Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2018
Cipe Sudoeste: Major Edson Mascarenhas relata operação que deteve quadrilha em Livramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, uma operação da Cipe Sudoeste/Caesg e de outros braços da segurança pública deteve parte da quadrilha que roubou um carro forte na BR-116, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O ataque resultou na morte de um segurança e mobilizou toda a sociedade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da Cipe Sudoeste, Major Edson Mascarenhas, destacou que, após a explosão do carro forte, os bandidos fugiram e entraram na área de cobertura da Caesg, dando início a sua atuação. Mascarenhas informou que, após a ocorrência, a equipe de inteligência da Caesg conseguiu descobrir a localização dos elementos e atuar em uma operação bem sucedida. O Major ressaltou que a polícia conseguiu apreender quase 800 kg de maconha, além de recuperar R$ 177 mil. Três pessoas foram presas durante a operação, de modo que, segundo o comandante, quase toda a quadrilha já foi identificada. “O resultado que a sociedade precisava foi dado”, disse, ressaltando que a resposta rápida só foi possível graças à participação da sociedade aliada ao elemento técnico e policial.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Agentes de endemias devem receber novos uniformes até o final do ano, diz secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as reclamações dos agentes de endemias de Brumado quanto à falta de material de trabalho, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, garantiu que a categoria terá novos uniformes até o final do ano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o prefeito tem feito diversos investimentos na saúde, a exemplo da aquisição de tablets para informatizar o trabalho dos agentes comunitários e de endemias do município. O secretário reforçou que o prefeito investe pesado na área, tanto que, segundo informou, 15% do orçamento municipal é destinado à saúde e 25% à educação. "Já chegamos a 34% de investimento em saúde pública. Isso é um volume de dinheiro que não se encontra pela Bahia e até mesmo pelo Brasil, um prefeito que olha para a saúde como o prefeito Eduardo Vasconcelos. Se a gente pegar a média nacional, onde os municípios investem cerca de 22 a 23% de média de recursos na saúde, Brumado está quase 11% a mais do que a média nacional. Infelizmente, não dá pra gente avançar na velocidade que os colaboradores precisam, mas, aos poucos, a gente vem investindo e ampliando a rede de saúde", destacou.

Brumado: Sem uniformes, agentes de endemias esbarram na desconfiança da comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há anos sem receberem novos uniformes, os agentes de endemias do município de Brumado estão encontrando dificuldades para efetuar as suas atividades de campo, pois, sem a devida identificação, alguns moradores não permitem a entrada dos servidores em seus domicílios. O site Achei Sudoeste flagrou duas situações semelhantes na quinta-feira (20), onde, em um determinado bairro, uma dona de casa barrou o agente de entrar em sua residência para realizar a inspeção de controle da dengue. “Ela me perguntou sobre o uniforme e eu apenas disse que a prefeitura não nos cedeu. Aí, mesmo mostrando o crachá e os materiais de trabalho, ela continuou insegura em me permitir entrar na casa, daí só me restou pedir a ela que assinasse o termo de recusa”, explicou o agente a nossa reportagem, relatando, em seguida, que há quatro anos a prefeitura não entrega novos uniformes para a categoria. Dessa forma, segundo ele, os agentes estão obrigados a usar as próprias roupas do cotidiano para ir trabalhar. “Estou gastando minhas roupas e meus sapatos porque a prefeitura simplesmente não quer nos fornecer os uniformes, ou seja, se estou usando dos meus recursos para o trabalho, então, no final das contas, eu estou pagando pra trabalhar. É assim que me sinto, lesado no próprio trabalho”, desabafou o agente. Em outra localidade, nossa reportagem conseguiu ouvir o morador de prenome Robson e o mesmo confessou que demorou a atender porque estava desconfiado e queria ter a certeza de que se tratava mesmo do agente de endemias que estava a sua porta. “Lembro que ano passado se passaram por agentes e roubaram uma casa no Bairro Dr. Juracy, então como poderia simplesmente abrir sem ter uma confirmação de que se tratava do agente aqui do bairro. Confesso que sem os uniformes fica difícil para nós recebemos os agentes em nossas casas”, disse o morador. Já o agente reforçou a cobrança pelos uniformes e ainda reclamou do corte dos protetores solares. “O tempo mudou e o sol está mais quente de agora em diante. Mesmo assim a prefeitura não nos dá atenção. Isso tem sido um agravo à constituição que nos garante em lei nacional o direito aos uniformes e aos protetores solares, porém a prefeitura se coloca acima da lei e não nos oferta as condições adequadas de trabalho”, pontuou o servidor da saúde. Recentemente, a secretaria de saúde fez a entrega da nova bolsa para transportar os itens de trabalho, porém os agentes de endemias ainda aguardam pela prometida entrega dos novos uniformes.

Ensino a distância tem aumento de 27% em um ano Foto: Reinaldo Canato/Veja

Quase um terço dos brasileiros que ingressaram em cursos de graduação em 2017 optaram pelo via do ensino a distância. É o que mostram os resultados do último Censo da Educação Superior, divulgados hoje pelo Ministério da Educação. Segundo os dados, só neste último ano, o acesso à formação superior não-presencial subiu 27% – o maior aumento já registrado na série histórica, que começou há uma década – nos cursos convencionais, só para comparar, o acréscimo foi de 0,5%. O Brasil tem hoje quase 1,8 milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância, um quinto do total. A flexibilidade de horário e o preço mais baixo são apontados como os principais motores do crescimento vertiginoso do Ensino a Distância (EAD) no Brasil. “Cursos online são a solução para quem precisa conciliar trabalho e estudo”, diz o especialista Cláudio de Moura Castro, articulista da Revista Veja, que destaca também a regularização da modalidade como catalisador do aumento. Em maio do ano passado, o MEC publicou uma portaria possibilitando o credenciamento de instituições de ensino superior para cursos de EAD sem a exigência de aulas presenciais, o que ampliou substancialmente a oferta de vagas nesta alternativa de graduação. A educação tecnológica, mais voltada para a inserção no mercado de trabalho, foi especialmente beneficiada pela decisão: mais de 46% das matrículas na área já são a distância.

Trabalhadores de Guanambi são resgatados de obra em condições análoga ao trabalho escravo Foto: G1

Três trabalhadores naturais da cidade de Guanambi foram resgatados pelo Ministério do Trabalho de uma construção civil em Montes Claros, no interior de Minas Gerais, onde exerciam atividades em condições precárias e de alto risco, sem registro em carteira. A obra foi embargada e os homens afastados da obra. De acordo com o G1, durante a fiscalização, o auditor fiscal Hélio Magalhães relatou que foi constatado que os trabalhadores moravam e se alimentavam no local sem as mínimas condições de sobrevivência. Segundo ele, havia muito lixo e dejetos no chão. Também foi constatado que os trabalhadores não tinham segurança na atividade e, tampouco, utilizavam equipamentos de proteção. Além do embargo e afastamento imediato, o auditor informou que foi feita a exigência da rescisão indireta do trabalho e os homens irão receber a verba rescisória, bem como três meses de seguro. O relatório da operação será encaminhado, posteriormente, ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Federal.

Datafolha: Bolsonaro lidera; Haddad e Ciro disputam 2º lugar

Os candidatos do PT e do PDT à Presidência, Fernando Haddad e Ciro Gomes, disputam uma vaga para enfrentar Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno, segundo nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo na madrugada desta quinta-feira (20). No levantamento, Haddad cresceu três pontos porcentuais, de 13% para 16%, mas ainda está empatado na margem de erro com Ciro, que se manteve com 13%. Bolsonaro aparece em primeiro, com 28%, dois pontos a mais que na última pesquisa eleitoral. Os números do Datafolha são mais favoráveis ao candidato do PDT do que os do Ibope, que havia registrado o petista com 19% e ele com 11%. Em quarto lugar, aparece Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, empatado com Ciro no limite da margem, de dois pontos para mais ou para menos. Marina Silva (Rede) apareceu com 7%, João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos) com 3% e Henrique Meirelles (MDB) com 2%. Vera Lúcia (PSTU) e Guilherme Boulos (PSOL) tem 1%. Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 12%. Os que não sabem ou não responderam foram 5%. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 8.596 eleitores entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-06919/2018.

Chapada Diamantina: Festival de Jazz reúne grandes talentos no Vale do Capão Foto: Ana Luz

O Vale do Capão será novamente palco de um dos mais emblemáticos festivais de jazz do Brasil. O Festival de Jazz do Capão, que já faz parte do calendário de eventos do Nordeste, está marcado para os dias 21 e 22 de setembro. Os espetáculos, que reúnem grandes talentos da música instrumental, acontecem a partir das 20h, na Praça da Vila do Capão, distrito de Caeté-Açú, localizado no município de Palmeiras. A programação do Festival, que está em sua 7ª edição, é gratuita. Na sexta-feira (21), A Mostra Capão abre o evento, com Stefano Cortese Trio e convidados. Na sequência, apresentam-se o músico Paulo Mutti, a dupla Filipe Moreno e Tarcísio Santos e o grupo Conexão Berlin, da Alemanha. A noite do sábado (22) começa com a Mostra Emus/Ufba, apresentando Jessica Kaline Quarteto, seguida do Eric Assmar Trio - em um Tributo a Álvaro Assmar, do saxofonista Joander Cruz e, para fechar, Dani e Debora Gurgel Quarteto. Além dos shows, nos dois dias de evento, sexta e sábado, serão realizados workshops, às 14h e às 16h, no Circo do Capão. A programação do evento inclui ainda a realização de uma campanha ambiental que envolve ações de coleta seletiva e o incentivo à carona solidária.

Vitória da Conquista: Motorista morre após carro ser atingido por caminhão na BR-116 Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson

Um homem morreu após o carro que ele dirigia ser atingido por um caminhão, na tarde de quarta-feira (19), no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi identificada como José Rodrigues de Oliveira. O acidente ocorreu por volta das 16h, no trecho do Miro Cairo, próximo ao loteamento do bairro Zabelê. Ainda segundo a PRF, José Rodrigues estava saindo de um condomínio no local e, quando tentava atravessar a pista, foi atingido pelo caminhão, que não conseguiu frear. De acordo com o G1, por conta da batida, o trânsito foi parcialmente interditado no local. Por volta das 17h30, após a conclusão do trabalho de perícia, o fluxo foi liberado. O corpo de José Rodrigues foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista, para ser periciado.

Brumado: Condomínio Euroville traz consigo o crescimento imobiliário, educacional e na saúde Foto: Lay Amroim/Achei Sudoeste

Nascido com certa desconfiança da população de Brumado, o Condomínio Euroville, que está sendo construído na BA-262 e BR-030, na saída para Vitória da Conquista e Salvador, está trazendo um progresso e desenvolvimento para a cidade jamais visto em toda a sua história. Assim como em Guanambi, o empresário do ramo imobiliário Orville Fernandes adotou a capital do minério para grandes projetos que já estão mudando a economia municipal.

Brumado: Condomínio Euroville traz consigo o crescimento imobiliário, educacional e na saúde Foto: Reprodução

Através de um projeto robusto com o Condomínio Euroville, em parcerias com diversos empreendedores da região sudoeste da Bahia, Brumado irá receber uma faculdade de medicina com mais cinco cursos, um hospital com centros cirúrgicos, além de uma grande rede de atacado - todos estes serão instalados na área de domínio do Euroville. Com uma visão futurista, Orville Fernandes capitaneou grandes parceiros, através de projetos de estudos e viabilidade comercial de grande porte de Brumado. Portanto, a nossa terra terá o antes e o depois graças a um empresário que deixou a sua terra natal, Guanambi, e apostou em cheio na cidade de Brumado.

Mais de 50% dos municípios baianos têm problemas de saúde por falta de saneamento Foto: Mauro Akin Nassor/Correio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (19) que entre 2016 e 2017 mais da metade dos municípios baianos (216 das 417 cidades) tiveram ocorrências de endemias ou epidemias associadas à falta de saneamento básico. De acordo com os dados, a Bahia é o segundo estado em número de municípios que relataram problemas de saúde pública relacionados à falta de saneamento, perdendo apenas para Minas Gerais, onde 290 cidades registraram ocorrências do tipo. O caso da Bahia é também significativamente maior que a média nacional. No Brasil, pouco mais de 1/3 dos 5.570 municípios (34,7% ou 1.935 cidades) relataram esse tipo de problema – no estado, é de 51,8%. Embora fique um pouco abaixo da média do Nordeste (53,7%), o percentual baiano é superior, na região, aos do Maranhão (37,8%) e Piauí (37,1%) e quase cinco vezes o verificado em Santa Catarina (11,2%) e Rio Grande do Sul (9,7%), estados com menores percentuais de municípios com esse tipo de problema. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se endêmica uma doença que existe constantemente em determinado lugar, independentemente do número de indivíduos por ela atacados. Já a epidêmica é uma doença que surge rapidamente em um local e acomete grande número de pessoas. Casos isolados de determinadas doenças, portanto, não se enquadram em nenhum dos dois conceitos.

Licínio de Almeida: Caesg apreende arma e munições na zona rural Foto: Divulgação/Caesg

Uma guarnição da Caesg realizava rondas táticas e ostensivas na região de Taquaril dos Fialhos, zona rural de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado, quando um indivíduo, ao perceber a aproximação da viatura, empreendeu fuga, deixando para trás uma espingarda cartucheira calibre 36, além de duas munições calibre 36 intactas, 02 munições do mesmo calibre deflagradas, 07 munições calibre 28 deflagradas e 01 munição calibre 32 deflagrada. Foi realizada uma varredura no local com o intuito de localizar o indivíduo, porém ele não foi capturado. Todo material foi apresentado na delegacia de Licínio de Almeida para as providências cabíveis.

Cura para o vício em cocaína pode ser um biochip, segundo pesquisa Foto: IStock/Getty Images

Aprimorar o corpo humano com implantes, modificações genéticas e dispositivos tecnológicos parece ser um caminho inevitável na estereira da evolução humana. Uma prova disso é a nova terapia genética para curar a dependência de drogas criada por pesquisadores da Universidade de Chicago e apresentada na prestigiada revista cientifica Nature. A técnica utiliza implantes carregados com células-tronco que foram geneticamente modificadas para liberar uma enzima que decompõe a cocaína da corrente sanguínea. Isso evitaria o efeito viciante da droga e impediria overdoses. Para criar a tecnologia os pesquisadores reescreveram o DNA das células-tronco da pele de camundongos para fazê-los produzir uma forma modificada da enzima butirilcolinesterase (BChE, na sigla em inglês), responsável por decompor a cocaína na corrente sanguínea. A versão geneticamente criada é 4,4 mil vezes mais potente que a enzima natural, o que torna o efeito muito mais forte e capaz de anular o narcótico quase instantaneamente. Eles calcularam que aglomerados dessas células modificadas, chamadas organoides, poderiam ser implantados sob a pele para agirem assim que necessário. Em testes realizados em laboratório, ratos que  receberam os implantes perderam o apetite por cocaína e sobreviveram a altas doses que mataram 100% dos roedores que não ganharam o mesmo dispositivo. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor da pesquisa Ming Xu afirmou que esse trabalho aumenta as esperanças de um tratamento a longo prazo para o vício, que funciona como uma “limpeza” do organismo assim que as substâncias são injetadas, inaladas ou ingeridas. “Em comparação com outras terapias gênicas, nossa abordagem é minimamente invasiva, de longo prazo, com baixa manutenção e acessível. É muito promissor ”, declarou.

Criação da União dos Vereadores da Microrregião de Brumado deve ficar para o próximo ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No início de 2017, uma reunião com as Câmaras de Vereadores da região foi realizada em Brumado no intuito de criar uma União dos Vereadores da Microrregião. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos (PDT), destacou que o objetivo da entidade seria unir a categoria a fim de pensar no progresso da região, com o intuito de dar uma alavancada no poder legislativo regional. "A gente chegou a criar o estatuto, os processos de criação de uma entidade, a gente chegou a pegar alguns modelos da União dos Vereadores da Região de Guanambi para tentar implementar aqui em Brumado, mas aí veio o processo eleitoral e deixamos isso pra depois, pra ser retomado pós-eleições", relatou, frisando que, no momento, o interesse de criar a entidade ainda existe. Vasconcelos ressalvou, porém, que, no final do ano, haverá novas eleições para eleger os próximos presidentes de câmaras municipais e ele não sabe se estes terão interesse em dar continuidade ao projeto. De sua parte, ele garantiu que retomará o projeto de criação da União dos Vereadores da Microrregião nos mesmos moldes jurídicos de criação da Policlínica Regional.

Clínica Mais Vida inaugura filial, mais conforto e comodidade para Brumado e região

Acabou o tempo de ficar andando de lugar em lugar na busca de especialistas e procedimentos médicos, a Clínica Mais Vida, há quatro anos prestando serviços para Brumado e região, inova mais uma vez e como um exemplo de empreendedorismo e modernidade, inaugura sua filial em Brumado. Nas novas instalações, que estão localizadas na Rua Coronel Paulino Chaves, 160 - Centro, serão oferecidos mais de 40 especialistas e exames dos mais básicos aos de maior complexidade, sempre com profissionais da maior competência e responsabilidade, além de equipamentos de primeiríssima linha, garantindo a exatidão dos resultados.  A Clínica Mais Vida preza em ter uma equipe multiespecializada, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado, desde o primeiro contato ao final do tratamento. Ressaltando que para se estar bem é necessário o equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Para uma vida mais tranquila e harmoniosa, cuide-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Populares instalam cruz iluminada à base de energia solar no cruzeiro de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Populares do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, se uniram e substituíram a antiga cruz de madeira por uma nova cruz metálica, com iluminação autossustentável à base de energia solar. O cruzeiro, que fica no alto do morro que circunda o distrito, é um local de devoção, onde há décadas fiéis e turistas de várias regiões comparecem todos os anos, no período da sexta-feira da paixão, em uma verdadeira escalada de fé levando suas preces. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o eletricista André Luiz, que colaborou com a iniciativa popular, declarou que toda a comunidade se empenhou de alguma forma em colaborar com a instalação da nova cruz, que tem mais de três metros de altura. Agora iluminada, ela pode ser vista a quilômetros de distância durante a noite.

Brumado: Populares instalam cruz iluminada à base de energia solar no cruzeiro de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Já virou um marco referencial para o distrito”, disse o eletricista, que, além das contribuições dos vizinhos, contou também com o apoio de comerciantes e de uma metalúrgica para confeccionar a grande cruz, que foi carregada ao alto do morro. Ao lado da cruz, foi instalada uma placa de energia solar, o que torna o cruzeiro autossustentável. “Estamos felizes com todo isso, pois, mais que iluminar o cruzeiro, essa cruz nos mostrou que juntos podemos alcançar grandes objetivos em prol da nossa comunidade. Digo que essa mobilização nos uniu mais como vizinhos, descobrimos que somos uma grande família”, pontuou o eletricista.

TSE libera participação de Lula em programas de candidatos do PT Foto: Reprodução/Youtube

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, na noite desta terça-feira, 18, que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em campanhas de candidatos do PT não configura irregularidade. Pela legislação, apoiadores podem aparecer em propagandas em até um quarto do tempo. A defesa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) havia apresentado à Justiça eleitoral uma representação contra a coligação “O Povo Feliz de Novo”, originalmente encabeçada por Lula, mas assumida por Fernando Haddad (PT) após o indeferimento da candidatura do ex-presidente. A campanha do militar reformado alegava que todo o tempo da propaganda veiculada em 6 e 8 de setembro havia sido utilizado para fazer apologia a Lula. De acordo com a Veja, o petista está preso em Curitiba desde abril deste ano, após condenação em segundo grau por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do ex-presidente afirma que não há provas e que ele tem sido perseguido por setores da Justiça.

Há 11 dias sem água, população cobra da Embasa solução para o abastecimento em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador de Aracatu, a 36 km de Brumado, Gilson Amorim, falou sobre a precariedade do abastecimento de água na cidade. Segundo ele, a situação está crítica, pois já são 11 dias sem água em alguns bairros e a população está sofrendo bastante. O morador ainda criticou a postura da Embasa, que não informa a população, com antecedência, sobre a falta de água, a fim de que os moradores possam reservar o líquido. “Está complicado viver na cidade desse jeito. A gente tem que escolher entre tomar banho, fazer comida, lavar a roupa do trabalho ou do dia a dia. Não tem cabimento essa situação”, relatou. O morador cobrou explicações e, principalmente, uma solução para o problema do abastecimento.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Resistência paterna inibe vacinação preventiva contra HPV na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a vacinação contra o HPV, conhecido como Papiloma Vírus Humano, que provoca lesões na pele e mucosas podendo levar ao câncer, não tem atingido a cobertura ideal. Segundo a enfermeira Adriana Áurea, a vacina contra o HPV foi introduzida no calendário vacinal em 2014 e o público alvo foi mudando ao longo dos anos. Atualmente, são vacinados adolescentes de 9 a 14 anos (meninas) e de 11 a 14 anos (meninos). A enfermeira ressaltou que a maior dificuldade do Ministério da Saúde é a ideia de que a vacina incentiva o início da atividade sexual. “Isso reflete muito quando avaliamos a cobertura vacinal, que muitas vezes não é atingida de forma ideal por conta dessas preocupações familiares”, destacou. Nesse sentido, Áurea afirmou que é feito um trabalho de conscientização, inclusive em ambiente escolar, quanto à importância da vacina, que, segundo ela, é mais uma das ações de controle aos tipos de câncer. “A vacina está disponível, diariamente, nas unidades”, reforçou a enfermeira.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (19) manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Fixado desde março deste ano, este é o menor patamar da Selic desde o início do regime de metas para a inflação, em 1999. A expectativa dos analistas é que a taxa não seja alterada até o fim deste ano e, em 2019, seja elevada gradualmente até alcançar 8% ao ano. No comunicado sobre a decisão, o Copom informou que o cenário econômico atual “prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente”. Diferentemente dos comunicados anteriores, o texto indica a possibilidade de elevação dos juros caso haja a possibilidade de aumento da inflação “no horizonte relevante para a política monetária”. O Comitê ressalta que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo “da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”.

Prefeito de Brumado pode perder comando do PSB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar de as forças políticas estarem voltadas para as eleições 2018 no município de Brumado, o assunto segue sendo o pleito eleitoral em 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito municipal, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, pode perder o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Vários membros da executiva estadual do partido já estariam com o discurso afiado para convencer a direção estadual da sigla para a troca do comando no capital do minério. Corre nos bastidores da política brumadense que o ex-vereador Agno Meira (Sem Partido) deve ser o novo mandatário do partido na cidade.

Guanambi: TRE-BA declara inelegibilidade do candidato a deputado federal Charles Fernandes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por 5 votos a 1 o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) declarou inelegível o ex-prefeito de Guanambi e candidato a deputado federal, Charles Fernandes Silveira (PSD). A decisão foi proferida após o ex-prefeito tentar reverter sentença condenatória do João Batista Pereira Pinto em primeira instância na Zona Eleitoral de Guanambi. De acordo com o radialista Bonny Silva, a decisão inicial condenou Fernandes ao pagamento de multa de 50 mil UFIRs, tornando-o inelegível pelo período de oito anos pelo cometimento do crime de abuso de poder político e de autoridade, que resultou na eleição do prefeito Jairo Magalhães (PSB) e o vice Hugo Costa (PCdoB). O pedido de cassação do prefeito e vice foi rejeitado por 4x3. Charles Fernandes poderá continuar em campanha enquanto recorre da decisão e caso seja eleito não toma posse se não reformada a sentença.

Livramento: Durante operação, polícia encontra cerca de 1 tonelada de maconha e R$ 177 mil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (19), equipes da Polícia Militar, com o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), durante rondas pela zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, nas imediações da comunidade de Itapicuru, onde buscam o bando que explodiu um carro forte, localizaram grande quantidade de maconha enterrada dentro de tonéis. Estima-se que tenha sido encontrada cerca de uma tonelada da droga. 

Livramento: Durante operação, polícia encontra cerca de 1 tonelada de maconha e R$ 177 mil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Não há informações sobre presos na operação, visto que a polícia ainda não se pronunciou acerca da apreensão. A polícia ainda encontrou R$ 177 mil. O bando explodiu o carro forte na BR-116, próximo à cidade de Boa Nova. 

Arquivo