Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2018
Em silêncio: Campanha eleitoral sem propaganda volante agrada aos brumadenses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A propaganda eleitoral para o pleito de presidente, governador, senadores e deputados já iniciaram na rádio, na TV, bem como nas redes sociais. No entanto, neste ano, um meio de comunicação muito importante para os candidatos foi cortado pela Justiça Eleitoral: a propaganda volante através dos carros de som. Este talvez tenha sido o maior aliado dos candidatos nos períodos eleitorais, pois, mediante a propaganda volante, os políticos exibem seus jingles, propostas e agendas de campanha. No município de Brumado, a maioria dos eleitores comemora a exclusão da propaganda volante devido à poluição sonora. O site Achei Sudoeste fez uma enquete de rua ouvindo os eleitores sobre o tema e quase por unanimidade as opiniões aprovaram a ausência da campanha eleitoral nos carros de sons. “Nossa, muito bom, um alívio e tanto. Podemos atender melhor o cliente e o telefone sem a perturbação do som. Uma eleição tranquila”, comentou a comerciante Vilma Santos. “Tranquilidade pura, sem perturbação. Espero que não volte nunca mais, o silêncio está ótimo e os ouvidos agradecem”, disse a técnica de enfermagem Tana Costa. “Quando é de modo moderado, sem causar tumulto, é bom para conhecermos os candidatos em quem podemos votar”, expressou o segurança Jorge Reis. “Ótimo, excelente, sem dor de cabeça e sem propaganda enganosa. Já temos ruídos demais nas ruas, deixe as campanhas para o boca a boca dos candidatos e os palanques”, avaliou o balconista de farmácia Sávio Henrique. “Diminuiu a poluição, porém ficamos sem conhecer os números dos candidatos e suas agendas. A divulgação esse ano está bem reduzida sem os carros de som, mas para os ouvidos está uma maravilha”, pontuou o estudante Bruno Santos.

Gusttavo Lima deve se apresentar em Brumado em janeiro de 2019 Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O cantor Gusttavo Lima deve se apresentar em Brumado no mês de janeiro de 2019. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Gusttavo deve embarcar na capital do minério para um grande show ao lado de mais duas atrações. O cantor que é dono dos principais hits mais tocados nas rádios de todo o Brasil, têm milhares de fãs na cidade e em toda a região que aguardam com muita ansiedade a confirmação da data para curtir mais uma vez o show do artista. Aguardem, maiores informações aqui em nosso site.

Barra da Estiva: Homem morre após capotar veículo em estrada vicinal Foto: Vinny Publicidade

Osmar Araújo Novais, 30 anos, morreu neste domingo (02), após capotar seu veículo em uma estrada vicinal que dá acesso a comunidade de Triunfo, zona rural do município de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. Osmar ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Suzy Zanfretta, mas não resistiu aos ferimentos e veio à óbito. De acordo com Vinny Publicidade,  o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira (03) no cemitério de Barra da Estiva.

Brumado: Sogra e genro são amarrados durante roubo de joias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sogra e genro foram amarrados durante um assalto no último sábado (01) na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, dois bandidos abordaram as vítimas quando elas saíam de casa. Conhecedores de que a proprietária da residência trabalha com comercialização de joias, os bandidos amarraram os reféns e vasculharam todo o interior do imóvel. Os meliantes perceberam que estavam sendo filmados, mas não se intimidaram com as câmaras do circuito interno de segurança. Os meliantes levaram diversas joias do local e imprimiram fuga em um veículo ainda desconhecido. A polícia militar foi acionada e fez buscas em todo o município, na tentativa de prendes os criminosos, mas não obteve êxito até o momento. O caso está registrado na Delegacia Territorial de Brumado e a polícia civil já iniciou as investigações. A avaliação das joias roubadas não foi revelada.

Cantor da Banda Cacau com Leite sofre grave acidente de carro na BR-330 em Ipiaú Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cantor Ari PB, da banda baiana de forró Cacau com Leite, sofreu um acidente grave de carro no último sábado (1º), quando o veículo que ele dirigia saiu da pista e capotou em uma ribanceira da BR-330, entre as cidades de Jitaúna e Ipiaú, no sul da Bahia. Apesar do carro ter ficado destruído, Ari saiu sem ferimentos. De acordo com a Polícia Militar, o artista viajava sozinho. Informações preliminares apontam que a barra de direção do veículo quebrou e o músico perdeu controle do carro. Mesmo sem ferimentos aparentes, Ari foi levado até o Hospital Geral de Ipiaú por uma guarnição da Polícia Militar. De acordo com o Itapetinga Agora, ele recebeu alta ainda no sábado.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Caetité: Polícia recupera veículo roubado na Comunidade de Palmeira Foto: Divulgação/PM

Um veículo com restrição de roubo foi recuperado pela polícia militar de Caetité, a 100 km de Brumado, na comunidade de Palmeira. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição estava em patrulhamento ostensivo pelo local quando verificou o veículo Uno, de placa policial HHG-6065, licenciado no município de Montezuma-MG e detectou restrição. O veículo foi apresentado na Delegacia Territorial de Caetité.

Botuporã: Jovem de 22 anos morre após atirar acidentalmente contra si mesmo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vanderlúcio Regis Silva, 22 anos, morreu no último sábado (01), após atirar acidentalmente contra si mesmo, no Distrito de Boa Vista, zona rural do município de Botuporã, a 170 km de Brumado. Segundo informou a polícia, a vítima estava manuseando uma espingarda de bate-bucha, quando foi atingido acidentalmente. Vanderlúcio foi socorrido por familiares e encaminhado para o Centro de Saúde de Botuporã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber o atendimento médico. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já realizou a perícia no local. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

Brumado: Homem é preso por suposta participação em homicídio no Distrito de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A polícia militar cumpriu um mandado de prisão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães da Vara Crime no Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a prisão ocorreu na última sexta-feira (31). Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) se deslocou ao Povoado de Fazenda, onde cumpriu a determinação da justiça local. O nome do suspeito não foi divulgado. De acordo com a polícia, ele não reagiu a prisão e é investigado por suposta participação no homicídio do motorista Júlio César Andrade Silva, de 25 anos, ocorrido no último dia 15 de agosto. O homem foi encaminhado para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e está à disposição de justiça.

Achei Sudoeste visita cidade de Caculé para uma série de reportagens Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A equipe do site Achei Sudoeste visitou neste sábado (01) o município de Caculé, localizado a 100 km de Brumado, para realizar uma série de reportagens. Na próxima segunda-feira (03), as matérias serão publicadas no site e exibidas no programa Achei Sudoeste no Ar, que vai ao ar de segunda a quinta-feira na Rádio Alternativa FM 97,9. A nossa reportagem vai continuar visitando municípios da região sudoeste da Bahia e do Sertão Produtivo para produzir matérias para o site e para o programa jornalístico via rádio. Fique atento, pois na próxima semana podemos visitar a sua cidade para que juntos possamos reportar o que existe de melhor na nossa região. Participe de nosso site enviando sugestões de reportagens, fotos, vídeos e informações, através de nosso WhatsApp: (77) 99968-1705. O Achei Sudoeste no Ar tem como parceiros: Praticook, Consultório Odontológico Dentes Claros, Clínica Mais Vida, Madeireira Real, Charles Veículos, Comfergil, Lava e Leva e Supermercado Super Bom Preço.

TSE barra candidatura de Lula e PT tem 10 dias para indicar substituto Foto: Carlos Moura/TSE

Em sessão extraordinária que durou mais de nove horas, seis ministros, a maioria do Tribunal Superior Eleitoral, votaram por barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com base na Lei da Ficha Limpa. Nos termos do voto do relator, Luís Roberto Barroso, que foi acompanhado pela maioria, a decisão do plenário do TSE é a palavra final sobre a candidatura e passa a valer imediatamente, mesmo que a defesa de Lula recorra ao próprio tribunal e depois ao Supremo Tribunal Federal. Os ministros decidiram, seguindo o voto do relator, que o PT tem dez dias corridos para substituir Lula na cabeça da chapa. Enquanto isso não for feito, o partido não pode fazer campanha nem utilizar seu tempo no horário eleitoral no rádio e TV. O plano B do partido é o vice, Fernando Haddad (PT).O registro de candidatura do ex-presidente foi alvo de 16 contestações de adversários e da Procuradoria-Geral Eleitoral. Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril, depois de ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Ele nega os crimes e diz ser perseguido politicamente. Votaram por negar o registro de candidatura o relator do processo, Barroso, além de Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e a presidente da Corte, Rosa Maria Weber. Já Edson Fachin reconheceu a inelegibilidade de Lula, mas votou por liberar sua candidatura devido a uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU obtida pela defesa.

Brumado: Polícia estoura boca de fumo em casa abandonada na Rua 2 de julho Foto: Divulgação/PM

A polícia militar de Brumado, sob o comando do Major Adriano Souza Dias, estourou uma boca de fumo, na manhã deste sábado (01), na Rua 2 de julho, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), identificou uma casa abandonada que estava sendo usada como ponto de comercialização de supostos entorpecentes. Após buscas nos cômodos da residência, a guarnição encontrou 21 porções de substância semelhante à droga e um canivete do tipo soqueira. O dono desse material ainda não foi localizado. Todo o material foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.

Guanambi não registra homicídios e assaltos no mês de agosto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob o comando do tenente coronel Arthur Mascarenhas, após trinta dias da deflagração das duas operações Força Tática e 2x2, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, fechou o mês de agosto sem registro de homicídio, o que não ocorria há um ano, visto que, de setembro de 2017 até julho de 2018, em todos os meses houve registro desse delito. Conforme apurou o site Achei Sudoeste, nesses trinta dias, também não houve registro de roubo à mão amada a transeuntes e a estabelecimentos comerciais. Essa redução se deve também aos trabalhos de integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário. As operações serão intensificadas durante todo o mês de setembro, com vistas a reduzir ainda mais os delitos em Guanambi.

Brumado: Gasolina é reajustada a R$ 5,079 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O litro da gasolina foi reajustado para R$ 5,079 neste final de semana, nos postos de revenda do município de Brumado. Esse já é o terceiro reajuste desde o final da paralisação dos caminhoneiros, que ocorreu no mês de maio. Logo após as manifestações, o litro da gasolina era vendido a R$ 4,799; com o primeiro reajuste pós-paralisação, em junho, os consumidores passaram a pagar R$ 4,899. Em julho, o valor foi de R$ 4,959. Agora elevado para R$ 5,079.

Guanambi: PM prende cinco indivíduos com drogas durante Operação Força Tática Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (31), durante a Operação Força Tática, em Guanambi, a 141 km de Brumado, a polícia deteve cinco indivíduos com drogas no Bairro Monte Alto. Durante a abordagem, os policiais encontraram com os suspeitos 49 pedras de crack e a quantia de R$ 50,00. Os indivíduos, identificados como Tais Barbosa, Adriano Pereira, Rafael da Cruz, David Douglas e Paulo Henrique, possuem passagens pela polícia pelo crime de tráfico de drogas. Os conduzidos e todo o material forem entregues no plantão da delegacia para lavratura do flagrante delito. A operação contou com 17 viaturas e 43 policiais, sob o comando do Tenente Coronel Mascarenhas.

Arquivo