Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2018
fechar

Um em cada 5 eleitos para a Câmara vai assumir o mandato pela 1ª vez Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

Dos 513 deputados federais eleitos no último domingo (07), 102 vão assumir um mandato na Câmara pela primeira vez. Esses novos parlamentares representam 1 em cada 5 políticos que formarão a Câmara dos Deputados em 2019. Metade da nova Câmara é formada por deputados que se reelegeram para a função. Além dos novatos e dos reeleitos, um batalhão de 147 nomes já foi eleito para algum cargo público que não o de deputado federal. Puxado pelo presidenciável Jair Bolsonaro, o PSL contribuiu com 34 dos 102 dos estreantes. O levantamento feito pelo Uol levou em conta informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pleitos anteriores. Em alguns casos, esses novos políticos já concorreram a outros cargos, mas nunca venceram. Deputado mais votado no Rio de Janeiro com apoio de Bolsonaro, Hélio Negão (PSL) é um deles. Antes de vencer esta eleição, ele já havia tentado, sem sucesso, a Câmara em 2014 pelo PTN. Em 2016, já no PSC, tentou ser vereador em Nova Iguaçu (RJ), mas ficou como suplente. Além de Hélio Negão, a popularidade de Bolsonaro ajudou o PSL a eleger mais 33 novos nomes na Câmara. Em sua maioria, esses novos parlamentares são ligados a área de segurança, como militares do Exército ou da Polícia Militar, ou figuras que já eram populares, como a jornalista Joice Hasselmann, mulher mais votada em São Paulo, e o ex-ator Alexandre Frota.

Facebook: 30 milhões de usuários tiveram dados roubados Foto: Getty Images

O Facebook informou em comunicado, nesta sexta-feira, 12, que 30 milhões de usuários tiveram de fato dados roubados da rede social. Em 28 de setembro, a empresa informou ter descoberto uma falha que havia tornado quase 50 milhões de contas vulneráveis a ataques de hackers. Hoje, ela detalha as investigações posteriores, mostrando que a falha de segurança afetou menos usuários do que antes estimado. A empresa diz que continua a investigar o problema e não descarta a possibilidade de outros ataques em escala menor. Os autores do ataque cibernético hoje detalhado exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook que existiu entre julho de 2017 e setembro de 2018, diz a empresa. Segundo o comunicado, hackers conseguiam roubar os códigos de segurança de outros usuários, tomando suas contas. A companhia afirma que o problema já foi solucionado anteriormente e que nos próximos dias enviará mensagens individuais para os 30 milhões de afetados para explicá-los que informações os autores do ataque podem ter acessado, bem como as medidas para se proteger. Em parte dos casos, foram roubadas informações como o nome e detalhes do contato das pessoas, enquanto em outras também houve acesso a mais detalhes, diz o Facebook. Em 1 milhão de pessoas, não houve acesso a informações pessoais.

Prefeitura de Brumado divulga relação dos estudantes contemplados com a Bolsa Estudantil

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, publicou a relação (clique aqui) dos estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil. Segundo a prefeitura, dos 34 estudantes que realizaram as inscrições on-line e entregaram os documentos comprobatórios, 24 se encaixaram no perfil do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES), sendo que apenas 18 foram contemplados devido a quantidade de bolsas disponíveis. Para receber a Bolsa Estudantil, os estudantes aptos deverão entregar o comprovante de matrícula do atual semestre, 01 foto 3x4 e comprovante de conta bancária do Banco Brasil no próximo dia 15, na Sala de Treinamento da Prefeitura, de 14h30 às 15h20. Às 15h30, haverá uma reunião com o prefeito e o Conselho de Acompanhamento do Programa.

Lei Maria da Penha: Homem é preso por não se manter afastado da ex-esposa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Gilson Silva Porto, 43 anos, foi preso na última terça-feira (09), pela polícia civil de Brumado, por não manter afastado da sua ex-esposa à uma distância mínima de duzentos metros, em determinação a Lei Maria da Penha determinado pela justiça. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da Comarca Criminal de Brumado. Gilson está custodiado na Delegacia Territorial da cidade, onde está à disposição da justiça.

Pessoas boas têm mais problemas econômicos, mostra pesquisa Foto: Tumisu/Pixabay

De acordo com um novo estudo da Associação Americana de Psicologia, pessoas consideradas boas não dão tanto valor ao dinheiro quanto as outras. Por isso, elas podem correr maiores riscos de falência e outros problemas financeiros. Os cientistas envolvidos na pesquisa coletaram dados de cerca de 3 milhões de participantes por meio de alguns métodos: dois painéis online, uma pesquisa nacional, informações de contas bancárias e dados geográficos disponíveis ao público. Já se sabia, graças a trabalhos anteriores, que aqueles considerados portadores de personalidades acolhedoras costumavam sofrer por dinheiro. O novo objetivo era investigar se as dificuldades econômicas eram mais comuns entre esses indivíduos por causa de seu estilo de negociação cooperativo ou devido à pequena importância que dão ao dinheiro. Eles descobriram que essas pessoas, por não ligarem tanto para o assunto, tinham grandes probabilidades de gerenciar mal os seus fundos, contribuindo para altos índices de dívidas e poucas poupanças. No entanto, o trabalho apontou também que nem todos esses indivíduos sofrem economicamente, uma vez que a renda entre eles pode diferir. Os piores casos foram encontrados entre os menos endinheirados.

Queijo e iogurte ajudam a prevenir diabetes tipo 2, afirma estudo Foto: iStock/Getty Images

Adicionar laticínios ricos em gordura, como queijo e iogurte, pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, revela revisão de estudos realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Os pesquisadores descobriram que indivíduos que ingerem produtos lácteos na alimentação diária tem até 30% menos risco de desenvolver a doença em comparação com pessoas que não os consomem com frequência.  Produtos lácteos são ricos em nutrientes fundamentais para a manutenção de uma dieta saudável, incluindo cálcio, potássio, magnésio, vitaminas K1 e K2 e probióticos (no iogurte). Apesar disso, algumas entidades de saúde recomendam a ingestão de três porções de laticínios por dia, preferencialmente aqueles sem ou com baixo teor de gordura saturada, já que esses alimentos podem aumentar o LDL (colesterol ruim) e, consequentemente, o risco de doença cardíaca. No entanto, a nova pesquisa aponta na direção oposta desse conceito. 

Empresário denuncia que delegacia de Caetité não funciona em regime de plantão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário Antônio Rodrigues dos Santos,, em Caetité, a 100 km de Brumado, fez um desabafo em uma emissora de rádio da cidade. Ele relatou ao Programa Giro de Notícias, na Rádio Star FM, que, em poucos dias, foi vítima de duas tentativas de assalto. Na primeira delas, um homem armado com uma faca fez ameaças na frente do seu estabelecimento, localizado no Parque das Árvores, sendo detido pela polícia militar. Na segunda ação, ocorrida durante a madrugada, dois meliantes invadiram um galpão de sua propriedade e tentaram roubar vários objetos. Um dos suspeitos foi detido pela polícia. No entanto, segundo o empresário, no local, ele foi informado de que deveria registrar a ocorrência na cidade de Guanambi, tendo em vista que a delegacia local não funciona em regime de plantão. “Sair da cidade pra registrar um queixa em Guanambi é revoltante”, disse, na emissora. No relato, o empresário ainda contou que o elemento acabou sendo solto, visto que não havia onde prendê-lo, pois a delegacia estava fechada. Antônio Rodrigues pediu que as autoridades tomem providência urgentes. “O povo de Caetité não merece isso”, finalizou.

Uso de maconha por adolescentes aumenta risco de psicose Foto: iStock

Um estudo conduzido pela pesquisadora Patricia Conrod, professora de psiquiatria da Universidade de Montreal, no Canadá, chegou a uma conclusão preocupante: o uso de maconha por adolescentes aumenta diretamente o risco de desenvolvimento de psicose. O estudo foi publicado no início do mês de junho, pelo respeitado jornal JAMA Psychiatry.  O levantamento contou com a participação de 3.720 adolescentes da área metropolitana de Montreal que, por 4 anos, responderam a uma pesquisa anual e sigilosa via internet, na qual relatavam o uso ou não de cannabis e sintomas de psicose. O número representa 76% dos alunos da 7ª série que frequentam 31 escolas secundárias na região.  A pesquisa foi dividida em quatro períodos, com intervalo de 12 meses entre eles. No primeiro, os participantes tinham uma média de idade de 12,8 anos. O resultado? Em todos os períodos foram identificadas, em níveis estatísticos relevantes, associações positivas entre o uso de maconha e sintomas de psicose, relatados um ano após o consumo da droga. Além disso, 86,7% dos participantes tiveram, no mínimo, dois períodos com relatos de sintomas de psicose. Já 94,4% dos adolescentes também relataram ao menos dois períodos de uso de cannabis. Tal situação demonstra-se preocupante no país, pois, segundo Conrod, pesquisas indicam que aproximadamente 30% dos estudantes mais velhos do ensino médio na província canadense de Ontário usam maconha.

Movimento Avança OAB é apresentado durante encontro em Brumado

O Conselheiro Federal e pré-candidato a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, visitou a 21ª Subseção de Brumado para divulgar o Movimento Avança OAB. Participaram do encontro dezenas de advogados de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Caturama, Barra da Estiva, Rio de Contas e de outras cidades da 21ª Subseção. Em sua fala, Castro destacou a ampliação da participação de profissionais do interior, mulheres e jovens na direção da OAB-BA, salientando que a advocacia baiana deve avançar cada vez mais. O pré-candidato reafirmou o compromisso com a defesa das prerrogativas e com a luta pela melhoria das condições do exercício da advocacia, contribuindo de forma crítica para o fortalecimento do Judiciário. O encontro teve ainda a participação do Presidente da OAB/BA, Luiz Viana, pré-candidato ao Conselho Federal, e do presidente da 21ª Subseção de Brumado, Osvaldo Laranjeiras, que apresentou o advogado Kléber Lima Dias como pré-candidato à sua sucessão e a advogada Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira como pré-candidata ao Conselho Seccional da OAB-BA, para dar continuidade ao trabalho  desenvolvido pelo Conselheiro Acioli Viana.

Previdência perderá até R$ 6 bi com decisão do STF sobre contribuições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) causará uma perda de 6,3 bilhões de reais ao caixa do governo e que impactará, sobremaneira, a Previdência Social. Depois de 10 anos, a Corte deu ganho de causa a uma servidora pública que pedia a não incidência de contribuição previdenciária sobre as remunerações do terço de férias, dos serviços extraordinários, do adicional noturno e do adicional de insalubridade. O julgamento estava parado desde 2015, mas já tinha maioria consolidada. Faltava apenas o voto do ministro Gilmar Mendes, que tinha pedido mais tempo em 2016 para analisar o caso. Ele votou contra o pedido da servidora, mas foi minoria. “Não incide contribuição previdenciária sobre verba não incorporável aos proventos de aposentadoria do servidor público, tais como terço de férias, serviço adicional, adicional noturno e adicional de salubridade”, decidiu o Supremo.

Embasa capta água da Barragem do Comocoxico para os municípios de Rio do Antônio e de Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa está captando água da Barragem do Comocoxico, em Caculé, para abastecer os municípios de Rio do Antônio e Guajeru. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a direção da empresa salientou que a captação de água será feita por tempo determinado até a construção da adutora da represa do Truvisco ficar totalmente pronta. O prazo dessa captação será de dois meses. O município de Rio do Antônio terá água para os próximos dez dias. A população de Caculé está preocupada com a situação, tendo em vista que, no ano passado, a barragem chegou a ficar com a metade da sua capacidade. Para piorar, de acordo com os institutos de meteorologia, os períodos de chuva serão menores este ano.

Novo inquérito vai investigar ministro Eliseu Padilha Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de inquérito para apurar a participação do ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, em um acordo extrajudicial que quase resultou num prejuízo milionário aos cofres públicos. Revelado porVeja , o caso envolve a desapropriação e a compra de uma fazenda no interior de Goiás. O inquérito vai investigar se o ministro cometeu crime de prevaricação e advocacia administrativa. Em 2016, o Incra tentou comprar a fazenda Estreito da Ponte da Pedra, localizada nos municípios de Paraúnas e Rio Verde. As terras foram invadidas há mais de 20 anos. Para regularizar a situação das famílias invasoras, o governo propôs a compra do imóvel por 469 milhões de reais – um valor considerado estratosférico. A reportagem revelou que, na surdina, havia uma negociação direta entre o chefe da Casa Civil e o advogado Djalma Rezende, que representa os proprietários da fazenda Estreito da Ponte da Pedra. Para agilizar o negócio, o processo deixou de cumprir etapas legais dentro do Incra. Padilha e o advogado combinaram a compra da fazenda pelo órgão estatal, em reunião no gabinete do ministro. A investigação foi solicitada pela Procuradoria da República no Mato Grosso. O STF autorizou a Polícia Federal a tomar o depoimento do chefe da Casa Civil, que já é investigado também na Operação Lava Jato, acusado de receber propina. Ainda não há data para a audiência.

Brumado: Projeto de Lei que autoriza empréstimo de R$ 20 milhões é aprovado pela Câmara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da última quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, por 9 votos favoráveis e 2 contrários, o Projeto de Lei 022/2018, que autoriza o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a contratar empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com o projeto, R$ 14 milhões serão usados para a pavimentação de logradouros públicos, R$ 4 milhões para construção de galerias pluviais e R$ 2 milhões para a construção de pontes. Não foram informados quais vias e bairros serão contemplados e, tampouco, como será feito o pagamento do empréstimo.

Maragogipe: Casal é preso por envenenar mãe e filhas e população cerca delegacia Foto: Jony Torres/TV Bahia

Um casal foi preso, na tarde desta quinta-feira (11), suspeito de envenenar uma mulher e as duas filhas dela em Maragogipe, no recôncavo baiano. Ao saber das prisões, um grande número de moradores da cidade cercou a delegacia para pedir justiça. Os portões da unidade policial foram fechados. Os presos foram identificados como Elisângela Almeida Oliveira e o marido Valci Boaventura Soares. Eles estavam em casa quando tiveram um mandado de prisão temporária cumprido. A polícia ainda não divulgou o que pode ter motivado o crime. No entanto, as investigações apontam que o casal estava coagindo testemunhas para que não dessem informações, e destruindo provas que poderiam revelar o envolvimento deles nos crimes. Conforme a Polícia Civil, o resultado do laudo da exumação dos corpos das vítimas apontaram as elas foram envenenadas com um inseticida de uso agrícola. Mãe e filhas morreram em um intervalo de 15 dias, entre o final de julho e o início de agosto, após apresentarem mal-estar com sintomas parecidos. O cachorro de estimação das vítimas também morreu. O pai das meninas é o único sobrevivente da família.

Homem rouba R$ 3 mil de supermercado na cidade de Caetité

Na tarde da última quarta-feira (10), um homem roubou R$ 3 mil de um supermercado localizado no centro da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, as câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento em que o homem, aproveitando-se da saída do dono, abriu a gaveta e roubou a quantia. O bandido agiu com frieza e, após colocar o valor no bolso, saiu tranquilamente do local. A polícia já está com as imagens na tentativa de localizar o criminoso, que trajava chapéu, calça jeans e uma blusa marrom. O caso foi registrado na delegacia da cidade.

Cantor sertanejo Chris Pimenta lança clipe da música 'Amando mais ou menos' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (11), o cantor sertanejo Chris Pimenta lançou o clipe da música “Amando mais ou menos” em comemoração aos 17 anos de carreira. A produção foi gravada em diversos pontos da cidade de Brumado e contou com a participação da modelo caetiteense Queren Macedo. O clipe é o primeiro da carreira do artista brumadense, que promete cair nas graças do público e ser hit em todo país.

Polícia prende condenada pela prática de roubos na zona rural de Malhada de Pedras Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil cumpriu, na última terça-feira (09), um mandado de prisão em desfavor de Ruama Azevedo Santana, de 19 anos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a jovem foi condenada pela prática de três crimes de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas. Os crimes ocorreram nas localidades de Lagoa do Negro e Lagoa do Leite, na zona rural da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, Ruama e um comparsa agiam com extrema crueldade, agredindo as vítimas. A criminosa foi presa no Conjunto Habitacional Brisas II, no Bairro São Jorge, em Brumado, e ficará custodiada na carceragem da delegacia local até que seja providenciada sua remoção para uma unidade prisional.

Avião fica destruído após fazer pouso forçado em Belmonte Foto: Divulgação/PC

Um avião de pequeno porte ficou destruído após realizar um pouso forçado, nesta quinta-feira (11), na zona rural de Belmonte, no sul da Bahia. Conforme informações da Polícia Civil, o monomotor, que saiu de Porto Seguro, com destino a Canavieiras, apresentou um problema mecânico, e o piloto fez o pouso de emergência no povoado de Brejinhos. O avião capotou, pois o local não era plano. Segundo a polícia, o piloto informou que fez o pouso após perceber que estava saindo fumaça do motor do avião. Além dele, dois passageiros estavam na aeronave. De acordo com a Polícia Civil, os três homens tiveram ferimentos leves, foram socorridos e levados para uma unidade médica em Porto Seguro.

Brumado: Polícia prende condenado por roubo no Bairro Malhada Branca Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil cumpriu na última quarta-feira (10) um mandado de prisão, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, em desfavor de Luan dos Santos Meira, de 20 anos. Segundo a polícia, Luan foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, em regime semiaberto, pela prática do crime de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, fato ocorrido na cidade de Livramento, em 2016, quando o mesmo estava com 18 anos. Ele foi preso na residência da sua irmã, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. O mesmo ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado, até que seja providenciado o seu recambiamento para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Caetité: Homem acusado de estuprar as filhas menores e a ex-esposa é absolvido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, a 100 km de Brumado, o homem acusado de ter estuprado as duas filhas menores e a ex-esposa foi colocado em liberdade pela justiça. O fato teria acontecido na comunidade de Tamburil de Maniaçu. Zenilton Domingos Duarte estava preso preventivamente desde o dia 23 de outubro do ano passado depois de o Conselho Tutelar acionar o Ministério Público ao tomar conhecimento do caso. O juiz da Vara Criminal de Caetité resolveu soltar o acusado por insuficiência de provas. Um dos advogados de defesa declarou que a sentença demonstra a necessidade de respeitar o princípio da presunção de inocência, do contraditório e da ampla defesa.

Clínica Mais Vida reforça quadro de especialista com parceria do endocrinologista Lauro Viana

Sempre pensando em oferecer uma gama cada vez mais ampla de profissionais, que possam atender as necessidades da população brumadense e da região a Clínica Mais Vida efetiva a parceria com o endocrinologista Lauro José Ribeiro Viana. Graduado em medicina pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Residência Médica na área de Endocrinologia e Metabologia no Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA) ele destaca que é uma grande satisfação iniciar esta parceria com a Clínica, que tem como um de seus objetivos principais a oferta de atendimento com excelência de qualidade a comunidade. 

Lauro salienta que na busca constante pela sensação de bem-estar e realização pessoal característica da boa saúde, é fundamental se garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Neste sentido, deve-se: aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras; reduzir o consumo de alimentos gordurosos, retirando antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe; preferir os alimentos cozidos ou assados e evitar temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos; reduzir o consumo de sal e tirar o saleiro da mesa; manter o peso dentro de limites saudáveis, reduzindo o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar, comendo devagar e não se alimentando assistindo TV; reduzir o consumo de álcool e refrigerantes (A melhor bebida é a água!).  Deve-se realizar ao menos 30 minutos de atividade física todos os dias, como caminhar pelo seu bairro e subir as escadas. Infelizmente, mesmo buscando seguir todas estas recomendações para uma vida saudável, algumas pessoas podem apresentar alterações no equilíbrio e harmonia do organismo. Nesse caso o endocrinologista pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para cada situação. Lauro estará atendo na Clínica Mais Vida no dia 25 de outubro. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

CONTINUE LENDO
Polícia cumpre mandado e prende estelionatário no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A polícia civil de Brumado, cumpriu na última quinta-feira (11), um mandado de prisão em desfavor de Daniel Caíres Martins, 49 anos, expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da Vara Criminal. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Daniel foi capturado em sua residência para o cumprimento da pena de um ano e dez meses de reclusão, em regime semiaberto, pela prática de crime de estelionato. Ele será encaminhado para uma unidade prisional, onde cumprirá a pena.

Brumado: Juiz cobra mais atenção familiar na prevenção do envolvimento de crianças e jovens com as drogas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, destacou que é crescente o número de crianças e adolescentes envolvidos com o tráfico e o consumo de drogas. Segundo ele, há algumas décadas, a situação vem tomando proporções lamentáveis e as famílias têm perdido o controle sobre os seus filhos. Para o magistrado, a sociedade vem passando por transformações que favorecem o acesso de crianças e adolescentes às drogas. “Ao contrário do que muitos pensam, isso não é um problema do usuário. Temos que entender que as drogas representam um risco a toda a coletividade. Entre os malefícios causados pela disseminação de drogas, posso exemplificar: diversas modalidades de violência, inclusive guerras entre facções, acidentes de trânsito, mau desempenho escolar e, o maior deles, o consumo de recursos públicos com o tratamento de dependentes”, declarou. O juiz ainda reforçou que há um interesse social em combater o tráfico e o consumo de drogas. Para reverter o quadro, Guimarães salientou que, inicialmente, as famílias devem estar mais atentas à criação dos seus filhos, impondo limites e regras, além de um maior controle do estado. “O tráfico de drogas é um crime contra a saúde pública”, finalizou.

Brumado: Homem é conduzido à delegacia após tentar aliciar menor de onze anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 34 anos de identidade não revelada pela polícia foi conduzido à delegacia de Brumado, na tarde desta quinta-feira (11), suspeito de tentar aliciar uma menor de 11 anos de idade, no Bairro Baraúnas. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) se dirigiu ao local, após ser acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Ainda de acordo com a polícia, o acusado estava acuado em uma residência, onde foi capturado pelos policiais militares. Ele, a suposta vítima e sua genitora, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado. A polícia militar salientou que o homem já foi condenado pela prática de crime sexual e está em liberdade condicional. O delegado de plantão não lavrou o ato de flagrante contra o acusado.

Arquivo