Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2022
fechar

Bahia registra quase 10 mil casos ativos de Covid-19 Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia continua com números de pacientes com Covid-19 em alta. Nesta quinta-feira (30), o estado tem 9.740 pessoas com coronavírus ativo. O estado registrou uma morte nas últimas 24 horas, vítimas da Covid-19, e 3.720 novos casos ativos, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab). De acordo com o órgão, a taxa de novos casos corresponde a um crescimento de +0,24% em relação ao boletim anterior, divulgado na quarta (29), e 2.049 pessoas foram consideradas recuperadas nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a Bahia contabiliza 30.031 mortes causadas pela doença, com 1.576.509 de casos confirmados. O boletim desta quarta-feira registra ainda que 1.909.442 casos foram descartados e 343.586 permanecem em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17h desta quinta. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Complexo solar de 144 hectares será instalado no município de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Caetité visitou, na quarta-feira (29), a empresa Rio Energy, que instalará um parque solar no município. Na oportunidade, a empresa apresentou o projeto de instalação do Complexo Solar Toca da Onça, o qual abrangerá, aproximadamente, 144 hectares. Capitaneando a reunião, o CEO da Rio Energy, Marcos Meireles, informou que o projeto prevê a criação de um horto florestal com produção anual de 60 mil mudas e a criação de programas socioambientais que envolverão a comunidade do entorno do empreendimento. Durante o encontro, a gestão municipal frisou pontos que considera importantes: tal como a necessidade de criação de postos de trabalho com mão de obra local, melhoria das estradas vicinais e apoio às instituições filantrópicas locais. De acordo com a empresa, estes pontos observados pelo prefeito já constam no plano de execução do parque e serão executados em consonância com as necessidades do município.

Baianas são presas por suspeita de tráfico na Tailândia Foto: Reprodução/TV Subaé

Duas irmãs da cidade de Feira de Santana, foram presas no aeroporto de Bangkok, capital da Tailândia, suspeitas de tráfico internacional de drogas. De acordo com o G1, elas foram presas em flagrante com um homem identificado como Laécio José Paim das Virgens Filho, que ainda não teve sua cidade de origem revelada. O trio foi preso com cocaína no dia 13 de junho e permanece à disposição da Justiça tailandesa. As duas irmãs são Samara Taxma Chalegre Muritiba e Daiana Chalegre Muritiba. A mãe das jovens, identificada apenas como Soraia, confirmou a prisão e disse que não poderia fornecer mais informações por orientação de advogados. Segundo ela, as mulheres foram enganadas por um rapaz. Não há detalhes sobre as circunstâncias que ocorreram a prisão, nem o vínculo entre Laécio José e as duas irmãs de Feira de Santana. Também não há informações se Laécio é o mesmo homem apontado pela mãe das garotas como responsável pelo crime. Na Tailândia, o crime de tráfico de drogas pode ter punição de reclusão, prisão perpétua ou pena de morte, a depender do tipo e da quantidade do ilícito apreendido. O Itamaraty, por meio da Embaixada em Bangkok, informou que acompanha a situação e presta assistência aos brasileiros, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local. O órgão disse também que não poderia passar informações detalhadas a respeito da prisão, de acordo com o direito à privacidade e conforme a Lei de Acesso à Informação.

Após 'acusações criminosas', deputado diz que governador vai processar prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (29), durante a sua live semanal, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), criticou o governador Rui Costa (PT) ao insinuar que o mesmo estaria defendendo o narcotráfico (veja aqui). Questionado pelo site Achei Sudoeste acerca das declarações, o deputado estadual Vitor Bonfim (Federação) demonstrou preocupação com o comportamento do gestor. “Acusação gravíssima, inclusive criminosa. Não tenho dúvida nenhuma que o governador do estado vai acioná-lo judicialmente pra ele responder nas barras da Justiça sobre essas acusações caluniosas e injuriosas”, afirmou. Na oportunidade, Bonfim ainda ressaltou os investimentos maciços feitos pelo governador na segurança pública a fim de conter toda e qualquer criminalidade. “Rui Costa é um homem honrado, que tem compromisso com a defesa da vida e da família”, assegurou.

Novo avanço da Covid-19 provoca aumento da procura pelas vacinas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aumento do número de casos ativos da Covid-19 fez aumentar a procura pelas vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vacinadora da UBS Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, Márcia da Silva Gomes, disse que cresceu a procura pela vacina em todas as doses. “Temos todos os imunizantes disponíveis no mercado. Estamos fazendo o máximo pra atender toda população”, falou. Em média, segundo a vacinadora, são distribuídas por dia 90 senhas. Para Gomes, o aumento da procura pela vacina se deve à nova onda de casos da doença. “O povo está acordando de novo, com medo”, afirmou. Para imunização, a população deve apresentar CPF, cartão do SUS, RG e cartão de vacina. Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) direcionou a vacinação exclusivamente para as unidades básicas de saúde.

Arquivo