Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
fechar

O Ministério Público estadual (MP) instaurou um inquérito para apurar irregularidades no concurso da Polícia Civil, realizado no último dia 22 de abril. A abertura da investigação ocorre após o MP ter recomendado, em maio passado, a suspensão do processo seletivo devido a “graves falhas”. De acordo com o jornal Correio, a apuração terá como foco as supostas ilegalidades "na correção da fase objetiva do concurso público" e será tocada pela 30ª Promotoria de Justiça de Assistência da Capital. O procedimento foi instaurado na última sexta-feira (29) e publicado nesta terça (3).  O MP recebeu denúncias de irregularidades em abril, quando foi iniciada a apuração inicial e, em seguida, foi feita a recomendação para suspensão do processo seletivo. Entre as fraudes apontadas por candidatos estão o uso de celulares para fotografar o momento de aplicação da prova, ausência de informação formal dos candidatos e retirada do gabarito antes do término do tempo estabelecido para a realização da prova.

Inglaterra elimina Colômbia com sua 1ª vitória nos pênaltis na história das Copas Foto: Divulgação/Fifa

A Copa do Mundo está acabando! As oitavas chegaram ao fim nesta terça-feira (3), em jogo muito quente e cheio de desentendimentos. Melhor para a Inglaterra, que venceu a Colômbia nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1 nos 120 minutos, em Moscou, e se classificou para as quartas como adversária da Suécia. Falcao e Kane converteram suas cobranças, assim como Cuadrado, Rashford e Muriel. Mas Henderson, que já tinha feito partida ruim, desperdiçou sua chance. Uribe lamentou quando a bola bateu no travessão, e mais ainda quando viu Trippier marcar e Bacca perder. Dier fez o último e deu a vaga à Inglaterra. De acordo com o Uol Esporte, antes desta terça, a seleção inglesa nunca tinha vencido uma decisão por pênaltis em Copas. Em 1990, perdeu para a Alemanha na semifinal. Em 1998, caiu para a Argentina nas oitavas. E, em 2006, foi derrotada por Portugal nas quartas de final. Harry Kane, artilheiro da Copa com seis gols, abriu o placar em cobrança de pênalti. No coração, Mina empatou aos 47 do segundo tempo. Talvez inflamado pela polêmica capa do tabloide inglês The Sun, que fez um trocadilho com cocaína para se referir à Colômbia, o duelo teve contornos de tensão e várias discussões. O confronto entre Suécia e Inglaterra acontece no sábado, dia 7 de junho, às 11h (de Brasília). É importante lembrar que o fim das oitavas de final traz uma pausa de dois dias ao torneio, e não haverá partidas nesta quarta ou quinta-feira. As quartas começam na sexta.

Guanambi e Vitória da Conquista terão pistas de atletismo em batalhões da PM e abertas ao público Foto: Reprodução/Resinsa

O Governo do Estado autorizou, nesta terça-feira (3), a construção de 12 pistas de atletismo, anexas aos batalhões da Polícia Militar de 12 cidades baianas. Também foi autorizada a construção de um campo de futebol society no Colégio da PM de Vitoria da Conquista, no sudoeste da Bahia. “Esse é um investimento para que tenhamos centros de práticas de esportes olímpicos. Um deles será aqui em Vitória da Conquista”, explicou o governador Rui Costa (PT) durante uma série de entregas na cidade.  As obras vão receber recursos de R$ 5,4 milhões. Serão beneficiados os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. De acordo com o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Elias Dourado, os centros serão usados pelos policiais militares e também pela população.

Brumado: Novo conselho diretor é eleito em cerimônia realizada pelo Rotary Club e pela Casa da Amizade Foto: Divulgação

O novo conselho diretor do Rotary Club e da Casa da Amizade foi eleito em reunião festiva realizada com a presença de autoridades, rotarianos e familiares. Na oportunidade, assumiu a presidência do Rotary Club de Brumado, para gestão 2018/2019, a Psicóloga Laís Oliveira Maria. Já a analista Judiciária Lícia Ataíde assumiu a presidência da Casa da Amizade. A solenidade de posse ocorreu na sede do Rotary, com pronunciamento da presidente anterior, Eliana Aparecida Pires de Castro. Em seu discurso, a nova presidente Laís Oliveira Maria deu posse a seu secretário, o empresário Glauber Novais Bacelar e todo seu conselho diretor. O mesmo fez a nova presidente da Casa da Amizade.

Ministro da Educação consolida implantação do curso de medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na companhia do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), e do deputado federal Arthur Maia (DEM), o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) no auditório da prefeitura de Brumado, onde ocorreu o evento solene de implantação do curso federal de medicina. Uma grande assistência formada por vereadores, secretários, autoridades locais e convidados prestigiaram os pronunciamentos que exaltaram a determinação do prefeito brumadense na conquista do curso para o município. Ao final do evento, o ministro concedeu entrevista ao site Achei Sudoeste e destacou a importância do curso para cidade e a região de saúde. Ele ainda ressaltou que o curso é um divisor de águas, em que o progresso de Brumado é dividido em antes e depois da faculdade de medicina.

Ministro da Educação consolida implantação do curso de medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“É um grande prazer estar ministro neste momento histórico para o município. O curso possibilitará que mais médicos cheguem e até fixem residência na cidade, inclusive para dar aulas, além de vários investimentos chegarem para cá seguindo essa promissora faculdade”, disse. Rossieli informou que até o dia 11 de setembro será conhecida a instituição que irá operar o curso em Brumado. À mesa formada em sua maioria por representantes da política estadual, o ministro afirmou que, além dos critérios técnicos que envolveram o mapeamento de toda a região de saúde, o curso de medicina chega a Brumado também por conta dos empenhos e representatividade política direcionada ao município, o qual venceu uma concorrência dentre 4 mil municípios de todo o país, ficando entre as 30 cidades contempladas. Emocionado com a conquista, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos esteve ofegante durante o seu pronunciamento. Ele agradeceu ao prefeito ACM Neto e aos demais parceiros nos bastidores da política por suas colaborações na consolidação do curso para a capital do minério.

O Ministério da Saúde alertou que todas as localidades com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 95% estão sob ameaça de surto da doença, destacando 312 municípios brasileiros — especialmente na Bahia, onde a vacinação contra a doença não chegou a atingir 50% da população. Apesar de o Brasil não registrar casos de poliomielite há 28 anos, a resistência de pais e mães em imunizar os filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos. De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS) a poliomielite foi erradicada nas Américas em 1994, embora no mês passado a Venezuela tenha registrado o primeiro caso em anos. Segundo informações da Agência Brasil, entre as cidades onde a situação é mais grave, 15% estão na Bahia e 14,29% no Maranhão, ambos os estados na Região Nordeste do país. No Sudeste, São Paulo tem 44 municípios sob alerta e no Espírito Santo não há cidades com risco elevado — assim como em Brasília (DF) e Rondônia. “Uma cidade com esses indicadores tem todas as condições de voltar a transmitir a doença em nosso país. Será um desastre para a saúde como um todo”, comentou Carla Domingues, coordenadora do Programa de Imunização, durante reunião com secretários estaduais e municipais de saúde.

Guanambi: Decreto de prefeito que entregou cidade a Deus é suspenso

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), teve o decreto que entregou a cidade a Deus suspenso pelo desembargador Ivanilton da Silva nesta terça-feira (03). Há um ano e meio, o gestor decretou que a cidade pertencia a um Deus cristão e cancelou “todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou Entidades Espirituais”. Em sua decisão, o desembargador considerou que o decreto dá margem à “possibilidade de intolerância religiosa”. Logo após ser editada, em 2 de janeiro de 2017, o Ministério Público Estadual (MP-BA) expediu uma recomendação pedindo a revogação do decreto. À época, a procuradora-geral da Justiça, Ediene Lousado, sugeriu que Jairo Magalhães recuasse do decreto por considerar o ato como um atentado “aos preceitos da Constituição Federal e da Estadual no que tange à laicidade do Estado”. Mesmo assim, o gestor seguiu em frente com a medida. Agora, Magalhães terá de gerir o município em conformidade com a ideia de estado laico, em que a gestão política e administrativa é independente de ligações religiosas.  

Câncer de reto: Novo tratamento descarta cirurgia Foto: iStock/Getty Images

Novo tratamento para o câncer de reto oferece ao paciente a possibilidade de não precisar fazer cirurgia de remoção do intestino depois da quimioterapia e radioterapia concomitantes. Segundo estudo publicado no final de semana na revista médica britânica The Lancet, pesquisadores internacionais, incluindo dois brasileiros, descobriram que muitos pacientes com câncer de reto que não se submetiam a cirurgia radical alcançavam taxa de sobrevida em três anos de 93%, enquanto os que eram submetidos ao procedimento atingiam taxas de 90%. Apesar da pequena diferença, os resultados mostram que operação pode não ser necessária para um número significativo de pacientes. O procedimento padrão para o tratamento da maioria dos casos de câncer de reto é a utilização simultânea da radio e quimioterapia, seguida da cirurgia para a retirada de tumor residual no intestino ressecado, geralmente agendada antes mesmo dos resultados da regressão do câncer. No entanto, em observação ao longo dos anos, a médica brasileira Angelita Habr-Gama e outros pesquisadores brasileiros perceberam, ainda na década de 1990, que em muitos casos a parte retirada do intestino não apresentava tumor residual e, portanto, havia a possibilidade de que alguns pacientes não precisassem ser operados uma vez que o tratamento inicial poderia ser bem sucedido. A partir daí, a equipe decidiu esperar a avaliação da resposta ao tratamento antes de fazer a cirurgia, assim os médicos poderiam determinar quais pacientes mostrariam sinais da regressão clínica completa do tumor de reto, excluindo a necessidade de intervenção cirúrgica.

Guanambi: 17º BPM promove nova fase da Operação Pente Fino Foto: Divulgação/PM

A Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou uma nova etapa da Operação Pente Fino, nas entradas do município de Guanambi, a 141 km de Brumado. Através de abordagens em pontos estratégicos, as guarnições realizaram uma triagem em carros, motocicletas e pessoas. Nesta etapa da operação policial, realizada na BR-030, saída para Caetité, o resultado foi: 38 veículos de 4 rodas abordados, 26 veículos de 2 rodas abordados e 98 pessoas abordadas. A operação visa o aumento da sensação de segurança e a retirada de circulação de armas de fogo e drogas na cidade.

Suécia vence a Suíça e garante vaga nas quartas de final na Copa do Mundo 2018 Foto: Divulgação/Fifa

A Suécia fez mais um jogo longe de ser brilhante, mas foi eficiente o bastante para bater a Suíça e chegar às quartas de final da Copa do Mundo. Nesta terça-feira (3), em São Petersburgo, a seleção escandinava venceu por 1 a 0, com gol de Forsberg, e poderia ter feito mais se não tivesse perdido pelo menos duas chances incríveis no primeiro tempo. De acordo com o Uol Esporte, jogando de forma coletiva e organizada, como foi sua marca até aqui na Copa, a Suécia causou muitos problemas para a Suíça, que teve mais a bola, mas criou pouco. O gol decisivo saiu na segunda etapa, contando com um desvio no zagueiro Akanji para tirar o goleiro Sommer da jogada. Assim, após ficar em primeiro no grupo da Alemanha contra todas as expectativas, a Suécia agora está entre os oito melhores times do Mundial. O adversário sairá do jogo entre Colômbia e Inglaterra, que fecham as oitavas ainda nesta terça, às 15h (de Brasília), em Moscou. A partida das quartas será disputada no próximo sábado (7), as 11h, em Samara.

Centro de Valorização da Vida passa a atender toda a Bahia pelo número 188

Centro de Valorização da Vida (CVV), órgão sem fins lucrativos que presta apoio como prevenção ao suicídio, passou a atender à Bahia no domingo (1º). Para o estado, as ligações são gratuitas através do 188 e o serviço funciona 24h, todos os dias da semana. As chamadas podem ser feitas por telefone fixo, orelhão ou celular. O CVV oferece total sigilo de identidade e também pode ser contatado e-mail e chat, no site do órgão. O objetivo do centro é ouvir e ajudar pessoas que estejam passando por dificuldades. O número 188 estava disponível, desde 2017, para 23 estados do país, exceto Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. Conforme o CVV, para os quatro estados remanescentes, as ligações também podem ser feitas pelo 141.

Garoto brumadense é selecionado em teste para atuar na base do Vasco da Gama Foto: Divulgação

Dois olheiros do Clube de Regatas Vasco da Gama organizaram testes entre os dias 04 e 26 de junho a fim de selecionar novos jogadores para integrar a base do clube carioca. O atleta brumadense Guilherme Paixão foi destaque na categoria 2006 e passou na seleção. Ele joga na Escola Lusac desde 2013. A seletiva foi viabilizada pelo coordenador esportivo do Vasco, Jorge Ataíde. Os representantes da escolinha de futebol agradeceram aos pais do garoto, Charles Paixão e Paula Cardoso, bem como ao atleta, por confiarem no trabalho desenvolvido na instituição.

CNH digital começa a ser oferecida nesta terça pelo Detran-BA Foto: Reprodução/Jornal Hoje

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) informou que passa a oferecer, nesta terça-feira (3), a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A novidade está disponível para condutores que possuem a CNH impressa no formato atual, com QR Code (código de barras bidimensional), e para o habilitado que tem certificado digital. A taxa do serviço custa R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado. Um documento não exclui o outro, explicou o órgão. Com isso, a carteira impressa continua valendo. De acordo com o G1, o motorista que possui a CNH antiga deve procurar o órgão e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code e ter direito à carteira digital. Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, é preciso baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android.

Ministro da Educação já está em Brumado para autorizar implantação do curso de Medicina Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O ministro da educação, Rossieli Soares da Silva, posou no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, às 09h45, acompanhado do prefeito e vice de Salvador, ACM Neto (DEM) e Bruno Reis (DEM), respectivamente, além do pré-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM). A comitiva foi recepcionada pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), secretários municipais e parlamentares da cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Rossieli já está no auditório da Prefeitura Municipal para o ato solene de autorização do curso de medicina na capital do minério.

Pais morrem junto com os filhos de 4, 9 e 11 anos em acidente na BR-369 Foto: José Marcelo Chagas/Reprodução/G1

Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente na BR-369, no trevo de Mamborê, no norte do Paraná, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A batida entre um carro e uma carreta foi na noite da última segunda-feira (2). Segundo os bombeiros, no veículo estavam pai, mãe e três filhos - de 11,9 e 4 anos -, que morreram na hora. O carro e a carreta bateram de frente, informou a corporação. Ainda de acordo com os bombeiros, a família morava em Mamborê. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é a de que o caminhão invadiu a pista contrária e atingiu o veículo com as vítimas. O local do acidente é de pista simples com terceira faixa, informou a PRF. O motorista passou pelo teste do bafômetro que não apontou consumo de álcool, segundo a polícia. De acordo com o G1, ele foi encaminhado pela PRF para a Delegacia de Mamborê junto com outras três testemunhas do acidente.

Brumado ainda longe de solucionar problema de animais soltos nas vias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os flagrantes de animais soltos nas ruas de Brumado são corriqueiros: cães vadios, gatos vira-latas, equinos e bovinos fazem parte do cenário urbano no dia a dia da cidade que se projeta para o futuro. O problema, embora pareça fácil de ser resolvido, continua sem uma solução, mesmo após várias medidas tomadas pelo poder público para recolher os animais soltos nas ruas da cidade. Ainda falta muito poder de convencimento e conscientização aos proprietários, que, por negligência, acabam permitindo que os bichos fiquem soltos causando diversos transtornos. Em um mesmo dia, o site Achei Sudoeste flagrou o mesmo cavalo comendo a grama da Praça Coronel Zeca Leite e atrapalhando o trânsito na Rua Marcolino Moura, no centro comercial. “O curral”, como dizia a ex-vereadora Olindina Reis, “está longe de ser fechado”.

Brumado ainda longe de solucionar problema de animais soltos nas vias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Venha conferir a seleção de produtos saudáveis na Praticook em Brumado

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

Abastecimento de gás de cozinha ainda não está totalmente normalizado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Passados exatos trinta dias desde o fim da paralisação nacional dos caminhoneiros, a qual afetou o fornecimento de combustíveis e gás de cozinha em todo o país, o abastecimento ainda não está totalmente normalizado no município de Brumado. O site Achei Sudoeste confirmou junto a algumas revendedoras locais que, embora não tenha faltado o GLP na cidade, as empresas do ramo estão realizando um rodízio forçado de venda devido à dificuldade que estão passando em serem reabastecidos em tempo hábil. Na última semana, por exemplo, uma das revendedoras pioneiras no município ficou cerca de cinco dias de portões fechados por conta da falta do gás. Nossa reportagem apurou ainda que os munícipes parecem ter percebido o problema exatamente por conta das longas pausas no abastecimento do produto entre uma revendedora e outra. Em Brumado, a botija de 13 kg do gás de cozinha é comercializada a R$ 55. Ao que tudo indica, a situação não é registrada apenas no município do centro sul baiano, pois há relatos de que em várias cidades da Bahia, inclusive Salvador, o abastecimento do GLP ainda é precário. A nossa reportagem foi informada de que o problema se deve às próprias refinarias da Petrobras, que ainda não conseguiram suprir a demanda após os protestos em todo o país.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Comércio brumadense ainda sofre com os efeitos da paralisação dos caminhoneiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estimativa de alguns empresários lojistas é de que a economia desaqueceu em cerca de 50% no comércio de Brumado com a paralisação dos caminhoneiros. Mesmo depois de passados mais de trinta dias da suspensão dos protestos, os comerciantes apontam que ainda não conseguiram recuperar ao menos o índice de baixa estação anterior ao movimento. Dos vendedores ambulantes de quitutes até os proprietários de grandes lojas, todos se queixam das baixas vendas nesse período de festejos juninos - mesmo com a movimentação da Copa do Mundo de Futebol na Rússia, eles consideram que as vendas estão bem abaixo do esperado para o período em comparação aos anos anteriores. “Algumas lojas estão conseguindo vender alguns produtos ligados aos temas da seleção mesmo com os consumidores muito desconfiados com o desempenho do Brasil na Copa. Porém, os produtos do cotidiano normal estão praticamente sem serem mexidos nos balcões e prateleiras desde a paralisação”, comentou um lojista ao site Achei Sudoeste. Na opinião de alguns lojistas, os consumidores ainda estão na defensiva, desconfiados com o atual momento que atravessa o país e na incerteza diante dos boatos que espalham o terror através das redes sociais sobre uma nova paralisação até mesmo com intervenção militar.

Filha de 12 anos mata a mãe e enterra corpo no quintal de casa Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma adolescente de 12 anos e seu namorado, de 16, são os principais suspeitos do assassinato de uma mulher de 37 anos, mãe da jovem, na cidade de Pinheiro Machado, no sul do Rio Grande do Sul. Após ser morta, a mulher foi enterrada no quintal de casa — quando chegaram à cena do crime na última sexta-feira, 29, os policiais encontraram uma cova rasa nos fundos da casa. De acordo com a Veja, a polícia suspeita que o crime foi motivado porque a mulher era contra o relacionamento dos dois. A família da garota já havia registrado uma ocorrência contra o rapaz por estupro de vulnerável. Conforme o Código Penal, é crime manter relação sexual com menor de 14 anos. Os nomes da vítima e dos adolescentes não foram divulgados. O pai da jovem estava trabalhando em uma fazenda no momento do crime — o casal também tinha uma filha de 6 anos. “Os jovens foram apreendidos em flagrante pela ocultação do cadáver, que é crime permanente. Por essa razão, eles foram encaminhados para o Judiciário, que homologou o ato de apreensão provisório e decretou internação dos adolescentes”, explicou a VEJA o delegado Luís Eduardo Sandim Benites, responsável pela delegacia regional de Bagé, que atuou no caso. Segundo o delegado, a polícia recebeu uma denúncia porque o rapaz confessou o crime a uma pessoa da família. “Ele teve um lapso de remorso e contou os fatos a um familiar, que acabou acionando o policiamento ostensivo e o conselho tutelar, que o encaminharam à delegacia já com a narrativa de toda a história”, explicou Benites à reportagem. No local, a polícia também encontrou o martelo utilizado no assassinato.

Motociclista morre após batida e caminhão pega fogo com impacto em Vitória da Conquista Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Uma batida envolvendo uma moto e um caminhão deixou um homem morto na BR-116, trecho de Lagoa das Flores, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A vítima foi identificada como César de Brito Soares. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto que ele pilotava bateu de frente com o caminhão na madrugada de sábado (30). César acabou morrendo na hora. De acordo com o G1, com a batida, o caminhão chegou a pegar fogo por conta do impacto. A pista precisou ser interditada por algumas horas. De acordo com a PRF, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Copa do Mundo 2018: Bélgica vira contra Japão e enfrentará Brasil Foto: Divulgação/Fifa

O Brasil já tem adversário nas quartas de final da Copa do Mundo. A Bélgica quase foi surpreendida em Rostov nesta segunda-feira (2), mas venceu o Japão de virada por 3 a 2 e se classificou para a próxima fase do torneio. O inesperado quase aconteceu. Os japoneses chegaram a abrir dois gols de vantagem no segundo tempo e estiveram muito perto de ir às quartas, contando também com certo desequilíbrio emocional dos belgas, mas as boas mudanças feitas por Roberto Martinez durante o jogo levaram a Bélgica a uma impressionante virada. De acordo com o Uol Esporte, tática e tecnicamente, o Japão deu mais trabalho do que muita gente imaginava. Além da boa marcação, que limitou os astros De Bruyne, Hazard e Lukaku, o time asiático também mostrou velocidade nos contra-ataques e esteve perto de superar a favorita. Não aconteceu. Portanto, o confronto entre a seleção brasileira e a belga acontece na sexta-feira (6), às 15h, em Kazan. A equipe de Tite avançou com vitória sobre o México por 2 a 0 em partida disputada mais cedo nesta segunda.

A felicidade traz benefícios para a saúde, comprova estudo Foto: Thinkstock/Getty Images

A felicidade é um fator fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, revela levantamento inédito realizado pela empresa de pesquisa CVA Solutions. O trabalho mostrou que 67% dos entrevistados que se dizem muito felizes afirmam ter saúde boa ou excelente, independentemente da idade. De acordo com a pesquisa, entre os participantes que se afirmaram felizes, 40% tem Índice de Massa Corpórea (IMC) normal e 51% praticam atividade físicas pelo menos três vezes por semana. A felicidade também está associada à prevenção: 64% dessas pessoas visitam algum médico regularmente e 14,4% participam dos programas de prevenção. Mais dados importantes: 73% dos entrevistados “felizes” não têm doenças crônicas – apenas 7,8% são hipertensos -, e esperam viver até os 91 anos, bem mais do que a expectativa média de vida do brasileiro, que é de 75,8 anos. Os resultados também apontam que os indivíduos mais felizes são do sexo masculino (31,5%), sendo também os que apresentam mais saúde e bem estar (41,7%). Entre as pessoas acima dos 56 anos, saúde e felicidade estão conectadas: 50,5% e 36,6%, respectivamente. Já entre os jovens, a saúde é mais predominante (42,1%) do que a satisfação com a vida (30,9%).

Pindaí: Vice-governador da Bahia assina ordem de serviços de obras para abastecimento e mobilidade Foto: Joana Martins/Agência Sertão

O vice- governador do estado da Bahia, João Leão (PP), visitou o município de Pindaí, a 174 km de Brumado. Na ocasião, ao lado do prefeito Ionaldo Aurélio Prates (PP), o Naná, eles assinaram a ordem de serviço para implementação do Sistema de Abastecimento de Água para atender as comunidades de Guirapá e Tanque. Os políticos também entregaram mais de 150 Títulos de Terras para agricultores familiares através do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal.  Além disso, realizaram a assinatura de ordem de serviço de pavimentação do trecho da BR-122 que da acesso a sede da cidade e rotatórias. As comunidades de Tanque e Guirapá sofrem há anos com problemas no abastecimento de água para consumo humano, pois a predominação de água é salobra. O agricultor José Perreira de 71 anos, relata que aguardava a fornecimento de água na comunidade do Tanque há anos. “Moro na comunidade  desde criança e sempre ouvir falar na chegada de água doce para nós. E agora, graças a Deus, vai chegar e diminuirá o nosso sofrimento”, diz o agricultor à Agência Sertão. No novo sistema de abastecimento de água será investido R$ 1,2 milhão através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FUNCEP). A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) será responsável pelo novo sistema de abastecimento de água.

Arquivo