Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
fechar

A população da Bahia vai começar a diminuir a partir de 2035 porque o estado tem baixo índice de nascimentos e alto índice migração, conforme aponta uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, que faz a projeção populacional dos próximos 42 anos, mostra que, em 2060, a população baiana vai estar 6,7% menor, o que significa 986 mil pessoas a menos. De acordo com o IBGE, a população baiana vai começar a diminuir bem antes da população brasileira como um todo, que só deve recuar a partir de 2048, treze anos depois da Bahia. O estudo aponta que a previsão é de que a população reduza em todas as faixas etárias, menos para os idosos. O número de pessoas com mais de 60 anos deve duplicar nesse período, chegando a 34% da população baiana. Ou seja, a cada três pessoas na Bahia, uma será idosa. Apesar da futura redução populacional, o IBGE informa que o estado deve continuar, ao longo dos próximos 42 anos, como o quarto mais populoso do país, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Caculé receberá campus do IFBA

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, o vice-prefeito José Ferreira Cruz Neto e sua equipe de governo, se reuniram na sede da prefeitura para assinatura do termo de convênio para instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia‎ (Ifba). O projeto foi viabilizado através dos mandatos dos deputados Luciano Ribeiro (DEM) e Paulo Azi (DEM) e tem como objetivo a cooperação pedagógica, técnico-científica e cultural entre os convenentes, o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, ao desenvolvimento e difusão de tecnologias, ao planejamento e desenvolvimento institucional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em Caculé, o Ifba atenderá uma demanda regional beneficiando um grande número de jovens e estudantes.

Tite aceita proposta da CBF e renova até 2022 Foto: Stuart Franklin/Fifa

Tite seguirá no comando da seleção brasileira. Após algumas semanas de descanso com a família, o treinador gaúcho tomou a decisão de permanecer no cargo até a Copa de 2022 e viajou para o Rio de Janeiro, onde selou o acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na quarta-feira (25). A avaliação dos cartolas, e também de Tite e da comissão, é de que o trabalho foi benfeito nos últimos dois anos, apesar da decepcionante eliminação para a Bélgica, nas quartas de final da Copa do Mundo, e deveria ter sequência nos próximos quatro anos. Ainda na Rússia, o diretor executivo de gestão da CBF, Rogério Caboclo, já eleito presidente da entidade para o quadriênio que se iniciará em abril de 2019, ofereceu a renovação de contrato, mas Tite pediu um tempo para refletir. A tendência é que toda a comissão técnica seja mantida. O anúncio oficial deve ocorrer nesta tarde.

Livramento: Transexual realiza primeira mudança de nome no município após decisão do STJ

Aos 30 anos, o registro da livramentense Marcella Isabel Oliveira Alves foi modificado sem necessidade de entrar na justiça Isso porque Marcella foi a primeira transexual a alterar a certidão de nascimento na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhece o direito de modificar o registro civil conforme a vontade de declarar o seu gênero. Agora, Marcella não é só nome social, mas seu nome oficial de nascimento e seu gênero é feminino.

TRF-4 nega pedido de Lula para afastar Moro de ações da Lava Jato Foto: Divulgação

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou nesta quarta-feira, 25, dois recursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas ações em que ele pedia que o juiz federal Sérgio Moro fosse afastado de dois processos contra o petista na Operação Lava Jato. Os advogados de Lula alegavam que Moro é suspeito para julgá-lo porque participou, em maio de 2018, de um evento em Nova York organizado pelo Lide, empresa do ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo paulista João Doria (PSDB). Os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, membros do colegiado, já haviam negado os pedidos em julho, por unanimidade, mas a defesa do ex-presidente recorreu com embargos de declaração. De acordo com a Veja, para Gebran, relator da Lava Jato no TRF4, no entanto, o entendimento da Turma não contém omissões ou contradições, premissa para este tipo de recurso. “No caso, há mera insatisfação com o resultado do julgamento, o que não abre a oportunidade de rediscussão pela via dos embargos de declaração”, decidiu o desembargador, seguido por Paulsen e Laus.

Inscrições para adesão ao Programa Garantia Safra estão abertas em Brumado

As inscrições para adesão ao Programa Garantia Safra, referente ao ano agrícola 2018/2019, já estão abertas e se encerram no dia 21 de setembro. O município vai disponibilizar 2000 cotas para atender aos agricultores familiares que têm o perfil para enquadramento no programa. Os interessados podem procurar as suas associações para realizarem as inscrições. Para demais informações, os agricultores podem procurar a secretaria de agricultura do município.

A Justiça da Bahia afastou o presidente da Câmara de Vereadores de Itapé, no sul do estado, por suspeita de falsificação de assinatura em cheques do órgão. O vereador Nilton Rosa (PP) também é suspeito de ameaçar um assessor parlamentar. A decisão, divulgada nesta quarta-feira (25), foi proferida pelo juiz Luiz Staut Barreto, da 1ª Vara Criminal de Itabuna, na última sexta-feira (20), após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com as denúncias, o vereador Nilton Rosa teria assinado dois cheques em nome do 2º secretário da Câmara, Cledson Gomes (PP), em junho deste ano. Os dois documentos equivalem ao valor de R$ 4,8 mil e foram usados em pagamentos feitos a dois comerciantes da cidade, em nome da Câmara. No entanto, de acordo com a determinação, os cheques do órgão só poderiam ser liberados mediante a assinatura do presidente e do 1º ou 2º secretário, mas nenhum dos dois representantes foi acionado para a liberação dos documentos. Conforme a decisão, após a denúncia, o assessor do vereador Cledson Gomes, identificado como Adriano Miranda de Oliveira, teria sido ameaçado com uma faca pelo presidente da Câmara. Por conta disso, além do afastamento da Câmara, a Justiça determinou também que o vereador Nilton Rosa não se aproxime do assessor e nem dos familiares dele. O vereador deve manter distância mínima de 100 metros da família. Nilton Rosa também não pode se aproximar da Câmara, nem se ausentar do Brasil ou da cidade, por mais de cinco dias, sem aviso prévio. O passaporte dele deve ser confiscado.

Brumado goleia Dom Basílio por 6x1 em amistoso preparatório para o Intermunicipal de Futebol Foto:Jair Araújo/Achei Sudoeste

A seleção de Brumado goleou o selecionado de Dom Basílio por 6x1 na terça-feira (24), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o Gilbertão. A partida amistosa valeu como preparativo para o time brumadense, que disputará o Campeonato Intermunicipal 2018. A competição terá início no dia 05 de agosto. Embora o placar tenha sido elástico, o técnico Fernando Santos, o Fezinho, cobrou muito dos seus comandados em campo, principalmente nos acertos de passe e finalizações. O treinador disse ao site Achei Sudoeste que o time vem ganhando entrosamento nos treinos e está bastante competitivo, porém ressaltou que o Intermunicipal é um campeonato muito difícil e os jogadores terão de se dedicar se quiserem alcançar resultados positivos. Brumado fará a sua estreia no dia 12 de agosto, mas não conhece seus adversários de grupo, uma vez que a Federação Baiana de Futebol ainda não concluiu as seleções que irão participar e, dessa forma, também não fechou a tabela da primeira fase. O técnico apresentou uma lista com 26 atletas pratas da casa, que defenderão as cores da cidade, mas a comissão técnica já adiantou que a pretensão é convocar mais seis jogadores de outras regiões. Como membro da comissão da seleção para o campeonato, o vice-prefeito e articulador Édio Pereira (PCdoB), o Continha, disse a nossa reportagem que a administração está estudando junto à assessoria jurídica uma maneira de gratificar os jogadores, porém as gratificações seriam na condicional, por produção, ou seja, vitória em campo ou empate. De acordo com Continha, seria uma maneira de motivar os jogadores a darem mais de si pelos resultados que somam pontos. “Estamos falando de futebol amador onde temos poucos recursos e retirar recursos públicos é ainda mais complicado, pois temos prestações de contas com o TCM. Então, não podemos garantir essa gratificação sem o retorno, imagine pagar e ainda perder, não tem lógica”, pontuou o vice-prefeito.

Clínica Mais Vida alerta as mulheres sobre a importância das consultas periódicas

A vida está mesmo muito corrida, desta forma, a falta de tempo tem feito com que as mulheres acabem deixando de lado os cuidados com a saúde e o bem-estar. A prevenção ginecológica e essencial para que as mulheres tenham uma vida saudável e não tenham que conviver com possíveis doenças que advenham dessa falta de tempo ou até mesmo da falta de informação. Sérgio Luiz Pinto Rodrigues, ginecologista e obstetra, que atende na Clínica Mais Vida chama a atenção para a necessidade dos exames ginecológicos e esclarece que a prevenção não é mais nada que fazer um precocemente acompanhamentos médicos, ir regularmente ao médico e ter o hábito de uma alimentação saudável. Destaca que as mulheres devem realizar os exames de Papanicolau, ultrassonografia pélvica transvaginal e as que já se encontram com idade a partir de 40 anos a mamografia. Sérgio explica que entre as doenças ginecológicas que mais afetam as mulheres estão o corrimento genital, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios da menstruação, incontinência e infecções urinárias, câncer de mama e de colo uterino, porém todas possuem métodos de prevenção e tratamento. Portanto, não deixe de procurar o ginecologista periodicamente. A prevenção sempre é o melhor remédio. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Ifba promove visita motivacional a alunos da rede pública visando o seletivo 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A direção do Instituto Federal da Bahia - Ifba, em Brumado, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo uma semana de visitação dos alunos da rede pública local e da região às instalações da instituição, visando motivar a participação no processo seletivo e as formações nos cursos técnicos e de nível médio ofertados pelo campus brumadense. O site Achei Sudoeste acompanhou a visita realizada pelas turmas do 9º ano do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), que ocorreu na terça-feira (24). Os alunos visitaram todas as salas de aula e os laboratórios de oficinas técnicas, assim como as demais dependências do complexo. A coordenadora do processo seletivo brumadense, Gilvanete Messias, explicou a nossa reportagem que a semana serve para reforçar as divulgações do processo seletivo, que está ofertando 120 vagas para alunos do 9º ano, da quais 80 são para técnicos de informática com robótica e 40 para edificações. Já para quem concluiu o ensino médio a oferta é de 80 vagas, divididas entre edificações e mineração. Os alunos interessados poderão obter mais informações no site: selecaoifbaedu.br.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Suspeito de cometer homicídio em Maetinga é capturado em São Paulo Foto: Divulgação/PC

Um homem de 40 anos, suspeito de cometer um homicídio na cidade de Maetinga, a 73 km de Brumado, foi preso no estado de São Paulo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Oraci Pereira Leite foi capturado após investigações da Polícia Civil. Oraci é suspeito de matar a ex-companheira, Maria Aparecida Santana, 27 anos, com quem tinha dois filhos. O crime aconteceu no dia 25 de dezembro de 2005. Na época, o Juiz Genivaldo Alves Guimarães decretou a prisão preventiva do acusado, que acabou fugindo da cidade.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Primeiro casamento comunitário será realizado na cidade de Guanambi

No dia 1º de setembro, o primeiro casamento coletivo será realizado na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A cerimônia não terá custo e acontecerá na Paróquia de Santo Antônio, Igreja Matriz, às 11h. A expectativa é de que 50 casais que não têm condições de arcar com os custos da cerimônia participem do casamento, que será religioso com efeito civil. Os casais interessados podem se inscrever até o dia 04 de agosto nas paróquias da cidade. O curso de noivos acontece no dia 05 de agosto. Além de fazer a inscrição para o curso, os casais devem solicitar no próprio Cartório da cidade uma Declaração de Hipossuficiência.

Jovem é executado após deixar cadeia em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O jovem Douglas Oliveira Santos, 18 anos, foi executado na noite desta quarta-feira (25) após deixar a prisão na cadeia de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime aconteceu na Rua Sebastião Silva Rêgo, no Bairro Taquari. De acordo com testemunhas, dois homens em motocicleta passaram pelo local e deflagram cerca de quatro tiros na vítima que atingiram a região da cabeça. O jovem morreu na hora. O local foi isolado para a perícia ser realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil de Livramento de Nossa já está investigando o caso, mas as causas ainda são desconhecidas.

137 ruas e avenidas de Brumado serão pavimentadas com paralelepípedos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um levantamento realizado pelo site Achei Sudoeste aponta que 137 ruas e avenidas de Brumado serão pavimentadas pela prefeitura municipal. As licitações para a execução das obras acontecerão até o dia 16 de agosto e as obras iniciadas em seguida. Os moradores dos bairros Olhos D’água, Baraúnas, Malhada Branca, São Jorge, Dr. Juracy Pires Gomes, Irmã Dulce, São José e Vila Presidente Vargas serão beneficiados. Segundo apurou a nossa reportagem, estradas vicinais nas regiões de Umburanas, Cristalândia e Tamboril receberão pavimentação asfáltica.

Lulu Santos revela relacionamento com jovem guanambiense Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Lulu Santos, 65 anos, revelou pelo Instagram o relacionamento com o jovem natural da cidade de Guanambi, Clébson Teixeira, 26 anos. O músico e técnico do The Voice, que costuma ser reservado quando o assunto é sua vida pessoal, publicou uma foto durante um passeio de helicóptero com o jovem, com a legenda: “Me leve para a lua”. De acordo com a Veja, a confirmação do namoro veio entre os comentários de muitos fãs, que desejaram felicidades ao casal, ao que Lulu respondeu: “É realmente um privilégio, me sinto abençoado por tanto carinho e boas vibrações. Do fundo do coração, nosso muitíssimo obrigado”. Em seguida, o músico publicou um vídeo agradecendo o carinho recebido na postagem, desejando aos fãs o dobro de felicidade.

Aumento do calor pode elevar as taxas de suicídio, afirma estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aquecimento global pode ter uma consequência que nunca havia sido prevista: o aumento do índice de suicídios. De acordo com um estudo publicado na segunda-feira na revista Nature Climate Change, a elevação de 2,5 graus na temperatura global até 2050, conforme previsto, pode corresponder a um aumento de 1,85% nas taxas de suicídio nos Estados Unidos e no México, resultando em 21.770 mortes.  “Quando falamos de mudança climática, tendemos, frequentemente, a pensar em conceitos abstratos. Mas os milhares de suicídios extras que provavelmente ocorrerão como resultado de uma mudança climática não atenuada não são apenas números, mas representam perdas trágicas para as famílias”, explicou Marshall Burke, professor assistente de ciência do sistema terrestre na Universidade Stanford e principal autor do estudo, em comunicado. No entanto, os pesquisadores ressaltam que esses dados não devem ser vistos como agentes diretos, mas como fatores que elevam a taxa de risco.

Brumado: Pintor constrói área verde e parque infantil utilizando materiais descartados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o gesto simples de querer propor uma área de lazer para as crianças e mudar o aspecto do Bairro Apertado do Morro, onde mora, o pintor Josemar de Souza Santos, o Bolacha, construiu uma área verde, com parque infantil, utilizando material despejado nas vias públicas. Religioso, o pintor revelou em entrevista ao site Achei Sudoeste que se inspirou no pai, o senhor Antônio Santos, um dos mais antigos moradores do bairro, que passou parte da vida lutando por melhorias para a comunidade. Além disso, Josemar disse que cresceu com a criatividade do irmão, que sempre improvisava balanços para a criançada brincar na rua. Segundo ele, quando olhou para o bairro abandonado, tomado pelo lixo despejado na porta de casa, decidiu que, ao invés de se acomodar nas reclamações contra o poder público, deveria fazer a diferença em mudar o ambiente onde vive.

Brumado: Pintor constrói área verde e parque infantil utilizando materiais descartados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A primeira ação foi recolher pneus velhos para fazer os caqueiros das plantas. Tiramos muitos pneus que estavam nas beiras das rodovias acumulando água da chuva e ganhamos uma parte de alguns borracheiros que decidiram nos apoiar. Essa primeira parte foi bem difícil”, relembrou Bolacha, que começou a plantar sementes de girassol que eram a ração do papagaio da sua mãe e, em seguida, recebeu mudas de outras flores e árvores frutíferas doadas por outras pessoas. Para fazer o parquinho, o pintor contou com a doação de madeiras feita pelo irmão e teve a ajuda das próprias crianças, as quais deram ideias do que deveria ser feito, como balanço, gangorra e escorregador, todos com materiais que passaram a chegar de diversas partes da cidade. Como é funcionário de uma empresa, o pintor sabia que precisaria de tempo para concluir o projeto e, para isso, até cogitou deixar o emprego. “Na minha cabeça só pensava em dar logo esse parquinho para as crianças, aí Deus entrou no meio e tocou o coração do patrão, que me permitiu terminar a obra e me manteve empregado até doando boa parte dos materiais que aqui estão”, contou.

Brumado: Pintor constrói área verde e parque infantil utilizando materiais descartados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a boa ação, o até então anônimo pintor se tornou um influenciador para diversas pessoas. Isso porque, após a construção do parquinho, o lixo parou de ser despejado à beira da linha férrea, levando doenças e animais peçonhentos para as residências. “Que toda a honra e toda a glória sejam dadas ao senhor Pai e Deus, pois foi Ele quem me deu força para continuar a fazer isso aqui. Penso que as autoridades deveriam olhar com mais carinho para as comunidades periféricas da cidade, pois nestes locais também há crianças carentes de lazer e boa qualidade de vida. Ao invés de me estressar apenas cobrando, pensei que poderia me alegrar, gerando alegria para nossas crianças. Fiz um bem pra eles, mas hoje percebo que fiz um bem maior para mim mesmo. Estou feliz por Deus ter me dado essa luz de plantar a alegria e o amor, pois assim estou colhendo”, afirmou Bolacha.

Grupo pede 'Lula livre' e joga tinta vermelha na entrada do Supremo Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Cerca de vinte manifestantes favoráveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que protestavam nesta terça-feira 24, na entrada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, jogaram tinta vermelha no Salão Branco da Corte. O grupo pedia a liberdade de Lula, condenado em segunda instância e preso desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. De acordo com a Veja, o ato ocorreu na terça-feira (24). A Polícia Federal foi acionada pela equipe de segurança do tribunal e, até o momento, ninguém foi preso. De acordo com a segurança do Supremo, os manifestantes são os mesmos que, na última sexta-feira 20, criticaram decisões recentes do colegiado, o salário dos magistrados e a prisão do petista. Os manifestantes iniciaram o ato na Praça dos Três Poderes e o encerraram atrás do prédio principal da Corte. Em seguida, foram embora em duas vans. Os integrantes do grupo levavam cartazes representando a carteira de trabalho brasileira, a Constituição Federal e a marca da Petrobras. Seguranças presentes no momento do ato mostraram à reportagem fotos e vídeos dos manifestantes, que gritavam “Lula livre” e carregavam cartazes pedindo a liberdade sua liberdade. Um dos seguranças que tentou impedir a ação dos manifestantes ficou com uma marca de mão em sua camisa.

Mediadores judiciais participam de curso de formação na Comarca de Guanambi Foto: Antônio Pessoa Cardoso

Por iniciativa da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), curso de Formação de Mediadores Judiciais e Conciliadores foi realizado na Comarca de Guanambi, a 141 km de Brumado. Participaram da capacitação 29 servidores e profissionais da área. O curso teve como público alvo os servidores do TJ-BA das regiões de Guanambi, Caetité, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Riacho de Santana e de outras comarcas vizinhas, que necessitam da compreensão e utilização de ferramentas de administração de conflitos. O Curso de Mediação Judicial teve carga mínima de 100 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas e práticas e 60 de estágio.

A secretaria da Receita Federal informou na terça-feira (24) que, em junho, a arrecadação com impostos, contribuições e demais receitas teve alta real (acima da inflação) de 2,01% e chegou a R$ 110,855 bilhões. Esse foi o melhor resultado para meses de junho desde de 2015. Em junho de 2017, a arrecadação federal somou R$ 108,671 bilhões (em valores atualizados). Esse é o oitavo mês consecutivo de crescimento real da arrecadação federal frente ao mesmo período do ano anterior. A última queda, nesse caso, foi em outubro do ano passado, mas o resultado foi influenciado pela receita extra com a chamada “repatriação”, em outubro de 2016. De acordo com o G1, no acumulado dos primeiros seis meses deste ano, a arrecadação total somou R$ 714,255 bilhões, com crescimento real de 6,88%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor resultado para o período desde 2015.

Tanque Novo: Veículo oficial da prefeitura é flagrado em ato político em Guanambi Foto: Fernando Alves

Na última sexta-feira (20), em Guanambi, em um ato político realizado pelo governador e pré-candidato à reeleição, Rui Costa (PT), um veículo de uso exclusivo em serviço da Prefeitura Municipal de Tanque Novo foi flagrado cometendo uma infração de trânsito. O carro estava estacionado em cima do passeio. De acordo com o Farol da Cidade, o uso de veículos oficiais é destinado exclusivamente ao serviço público municipal. A prefeitura de Tanque Novo ainda não se pronunciou acerca do flagrante.

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia engrossa guerra contra Coelba e o TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e pré-candidato ao senado, Ângelo Coronel (PSD), declarou guerra pessoal contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O deputado fez uma classificação negativa da concessionária que gerencia a distribuição de energia no estado, apontando a mesma como a pior em todo o território nacional. “No passado, a Coelba foi privatizada para melhorar os atendimentos no gerenciamento da energia em nosso estado, mas hoje vem prestando o pior serviço entre as concessionárias do Brasil”, reiterou. Para o presidente da AL-BA, o governo baiano tem que reassumir a Coelba. Ao ser indagado sobre suas severas críticas ao TCM, Coronel refletiu que há incoerência entre os programas sociais federais sem repasses aos municípios e as cobranças exigidas pelo órgão, que, em muitos casos, chegam a engessar os gestores municipais. “É inviável governar um município com o governo criando programas sociais sem enviar contrapartida aos municípios. Aí os gestores municipais são obrigados a aumentar suas folhas de pagamento, extrapolando o índice pessoal, tendo suas contas rejeitadas pelo TCM, sendo indiciados pelo Ministério Público e ainda recebem o nome de ladrão. Enfim, o TCM está acatando a nossa indicação de retirar os índices pessoais, os programas federais e os gastos com as terceirizadas”, pontuou.

Arquivo