Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2014
Brumado: Sessão relâmpago acontece na noite da última segunda-feira (22) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na noite da última segunda-feira (22) foi considerada uma sessão relâmpago. Os parlamentares aprovaram apenas três projetos de lei, onze indicações e um requerimento apresentados no material do grande expediente. Assim que as votações foram realizadas, o presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), encerrou a sessão. Sem a transmissão via rádio da sessão por conta da falta de energia, nenhum dos parlamentares se inscreveu para o tempo das considerações finais e nem para o tempo de lideranças.  

Pesquisa Babesp divulgada na segunda-feira (22) mostra que a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), possui 53% dos votos válidos do estado da Bahia. De acordo com o levantamento, a candidata Marina Silva (PSB) aparece logo em seguida com 26% das intenções de voto, e Aécio Neves (PSDB) com 10%. Em relação à estimativa anterior do mesmo instituto, Dilma e Marina perderam 1% das intenções de voto. O candidato tucano contou com a maior queda, de dois pontos percentuais. A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolada sob o registro BA-00021/2014.  

Brumado: Presidente do PT diz que carreata de Rui Costa superou as expectativas Foto: Divulgação

O presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, disse que a carreata promovida pelo candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), no município superou as suas expectativas. Fredinho fez parte da comitiva que acompanhou o candidato nas cidades de Brumado, Ibitira e Ibiassucê na semana passada. Em entrevista à imprensa, ele destacou a receptividade com que Costa foi acolhido na região e, principalmente, na cidade. O candidato ao Senado, Otto Alencar, também foi muito bem recebido, segundo Rêgo. “Foi um clima de festa, praticamente uma micareta no meio da semana”, disse, referindo-se à carreata. O presidente do PT de Brumado também destacou o empenho do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) em prol do evento. “Em Brumado, as lideranças do PT têm se empenhado em cumprir essas tarefas, e estamos fazendo a nossa parte, mas em especial preciso destacar que o prefeito Aguiberto tem sido aliado desde o primeiro momento e se empenhou para o evento ter a magnitude que teve. Agora esperamos continuar tocando a campanha com a mesma energia”, concluiu o petista.

Avaliação do governo Jaques Wagner é considerada regular para maioria dos baianos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo dados do Instituto Babesp divulgados ontem (22), 39% dos eleitores baianos consideram o governo de Jaques Wagner (PT) regular. 29% dos entrevistados consideram ótima ou boa a gestão do atual governador do estado, enquanto 26% classificam como ruim ou péssima. 6% não souberam responder. Ainda segundo o levantamento, 51% dos baianos aprovam o governo Wagner e 39% estão insatisfeitos. Já a presidente Dilma Rousseff teve a sua gestão avaliada como ótima ou boa por 47% dos eleitores baianos. 35% dos entrevistados consideram que o governo da candidata à reeleição foi regular e 17% achou ruim ou péssimo. 1% não soube responder.  A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolada sob o registro BA-00021/2014.

Primavera é iniciada com possibilidade de chuva em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O início da estação das flores deixou os brumadenses otimistas após um inverno com altas temperaturas e fortes ventos registrados no último dia da estação. Os populares acordaram com temperaturas mais agradáveis nas primeiras horas do dia desta terça-feira (23). Além disso, os munícipes ficaram mais contentes com a possibilidade de chuva apontada pela estação meteorológica Clima Tempo. Segundo o Instituto, o dia de hoje será de sol com muitas nuvens com períodos de céu nublado, podendo ocorrer chuva a qualquer hora. A temperatura varia entre a mínima de 18°C e a máxima de 23°C. A umidade relativa do ar está em 65%. Ainda segundo o Clima Tempo, a temperatura agradável deve ser mantida até a quarta-feira (25). A partir da quinta-feira (26), os termômetros devem voltar a registrar picos de calor na casa dos 29°C.

Babesp: Souto 37%, Rui Costa 28%, Lídice 9% Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pesquisa do Instituto Babesp divulgada na segunda-feira (22) aponta a possibilidade de segundo turno nas eleições para o governo do estado. Segundo o levantamento, o candidato Rui Costa (PT) aumentou 1% em relação à pesquisa anterior, aparecendo com 28%, enquanto Paulo Souto (DEM) perde 2% e fica com 37%. A candidata Lídice da Mata (PSB) se mantém com 9 pontos na corrida eleitoral. Em uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa, o democrata aparece com 42% dos votos válidos; e Rui com 36%. A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolada sob o registro BA-00021/2014.

Brumado: Ventos provocam apagões em vários pontos da cidade Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os brumadenses ainda sofrem os efeitos dos fortes ventos registrados na tarde da última segunda-feira (22), pois muitos locais ainda estão sem energia. O gestor do escritório regional da Coelba, Jadir Batista, esclareceu ao site Brumado Notícias que os ventos causaram uma série de estragos nas fiações em diversos pontos da cidade, o que provocou a queda simultânea de energia. As equipes disponibilizadas trabalharam no intuito de restabelecer o fornecimento, mas por conta de questões trabalhistas não puderam concluir os serviços em tempo hábil. Muitas ruas ficaram às escuras durante a noite e a madrugada. Um dos locais mais afetados foi as imediações da Rua Aureliano de Carvalho. Na região, encontra-se o prédio da Universidade Aberta do Brasil, que ficou sem aula no período noturno. As equipes de manutenção de rede só retornaram as atividades na manhã desta terça-feira (23).

Eleições 2014: Saiba o que pode e o que não pode no dia da votação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 5 de outubro tem início as eleições gerais no país e uma série de normas e procedimentos devem ser seguidos por eleitores, candidatos a cargos eletivos e cabos eleitorais para garantir a lisura do processo de votação. De acordo com a legislação eleitoral, todos estão livres para: manifestação de preferência por candidato, partido ou coligação com uso de broches, bandeiras e adesivos de forma silenciosa e individual; o eleitor pode anotar os números dos candidatos para levar à urna eletrônica. Em contrapartida, é proibido: manifestação de preferência coletiva por candidato, partido ou coligação, com uso de bandeira, vestuário padronizado; uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; divulgação de qualquer espécie de propaganda de candidato, partido político ou coligação (“boca de urna”), incluindo a distribuição de “santinhos”; fornecimento de alimentação e transporte a eleitores no dia da eleição por candidatos ou partidos políticos, seja na cidade ou no campo. As atividades são consideradas crimes eleitorais e estão sujeitas às penalidades previstas no Código Eleitoral.

Lagoa Real: Comunidade de Riachão recebe quadra poliesportiva Foto: Divulgação

Com vistas a trazer mais comodidade e qualidade de vida para a população, a prefeitura municipal de Lagoa Real inaugurou no último domingo (21) uma quadra poliesportiva na comunidade do Riachão. A obra foi construída com recursos da prefeitura e do Ministério de Esportes através de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a quadra proporcionará aos jovens da comunidade mais incentivo ao esporte e lazer.

Lagoa Real: Comunidade de Riachão recebe quadra poliesportiva Foto: Divulgação

A partir do dia 30 de setembro, bancários baianos e de outras unidades do país devem entrar em greve. Na última sexta-feira (19), ocorreu a última rodada de negociações, em São Paulo. Apesar da tentativa de acordo, a categoria deve rejeitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) de reajuste de 7%. Em contrapartida, os trabalhadores exigem aumento de 12%. Os bancários também reivindicam o fim das demissões, ampliação do quadro de funcionários, fim das metas e do assédio moral. “A proposta é insuficiente. Não temos outra alternativa senão ir a greve. Mas antes, faremos assembleias dentro dos prazos legais, respeitando a Lei 7783/89”, explicou Emanoel Souza, presidente da Federação Bahia e Sergipe.

TSE: Eleitor deve levar um minuto e 14 segundos para votar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor deve levar em média um minuto e 14 segundos para votar na urna eletrônica. A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabine de votação até o último voto na urna eletrônica. O órgão se baseou no tempo gasto pelo eleitor para votar nas eleições gerais de 2010. Para agilizar a votação, o tribunal recomenda a utilização de um papel para anotar o número dos candidatos. A cola está disponível na página do TSE.

Brumado: Alta temperatura, ventania e queda de energia marcam à tarde desta segunda-feira (22) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O último dia de inverno foi de muito calor em Brumado nesta segunda-feira (22). No período da tarde, a sensação térmica passou dos 42°C causando desconforto aos munícipes. Já no final da tarde, uma forte ventania provocou uma nuvem de poeira que cobriu toda a cidade e espalhou lixo pelas vias públicas, além de causar alguns transtornos, como uma queda de energia que afetou alguns bairros periféricos e parte do comércio. A ventania também arrancou parte do forro de um posto de combustíveis na Avenida Centenário. Nuvens negras se formaram no céu, mas o serviço de meteorologia não aponta a possibilidade de chuva para o município na noite de hoje, apenas para a noite da próxima terça-feira (23).

Brumado: Alta temperatura, ventania e queda de energia marcam à tarde desta segunda-feira (22) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumadense encaminha à Câmara de Vereadores denúncia sobre possível formação de cartel do gás Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

José da Silva, popular Zé Borracheiro, encaminhou à Câmara de Vereadores de Brumado cópia de documento contendo notas fiscais com valores do botijão de gás nas cidades de Brumado e Ibiassucê. Através do mesmo, ele denuncia a possível formação de um cartel do gás no município. Segundo ele, a diferença de preço do gás na capital do minério e na região é exorbitante. De acordo com dados das notas fiscais, o botijão de gás em Brumado está custando R$ 40, enquanto em Ibiassucê a botija é vendida por R$ 30. José da Silva quer que o legislativo local lute pela baixa do preço do gás no município e investigue a possível formação de um cartel na cidade. O denunciante ameaça levar o caso ao Ministério Público.

Eleições 2014: Empolgado com campanha, Manelão diz estar confiante em ingresso na AL-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Candidato a deputado estadual pelo PSB, Emanuel Araújo Lima, o Manelão, promoveu uma carreata no último sábado (20), em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que está trabalhando bastante não só na cidade, mas em toda região nessa reta final de campanha. O candidato destacou que tem sido bem recebido por todas as comunidades por onde passa e que o povo está abraçando as suas propostas. “Tenho certeza de que essa campanha será vitoriosa”, disse, citando que foi recebido por mais de mil pessoas na cidade de Ituaçu e que levou mais carros para as ruas de Brumado do que o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT). Manelão afirmou que pretende fortalecer o esporte local e lutar pelos demais interesses da população.

Brumado: Vix Logística realiza Dia Verde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em todas as suas unidades de atuação, a Vix Logística realiza o Dia Verde com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do meio ambiente. Este ano, a empresa promoveu em Brumado, no dia 19 de setembro, uma visita à Comar, onde alunos da Escola Santa Rita de Cássia e representantes da Magnesita Refratários S.A puderam conhecer os processos de triagem e prensagem dos resíduos coletados na cidade. Em seguida, eles também puderam visitar o aterro controlado e ver a destinação final dos resíduos não reciclados. Segundo a Vix Logística, o reconhecimento de um dos processos de reciclagem teve como objetivo mostrar aos participantes a importância e benefícios da coleta seletiva e reciclagem.

Brumadense vence etapa regional do FACE Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Alunos das escolas estaduais agregadas à DIREC 19 estiveram no Colégio Estadual de Brumado (CEB), na última sexta-feira (19), participando da final regional do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), promovido pela Secretaria Estadual de Educação. O FACE encerrou as atividades envolvendo o encontro regional de artes e cultura. Através dos Projetos Intersetoriais - AVE-TAL-EPA-PROVE-FACE, foram apresentadas mostras musicais, saraus literários, artes patrimoniais, artes visuais e vídeos estudantis. Em sua sétima edição, o festival teve como vencedor na região o brumadense Wander Luiz, aluno do CEEP, que apresentou a canção “Sertanejo como eu o vejo”; seguido por Helder Júnior com a canção “Oceano de Sonhos”,  do Colégio Carlos Souto/Rio de Contas; e o terceiro lugar ficou com Matheus Ferreira e a canção “Meu Amigo Violão” - do Colégio Frei Pedro Tomáz Margallo/Ituaçu. Os vencedores participarão da etapa estadual com data e local a serem anunciados.

CDL de Brumado promove lançamento da 9ª Feira de Negócios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (19), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) realizou o evento de lançamento da 9ª Edição da Feira de Negócios de Brumado (FENB). A IX FENB será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, na casa de eventos Planet Show, próximo ao terminal rodoviário. Durante a solenidade, o presidente da CDL, Manoel Messias, apresentou o mapa de como ficará o local após a montagem dos 74 stands disponibilizados aos comerciantes da cidade. Otimista, Messias declarou ao Brumado Notícias que estima que 15 mil pessoas passarão pela feira durante os três dias de evento, gerando uma receita de R$ 1 milhão em negociações. Neste ano, haverá palestras e capacitação promovidas pelo Sebrae no período da FENB. “Estamos entusiasmados sim e a FENB vem com o intuito de injetar mais ânimo no comércio local driblando essa crise na região. Esse ano nossa Feira vai oferecer ainda mais conforto aos nossos visitantes”, disse Messias em entrevista ao site Brumado Notícias. Os comerciantes interessados devem comparecer à sede do CDL para maiores esclarecimentos e preenchimento de um cadastro.

Penalty quer fechar duas fábricas baianas Foto: Reprodução/ Google Street View

Segundo informações da Revista Exame, a Cambuci, dona da marca Penalty, pretende fechar até o final de 2015 duas de suas quatro fábricas localizadas na Bahia - nos municípios de Itabuna e Itajuípe. Com o fechamento, mil funcionários deverão perder. Caso a previsão seja confirmada, apenas uma confecção no Paraguai e uma fábrica de bolas e calçados na Paraíba permaneceriam funcionando. O objetivo é tirar a empresa, que fatura R$ 270 milhões, do prejuízo, a fim de se recuperar para voltar a patrocinar grandes atletas. Atualmente, a Penalty patrocina o clube São Paulo. A Cambuci preferiu não comentar o caso.

Wagner diz que matéria da revista Veja sobre o Instituto Brasil foi 'comprada' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para o governador Jaques Wagner (PT), a reportagem da última edição da revista Veja, publicada na última sexta-feira (12), foi “comprada” por alguém da oposição. “Quem não tinha dinheiro para pagar condomínio de repente pagou de uma vez só 13 mil, 14 mil reais? Com certeza foi o dinheiro que ela recebeu para fazer essa bombástica revelação”, disse o gestor, se referindo a presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele. Wagner ainda afirmou que a matéria representaria um ato desesperado de adversários pelo fim da campanha eleitoral. A presidente da ONG apontou o candidato Rui Costa (PT) como um dos envolvidos no esquema.  Costa abriu processo criminal contra a presidente. Segundo o governador, uma nova pesquisa que será divulgada nesta segunda-feira (22) mostrará empate técnico entre Costa e Paulo Souto (DEM), atual líder das pesquisas. Os candidatos ao Senado Otto Alencar (PSD) e Geddel Vieira Lima (PMDB) também estariam empatados.

Brumado: Centro Metanoia recebe declaração de utilidade pública Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão legislativa da última segunda-feira (15), o projeto de lei nº 029/2014, que declara de utilidade pública a Associação Missão Vida - Centro Terapêutico Metanoia, foi aprovado por unanimidade. O projeto é de autoria do vereador José Carlos Santos (PTC), o Santinho. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o pastor José Carlos, da Igreja Missões do Evangelho Pleno, destacou que o centro, que atua no município há quase quatro anos, visa dar oportunidades às pessoas que estão na marginalidade. O pastor destacou que o trabalho realizado pelo grupo tem dado frutos, uma vez que diversos internos hoje são pessoas bem sucedidas, totalmente reintegradas ao mercado de trabalho e à sociedade. José Carlos considera que o reconhecimento do centro como de utilidade pública municipal é uma necessidade, além de representar o reconhecimento do trabalho promovido pela entidade no município. Atualmente, o Centro Metanoia é mantido exclusivamente pela igreja. Através da declaração, o pastor afirma que mais recursos serão direcionados ao grupo e a estrutura do local poderá ser ampliada, visando atender mais pessoas. “Esse é um trabalho social. Cada pessoa recuperada é uma pessoa que nós tiramos da marginalidade”, salientou o pastor, acrescentando que o centro precisa de parceiros a fim de desenvolver um trabalho ainda melhor.

Brumado: Coordenador da Guarda Municipal participa de curso de capacitação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O curso de Convivência e Segurança Cidadã foi realizado entre os dias 15 e 19 deste mês, no Hotel Fiesta, em Salvador. A capacitação, promovida pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP e em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, dirige-se à participação dos gestores de segurança pública, em especial para os gestores municipais. A Prefeitura Municipal de Brumado destacou o Coordenador da Guarda Municipal, Paulo Marques da Silva, para participar do curso, com vistas a aprimorar os seus conhecimentos e o capacitar para o desenvolvimento da sua coordenadoria à frente do corpo de guardas do município.

Oponentes estão juntos em 'artilharia pesada', diz Marina Silva em Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em comício na noite do último sábado (20) em Salvador, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse que o vermelho e o azul, em uma referência ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao PSDB, seus principais concorrentes nas eleições deste ano, "estão juntos na mesma artilharia pesada". “Estão criticando nosso programa. Criticam porque não fizeram programa. A Dilma [Rousseff, presidente da República e candidata do PT] não fez, o Aécio [Neves, representante do PSDB] não fez e ficam jogando uma cortina de fumaça. Tentando confundir nosso povo. Pela primeira vez o azul e o vermelho estão juntos na mesma artilharia pesada, combatendo a gente a ferro e a fogo", declarou Marina. Segundo ela, seus oponentes se juntaram para "tentar destruir o projeto da mudança, pela briga do poder pelo poder". “Nós estamos aqui para dizer que não vale tudo para ganhar o poder. Não vale tudo para chegar a um determinado lugar. Por isso eu tenho dito que quem vai ganhar essas eleições não são as velhas estruturas do dinheiro, do tempo de televisão, de se juntar alhos com bugalhos”, afirmou a candidata. Marina Silva disse ainda que seus oponentes são como "macacos no mesmo galho". “O PT combatia o Collor, o Renan, o Sarney, o Maluf e o Jader Barbalho. Agora estão todos juntos. Macaco no mesmo galho. Olha só o que faz a luta do poder pelo poder”, declarou. A candidata do PSB afirmou não ter muito tempo no programa eleitoral na televisão, e acrescentou que seus oponentes usam parte do seu tempo para atacá-la. "Olha se tem cabimento. Eles dizem que eu vou acabar com o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, transposição do rio São Francisco, Transnordestina, pre-sal, Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Se nós tivermos no país uma pessoa que pode destruir um país inteiro, estão subestimando a inteligência do povo brasileiro. Isso é conversa de marqueteiro", concluiu Marina Silva. As informações são do G1.

Brumado: APBL diz que vereadores apunhalaram professores ao aprovarem reajuste do executivo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 1º de setembro, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou em primeira votação o projeto de lei de nº 022/2014, que dispõe sobre a atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério com reajuste de 8,4%, de autoria do executivo municipal. Na ocasião, o diretor da APBL Sindicato, Gilvan Moreira, compareceu à Câmara e questionou a constitucionalidade e transparência do projeto. Segundo o diretor, os parlamentares alegaram que fizeram um “acordo de cavalheiros” para aprovar o projeto, mas que o mesmo só retornaria para votação após ampla discussão. O diretor salientou em entrevista ao site Brumado Notícias que a discussão não aconteceu, pois na sessão do dia 08 de setembro o parlamento aprovou por unanimidade a proposta do prefeito, o que revoltou os professores e o diretor sindical. Moreira considera que os parlamentares apunhalaram a categoria aprovando um projeto inconstitucional. “Não teve transparência pública, não discutimos os números. Do nosso ponto de vista, os vereadores votaram um projeto inconstitucional, pois o professor da letra A está recebendo abaixo do piso”, argumentou. O sindicalista ainda alega que o parlamento fez pouco caso dos anseios dos trabalhadores da educação, os quais não estariam sendo representados pelo legislativo local. “O cavalheirismo dos vereadores favoreceu apenas a proposta da prefeitura e não atendeu aos anseios dos professores. Achei estranha a forma como eles se comportaram, pois nem ao menos debateram o assunto. Estamos falando de um projeto que atinge diretamente 70% dos servidores municipais, Em contrapartida, há alguns meses atrás o mesmo parlamento ficou semanas discutindo o aumento de apenas um servidor. É uma discrepância sem explicação, uma total falta de respeito e ética com a categoria. Fomos apunhalados pelas costas, toda a classe de trabalhadores da educação não se sente representada nem pelo gestor e nem pelo legislativo, que desrespeitaram toda a categoria”, concluiu Moreira.

Rio de Contas: Serra das Almas é atingida por incêndio que se alastra por todo parque Foto: Rio de Contas FM

Localizada dentro do Parque Natural Serra das Almas (PNSA), à margem do Rio Brumado, a Serra das Almas foi atingida por um incêndio que já dura pelo menos cinco dias. As chamas se alastraram em razão do vento e do calor. Ainda não se sabe o que causou o incêndio. Nenhuma providência para combater o fogo foi tomada até o momento. Da cidade de Livramento de Nossa Senhora, que fica a 5 km de distância do local, é possível observar o fogo. Na Serra das Almas estão localizados o Pico das Almas, a cachoeira Véu de Noiva, e a Cachoeira do Fraga, cartões-postais da região. 

Rio de Contas: Serra das Almas é atingida por incêndio que se alastra por todo parque Foto: Rio de Contas FM

Na noite de sábado (20), a polícia militar esteve no local avaliando as condições do incêndio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o fogo está se aproximando das instalações de um motel, localizado a poucos metros do maior foco do incêndio. Os próprios donos do estabelecimento afastaram o fogo. Brigadistas da cidade de Rio de Contas chegaram a ir ao local, mas alegaram falta de estrutura para conter o incêndio. Eles estão tentando se agrupar em uma força tarefa para entrar na mata. O incêndio, que ainda continua, pode ter consequências incalculáveis para a fauna e flora local.

Arquivo