Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
fechar

Justiça Eleitoral faz plantão em Barra da Estiva de 15 a 17 de novembro

A 169ª Zona Eleitoral realizará plantão da biometria nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O objetivo é oferecer mais uma opção de atendimento aos eleitores de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia, cidades em fase de revisão biométrica obrigatória. O atendimento extraordinário ocorrerá no cartório eleitoral localizado na Rua Prof. Sta. Vieira de Castro, 106, Fórum Eliezer Rodrigues de Souza, Centro, das 08h às 14h (sex) e das 08h às 12h (sábado e domingo). Durante os dias de plantão, o atendimento ocorrerá por ordem de chegada ou hora marcada. Para essa última opção, o cidadão deverá antecipadamente agendar dia e horário de sua preferência por meio do telefone 0800 071 6505, WhatsApp (71) 3373-7223 ou site (agendamento.tre-ba.jus.br). O eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.

Tanhaçu: Cipe Central e PM apreendem munições e pólvora para arma de fogo

Uma operação conjunta realizada entre a Cipe Central e a Polícia Militar de Tanhaçu apreenderam na última quinta-feira (14), em poder de Joviniano Ferreira da Silva, de 86 anos, 02 caixas de munição calibre 22 com 50 munições cada; 01 cartela contendo 10 munições calibre 32 intactas; 260 recipientes contendo Pólvora preta; 01 quilo de chumbo em esfera; 04 recipientes contendo espoleta para arma artesanal e 05 caixas de estojos de metal  de vários calibres. Dando continuidade na operação os policiais apreenderam em outro estabelecimento comercial de Marcos Augusto Silva, 197 recipientes plásticos de Pólvora, 55 quilos de chumbo em esfera, 348 estojos em metal e plásticos de vários calibres e 47 calibradores de cartuchos. Todo material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Tanhaçu onde foi lavrado o flagrante.

Brumado: Após assumir presidência do Democratas, Fabrício Abrantes inicia reformulação do partido Foto: Divulgação

Após assumir o comando do Democratas na cidade de Brumado, o empresário e pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes, iniciou uma reformulação na legenda. O partido tem conquistado o apoio de importantes lideranças, como é o caso do presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, o qual garantiu seu apoio ao empresário, recentemente, em reunião realizada na capital baiana. Fabrício recebeu também o apoio de novos filiados ao partido, desta feita, o empresário Jobson da Cruz Rocha, o Jobinho, presidente da Associação de Moradores do bairro Dr. Juracy. Jobinho tem trabalho reconhecido pela comunidade, com destaque para ações sociais que vem realizando ao longo dos anos. Para Abrantes, receber o apoio de lideranças locais é de suma importância, tendo em vista a necessidade se somar forças em prol de Brumado, para a construção de uma plataforma política que venha a contemplar todas as comunidades do município. Nos próximos dias, novas lideranças serão filiadas ao Democratas.

Adquira seu passaporte para o Brumado Privilege nos pontos de vendas autorizados

O Brumado Privilege será realizado dia 19 de janeiro de 2020 no Parque de Exposições Gilson Brito, às 17hs. No local, a dupla sertaneja universitária Zé Neto e Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar, vão animar o evento que promete sacudir o sudoeste da Bahia. A festa terá megaestrutura de pista, camarote e área vip. Os passaportes já estão à venda nos pontos de vendas autorizados. A festa será realizada pela Nacional Entretenimentos e Edy Show.

Sucesso em Vitória da Conquista, Camarote Bar, Balada e Restaurante terá filial em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Camarote Bar, Balada e Restaurante, empreendimento de total sucesso há cinco anos em Vitória da Conquista, estará inaugurando sua filial na cidade de Guanambi, na primeira quinzena de dezembro. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo empresário Dante Gusmão, na tarde desta quinta-feira (14). De acordo com ele, após a aceitação do público de Conquista e região, o Camarote chegará a Guanambi gerando 25 empregos diretos e trazendo um conceito de excelência para o público.

Sucesso em Vitória da Conquista, Camarote Bar, Balada e Restaurante terá filial em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A cidade de Guanambi está em festa, o nosso empreendimento chegará para ser uma inovação no entretenimento da cidade”, disse. Sondado pela nossa reportagem, Dante confirmou a ida do Camarote para a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, e a possibilidade de Brumado receber o empreendimento. “Em abril de 2020 inauguraremos a nossa filial em Ilhéus e esperamos o quanto antes poder também fazer parte do entretenimento da cidade de Brumado. Aguardem, que em breve teremos grandes novidades”, ressaltou Dante.

Tratamento para câncer de mama adia quimioterapia por até 4 anos Foto: Sebastian Kaulitzki/Getty Images

Um estudo inédito publicado no periódico JAMA Oncology descobriu uma nova combinação de medicamentos para o câncer de mama metastático – a fase mais avançada da doença – capaz de aumentar em até 10 meses a taxa global de sobrevida – que, atualmente, é de cerca de três anos. A terapia ainda possibilita o adiamento da quimioterapia por até quatro anos. O novo tratamento é feito por meio da combinação do abemaciclibe (um inibidor de ciclina, enzima responsável pela divisão celular) e do fulvestranto (uma medicação anti-hormonal que interfere no processo de proliferação celular). “Esses resultados são muito impactantes. A nova combinação permite que, mesmo com doença metastática, as pacientes vivam mais e com qualidade de vida. Além disso, elas conseguem adiar o uso da quimioterapia por períodos mais longos e têm a conveniência de tomar a medicação em casa”, explica Gilberto Amorim, coordenador nacional de Oncologia Mamária da Oncologia D’Or. Outra vantagem são efeitos colaterais menores: ao contrário da quimioterapia tradicional, que causa uma série de desconfortos para as pacientes, a nova combinação não causa queda de cabelo, baixa imunidade, vômito ou maior risco de infecções. Os efeitos adversos mais comuns são alterações no sangue e diarreia – problemas de fáceis de monitorar e tratar. Essa menor incidência de efeitos colaterais se deve ao fato de que as substâncias atingem majoritariamente células tumorais, ou seja, poucas células sadias são prejudicadas pelo tratamento. A nova combinação é indicada para pacientes com câncer de mama metastático que já tenham falhado em tratamento anterior com anti-hormônios. De acordo com Amorim, pode ser que no futuro, avaliando os resultados no dia a dia dos pacientes, seja possível acioná-la para o tratamento inicial desse estágio do câncer.

Comarca de Brumado trabalha com foco no julgamento de crimes dolosos contra a vida neste mês Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Novembro é o mês dedicado ao Tribunal do Júri. Durante o período, as unidades de comarcas com competência para o julgamento de crimes dolosos contra a vida trabalham com foco na apreciação popular desses processos, dando preferência aos relativos a réus presos. De acordo com a Gestora Estadual das Metas ENASP, Juíza Jacqueline de Andrade Campos, foram comunicadas designações de Júri nas Comarcas de Brumado, Sobradinho, Saúde, Teixeira de Freitas, Urandi, Itororó, Pojuca, Muritiba, Carinhanha, Eunápolis, Macaúbas, Itiúba, Wenceslau Guimarães, Ruy Barbosa, Ilhéus, Ituaçu, Camaçari, São Sebastião do Passé, Camacan, Poções, Salvador, Gandu, Campo Formoso e Riachão do Jacuípe. As comarcas devem informar os júris marcados para o mês de novembro, constando o número do processo e a respectiva data da sessão plenária. Após a realização das sessões de julgamento, devem comunicar o resultado, indicando se houve condenação, absolvição, desclassificação, extinção da punibilidade, não realização, data de eventual remarcação e o motivo da redesignação.

Brumadinho: 253º corpo é encontrado; 17 seguem desaparecidos Foto: CBMMG

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encontrou mais uma vítima do rompimento da barragem da Vale na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Com isso o número de pessoas mortas no episódio sobe para 253. No total, 395 pessoas foram localizadas. Nove meses após o caso, 17 pessoas ainda seguem desaparecidas. O Corpo de Bombeiro permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu em janeiro deste ano, resultando em mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte. De acordo com a Veja, os bombeiros acharam apenas uma parte do corpo, nomeada tecnicamente de “segmento toráxico”, que reúne coluna e crânio. Segundo a corporação, partes menores encontradas são encaminhadas para perícia, pois podem ser de um corpo ou de animais. Neste caso, não houve dúvida por parte das equipes.

Treze municípios do sudoeste baiano terão assistência para implantar plano de saneamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Treze municípios do sudoeste baiano terão assessoria técnica para elaboração de planos municiais de saneamento básico. O trabalho vai até o dia 12 de janeiro de 2021 sob o custo de R$ 1,6 milhão. Serão beneficiadas as cidades de Caculé, Caetanos, Candiba, Cordeiros, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Matina, Mucugê, Nova Canaã, Palmas de Monte Alto, Piripá, Ribeirão do Largo e Tanque Novo. Segundo a secretaria de infraestrutura hídrica e saneamento, a responsável pelo trabalho é a empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda.

Após perder 40kg, funcionária pública vence concurso Miss Bariátrica 2019 em Salvador Foto: Reinaldo Oliveira

A funcionária pública Eliene Oliveira, de 41 anos, venceu o concurso Miss Bariátrica 2019, realizado na noite da quarta-feira (13), no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. O evento celebra a conquista de mulheres que recuperaram a saúde, autoestima e qualidade de vida depois de emagrecerem. Eliene integrou a lista de candidatas após perder 40kg. De acordo com o G1, a fisioterapeuta Ana Paula Figueiredo, que emagreceu 36kg, ficou em segundo lugar, enquanto a terceira posição ficou com a nutricionista Luiza Cosme, que perdeu 30kg. As três foram escolhidas com base em critérios como postura, criatividade, espontaneidade, carisma, evolução e presença cênica. Além delas, outras nove mulheres finalistas concorreram no concurso, que foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa, cada candidata desfilou com uma roupa customizada por ela. Na segunda, elas usaram modelos criados pela estilista Luciana Galeão, que produziu os modelitos a partir das peças que as finalistas usavam antes do emagrecimento.

Preso homem suspeito de ser um dos maiores fornecedores de ecstasy de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PC

Nesta quarta-feira (13), um homem de 27 anos, identificado como Roberto Mariano Gonçalves da Silva, foi preso suspeito de comercializar anabolizantes e drogas sintéticas na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O material foi encontrado na casa do suspeito, no Bairro Brasil, após uma busca policial. No local, foram apreendidos: grande quantidade de comprimidos de ecstasy, cerca de 1.500 unidades da droga sintética, vários frascos e caixas de esteroides anabolizantes proibidos, produtos eletrônicos sem nota fiscal e de origem ilícita e dinheiro. Segundo a polícia, Roberto Mariano é suspeito de ser um dos grandes fornecedores de ecstasy em festas e eventos frequentados por jovens da cidade. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação e permanece detido no presídio de Vitória da Conquista.

Pneumonia mata uma criança de até 5 anos a cada 39 segundos no mundo Foto: Semevent de Pixabay

A pneumonia é uma “epidemia esquecida”, alerta a Unicef, a agência da ONU para a Infância, e outras cinco organizações, incluindo a ONG Save the Children, em comunicado divulgado nesta terça-feira (12). Em 2018, a doença respiratória matou uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos, informa o texto. O comunicado faz um apelo por uma “ação mundial” contra a pneumonia. A infecção respiratória aguda, que afeta os pulmões, pode ser provocada por bactérias, vírus ou fungos microscópicos. Em caso de pneumonia, os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e limita a absorção de oxigênio. Existe vacina contra a pneumonia bacteriana. Os médicos lembram que se a doença for diagnosticada e tratada de forma adequada, dificilmente acontece um agravamento do quadro. “É uma epidemia mundial que precisa de uma resposta internacional urgente. Milhões de crianças morrem por falta de vacinas, de antibióticos e de tratamentos de oxigênio”, disse Kevin Watkins, da Save the Children. Mais da metade das mortes de crianças provocadas pela pneumonia se concentram em cinco países: Nigéria (162 mil), Índia (127 mil), Paquistão (58 mil), República Democrática do Congo (40 mil) e Etiópia (32 mil). No Brasil, a pneumonia é a doença infeciosa que mais mata. Em 2015, a taxa de mortalidade verificada no país em crianças menores de 5 anos era de 1,5 por 1 mil nascimentos.

Operador de pá carregadeira morre após cair e ser atropelado pelo veículo em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (13), um homem de 48 anos, identificado como Jorge Joaquim Farias, morreu após ser atropelado por uma pá carregadeira no distrito de Sítio São Domingos, no município de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ele seguia conduzindo a máquina para a localidade, junto com um colega de trabalho, porém não conseguiu subir uma ladeira. Testemunhas dizem que ouviram um estrondo vindo do veículo, que começou a balançar e descer a ladeira. Jorge foi projetado para fora da pá carregadeira e acabou sendo atropelado pelo pneu dianteiro da máquina. O Samu chegou a ser acionado, mas, ao chegar no local, o homem já estava sem vida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Brumado: Sistema interligado entre zona azul e SMTT gera impasse envolvendo agentes de trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um sistema interligado entre a zona azul e Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) visa agilizar e facilitar o trabalho dos monitores e dos agentes de trânsito em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente Castilho Viana disse que a ferramenta possibilita aos agentes receberem, em tempo real, as notificações realizadas pelos monitores. “Isso não quer dizer que, automaticamente, uma multa é gerada, mas, por obrigação de agente fiscalizador, o agente de trânsito tem de ir ao local averiguar. Se constatar alguma irregularidade, deverá aplicar a multa”, esclareceu. Castilho afirmou que um entrave se instalou nesse caso porque essa fiscalização do agente não está acontecendo e as infrações não estão sendo registradas. Por conta disso, a SMTT fará uma avaliação geral do quadro a fim de tomar as medidas necessárias.

FMI vê chance de crescimento acelerar no Brasil a partir do 4º trimestre Foto: Thiago Nori/Getty Images

O chefe de divisão de estudos regionais do hemisfério ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Jorge Roldos, afirmou nesta quarta-feira, 13, que há indícios suficientes que sustentam previsões melhores para o crescimento no Brasil em 2020. Segundo ele, o fundo projeta que a atividade voltará a acelerar já no último trimestre deste ano. “O Brasil está crescendo um pouco menos de 1% este ano, mas nós podemos ver um número de medidas que podem acelerar o crescimento no ano que vem. A passagem da reforma da Previdência, outras reformas que estão nos planos, os efeitos positivos da política monetária. Vemos prospectos para o crescimento acelerar, começando no último trimestre deste ano e em 2020”, disse, após evento realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP). De acordo com a Veja, a estimativa do FMI vai em linha com o que projeta o mercado financeiro. Para este ano, a aposta é que o PIB suba 0,92%. Em 2020, economistas apostam em uma recuperação mais robusta, com crescimento de 2%.

Ex-vereador de Jussiape que se passava por policial é condenado a quase 60 anos de prisão Foto: Reprodução/Instagram

O ex-vereador da cidade de Jussiape, Adson Muniz Santos (PRB), de 35 anos, foi preso em um bairro nobre de São Paulo, acusado de ter cometido uma série de ataques sexuais contra 26 mulheres, entre os anos de 2016 e 2017. Ele acabou condenado pela Justiça por estuprar e roubar 9 vítimas. As penas, somadas, totalizam 59 anos e oito meses de prisão em regime fechado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que celulares pré-pagos que não tiverem cadastro atualizado depois de terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas na próxima segunda-feira (18). A medida vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo. Segundo a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel. O objetivo, segundo a agência, é garantir uma base cadastral “correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

STF suspende nomeação de aprovados em concurso público no município de Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma liminar deferida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, atendeu um recurso da prefeitura de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, e suspendeu a nomeação de aprovados em um concurso público. Na decisão, o ministro acatou os argumentos da prefeitura, que afirmou que a nomeação dos aprovados acarretaria “grave lesão à saúde e a educação pública”, bem como a “paralisação de todos os programas federais” no município. De acordo com o Bahia Notícias, cerca de 100 pessoas deixariam a administração. O fato afetaria o Hospital Municipal, os Postos de Saúde da Família (PSFs), o Centro de Referência de Assistente Social (Cras), além de escolas. A decisão de Toffoli derruba uma medida anterior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que havia obrigado a prefeitura a convocar aprovados sob pena de multa de R$ 50 mil.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Livramento de Nossa Senhora: Morre mulher que teve 60% do corpo queimado após tio atear fogo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Ângela Cristina da Silva Trindade, de 30 anos, que estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, morreu na quarta-feira (13). Ela teve cerca de 60% do corpo queimado pelo próprio tio, identificado como José Alcântara, de 66 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime ocorreu na última segunda-feira (11), na localidade de Mocambo, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. José Alcântara foi preso no dia seguinte, no município de Paramirim. O esposo da vítima também se feriu quando tentava socorrer Ângela.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Homem que estuprava a própria filha há 15 anos é preso em Macaúbas Foto: Divulgação/PC

De acordo com a coordenadoria da Polícia Civil, foi cumprido o mandado de prisão em desfavor de José Julindo de Jesus, acusado de estuprar, durante 15 anos, a própria filha. A moça era ameaçada e temia represálias contra si e familiares, por isso permaneceu em silêncio. José Julindo foi encontrado na comunidade onde residia na localidade de Tamboril, área rural do município de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os abusos se iniciaram quando a vítima tinha apenas 13 anos de idade. Hoje, a mulher tem 28 anos, 4 filhos, sendo que três são do próprio pai. Com a prisão temporária decretada, o acusado fica à disposição para a conclusão do inquérito, que será remetido à justiça.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

SMTT reafirma queda nas aplicações de multas de trânsito em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Caiu o número de multas de trânsito na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, Castilho Viana, confirmou a redução. Segundo ele, a implantação da zona azul provocou a diminuição do número de infrações, tendo em vista que há uma possível falha na fiscalização. “Hoje, o fluxo maior de veículos é, sem dúvidas, no centro da cidade, onde há a concentração do comércio. A empresa que faz o monitoramento da Zona Azul aponta uma falha na fiscalização. Isso condiz a partir do momento que há uma irregularidade nas vagas de zona azul e o agente de trânsito não fiscaliza e faz a parte dele”, argumentou, acrescentando que a SMTT está fazendo uma avaliação do quadro estatístico a fim de chegar a uma conclusão final. O levantamento informando os números exatos no que se refere à redução ainda será divulgado pela SMTT.

Prefeitura de Brumado pretende arrecadar R$ 20 milhões com o Refis 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado começou a apresentar o Refis à comunidade. O Refis é um programa do governo para o refinanciamento de dívidas em tributos atrasados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, explicou que o programa oferece uma oportunidade para negociação de juros, correção e mora de determinadas dívidas, a exemplo de IPTU e ISS. “É uma oportunidade que o contribuinte tem de vim e negociar o seu pagamento de uma única vez. Também é uma oportunidade de tirar o seu nome da dívida ativa”, acrescentou. Caso o Município cobre a dívida judicialmente, o contribuinte será comprometido, inclusive com a possibilidade de penhora de bens. Nolasco ressaltou que, em um momento de crise, o Refis oferece uma chance única, com grande abatimento, para o contribuinte regularizar a sua situação frente ao Município. “A intenção do Município é que o contribuinte não tenha o seu nome levado para a dívida ativa”, reiterou. Até o dia 30, os contribuintes com pendências devem procurar o setor de tributos para fazer o cadastramento para o Refis. A dívida ativa do município, hoje, segundo o secretário, é o equivalente a R$ 20 milhões.

Arquivo