Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2018
Mãe entra em coma no parto e acorda ao sentir bebê no peito Foto: Maternidade Escola

Ao dar à luz em Fortaleza (CE), Amanda Cristina Alves da Silva, de 28 anos, entrou em coma, sem emitir respostas a nenhum tipo de estímulo sensorial ou auditivo. Tudo mudou 23 dias depois, quando a equipe do hospital decidiu colocar mãe e filho em contato físico. Ao sentir o toque da pele do bebê no peito, ela chorou. Em seguida, ela passou a reagir e, em menos de um mês, recebeu alta e pôde ir para casa com o filho, Victor Hugo. Amanda sofre de epilepsia crônica desde os 7 anos de idade. Diagnosticada ainda na infância, toma dois remédios controlados para manter a doença estável. Mas, quando descobriu a terceira gravidez não planejada, foi orientada pelo médico a interromper o uso de uma das medicações por causa do risco de má formação fetal. Amanda conta que passou a usar só um remédio e, por isso, teve muitas crises convulsivas durante a gravidez. “As mais fracas duravam cerca de cinco segundos e as mais fortes chegavam a durar uma hora”, conta ela, que diz sentir uma forte tontura e o corpo enrijecer antes de acontecer cada crise. No dia do parto, Amanda diz se lembrar que teve uma discussão com o marido — o que a deixou muito ansiosa e agitada. Ela acredita que esse tenha sido o fator que desencadeou uma crise epilética tão forte, que ela não foi capaz de acordar e retomar os sentidos como sempre acontecia. Amanda não se lembra de mais nada desse e dos próximos 23 dias que estavam por vir. Ela foi socorrida desacordada em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas, diante da gravidade do seu caso, foi encaminhada à Maternidade-Escola Assis Chateubriand, hospital universitário vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) e especializado em casos de alto risco. Ao dar entrada na unidade, a equipe médica primeiro estabilizou a convulsão. Como a jovem já estava com 36 para 37 semanas de gravidez, os médicos decidiram fazer uma cesárea de emergência para evitar mais riscos para o bebê. Amanda recebeu anestesia geral e deu à luz Victor Hugo, que nasceu pesando 2,1 kg e foi imediatamente transferido para a UTI neonatal. A mãe nem viu o bebê. Victor Hugo permaneceu sob cuidados intensivos por seis dias e depois foi transferido a uma unidade semi-intensiva. Enquanto isso, Amanda permanecia na UTI de adultos sem qualquer sinal de resposta. Os médicos tentavam diminuir a sedação, mas logo precisavam voltar com os medicamentos.

Vendas de veículos crescem 7,1% em setembro, diz Anfavea Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A venda de veículos novos no país foi de 213.339 unidades em setembro, crescimento de 7,1% na comparação com o mesmo mês no ano passado, de acordo com dados divulgados hoje (4) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O levantamento leva em consideração veículos leves, caminhões e ônibus. Em relação a agosto, houve queda já esperada de 14,2%, devido ao número reduzido de dias úteis (quatro dias a menos). O acumulado de janeiro a setembro, registrou aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2017. Foram produzidos, em setembro, 223.115 mil veículos, o que representa queda de 6,3% sobre setembro de 2017, reflexo da retração nas exportações para a Argentina, que passa por crise econômica. De acordo com Antonio Carlos Megale, presidente da Anfavea, as montadoras têm ajustado a produção conforme a redução de exportações. Na comparação com agosto, houve queda de 23,5%. A exportação registrou queda de 34,5% em setembro na comparação com o mesmo mês em 2017. Em relação a agosto, a redução foi de 29,7%. No acumulado do ano, a queda foi de 8% em relação ao mesmo período de 2017. A Argentina, que antes respondia por 70% das exportações brasileiras, caiu para 50% no mês passado. A busca por novos mercados para escoar a exportação é vista como alternativa – o Chile aumentou em 22% as importações do Brasil. O número de empregos no setor automotivo mostrou estabilidade, sem variação entre agosto e setembro deste ano. Em relação a setembro do ano passado, foi registrada alta de 3,6%. Em setembro, 132.480 pessoas eram funcionárias de montadoras.

O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A decisão do presidente Michel Temer (MDB) deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O presidente atendeu a um pedido do Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4, justamente a data da primeira prova do Enem. A segunda prova está marcada para o domingo seguinte, dia 11. Em geral, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 que adiou o período para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno para o dia 28. Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, dia 16, a partir da meia-noite. Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Homens armados invadem escola na zona rural de Iramaia e atiram para cima

Na noite da última quarta-feira (03), na Escola Municipal Emílio Garraspazu Médic, localizada no Povoado de Sincorá, na zona rural do município de Iramaia, a 163 km de Brumado, foi invadida por homens armados. Os bandidos utilizavam um gato de energia ligado à unidade de ensino para roubar eletricidade e causavam tumulto durante as aulas com aparelhos de sons ligados em alto volume. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, professores descobriram e cortaram o gato de energia, provocando a ira dos elementos. Estes, então, derrubaram o portão de entrada e invadiram a escola atirando para cima. Tiros também teriam sido deflagrados em frente à residência da diretora da unidade. Apesar do pânico vivido, ninguém ficou ferido. A Polícia Civil investigará o caso.

Reumatologista Dimitri Ferreira, especialista em cuidados da dor crônica, passa a atender na Clínica Mais Vida

A reumatologia é uma especialidade que está crescendo muito e que trata e todas as doenças dos músculos e dos ossos, essas doenças podem ser deste tendinites, bursites até as doenças autoimunes que levam a produção de anticorpos contra o próprio organismo e que são doenças potencialmente graves e que podem levar até a morte. Dimitri Ferreira, especialista que passará a fazer parte do quadro clínico da Clínica Mais Vida observa que está vindo para Brumado no intuito de justamente ajudar a população, prestar um bom atendimento e associar a reumatologia com a Clínica da Dor (especialista em cuidados da dor crônica que incide sobre diversas doenças) que fez na USP e a partir daí dar início a um tratamento e uma assistência a população da melhor maneira possível. Destaca que as doenças reumáticas costumam se potencializar na época do frio, visto que os músculos e tendões se retraem para reter o calor, para os pacientes que já possuem doenças reumáticas faz com que as dores piorem. Desta forma aconselha que se mantenha uma atividade física contínua e sempre aquecido, evitando a piora das dores. Quanto a alimentação frisa que é muito importante, visto que hoje em dia se encontra muito alimentos condimentados, devendo-se evitá-los, assim como as gorduras, mantendo a boa alimentação consequentemente se tem uma boa qualidade de vida. O consumo de frutas, legumes e verduras é de fundamental importância. Quanto a sua parceria com a Mais Vida Dimitri diz que a clínica é pioneira no sentido de prestar atendimento à população de forma mais acessível, sempre se preocupando em ofertar o melhor atendimento com especialidades das mais diversas, “venho para somar e me engajar nesse importante atendimento da saúde gerando melhor qualidade de vida à população”. Dr. Dimitri estará atendendo na Clínica Mais Vida nos dias 08 e 26 de outubro. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 (77) 99989-6868.

Brumado: Populares cobram reforma e ampliação da ponte do Bairro São félix Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há décadas interligando a sede do município de Brumado à BA-262, a popular ponte do São Félix, na Avenida Coronel Santos, tem sido motivo de muitas cobranças dos populares, que se sentem inseguros ao utilizar o equipamento de travessia sobre o Rio do Antônio. A ponte apresenta buracos em sua pista de rolamento, pouco espaço nas passarelas de pedestres e muretas de segurança com rachaduras e partes danificadas. A situação já dura anos sem uma devida manutenção do poder público municipal. Moradores e comerciantes do bairro e adjacências, que fazem uso da ponte todos os dias como parte do percurso até o centro comercial e administrativo, reclamaram em entrevista ao site Achei Sudoeste das péssimas condições do equipamento. “Se passarmos junto com uma carreta ou um ônibus, sentimos a ponte estremecer, isso nos dá medo, nos passa uma impressão de que a ponte vai cair. Pior ainda se a passarela tiver pessoas atravessando em sentidos opostos, alguém vai ter que ir pra pista, se colocando em risco entre os carros porque a passarela é estreita e não cabe duas pessoas lado a lado. Está um horror, essa ponte não corresponde mais a realidade de Brumado”, disse a dona de casa Joselita Araújo, moradora do Bairro Malhada Branca. Esta foi apoiada pela vizinha, dona Nalva Santos. “Necessita urgentemente de uma reforma. Toda vez que vou passar penso que a ponte vai cair comigo, pois com os carros ela estremece toda, dá muito medo”. O sentimento é o mesmo, principalmente entre as mães que permitem que seus filhos trafeguem na ponte ao irem para as escolas. “Eu passo com muito medo, a ponte tá quebrada, pois ela não sacudia assim. Agora, ela treme toda vez que passa carros. Não tem um lugar seguro pra gente passar e, ainda por cima, tá toda danificada na passagem de pedestres. Toda vez que minha filha sai de casa pra ir pra escola eu oro a Deus só pensando na passagem dessa ponte”, relatou dona Marilene Castro, moradora do Jardim de Alá. “Essa é a ponte do medo, está cada vez mais perigoso atravessar essa ponte. Olha o tanto que cresceu a população de Brumado e essa ponte continua do mesmo jeito. É preciso nossos governantes voltarem a atenção para esse trecho, ampliar essa ponte e construir passarelas seguras para os pedestres”, disse dona Percília Amorim, residente no São Félix.

Brumado: Câmara Municipal antecipa sessão ordinária devido ao feriado de 12 de outubro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (03), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 49/2018, que dispõe sobre a redefinição de sessão ordinária na Câmara Municipal de Brumado. Segundo a publicação, a sessão do dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, foi antecipada para o dia 11 de outubro, quinta-feira da próxima semana, às 8h.

Brumado: Em primeira votação, base do prefeito na câmara aprova solicitação de empréstimo de R$ 20 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O bate boca foi acirrado entre o único vereador de oposição e a base do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Vereadores de Brumado, quanto ao projeto de lei nº 022/2018, através do qual o Executivo Municipal solicita permissão para um empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal, com justificativa de aplicação em logradouros públicos. Na primeira votação, houve a negativa do vereador José Ribeiro Neves (PT) e a abstenção do vereador Edmilson Aguiar (PV), o Leck. Os demais presentes foram favoráveis à liberação do empréstimo. O vereador oposicionista, José Ribeiro Neves, cobrou mais transparência, alegando que o prefeito não especificou quais os locais em que serão aplicados os investimentos e nem ao menos citou como o mesmo será pago. “Infelizmente, mais um projeto que chega a essa casa sem discussão. Aqui nessa câmara estão tratando R$ 20 milhões como se fosse R$ 20. Estão votando no escuro, não importando que esse montante ficará para os próximos gestores pagarem. Uma dívida futura para a população brumadense, que aprova às cegas apenas para atender e massagear o ego do prefeito”, criticou o petista. Este foi rechaçado pelos adversários da bancada do prefeito, principalmente pelo vereador José Santos (Sem Partido), o Santinho. “O prefeito disse como será aplicado o recurso: serão R$ 14 milhões para pavimentação de ruas e R$ 6 milhões para construção de pontes e galerias pluviais. Agora, como o tempo foi curto, ele ainda não catalogou os locais que será beneficiados, mas isso já estará acontecendo na próxima sessão. A questão é que a oposição aqui sempre será oposição, nunca vão enxergar o lado bom dos projetos, só vão criticar e causar tumulto”, disparou o parlamentar.

Receita convoca quase 17 mil baianos a corrigir declaração do IRPF Foto: Robson Mendes/Correio

A Receita Federal enviou 16.769 cartas a contribuintes da Bahia que precisam corrigir pequenos erros na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018 – referente ao ano de 2017. De acordo com o órgão, em todo o Brasil já foram emitidos 383.266 documentos, que devem ser entregues pelos Correios nos próximos dias. A Bahia, que integra a 5ª Região Fiscal ao lado de Sergipe, reuniu 84,8% das cartas enviadas aos dois estados. Segundo o auditor fiscal Rogério Leal Reis, chefe da Divisão de Fiscalização da 5ª Região, “os comunicados foram enviados para um grupo de contribuintes que pode ter cometido erros mais simples, mas qualquer pessoa pode acessar o site da Receita e corrigir a informação enviada”. Ainda de acordo com ele, a retificação é utilizada, principalmente, para corrigir problemas como a “omissão de rendimentos, de titular ou de dependente, imposto retido informado a maior, dependentes que não preenchem os requisitos, despesas médicas, planos de previdência privada”. Segundo a Receita, o estado de São Paulo, que compõe sozinho a 8ª Região Fiscal, foi o que mais recebeu cartas para retificação das declarações: 123.245, número que corresponde a 32,2% do total enviado para todo o Brasil. Em segundo lugar aparecem Rio de Janeiro e Espírito Santo, que juntos vão receber 52.677 documentos.

Delegados da 20ª Coorpin se encontram em Brumado para instrução de atuação durante o dia de eleição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os delegados da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) estiveram em Brumado, na sede da coordenadoria, para um encontro de instrução para atuação no processo eleitoral. Ao site Achei Sudoeste, o delegado Leonardo Rabelo informou que a reunião, que é realizada periodicamente, teve como tema as rotinas de atuação da polícia judiciária durante o dia de eleição, tendo em vista que a polícia civil atua de forma supletiva onde a polícia federal não possui delegacia. “Teremos equipes policiais em todas as unidades, inclusive receberemos policiais da regional de Vitória da Conquista em apoio. O que passamos para as equipes é que o delegado haja com imparcialidade, como tem que ser, haja como autoridade policial recebendo e analisando os fatos delituosos, e que, salvo as situações de flagrante delito, qualquer situação que se apresente de crime eleitoral para ser feito inquérito regular tem que ser feita com requisição do poder judiciário”, ressaltou. Delegados plantonistas e de outras regionais também irão atuar em algumas cidades onde não há delegado. Rabelo ainda destacou que as eleições estaduais e de presidenciáveis costumam ser mais tranquilas que as municipais. “Acredito que essa eleição seja muito tranquila em Brumado, apesar desse clima de polarização que a gente está vendo no país. Acredito que essa eleição será um pouco inversa: vamos ter um pouco mais de problema em cidades maiores e, talvez, as cidades pequenas não tenham esse tipo de problema”, avaliou.

Metade das mulheres terá demência, Parkinson ou derrame, aponta pesquisa

Quase metade (48,2% ) das mulheres acima dos 45 anos vai desenvolver demência, Parkinson ou sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O alerta também serve para a população masculina: 36,2% dos homens na mesma faixa etária tendem a ser diagnosticados com alguma das três doenças. A conclusão é de um estudo publicado na terça-feira no periódico científico Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.  Para as mulheres, a demência – espectro que inclui o Alzheimer – é a condição mais preocupante: acima dos 45 anos, 31,4% delas mostraram risco de desenvolver o problema em comparação com os homens (18,6%). A probabilidade de AVC também foi maior para elas: 21,6% contra 19,3%. O risco de Parkinson foi praticamente o mesmo para ambos os sexos:  4,3% e 4,9%, respectivamente.  O estudo, realizado pela Universidade Erasmus, na Holanda, analisou 12.102 pessoas  – homens e mulheres – entre 1990 e 2016, realizando exames médicos completos a cada quatro anos. No começo do acompanhamento, todos os participantes tinham menos de 45 anos. Durante esse período, 1.489 receberam diagnóstico de demência, 263 de parkinsonismo (termo genérico para uma série de sintomas visto em indivíduos com Parkinson) e 1.285 tiveram um AVC. Além disso, alguns voluntários apresentaram mais de uma doença. Os pesquisadores ainda ressaltaram que um número considerável de participantes diagnosticados com uma das três enfermidades apresentou pressão alta, fibrilação atrial (ritmo cardíaco irregular), colesterol alto e diabetes tipo 2, no início da pesquisa.

Vôlei brumadense conquista títulos em torneio realizado em Santa Maria da Vitória Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, o voleibol brumadense representou a cidade e conquistou títulos na Primeira Copa Corrente de Futebol, na cidade de Santa Maria da Vitória. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o atleta e treinador Raniere Bernardo disse que as conquistas do primeiro lugar, tanto no feminino quanto no masculino, foram muito importantes para os atletas, tendo em vista que o campeonato teve a participação de grandes equipes de todo país. No total, entre 12 e 16 cidades marcaram presença na competição. O técnico destacou que as equipes de Brumado enfrentaram o time da casa nas duas finais e, mesmo com a pressão dos torcedores, conseguiram erguer a taça de campeões. Raniere salientou ainda que, hoje, ele está à frente de um projeto com jovens de 13 a 23 anos, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, onde se trabalha as seleções de base a fim de buscar e formar novos talentos, haja vista que, segundo ele, o esporte é carente de apoio no município. A iniciativa é sem fins lucrativos.

Brumado: Jovem tenta agredir companheira de 17 anos e destrói móveis de residência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (03), mais um caso de violência doméstica foi registrado na Delegacia Territorial de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, um jovem de 19 anos destruiu os móveis de sua residência, localizada no Conjunto Residencial Brisas, após uma discussão com a companheira, uma adolescente de 17 anos. Ele ameaçou agredir a menor e, muito agressivo, descontou a sua fúria nos móveis. Ele foi levado para a delegacia e poderá responder pelo crime previsto na Lei Maria da Penha. Os casos dessa natureza têm aumentado significativamente na cidade.

Aracatu: Adolescente de 17 anos ateia fogo na casa da própria mãe Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 11h30 da última terça-feira (03), um adolescente de 17 anos ateou fogo na residência da própria mãe. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, as chamas foram controladas por populares e o incêndio não se alastrou pela casa. Ainda não se sabe o que teria provocado o surto do adolescente, mas existe a possibilidade de o mesmo sofrer de algum transtorno mental. O menor e a mãe foram levados à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, para prestar esclarecimentos. Com cerca de 15 mil habitantes, o município de Aracatu, a 36 km de Brumado, tem registrado um aumento nos índices de criminalidade.

Novo golpe rouba dados bancários de milhares de brasileiros Foto: Reprodução/Pond5

Especialistas descobriram que o GhostDNS, um sofisticado sistema de sequestro de DNS para roubo de dados, está afetando mais de 100 mil roteadores – 87% deles no Brasil. De acordo com a Netlab, empresa especializada em segurança da informação, o malware foi encontrado em mais 70 modelos, incluindo marcas como TP-Link, D-Link, Intelbras, Multilaser e Huawei, entre outras. Usando o método de phishing, o ataque tem como objetivo final descobrir credenciais de sites importantes, como bancos e grandes provedores. Pelos registros da Netlab at 360, que descobriu o golpe, URLs brasileiras da Netflix, Santander e Citibank foram algumas das invadidas pelo GhostDNS. A seguir, saiba tudo sobre o malware e aprenda como se proteger.

Polícia Civil inicia investigações acerca de submetralhadora apreendida pela PM em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (02), dois jovens foram detidos com uma submetralhadora em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, disse que o tráfico é um comércio como outro qualquer, porém de natureza ilegal e, portanto, não se pode fazer uma cobrança pelos métodos convencionais. “Se você tem alguém que lhe deve, você aciona o poder judiciário se utilizando de um advogado, se for necessário, e o tráfico não se utiliza disso. Ele se utiliza de um poder paramilitar. Geralmente, quanto mais forte o tráfico, mais armas eles vão procurar adquirir, até pra fazer a segurança do bem que ele vende, que é um bem muito caro”, destacou.

Polícia Civil inicia investigações acerca de submetralhadora apreendida pela PM em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sete anos como delegado regional, Rabelo informou que a polícia apreendeu seis metralhadoras dentro do município de Brumado. Todas, segundo ele, 9 mm, calibre de uso restrito das polícias e do Exército. “É de se preocupar, a princípio, por essas armas estarem em Brumado, mas a gente também tem consciência de que, infelizmente, no Brasil, o caminho de entrada dessas armas pelas fronteiras é muito fácil. Então, a gente se preocupa, mas também não estranha”, disse. De acordo com o delegado ele, atualmente, apesar das apreensões citadas, não há um recrudescimento da briga de traficantes na cidade. O que há é uma possibilidade de que isso aconteça nos próximos meses e a polícia está atenta, conforme informou, fazendo o seu trabalho e tirando as armas de circulação. “A Polícia Civil vai insvestigar a possibilidade de mais armas desse tipo estarem dentro do município”, assegurou, deixando claro que houve uma diminuição do número de homicídios na cidade.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Obras da creche do Bairro São José atingem mais de 40% conclusão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, uma creche está sendo construída pela Prefeitura Municipal no Bairro São José, próximo à Escola Élcio Trigueiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empreiteiro Renato Mendonça disse que as obras atingiram mais de 40% de sua conclusão. Ele salientou que se trata de uma obra complexa e bem estruturada. “Vai ser a melhor creche de Brumado”, completou. O local terá capacidade para 180 alunos, sendo uma reivindicação antiga da comunidade. O empreiteiro destacou ainda que a estimativa era de que a obra fosse entregue em 12 meses, porém os trabalhos sofrerão um atraso, tendo em vista a complexidade do empreendimento. “Ainda em 2019, com certeza, a creche será entregue à comunidade”, garantiu.

Ibope: Bolsonaro tem 32%; Haddad, 23%; Ciro, 10%; Alckmin, 7% Foto: Reprodução

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 32% da sintenções de votos, seguido por Fernando Haddad (PT) com 23%. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores entre segunda-feira (1º) e terça-feira (2). Nos votos totais, os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro (PSL): 32%; Fernando Haddad (PT): 23%; Ciro Gomes (PDT): 10%; Geraldo Alckmin (PSDB): 7%; Marina Silva (Rede): 4%; João Amoêdo (Novo): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Alvaro Dias (Podemos): 1%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 0%; Vera Lúcia (PSTU): 0%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 11%; Não sabe/não respondeu: 6%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está com o registro no TSE: BR-08245/2018 e foi contratada pela TV Globo e O Estado de S.Paulo.

Brumado: Consumidora reclama de aumento abusivo nas contas de energia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Residente na Vila Presidente Vargas, a consumidora Fabiana Alves reclama do aumento abusivo nas suas contas de energia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que as contas costumavam custar, no máximo, R$ 45, porém chegaram nos últimos meses a R$ 197. A moradora relatou que esteve na Coelba reclamando do aumento, onde foi informada apenas de que houve, de fato, um aumento nas contas de energia, sem maiores explicações. Os representantes da empresa chegaram a questionar se a moradora possuía um poço artesiano na sua casa, o que foi negado. Ela alega que não há motivos para um aumento tão significativo, haja vista que consome energia de modo racional. Cadastrada no Bolsa Família, a moradora tinha direito a um desconto na sua conta de energia, porém, segundo informou, o seu cadastro foi suspenso e o desconto interrompido. Segundo ela, o sistema da Coelba não está aceitando o seu cadastro, mesmo estando tudo certo na Casa do Bolsa Família. Diante disso, as contas estão se acumulando, tendo em vista o alto valor. Além disso, a moradora disse que está passando dificuldades por conta da situação, já que se mantém apenas com o benefício do governo.

Livramento de Nossa Senhora: PM prende indivíduo acusado de ameaçar populares em bar de Jussiape Foto: Divulgação/PM

No último domingo (30), populares acionaram uma guarnição da Polícia Militar, pois um indivíduo armado estaria em uma bar na cidade de Jussiape ameaçando algumas pessoas. O indivíduo teria fugido em um veículo de cor vermelha, com destino a Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A guarnição deslocou-se até a Serra das Almas, na saída para Rio de Contas, onde se deparou com o veículo suspeito. Ao perceber a presença da viatura, o suspeito fugiu, sendo alcançado na Rua do Areião. Durante a abordagem, os policiais não encontraram nada suspeito no veículo, sendo os dois ocupantes liberados. No entanto, quando voltou em diligência ao local, a guarnição se deparou com os dois indivíduos vasculhando o mato. Um deles fugiu e a polícia localizou no meio do matagal um revólver calibre 32 com 5 cartuchos intactos. Foi dada voz de prisão ao indivíduo que permaneceu no local. O outro será intimado pela autoridade policial.

Preso por estupro, homem deixa a cadeia e é suspeito de matar a filha Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Civil procura por um homem de 28 anos suspeito de matar a filha de 13 anos a facadas, na madrugada desta quarta-feira (3), no bairro Mailasque, em São Roque (SP). Horácio Nazareno Lucas estava preso desde julho, quando passou a cumprir pena por estuprar a cunhada em 2011. Ao ser solto, nesta terça-feira (2), ele foi para casa, matou a filha e fugiu. De acordo com a polícia, uma viatura foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica, porém, quando a equipe estava a caminho do bairro, foi surpreendida por um menino de 6 anos pedindo socorro, dizendo o pai havia matado a irmã. Os policiais militares foram até o sítio da família e encontraram Letícia Tanzi Lucas, de 13 anos, inconsciente e ferida na sala. Segundo o G1, a estudante foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

De 03 a 05 de outubro, será realizado na Uneb, em Brumado, o III Seminário Local do Comitê Local do Proler e V Seminário do Laboratório de Pesquisa em Alfabetização e Leitura (Lepal), com o tema, “Tempos, espaços, leituras – identidades literárias e perspectivas críticas”. Durante o evento ocorrerá uma conferência de abertura, mesas redondas, minicursos, oficinas e sessões de comunicação oral. Os seminários têm o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores em torno da temática da produção e da expressão da palavra literária, a partir da atuação de escritores, artistas da palavra, professores, agentes de leitura, editores, mobilizadores e divulgadores culturais, os quais projetam as diversas experiências e possibilidades de reinvenção da escrita literária.

Caetité: Jovem é preso após ser flagrado com drogas Foto: Divulgação/PM

Na terça-feira (02), Fernando José da Silva Cotrim, vulgo Fernandinho, de 23 anos de idade, foi preso após ser flagrado com drogas durante rondas realizadas por uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na Rua Men de Sá, no Bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com a polícia, com o jovem foram encontrados 200 gramas de substância semelhante à maconha, três pacotes de cocaína, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. Fernandinho já tem diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas. O indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi.Na terça-feira (02), Fernando José da Silva Cotrim, vulgo Fernandinho, de 23 anos de idade, foi preso após ser flagrado com drogas durante rondas realizadas por uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na Rua Men de Sá, no Bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com a polícia, com o jovem foram encontrados 200 gramas de substância semelhante à maconha, três pacotes de cocaína, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. Fernandinho já tem diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas. O indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi.

Aulas em unidades da rede pública de ensino serão suspensas na sexta-feira (05) devido às eleições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir desta sexta-feira (05), as aulas nas escolas municipais e estaduais, na capital e no interior, estarão suspensas por conta das eleições de domingo (07). Isso porque na sexta as urnas eletrônicas começarão a ser instaladas nos locais de votação, que incluem, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), as unidades de ensino. No caso das escolas estaduais, os alunos voltarão às salas de aula na terça-feira (9). Já nas escolas da rede municipal, as atividades serão normalizadas na segunda-feira (8). De acordo com o TRE-BA, a suspensão das aulas não afetará o calendário escolar. Na Bahia, 35.088 urnas serão preparadas para o 1º turno da eleição. Ainda não há previsão de quantos equipamentos serão utilizados no 2º turno.

Vendas irregulares de residências do Minha Casa, Minha Vida são denunciadas em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A venda de residências do Minha Casa, Minha Vida, programa do Governo Federal, é algo comum na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Inclusive, o assunto já foi pauta na Câmara Municipal, onde o vereador Fabrício Lopes (PSD) cobrou do Ministério Público Federal (MPF) em maio deste ano esclarecimentos sobre as irregularidades. O caso ainda está sendo investigado, mas ainda não há um posicionamento do órgão sobre as denúncias. Nas redes sociais, podem ser encontrados anúncios de venda dos imóveis, a exemplo do que aconteceu na última quinta-feira (28), quando uma mulher anunciou em grupos na internet a venda de uma residência no Residencial dos Pássaros. De acordo com a Agência Sertão, o imóvel foi entregue no dia 05 de dezembro de 2014. Na época, cada moradia custou em média R$ 59.997,87. Outras divulgações de vendas de residências no conjunto habitacional já foram anunciadas na mesma rede social. Além da irregularidade da venda, no local também são visíveis as construções irregulares. O gerente geral da Caixa Econômica de Guanambi, Rodrigo da Silva, explica que as vendas, alugueis e reformas são  ilegais. No entanto, conforme informou, a fiscalização é de responsabilidade da prefeitura. Esta, por sua vez, destacou que, até o momento, não houve nenhuma denúncia recente.

Estudo aponta que 75% dos idosos brasileiros usam apenas o SUS Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Ministério da Saúde aponta que 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) tem o objetivo de apresentar subsídios para a construção e adequação de novas políticas públicas para fortalecer a saúde do idoso. De acordo com os dados, 83,1% dos idosos brasileiros realizaram, pelo menos, uma consulta médica nos últimos 12 meses. Nesse período, 10,2% dos idosos foram hospitalizados uma ou mais vezes. O estudo mostra ainda que quase 40% dos idosos possuem uma doença crônica e 29,8% possuem duas ou mais como diabetes, hipertensão ou artrite. Ou seja, ao todo, cerca de 70% dos idosos possuem alguma doença crônica. Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Segundo o Ministério da Saúde, em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015. Para a realização do ELSI-Brasil foram investidos R$ 7,3 milhões - R$ 4,2 milhões são do Ministério da Saúde e R$ 3,1 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Na primeira etapa, participaram pessoas com 50 anos ou mais entre os anos 2015 e 2016 em 70 municípios nas cinco regiões do país. A idade de 50 anos foi utilizada devido ao interesse em analisar o período de transição do momento produtivo para o início da aposentadoria dos idosos (60 anos ou mais).

PM promove blitz visando ampliar segurança pública preventiva em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma blitz preventiva foi realizada na cidade de Brumado com vistas a promover maior segurança pública. Segundo o Major Adriano Souza Dias, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a iniciativa, foi uma recomendação do Comando Geral da Corporação. Os dias e horários da ação foram pontuados pelo serviço de inteligência, conforme levantamento previamente realizado. Na blitz desta terça-feira, foram selecionados pontos estratégicos do Bairro São Félix e Centro. “Tivemos 27 veículos abordados, 1 retido e 6 notificados, todos veículos de duas rodas”, destacou. O Major disse ainda que a blitz é itinerante e outros locais serão contemplados a cada semana, quando será feito um novo mapeamento.

Hábitos capazes de reduzir risco de tumor na mama Foto: iStockphoto/Getty Images

No Brasil, o câncer de mama corresponde a 28,1% dos novos casos da doença a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com exceção dos tumores de pele não melanoma, este tipo de câncer é o mais frequente entre mulheres das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. O percentual brasileiro é mais elevado que a taxa global, que é de 25%. As projeções para 2018 ainda indicam que, no mundo inteiro, 627.000 de pessoas podem morrer devido à doença. Apesar dos números, o câncer de mama está entre os tipos mais tratáveis da neoplasia, especialmente com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Além disso, de acordo com o Inca, 30% dos casos da doença podem ser evitados apenas com adoção de hábitos saudáveis, como praticar exercício físico regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool.

Parceria mantém curral para animais recolhidos nas vias de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na BA-262, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde, através de uma parceria entre o Município e a PRE, foi construído um curral para abrigar os animais recolhidos nas vias públicas da cidade. Marcos Maurício, responsável pela empresa que recolhe os animais e administra o espaço, disse que a  média de equinos recolhidos nas vias urbanas varia bastante. “Hoje recolhemos 9, mas tem dias que a gente recolhe 2 ou 3, tem dias que nenhum. Em dois meses, mais ou menos, recolhemos 50 animais das ruas”, relatou. Maurício destacou que, para reaver os animais, os proprietários têm de se dirigir à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) a fim de pagar uma multa e, em seguida, dar início ao procedimento de liberação. No prazo de 15 dias, segundo ele, caso o dono não apareça, os animais são encaminhados para Vitória da Conquista, de onde é muito mais dispendioso transportar o animal de volta para Brumado. Maurício ressaltou a importância da parceria, que já dura dois anos, para um trânsito mais seguro, tendo em vista que os animais soltos nas vias urbanas são um risco constante para condutores e pedestres. Para acionar a empresa para recolher animais soltos nas vias, a população pode entrar em contato através do número (77) 99922-3494.

Caatiba: Incêndio em vegetação destrói ponte e deixa moradores 'isolados' Foto: Arquivo Pessoal

Um incêndio destruiu uma grande área de vegetação na zona rural do município de Caatiba, no sudoeste da Bahia. As chamas atingiram uma ponte de madeira que dá acesso a várias fazendas da região, o que deixou moradores “isolados”. O caso ocorreu no último fim de semana. O fogo começou numa mata próxima a uma mangueira e se alastrou até destruir a ponte. As chamas foram controladas pelos próprios moradores. Ainda não se sabe o tamanho da área atingida e nem o que provocou o incêndio.

Caravana do Lazer leva esporte e lazer às crianças de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana o projeto Caravana do Lazer foi realizado na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, onde uma grande mobilização reuniu crianças e adultos para um dia de recreação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jairo Almeida Fraga explicou que o projeto visa promover um dia de lazer para cada cidade por onde passa no estado da Bahia. “Esse projeto foi uma parceria do estado com a prefeitura, na pessoa do vice-prefeito, que trouxe essa caravana para Brumado”, destacou. Almeida relatou que toda uma logística foi montada na praça, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a fim de proporcionar um dia de brincadeiras para as crianças, que puderam participar de várias atividades, entre as quais dança, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinha, além de oficinas de pintura e leitura. “O evento foi bastante significativo para toda população e para nós que abraçamos esse projeto em nossa cidade. Foi muito bom pela satisfação das crianças e dos pais”, finalizou.

Datafolha: Bolsonaro, 32%; Haddad, 21%; Ciro, 11%; Alckmin 9% Foto: Reprodução/Poder 360

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) alcançou 32% das intenções de voto na mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (2). De acordo com o instituto, o líder da corrida presidencial foi favorecido pelo foco de manifestações que levaram milhares de opositores e admiradores ao seu nome às ruas das principais cidades no fim de semana. Bolsonaro ganhou quatro pontos percentuais desde a semana passada. Com rejeição crescente, o segundo lugar na disputa, Fernando Haddad (PT) manteve seus 21% de intenções de voto. Bolsonaro e Haddad empatam nas simulações feitas para o segundo turno. No cenário em que os dois se enfrentam, Bolsonaro cresceu de 39% para 44% e Haddad oscilou de 45% para 42%. O candidato do PDT, Ciro Gomes, que disputava o campo da esquerda com os petistas desde o início do ano, se manteve com 11%, empatado com o tucano Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 10% para 9%. O Datafolha entrevistou 3.240 eleitores de 225 municípios nesta terça. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03147/2018.

Conselho Rural realiza debate entre candidatos a deputado estadual em Brumado

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável realiza um debate nesta quarta-feira (03) entre os candidatos a deputado estadual com votação expressiva na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Frederico Neves, disse que o debate foi uma sugestão de alguns membros, que gostariam de conhecer as propostas dos candidatos que irão representar o município na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Fizemos o convite aos três principais candidatos, àqueles que são mais ligados ao nosso município, para estarem presentes na reunião do conselho, no auditório do Semac, onde terão a oportunidade de apresentar as suas plataformas de trabalho para Brumado, especificamente voltadas à zona rural do município. E também responder aos questionamentos que, por ventura, os membros do conselho presentes queiram fazer”, destacou. Neves ainda estendeu o convite a todos os representantes de associações de comunidades rurais para participarem do debate e conhecerem melhor as propostas dos candidatos.

Brumado: Jovens são detidos com submetralhadora 9 mm

Por volta de 22h30 desta terça-feira (02), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) visualizou dois indivíduos em atitude suspeita na Rua Juscelino Kubitschek, no Bairro Novo Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os jovens estavam em frente a uma casa abandonada, onde, ao realizar buscas, os policiais que fizeram a abordagem encontraram uma mochila contendo uma submetralhadora 9 mm e munições de calibre 38. Os suspeitos e todo o material apreendido foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil, onde o fato foi registrado.

Arquivo