Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

03 Set 2014 - 11:00h

Em Vitória da Conquista, o Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desponta como importante polo de produção de pesquisas após oito anos desde a sua criação. Em conjunto com os alunos, os pesquisadores do IMS já desenvolveram mais de 200 projetos de pesquisa - três patentes já foram registradas. Além disso, inúmeros artigos têm sido publicados a cada ano, até mesmo em revistas internacionais. Os dados de 2012 apontam a publicação de 57 artigos, a elaboração de seis livros e a apresentação de 144 trabalhos em Congressos. Toda essa produção envolve 87 docentes - 47 doutores e 40 mestres. 

Segundo a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), 11 grupos de pesquisa do IMS estão cadastrados no CNPQ. Dentre as pesquisas que se destacam, o Projeto COMQUISTA envolveu 11 docentes da instituição. Eles avaliaram a situação e determinantes de saúde de comunidades Quilombolas de Vitória da Conquista. Foram 11 teses de doutorado relacionadas a esse projeto, fruto de parceria com a UFMG. Pode-se apontar, ainda, o trabalho feito por pesquisadores do instituto que conseguiram isolar bactérias multirresistentes de hospitais de Vitória da Conquista. Já os pesquisadores voltados aos trabalhos com plantas medicinais encontraram espécies possuidoras de substâncias com grande potencial farmacológico.

03 Set 2014 - 10:30h

A produção do Festival de Música Popular - Brumado (FEMP-B) acaba de divulgar as canções classificadas para o evento. São vinte músicas compostas por artistas advindos de seis estados do Brasil: Bahia, Espírito Santo, Macapá, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. O músico e um dos organizadores do FEMP-B, Chiquinho Amorim, está animado para o início do espetáculo. “Vamos juntos proporcionar mais uma bela festa da música aos brumadenses e a todos que vierem prestigiar o FEMP-B Ano III”, disse. O Festival acontecerá durante os dias 25,26 e 27 de setembro, na Praça da Prefeitura, a partir das 20h. As canções classificadas são: Rei na Barriga, de Arlindo Polvinthai (Brumado, Bahia); Jardins, de Inácio César (Montes Claros, Minas Gerais); Nas Três Voltas da Lua, de Efrahim Maia (Colatina, Espírito Santo); Invisível, de Lunick Athor (Brumado, Bahia); Alma Poeta, de Tereza Raquel (Vitória da Conquista, Bahia); Sertanejo Como eu o Vejo, de Wander Luiz (Brumado, Bahia); Nascimento de Matuto, de Riana Clécia (Caruaru, Pernambuco); Marca Pelo Chão, de Moni Viana (Brumado, Bahia); Incelência ao Sertão, de Ronaldo Tobias (Montes Claros, Minas Gerais); Sina dos Esquecidos, de Lázaro Jacarine (Jacaraci, Bahia); Sempre Tempo, de Jônathas França (Brumado, Bahia); Gato Escaldado, de Paulo Gabiru (Bom Jesus da Lapa, Bahia); Violinos do Ar, de Pepysho Neto (Campina Grande, Paraíba); Rio de Algodão, de Laécio Beethoven (Salvador, Bahia); História de Negro, de Tanquinho de Minas (Belo Horizonte, Minas Gerais); Água Senhora, de Diorgem Júnior (Governador Valadores, Minas Gerais); Mandala, de Bruno Caires (Brumado, Bahia); Outro Lado da Noite, de Zebeto Corrêa (Belo Horizonte, Minas Gerais); Canção Pelo Verde, de Jamille Mattos (Vitória da Conquista, Bahia); e Último Adeus, de Celine Guedes (Macapá).

03 Set 2014 - 09:30h

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na terça-feira (2) projeto que determina que as empresas privadas, os órgãos públicos e as entidades da administração pública e indireta estão proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino. O projeto ainda precisa ser votado no plenário da Casa. Segundo a proposta, se houver revista, esta tem de ser discreta, com urbanidade e civilidade, sem expor o empregado. Além disso, não pode ser exigido do empregado, ou do cliente, despir-se ou mostrar partes íntimas do corpo e do vestuário. Em caso de descumprimento da exigência, cabe indenização por danos morais. A multa em caso de descumprimento da determinação será equivalente a 30 salários mínimos (R$ 21.720). Além de cobrança da multa em dobro em caso de reincidência, o texto estabelece ainda que os recursos arrecadados serão destinados a órgãos de proteção dos direitos da mulher.

03 Set 2014 - 08:30h

O Mercado de Artes de Brumado está promovendo uma série de atividades no município em comemoração a Semana do Folclore. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coordenador de atividades e eventos culturais do município, Nildo Freitas, falou sobre o evento. Segundo ele, a semana foi iniciada com uma grande exposição no Mercado de Artes, a qual contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura. A exposição está aberta a visitação de escolas, inclusive, de acordo com Freitas, muitos colégios já agendaram a visita. 

Uma manifestação cultural das baianas de acarajé também fez parte da iniciativa. Anilsio de Oxalá também conversou com a nossa reportagem sobre uma caminhada que aconteceu na cidade hoje (02). Segundo ele, a caminhada ocorreu em devoção a São Lázaro e São Rock. A procissão aconteceu pela primeira vez em Brumado. O evento também integrou a Semana do Folclore.

03 Set 2014 - 08:00h

Na última terça-feira (02), o Ministério da Educação abriu as inscrições para o programa Inglês sem Fronteiras. Os candidatos a vagas nos cursos presenciais podem se inscrever pelo sistema on-line do site do programa até o dia 11 de setembro. Nesta edição, são oferecidas 6.045 vagas, com início das aulas em 22 de setembro. Os cursos serão realizados pelos núcleos de línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas pelo programa. Para concorrer às vagas, o candidato deve cumprir os requisitos: ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas (NucLi); ser estudante participante e ativo no curso My English, on-line, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas; e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.

03 Set 2014 - 07:30h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o diretor da APLB Sindicato, Gilvan Moreira, falou sobre a proposta de reajuste da prefeitura, de 8,4% sobre os salários dos professores municipais. Ao que tudo indica, a proposta, que não teria sido discutida com a categoria, será aprovada na Câmara de Vereadores. Moreira fez questão de ressaltar que o sindicato sempre esteve aberto à negociação, embora, segundo ele, a prefeitura tenha se omitido diante dos apelos da entidade. O sindicalista voltou a dizer que o reajuste é concedido através de dinheiro público e que é preciso haver transparência nesse processo. Para ele, é preciso discussão com embasamento no orçamento do município. Ele convidou a Comissão de Educação que existe no Legislativo para esse debate e destacou que há uma discrepância muito grande no projeto apresentado pela atual administração. O sindicalista não descartou a possibilidade de uma mobilização por parte da categoria caso não haja um consenso. “Qual a política de valorização dos professores no município hoje, visto que não há sequer uma discussão com as entidades representativas dessa categoria?”, questionou Moreira.

03 Set 2014 - 07:00h

Em uma cerimônia realizada na última quinta-feira (28), a Faculdade de Guanambi (FG) inaugurou a nova sede, que conta com uma das estruturas mais modernas do estado. O novo espaço fica localizado na Avenida Senador Nilo Coelho, no Bairro São Sebastião. A solenidade, promovida no Centro Poliesportivo, contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade, alunos, professores e corpo técnico, que celebraram o início de um novo ciclo. A professora Cátia Guimarães, que representou o corpo docente, destacou a emoção ao ver a realização de um sonho que foi compartilhado por todos ao longo dos últimos anos. 

O diretor acadêmico administrativo, Georgheton Nogueira, parabenizou a iniciativa dos sócios mantenedores, “que acreditaram na cidade e investiram recursos para oferecer educação superior de qualidade no sertão baiano”. Nogueira destacou a importância da FG para a economia de Guanambi e região, bem como os serviços sociais oferecidos pela instituição. O ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, destacou o percurso histórico trilhado para a concretização do novo campus FG. Outra presença de destaque foi o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, segundo o qual a sede da FG marca o início de uma nova fase de crescimento da instituição.

02 Set 2014 - 19:40h

O empresário Newton Cardoso esteve nesta terça-feira (02) em Brumado. Longe dos holofotes da imprensa local, Cardoso se reuniu com amigos da política e do meio empresarial. O site Brumado Notícias apurou que um dos motivos da vinda surpresa do ex-governador de Minas Gerais ao município pode ter sido a possível negociação para que o Campos XX da Uneb seja transferido para o Shopping Ápio, empreendimento que faz parte dos investimentos do empresário. O shopping está passando por algumas obras e poderá ser ampliado para melhor acomodar o campus. Caso a negociação seja confirmada, novos cursos podem ser oferecidos na instituição. A nossa reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação de Newton Cardoso, mas não obteve êxito.

02 Set 2014 - 19:20h

Os vários projetos e indicações apresentados na Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (01) foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares. Entre os quais o de nº 022/2014, que dispõe sobre a atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério, e o projeto de lei de nº 024/2014, que trata da atualização das Tabelas de Vencimentos dos servidores municipais, ambos de autoria do poder executivo. O projeto de reajuste dos professores promete ser mais amplamente discutido, tendo em vista que o sindicato que representa a categoria não está de acordo com os 8,4% proposto pelo administrativo municipal.

02 Set 2014 - 19:00h

Nesta terça-feira (02), segundo anúncio feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, será lançada ainda neste ano a primeira audiência pública para discutir mudanças na grade curricular do ensino médio. A proposta está em elaboração e deve ser discutida com as redes de ensino de todo o país. Para o ministro, alterar a grade é fundamental para atacar o problema da evasão escolar. Além disso, segundo Paim, é preciso haver maior flexibilidade do currículo, de modo que o estudante não precise repetir o ano toda a vez que é reprovado em uma ou duas disciplinas. De acordo com o ministro, o acesso à profissionalização passou de 3% para 10%, mas a taxa ainda está bem abaixo da de outros países, como a Alemanha, cujo percentual é 55%. Henrique Paim destacou ainda que o número de vagas nas universidades brasileiras praticamente triplicou em relação às oportunidades criadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que o Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) reúne uma demanda de  1,6 milhão de contratos.

02 Set 2014 - 17:10h

02 Set 2014 - 16:40h

Os consumidores estão se tornando cada vez mais adeptos do cartão de crédito. Muitos argumentam para causa desse aumento do uso de cartões de crédito no pagamento de contas a praticidade e segurança. No entanto, na contramão desse aumento, os brumadenses ainda compram utilizando mais as cédulas em dinheiro ao invés do cartão. Os dados foram divulgados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O órgão aponta que pelo menos 80% dos estabelecimentos comerciais do município já possuem a máquina registradora de cartões atendendo com as principais operadores do país. Porém, mesmo assim, os consumidores ainda utilizam as cédulas. Entre as explicações está o fato de que boa parte dos clientes do comércio local é ruralista, da própria cidade e de municípios circunvizinhos, os quais ainda não se adaptaram a cultura do cartão.

02 Set 2014 - 16:10h

No dia 14 de setembro, na quadra da Escola Nossa Senhora de Fátima, em Brumado, será apresentado o espetáculo Galinha Pintadinha 4. Os ingressos para o musical educativo custam R$ 10 e são limitados. Os tickets estão sendo vendidos na Tiazinha Distribuidora, Casarara Magazine e na Escola Nossa Senhora de Fátima. O evento, promovido pela Companhia do Riso, terá início às 17h. Além do show inédito, a criançada também poderá curtir um cineminha da Peppa Pig, a Turma da Disney, Praça de Alimentação e Parque Infantil grátis. Não fique de fora dessa e traga toda criançada para se divertir ao som dos sucessos da Galinha Pintadinha.

02 Set 2014 - 15:40h

No domingo (31), a mexicana Leandra Becerra Lumbreras completou 127 anos de idade. A centenária acredita que o segredo da longevidade esteja em dias inteiros de sono, bom apetite e o carinho de seus 153 descendentes. Nascida no dia 31 de agosto de 1887, dona Leandra nunca se casou e transitou por três séculos sem comprometer totalmente a fala ou mobilidade, apesar de sua surdez e cataratas. Becerra tinha 23 anos no estopim da Revolução Mexicana; 82 anos quando o homem pisou na lua; e 113 na entrada no novo milênio. De acordo com a página da Record Guinness, a mulher viva mais velha do mundo é a japonesa Misao Okawa, nascida em 1898 e que tem 116 anos. As informações são do site do canal Televisa.

02 Set 2014 - 15:10h

Na comparação com o mês de julho, em agosto a venda de automóveis comerciais leves no país teve queda de 7,38%. Os números foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional dos Concessionários). Na comparação com agosto de 2013, o decréscimo consegue ser mais acentuado, de 17,12%. Foram vendidos em 2013 a quantidade de 329.175 veículos da categoria, em comparação aos 272.495 comercializados em agosto deste ano. Considerando o acumulado dos primeiros oito meses deste ano, são 2.230.126 veículos comercializados, contra 2.470.421 unidades no mesmo período de 2013 - o que representa queda de 9,51%.

02 Set 2014 - 14:40h

Na última sessão legislativa, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) deu entrada na indicação de n° 175/2014, através da qual solicita que seja implantado no município o Programa de Saúde Vocal e Auditiva. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que para se obter uma educação de qualidade é necessário investir não só na melhoria estrutural dos prédios escolares e reajustes salariais, mas oferecer melhores condições de trabalho para os professores. “A presente indicação visa diminuir a incidência de enfermidades vocais e outras lesões mais graves, além da perda da audição, que são corriqueiros na vida dos profissionais que exercem o mister do magistério. Hoje, a problemática da saúde vocal dos profissionais de educação atinge relevância social, pois a voz é, para todo professor, além de seu principal instrumento de trabalho e de expressão e comunicação, um dos primeiros e mais importantes elos da relação professor-aluno e recurso de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem”, frisou Lôbo.

02 Set 2014 - 13:00h

Entre os dias 25 e 29 de agosto, a Apae de Caculé comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Várias atividades com o intuito de sensibilizar a população para a importância dos serviços prestados pela associação no município foram realizadas no período. No primeiro dia de evento, os presentes puderam participar de uma palestra ministrada pela Psicopedagoga Daiane Teles Hoffmman com o tema “Família e APAE, uma parceria de sucesso!”. Ao longo da semana, teve apresentação do filme “De porta em porta”, uma história inspirada na vida de uma pessoa com uma deficiência cerebral que luta contra o preconceito em busca de uma oportunidade de trabalho; oficina de pintura e colagem com a colaboradora Vanda e trabalhos com sucata com Carlinhos White; e piquenique na Praça da Lagoa Manoel Caculé. Para fechar a mobilização, foi realizada uma passeata chamando a atenção da população para a importância da luta pelo acesso igualitário aos bens sociais. “Foi uma semana de atividades muito proveitosas, pois através da mobilização chamamos a atenção da sociedade para a necessidade de se manter a APAE no nosso município e de como é importante o apoio de todos”, declarou a diretora da Escola da APAE, Hermosina de Oliveira Espínola.

02 Set 2014 - 12:30h

O baiano de Monte Santo Cláudio Vieira de Oliveira, de 37 anos, nasceu com uma anomalia física que deixou seus braços e pernas deformados e sua cabeça virada para trás. Hoje, sua história de vida é a base para dar palestras motivacionais - em outubro, ele irá para os Estados Unidos contá-la em três cidades. O baiano nasceu em casa e sua mãe, Maria José, não havia feito ultrassonografias durante a gravidez. Os médicos chegaram a aconselhá-la a deixar de alimentá-lo para que morresse. Porém, ela o criou juntamente com outros seis filhos, sempre tratando Cláudio da mesma forma que os demais. Ele foi alfabetizado em casa, com uma professora particular. Maria José temia que ele não conseguisse se adaptar ao ambiente escolar. A iniciativa de começar a escrever pegando o lápis com a boca foi dele. Em uma escola pública, ele concluiu o ensino médio. Cláudio ainda fez um curso técnico antes de mudar para Feira de Santana, onde cursou Contabilidade. A sua rotina seria a mais normal possível, se não fossem os problemas de acessibilidade. O baiano se desloca para curtas distâncias de joelhos ou com um sapato especial, que vai da extremidade do joelho à ponta do pé. Para ir mais longe, ele precisa ser carregado por alguém. As informações são do Jornal Extra.

02 Set 2014 - 11:50h

O lavrador Silvino Elizeu Nunes, de 78 anos, natural da cidade de Maetinga, morreu na manhã desta terça-feira (02) engasgado com um pastel em uma lanchonete na Praça Armindo Azevedo, em Brumado. O filho do idoso contou ao site Brumado Notícias que o pai sofria de Mal de Parkinson e tinha dificuldade de engolir os alimentos. Ele estava no município para uma consulta médica. Após o exame, ambos foram até a lanchonete. No local, o lavrador pediu um pastel de queijo. Segundo o filho do idoso, ele passou mal e não conseguiu engolir o alimento. 

Populares acionaram o Samu 192 e reclamaram da demora no socorro, mas a direção da unidade brumadense esclareceu a nossa reportagem que as duas ambulâncias do serviço cobriam outras ocorrências no momento do incidente. Mesmo sendo encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, o lavrador não resistiu e veio a óbito ao dar entrada na unidade hospitalar.