Ao final da apuração dos votos computados em Brumado, o município contribuiu para que vários candidatos conseguissem ingressar na câmara dos deputados em Brasília. Dentre os quatro mais bem votados no município todos foram eleitos. Erivelton Santana (PSC) obteve 3.970 votos, o comunista Daniel Almeida registrou 3.910 votos, o petista Waldenor Pereira conquistou 3.773 votos, e Arthur Maia (SDD), que obteve 3.001 votos do eleitorado local. Na esfera estadual, as pratas da casa foram bem votadas, mas não conseguiram chegar à assembleia legislativa. Emanuel Araújo Lima, o Manelão (PSB), conquistou 8.930 votos em casa, seguido de José Ribeiro Neves (PT) com 4.931 votos, e Gilson Dias (PV), que registrou apenas 1.741 votos. Entre os 63 eleitos para a casa legislativa do estado, alguns foram bem votados em Brumado, começando por Vitor Bonfim, que teve 4.417 votos; Luciano Ribeiro (2.567), Nelson Leal (1.040), Fábio Souto (823), Sildevan Nobrega (475) e Marquinhos Viana (409).
Por volta das 21h de domingo (05), o Fórum da 90ª Zona Eleitoral em Brumado já havia computado os votos de 100% das urnas espalhadas pelas sessões de votação. Confira agora o resultado da apuração final para a presidência da república, para o governo da Bahia e para o senado federal no município. Para presidente, os três mais bem votados foram Dilma Rousseff (PT) com 20.820 votos, seguida de Marina Silva (PSB) com 9.197 votos, e Aécio Neves (PSDB), que obteve 4.262 votos. Para o senado Federal, Otto Alencar obteve o dobro dos votos (14.281) sobre o segundo colocado, Geddel Vieira Lima, que registrou 7.499 votos. Eliana Calmon chegou a 6.395 votos. Já para o governo do estado, o petista Rui Costa, eleito novo governador da Bahia, contou com 14.765 votos dos brumadenses. O democrata Paulo Souto conquistou 9.561 votos do eleitorado local, e Lídice da Mata encerrou o pleito com 7.831 votos na capital do minério.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) conseguiu nestas eleições 2014 renovar o seu mandato por mais quatro anos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em 2010, quando eleita, Bastos obteve 46.401 votos dos eleitores baianos. Atuando fortemente na defesa dos interesses dos municípios os quais representa e contando com o apoio irrestrito do vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PSD), este eleito para Senador, Ivana conseguiu ampliar a sua base política, saltando para 60.889 votos nas eleições 2014. A deputada mantém em Guanambi a sua principal base eleitoral. No município, ela conquistou 13.369 votos, sendo a candidata mais votada, tendo quase o dobro de votos do segundo colado.
O segundo turno das eleições presidenciais já está definido. A presidente Dilma Rousseff (PT) disputará a reeleição com Aécio Neves (PSDB), com 99,99% dos votos apurados. A petista recebeu 41,59% e o tucano 33,55%. Marina ficou com 21,32%. Luciana Genro (PSOL) pontuou com 1,55%, Pastor Everaldo (PSC), 0,75%; Eduardo Jorge (PV), 0,61%; Levy Fidelix (PRTB), 0,43%, Zé Maria (PSTU), 0,09%; Eymael (PSDC), 0,06%; Mauro Iasi (PCB), 0,05%; Rui Costa Pimenta (PCO), 0,01%.
O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) agradeceu ao povo de Brumado pela votação expressiva que os candidatos que estava apoiando receberam. O gestor acreditava na vitória de Rui Costa, candidato ao governo do estado, ainda no primeiro turno. À imprensa local, ele disse que “Rui vai ser o melhor para a nossa terra e vai ganhar já no primeiro turno”. Aguiberto também comemorou a eleição de Erivelton Santana e de Vitor Bonfim, os quais tiveram uma votação muito expressiva na cidade, comprovando o prestígio político do prefeito. O candidato ao Senado, Otto Alencar, também saiu vitorioso. “Quero aproveitar esse momento tão especial para Brumado, em que as nossas esperanças estão renovadas com as vitórias de Rui Costa, Erivelton Santa e Vitor Bonfim, para agradecer a nossa população pelo apoio que nos deu, votando em nossos candidatos. Obrigado a todos vocês e podem ter a certeza de que a nossa cidade vai ficar cada vez melhor”, garantiu.
O candidato a deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) obteve 3910 votos, sendo o segundo mais votado no município e eleito com mais de 135 mil votos. A direção do partido e os vereadores Édio Pereira (PCdoB) e Agno Meira (PCdoB) agradeceram a população pela expressiva votação. “Reafirmamos o nosso compromisso com Brumado tendo a certeza de que o deputado Daniel Almeida continuará direcionando significativos recursos para o nosso município, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Agora, depois da expressiva vitória do nosso governador Rui Costa, vamos todos juntos trabalhar para a reeleição da presidente Dilma. Muito, mais muito obrigado Brumado”, disseram.
Foto: Henrique Mendes/G1 Otto Alencar, do PSD, foi eleito neste domingo (5) senador pela Bahia para os próximos oito anos. Com 100% das urnas apuradas, Otto teve 3.341.111 votos, o que corresponde a 55,88% dos votos válidos, contra 2.064.951 de Geddel Vieira Lima (PMDB), ou 34,54% do total. "As pessoas têm que ter meta e a minha meta era essa mesmo. Eu quero dizer ao povo baiano que vou trabalhar com muita força, com muita intensidade para corresponder à expectativa no senado da república", disse Otto Alencar após ser eleito senador pela Bahia.Otto Roberto Mendonça de Alencar, de 67 anos, é natural de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Estudou em Salvador, no Colégio 2 de Julho, e depois cursou medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 1973, entrou para a Secretaria de Saúde da Bahia. Trabalhou para o Hospital Getúlio Vargas, no Centro Industrial de Aratu, como médico do trabalho, e foi professor universitário pela UFBA. Concorreu ao cargo de vice-prefeito em 1985, na chapa de Edvaldo Britto.Em 1986, Alencar foi eleito deputado estadual por três mandatos, pelo PTB. Foi secretário de Saúde entre os anos 1990 e 1994, no governo de Antônio Carlos Magalhães (ACM). Foi governador da Bahia entre abril e dezembro de 2002, com a renúncia de César Borges. Migrou de grupo político, assumindo como vice-governador e secretário de Infraestrutura no governo de Jaques Wagner. As informações são do G1.
Foto: Manu Dias Com mais de 54% dos votos válidos, o candidato Rui Costa foi eleito governador da Bahia no primeiro turno, para o período 2015-2018. A chapa majoritária, formada por Rui, pelo candidato a vice, João Leão, e pelo senador eleito Otto Alencar, foi recebida no Palácio de Ondina pelo governador Jaques Wagner, secretários de Estado, amigos, correligionários e outros convidados, por volta das 20h deste domingo (5). “Quero em primeiro lugar parabenizar a Rui, João Leão e Otto por esta vitória sigificativa, agora no primeiro turno. Minha primeira palavra é de gratidão pelo povo baiano, pelo reconhecimento do trabalho que a gente fez em oito anos e que foi coroado com a eleição de Rui Costa e João Leão para continuar comandando os destinos do nosso Estado, e de Otto Alencar para nos representar no Senado”, afirmou o governador em entrevista coletiva. Wagner disse ainda que agora vai trabalhar para concluir com alegria o trabalho, até o final de dezembro. “Todos os três foram competentes, dedicados, andaram os quatro cantos da Bahia. Parabéns”.
O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), já está comemorando a sua vitória com mais de 40 mil votos. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, Ribeiro agradeceu o apoio recebido de todos os municípios em que foi votado com expressiva votação. O democrata enalteceu o apoio recebido do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), principal articulador de sua candidatura. “Ao meu amigo Neto, o meu muito obrigado pela consideração e apoio político”, disse. Ribeiro não esqueceu de sua terra natal, Caculé, que lhe concedeu uma expressiva votação conquistando mais de 7.500 votos na cidade. “Agradeço aos moradores de minha terra natal, Caculé, pela confiança em mim depositada e por sempre confiar em meu trabalho. Ao povo baiano, o meu agradecimento pela votação recebida, na certeza de que serei um verdadeiro representante dos interesses da população na Assembleia Legislativa”, declarou. Luciano ainda ressaltou a importância do atual prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), na conquista de apoios na Bahia.
As primeiras mídias das urnas eletrônicas começaram a chegar ao Fórum Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado por volta das 17h40. As primeiras urnas a serem apuradas foram as do maior colégio eleitoral do município, o Colégio Estadual de Brumado. Nas primeiras parciais apresentadas, o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), aparece à frente do democrata Paulo Souto. Para o senado, Otto Alencar consegue uma boa vantagem sobre Geddel Vieira Lima. Na luta por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, o candidato do PSB, Emanuel Araújo Lima, o Manelão, aparece com mais de 2 mil dos votos apurados no município. É grande a movimentação no Fórum Eleitoral local, onde os eleitores acompanham passo a passo as parciais de apuração.
Por determinação da lei eleitoral nº 9504/97, todas as propagandas políticas dos candidatos a eleição deveriam ser tiradas de circulação às 22h do último sábado (04). Porém, a lei não foi cumprida em Brumado, onde a reportagem do site Brumado Notícias flagrou, além dos santinhos espalhados pelas ruas, várias placas fixadas nas paredes, até mesmo em frente a alguns locais de votação. A justiça eleitoral pode determinar a retirada das placas espalhadas pelas vias e aplicar multa entre R$ 2 mil e R$ 8 mil aos candidatos infratores.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Eleito vice-governador da Bahia no primeiro mandato de Jaques Wagner, o ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos, está comemorando os últimos resultados das pesquisas de intenção de voto. O petista Rui Costa estava bem atrás nas pesquisas apresentadas durante as campanhas eleitorais, porém apareceu empatado com o democrata Paulo Souto na véspera do dia de eleição. O ex-governador fez questão de relembrar que já havia falado na vitória do candidato indicado por Wagner ainda no primeiro turno, acrescentando que “Paulo Souto é um velho freguês nas urnas”, disse Pereira ao site Brumado Notícias. Edmundo falou com mais entusiasmo quando o assunto foi senado, uma vez que Otto Alencar deu uma virada nos resultados das pesquisas e aparece na frente de Geddel Vieira Lima, outrora parceiros inseparáveis no PMDB, agora inimigos políticos. A comemoração do ex-vice-governador tem um sentido a mais, pois sua esposa, a ex-deputada estadual Marizete Pereira é segunda suplente de Otto. “A escolha de Marizete é um reconhecimento de Wagner e da diretoria do PT ao nome dessa pessoa extraordinária que vem militando com bravura pelo partido. Com a eleição de Otto irá ganhar a Bahia e a nossa cidade, pois teremos uma representante na esfera nacional olhando pelos interesses da nossa região”, pontuou.
A ex-deputada estadual Marizete Pereira (PT) votou no Colégio Estadual de Brumado ao meio dia deste domingo (05). Marizete chegou ao local de votação acompanhada do delegado de campanha do partido no município, José Luiz Ataíde, e do candidato a deputado estadual, José Ribeiro Neves. Segunda suplente de Otto Alencar ao senado, Marzete disse que acredita em uma votação expressiva que garantirá a eleição de Otto. “Os baianos reconhecem seus verdadeiros representantes”, destacou a candidata.
Acompanhado de esposa e filhos, o presidente do Partido Verde de Brumado e candidato a deputado estadual, Gilson Dias (PV), foi ao Colégio Getúlio Vargas ao meio dia deste domingo (05) para depositar na urna sua esperança de ser eleito. Gilson cumprimentou todos os eleitores que estavam no prédio e disse estar confiante em ser eleito ao parlamento do estado. Em seguida, o candidato acompanhou a esposa, que vota em outra sessão no local.
Candidato a vice-governador na chapa de Lídice da Mata, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, foi até a urna de votação na Biblioteca Jarbas Passarinho ao meio dia deste domingo (05). Eduardo declarou que acredita na vitória apontando que em sua terra natal Lídice será muito bem votada. Eduardo chegou ao local na companhia da esposa e dos filhos. Um deles já começa a dar os primeiros passos na política local visando às eleições de 2016. “Cumpri meu dever, agora é aguardar o resultado das apurações”, comentou o candidato.
Foto: Brumado Notícias A Justiça Eleitoral, juntamente com a polícia, detiveram na manhã deste domingo (05) o vereador Otacílio Caíres de Souza (PSD), da cidade de Ituaçu. O parlamentar estava transportando ilegalmente eleitores no município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Otacílio foi levado para a delegacia de Barra da Estiva para ser ouvido pela polícia. O carro do parlamentar foi apreendido.
“A eleição em Brumado está suja”, disse o eleitor Anselmo Santos ao site Brumado Notícias, refletindo o que está sendo mais comentado pelo eleitorado brumadense, pois as ruas de acesso aos locais de votação estão cheias de santinhos de campanha dos candidatos. A queixa é geral e o sentimento dos eleitores é de que não há uma política limpa no município. Anselmo, que ainda não havia se decidido sobre em quem votar, catou um santinho no chão e ironizou o atual momento da política. “Antes ainda tínhamos nomes com um pouco de dignidade, mas agora a política ficou tão suja que temos que escolher nossos representantes no lixo”, afirmou o eleitor.
Acompanhado do prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), o candidato a deputado estadual, Vitor Bonfim (PDT), votou na manhã deste domingo (05). O pedetista disse em entrevista ao site Brumado Notícias que a sua caminhada exitosa rumo à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) será confirmada hoje. “Durante a campanha visitamos diversos municípios e apresentamos as nossas propostas para desenvolver a nossa região. Acredito que sairei vitorioso e com o compromisso de defender a população do sudoeste baiano na Assembleia”, disse. Bonfim já se deslocou para Brumado, onde ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e correligionários políticos acompanhará a apuração das eleições 2014.
A manhã de votação foi tranquila neste domingo (05) em Brumado. Até o momento, não houve registro de incidentes. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu reforço no efetivo para garantir a segurança dos eleitores e de todos os envolvidos no processo eleitoral. O Major Berlink, comandante da companhia local, designou soldados a todos os locais de votação, o que tem contribuído para a paz no dia de cumprimento do dever cívico da escolha dos futuros governantes e representantes populares.
O diretor de rádio Emanuel Araújo Lima (PSB), o Manelão, candidato a deputado estadual, compareceu na manhã deste domingo (05) à sessão onde vota na Escola Professora Nice Públio, em Brumado. O candidato estava sozinho, mas foi bem recebido por muitos eleitores que estavam na fila de votação. É a primeira vez que o diretor tenta o cargo eletivo estadual, mas disse que está confiante em uma expressiva votação em toda a região.
Foto: Vitor Lopes/TV Bahia Lídice da Mata, candidata ao Governo da Bahia pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), votou por volta das 10h20 deste domingo (5) no Colégio Luiz Viana Filho, maior seção eleitoral da capital baiana. A candidata estava acompanhada de candidatos e correligionários. “Nós tentamos apresentar a ideia de que é preciso mudar no Brasil e na Bahia a polarização entre dois campos maniqueístas que já não se falam entre si e que não conseguem expressar a diversidade política e cultural que há no povo baiano e brasileiro. Houve um processo artificial de polarização da eleição”, disse.
O candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), votou às 10h45 no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Salvador. Na oportunidade, ele disse que acredita na vitória ainda no primeiro turno. A última pesquisa Ipobe apontou o empate entre Costa e Paulo Souto, o que aumentou a confiança dos petistas. “Nunca tive dúvidas sobre o meu crescimento. Nunca. As pesquisas anteriores não refletiam o calor que eu sentia nas ruas. Desse calor nunca tive dúvidas. Tenho absoluta convicção de que, ao final do dia, comemoraremos a nossa vitória no primeiro turno”, afirmou o candidato.
O vereador brumadense José Ribeiro Neves (PT), candidato a deputado estadual, compareceu à Escola Eni Mafra, no Bairro São Félix, acompanhado das filhas e dos padrinhos políticos, o casal Edmundo e Marizete, além do vereador José Carlos Meira, o Catoze, e do assessor de campanha, José Luiz Ataíde. O local de votação do vereador é um dos mais movimentados, pois fica no bairro mais populoso do município. Descontraído e confiante, o candidato depositou seu voto apostando em seu ingresso na casa legislativa baiana.
O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), confirmou na urna seu apoio ao petista Rui Costa, candidato ao governo do estado. Por volta das 10h30 de hoje (05), o gestor municipal compareceu a sessão de votação no Colégio Professor Nice Públio. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aguiberto falou que espera uma vitória do seu candidato ainda no primeiro turno. Apesar do entusiasmo, ele disse que vai aguardar a apuração final das urnas.
Foto: Reprodução/TV Bahia Depois de ter esquecido o documento com foto mais cedo, o candidato a governador, Paulo Souto (DEM), votou às 9h50 no Colégio Pedro Calmon, localizado no bairro de Jardim Armação, em Salvador. A coordenadora Kátia Castilho, a serviço do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) no colégio, disse que o candidato não poderia votar sem um documento de identificação, pois a lei é para todos. Segundo ela, o eleitor pode até esquecer o título de eleitor, mas “só não pode esquecer o documento com foto”. Souto disse estar confiante no resultado e que agora só resta aguardar.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), votou agora a pouco na 36ª Seção da 93ª Zona Eleitoral, em Caculé, no sudoeste baiano, acompanhado de sua filha, Lívia Ribeiro. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o democrata reafirmou a confiança de vitória da sua candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Estou muito confiante. Serei o representante de Caculé e de todo o sertão produtivo na Assembleia Legislativa”, garantiu. Ribeiro ainda ressaltou a sua certeza na eleição de Paulo Souto (DEM) ao governo baiano e de Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Senado Federal.
Foto: Divulgação/PM Embora tenham diminuído nos últimos dias, as ocorrências criminosas em Brumado continuam acontecendo. Na tarde do último sábado (04), um roubo de motocicleta foi registrado no Bairro Malhada Branca. Na localidade, uma moto CG Titan 150 foi roubada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, após ser acionada, em dez minutos o veículo foi recuperado por uma guarnição da polícia militar. Os autores do crime não foram localizados, mas continuam sendo procurados.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em Brumado, os eleitores resolveram votar logo cedo e se dirigiram às sessões de votação ainda na parte da manhã. É grande a movimentação nos dois principais redutos eleitorais da cidade: o Colégio Estadual de Brumado (CEB) e o CEEP, antigo Colégio Modelo. No município, no total, são 43 mil eleitores, que até às 17h devem exercer o seu direito ao voto.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
Como haverá intensa fiscalização para coibir possíveis formação de bocas de urna nas proximidades das sessões de votação, apoiadores dos candidatos e dos partidos políticos se adiantaram em espalhar vários santinhos nas ruas. O site Brumado Notícias registrou que o principal alvo foi a Rua Dr. Guilherme Dias, bem próximo ao Colégio Estadual de Brumado (CEB), maior local de votação do município, que agrega 5 mil eleitores. Muitos papeis de campanha também foram jogados nas proximidades do prédio do CEEP, antigo Colégio Modelo, segundo maior reduto de votação com 4 mil eleitores. Para muitos, uma atitude reprovada que, ao invés de ajudar, só prejudica o candidato. “Se eles estão sujando nossas ruas agora, imagina o que não farão nos parlamentos ou nas sedes dos governos. Sujou as ruas para mim já é ficha suja”, comparou o estudante Hebert Silva.
As mais de 200 urnas que serão utilizadas nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona Eleitoral, já estão instaladas nos locais de votação. Na tarde do último sábado (04), parte dos equipamentos foi retirada da sede do Fórum Eleitoral com destino aos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras. Ainda na madrugada deste domingo (05), foi a vez das sessões de Brumado receberem os aparelhos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a votação será iniciada às 08h com encerramento às 17h. A previsão é de que todos os votos da 90ª zona eleitoral sejam computados em menos de três horas após a abertura do programa da primeira urna.
Candidato a vice-governador do estado na chapa de Lídice da Mata, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, participou da carreta de encerramento de campanha do partido na noite deste sábado (04), em Brumado. Vasconcelos desfilou em carro aberto ao lado do candidato a deputado estadual, Emanuel Araújo Lima, o Manelão. A carreata percorreu vários bairros da cidade e os candidatos foram ovacionados por onde passaram. Ao final, ambos agradeceram aos correligionários e pediram para que os munícipes depositem seus votos nas pratas da casa. “Somos nós quem convivemos e melhor conhecemos os problemas do dia-a-dia de nossa cidade. Então, somo nós quem melhor podemos lhes representar nas esferas do governo em nosso estado”, disseram.
Mesmo não estando presente, o ex-prefeito de Caculé e candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), repetiu a dose e conseguiu lotar as ruas de Brumado em seu último dia de campanha realizado neste sábado (04), véspera do dia de votação. A concentração ocorreu no Bairro das Flores e os organizadores de campanha do candidato no município conduziram a multidão de seguidores atravessando a Avenida Centenário rumo a Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, onde foi encerrado o evento. Aliados expressaram confiança na eleição de Ribeiro. “Luciano é um candidato que chamamos de leve no meio político, pois seu nome é de fácil aceitação entre os eleitores e respeitado entre os adversários, mas acima de tudo confiável diante de suas realizações. Esse será um legítimo representante da nossa região na Assembleia Legislativa”, disse Davi Ferreira, empresário e amigo de Luciano.
A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, está em primeiro lugar, com 44% dos votos válidos, em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (4). Aécio Neves (PSDB) aparece com 26%, dois pontos porcentuais à frente de Marina Silva (PSB), que tem 24%. Aécio e Marina estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOl) aparecem com 1% cada. José Maria de Almeida (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), juntos, somam 1%. Votos em branco e nulos somaram 4% e não sabem em quem votar, 5%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira (2), Dilma aparecia com 45% dos votos válidos, Marina tinha 27% e Aécio, 24%. De acordo com a pesquisa, m um eventual segundo turno, Dilma venceria tanto Aécio quanto Marina. Na disputa com Aécio Neves, a petista teria 53% dos votos válidos e Aécio, 47%. Contra Marina, Dilma ficaria 55% dos votos válidos e a pessebista também com 47%. O Datafolha ouviu 18.116 eleitores em 468 cidades neste sábado (4) e sexta-feira (3). A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% - se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de 2 pontos prevista. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S.Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01037/2014.
Foto: Bahia Notícias Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite deste sábado (4) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Otto Alencar (PSD) aparece pela primeira vez na frente, com 47% das intenções de voto, considetados os votos válidos. Geddel Vieira Lima (PMDB) caiu para o segundo lugar, com 43%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 7%. Hamilton Assis (PSOL) tem 2% e Marcelo Evangelista (PEN) tem 1%. Considerados apenas os votos totais, registrou-se um alto número de indecisos (17%) e brancos/nulo (12%). Entre os votos totais, Otto Alencar (PSD) tem 33%, Geddel Vieira Lima (PMDB) 31%, Eliana Calmon (PSB) 5%, Hamilton Assis (PSOL) e Marcelo Evangelista (PEN) aparecem com 1%. O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1 e 4 de outubro. O instituto ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo noº BR-01019/2014.