Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2013
Brumado: Show de Ivete Sangalo é cancelado; evento será realizado em 2014 A apresentação da rainha do axé na capital do minério será em junho de 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O show da rainha do axé, Ivete Sangalo, que seria realizado em Brumado no dia 29 de dezembro, foi cancelado. A informação foi confirmada ao site Brumado Notícias pelo empresário Gilson Porto, da Solegal Produções, no último sábado (17). Segundo Porto, a cantora terá um compromisso no dia 29, na data em que já havia confirmado o show em Brumado. “Ivete Sangalo terá um compromisso pessoal nesta data e resolveu cancelar o show. Infelizmente, pois todos nós estávamos ansiosos pela apresentação dela em Brumado”, disse o empresário. De acordo com Gilson, o show de Ivete Sangalo no município será realizado no mês de junho de 2014. Vale ressaltar que o Axé Brumado 2013 será promovido no dia 15 de setembro e terá Chiclete com Banana e os Filhos de Jorge como atrações principais.

Família sofre ataque de abelhas em Brumado As abelhas atacaram duas crianças de 05 e 11 anos e uma mulher de 50 anos que estava tomando banho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma residência localizada na Avenida João Paulo I, em Brumado, foi invadida por milhares de abelhas na manhã deste domingo (18). As abelhas atacaram duas crianças de 05 e 11 anos e uma mulher de 50 anos que estava tomando banho. As vítimas foram socorridas pelos vizinhos e encaminhadas ao Hospital Professor Magalhães Neto. Por conta das dezenas de picadas, as três pessoas terão de ficar internadas recebendo medicação específica e só devem ter alta durante a segunda-feira (19). No banheiro da casa onde houve um dos ataques, várias abelhas ficaram mortas no chão. A suspeita é de que os insetos estariam alojados em algumas árvores que ficam em um terreno baldio no fundo da casa.

Carinhanha: Filha recém-nascida de vereador morre aguardando vaga em UTI neonatal de Guanambi A menina, que tinha pouco mais de 24 horas de vida, era filha do parlamentar José Ricardo Pereira da Costa (PSB), o Ricardinho dos Teclados. (Foto: Reprodução/TSE).

Uma recém-nascida filha do vereador do município de Carinhanha, José Ricardo Pereira da Costa (PSB), o Ricardinho dos Teclados, morreu durante a manhã da última sexta-feira (16) em função de complicações decorrente de um parto prematuro realizado a caminho do Hospital de Guanambi. A menina, que tinha pouco mais de 24 horas de vida, veio a óbito por conta da falta de uma vaga em uma UTI neonatal de Guanambi. Em todo estado da Bahia, existem somente cinco UTIs neonatais, as quais não disponibilizam vagas. O bebê nasceu com 29 semanas e apenas 1,420 kg e, por conta disso, precisava dos cuidados especiais de uma Unidade de Terapia Intensiva. Embora o município de Guanambi disponha desse tipo de UTI, não havia vaga no momento da entrada da criança no hospital. Segundo o Jornal Folha do Vale, o procedimento de regulação para tentar encontrar vagas em alguma outra unidade com UTI para recém-nascidos foi realizado junto à Secretaria de Saúde da Bahia, mas a vaga não foi encontrada a tempo. A direção do hospital afirmou que uma vaga em uma UTI neonatal particular da cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, chegou a ser encontrada, mas a criança não resistiu e morreu antes de ser internada.

Deputado e vereadora buscam melhorias para Brumado Marquinho Viana e Liu Vasconcelos buscam solucionar os problemas que vêm sendo enfrentados pelo SAC de Brumado, a exemplo da demora no atendimento. (Foto: Divulgação).

Acompanhada do deputado estadual Marquinho Viana (PV) e do esposo, o ex-vereador Léo Vasconcelos, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) esteve em audiência com o novo secretário de Administração da Bahia, Edelvino Góes Filho. O encontro teve por objetivo solucionar os problemas que vêm sendo enfrentados pelo SAC de Brumado, a exemplo da demora no atendimento. Segundo dados apresentados ao secretário, em dias de pico, até 60 pessoas não são atendidas no órgão, em razão da demanda e da lentidão no atendimento. O secretário mandou fazer um estudo do caso a fim de encontrar uma solução para o problema. Durante a audiência, Viana pediu a criação de um Ponto Cidadão na cidade de Barra da Estiva, o qual iria desafogar o SAC de Brumado, pois o município engloba cerca de cinco municípios dos atuais 21 que o SAC atende. 

Deputado e vereadora buscam melhorias para Brumado Os parlamentares também solicitaram a agilização para a inauguração do novo Fórum Eleitoral de Brumado. (Foto: Divulgação).

Os parlamentares também se encontraram com o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), André Luís Martins Bezerra, ocasião em que solicitaram do mesmo a agilização para a inauguração do novo Fórum Eleitoral de Brumado, que está praticamente pronto. O diretor atendeu a solicitação e disse que entrará em contato com a juíza da 90ª Zona Eleitoral de Brumado para marcar a data da inauguração.

Brumado: Estudantes são roubados após saírem de escola Os assaltantes exigiram os celulares dos estudantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Cinco jovens foram abordados por dois elementos armados no final da manhã deste sábado (17), após saírem de uma escola particular localizada na Avenida Otávio Mangabeira, em Brumado. As vítimas contaram ao site Brumado Notícias que os meliantes estavam em uma motocicleta quando houve a abordagem. O carona do veículo anunciou o assalto colocando a mão por baixo da camiseta, simulando estar armado. Os assaltantes exigiram os celulares dos estudantes. Quatro aparelhos foram levados pelos marginais, que ameaçaram os jovens, caso os mesmos chamassem a polícia.

Abastecimento de água está reduzido em Brumado, diz Embasa Problemas no sistema elétrico afetou o abastecimento na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No intuito de esclarecer a população brumadense, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que técnicos da empresa continuam os trabalhos de correção dos problemas que vem afetando o funcionamento do sistema elétrico de captação da Barragem de Cristalândia, responsável pelo abastecimento de Brumado. No final da tarde da última sexta-feira (16) o sistema voltou a operar parcialmente e a distribuição de água foi retomada de forma reduzida, após um período de interrupção no fornecimento. Por conta da redução no abastecimento, a Embasa recomenda que a população mantenha o consumo de água de forma racional até que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja completamente normalizado.

Brumado: Caminhão de distribuidora de bebidas volta a ser alvo de assalto Fazendo ameaças e armados, os elementos fugiram do local sem deixar pistas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Enquanto realizava entrega em um estabelecimento comercial no Bairro Urbis II, em Brumado, um caminhão pertencente a uma distribuidora de bebidas foi interceptado por três marginais que renderam o motorista e dois ajudantes no início da tarde deste sábado (17). Uma das vítimas contou ao site Brumado Notícias que os elementos portavam arma de fogo, com a qual agrediram um dos ajudantes do motorista com uma coronhada na cabeça. Os outros dois assaltantes roubaram uma pasta contendo cheques e dinheiro da empresa, além de celulares dos funcionários. Fazendo ameaças, os elementos fugiram do local sem deixar pistas. Esta é a segunda vez em menos de um mês que o caminhão da distribuidora é assaltado em Brumado.

Lagoa Real: Vice-prefeito recebe líder da oposição Santo Batista (PR) recebeu o vereador Arlécio Neves Soares (PSC) em seu gabinete. (Foto: Divulgação).

Líder da bancada oposicionista na Câmara Municipal de Lagoa Real, o vereador Arlécio Neves Soares (PSC) fez uma visita de cortesia ao vice-prefeito do município, Santo Batista de Almeida (PR), na manhã da última quinta-feira (15). O encontro, ocorrido no gabinete do vice, foi para tratar sobre a administração atual de Lagoa Real e sobre a política partidária.

Brumado: ‘Quadrilha da joalheria’ era liderada por menor que morreu em confronto com a polícia Judson Almeida de Souza, 17 anos, disparou contra os joalheiros e morreu em confronto com a polícia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A quadrilha que assaltou uma joalheria na manhã deste sábado (17), em Brumado, era formada por três menores. Judson Almeida de Souza, 17 anos, disparou contra os joalheiros e morreu em confronto com a polícia. Diego Almeida da Silva, 18 anos, e duas adolescentes de 15 anos foram apreendidas pela polícia e apresentados na delegacia, onde estão à disposição da justiça. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o idoso proprietário da joalheria levou uma coronhada na cabeça, mas recebeu vários pontos e já está se recuperando em casa. O filho foi atingido no braço, passou por uma cirurgia, e está em observação no Hospital Professor Magalhães Neto. 

Brumado: ‘Quadrilha da joalheria’ era liderada por menor que morreu em confronto com a polícia Diego Almeida da Silva, 18 anos, e duas adolescentes de 15 anos foram apreendias pela polícia e estão à disposição da justiça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por telefone, o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, falou a nossa reportagem sobre a operação conjunta entre as polícias. “Foi uma ação que partiu de intensas investigações entre os investigadores da Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência da Polícia Militar, que buscam coibir a ação dos elementos que vinham praticando assaltos na cidade”, disse. Rabelo ainda apontou que a ação da quadrilha tinha como finalidade financiar o tráfico. “Infelizmente, a participação dos menores é uma dura realidade em nosso país e este assalto que estava sendo praticado na joalheria não era para suprir necessidades de alimento, moradia ou vestimenta. Era uma ação destinada a alimentar e afiançar o tráfico de drogas na cidade”, reforçou o delegado. 

Brumado: ‘Quadrilha da joalheria’ era liderada por menor que morreu em confronto com a polícia A arma utilizada no roubo e as joias recuperadas foram apresentadas na delegacia e encaminhadas à Polícia Técnica para serem periciadas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sobre a reação da população que aplaudiu a ação da polícia, o coordenador afirmou que os policiais não ficaram envaidecidos com a iniciativa, mas entenderam que esta foi uma maneira de os populares agradecerem à polícia pela resposta diante dos inúmeros assaltos cometidos na cidade. “Mesmo com o efetivo reduzido tanto na Civil como na Militar, vamos continuar a intensificar nossas ações no combate ao crime em nossa cidade”, assegurou o delegado. A arma utilizada no roubo e as joias recuperadas pela polícia foram apresentadas na delegacia e encaminhadas à Polícia Técnica para serem periciadas.

Casas lotéricas são assaltadas em Rio do Antônio e Paramirim Em Paramirim, os bandidos estavam encapuzados.

Duas casas lotéricas foram assaltadas na manhã deste sábado (17), nas cidades de Rio do Antônio e Paramirim, ambas no sudoeste baiano. A ação ocorreu de forma muito semelhante nos dois estabelecimentos, onde bandidos armados entraram nos locais e anunciaram o assalto. Em Paramirim, os bandidos estavam encapuzados e, como era dia de feira livre na cidade, havia bastante pessoas na lotérica no momento do roubo, especialmente beneficiários do Bolsa Família, que em sua maioria são da zona rural da cidade. Após o assalto, os bandidos fugiram em uma motocicleta em direção a cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia está realizando diligências nas duas cidades para tentar capturar os bandidos. O valor roubado das lotéricas não foi divulgado pela polícia. Depois do anúncio dos assaltos nas cidades vizinhas, a polícia de Brumado montou um cerco em frente as duas casas lotéricas do município, a fim de agir preventivamente e coibir qualquer tentativa de ação delituosa nos locais.

Brumado: Feira de matemática no Colégio Getúlio Vargas Os estudantes mostraram a matemática para os visitantes de uma forma diferente, através de oficinas com jogos e palestras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Colégio Estadual Getúlio Vargas em Brumado promoveu nesta sexta-feira (16) uma feira de matemática, cujo tema central foi: Matemática Ferramenta Para a Vida. Alunos e todo o corpo docente do colégio se envolveram para transformar as salas de aula em estandes de apresentação. Os estudantes mostraram a matemática para os visitantes de uma forma diferente, através de oficinas com jogos e palestras. Por ser uma disciplina temida até mesmo pelos educadores, a professora Cleide Gama – membro da comissão organizadora da feira – contou ao site Brumado Notícias que o objetivo do evento é justamente amenizar esse temor pela matemática e mostrar que a mesma faz parte do nosso dia a dia. “Queremos com essa feira oportunizar aos estudantes a compreensão e consolidação de conhecimento básico em matemática, numa linguagem contextualizada, lúdica, significativa e construtiva, mostrando o papel decisivo que esta disciplina tem em nosso cotidiano, seja no trabalho ou na construção de conhecimentos para outras áreas curriculares”, asseverou a docente.

Brumado: Feira de matemática no Colégio Getúlio Vargas Alunos e todo o corpo docente do colégio se envolveram para transformar as salas de aula em estandes de apresentação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Quadrilha assalta joalheria, atira em proprietários e um morre em confronto com a polícia Bandidos não esperavam a ação da polícia que estava disfarçada investigando outros delitos da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma quadrilha composta por duas mulheres e dois homens invadiu uma joalheria na Praça Armindo Azevedo, na manhã deste sábado (17), em Brumado. Armados, os assaltantes deflagraram vários tiros dentro do estabelecimento. Um dos projéteis atingiu a cabeça do proprietário e outro tiro acertou o braço do seu filho. Ciente da ação da quadrilha por conta de uma denúncia anônima, a polícia já havia montado uma operação para prender os assaltantes. Policiais civis e militares disfarçados encontravam-se na praça no momento em que os bandidos tentaram fugir do local em uma motocicleta, que havia sido roubada durante a semana. Os policiais interceptaram os meliantes, que reagiram. Um dos assaltantes foi alvejado e o outro se rendeu ao ver o comparsa caído. Segundo investigações da polícia apuradas pelo site Brumado Notícias, as duas mulheres que faziam parte da quadrilha entravam nos estabelecimentos com o fim de informar aos comparsas sobre a segurança do local. A polícia acredita que o bando participou de vários assaltos cometidos no comércio. O bandido atingido não sobreviveu e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Já o proprietário da loja e seu filho receberam os primeiros cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em seguida foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. O assaltante que se rendeu e as duas mulheres foram levados à delegacia, juntamente com a arma utilizada no assalto, um revólver calibre 32. Após a ocorrência, populares que lotaram a praça aplaudiram a ação da polícia.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
 
Casas populares são saqueadas em Tanhaçu A empresa que realizou a obra adquiriu a área, mas não efetuou o pagamento do terreno. (Foto: Leitor/Brumado Notícias).

Construídas em atendimento ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, diversas casas populares foram saqueadas no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as unidades ainda não foram entregues aos populares por estarem com problemas na documentação do terreno. A empresa que realizou a obra adquiriu a área, mas não efetuou o pagamento. Iniciadas em 2009, as obras das casas populares na entrada da cidade foram anunciadas pelo deputado federal Edson Pimenta (PSD), junto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG). Na época, Pimenta era deputado estadual e militava no Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Além da ação dos saqueadores, o abandono do local é notável, pois com o passar do tempo as casas estão se deteriorando. As unidades de habitação estão sendo construídas no Bairro Cleriston Andrade e na entrada do município de Tanhaçu. Ao todo, a cidade foi contemplada nas duas localidades com 106 unidades habitacionais. Enquanto as casas estão sendo alvo de saqueadores e da ação do tempo, os tanhaçueenses continuam aguardando pela realização do sonho da casa própria e por uma providência do Governo Federal quanto à resolução do problema e ao término das obras.

Casas populares são saqueadas em Tanhaçu População cobra providências do governo federal para que as obras sejam concluídas e as casas entregues. (Foto: Leitor/Brumado Notícias).
Brumado: Seis novos professores são empossados Durante a posse, o prefeito Aguiberto Lima Dias, ressaltou que a administração luta contra a falta de recursos no intuito de adquirir meios para facilitar a vida dos professores. (Foto: Divulgação).

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e o secretário de Administração Municipal, Miguel Lima Dias, empossaram seis novos professores para a rede de ensino de Brumado. No total, foram empossadas duas biólogas, duas geógrafas e duas pedagogas. Na ocasião, o prefeito disse conhecer as dificuldades enfrentadas diariamente pelos profissionais e ressaltou que a administração municipal luta contra a falta de recursos no intuito de adquirir meios para facilitar a vida dos professores. “Vocês que neste momento estão sendo empossados nesta nobre função tenham certeza de que a administração municipal vem desenvolvendo junto a diversos setores, inclusive em outras áreas de governo, ações que venham superar essas dificuldades que os professores enfrentam”, assegurou o gestor durante a posse.

Barra da Estiva: Polícia prende dois homens que participaram de assalto a bancos Com Marcos Lavrador Souza, de 35 anos, e de Gilvandro Lima dos Santos, o “Vando”, 53 anos, foram presos pela polícia de Feira de Santana. (Aldo Matos/Acorda Cidade).

Na madrugada da última sexta-feira (16), dois homens foram presos em flagrante na cidade de Feira de Santana. Ambos são acusados de participar de uma quadrilha que promovia assaltos a bancos no interior do estado da Bahia, inclusive aqueles ocorridos no município de Barra da Estiva, cujo assalto mais recente aconteceu nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, no dia 12 de agosto deste ano. Desde que foi inaugurada, a agência do Banco do Brasil da cidade já foi vítima de quatro assaltos e os funcionários continuam afirmando que falta segurança preventiva no local. Com Marcos Lavrador Souza, de 35 anos, e de Gilvandro Lima dos Santos, o “Vando”, 53 anos, a polícia apreendeu dois veículos, um Honda Civic (JBC-9499/Feira de Santana) e um Pajero (JQD-8595/Feira de Santana), diversas armas de grosso calibre, coletes balísticos, fardamentos do exército, R$ 40 mil reais, além de farta munição. 

Barra da Estiva: Polícia prende dois homens que participaram de assalto a bancos Polícia apreendeu um arsenal de armas e R$ 40 mil em dinheiro com a dupla. (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade).

Dentre as armas encontradas com a dupla, estavam um fuzil M4, arma usada pelos marines americanos e um fuzil Hk-47/756, utilizado pelo exército russo, além de espingarda calibre 20 e pistolas 9 milímetros, todas de uso restritos e que entraram no país de forma ilegal. De acordo com a delegada Márcia Xavier, Vando, é apontado como líder da quadrilha. Além do município de Barra da Estiva, o assaltante já teria agido nas cidades de Amargosa, Castro Alves e Ituberá. Segundo o site Acorda Cidade, a prisão dos dois acusados foi realizada por policiais da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), que desde o início do ano vem investigando a ação da quadrilha.


Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Justiça proíbe prazo de validade para créditos pré-pagos O tribunal prevê ainda uma multa de 50 mil reais por dia para o não cumprimento da decisão. (Foto: Thinkstock).

A Justiça proibiu nesta quinta-feira que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos de celulares pré-pagos. A decisão, unânime, foi tomada pela 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região e é válida para todo o território nacional. As empresas de telefonia móvel ainda podem recorrer. O processo teve início em uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Anatel e as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e Tim. O MPF busca invalidar os contratos de telefonia móvel que preveem a perda de créditos pré-pagos após um determinado período de tempo ou que condicionam a continuidade do serviço à aquisição de novos créditos. Para o Ministério Público, essas cláusulas são abusivas e “manifestam afronta ao direito de propriedade e caracterização de enriquecimento ilícito por parte das operadoras”. A decisão desta quinta resulta da apreciação de um recurso do MPF contra uma sentença da 5.ª Vara Federal do Pará que não considerava irregular o prazo de validade para créditos pré-pagos. Para o relator do processo, o desembargador Souza Prudente, o estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular caracterizam um “confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia”. O magistrado frisou também que essa prática esbarra no Código de Defesa do Consumidor. Agora, as operadoras terão 30 dias para reativar o serviço de usuários que tiveram a conta interrompida e restituir o saldo existente à época da suspensão. O tribunal prevê ainda uma multa de 50 mil reais por dia para o não cumprimento da decisão. As informações são da Revista Veja.

Brumado: Escola promove caminhada pela paz Os alunos vestidos de branco, com caras pintadas e cartazes cobraram mais investimento na segurança pública da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Professores e alunos de uma escola particular em Brumado participaram uma caminhada na manhã desta sexta-feira (16) pedindo paz no município. Pessoas em diversas ruas do Bairro das Flores viram os alunos – vestidos de branco, com caras pintadas e cartazes – cobrando das autoridades mais investimentos na segurança pública local. Neste ano o município já registrou 16 homicídios, várias tentativas de homicídios, inúmeros assaltos a mão armada e muitas apreensões de armas de fogo e drogas. Tais ocorrências colocaram Brumado na quarta posição do ranking das cidades em que, comparando com o mesmo período em 2012, os casos de violência aumentaram. Outras caminhadas com esse mesmo objetivo estão sendo programadas por outros órgãos da cidade.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Moda fitness na Minas Calçados e Confecções A loja está com uma linda coleção de moda fitness.

Já começou o seu projeto verão na academia? Então porque não aliar a busca pelo corpo perfeito no verão com moda? A loja Minas Calçados e Confecções está com uma linda coleção de moda fitness. A loja oferece toda a linha de vestuário, tênis, meias, camisas de alta compressão, luvas e outros acessórios. E para ficar melhor, a Minas Calçados e Confecções divide sua compra em até 10x. Visite a loja, localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

Bahia: Governo vai cortar cargos de confiança em 10% O governo tem o objetivo de cortar 15% do orçamento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com o objetivo de cortar 15% do orçamento, o governo da Bahia vai cortar 10% dos seus cargos comissionados. A medida foi publicada na última quinta-feira (15) no Diário Oficial através de um decreto, que tem ainda outras determinações administrativas para enxugar os gastos. Para economizar vão ser cortados 20% das despesas com telefonia, água e energia; 50% dos gastos com viagens, e redução de 20% da frota própria de veículos. Estão suspensas ainda as nomeações para cargos comissionados que estejam vagos há três meses ou mais. Outro ponto importante está no decreto: veto à reestruturação ou qualquer revisão de planos de cargos e salários das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mistas. As determinações publicadas não irão atingir apenas as secretarias de Saúde e de Educação. O governo acredita que tais cortes vão equilibrar as contas públicas e proporcionar o cumprimento das metas fiscais desse ano.

Piripá é abastecida apenas por carro pipa De cinco em cinco dias, a Embasa entrega 500 litros de água em cada casa do município.

O único meio de a população de Piripá, no sudoeste baiano, receber água é através de carros pipa. De cinco em cinco dias, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) entrega 500 litros de água em cada casa do município. Entretanto, essa quantidade é considerada insuficiente por muitos moradores. A razão para isso é que o único reservatório da cidade está seco. Para ajudar no problema, a Embasa está utilizando até mesmo caminhões tanque – usados para transportar combustíveis – no fornecimento dá água. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os moradores reclamam dos altos preços das contas de água. A cidade é adminsitrada pela pepista Sueli Bispo Gonçalves.

Brumado: Portal da Transparência fora do ar Há aproximadamente dez dias que o Portal está inacessível, dificultando o acompanhamento da gestão financeira da Prefeitura Municipal. (Foto: Reprodução).

Os brumadenses estão impedidos de obter as importantes informações contidas no Portal da Transparência Pública, isso porque o site está indisponível. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, há aproximadamente dez dias que o Portal está inacessível, dificultando o acompanhamento da gestão financeira da Prefeitura Municipal. O Portal da Transparência não pode ficar fora do ar, pois tal ato configura como improbidade administrativa por omissão e o gestor municipal pode ser responsabilizado. O Portal da Transparência, que é responsabilidade do Poder Executivo de Brumado, vinha sendo acessado através de um link disponibilizado no site oficial do município. Segundo o artigo 1º da Lei Complementar 131, inciso II, a transparência dever ser assegurada mediante liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

Marquinho Viana recebe apoio do vice-prefeito de Maracás e do PV de Sátiro Dias Antônio Fernandes firmou apoio com o deputado na última quarta (14). (Foto: Divulgação).

Na última quarta-feira (14), o deputado estadual Marquinho Viana (PV) recebeu apoio de duas importantes vertentes de sua agremiação, o Partido Verde (PV). Um dos apoiadores é o vice-prefeito de Maracás, Antônio Fernandes. O político esteve no gabinete de Viana, na Assembleia Legislativa da Bahia, e declarou adesão à base do deputado. Fernandes aproveitou a ocasião ainda para solicitar a perfuração de poços artesianos e a implantação de sistema de abastecimento no povoado de Caboclo. O outro apoio veio dos integrantes do Diretório do PV do município de Sátiro Dias - Aldinei Batista Rocha (Nenem de Aldo), Gilberto Ferreira de Santana (Nel), Almerindo Pereira da Silva (Ediânio de Bilo), José da Costa dos Reis (Zé Bingolê), e José Maurício Batista Rocha.

Marquinho Viana recebe apoio do vice-prefeito de Maracás e do PV de Sátiro Dias Diretório do PV de Sátiro Dias e o deputado Marquinho Viana. (Foto: Divulgação).
Brumado: Pipeiros fazem protesto e queimam pneus em frente à Embasa Segundo os manifestantes, a Embasa não está liberando a água para ser encaminhada às comunidades que lutam contra a seca. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os pipeiros cadastrados na operação pipa de Brumado estão protestando contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) neste momento em frente à subestação de tratamento, à margem do anel viário da BR-030. A queixa dos motoristas nesta sexta-feira (16) é que a empresa não está liberando a água para ser encaminhada às comunidades que lutam contra a seca. Segundo eles, o Exército oferece a liberação de até quatro carros pipa por dia, mas só está sendo disponibilizada água suficiente para cada caminhão fazer duas viagens. Com isso, alguns pipeiros disseram que chegam ao local por volta da 1 hora da manhã no intuito de conseguirem a água. Como nesta sexta a Embasa parou de fornecer água para os carros pipa por volta das 8 horas da manhã, os motoristas ficaram revoltados e queimaram pneus em frente à estação de tratamento. A polícia chegou ao local no intuito de conter os manifestantes e neste momento está negociando com os pipeiros o fim do movimento, para que não haja maiores transtornos. A Embasa ainda não se pronunciou acerca do ocorrido.

Brumado: Pipeiros fazem protesto e queimam pneus em frente à Embasa polícia chegou ao local no intuito de conter os manifestantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

 


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os trabalhos de correção feitos pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) na captação da Barragem de Cristalândia vão continuar na manhã desta sexta-feira, 16. De acordo com a empresa, o abastecimento em Brumado deve ser retomado ao longo do dia de forma gradativa. É recomendável, segundo a própria Embasa, que a população economize e consuma água de forma racional

Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora vão receber médicos estrangeiros As duas cidades do sudoeste baiano receberão um médico cada.

A partir da segunda quinzena de setembro doze municípios baianos irão receber médicos vindos de outros países através do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Dentre eles estão Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora, ambos no sudoeste baiano. Ao todo são 30 profissionais de outras nacionalidades que vão atuar nas doze cidades. As duas cidades do sudoeste receberão um médico cada. E ontem, quinta-feira (15) foi divulgado no Diário Oficial da União o nome e a cidade em que os médicos irão trabalhar. Em Tanhaçu será a médica Sandra Maritza Huanca Soliz e em Livramento de Nossa Senhora será Reyli Mario Cubillo Obregon. Desses doze municípios baianos escolhidos pelos estrangeiros, seis deles não foram selecionados por nenhum brasileiro. O Ministério da Saúde também anunciou ontem que vai ampliar de 85 para 103 o número de médicos brasileiros que vão trabalhar na Bahia através do programa federal. As informações são do Correio.

Arquivo