Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
Justiça manda vice-prefeito de Brumado retirar postagens contra deputado no WhatsApp Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A juíza Carmem Lúcia Santos Pinheiro, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mandou o vice-prefeito de Brumado, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, retirar mensagem veiculada em grupos do aplicativo whattsapp, na qual consta a imagem do deputado estadual Vitor Bonfim (PR) com o nariz distorcido, em tamanho exagerado. De acordo com a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste, a juíza acatou os pedidos da defesa de Bonfim, que alegou a prática de propaganda eleitoral negativa extemporânea. “No caso concreto, à primeira vista, no que toca à mensagem direcionada ao deputado, identifica-se conteúdo que desborda da admissível crítica política, porquanto não se limita a desmentir o candidato acerca de suposto fato ao derredor de obra municipal, na medida em que ridiculariza o representante, ao expor sua imagem distorcida para ilustrar a figura de mentiroso. Portanto, num juízo perfunctório, verifica-se a configuração de ofensa ao candidato, a caracterizar propaganda extemporânea negativa”, escreveu a magistrada. Carmem Lúcia ordenou ainda que o vice-prefeito se abstenha de efetuar novas veiculações da mensagem impugnada na peça exordial.

Brumado faz 3x1 no São Desidério e mantém 100% de aproveitamento no Intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A seleção de Brumado venceu o selecionado de São Desidério por 3x1 na tarde deste domingo (26), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, mantendo 100% de aproveitamento. São três vitórias e a liderança isolada do grupo 11 do Campeonato Intermunicipal 2018. O time brumadense não se intimidou diante das câmeras da TVE, que fez a transmissão simultânea da partida para todo o estado e, logo na primeira etapa, colocou duas bolas na trave. Já no início do segundo tempo, Walison Sermão abriu o placar em cobrança de pênalti, porém o time visitante empatou após cobrança de escanteio em que a zaga se perdeu na marcação. Com a entrada de Leozinho no lugar de Bult, o time ganhou novo gás e o camisa 18 fez fila na área adversária e chutou forte sem chance de defesa para o goleiro do São Desidério. Brumado voltou a marcar em lance polêmico em que o zagueiro tirou a bola dentro do gol. Já no final da partida, o time visitante teve um jogador expulso por entrada desleal por trás em um jogador brumadense, o que foi suficiente para acirrar os ânimos entre os jogadores. Estes foram para os vestiários em clima de rivalidade para o jogo de volta, que acontece no próximo domingo (02), em São Desidério.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Número de 'sem-voto' a 42 dias das eleições é o maior em 20 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os eleitores que ainda não escolheram um candidato a presidente somam 38% do total, segundo pesquisa do Ibope divulgada na segunda-feira. Há quatro anos, na mesma época, a soma do que os cientistas políticos chamam de alienação eleitoral era menos da metade, 15%. Há 20 anos não havia tantas pessoas sem voto definido a esta altura da disputa eleitoral. Por mais que o número seja recorde, a aposta de cientistas políticos é que a TV e o rádio representarão um gatilho para despertar o interesse desse eleitorado. Segundo analistas, a parcela de indecisos e votos nulos e brancos aumenta entre os eleitores de baixa renda e menos escolarizados. Esse é o público que se informa principalmente pela TV e pelo rádio. Os entrevistados do jornal o Globo, reforçam essa expectativa. Embora se digam desalentados, a maioria — sete dos dez eleitores — afirmou que vai buscar mais informações sobre os postulantes e as campanhas no noticiário e não desistiu de escolher um nome para presidente até 7 de outubro.

Tetraplégico é preso por chefiar tráfico de drogas no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem tetraplégico foi preso no sábado (25), em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, suspeito de chefiar o tráfico de drogas na cidade. Com Lucas dos Santos Andrade, de 24 anos, e outras quatro pessoas, a polícia ainda apreendeu drogas e mais de R$ 17 mil, em espécie. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as quatro pessoas também foram presas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas em Senhor do Bonfim. Dos quatro, três foram flagrados pela polícia na casa Lucas auxiliando ele na venda das drogas. A SSP-BA informou que, conforme apontam as investigações, mesmo com a mobilidade reduzida por ser tetraplégico, Lucas comandava a venda e distribuição das drogas no bairro Bonfim III e fornecia os entorpecentes para outros traficantes revenderem.

Tetraplégico é preso por chefiar tráfico de drogas no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

As investigações apontam ainda que Lucas já foi preso por tráfico de drogas. Os investigadores detalharam que além dos R$ 17. 433 mil em espécie, foram apreendidos com Lucas e as quatro pessoas, 30 pedras de crack, três porções da mesma droga pesando 22,5 gramas, 12 porções de maconha, uma munição de arma de fogo e uma balança de precisão. De acordo com o G1, o grupo foi autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico. As prisões foram realizadas por policiais do Serviço de Investigação (SI), da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Apaixona Caiçara será realizado na Arena Prime em Livramento de Nossa Senhora

O Apaixona Caiçara em Livramento foi bem aceito pela população, com isso fez crescer nitidamente o número de vendas na cidade e na região, e pensando em uma superlotação, que é o esperado para o dia 16 de setembro de acordo com o exorbitante número de vendas, o empresário Ney Trindade, a fim de fornecer conforto e segurança ao público, comunica que o evento acontecerá no Arena Prime, e não mais no Clube de Campo Caiçara, por conta do espaço que é muito mais amplo e é capaz de suportar o número altíssimo de pessoas que estão sendo calculadas e aguardadas, de acordo com as vendas. Ney ainda ressalta que preza sempre por seu público, e que visa sempre o conforto e bem estar de todos, então por conta disso decidiu mudar o local do evento. Ele ainda faz questão de alertar que haverá uma virada de preço no dia 01 de setembro por isso, se você ainda não adquiriu o seu passaporte, corra! Vá até o ponto de venda mais próximo e permita-se fazer parte deste evento que vai ficar na história! Apaixona Caiçara, o sucesso do momento Devinho Novaes, Raneychas e Boteco das Amigas, agora ainda melhor, no Arena Prime, a partir das 17h.

Em solenidade, Tiro de Guerra 06/024 celebra dia do soldado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo o protocolo do Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra 06/024 do município de Brumado celebrou na manhã deste sábado (25) o dia do soldado. A solenidade contou com a presença de várias autoridades civis e militares convidadas pelo Subtenente Edmundo de Souza Rocha, dentre as quais o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), diretor do TG 06/024, o juiz da Vara Crime da comarca local, Genivaldo Alves Guimarães, o capitão Valmari Júnior, subcomandante da 34ª CIPM, o Major Reformado do Exército, primeiro instrutor do TG brumadense, Dr. Cremes Gomes, os vereadores José Ribeiro Neves (PT), Elias Piau (PV) e Ilka Abreu (PR), o médico Marlúcio Abreu, além de familiares dos atiradores.

Em solenidade, Tiro de Guerra 06/024 celebra dia do soldado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O capitão Valmari fez a leitura de apresentação do ato solene e, durante a solenidade, houve apresentação e passagem da tropa perante o palanque das autoridades, bem como o cumprimento ao Pavilhão Nacional (Bandeira do Brasil), acompanhado do Hino Nacional. O prefeito Eduardo Vasconcelos e o juiz Genivaldo Alves Guimarães foram homenageados com réplicas em miniatura de soldados das forças armadas e da brigada paraquedista. O subtenente, o prefeito e o juiz fizeram uso da palavra, resumindo o significado da ocasião e, em seguida, os familiares fizeram a condecoração simbólica dos atiradores como novos “Boinas Verdes”, defensores das fronteiras nacionais. Ao final, os presentes confraternizaram com um coquetel ofertado pelo Quartel.

Guajeru: Polícia prende homem que ameaçou vizinhos com arma de fogo Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil estiveram na Fazenda Lagoa do Morro, no município de Guajeru, a 63 km de Brumado, onde efetuaram a prisão de Matosalem Rodrigues dos Santos, de 56 anos, que possuía em sua residência uma espingarda de fabricação artesanal, a qual foi devidamente apreendida. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Matosalem teria matado animais domésticos e utilizado a espingarda para ameaçar vizinhos, razão pela qual a Delegada Ellen Lages Pierote representou ao Juízo Criminal da Comarca de Caculé, que expediu mandado de busca domiciliar. O indivíduo foi autuado em flagrante delito pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo e liberado mediante pagamento de fiança. O Inquérito Policial deverá ser concluído nos próximos dias e encaminhado para a Justiça.

Brumado: Câmara Municipal proíbe circulação de material de campanha no legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição de quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Brumado publicou no Diário Oficial a Portaria nº 45/2018, que dispõe sobre a proibição de circulação e apresentação de materiais de campanha eleitoral no âmbito do Legislativo. A proibição considera o período de eleições neste ano de 2018 e visa obedecer aos princípios da impessoalidade e igualdade.

Aracatu: Dois menores são apreendidos e dois indivíduos presos traficando drogas Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na sexta-feira (24), uma guarnição da Cipe-Sudoeste, a antiga Caesg, prendeu quatro indivíduos acusados de traficar drogas na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Seguindo informações de uma denúncia, a guarnição esteve na Rua Bons Ares, onde uma menor estaria traficando drogas. No local, a adolescente foi localizada e, à polícia, informou ser apenas usuária. Segundo ela, a droga para comercialização se encontrava com um indivíduo, no Bairro Conquista. No endereço informado pela menor, o mesmo foi localizado e, em seu poder, foram encontradas 11 petecas de substância análoga à maconha. O acusado, também menor de idade, disse à polícia que vendia a droga para um indivíduo, que foi localizado posteriormente na Rua Arlindo Silveira, portando 10 petecas de cocaína, acompanhado de mais um comparsa. Todos os envolvidos foram conduzidos, juntamente com o material encontrado, a delegacia de Aracatu para as providências cabíveis.

Prefeito de Brumado abre crédito suplementar de R$ 24 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Decreto Financeiro Nº 012/18 de 20 de Agosto de 2018, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), abriu crédito suplementar no valor de R$ 24 milhões, no âmbito do Poder Executivo, com recursos oriundos de superávit financeiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Educação, da secretaria de Educação, veiculados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).  De acordo com o secretário municipal de planejamento, André Cardoso, todo o valor do crédito suplementar será destinado para pavimentação de estradas vicinais com asfalto e ruas com paralelepípedos que dão acesso as escolas públicas na sede e zona rural da capital do minério.

Médico Bruno Andrade não é mais diretor clínico do Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após mais de oito meses no cargo, o médico Bruno Andrade não é mais o diretor clínico do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Andrade pediu para deixar o cargo nesta sexta-feira (24). O secretário municipal de saúde, o farmacêutico Cláudio Soares Feres, confirmou a saída do profissional. “Ele pediu hoje a sua demissão do cargo. Ainda tentamos mantê-lo, mas ele não aceitou”, disse. Os motivos da saída ainda são desconhecidos, já que o médico estava desempenhando um bom trabalho à frente do cargo. A exoneração de Bruno deve ser publicada até a próxima terça-feira (28). A secretaria de saúde ainda não tem um substituto para assumir o cargo.

Jacaraci: Autorizada ordem de serviço para esgotamento sanitário

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), autorizou ordem de serviço, nesta sexta-feira (24), para implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Jacaraci, a 172 km de Brumado. Serão investidos R$ 3,6 milhões, com recursos do PAC 2, pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Com o sistema, cerca de 5 mil habitantes de Jacaraci serão beneficiados. A obra consiste em rede coletora com 5.187 metros, ramal predial com 4.478 metros, uma estação elevatória, linha de recalque com 42 metros, uma estação de tratamento, emissário final com 300 metros e extravasor com 227,69 metros. A assinatura da ordem de serviço foi realizada pelo Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, acompanhado do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e do prefeito de Jacaraci, Antônio Carlos Freire.

TVE realizará primeira transmissão de uma partida de futebol em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma equipe técnica da empresa Câmera 2, que presta serviços terceirizados de transmissão para a TVE, está em Brumado desde ontem (23) instalando e testando os equipamentos para a transmissão do jogo entre Brumado e São Desidério, válido pelo Campeonato Intermunicipal 2018, que acontecerá no próximo domingo (26), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Está é a primeira vez que uma equipe de TV transmitirá uma partida de futebol no Gilbertão, em Brumado, o que está atraindo a atenção dos torcedores que prometem lotar o estádio. Marcelo Freitas, da TVE, relatou ao site Achei Sudoeste que para garantir a boa transmissão do jogo, a logística contará com uma equipe de quase 20 pessoas, entre profissionais técnicos, editores, câmeras, repórteres, além do locutor, que fará a locução dos estúdios da emissora através das imagens geradas no estádio. Para tanto, estão sendo instalados cerca de 2500 metros de cabos de áudio, vídeo e fibra ótica, que buscarão as imagens dos microfones e das sete câmeras de sistemas espalhadas em pontos estratégicos do campo, bem como mais duas mini câmeras dentro dos gols. Marcelo descreveu que o objetivo da TVE é a valorização do esporte amador, dando destaque a muitos dos talentos escondidos que podem ser vistos por olheiros e técnicos de grandes clubes. “Digamos que nossas transmissões se tornam uma vitrine para esses novos talentos”, pontuou.

TVE realizará primeira transmissão de uma partida de futebol em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Terceiro aniversário do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras é celebrado com festa em Brumado Foto: Leandro Uchôa/Jornal do Sudoeste

No último sábado (18), o Moto Grupo Rota 100 Fronteiras promoveu, em Brumado, uma confraternização para marcar o seu terceiro aniversário de fundação. O encontro reuniu expressivo número de motociclistas de diversos grupos da cidade e de municípios da região. Um churrasco e show de rock marcaram a confraternização. De acordo com o Jornal do Sudoeste, para o presidente do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras, Marivan (Xavan) Xavier, a proposta do evento é promover a integração entre motociclistas e buscar desenvolver o motociclismo entre a comunidade.

Município de Ituaçu recebe o programa Saúde sem Fronteiras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Começa neste sábado (25) em Ituaçu, a 115 km de Brumado, a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Programa itinerante da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) vai realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, em 1.290 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deste município.A unidade móvel, dotada de mamógrafos de última geração, estará estacionada na Avenida José Carlos Brito, no Ginásio de Esportes Municipal Alves Rocha, no período de 25 agosto a 4 de setembro. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até 18h. O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Brumado: Embasa culpa moradores dos Brisas devido à problema na rede de esgoto da localidade Foto: Divulgação/Embasa

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Embasa falou sobre as cobranças dos moradores da Rua Santo Expedido, no Bairro São Jorge, em Brumado, que reclamam do serviço de esgotamento sanitário prestado na região. Segundo a empresa, o problema é decorrente do descarte de água servida oriunda de pias e quintais das residências dos Condomínios Brisas em uma rede de drenagem de águas pluviais. A Embasa informou que o problema já foi comunicado ao setor responsável da Prefeitura Municipal. “A Embasa informa ainda que a Estação de Tratamento de Esgoto dos Condomínios Brisas I, II, III e IV funciona sem interrupções e não há registro de extravasamento de esgoto”, completou.

Consultora do Sebrae visita Brumado para reestruturação da Sala do Empreendedor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Consultora do Sebrae Herbenia Guimarães está em Brumado visitando a Sala do Empreendedor, que é um eixo do Programa Cidade Empreendedora, firmado entre a Prefeitura Municipal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a consultora destacou que, juntamente com os membros envolvidos, estão sendo definidos os serviços que vão funcionar na Sala do Empreendedor na cidade. Em um segundo momento, a consultora voltará ao município para observar o fluxo e acompanhar a gestão da sala. O trabalho de consultoria será realizado, segundo ela, até o mês de novembro. “Brumado está em uma situação satisfatória porque na cidade já existe a Sala do Empreendedor. Nós realmente só estamos reestruturando, organizando e ampliando os serviços”, disse Guimarães.

Conheça a MS Gestão Empresarial e Construção Civil

A empresa MS Gestão Empresarial e Construção Civil oferece para você uma solução completa de Sistema de Gestão Integrada à plataforma de e-commerce. Os serviços dispõem de alvará e legalização de obras, Habite-se, gerenciamento e gestão, orçamento, fiscalização e vistorias e projeto arquitetônico e estrutural - falar com a Engenheira Giselly Carvalho nos telefones (77) 9992-3348 ou (77) 99126-5783. Além disso, a MS Gestão Empresarial também oferece financeiro, estoque, Sped, Sintegra, NFC-e e NF-e - falar com Maicon Moreira nos telefones (77) 99113-7298 ou (77) 99830-2582.

Polícia apreende três armas de fogo no Bairro Olhos D'água em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na noite da última quinta-feira (23), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou diligências no Bairro Olhos D’água, em Brumado, onde avistou três indivíduos suspeitos de prática de roubo. No local, os elementos notaram a aproximação da viatura e fugiram, abandonando três armas de fogo e duas balaclavas. Todo material apreendido foi levado e apresentado na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

Nutricionista Marbele Barbosa explica importância dos alimentos coloridos

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Uma dieta colorida tem mais chances de ser equilibrada e mais saudável.  Os alimentos brancos, como por exemplo: O leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelos e bananas são as melhores fontes de cálcio e potássio. Esses minerais são importantes porque contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.  

Vamos aos alimentos vermelhos que são ricos em licopeno, o que seria isso? É uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor do morango, tomate, melancia, caqui, cereja, goiaba vermelha, essa coloração é apontada como protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata, contêm ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea. O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração e retarda o envelhecimento.  Os alimentos arroxeados como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, a berinjela e o repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que retarda o envelhecimentos e neutraliza as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer. Os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas esses de cor verde contem: Cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem radicais livres (que danificam as células e causam doenças), tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, protegem cabelo e a pele, melhora sistema imunológico, e é importante para os ossos e contração muscular. E por fim, os alimentos marrons como: As nozes, a aveia, as castanhas, e os cereais integrais como arroz, trigo e centeio, esses que são ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E. Esses melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.  Uma alimentação saudável, colorida e com alimentos funcionais trará benefícios para sua saúde agora e, principalmente, no futuro. Procure por um profissional nutricionista que está habilitado para montar seu plano alimentar, marque sua consulta.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO
Dono de quiosque é morto a tiros em praça pública em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (24), na Praça Pedro Mandú, em frente ao Hospital Ulysses Celestino da Silva, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações apuradas pelo site Achei Sudoeste, Fernando Edimilson de Oliveira, o Seu Fernando, 64 anos, dono de um quiosque na praça, foi morto a tiros. O comerciante estava no estabelecimento quando dois homens chegaram em uma motocicleta, efetuaram os tiros e fugiram. A vítima morreu na hora. A polícia esteve no local apurando os fatos e o corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Brumado. O caso já sendo investigado pela Delegacia Territorial de Livramento. O crime é o sétimo homicídio do ano registrado na cidade.

Conquista: MP recomenda nulidade de contratos advocatícios no valor de quase R$ 1 milhão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, que reconheça a nulidade de três contratos administrativos firmados pelo Município com escritórios de advocacia no ano passado. Segundo a recomendação, encaminhada pela promotora de Justiça Lucimeire Farias na última terça-feira, 21, a contratação dos escritórios Fonseca e Maia Advogados e Associados, Ismerim Advogados Associados e Calmon e Mazzei Advogados foi ilegal porque realizada sem licitação. A promotora aponta que os contratos somam um total de R$ 936 mil e prevem prestação de atividades que não poderiam ser terceirizadas, já que são atribuições típicas da Procuradoria Municipal e dos advogados públicos. O Município conta atualmente com 25 advogados e procuradores municipais. Lucimeire Farias recomenda também que os procuradores municipais e advogados públicos executem os serviços previstos nos contratos. Caso o quadro de funcionários não seja suficiente, é recomendada a realização de licitação para a contratação de serviços advocatícios, com o intuito de manter a continuidade do serviço enquanto não seja finalizado concurso público que adeque o quadro de funcionários da Procuradoria.

Polícia flagra mensagem em celular e prende dupla que arrombaria caixa eletrônico em Guanambi Foto: Divulgação/Caesg

Na última quarta-feira (22), uma guarnição da Caesg apreendeu um indivíduo com 06 buchas de substância análoga à maconha. Segundo informações da polícia, em patrulhamento na BR-122, m Guanambi, a 141 km de Brumado, na saída para Pindaí, os policiais avistaram o indivíduo em atitude suspeita. Na abordagem, a polícia encontrou a droga ao lado da moto que era conduzida pelo suspeito, que negou a propriedade do entorpecente. No celular do mesmo, foi visualizada uma troca de mensagens com outros indivíduos arquitetando o arrombamento do caixa eletrônico do Bradesco, no Distrito de Mutans. De acordo com informações apuradas pelo site Achei Sudoeste, o crime iria ocorrer na madrugada desta sexta-feira (23). Ao ser indagado, o indivíduo contou detalhes da ação. Um dos comparsas foi preso após diligências realizadas na cidade de Guanambi. Os indivíduos e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Guanambi.

Venha conhecer o Plaza Super Hortifruti em Brumado

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

Arquivo