Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2022"

31 Jul 2022 - 14:45h

Um homem foi preso neste domingo (31) por suspeita de importunação sexual contra menores na cidade de Rio do Antônio, a 60 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a PM, a prisão aconteceu às 04h40, após denúncias anônimas de populares. Ainda de acordo com a PM, o acusado estava assediando meninas, menores de idade da Praça da Prefeitura local. As vítimas confirmaram a denúncia para a guarnição da Polícia Militar. O acusado foi conduzido para a Delegacia Territorial de Rio do Antônio. As menores, acompanhadas de seus responsáveis, estiveram na unidade policial para registro da ocorrência. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

31 Jul 2022 - 07:00h

A Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, através da Secretaria de Administração publicou no seu Diário Oficial na sexta-feira (29), o Edital de Concurso Público para o preenchimento de 86 vagas, sendo 48 vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 38 vagas para Agente de Combate a Endemias (ACE). Ambos com 40h semanais e salário de R$ 2.424,00 com exigência de Ensino Médio completo. Os Agentes Comunitários, conforme determinação legal devem residir na área da comunidade em que irá atuar, desde a data de publicação do Edital. Clique aqui e veja todas as informações complementares. O período de inscrição pela Internet será de 03 de agosto a 05 de setembro do corrente ano, com o valor da inscrição de R$ 75, podendo ser feito diretamente no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). O Edital prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 30% para candidatos negros. Candidatos que desejarem pedir a isenção da taxa, terá entre 3 e 5 de agosto para realizar a solicitação. Aprovados, terão cargo efetivo no Regime Estatutário.

31 Jul 2022 - 06:30h

Um motociclista, identificado como Rogério Palma Santos, 59 anos, morreu na sexta-feira (29), após colidir com um caminhão, na Orla da Lagoa, na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. De acordo com a Guarda Municipal, o acidente foi registrado às 20h, quando Rogério trafegava pelo local e colidiu com o caminhão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Santos foi encaminhado para o Hospital Municipal Aurélio Rocha. Devido a gravidade das lesões, ele não resistiu e morreu na unidade de saúde. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Palma foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.

31 Jul 2022 - 06:00h

O jovem Gabriel da Silva Nunes, de 13 anos, aluno da Escola Municipal Professor Celito Brito, em Guanambi, a 141 km de Brumado, lançará um clipe gospel para marcar o início de sua carreira musical. O aluno passará a adotar o nome artístico de Biel Silva. Na escola, ele é uma inspiração para os colegas e amigos. O Parque da Cidade foi o espaço escolhido por Biel Silva e por Roberto Feliz, que produziu todo o clipe. Com o lançamento previsto para ser realizado em breve, o jovem se sente muito feliz. “Agradeço a todos que estão me ajudando de uma forma ou de outra”, afirma. O jovem contou com o apoio da Escola Ramos Musical e do comércio local, que auxiliaram na produção do clipe.

30 Jul 2022 - 19:45h

O PT da Bahia aprovou em convenção estadual, neste sábado (30), a escolha de Jerônimo Rodrigues, do partido como candidato ao governo do Estado. No evento, foi também confirmado o nome do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) como candidato a vice e a candidatura à reeleição do senador Otto Alencar (PSD). A oficialização do nome de Jerônimo Rodrigues foi realizada no Parque de Exposições de Salvador. Essa é terceira oficialização de candidatura ao governo da Bahia dentro do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Formado em engenharia agronômica, Jerônimo é gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele tem 57 anos e nasceu em Aiquara, na região da Chapada Diamantina. O ex-secretário de educação do estado vai disputar uma eleição pela primeira vez. Jerônimo chegou ao Parque de Exposições, que fica na Avenida Paralela, ao lado de Otto Alencar e partidários de metrô, repetindo o que o fez Rui Costa em 2018, quando era candidato à reeleição. “Vivemos um momento muito difícil nesse país. O desemprego e a fome permeiam cada ponto desse país e não se pode fazer nada quando as pessoas passam fome. Temos que fazer uma agenda intensa no combate à fome e pela geração de emprego. O estado vem fazendo isso e eu vou ampliar ainda mais esses investimentos, com construção de escolas, de hospitais. Existem municípios que essas obras do estado geram muita renda. Eu pisarei firme nisso combinado com Lula”, disse Jerônimo. Candidato do PT, Jerônimo vai contar com uma coligação que tem, ao menos, oito partidos: PT, PSD, MBD, PSB, PC do B, PV, Avante e Patriota.

30 Jul 2022 - 08:30h

Um veículo de passeio ficou destruído após colidir contra um caminhão baú, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, neste sábado (30). Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na Avenida Barão do Rio Branco. O motorista do carro de passeio, com placa de Guanambi, não foi localizado.

De acordo com a SMTran, o caminhão baú estava estacionado na via pública, no momento do acidente. Até o momento, não se sabe como ocorreu a colisão. O veículo foi encaminhado para o pátio da SMTran em Guanambi.

30 Jul 2022 - 08:00h

A farmacêutica americana Pfizer submeteu, nesta sexta-feira (29), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um pedido de aprovação para o uso da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O imunizante foi aprovado para a faixa etária nos Estados Unidos em junho. No Brasil, a farmacêutica já imuniza pessoas acima dos 5 anos de idade. O pedido da Pfizer se apoia em um estudo que incluiu 4.526 crianças de 6 meses a 4 anos. Na pesquisa, as crianças receberam três doses (na quantidade de um terço a dose para o adulto), com um intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda dose. A terceira aplicação foi administrada oito semanas após a segunda, em um momento em que Ômicron era a variante predominante. A formulação, segundo a Pfizer, é a mesma da vacina administrada nas demais faixas. A mudança seria na concentração, que é de 10 µg (micrograma) por dose na formulação pediátrica para crianças entre 5 a 11 anos, e de 3 µg por dose para crianças de 6 meses a 4 anos. Se aprovada, a vacina de 6 meses a 4 anos de idade terá uma tampa cor vinho para diferenciá-la da vacina pediátrica para crianças de 5 a 11 anos, que tem a tampa laranja, e do imunizante para a população acima dos 12 anos, cuja tampa é roxa.

30 Jul 2022 - 07:30h

Moradores das comunidades de Lajedão, Tamboril, Umburanas, Cristalândia e Vila Presidente Vargas denunciaram que criminosos estão se passando por agentes de saúde para aplicar golpes em diversas localidades rurais de Brumado (veja aqui). Após as denúncias, o grupo foi interceptado pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na quinta-feira (28). O site Achei Sudoeste apurou junto à Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora que, mesmo diante das suspeitas e acusações, nenhuma informação ou vítima foram apresentados em desfavor dos acusados. Sendo assim, após investigação preliminar, nada constatou-se de irregular na conduta dos indivíduos, que venderiam aparelhos hospitalares com nota fiscal. Ambos foram liberados depois de serem ouvidos e feitos os trâmites de registro de ocorrência. “Tudo foi checado”, afirmou uma fonte.

30 Jul 2022 - 07:00h

Morreu nesta sexta-feira (29), no Hospital de Base em Vitória da Conquista, a técnica de enfermagem Sidélia Souza Santos, 39 anos. A profissional de saúde atuava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado. Sidélia também exercia a profissão no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Souza estava internada após complicações de saúde. Amigos e colegas de trabalho da técnica de enfermagem lamentaram a sua morte nas redes sociais.

29 Jul 2022 - 17:30h

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O paciente, um homem de 41 anos com graves problemas de imunidade, estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e morreu na quinta-feira (28). O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que o paciente que não resistiu estava em tratamento oncológico e era imunossuprimido. “É importante destacar que ele tinha comorbidades importantes e graves, severas, para que não leve a um grande alvoroço na população, achando que a letalidade é alta. A letalidade continua sendo muito baixa”, afirmou o secretário ao G1. Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

29 Jul 2022 - 17:00h

Na noite desta quinta-feira (28), o empresário Fabrício Abrantes (UB) preparou uma grande recepção para os pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, Luciano Ribeiro (UB) e José Rocha (UB). O evento contou com a presença de diversas autoridades e políticos.

Na oportunidade, Abrantes entregou aos pré-candidatos um caderno com projetos de governo visando construir um novo modelo administração a partir de 2024 para Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ribeiro destacou que o município sempre foi importante em sua trajetória política, mas, neste ano, com ainda mais ênfase. “Este projeto de governo para 2024 passa primeiro por 2022 e, juntos, vamos formar a base sólida para tornar Brumado um verdadeiro polo regional”, declarou.

Confiante, o deputado federal José Rocha disse que a expectativa é de vitória diante de um projeto de governo que prioriza a educação, a saúde e o social. “Traremos para Brumado investimentos que possam transformar essa cidade em um local cada vez melhor”, afirmou. Por fim, o empresário Fabrício Abrantes disse que a reunião marca o compromisso com o futuro de Brumado. “Com a vitória de Zé Rocha, Cacá Leão, Luciano Ribeiro e ACM Neto, a partir do ano que vem, teremos condições de trazer para Brumado grandes benefícios. Brumado será muito contemplada”, garantiu. 

29 Jul 2022 - 16:30h

Um homem de 37 anos foi preso, na quarta-feira (27), em Jacobina, no norte da Bahia, suspeito de participar de um duplo homicídio em um bar, em Maceió, no ano de 2002. Segundo a Polícia Civil, ele estava com mandado de prisão preventiva em aberto desde 2018. De acordo com a polícia, na ocasião, um ex-vereador da cidade de Campo Grande, em Alagoas, filho do prefeito da mesma cidade, foi apontado como autor do crime. De acordo com o G1, no entanto, ele indicou seu primo – já morto – e o homem preso na quarta-feira como os autores do duplo homicídio de Ginaldo Gama Ferreira e Milton Muniz Neto. O crime aconteceu no Conjunto Eustáquio Gomes, no bairro do Tabuleiro do Martins. Os suspeitos passaram a responder também pelo delito e, há quatro anos, o mandado foi expedido pela 7ª Vara Criminal da capital alagoana. O ex-político, por sua vez, cumpre pena de 26 anos de prisão. Após intercâmbio com a Polícia Civil de Alagoas, as equipes da Coorpin de Jacobina identificaram que o foragido vivia no distrito do Junco, naquele município. Ele já havia passado por Feira de Santana e Capim Grosso e tinha até formado família na Bahia, casando-se com uma mulher natural desta última cidade. A polícia informou que após ser preso, o suspeito admitiu a autoria do crime e relatou como conseguiu fugir. O homem foi levado ao Complexo Policial de Jacobina, teve o exame de lesão corporal realizado e está à disposição do Poder Judiciário.

29 Jul 2022 - 16:00h

Nesta quinta-feira (28), uma mulher foi presa no Bairro São Félix, em Brumado, acusada de traficar drogas. Ela estava em um bar no momento da aproximação da viatura policial. As informações são da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Os policiais notaram que a mesma demonstrou nervosismo exacerbado e tentou esconder algo dentro do estabelecimento. Na abordagem policial, verificou-se que, nas prateleiras do estabelecimento, haviam vários entorpecentes. Diante dos fatos, a mulher foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com todo o material apreendido: 108 porções de substância análoga à cocaína; 107 pedras de substância análoga ao crack; 2 aparelhos celulares e R$ 44.

29 Jul 2022 - 15:30h

A Bahia gerou 13.079 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 69.349 admissões e 56.270 desligamentos, em junho. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com a SEI, trata-se, portanto, do sexto mês seguido com saldo positivo. Com este resultado, o estado passou a contar com 1.874.177 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,70% sobre o quantitativo do mês anterior.  De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela SEI, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

29 Jul 2022 - 15:00h

Secretário de saúde de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior também prestigiou a reunião de avaliação realizada na Policlínica Regional de Saúde, em Brumado, para marcar 1 ano de funcionamento do empreendimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Júnior destacou que o período foi de grande sucesso da policlínica na prestação de um serviço de saúde de qualidade. “Temos um retorno muito bom da população que é atendida. As filas de espera têm diminuído. Ainda falta muito, mas já melhorou bastante”, ponderou. O secretário enalteceu o consórcio como forma de viabilizar exames e consultas com baixo custo, especialmente levando em conta a realidade dos municípios de pequeno porte. “É a união que faz a força. Isso que está acontecendo”, defendeu.

29 Jul 2022 - 14:30h

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) instaurou um inquérito contra um empregador que manteve 20 trabalhadores a condições de trabalho análogas à de escravos. O caso aconteceu em uma fazenda de colheita de café, na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. O resgate aconteceu no dia 11 de julho e fez parte da Operação Resgate 2, ação conjunta que reuniu diversos órgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão, resgatou 337 trabalhadores neste mês, em vários estados do Brasil. De acordo com o MPT, uma audiência foi marcada com o empregador, mas o homem, identificado como Alberto Juramar Lemos Andrade, não compareceu. O órgão avalia a possibilidade de ajuizar ação judicial para cobrança de verbas rescisórias e indenizações. O G1 tentou contato com o empresário, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem. Foi inspecionado um estabelecimento rural denominado “Fazenda Gaviãozinho”. Ao todo foram entrevistados cerca de 100 trabalhadores, sendo que a grande maioria fazia atividade de colheita manual de café. O MPT informou que todos os funcionários que faziam a colheita estavam sem registro do contrato de trabalho. Além da ausência do documento, foram identificadas outras irregularidades, sendo a mais grave delas a submissão de 20 trabalhadores a condições de trabalho análogas à de escravo.

29 Jul 2022 - 14:00h

A segunda edição do Campeonato Brumadense de Futebol para jogadores veteranos começará no início do mês de agosto. Organizador do evento, Ney Rocha garantiu que as perspectivas são muito boas para realização de um campeonato ainda melhor que na primeira edição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o público está bastante animado para as partidas. No total, serão oito equipes disputando o título. Todas elas da cidade. Nesta edição, o projeto acontece com o apoio da prefeitura municipal. O Município fornecerá a logística e a arbitragem necessárias para realização do evento. O jogo de estreia será promovido no dia 13 de agosto, às 16h, no Estádio Gilberto Cardoso. “Temos a grande expectativa de um público excelente lá no campo”, afirmou.

29 Jul 2022 - 12:00h

Fazendo um balanço dos atendimentos realizados na Policlínica Regional de Saúde, o secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar Caetano disse ao site Achei Sudoeste que o saldo é muito positivo ao longo desse período. Segundo destacou, o município é atendido pelo Consórcio Regional de Saúde, através do empreendimento, em diversas demandas, a exemplo de ressonância magnética e tomografia. “As demandas vão surgir sempre, mas temos que ter o serviço para suprir essas necessidades, principalmente nós que somos municípios pequenos e que temos de assistir nossa população”, frisou, enaltecendo a resolutividade de um equipamento como a policlínica. Aguiar adiantou que novas estratégias estão sendo discutidas para aumentar o quantitativo de atendimentos na unidade e melhorar a assistência em saúde.

29 Jul 2022 - 11:30h

Uma carreta carregada com fardos de algodão pegou fogo, na manhã desta quinta-feira (28), na Rodovia Federal 267, em Bataguassu (MS). Apesar das chamas terem consumido a parte de carga do veículo, um painel de Nossa Senhora Aparecida, que estava acoplado na carroceria, ficou intacto. O chamado cavalo mecânico, onde fica a cabine, rodas e motor do veículo, que estavam diante do painel da padroeira do Brasil, também não foi afetado pelo fogo. O motorista não se feriu. Conforme o Corpo de Bombeiros da cidade, foram utilizados cerca de 600 mil litros de água para conter as chamas. Vários caminhões pipas de diversas empresas da região auxiliaram no combate às chamas. Também foram utilizados maquinários para remover a carga que estava obstruindo parte da rodovia. A causa do incêndio ainda não foi identificada. Segundo informações dos Bombeiros, o trânsito no local ficou lento por várias horas, mas já foi normalizado.