Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2023
fechar

Quase 7 kg de drogas são apreendidas pela 38ª CIPM em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em policiamento ostensivo, a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistou um indivíduo que, ao perceber a presença da viatura, correu saltando muros de várias residências na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Segundo informou a 38ª CIPM ao site Achei Sudoeste, ele abandonou vários sacos plásticos durante a fuga. Ao verificarem as sacolas, os policiais encontraram quase 7 kg de drogas, sendo 5,465 kg de material análogo à maconha, 1 kg de material análogo à crack e 250 g de material análogo à cocaína. Fazendo uma varredura no local, foi localizada uma mulher com mais material ilícito. Também foram apreendidos R$ 700 reais em espécie, uma moto presta e um celular. O material apreendido e a mulher foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa.

PT apresenta projeto para anular impeachment de Dilma Rousseff Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O PT apresentou nesta segunda-feira (28) no Congresso Nacional um projeto de resolução pedindo para anular todas as decisões relacionadas ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O documento, ao qual a CNN teve acesso, pede a derrubada da decisão do Senado e das sessões da Câmara que aprovaram o impeachment. O partido não quer a retomada do mandato, mas uma “reparação histórica”. “Por óbvio, não se poderá retornar ao passado e reconstituir um mandato já violentado pelo estratagema político e pelo tempo. Todavia, torna-se um dever do Congresso Nacional, compromissado com a memória nacional e não apegado aos seus eventuais erros, promover reparação histórica quanto à retirada furtiva e desarrazoada do mandato presidencial de Dilma Vana Rousseff”, diz o documento. Em viagem a Angola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tinha dito que queria fazer o que ele chama de Justiça a ex-presidente. Na justificativa do projeto, está citado a decisão do TRF-1, que declarou improcedente uma acusação contra Dilma sobre improbidade. Juristas, no entanto, dizem que o TRF-1 não absolveu Dilma, porque não entrou no mérito. Segundo o TRF-1 não cabia ação de improbidade porque Dilma já havia sido julgada pela lei do impeachment. Fontes no Congresso acham difícil a resolução proposta pelo PT ser aprovada mesmo com a reforma ministerial. Eles afirmam que o governo não tem maioria para esse tipo se “revisionismo histórico”.

Assistente social de Sebastião Laranjeiras critica interferência de gestores na merenda escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na cidade de Sebastião Laranjeiras, na região sudoeste da Bahia, Fernanda Mesquita, apontou que o cardápio da merenda escola não segue uma alimentação saudável e nutritiva, muitas vezes, devido à interferência dos próprios gestores em muitos municípios. Ao site Achei Sudoeste, Mesquita explicou que muitos gestores optam pelo mais fácil: biscoitos de água e sal e suco de pacotinho, tendo em vista que os processos licitatórios acabam dificultando a participação do pequeno agricultor. “Muita coisa precisa ser revista para que os pequenos agricultores possam fornecer pra escola e para os órgãos públicos. Na maioria das vezes, o nutricionista faz o cardápio, mas não tem como seguir porque quem define mesmo o que é comprado é o próprio gestor. Acredito que precisa de um olhar diferente”, ponderou. Para a coordenadora, o processo de compra da merenda escolar precisa ser facilitado no sentido de promover e fomentar a participação dos pequenos agricultores a fim de beneficiar os alunos com uma alimentação saudável. “O Governo Federal e o Governo do Estado precisam abrir exceções e fazer uma busca ativa do que é a realidade de cada localidade e do que é mais importante, dando oportunidade para esses pequenos produtores venderem para os órgãos públicos”, opinou.

Bombeiros debelam incêndio em garagem com 18 veículos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Na tarde deste domingo (27), a equipe de prontidão de combate a incêndio do 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7° BBM), debelou um incêndio na garagem de uma distribuidora de alimentos situada no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), não houve feridos e a causa do incidente ainda é desconhecida. Linhas de mangueiras foram montadas pelos bombeiros para que as chamas fossem combatidas de forma célere, eliminando totalmente o risco de propagação para as edificações vizinhas. A equipe verificou que no local haviam 18 automóveis e duas motocicletas. Cinco veículos foram atingidos. Caso perceba algum princípio de incêndio, o cidadão deve se abrigar em local seguro e acionar o corpo de bombeiros através da central 193.

Guanambi: Coordenador do Casa aponta emergência em retirar o país do Mapa da Fome Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Juliano da Silva Vilas Boas, que está à frente da coordenação do Centro de Agroecologia no Semiárido (Casa), na cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, falou que o debate da segurança alimentar e nutricional precisa estar presente na sociedade, em todos os municípios e territórios, tendo em vista a situação de fome vivenciada no Brasil. Depois de anos, o país retornou ao Mapa da Fome e mais de 15% da população padece com a fome, o equivalente a mais de 33 milhões de pessoas. Na Bahia, segundo Vila Boas, cerca de 1.800.000 pessoas estão em situação de insegurança alimentar grave. “Esse tema não pode passar como achismo, a gente precisa fazer um debate muito sério porque a fome dói e quem tem fome tem pressa”, afirmou. O coordenador apontou que o país retornou ao Mapa da Fome devido à ausência de investimentos em uma política de segurança alimentar e nutricional associada a outras políticas, o que vinha sendo feito desde o Governo Temer. No Governo Bolsonaro, diversas políticas nesse segmento foram derrubadas, a exemplo do Programa Cisternas. “Infelizmente, tivemos nos dois governos anteriores, de Temer e Bolsonaro, o corte nas políticas estratégicas”, avaliou.

Detran-BA realiza operação 'paz no trânsito' em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Detran-BA

Em mais uma ação de interiorização de ações para preservação da vida, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realizou a operação “Paz no trânsito”, no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, durante os dias do tradicional Festival de Inverno Bahia (FIB). Em respeito à manutenção da vida no trânsito, o departamento realizou com a Polícia Militar (PM), blitzes que resultaram em dados positivos. No entorno do local do evento: checagem de documentos e ações preventivas para evitar infrações e sinistros graves. A operação paz no trânsito realizou 249 autos de infração, com 95 condutores retirados de circulação devido ao consumo de bebidas alcoólicas, com 22 veículos removidos e identificado 30 condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o coordenador da Coordenação de Fiscalização e Operações de Trânsito (CEFOT), tenente coronel Rodrigues, “interiorizar as ações do departamento é uma forma de motivar o cidadão a ativar o botão da responsabilidade na condução de veículos, mesmo em meio à festa. Quando for curtir respeitar as regras. E é sempre bom lembrar que não se pode misturar bebida e direção”, pontuou. Também na Vaquejada de Serrinha, entre 06 e 10 de setembro, ocorrerão ações de fiscalização. “Com o trabalho amplo, a expectativa é de que os condutores evitem beber e dirigir, colaborando com um trânsito mais seguro para todos”, enfatizou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel

Guanambi: Foragido da justiça há 11 anos por homicídio é preso em rodovia mineira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um foragido da Justiça de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, foi preso durante uma fiscalização de trânsito na MGC-122, em Francisco Sá, no domingo (27). Segundo a Polícia Militar, o homem dirigia um carro e a abordagem aconteceu na altura do KM-248. Foi feita consulta ao sistema e os policiais constataram que ele estava com um mandado de prisão em aberto por homicídio, expedido pela 1ª Vara Criminal e Júri e de Execuções Penais de Guanambi. O mandado foi expedido em 15 de agosto de 2012 e a validade era até julho de 2032. A PM não repassou mais detalhes sobre o crime. O carro que o suspeito usava estava com restrição de circulação e foi removido ao pátio credenciado ao Detran de Francisco Sá. O homem foi levado para a delegacia de plantão de Montes Claros.

Brumado: Respeitando decisão da prefeitura, PM não irá desfilar no 7 de setembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Polícia Militar não vai participar do desfile cívico de 7 de Setembro. Após o anúncio do cancelamento feito pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), o comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Elson Pereira, disse ao site Achei Sudoeste que a questão do ordenamento do espaço urbano em eventos de grande concentração populacional é de competência da prefeitura e seria uma irresponsabilidade a PM anunciar desfile contrariando à decisão. “Se o Município tá dizendo que não vai dar suporte ao desfile, possivelmente, a Polícia Militar não vai poder anunciar desfile e contrair essa responsabilidade. Estaríamos sendo irresponsáveis”, afirmou.

Brumado: Prefeito não confirma participação no hasteamento da bandeira no 7 de Setembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O desfile cívico de 7 de Setembro foi cancelado na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) explicou que a não realização do evento tem motivação econômica, mas, sobretudo, é uma forma de apelo à população para o entendimento da gravidade do problema. Ele ainda anunciou que haverá apenas o tradicional hasteamento da bandeira. “Faremos o ritual mínimo. Não temos como fazer desfile sem levar ao conhecimento das pessoas a situação que estamos vivendo. Não é só Brumado, são muitos municípios”, declarou. Na oportunidade, o gestor adiantou que, se estiver na cidade no dia 7 de Setembro, fará parte da cerimônia de hasteamento da bandeira.

Homem é acionado por provocar incêndio no Morro do Junco em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública na sexta-feira (25), contra um homem que teria provocado um incêndio de grandes proporções no Morro do Junco, localizado na região serrana do Município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, em 2019. Na ação, o MP requer, em caráter liminar, que Hércules Almeida Hemerly promova a reparação dos danos causados nas localidades que foram diretamente afetadas pelo incêndio, a partir do cumprimento do Projeto de Reabilitação de Áreas Degradadas (Prada), que deverá ser apresentado ao Inema e ao órgão ambiental municipal no prazo de 90 dias. O projeto deve contemplar a regeneração da vegetação nativa. Segundo os promotores de Justiça Jaílson Neves e Marco Aurélio Rubick, autores da ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio de Contas informou ao MP que foram destruídos 1.071 hectares em Rio de Contas e 1.362 hectares em Livramento de Nossa Senhora, sendo que as áreas afetadas eram habitadas por animais silvestres com risco de extinção e espécies vegetais raras e endêmicas. Na ação, o MP requer também que o acionado apresente fotografias da atual situação no Morro do Junco para comparação com as ações efetivadas posteriormente, devendo ser registrada cada etapa do projeto. Conforme a ação, o inquérito policial apurou que o acionado teria se utilizado de artefatos explosivos em minas de exploração de minério, com a finalidade de averiguar a qualidade do material encontrado para posterior comercialização, o que teria causado o incêndio. Na ocasião, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão que resultou no confisco de 67 detonadores; seis pedaços de estopim; três sacos de 25kg de amônia; 15 espoletas; 12 munições intactas calibre 32; cordel detonante, sendo que tudo foi devidamente periciado. Os promotores de Justiça ressaltaram que o incêndio atingiu parte do Parque Natural da Serra das Almas, seis reservas particulares de Patrimônio Natural e Áreas de Proteção Permanente (APP) de rios, nascentes e topos de morros.

Copa do Brasil: São Paulo decide em casa final contra o Flamengo Foto: Vinicius Rodeio

A Confederação Brasileira de Futebol sorteou nesta segunda-feira (28) a ordem dos mandos de campo da final da Copa do Brasil disputada entre Flamengo e São Paulo. O sorteio definiu que o Tricolor Paulista irá decidir em casa, no Estádio do Morumbi, em partida que acontece no próximo dia 17 de setembro. A ida, no Maracanã, será jogada uma semana depois, em 24 de setembro. O evento desta segunda contou com a presença dos treinadores Jorge Sampaoli (Flamengo) e Dorival Júnior (São Paulo). Compareceram ainda dois jogadores de cada lado: os rubro-negros Filipe Luis e Everton Ribeiro e os tricolores Calleri e Rafinha. O campeão da Copa do Brasil de 2023 irá faturar de premiação uma quantia de R$ 70 milhões, enquanto o vice ficará com R$ 30 milhões. Nesta edição do torneio de mata-mata, Flamengo e São Paulo só entraram na terceira fase, assim como os outros times que disputaram a Libertadores da América. Enquanto o rubro-negro carioca passou por Maringá, Fluminense, Athletico-PR e Grêmio, o tricolor paulista eliminou Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians.

Brumado: Prefeitura pede reforço policial e da GCM temendo baderna em manifestação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (28), guarnições da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram de prontidão na entrada da prefeitura de Brumado a pedido da administração, que temia uma baderna diante das informações de que haveria uma manifestação pública em protesto contra o cancelamento do tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. A polícia chegou cedo, porém, como não registrou nenhuma ocorrência ou formação de aglomerações suspeitas, retirou-se do local. Já por volta de 11h, horário marcado para coletiva de imprensa, alguns jovens, representantes de fanfarras locais, promoveram uma manifestação pacífica na calçada de entrada do paço municipal, onde apelaram para o bom senso e sensibilidade do prefeito em voltar atrás na decisão, o que não aconteceu. Durante a coletiva, o gestor disse que nada poderia fazer para compensar os gastos que algumas famílias tiveram para confeccionar os fardamentos do desfile.

Governo do Estado paga R$ 2,65 bilhões de precatórios para professores Foto: Shutterstock

Com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado do projeto de lei que disciplina a distribuição das verbas 2023 dos precatórios Fundef, o Governo do Estado irá garantir o repasse de R$ 2,65 bilhões a profissionais do Magistério da Educação Básica e seus herdeiros, nos dois primeiros anos de recebimento dos valores. Só no ano passado, o Governo do Estado destinou cerca de R$ 1,4 bilhão em recursos dos precatórios Fundef a mais de 87 mil beneficiários. Já este ano, mais de 118 mil pessoas serão contempladas com  um total de R$ 1,25 bilhão. As secretarias estaduais da Educação (SEC), Administração (SAEB) e Fazenda (Sefaz) já estão adotando os procedimentos necessários para a efetivação dos pagamentos, em datas que serão anunciadas nos próximos dias. A novidade do projeto aprovado foi a destinação de 30% das verbas recebidas este ano (R$ 416 milhões) à criação do abono extraordinário que será distribuído, de forma igualitária, por carga horária, a todos os 82.907 professores e coordenadores pedagógicos do Estado, incluindo servidores ativos, aposentados e profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), independente destes trabalhadores terem atuado ou não no período de erro no repasse das verbas do Fundef. Em paralelo, R$ 832 milhões – ou seja, 60% do montante ressarcido ao Estado este ano – serão destinados ao pagamento de todos os professores e coordenadores pedagógicos que atuaram na educação básica de janeiro de 1998 a dezembro de 2006.   Neste caso, o cálculo do abono será feito de modo proporcional à jornada de trabalho e ao período de efetivo exercício dentro deste intervalo de tempo. Serão beneficiadas 87.289 pessoas, incluindo profissionais que já se desligaram do Estado e também herdeiros de servidores falecidos. Vale ressaltar ainda que, dentro deste total, os mais de 51 mil servidores que estavam em exercício na época dos repasses incompletos e permanecem no Estado – seja como ativos ou inativos –  terão direito aos dois abonos. Outra diferença da distribuição dos precatórios este ano é que 90% do total dos recursos recebidos pelo Estado serão distribuídos a profissionais da Educação Básica. No ano passado, este percentual foi de 80%, com foco exclusivo nos profissionais que estavam na ativa durante o período de erro no pagamento do fundo.

Brumado: 'Não realização do 7 de setembro é um apelo à população', diz prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante entrevista ao site Achei Sudoeste nesta segunda-feira (28), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), justificou que o cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro é uma forma de mostrar à população a gravidade da crise financeira vivida pelos municípios em todo país. O gestor disse que a realização do evento implicaria em custos que, embora não sejam tão significativos, pesam no orçamento em um momento de crise como o atual. “Nem 7 de Setembro vamos ter porque implica em custo, que não são tão significativos, mas numa hora dessas são significativos pelo simbolismo que há”, afirmou. Segundo Vasconcelos, despesas com fardamentos novos, reformas de instrumentos e contratação de som não quebrariam o Município, porém são desnecessárias no momento. Além disso, ele salientou que a população precisa entender a gravidade do problema e participar do protesto ficando em casa, visto que também sofre as consequências da crise vivida pelos municípios. “A ordem é fique em casa”, declarou.

Mulher consegue fugir após 28 anos mantida em cárcere privado em Juazeiro Foto: Reprodução/TV São Francisco

Uma mulher foi resgatada em Juazeiro, no norte da Bahia, após ter sido mantida em cárcere privado, durante 28 anos. Segundo a Polícia Civil, ela conseguiu fugir do imóvel em que morava com os filhos de 5 e 11 anos, e o marido, que cometeu o crime. O caso aconteceu no dia 20 de agosto, no povoado de Abóbora, na zona rural. A mulher, que não teve nome divulgado, conseguiu pedir socorro para uma irmã. De acordo com a polícia, agentes da Guarda Municipal foram ao local com a vítima, mas não encontraram o suspeito. A mulher pegou documentos e objetos pessoais, além dos filhos, e deixou o imóvel. Uma mochila foi encontrada dentro da casa com uma faca, que foi apreendida. A Polícia Civil informou que uma medida protetiva foi solicitada para a vítima e o suspeito é procurado. As informações são do G1.

Representantes de fanfarras protestam diante do cancelamento do 7 de setembro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (28), representantes das fanfarras estiveram na porta da prefeitura de Brumado protestando contra o cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro, anunciado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Ao site Achei Sudoeste, o regente de sopro Jefferson Correia disse que os grupos estão ensaiando há meses e o cancelamento deveria ter sido feito antes. Além dos ensaios, Correia citou que muitas mães chegam a pagar R$ 200 pela roupa dos filhos para apresentação no desfile. “Isso é certo?! Chegar faltando doze dias e cancelar?”, questionou. Correia alegou ainda que o desfile é uma tradição na cidade e deveria ser mantida, já que o carnaval não existe mais. “Tiraram a tradição do carnaval, agora vai tirar a tradição do 7 de Setembro? Tenho 19 anos, desde que me conheço por gente tem essa tradição, tem o 7 de Setembro. Junta milhares de pessoas. É justo cancelar?”, argumentou. Há oito anos participando de fanfarras, o coreógrafo Wilker Marley falou que os grupos estão indignados com o ato do prefeito. “Tivemos gastos. Tiramos dinheiro de onde não tínhamos pra confeccionar roupa. É um ato cultural no qual trabalhamos 8 meses. Queremos apenas brilhar e desfilar no 7 de Setembro”, salientou.   

Melhores fornecedores de Crash Games no Brasil 2023

Os apostadores avaliam a qualidade de um site com base nos jogos que ele oferece. Quanto maior for a variedade de recursos e funções disponíveis em um jogo, maior será seu público potencial. Entretanto, não se deve focar apenas na escala. As operadoras gastam muito tempo e dinheiro cultivando seus portfólios e parcerias com os desenvolvedores de jogos de cassino, e esses esforços devem ser justificados. Os jogos Crash são um exemplo dessa criação. O Aviators Bet, lucky jet, é uma opção brasileira. Máquinas caça-níqueis, pôquer, roleta, bingo e até mesmo jogos com crupiê ao vivo e esportes virtuais são apenas alguns dos jogos de cassino convencionais que agora estão disponíveis em centenas de fornecedores diferentes. Os desenvolvedores diferenciam seus produtos fornecendo modelos matemáticos de ponta, recursos visuais impressionantes, pagamentos em criptomoedas e opções interessantes de publicidade em um esforço para atrair mais clientes.

Spribe

Em 2019, a Spribe se tornou uma marca conhecida no mundo dos jogos de cassino on-line. Com sua jogabilidade não convencional, porém acessível, o crescimento do Aviator fez com que os sites temáticos explodissem e atraíssem milhões de jogadores. A biblioteca da Spribe também apresenta jogos turbo originais e jogos P2P que contrastam fortemente com o trabalho dos estúdios concorrentes. A Spribe é uma empresa especializada em soluções de ponta para jogos de azar e apostas on-line. A equipe está atualizada sobre os últimos acontecimentos no mundo dos jogos pela Internet. Se você mergulhar completamente nesse mundo, poderá criar os jogos do futuro. O objetivo de cada produto desenvolvido pela Spribe é deixar uma impressão duradoura. Os líderes da empresa são profissionais experientes nas áreas de desenvolvimento de software de iGaming e administração de cassinos on-line. Por isso, a Spribe oferece consistentemente jogos e serviços de alta qualidade que atendem às preferências de jogadores e operadores.

OnlyPlayCrash

É uma marca popular de software de cassino projetada especificamente para minijogos de tiro rápido. Todos os entretenimentos fornecidos pelo provedor suportam apostas em dinheiro e em criptomoedas. A empresa vem oferecendo seus serviços aos clientes desde 2007. Isso é um bom presságio para a confiabilidade e a reputação do desenvolvedor. O slogan da empresa é: "Construindo jogos de amanhã para os jogadores de amanhã". Eles estão redefinindo as normas de design de jogos, voltando a atenção para os jogadores e para as formas de aprimorar sua jogabilidade. O serviço é reconhecido por sua abordagem inovadora ao projetar a mecânica de jogos e por sua disposição de experimentar novas abordagens ao gerar jogos e serviços. A equipe da Onlyplay valoriza muito o design e a apresentação visual. Os jogadores são atraídos para um mundo fascinante de emoções e entusiasmo graças às animações, à visualização realista, aos elementos vívidos e coloridos e à música.

Betsolutions

A Betsolutions é um estúdio de software de ponta que cria caça-níqueis, pôquer e jogos comprovadamente justos para computadores desktop, smartphones e fones de ouvido de realidade virtual. Esse fornecedor de software de jogos de azar emprega uma ampla gama de conhecimentos técnicos para proporcionar aos jogadores uma experiência virtual emocionante. A equipe dessa empresa oferece jogos de azar genuínos e outros serviços para uso com headsets de realidade virtual, dispositivos móveis e computadores. A Betsolutions cria jogos de ponta com estética requintada, permitindo que os operadores capitalizem no setor de jogos em constante mudança. A Betsolutions usa tecnologia baseada em criptografia no desenvolvimento de seus jogos. A abordagem de "equidade comprovável" garante que todos os resultados sejam visíveis para os jogadores o tempo todo e que eles sempre possam verificar se uma determinada conclusão foi de fato entregue. O software fornecido pela Betsolutions foi testado e aprovado pelos líderes do setor, incluindo a UK Gambling Commission e a Malta Gaming Authority. Essas autoridades validaram toda a segurança dos produtos do desenvolvedor antes de conceder as licenças.

Bgaming

A BGaming é um nome relativamente novo no ramo de jogos de azar, tendo entrado no mercado como produtora de jogos para cassinos on-line apenas em 2018. Mais de cinquenta especialistas com vasta experiência em iGaming compõem a equipe de desenvolvimento. É por isso que seus jogos alcançaram fama global tão rapidamente. Mais de cem cassinos em todo o mundo foram conectados por meio de seu entretenimento nos últimos anos. A principal qualidade do desenvolvedor é sua integridade demonstrável. Uma das primeiras empresas a desenvolver seu produto em um mecanismo criptográfico, a BGaming oferece aos jogadores uma garantia de 100% de taxa de ganho. A confiabilidade do cassino é reforçada quando os clientes podem verificar facilmente a aleatoriedade dos sorteios com apenas alguns cliques. Licenciado pela Malta Gaming Authority (MGA), a integridade do BGaming é auditada pelo BMM Test Labs e pelo iTech Labs para garantir um jogo justo. Mas com essa estratégia, cada participante poderia funcionar como um auditor independente, de modo que a corporação não precisaria fazê-lo. A empresa, no entanto, optou por realizar as auditorias para aumentar a reputação de seu nome. O cassino on-line BGaming oferece uma infinidade de jogos com visuais de alta qualidade, temas envolventes e prêmios generosos. Em seus dois primeiros anos de atividade, a empresa ganhou aceitação entre os principais estabelecimentos de jogos de azar. Isso só é possível com uma oferta superior no atual setor de jogos.

Resumo

Os melhores jogos de cassino são agora quase que exclusivamente jogos de crashes. O provedor, entretanto, tem um grande impacto na qualidade geral do jogo. Os principais desenvolvedores de software e os minijogos mais divertidos estão todos incluídos acima, juntamente com algumas informações básicas sobre eles. Divirta-se, mas não arrisque nada.

CONTINUE LENDO
Prefeito confirma cancelamento do desfile de 7 de Setembro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos confirmou a não realização do desfile cívico de 7 de Setembro em Brumado. Na oportunidade, o gestor disse que o cancelamento do evento é um protesto frente às dificuldades enfrentadas pelos municípios diante da queda de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Vasconcelos salientou que mais de 51% dos municípios estão em crise, sobretudo os do Nordeste. A crise generalizada levou mais de 2 mil prefeitos à Brasília e, na Bahia, 200 gestores solicitaram ao Congresso Nacional uma solução para a queda no repasse. Na coletiva, o prefeito citou diversas cidades que já cancelaram o desfile cívico por conta da crise. “Quem tem responsabilidade tem que tomar as medidas, por mais salgadas que sejam, em tempo hábil”, justificou. Também alegou que a queda nos repasses é de tal ordem que está inviabilizando totalmente as administrações municipais.

Criança de cinco anos morre após ser picada por escorpião em Barreiras Foto: Reprodução/G1

Uma menina de 5 anos morreu horas depois de ter sido picada por um escorpião enquanto brincava com outras duas crianças. As informações são do G1. O caso ocorreu na cidade de Barreiras, no oeste baiano, e o corpo dela foi sepultado no domingo (27). A vítima foi identificada como Ágata Sofia Fernandes da Silva. De acordo com a tia dela, Larissa Fernandes, a situação ocorreu por volta das 17h de sexta-feira (26), quando a garota estava na frente da casa de uma vizinha, no bairro Arboreto 1. Ela foi até os fundos do imóvel pegar um brinquedo, quando foi picada no pé. À noite, a vítima começou a ter delírios e episódios de vômito, além de ficar com o corpo roxo. Diante disso, a mãe dela pediu socorro a um vizinho, que a levou para o Hospital do Oeste, no mesmo município. Ágata Sofia morreu na unidade, no sábado (26). A picada por um escorpião como causa do óbito foi apontada no laudo cadavérico fornecido pelo hospital, conforme a família.

Homem de 33 anos é encontrado morto dentro de banheiro de oficina em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 33 anos, identificado como Paulo Sérgio dos Santos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (28) dentro do banheiro de uma oficina, na Avenida Senador Nilo Coelho, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). De acordo com a PM, um funcionário que encontrou Paulo já sem sinais vitais. O óbito foi confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Sérgio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Adolescente com sinais de embriaguez atropela três pessoas em Teixeira de Freitas Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Uma mulher de 40 anos morreu depois que foi atropelada com os filhos enquanto andavam na calçada de uma rua, na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, o condutor do veículo é um adolescente de 18 anos que apresentou sinais de embriaguez e foi preso. O acidente aconteceu por volta das 17h de domingo (27), na rua João Amaro Gomes, no bairro Tancredo Neves. A vítima foi identificada como Gilenes Bertoso Melgaso. O casal de filhos da vítima foi levado para um hospital da região. Eles não tiveram as idades divulgadas e não há detalhes sobre o estado de saúde deles. A Polícia Militar informou que garrafas de bebidas foram encontrados dentro do veículo. Informações iniciais apontam que o motorista estava em alta velocidade e não tem carteira de habilitação.

Brumado: Armazém do Criador vai sortear brinde na compra de produtos da Chemitec Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Armazém do Criador, a casa do homem do campo em Brumado, irá sortear um brinde especial entre os consumidores que adquirirem produtos da marca Chemitec na loja. O atendente Simão Lôbo explicou ao site Achei Sudoeste que o brinde consiste em uma caixa térmica grande, de 50 litros, que pode ser usada para o lazer e também para refrigeração de vacinas. A marca Chemitec possui uma diversificada linha de produtos veterinários para animais de grande porte e animais de estimação. “Comprando os produtos da Chemitec, independente do valor, o cliente participa do sorteio”, disse. A promoção é válida até o final do mês de setembro. Segundo Simão, o Armazém do Criador está sempre realizando ações e promoções especiais para sua clientela. Faça agora mesmo uma visita ao estabelecimento, que fica localizado na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 514, no Centro, em Brumado. O telefone é (77) 3441-7939.

STF forma maioria para que guardas municipais passem a integrar sistema de segurança pública Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reconhecer que os guardas municipais integram os órgãos de segurança pública. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. A decisão foi publicada na sexta-feira (25), após o voto do ministro Cristiano Zanin desempatar o julgamento no plenário. A decisão da Corte reforça autorização, por exemplo, para que guardas municipais façam abordagens e possam revistar lugares suspeitos de tráfico de drogas. Atualmente, 1.081 municípios possuem guardas municipais instituídas. O debate ocorre em torno da interpretação do artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil. O texto diz apenas que os municípios poderão constituir guardas municipais “destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”. Por isso, existiam interpretações diferentes sobre se essas estruturas fazem parte dos sistemas de segurança. Em agosto do ano passado, por exemplo, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vedou a atuação da Guarda Municipal de São Paulo como força policial. Para o relator do texto, o ministro Alexandre de Moraes, o quadro normativo constitucional e legal e a jurisprudência do Supremo permitem concluir que a instituição é órgão de segurança pública. No voto, o ministro chega a citar as decisões do STJ que restringiram a atuação das guardas municipais. “Observo, portanto, que o Superior Tribunal de Justiça, em determinados contextos, como o patrulhamento urbano ou a realização de busca pessoal em caso de flagrante delito, tem limitado a atuação das guardas municipais, ao fundamento de que não se trata de órgão de segurança pública previsto nos incisos do art. 144 da Constituição”, disse o magistrado.

Brumado: Consumidores insatisfeitos com altas taxas nas compras online de importados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As altas taxas cobradas de produtos importados comprados através da She In e Shoppe têm irritado consumidores na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, a consumidora Norma Lúcia relatou que sempre faz compras on-line, porém, ultimamente, as taxas dos produtos importados mais que dobraram de valor. “A gente gosta do produto, ficamos ansiosas pela chegada do produto e, de repente, vem a surpresa de uma taxação absurda. O produto que você compra acaba não compensando porque, às vezes, mais que duplica o valor do produto”, afirmou. Lúcia disse que realizou uma compra no valor de cerca de R$ 60 na internet e a taxa de importação custou R$ 74. Para ela, o consumidor está sendo lesado e saindo no prejuízo diante das taxas abusivas. “Você é pego de surpresa com uma taxa maior do que o produto. A mensagem é: não seja enganado, fiquem ciente que isso está acontecendo para evitar aborrecimento”, destacou.  

Aneel mantém bandeira verde em setembro e conta de luz segue sem taxa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (25), que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em setembro. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês. A expectativa é de que a bandeira continue nesse patamar até o final deste ano. A bandeira verde foi mantida devido às condições favoráveis de geração de energia no País. Os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional não pagam taxa adicional nas contas de luz há mais de um ano. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022. Em nota, o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, ressaltou que a decisão é positiva e citou o início da consulta pública da proposta que prevê a redução dos valores das bandeiras em até 36,9%. “Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor das bandeiras amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração”. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”. A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Guanambi: Cidadão denuncia no Ministério da Saúde irregularidades da pasta municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O administrador Afonso Almeida, da cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, relatou na última semana uma série de irregularidades da Secretaria Municipal de Saúde que ganharam a imprensa local e estadual, junto ao setor de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. Além do desproporcional e altíssimo gasto da pasta com publicidade em apenas um mês, que chegou nas cifras de quase R$ 90 mil, foi relatado a carga horária incompatível do diretor da Samu 192, que cursa Medicina em tempo integral, além de outras irregularidades, com vasto material comprobatório. Segundo Afonso, que também acionou a administração local no Ministério Público da Bahia (MP-BA) com relação ao Lixão, o mesmo irá representar judicialmente no Ministério Público Federal (MPF), para uma apuração mais meticulosa dos fatos, visto que envolve verba pública federal do SUS. “Não se pode gastar quase R$ 90 mil em propaganda com verba da saúde em apenas um mês e a farmácia básica municipal faltar quatorze tipos de remédios para a população mais humilde, conforme ficou noticiado na imprensa independente de Guanambi e região” frisou.

Feira de Santana confirma caso de raiva em morcego Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Feira de Santana, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa a confirmação de um caso de raiva em um morcego, após a análise das amostras feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). O animal infectado não teve contato com pessoas. Mesmo assim, a equipe do CCZ intensifica a busca ativa na região pois pode haver circulação da doença no município. A SMS alerta para que a população evite contato direto com morcegos, que podem ser transmissores caso estejam infectados. A Secretaria de Saúde orienta a população caso encontre um morcego morto, acione o Centro Municipal de Controle de Zoonoses para o recolhimento, através do número (75) 99851-8583. “A população deve ficar alerta para morcegos que estejam fora de seu hábitat natural ou em situação anormal, como caídos em ruas ou pátios, dentro de residências ou que tiveram contato com pessoas ou cães e gatos. Nesses casos, a orientação é não tocar no animal e contatar o CCZ, que é responsável por realizar a coleta e encaminhá-la para análise”. Vale lembrar que Feira de Santana está em período de Campanha de Vacinação contra a raiva para cães e gatos. Os animais que estiverem com a vacinação anual antirrábica em dia estão protegidos contra a doença. A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos infectados. Todos os casos de agressões aos seres humanos envolvendo cães e gatos, devem ser encaminhados para o setor da antirrábica sediado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.

Boquira: Comandante da 4ª CIPM fala sobre prisão de indivíduoligado ao PCC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma operação conjunta entre a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Macaúbas), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Militar de São Paulo resultou na prisão de um indivíduo de alta periculosidade, vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Ao site Achei Sudoeste, o Capitão Máximo, comandante da 4ª CIPM, informou que o acusado já vinha praticando diversos crimes na região de Boquira, no sudoeste baiano, incluindo tráfico de drogas e de armas e homicídios. “É um indivíduo muito conhecido na região e que era contumaz na prática de diversos delitos”, afirmou. Segundo o comandante, a investigação teve início há mais de um ano, após o suspeito ter enviado áudios pelo WhatsApp ameaçando a população. Máximo enalteceu a integração do trabalho das forças de segurança para o êxito da operação. “É um indivíduo muito perspicaz, que conseguia sempre ludibriar o trabalho da polícia. Com essa triangulação, conseguimos capturar esse indivíduo. Esse trabalho em conjunto vai continuar. A criminalidade não terá forças para atuar em nossa região”, assegurou.

Jerônimo Rodrigues se reúne com presidentes do STF e TJ-BA para falar sobre quilombolas Foto: Daniel Senna/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve, na noite desta sexta-feira (25), em Salvador, com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), para conversar sobre ações voltadas para garantias de direitos das comunidades quilombolas e sobre o caso da morte de Mãe Bernadete Pacífico. Na reunião com os chefes do Judiciário federal e estadual, Jerônimo conversou sobre o estágio das investigações e sobre os desafios comuns relacionados ao tema. O governador pediu à ministra o apoio do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no acompanhamento das investigações também do caso Binho do Quilombo, Fábio Gabriel Pacífico dos Santos, filho de Bernadete morto em 2017, cujas investigações estão sob responsabilidade da Polícia Federal.

Arquivo