Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2018"

01 Nov 2018 - 11:00h

Reunião realizada na segunda-feira (29) tratou da parceria de gestão de ensino compartilhado entre a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e o município de Brumado, através da qual será implantado o modelo semelhante aos colégios da PM-BA. O evento ocorreu na sede da 34ª CIPM e contou com a presença do comandante do órgão, Major Adriano Souza Dias, do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), da secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde e de policiais que irão fazer parte do sistema. Na oportunidade, foi apresentado o programa e a metodologia que serão implantados nas unidades de ensino. Segundo o Major Adriano Souza Dias, a filosofia da rede consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados por prefeituras voluntárias, para atuar em escolas municipais nos nível fundamental II. A 34ª CIPM já está capacitando multiplicadores para treinar os policiais militares que atuarão nas escolas. Com o novo modelo, o colégio passará a ter a direção compartilhada entre o diretor escolar e o diretor militar.

01 Nov 2018 - 10:30h

A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina nas refinarias em 0,84% nas refinarias a partir desta quinta-feira, a 1,8466 real por litro. O corte ocorre um dia após a companhia realizar a maior redução da era de reajustes diários, com uma diminuição de 6,20% no valor. Com o corte, o preço médio na refinaria em quase seis meses, desde o valor de 1,8523 real por litro registrado em 9 de maio. A redução se dá em meio a uma valorização do real ante o dólar e também a um enfraquecimento das referências internacionais do petróleo, parâmetros utilizados pela companhia para a formação de preços dos combustíveis. A diminuição ocorre ainda após a Petrobras anunciar uma diminuição de 10,1% no preço do diesel nas refinarias, dada a definição de um novo preço de comercialização para o programa federal de subvenção ao combustível.

01 Nov 2018 - 10:00h

Por volta de 10h desta quarta-feira (31), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) avistou dois suspeitos em uma motocicleta transitando pela Rua Virgílio Ataíde, nas proximidades do Mercado Municipal. Os elementos foram abordados e, após busca pessoal, foi constatado que o passageiro estava com aproximadamente 1 kg de substância análoga à maconha e 3 pedras de substância semelhante ao crack. Dois suspeitos foram detidos e conduzidos à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde ficaram custodiados.

01 Nov 2018 - 09:30h

Três cadelas e três cachorros foram achados amarrados em sacos plásticos às margens de uma estrada rural, no bairro Meia Légua, em Pilar do Sul (SP), nesta terça-feira (31). A Polícia Civil afirma que vai investigar o caso e o responsável pode responder por maus-tratos. Um dos moradores que encontraram os animais enviou um vídeo para a reportagem da TV Tem em que é possível ver dois cães presos em sacos plásticos. Uma deles estava com a cabeça encoberta. Nas imagens ainda é possível ver alguns animais correndo pela estrada e, em um matagal, mais dois são encontrados em sacos plásticos. Segundo o morador, que prefere não se identificar, ele estava voltando do trabalho com mais dois amigos, quando viu vários sacos com os cachorros dentro. A gravação, segundo ele, foi feita após alguns animais já terem sido retirados. Como não tinha condições de cuidar dos animais, o morador alega que apenas os soltou.

01 Nov 2018 - 09:00h

Decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, concedeu a suspensão dos efeitos da liminar em favor do suplente Girson Ledo (Sem Partido), retornando o cargo ao vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos. Ledo permaneceu no cargo apenas durante alguns dias, sendo destituído com base no Regimento Interno do Poder Legislativo e na Lei Orgânica Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que lamenta, mas que acata a decisão judicial. Ele ainda desejou ao vereador Eduardo Cunha Vasconcelos que faça um bom trabalho em prol da população. “Quero agradecer as pessoas que mandaram mensagens pra mim me parabenizando e dizer que não fiquem tristes porque eu não estou triste. Não estou decepcionado, sou muito pé no chão. Estou com a cabeça erguida e vida que segue. Está nas mãos de Deus”, completou. Ledo ainda afirmou que sabia da possibilidade de permanecer no cargo por pouco tempo, uma vez que a vaga não era dele de fato. Ele espera, no entanto, que Dudu assuma o seu mandato, “porque a Câmara não pode ficar com a cadeira vaga”.

01 Nov 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

01 Nov 2018 - 08:00h

Investigadores da Polícia Civil cumpriram dois mandados de busca e apreensão em residências situadas no Conjunto Brisas I, no Bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em uma residência, foram apreendidos dois telefones celulares, duas trouxinhas de maconha e a quantia de R$ 550. Já em outra localidade, foi encontrada uma pistola calibre 380, 28 cartuchos do mesmo calibre, duas balanças de precisão e sacos plásticos comumente utilizados para embalar drogas. Dois telefones arrecadados na referida residência foram posteriormente devolvidos aos proprietários. A polícia instaurou procedimentos para apurar os fatos delituosos, devendo concluí-los nos próximos dias.

01 Nov 2018 - 07:30h

Em decisão já esperada pelo mercado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, na quarta-feira (31), manter a taxa básica de juros da economia em 6,5% ao ano (a.a.). Foi a quinta vez consecutiva que o Copom decidiu não alterar a taxa Selic, que está no menor patamar desde o início do regime de metas para a inflação, adotado em 1999. A reunião desta quarta foi a primeira do comitê, responsável por definir os juros com foco no controle da inflação, após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República. O Copom tem apenas mais uma reunião neste ano, em dezembro. A expectativa dos analistas é de que a taxa seja mantida neste patamar até o fim de 2018 e seja elevada gradualmente no próximo ano até alcançar 8% a.a.

01 Nov 2018 - 07:00h

Dois policiais militares, lotados em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, foram acionados pelo Ministério Público Estadual por abuso de autoridade e lesão corporal. Caso a Justiça acate o pedido do MP, um deles pode ser afastado liminarmente por intimidação de testemunhas. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite pede que a Justiça determine o afastamento de um dos réus e suspenda seu porte de arma. Ele e o outro acusado foram acionados pelo uso de violência excessiva contra Neilson Coelho Pires, agredido durante uma partida de futebol. Conforme a ação no dia 11 de setembro de 2017, os réus faziam o policiamento durante uma partida de futebol no Estadio Edílson Pontes, quando foram acionados para controlar um tumulto entre torcedores na arquibancada. 

Segundo o promotor Ruano Leite, durante a abordagem, os policiais “agrediram Neilson com golpes de cassetete”. Durante a intervenção, populares e outros policiais teriam pedido para que os réus parassem com as agressões, mas os policiais levaram a vítima para fora do estádio, onde as agressões continuaram. Depoimentos de testemunhas, imagens de câmera de circuito interno e gravações ambientais de áudio comprovam as agressões.

01 Nov 2018 - 00:00h

O Major Mário Augusto dos Santos Cabral é o novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. Ele se reapresentará à companhia, visto que já atuou como subcomandante da instituição. “Sou morador de Brumado e estou praticamente em casa. Vejo isso como um facilitar por já conhecer a região”, disse. O novo comandante da 34ª CIPM afirmou que dará continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo feito pelo Major Adriano Souza Dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o novo comandante ainda destacou que tentará viabilizar, junto ao Governo do Estado, o aumento do número de efetivo a fim de garantir a segurança na região de abrangência. Sobre o maior desafio que enfrentará à frente da companhia, Cabral citou o combate ao tráfico de drogas, considerado por ele um problema que afeta não só a região, mas todo país. “Vamos trabalhar para minimizar essa problemática”, completou.