Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria de Meio Ambiente, distribuiu 3.600 mil mudas de umbu gigante para diversas comunidades rurais.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Cláudio Ribas, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, explicou que a ação visa resgatar a cadeia produtiva do fruto na região.
As entregas foram feitas para associações rurais e para os produtores que desejam fazer uma unidade experimental do umbu gigante em suas lavouras.
Segundo Ribas, esta é apenas a primeira etapa da ação e a ideia é reforçar a parceria público-privada a fim de incrementar a cadeia produtiva do fruto e gerar renda para os agricultores em Brumado.
A partir do terceiro ano, as mudas começam a dar os primeiros frutos, porém a produção leva de 6 a 7 anos para ser comercializada.
Diretamente da Pompeia, o produtor João de Jesus disse que vai fazer o plantio na sua propriedade pela primeira vez. “Vou arriscar com o umbu”, relatou.
Já o produtor Nilton de Carvalho está levando as suas mudas para a comunidade Lagoa do Facão, onde a plantação de umbu é tradicional.
Carvalho acredita que a muda é autossuficiente, visto que floresce mesmo em condições adversas de água. “O umbu tem uma batata na raiz como se fosse uma caixa d’água”, contou.
O umbu gigante é uma variedade do umbuzeiro (espécie nativa da caatinga) que produz frutos significativamente maiores que o convencional, pesando em média mais de 70 gramas.
Essa variedade tem grande potencial para o agronegócio e a fruticultura familiar.