenvolve quando as pessoas não seguem o tratamento prescrito - esquecem de tomar no dia e horário certo e/ou pulam etapas.

Rede Sustentabilidade convida população para plenária municipal partidária em Brumado

Em Brumado, a Comissão Executiva da Rede Sustentabilidade convida os cidadãos preocupados em colaborar com a renovação da política no município para comparecerem à plenária municipal partidária que será realizada no próximo sábado (22), às 14h, no auditório do Colégio Estadual de Brumado (CEB). Na oportunidade, serão apresentados os princípios e valores da Rede Sustentabilidade, além de debatidas a conjuntura política nacional, reformas, o Projeto Brasil e a Composição da Comissão Provisória.

Ambulância do Samu tomba em estrada vicinal de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na diligência para socorrer um paciente da Barrinha, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, uma ambulância avançada do Samu 192 acabou capotando na estrada vicinal que dá acesso à comunidade. O motorista da ambulância teria alegado péssimas condições de conservação da via como fator preponderante para ocasionar o acidente. O site Achei Sudoeste colheu informações de que, mesmo com a gravidade do ocorrido, os socorristas sofreram apenas escoriações leves. Outra unidade de socorro foi acionada para atender o paciente que solicitou os serviços.

Coelba conclui instalação de energia e Embasa inicia canalização de água no presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa iniciou esta semana as instalações da canalização que levará água para o presídio no município de Brumado. São 2.400 metros de tubulação que interligará a adutora que abastece a comunidade rural dos Pebas, à margem da BA-262, até o complexo penitenciário. Na manhã desta quinta-feira (20), as obras alcançaram 600 metros de execução e a previsão é de que seja concluída na semana seguinte. 

Coelba conclui instalação de energia e Embasa inicia canalização de água no presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Esta semana, a Coelba concluiu a instalação da energia elétrica no complexo - o sistema liga automaticamente as luzes do empreendimento logo que cai a noite. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento e infraestrutura, André Cardoso, adiantou que, assim que a Embasa concluir a instalação da água, a prefeitura deverá retomar as obras de alargamento e pavimentação da estrada de acesso que interliga a BR-030 ao presídio.

Conselho e associações rurais cobram designação de Secretário de Agricultura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Representantes de associações comunitárias rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) estão cobrando da prefeitura a designação de um nome para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A pasta está vaga desde o mês de maio, quando, seguindo recomendação do Ministério Publico Estadual (MPE), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos exonerou o próprio filho da secretaria, pois o órgão acatou denúncias de prática de nepotismo. Em entrevista ao Achei Sudoeste, o ex-secretário de agricultura e agora presidente do CMDRS, Frederico Neves, declarou que a falta de um secretário na pasta vem prejudicando as associações e produtores rurais no que se refere à busca de benefícios nas esferas estadual e federal. “Está nos faltando essa representatividade, que se torna um elo entre a prefeitura, os projetos dos governos, os produtores e as comunidades rurais em geral. Nosso apelo é para que o chefe do administrativo nomeie o quanto antes alguém para responder pela pasta para que o município não sofra perdas de investimentos importantes para o desenvolvimento e economia em nosso meio rural”, pontuou o conselheiro.

Secretaria Estadual de Saúde treina profissionais de Livramento, Rio de Contas e Dom Basílio Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado Bahia (Sesab) está na cidade de Livramento de Nossa Senhora promovendo um treinamento com profissionais de saúde da cidade, de Rio de Contas e Dom Basílio. Segundo o órgão, a Capacitação de Abordagem Sindrômica com Testes Rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis é um curso para preparar os enfermeiros das unidades municipais de saúde para melhor atendimento dos pacientes. Os profissionais são orientados para que, caso seja detectada alguma dessas patologias, o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, controlando assim a enfermidade.

Brumado: Prefeitura substituirá galeria de esgoto no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três semanas já se passaram desde que a laje de uma galeria de esgoto desabou ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O desabamento tem gerado transtornos e muitas reclamações dos moradores da localidade e de usuários e funcionários da unidade, que convivem diariamente com o mau cheiro do esgoto. Por diversas vezes a mesma laje desabou e passou por reparos, porém o problema não foi solucionado por completo. Desta vez, a prefeitura pretende retirar a galeria da calçada e transferi-la para rua, conforme explicou o presidente interino da associação de moradores, Jobson Cruz. O líder comunitário declarou que esteve pessoalmente no setor de infraestrutura da prefeitura, onde lhe foi apresentado o projeto que eliminará a atual galeria e uma nova será construída na extensão da rua que passa ao lado da atual. Segundo o representante do bairro, a prefeitura deverá lançar o edital para concorrência das obras na próxima semana e, no mesmo período, a empresa vencedora deverá iniciar as atividades na via.

Waldenor Pereira conquista reforma ampliação da Estação de Tratamento de Água em Piripá Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (10), as obras que vão garantir a tranquilidade hídrica das famílias residentes no Bairro Califórnia e na parte alta da cidade de Piripá foram iniciadas. A reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água da Embasa e a construção do Reservatório Apoiado de Distribuição (RAD) têm o investimento de R$ 342 mil do governo do Estado. A previsão é de que a obra seja entregue em novembro deste ano. “Esta era uma antiga reivindicação de lideranças políticas e comunitárias do município e encaminhada pelos nossos mandatos. Isso demonstra a determinação do governador Rui Costa, por meio da Embasa, em trabalhar para melhorar a vida da população dos nossos municípios, principalmente no que se refere ao abastecimento de água no semiárido”, explicou o deputado estadual Zé Raimundo. O deputado Waldenor Pereira ressaltou que ele e Zé Raimundo vão continuar trabalhando para apoiar projetos que visem o fortalecimento do pequeno agricultor e da agricultura familiar. “Só neste ano destinamos 27,5 km de tubos para implantação de redes de abastecimento de água pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, para comunidades rurais de Piripá, por meio de recursos de emenda parlamentar”, disse. Waldenor adiantou que estão previstas ainda a entrega de 200 caixas d’água, um caminhão frigorífico para a Cooderleite, além de R$ 250 mil para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município.

Brumado: Ifba e nova sede da 18ª Ciretran devem entrar na agenda de inaugurações do governo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

É aguardado para as próximas semanas o anúncio da data para solenidade de inauguração da UTI no Hospital Professor Magalhães Neto, que contará com a presença do governador Rui Costa. O site Achei Sudoeste buscou informações junto ao governo municipal de que dentro do cronograma que será agendado pelo governador devem entrar também as inaugurações da nova sede da 18ª Ciretran, já em funcionamento, bem como o campus do Ifba, também em funcionamento desde o ano passado. O Ifba foi inaugurado no mês de março do ano passado em formalidade em Brasília. No entanto, o campus não foi solenemente apresentado à comunidade brumadense, o que deve ser corrigido na próxima visita do chefe do executivo baiano ao município. Além desses, o governador ainda deve inaugurar a unidade do Sistema Integrado de Comunicações (Sicom), anexo ao complexo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Dentro deste cronograma, há rumores de que o governador também visitará as instalações do complexo penitenciário, que já está concluído, mas ainda não deverá inaugurar o mesmo por conta de entraves jurídicos envolvendo questões trabalhistas. Embora o governador tenha declarado que poderia estar em Brumado no final do mês de julho, oficialmente a visita a capital do minério deve acontecer somente no mês de agosto.

Arquivo