Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2018
Roubo de cargas sobe 105% em 6 anos em estradas da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

O roubo de cargas aumentou em 105% na Bahia nos últimos seis anos. Os dados são da Federação das Empresas Seguradoras, baseada em pesquisa em todo o país feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O intervalo pesquisado vai de 2011 a 2016. Conforme o G1, no primeiro ano da pesquisa, 2011, foram registrados 215 assaltos a veículos de carga, com prejuízo de mais de R$13 milhões. Em 2016, foram 441 assaltos, com prejuízo de quase R$ 28 milhões. Além dos desfalques financeiros para as empresas, os caminhoneiros sofrem com a violência dos assaltos. Ainda segundo o site, um motorista relatou que teve quatro dedos decepados por assaltantes. Sem querer se identificar, o caminhoneiro disse que foi assaltado por dois homens quando estava dirigindo. Um estava com uma arma, o outro com um facão. Até o momento, os assaltantes ainda não foram presos. Conforme o delegado de Furtos e Roubo de Cargas, Gustavo Coutinho, os buracos nas estradas são um problema. No entanto, ele diz que os pontos mais críticos são os lugares onde os caminhoneiros passam a noite.

Indivíduos que atuam em organização criminosa na região são presos em Barra da Estiva Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Nesta segunda-feira (20), em rondas pelo Bairro São Félix, na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, uma guarnição da Caesg deteve um indivíduo traficando drogas. O elemento fugiu ao perceber a presença da viatura, mas logo foi alcançado. Com ele, os policiais encontraram certa quantidade de substância análoga à maconha. À polícia, o indivíduo informou que a droga pertencia a ele e a outros dois indivíduos, indicando a residência de um deles. No local, o suspeito autorizou a entrada dos policiais, que encontraram substâncias análogas à maconha e à cocaína. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o mesmo confessou, porém, que os entorpecentes pertenciam a outro indivíduo, indicando também a sua residência. Após buscas no lugar indicado, grande quantidade de substâncias análogas à cocaína, maconha e crack foi localizada. O proprietário da droga contou que armazenava grande quantidade de droga na residência de um comparsa, levando a guarnição da Cipe Sudoeste até a sua residência. No endereço apontado, o suspeito foi localizado e, ao realizar a abordagem, foram encontrados, em um dos seus bolsos, dois tabletes de substância análoga à maconha. Na residência do mesmo, porém, nada foi encontrado. Ele alegou que a droga já havia sido comercializada. Todos os envolvidos e o material ilícito foram apresentados na delegacia de Barra da Estiva, onde a autoridade competente lavrou os autos de prisão em flagrante. Os conduzidos já são conhecidos por integrarem organização criminosa que atua na região.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. A Dra. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Iguana é encontrada em quintal de residência no Bairro Feliciano Pereira em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As condições estruturais no Bairro Feliciano Pereira, em Brumado, são precárias. O mato tem tomado conta da localidade e os moradores já solicitaram diversas vezes a intervenção do Poder Público Municipal. Na segunda-feira (20), uma iguana foi encontrada no quintal de uma residência do bairro. O réptil foi capturado e devolvido para o matagal. Além da iguana, vários insetos e animais peçonhentos têm invadido as residências da localidade, causando indignação e revolta. Segundo disseram os moradores ao site Achei Sudoeste, empreiteiros e carroceiros também costumam jogar entulho nos terrenos baldios da região, tornando a situação ainda mais preocupante. Os moradores do bairro se sentem preteridos e cobram o mesmo tratamento dos demais bairros da cidade.

Ministras do STF conclamam mulheres a buscar igualdade pelo voto Foto: Nelson Jr/ STF

As presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, também do STF, fizeram hoje (20) um apelo para que as mulheres exerçam seu direito a voto com consciência, de modo a aumentar a participação feminina na política. As ministras participaram do seminário Elas por Elas, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre a temática da mulher no poder estatal e na sociedade. Durante o evento foi comemorado o fato inédito de mulheres ocuparem nesta semana, simultaneamente, os cargos máximos de cinco órgãos de Justiça brasileiros. Também participou do evento a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça. Em seu discurso, Rosa Weber destacou que as mulheres constituem 52,5% do eleitorado (73.337.919 eleitoras) nas próximas eleições, mas constam como candidatas em apenas 30,7% (8.353) dos pedidos de registro para os 1.654 cargos eletivos em disputa neste ano.

Brumado: Delegado Leonardo Rabelo fala sobre atuação da 20ª Coorpin nos municípios de cobertura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, Leonardo Rabelo, falou sobre a atuação da coordenadoria na região de cobertura. Segundo Rabelo, apesar de o efetivo ainda não ser o ideal para cobrir os 21 municípios que fazem parte da área de atuação, a 20ª Coorpin continua empenhada na elucidação dos crimes. O delegado destacou que, no ano passado, o órgão havia conseguido alcançar o índice de 42% de elucidação dos crimes contra a vida. Neste ano, até o presente momento, a coordenadoria já alcançou a marca de 83% de elucidação dos crimes contra a vida – a média nacional é de apenas 8%. “É uma luta diuturna de delegados, escrivães e investigadores (...) a gente não mede esforços já que se trata de retirar um indivíduo danoso da sociedade, um indivíduo que atenta contra a vida”, disse. Em ação coordenada pela 20ª Coorpin, o indivíduo acusado de alvejar e matar um jovem brumadense durante um roubo de moto, no último dia 15, foi preso. Sobre a ação, o delegado destacou que, desde o dia do ocorrido, a coordenadoria estava empenhada na elucidação do crime, conseguindo, então, chegar à autoria do latrocínio. De acordo com Rabelo, a prisão temporária do acusado já havia sido decretada e o mesmo foi preso no estado de São Paulo, para onde havia fugido. O delegado informou que não há previsão de quando o mesmo será transferido para Brumado, porém isso não prejudicará o andamento das investigações.

Ibope: Lula lidera com 37%; sem petista, Bolsonaro aparece à frente com 20% Foto: Reprodução/Globo News

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial de 2018, de acordo com o levantamento divulgado pela Estadão/ Ibope/ TV Globo divulgado nesta segunda-feira (20). O petista aparece com 37% das intenções de voto, seguido do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), opção para 18% dos eleitores. O primeiro levantamento realizado após o registro das candidaturas mostra ainda que Marina Silva (Rede) tem 6%, Ciro Gomes (PDT) tem 5%, e Geraldo Alckmin (PSDB) tem 5% - empatados tecnicamente. Álvaro Dias (Podemos) foi citado por 3% dos eleitores. O Ibope testou ainda o cenário sem a presença do ex-presidente Lula na disputa. Bolsonaro lidera com 20% das intenções de voto, Marina Silva 12%, Ciro Gomes 9% e Geraldo Alckmin 7%. Como eventual substituto de Lula, o levantamento adicionou o candidato a vice dele, Fernando Haddad (PT). O ex-prefeito de São Paulo foi opção para 4% dos eleitores, empatado tecnicamente com Alvaro Dias (Podemos), com 3%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01665/2018. Esta é a primeira pesquisa Ibope desde o início oficial da campanha, e também desde a definição de que haverá 13 candidatos a presidente.

Brumadense é ordenado diácono em cerimônia realizada na Catedral de Senhora Sant’Ana em Caetité Foto: Divulgação

O brumadense Ícaro Vinícius Gonçalves Silva foi ordenado diácono em cerimônia realizada no último sábado (18), na Catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Natural da cidade de Boquira, o jovem Bruno Araújo Porto também recebeu o primeiro grau da ordem pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho. Há três anos, não acontecia uma cerimônia de ordenação na Diocese de Caetité. A celebração eucarística contou com a presença de quase todos os padres da diocese, além de religiosas, seminaristas e familiares e amigos dos jovens ordenados. Dom Carvalho realizou a sua primeira ordenação após assumir o ministério episcopal. A diaconia é o ministério do serviço na Igreja. Antes de ser ordenado padre, o seminarista recebe o primeiro grau da ordem, que é o diaconato. Ícaro Vinícius é natural de Brumado e faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macaúbas.

MPE pede que o TSE reconheça inelegibilidade de Lula Foto: Reprodução

O vice-procurador geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, apresentou relatório nesta segunda-feira (20) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendando à Corte negar o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. No parecer, o vice-procurador pede o reconhecimento da causa de inelegibilidade e ratifica os argumentos já apresentados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que impugnou a candidatura na semana passada. “Com efeito, o candidato está inelegível, e o mesmo fato fundamenta a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral”, diz Medeiros. A manifestação foi apresentada em quatro ações de inelegibilidade apresentadas por cidadãos que questionam o pedido de registro de Lula no TSE. O relator de todas as impugnações é o ministro Luís Roberto Barroso, que ainda não se manifestou sobre o registro de Lula.

Brumado: Novos alunos ingressam no curso de Direito da Uneb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Oriundos da capital do minério e de diversas cidades da região, 50 novos alunos ingressaram na última semana no curso de Direito da Uneb de Brumado. Entre os dias 15 e 17, os calouros foram recepcionados com uma série de palestras, painéis e atividades de integração com a comunidade acadêmica, as quais fizeram parte da Semana Calourosa. O evento foi organizado pelo colegiado do curso e pelo diretório acadêmico. As atividades do dia 16 foram realizadas na sede da Subseção da OAB em Brumado. Na oportunidade, a aula magna foi ministrada pelo Professor Ruy Medeiros, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além desta, foi promovida uma mesa redonda sobre a atividade profissional no Direito, durante a qual vários profissionais de destacada atuação na região falaram aos estudantes. As atividades inauguraram o semestre letivo 2018.2.

No próximo dia 29, será ministrado em Brumado, no Auditório do Semac, o curso eSocial - Principais Novidades e aspectos práticos para implantação do eSocial. O evento é pontuado de acordo com o Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O curso é promovido pela CFC, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA) e da Sala do Empreendedor de Brumado. O credenciamento terá início às 7h30. O público alvo é composto por Profissionais Contábeis em situação regular com o CRC-BA, Estudantes de Ciências Contábeis e Demais Interessados. O palestrante é o Técnico em Contabilidade e Contador pela UniBahia, Sérvio Túlio dos Santos de Moura (MBA em Contabilidade Pública e Governamental pela CAIRU, MBA em Gestão Tributária pela CAIRU, Pós-Graduação em Direito Previdenciário pela JUSPODIVM e MBA em Consultoria Contábil Financeira pela DHE/UNIBAHIA e Vice Presidente de Fiscalização do CRCBA). As inscrições devem ser feitas pelo site http://web.crcba.org.br/eventos. Para inscrição solidária, basta doar um pacote de fraldas geriátricas.

PRE: Capitão Mota fala sobre número de acidentes nas rodovias de acesso à cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), falou sobre o trabalho realizado pela 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) na região. Segundo ele, são 3143 km de rodovia sob a responsabilidade da 2ª CIPR, que realiza a fiscalização através dos postos fixos e por meio de operações pontuais desempenhadas ao longo da área de cobertura nas estradas. Hoje, de acordo com o Capitão, a companhia conta com a fiscalização por radar, ou seja, móvel, e a guarnição volante, mais voltada para a repressão de crimes nas rodovias, a qual conta com o auxílio do etilômetro. O Capitão Mota também revelou que, de 1º de janeiro de 2018 até a presente data, foram registrados 92 acidentes somente no Posto Fixo de Brumado, que abrange as rodovias BA-148, BA-262 e BR-030. Desse número, 59 foram acidentes sem vítimas e 33 com vítimas. Dos 33 acidentes com vítimas, 20 foram não fatais e 13 fatais. Segundo o Capitão, são cerca de 15 autuações, em média, por dia, por excesso de velocidade, que é uma das principais causas de acidentes nas rodovias de acesso a Brumado. De acordo com Mota, a BA-262 e a BR-030 têm condições de pavimentação e trafegabilidade consideradas satisfatórias, apesar da sinalização vertical não ser a ideal. Em contrapartida, a BA-148 não tem uma condição de pavimentação boa, além de sofrer com a quantidade grande de animais soltos na pista.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Coelba desinstala cabos de fibra ótica e causa transtornos ao Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (18), uma equipe técnica da Coelba realizou a desinstalação de cabos de fibra ótica em diversos pontos no centro de Brumado, causando transtorno para diversas operadoras na transmissão de internet local. A ação acabou atingindo também os trabalhos no Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que perdeu as imagens de várias câmaras do circuito de monitoramento de vídeo, mantidas em parceira com o Conselho Municipal de Segurança (Comseg). De acordo com informações colhidas pelo site Achei Sudoeste, a ação pode ter sido um equívoco por parte da concessionária de energia, que, recentemente, realizou a troca de instalações de novos postes na cidade e não teria atualizado as informações sobre a passagem dos cabos de fibra ótica, executando os cortes sem um aviso prévio às operadoras de internet na cidade. Na manhã desta segunda-feira (20), nossa reportagem registrou técnicos de manutenção de algumas operadoras reinstalando as conexões pelo centro comercial. Mais de 90% dos serviços de internet e videomonitoramento que foram interrompidos já foram restabelecidos.

Sudoeste Baiano: PF deflagra operação para desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagra na manhã desta terça-feira (21) uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, cerca de 90 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e nas residências dos envolvidos no esquema, além de um mandado de prisão preventiva e dois mandados de afastamento do cargo de prefeito, estes últimos nos municípios de Pilão Arcado e Ipirá. 21 auditores federais de controle, da CGU, também participam das diligências.

Livramento de Nossa Senhora: Polícia Civil captura mulher condenada por tráfico de drogas Foto: Divulgação/PC

A polícia civil de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, prendeu no Bairro Benito Gama, na última segunda-feira (20), Adriana Novaes de Oliveira, condenada pela justiça por tráfico de drogas. De acordo com a polícia, investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriram o mandado de prisão em uma ação comandada pelo delegado Antônio Cláudio Oliveira. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Adriana respondia a um processo criminal desde 2015, em que fora acusada da prática do crime de tráfico de drogas. Condenada neste ano, incursa nas penas do referido delito, foi presa em sua residência. Ela foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora e está à disposição da justiça.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Brumado: Cemitério Jardim Santa Inês vira local de abandono de cachorros e gatos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo menos 24 cachorros estão morando no Cemitério Jardim Santa Inês, situado à margem da BA-148, no município de Brumado. O administrador do cemitério, o coveiro Américo Brito, o Seu Beco, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que todos os animais foram acolhidos por ele, após terem sido abandonados na porta do local. Nove cães já estão adultos, mas boa parte chegou ao cemitério ainda filhote, deixados em caixas de papelão, assim como os vários gatos. O administrador relatou que há cerca de quinze dias foram abandonados mais 08 filhotes no cemitério. “Fico com pena e acabo recolhendo os bichinhos, pois não gosto de assistir o sofrimento dos mesmos. Eu não iria compactuar com o abandono desses animais e ignorar o que estava diante dos meus olhos. Meu coração e minha consciência não iriam aceitar isso, por isso tenho mantido todos eles aqui e eles acabam me ajudando a vigiar o cemitério”, disse o coveiro, emocionado. Segundo ele, algumas pessoas ajudam com ração, pães e outros mantimentos para os animais. Seu Beco pede que o poder público encontre uma solução para o problema do crescimento da população de cães errantes na cidade.

Jacaraci: Vítima reage e assaltante é atingido com tiro em assalto na zona rural

Durante uma tentativa de assalto na zona rural da cidade de Jacaraci, a 153 km de Brumado, o assaltante foi atingido com um tiro acidental no abdômen. O crime ocorreu na noite do último dia 15, em uma residência na Fazenda Pedrinhas. Armado, Alexandro Porto Lopes invadiu a casa e o proprietário do imóvel reagiu. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante a briga, a arma acabou disparando e atingindo o assaltante. A polícia esteve no local e socorreu o assaltante até a unidade de saúde da cidade, de onde o mesmo foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi. A arma usada no crime foi apreendida.

Homem é denunciado por estuprar a própria filha em Tanque Novo

Um homem foi denunciado na última quarta-feira (15), na Delegacia Territorial de Guanambi, por estupro de vulnerável contra a própria filha menor de idade. Segundo informações da polícia, o crime teria ocorrido no município de Tanque Novo, a 176 km de Brumado. Segundo a denunciante, a vítima foi abusada no início deste mês, porém outras tentativas de abusos já teriam ocorrido na residência onde ambos moram. De acordo com Vilson Nines, o homem fugiu após tomar conhecimento de que outras pessoas estavam sabendo do crime. Um inquérito foi aberto e a Polícia Civil já está investigando o caso.

Pai é preso acusado de agredir a filha de 6 anos em Carinhanha Foto: João Miguel/Folha do Vale

Na noite do último sábado (18), policiais da 3ª CIA, com o apoio da Guarda Municipal, prenderam Carlos Santos, o Carlinhos Pimenta, de 42 anos, acusado de agredir a própria filha de 6 anos, na cidade de Carinhanha, a 251 km de Brumado. A denúncia foi feita ao Conselho Tutelar pela mãe da criança. De acordo com o Folha do Vale, guardas municipais realizavam uma ronda pela cidade, quando encontraram os conselheiros tutelares. Estes informaram sobre o crime, registrado na Lagoa de Jozias, região central da cidade. Os guardas acompanharam os conselheiros até o local, onde encontraram a menor e o pai. A criança foi encaminhada para atendimento médico no Hospital Maria Pereira Costa. Já o acusado foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi. Carlinhos Pimenta já cumpriu pena por furto e roubo na região de Feirinha do Entroncamento, zona rural da cidade.

Polícia flagra homem com criança de seis anos em matagal na zona rural de Guanambi

Durante a Operação Força Tática, policiais do 17º Batalhão detiveram um homem identificado como Pablo Santana, que é suspeito de abusar de uma criança de 06 anos. O homem foi encontrado, na companhia da menor, em um matagal na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ao ser questionado sobre o que fazia no local com a criança, o homem não soube responder e, em seguida, disse que estaria indo a um monte orar. Ele estava bastante nervoso. Com o homem, os policiais encontraram uma faca do tipo peixeira. À polícia, a criança contou que foi beijada à força e deu outros detalhes que indicam que foi vítima de abuso. Pablo foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi e o caso é investigado pela Polícia Civil.

Achei Sudoeste no Ar estreia com sucesso pelas ondas da Rádio Alternativa FM 97,9

Estreou nesta segunda-feira (20), às 17h, pelas ondas da Rádio Alternativa FM 97,9, o programa Achei Sudoeste no Ar. Com apresentação de Lay Amorim e edição e revisão de Kauê Souza e Daniela Neves, o jornalístico levou aos ouvintes as notícias mais importantes da cidade e região. Teve plantão policial, giro regional, previsão do tempo, notícias do esporte e, claro, as cobranças da população através do quadro “Voz do Povo”. As notícias, publicadas aqui no site Achei Sudoeste, ganharam um formato diferenciado e a descontração do rádio, chegando a diversos lares em Brumado e de cidades da microrregião. Em sua primeira edição, o programa falou sobre a retomada das obras do Alto Sertão III, em Caetité, a prevenção contra a raiva transmitida por morcegos, o Intermunicipal 2018, a convocação de Júnior Brumado para a seleção brasileira sub 20, a inauguração do Cicom Brumado e muito mais. Não perca o Achei Sudoeste no Ar! O programa vai ao ar diariamente, das 17h às 18h, com o apoio da Madeireira Real, Comfergil, Lava & Leva, Clínica Mais Vida, Supermercado Super Bom Preço, Consultório Odontológico Dentes Claros e Praticook.

Cicom Brumado será inaugurado no dia 30 de agosto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) do município de Brumado será inaugurada no dia 30 de agosto. A notícia foi confirmada em entrevista ao site Achei Sudoeste pela Major Leila Silva, coordenadora do centro brumadense. A Major destacou que já está agendada e confirmada a presença do secretário de segurança pública do estado da Bahia, Maurício Barbosa, ao evento solene que ocorrerá a partir de 14h. A coordenadora ressaltou ainda que esta semana está concluindo a confecção dos convites para serem entregues às autoridades públicas e de segurança, além de representações administrativas e legislativas em toda a região. O convite também está sendo estendido a toda a comunidade brumadense. “É um equipamento público que já está atendendo as comunidades assistidas, por isso esperamos a presença de todos para que venham conhecer o nosso Cicom”, pontuou a Major Leila. Todas as viaturas da 34ª CIPM e da 46ª CIPM, bem como da 20ª Coorpin e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já estão conectadas com o Cicom, assim como as linhas telefônicas emergenciais de acesso ao público. O Cicom Brumado também recebe imagens de câmaras de videomonitoramento do centro comercial, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança (Conseg), o que está prestes a acontecer também com as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio.

Intermunicipal 2018: Brumado vence Luís Eduardo Magalhães e segue invicto na competição Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em jogo realizado na tarde deste domingo (19), na cidade de Riachão das Neves, a seleção de Brumado venceu Luís Eduardo Magalhães por 1x0, com gol de Renan. A partida é válida pela segunda rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2018. O selecionado da capital do minério continua liderando o grupo 11 da competição com o resultado. Até agora, a equipe obteve 100% de aproveitamento e 06 pontos - foram dois jogos e duas vitórias. No próximo domingo (26), Brumado enfrenta São Desidério no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, às 15h. A partida será transmitida ao vivo pela TVE.

Arquivo