Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

04 Set 2014 - 11:30h

Katarine Medeiros não é mais a coordenadora da 18ª Ciretran, em Brumado. A advogada foi exonerada do cargo na madrugada desta quinta-feira (04). Em sua página em uma rede social, Katarine agradeceu pelo período que passou à frente do órgão, o qual classificou como um período desafiador e de muito aprendizado. Ela também desabafou sobre algumas deficiências do departamento na cidade. “Somo algumas decepções, algumas frustrações pela falta de estrutura, de aparelhamento necessário, de condições ideais para atendimento com dignidade ao público”, escreveu a ex-coordenadora. O vereador José Carlos dos Reis (PDT), líder do prefeito na Câmara local e sogro de Katarine, falou sobre o assunto. 

Por telefone ao site Brumado Notícias, Reis declarou que a saída da nora foi uma retaliação política por parte do governo do estado. Isso porque ele apoia a candidatura de Paulo Souto. “Fizeram para me atingir, por eu estar apoiando o Dr. Paulo Souto. A saída dela foi perseguição política. O PT prega uma coisa, mas pratica outra”, disse o vereador. O parlamentar fez denúncias sobre a atuação do órgão no município. “O órgão não tem funcionário e está pedindo pelo amor de Deus à prefeitura para intervir, pois a maioria está praticamente aposentada e sem peças de reposição. Atualmente, foi terceirizado o serviço de vistoria de veículos e é cobrado o triplo do valor que seria praticado pelo departamento. Para isso a população não tem uma explicação plausível”, disparou José Carlos, que completou afirmando que “o órgão é que precisa de Katarine e não Katarine do órgão”.

04 Set 2014 - 11:00h

Em Brumado, mais uma caminhada em prol das campanhas dos candidatos Vítor Bonfim (PDT) e Erivelton Santana (PSC) será realizada. Liderada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), a caminhada acontecerá hoje (04), no Bairro São José (antiga Urbis I). A concentração será na Avenida Ápio Cardoso, a partir das 19h. A caravana vai passar pelas principais ruas do bairro. 

04 Set 2014 - 10:30h

Em cerimônia realizada na última quarta-feira (03), cerca de sessenta estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Brumado, se formaram no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento contou com a participação de familiares e amigos dos formandos. Os alunos concluíram os cursos de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, Recepcionista em Serviços de Saúde e Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais - Libras. O Pronatec é uma iniciativa do governo federal que visa capacitar profissionalmente o público de baixa renda e com baixa escolaridade. Para o diretor geral do campus, Acimarney Freitas, o programa promove uma mudança de vida daqueles que antes não teriam acesso à educação gratuita. A formatura contou ainda com a participação do Coordenador Adjunto do Pronatec do Campus Vitória da Conquista, Cássio Viana. A coordenação dos cursos acredita que a formatura dessas primeiras turmas representa uma importante etapa da consolidação do IFBA na cidade de Brumado. 

04 Set 2014 - 10:00h

Pesquisa Ibope divulgada na última quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%. O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.   

04 Set 2014 - 09:30h

Em Brumado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) está convocando produtores rurais para participar da coleta de embalagens de agrotóxicos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Márdio Davi Alves, representante do órgão, disse que a campanha é uma requisição do Conselho de Meio Ambiente de Brumado, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de vários órgãos ligados ao setor. O recebimento dessas embalagens, as quais demoram 300 anos para serem decompostas na natureza, não acontecia no município há seis anos. Segundo Márdio, os produtores são orientados a lavar as embalagens três vezes, pulverizá-las e furá-las para que elas não sejam reutilizadas. No dia 02 de outubro, no Parque de Exposições, as embalagens serão recolhidas. Vale lembrar que apenas embalagens de agrotóxicos serão recebidas na ocasião. 

04 Set 2014 - 09:00h

Está mais fácil se tornar dependente de cigarro do que de cocaína e heroína. A informação foi revelada em estudo da organização de controle do tabagismo Campanha Crianças Livres do Tabaco (CTFK). Segundo o levantamento, ao longo dos últimos 50 anos, os cigarros passaram a apresentar um teor maior de nicotina e tiveram a inclusão de amônia e açúcares na fórmula do produto. A composição aumenta os efeitos viciantes e torna a fumaça mais fácil de ser inalada. Além disso, a pesquisa aponta que o formato do cigarro também mudou - os produtos têm filtros com pequenos orifícios (muitas vezes imperceptíveis) que fazem o fumante aumentar o volume e a velocidade de aspiração. Ainda segundo o trabalho, apesar de homens e mulheres fumarem menos atualmente, eles têm um risco muito maior de desenvolver câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica do que em 1964, quando foi divulgado o primeiro relatório produzido pelo governo americano sobre o impacto do tabagismo na saúde. 

04 Set 2014 - 08:30h

O vídeo de um bebê de quase dois meses que escuta pela primeira vez com um aparelho auditivo tem mais de 800 mil visualizações no Youtube. O vídeo foi publicado pelo pai da criança no último domingo (31). Lachlan é australiano. Ele chora ao ter o equipamento acoplado ao ouvido, mas, ao ouvir a voz do pai, arregala os olhos e sorri. “Nosso lindo filho Lachlan foi diagnosticado como tendo perda auditiva moderada a grave em ambos os ouvidos. Quando ele tinha 7 semanas de idade, ele recebeu os primeiros aparelhos auditivos. Sua reação quando os ouvidos foram ativados foi realmente incrível. Nós choramos de felicidade”, disse o pai do garoto, Toby Lever ao G1. O vídeo foi filmado em 2012. Atualmente, Lachlan tem dois anos e, segundo Lever, “está muito bem”.  

04 Set 2014 - 08:00h

Na Bahia, empresários estão pressionando o governo para adotar o horário de verão no estado. O adiantamento dos relógios em uma hora beneficiaria o turismo e promoveria a geração de empregos no setor. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia, Manoel Garrido, o pleito é antigo e, ano passado, o pedido foi negado pelo governo. Já o presidente do Fórum de Empresários da Bahia, Vítor Ventim, disse que, além de não haver economia de energia, a falta do horário de verão dificulta horários de voos e de contatos comerciais com clientes e fornecedores do Sul e Sudeste do país. O horário de verão 2014-2015 está previsto para ser iniciado no dia 19 de outubro deste ano e terminar somente em 22 de fevereiro de 2015.

04 Set 2014 - 07:00h

Ontem (03), o Instituto Datafolha divulgou pesquisa de intenção de votos dos candidatos à presidência da república. No levantamento, as candidatas Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) estão praticamente empatadas com 34% e 35% respectivamente. O candidato Aécio Neves (PSDB) ficou para trás com 14% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 6% e não sabem, 7%. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 29 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 34%, e Aécio, 15%. Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB venceria a do PT por 48% a 41% (na semana passada, venceria por 50% a 40%). Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 49% a 38% (na semana anterior, era 48% a 40%). Pela primeira vez, o instituto fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 56% a 28% para a candidata do PSB. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de São Paulo". O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre 1º e 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

03 Set 2014 - 19:30h

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, iniciou nesta quarta-feira (03) a aferição do som nos carros de propaganda volante que atuam no município. Como não foi possível aferir todos os veículos em um só dia, o oficial responsável pela operação está convocando os proprietários de carros de som a comparecerem nesta quinta-feira (04), na sede da companhia, munidos de documentos pessoais e do veículo para serem examinados com a utilização do aparelho decibelímetro. 

03 Set 2014 - 19:00h

O Pré-Réveillon do Sítio Novo está marcado para o dia 27 de dezembro. A festa será realizada na Fazenda Sítio Novo, em Brumado. Até o momento, as bandas Harmonia do Samba e Cheiro de Amor já estão confirmadas. O evento já está na preferência do público brumadense e da região sudoeste.

03 Set 2014 - 17:30h

Na concessionária Brumauto você encontra diversos veículos da Volkswagen, considerada pelo 11º ano consecutivo a grande vencedora do setor automobilístico na pesquisa “Confiança e Prestígio das Marcas Brasileiras”, realizada pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding. A marca foi eleita a “Top of Mind” (mais lembrada) entre as fabricantes de automóveis e a “Marca com mais Defensores” do setor. Além disso, o Gol foi eleito “Top of Mind” na categoria “Automóvel - Modelo”. A Volkswagen e o Gol venceram as categorias “Fabricante” e “Modelo de Automóvel” em todas as edições do estudo já realizadas, desde 2004. “Esse reconhecimento é fruto de uma estratégia de comunicação e de relacionamento com o público, aliada à oferta de produtos altamente inovadores e de qualidade”, disse o diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil, Axel Schroeder. Para conferir os modelos da marca, corre na Brumauto, que fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000. Brumauto, realizando sonhos!

03 Set 2014 - 17:00h

Em Barra da Estiva, no sudoeste baiano, um lavrador de 57 anos foi encontrado morto dentro da fazenda de um vereador, localizada na região do Pé do Morro. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na manhã de ontem (02), o parlamentar estava vistoriando a plantação de maracujá quando encontrou um de seus funcionários, José Paulo Ferreira, caído. A polícia foi acionada e o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Um dos filhos da vítima acredita que o pai possa ter infartado. Segundo ele, outras sete pessoas da família morreram de ataque do coração.

03 Set 2014 - 16:30h

O encontro entre os candidatos a deputado estadual com representatividade em Brumado, que seria promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) na manhã desta quarta-feira (03, foi adiado. O evento acontecerá no próximo dia 11, às 20h. Gilberto Lima Dias, presidente do CMDRS, esclareceu ao site Brumado Notícias que o diretor da emissora de rádio responsável pela transmissão do evento alegou que os candidatos receberam o convite apenas por telefone e, como não houve o encaminhamento dos convites em ofício aos partidos, a situação poderia ser vista como uma irregularidade. Podendo, inclusive, gerar multas perante a lei eleitoral.

03 Set 2014 - 16:00h

Mães e familiares dos detentos custodiados na delegacia de Brumado compareceram ao Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta quarta-feira (03) para mover uma ação de denúncia contra o Grupamento Especial de Operações Prisionais (GEOP). Na última terça-feira (02), o grupo realizou revista nas celas da custódia, onde foram recolhidos 23 celulares, uma máquina artesanal de tatuar e uma furadeira artesanal de madeira, que seria utilizada para uma possível fuga, além de outros objetos. Segundo disseram as mães de alguns custodiados ao site Brumado Notícias, a equipe do GEOP teria espancado seus filhos durante a operação. 

“Eles espancaram 16 presos e ainda jogaram fora suas comidas. Somo mães e não admitimos que nossos filhos sejam tratados abaixo de cachorros. Sou consciente de que meu filho cometeu erros e precisa pagar pelos mesmos perante a lei e a sociedade, mas eu quero que ele saia da cadeia recuperado e não pior do que entrou. Não quero que meu filho vire um marginal, quero que ele seja ressocializado”, disse Ducilene Lima Ribeiro, que assinou a denúncia no MPE. O caso chegou ao juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, e o mesmo relatou que tomou conhecimento das queixas quando um detento compareceu mancando ao Fórum Dr. Duarte Muniz para uma audiência. Ao ser indagado, ele disse que havia sofrido maus tratos. 

Diante do relato, o juiz compareceu à delegacia para ouvir os presos e os mesmos reforçaram as declarações. Segundo Guimarães, 16 presos apresentaram marcas no corpo. “Segundo os presos, o GEOP teria aplicado força imoderada. Ressalto que ouvi apenas os presos e ainda não ouvi os policiais envolvidos na ação para saber se foi necessário ou não o uso da força. Mas por 16 presos apresentarem seus corpos com aparentes lesões eu requisitei que a autoridade policial levasse esses presos ao Departamento de Polícia Técnica para serem submetidos a exames de corpo de delito. Requisitei também que a autoridade instaure inquérito policial para apuração de eventual excesso ou abuso de autoridade”, informou o juiz. O magistrado fez questão de afirmar que “nenhum preso pode ser objeto de violência desnecessária ou truculência de abuso de autoridade”. Após laudo do DPT e apuração do inquérito policial, o caso será encaminhado ao MPE.

03 Set 2014 - 15:30h

O Centro de Referência da Assistência Social - Cras Yolanda Pires, localizado na Vila Presidente Vargas, em parceria com a Escola Municipal Joselita Meira de Carvalho, localizada no povoado de Tamboril, realizou um minicurso de Libras - Língua Brasileira de Sinais. No Brasil, o poder público e empresas concessionárias de serviços públicos são obrigados a garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do país. Além disso, de acordo com as normas legais em vigor no país, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos surdos. A equipe que ministrou as aulas ressaltou a importância da sociedade em aprender, aperfeiçoar e transmitir os conhecimentos inerentes à necessidades especiais e libras.

03 Set 2014 - 15:00h

De acordo com informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff (PT) passou a noite da última segunda-feira (1º) na suíte presidencial do Hotel Unique, em São Paulo, considerado um dos mais caros do país. A diária no local custa em torno de R$ 15 mil. O partido garantiu que a conta foi paga pela campanha e que será declarada à Justiça Eleitoral.

03 Set 2014 - 14:30h

Na noite da última terça feira (02), uma operação conjunta realizada entre a polícia militar de Caculé e a Cipe/Sudoeste resultou na apreensão de diversos veículos utilizados em práticas de direção perigosa. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, após intenso trabalho investigativo, a polícia descobriu que os envolvidos mantinham uma página na internet através da qual publicavam as ações e marcavam rachas. Na operação, alguns veículos foram reconhecidos, já que muitos são identificados com um adesivo do grupo. Além dos motoristas, os policiais também apreenderam veículos que circulavam com som alto perturbando o sossego público, e veículos com documentos atrasados e sem CNH. 13 motos e 04 carros serão apresentados à justiça e ao Ministério Público.

03 Set 2014 - 14:00h

Ainda faltam mais de 90 dias para o início do verão, mas o calor intenso já faz parte da rotina do sertão baiano. Embora as estações meteorológicas apontem pouco mais de 32°C em Brumado nesta quarta-feira (03), a sensação térmica é bem maior. Os populares que circularam pelas Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira sentiram na pele a temperatura de 40°C, conforme registrado em termômetro. “Está tão intenso que sentimos como se o sol estivesse nos pinicando”, comentou a brumadense Evani de Jesus. O tempo seco preocupa a secretaria municipal de saúde, pois os serviços de meteorologia apontam que a umidade relativa do ar hoje está em apenas 29%. Recomenda-se tomar bastante líquido para hidratar o corpo e buscar meios de umidificar os ambientes residenciais e de trabalho. A expectativa, segundo a estação Clima Tempo, é de que a temperatura caia até o próximo final de semana.

03 Set 2014 - 13:30h

A visita que a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, fará ao município de Brumado no próximo sábado (06) atende não só ao desejo do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como faz parte da estratégia de fortalecer a crença da população de que desenvolver projetos para a educação é fundamental para combater a pobreza e as desigualdades sociais. Pelo menos é o que acreditam membros do partido, que também enxergam na visita da ex-senadora à cidade uma forma de alavancar votos para a postulante ao governo baiano, Lídice da Mata. Ao contrário do que estava previsto, Marina Silva não irá visitar mais Vitória da Conquista. Neste primeiro momento na Bahia, ela se concentrará com Lídice e demais candidatos em Brumado, município que saiu do 100º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para o 1º lugar no período em que teve como prefeito o atual candidato a vice-governador pelo PSB, Eduardo Vasconcelos. 

“É uma cidade que foi escolhida pela equipe de Marina porque simboliza fortemente o projeto de educação que Lídice pretende desenvolver na Bahia, e Marina, no Brasil. Uma cidade que saiu, durante a gestão de Eduardo, do 100º lugar no Ideb para o 1º lugar na Bahia. Ela fará outras visitas à Bahia, mas esta primeira também atende a um desejo de Eduardo Campos”, afirma Domingos Leonelli, candidato a deputado federal e coordenador da campanha da senadora Lídice da Mata ao Jornal Tribuna da Bahia. A expectativa dos socialistas é de que o discurso da chapa socialista convença o eleitorado da região de que, além da permanência de programas como o Bolsa Família, o investimento em educação é grande vetor de desenvolvimento econômico e social. Secretário-geral do PSB na Bahia, Rodrigo Hita, aposta na ida da presidenciável a uma cidade que, apesar de ser de médio porte, representa o semiárido baiano, onde as dificuldades são enormes. A aposta da corrente socialista é de que o eleitorado está consciente de que o PT não pode, nem se mostra coeso, quando se apropria de programas assistencialistas.