O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8). Ele – que estava preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal (PF) – saiu do local por volta das 17h40 e fez um discurso no qual agradeceu a militantes que ficaram em vigília por 580 dias e fez críticas ao que chamou de “lado podre do Estado brasileiro, da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal”. Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade.
Enfermeiros poderão passar a solicitar exames, realizar consultas e prescrever alguns remédios no SUS. As novidades constam em um plano do Ministério da Saúde. A iniciativa deve ser lançada ainda neste ano, de acordo com apuração da Folha de S. Paulo. A reportagem destaca que as atividades são respaldadas por lei federal, mas enfrentam resistência dos conselhos médicos. A apuração do veículo ainda indica que a proposta inclui a elaboração de novos protocolos de enfermagem. Experiências no Reino Unido e Canadá, e em alguns municípios brasileiros inspiraram a iniciativa. O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou à reportagem que desconhece a proposta do Ministério da Saúde e que foi chamado para se manifestar sobre ela. A entidade chamou a atenção para que apesar de reconhecer a existência de protocolos específicos para ações no campo da saúde pública, a Lei do Ato Médico estabelece que o diagnóstico e a prescrição de tratamentos são atribuições exclusivas do médico.
Nesta sexta-feira (08), um ônibus da cidade de Lagoa Real, que seguia para Caetité, colidiu de frente com um carro com placa de Brumado, que seguia no sentido contrário. O acidente aconteceu na BR-030, entre o Distrito de Pancadão e Caetité. O ônibus saiu da pista com o impacto. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o condutor do carro ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido pelo Samu 192 com ferimentos leves e levado para um hospital da região.
Um homem foi preso suspeito de estuprar a enteada dele, dentro da casa da família, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme Rosilene Correa, delegada responsável pelo caso, o crime era cometido há dois anos e só foi descoberto depois que a criança contou para colegas de escola. Ainda de acordo com a delegada, a menina tem 9 anos atualmente, mas o crime ocorria desde os sete anos. Noelio de Oliveira, conhecido como “Piu”, preso na quarta-feira (6), aproveitava a saída da mãe da vítima para cometer o crime. A polícia não informou desde quando o caso vinha sendo acompanhado. Apesar disso, disse o caso foi descoberto depois da vítima contar crime na escola. “A criança contou tudo na escola. Ela contou às coleguinhas, que contaram à professora. Então, eles começaram a observar tudo. O comportamento dela. Em seguida, chamaram a mãe e contaram sobre o que a criança relatou”, disse a delegada ao G1. O homem foi preso e levado para o Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. O caso é acompanhado pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA).
Na última terça-feira (05), a fundadora da ONG Jardim das Borboletas, de Caculé, Aline Coutinho, esteve em Brasília para participar de um chá beneficente com o objetivo de divulgar o trabalho e arrecadar fundos em prol da instituição. Criada oficialmente em junho de 2017, a ONG tem buscado, por meio de doações, suprir as necessidades de crianças portadores da Epidermólise Bolhosa, uma doença rara e grave, não contagiosa, que consiste em uma má formação da pele e mucosas, com o surgimento de bolhas dolorosas que precisam de cuidados constantes. A ação que aconteceu em Brasília foi promovida por voluntários do Rio de Janeiro que se uniram para ajudar a ONG. No chá beneficente, também estavam presentes a primeira dama, Michele Bolsonaro, e Marcela Mourão, esposa do vice-presidente Hamilton Morão.
Em maio deste ano, as tradicionais chuvas do mês fizeram um estrago maior que o esperado no município vizinho de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador). O drama da população chamou a atenção de um grupo de estudantes que imaginava uma forma de colaborar para a redução do problema. A chance de efetivamente contribuir surgiu de uma forma inusitada: durante a realização da Olimpíada do Futuro - a Sapientia. Junto com outras cinco equipes de jovens de todo o país, os quatro estudantes baianos - Maria Fernanda Mello, Diogo Liotti Amaro, João Gabriel Paixão e Marcella Renata Souza, do Colégio Perfil, em Vilas do Atlântico - desenvolveram a startup Point Sustentável. O projeto que, ao mesmo tempo, reduz o lixo, melhora as condições de trabalho dos catadores de recicláveis e minimiza os problemas ocasionados congestionamento do sistema de drenagem da cidade foi selecionado entre os melhores do Brasil e, enquanto a premiação final não ocorre, eles aproveitam para viabilizar a ideia. Na verdade, segundo o orientador do projeto, o professor de história Rodrigo Lorenzo, independente do resultado, o grupo já conseguiu reunir os recursos necessários para implantar o projeto, que consiste na construção de carrinhos com estrutura metálica que facilitará o recolhimento do lixo urbano, sendo uma estrutura de trabalho mais prática e confortável para os coletores. “Para garantir a sustentabilidade da iniciativa, os estudantes comercializaram os espaços laterais dos veículos, que servirão como outdoors ambulantes”, esclarece o professor.
De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, o número de multas em veículos da frota municipal caiu, nos últimos meses, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para o superintendente Castilho Viana, mesmo com os números caindo, isso nem sempre significa um benefício. Ele ressaltou que a SMTT ainda não fechou o relatório com relação aos números de multas, mas vai identificar a causa. “Vamos dar uma resposta para que isso volte dentro da normalidade”, completou. O superintendente ainda informou que novo aplicativo foi disponibilizado aos agentes de trânsito para que, em tempo real, eles possam acessar e registrar as ocorrências de trânsito, tornando mais rápida e prática a formalização de um relatório que revela quais são os locais de maiores índices de infrações.
Na noite da última quinta-feira (07), duas mulheres foram baleadas enquanto conversavam próximo de um bar no Bairro Industrial, em Guanambi. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, as vítimas foram surpreendidas por um homem que estava escondido em um terreno baldio. Após o crime, o suspeito fugiu a bordo de uma motocicleta que estava estacionada nas proximidades. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas pela região, mas o mesmo ainda não foi localizado e preso. As vítimas foram identificadas como: Bruna Carina França Abrantes, de 28 anos, e Cintia Léa Viana Nascimento, de 19 anos. Elas foram socorridas pelo Samu 192 e levadas para a emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Não há detalhes sobre o estado de saúde de ambas. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Guanambi e está sendo investigado pela Polícia Civil.
Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), este ano, foram registrados 96 óbitos pela doença no estado. Enquanto, em todo o ano passado, o órgão registrou 168 mortes. Quanto as internações, de janeiro até agora, foram contabilizadas 5.261 pacientes que precisaram ficar mais tempo nos hospitais. Dados do ano anterior, mostram que esse número chegou a 12.267 pessoas internadas com asma. De acordo com o Tribuna da Bahia, o Ministério da saúde alerta que, as principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. “Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas”. O Ministério explica que, vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais. “Para os fatores genéticos, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma”, ressalta. A doença pode ser controlada e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o tratamento. Para isso, a orientação é que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o profissional de saúde terá todas as orientações relacionadas ao tratamento e à prevenção de crises, o que inclui entender os sintomas e sinais de agravamento da doença.
Uma das únicas na Bahia nesse segmento, a Academia de Saúde do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, tem apresentado resultados muito satisfatórios, mesmo tendo sido inaugurada recentemente. Um dos serviços mais relevantes é o atendimento na área de Pilates, que conta com profissionais especializados. Atualmente, já são 129 pacientes, na sua maioria da terceira idade, que têm melhorado a qualidade de vida com o tratamento. O objetivo, segundo a secretaria municipal de saúde, é de que 160 pacientes sejam atendidos por mês.
A campanha Novembro Azul ocorre em todo o Brasil para conscientizar os homens de que é preciso fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, pelo menos 68.220 novos casos são diagnosticados a cada ano, sendo a segunda causa de morte entre os homens, com 14 mil óbitos anuais. Como forma de prevenção, o diretor de oncologia clínica da Sociedade Brasileira de Oncologia, Hézio Fernades, explica que os homens devem ficar atentos a sinais e ao diagnóstico da doença. “Um em cada sete, oito homens vão ter câncer de próstata. Quanto mais cedo você descobre o câncer de próstata, maior a chance de cura e maior a chance de que este homem continue vivo e sem sequelas”, conta. De acordo com a Agência Rádio, o câncer de próstata é o tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o organizador e idealizador do Campeonato de Futebol de Veteranos de Brumado, Ney Rocha, avaliou como surpreendente a primeira edição da competição no município. Segundo ele, o público compareceu em peso para prestigiar a grande final, que consagrou, nos pênaltis, o Umburanas como campeão. O Mancha Verde ficou na segunda colocação. “Conseguimos bater e superar a nossa meta de arrecadação de alimentos, que era de 1 tonelada. Ficamos muito satisfeitos e agradecemos ao público por ter abraçado a causa e doado os alimentos”, informou. Os alimentos já começaram a ser distribuídos em quatro instituições sociais da cidade e também serão entregues a famílias carentes. No próximo ano, Ney adiantou que a segunda edição do campeonato de veteranos promete movimentar ainda mais a comunidade.
O deputado estadual do Espírito Santo Capitão Assumção (PSL) publicou em seu perfil no Instagram uma foto que mostra sua filha, de 10 anos, empunhando uma pistola automática em um estande de tiro. De acordo com a Veja, na postagem, feita no dia 24 de outubro e curtida por 6.903 pessoas na rede social, Assumção diz que a imagem mostra o “verdadeiro empoderamento”. “Ensinando às nossas filhas o verdadeiro empoderamento! NUNCA SERÁ FEMINAZI!”, escreveu, referindo-se pejorativamente às feministas. A menina usa uniforme escolar na foto. No dia seguinte, após ser criticado, o deputado divulgou outra imagem na rede social, na qual afirmou que “não adianta me bloquear, feminazis dos infernos! Vamos dar um basta no politicamente correto!”. “VAI TER CRIANÇA EMPUNHANDO ARMA SIM!!Aprendam a respeitar as opiniões. Chega de marxismo cultural no Brasil!!”, completou, na legenda. Duas semanas depois, a foto da criança com a pistola em punho continua visível na página do Capitão Assumção no Instagram.
Na quinta-feira (07), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas da prefeitura de Piripá, da responsabilidade do gestor Flávio Oliveira Rocha (PTB). As contas são referentes ao exercício de 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, multou o gestor em R$ 6 mil, em razão de algumas irregularidades identificadas no relatório técnico. Segundo a relatoria, a rejeição das contas foi motivada pelo descumprimento do art. 167, V, da Constituição Federal, com a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 740.000,00 sem autorização legal; não recondução da Despesa Consolidada Líquida ao patamar de 120% da Receita Corrente Líquida, e gastos de R$ 1.723.924,68 com pessoal contratado sem concurso público, correspondente a 14,41% da despesa de pessoal. O balanço orçamentário do município apresentou um superavit de R$490.968,99, vez que o município arrecadou recursos no montante de R$25.289.269,66 e realizou despesas no valor total de R$24.798.300,67. Os gastos da prefeitura em relação à despesa total com pessoal corresponderam a 47,96% da receita corrente líquida do município, respeitando o máximo de 54%, previsto na LRF. O gestor também cumpriu com os percentuais mínimos das obrigações constitucionais com Saúde e Educação. Durante a análise do relatório técnico, o relator destacou ressalvas como omissão na cobrança efetiva da dívida ativa; orçamento elaborado sem critérios adequados de planejamento; omissão na cobrança de multas imputados a agentes políticos do município; falhas no portal de transparência da prefeitura; e falhas na elaboração de demonstrativos contábeis no SIGA. Cabe recurso das decisões.
Um adolescente invadiu um colégio estadual na cidade de Caraí (MG), no Vale do Jequitinhonha, na quinta-feira, 7, e baleou dois estudantes. Os tiros ocorreram por volta das 8h. Não há informações sobre os nomes e idades dos feridos e do atirador. Segundo disse a VEJA o prefeito de Caraí, Heber Gomes Neiva, o Vavá, o atirador entrou na Escola Estadual Orlando Tavares portando uma garrucha e um facão e chegou a apontar a arma em direção ao diretor da escola e a um professor. Ainda conforme o relato do prefeito, os dois correram e o jovem passou a mirar alunos em um corredor. Um deles foi atingido por um tiro na mão e o outro, no pescoço. Os dois foram levados ao hospital Nossa Senhora Mãe da Igreja, na cidade vizinha de Padre Paraíso (MG). No final da manhã, o hospital informou que “um dos adolescentes recebeu transfusão sanguínea e permanece estável”. Ele foi transferido a um hospital em Teófilo Otoni (MG), enquanto o outro permanece em observação. O autor dos disparos foi contido ainda dentro do colégio e apreendido pela Polícia Militar. Segundo a Polícia Civil, um outro menor também foi apreendido e a perícia está no local dos tiros. De acordo com o prefeito de Caraí, o autor dos disparos foi descrito pela direção da escola como “de bom relacionamento com os colegas e uma pessoa educada”. A Escola Estadual Orlando Tavares atende a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A unidade fica no distrito Ponto do Marambaia, a 60 quilômetros do centro de Caraí, que tem cerca de 23.000 habitantes e fica a 540 quilômetros de Belo Horizonte. A Secretaria de Educação de Minas Gerais informou que as aulas foram suspensas na escola nesta quinta-feira e na sexta-feira, 8. “Uma equipe do órgão central da Secretaria de Estado de Educação trabalhará em conjunto com a equipe da SRE de Teófilo Otoni para o desenvolvimento de ações pedagógicas, de maneira que o ambiente de tranquilidade e paz que a escola tanto necessita e merece seja reestabelecido”, diz a pasta.
Durante reunião mensal do conselho rural na manhã desta quarta-feira (06), realizada no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), o agrônomo Saad Miranda orientou os produtores rurais sobre a correta exploração da água e o seu uso consciente em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Miranda chamou a atenção de que a água extraída em rios ou mesmo em poços artesianos necessita da autorização do Governo do Estado para ser utilizada nos empreendimentos rurais. “Tudo está vinculado a quanto a pessoa consome de água para manter o seu empreendimento em funcionamento. Isso vai dizer se o ato que ela precisa é de outorga ou dispensa de outorga”, explicou. No que se refere à exploração da água, o agrônomo ressaltou que o produtor rural precisa de informação qualificada e técnica a fim de evitar irregularidades e desperdícios.
O prefeito da cidade de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães (PSB), foi multado em R$ 7 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na última quinta-feira (07). Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, as contas apresentaram como ressalvas a tímida cobrança da dívida ativa, omissão de documentos quando da disponibilização pública, ausência de comprovação de pagamento das folhas salariais e a não inserção de dados da gestão no sistema SIGA. Foi obedecido o limite máximo para despesa com pessoal, que representou 53,99% da receita corrente líquida, e os índices para investimento em educação (25,72%), saúde (24,61%) e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (92,03%). Apesar da penalidade, o plenário do órgão aprovou as contas com ressalvas.
A família do estudante de Odontologia e motorista de Uber, Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, está à procura do rapaz que desde a noite da última quarta-feira (06) não mantém contato com os familiares. De acordo com a irmã de Hiago, o estudante desapareceu em Vitória da Conquista onde estuda e trabalha. Hiago é motorista de aplicativo e dirige um Chevrolet Onix, cor cinza escuro, placa PKG7H60. Segundo a família, o sistema do aplicativo está fora do ar e por isso não há registro que possa dar alguma informação do paradeiro do rapaz que é natural da cidade de Guanambi. Nas redes sociais, amigos e familiares buscam por informações que possam ajudar a encontra-lo. O Uber já se manifestou e declarou está à disposição das autoridades. “A Uber está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações sobre o desaparecimento do motorista parceiro Hiago Evangelista Freitas, na forma da lei”. Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Hiago pode entrar em contato pelo número: (77) 99156-6473.
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (7) derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016. Na quinta sessão de julgamento sobre o assunto, a maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência. O voto de desempate foi dado pelo presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, o último a se manifestar. A aplicação da decisão não é automática para os processos nas demais instâncias do Judiciário. Caberá a cada juiz analisar, caso a caso, a situação processual dos presos que poderão ser beneficiados com a soltura. Se houver entendimento de que o preso é perigoso, por exemplo, ele pode ter a prisão preventiva decretada. A decisão pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba e cuja sentença ainda não transitou em julgado, e cerca de 5 mil presos, se não estiverem detidos preventivamente por outro motivo. Após o julgamento, a defesa de Lula informou que levará à Justiça nesta sexta-feira um pedido de soltura com base no resultado do julgamento do STF
No início da manhã do último domingo (03), o radialista brumadense Lázaro Landulfo foi assaltado na Rua Sergipe, enquanto seguia para apresentar o seu programa sertanejo em uma emissora local. Segundo ele, duas pessoas o abordaram e levaram todos os seus pertences, deixando apenas os seus documentos para trás. Durante a ação, o radialista foi imobilizado, agredido e ameaçado. “Ficou a tristeza de a gente estar fazendo um trabalho voluntário, divulgando a cultura mais bonita que existe, que é a cultura caipira e, de repente, encontramos cidadãos desse tipo. Graças a Deus que nada mais grave me aconteceu”, relatou ao site Achei Sudoeste. Mesmo sem ter esboçado nenhuma reação, o radialista contou que foi ameaçado várias vezes pelos bandidos, que portavam uma faca. Após o ocorrido, Lázaro conseguiu, com a ajuda de um transeunte, acionar a polícia. Em seguida, ele se dirigiu à delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência (BO). “Agora, estou andando e, qualquer movimento, acho que eles estão atrás de mim. O trauma ficou”, lamentou. O programa do radialista, que vai ao ar aos domingos, está temporariamente suspenso, visto que haverá uma mudança no horário da atração.
Nos últimos anos surgiram diversos tipos de protetor solar. Tem protetor com cor que também protege contra a poluição e em diferentes formatos: em pó, spray, bastão, creme, gel, loção etc. Mas será que todos protegem da mesma forma? Um estudo brasileiro mostrou que não. Publicada recentemente no conceituado British Journal of Dermatology, a pesquisa, liderada pelo farmacêutico e pesquisador Lucas Portilho, avaliou a quantidade aplicada dos diferentes tipos de produtos com proteção solar pelos consumidores e o quanto de proteção eles conferiam. As formas de protetores testadas foram: em loção, fluido, bastão, pó compacto, pancake (uma base facial, que tem um aspecto mais cremoso e é bem viscoso e pesado) e mousse. Mais de 100 voluntárias participaram da pesquisa que inicialmente avaliou a quantidade real usada pelas consumidoras e, posteriormente a proteção solar que de fato essa quantidade oferecia. “Identificamos que a proteção solar está diretamente relacionada com o tipo de produto. Com exceção da loção facial, todos os outros tipos apresentaram menos de 50% da proteção original, chegando em valores alarmantes, como o pó compacto, que apresentou 90% a menos de proteção”, afirma Portilho. As formas pancake e pó compacto foram as piores: “Não protegem nem contra raios UVB e nem contra raios UVA. As formas de bastão, mousse e fluido ficaram muito abaixo do valor declarado na rotulagem”, diz o pesquisador. É provável que a melhor aplicação do fluido esteja associada ao fato de o produto não ser nem tão viscoso e tampouco muito fluido. “O protetor quando é muito fluido espalha melhor na pele, mas isso não significa que a quantidade utilizada será correta. Quando o produto é muito pesado ou viscoso, as pessoas tendem a aplicar menos”, explica o pesquisador.
Vereadora da oposição na cidade de Paramirim, Cleuziomar Lima dos Santos (PSD), a Márcia de Céceu, teria sofrido agressões verbais e ameaças ao defender o seu posicionamento na sessão de quarta-feira (06). De acordo com denúncia da parlamentar, o responsável é esposo de uma servidora do município, que também foi denunciada às autoridades policiais pelo mesmo comportamento. Por possuir minoria na Câmara, a vereadora alega que o grupo da situação, “arrebanha” aliados do prefeito para tentarem uma pressão na bancada de oposição, objetivando terem seus projetos aprovados. Segundo Cleuziomar, o método adotado tem sido a intimidação, especialmente sobre ela, que é a única mulher da Casa Legislativa. “Isso precisa ser interrompido. Os responsáveis pela baderna generalizada e os ataques a minha pessoa devem responder na justiça pelos seus atos. Por isso, faço um apelo ao Ministério Público que investigue essa situação que afronta não somente a minha figura como mulher e como fiscal do povo, mas todo o Poder Legislativo, que na última sessão, ficou impedido de realizar seu trabalho”, destacou.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou, nesta quarta-feira 6, o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), a seis anos e nove meses de prisão pelo crime de peculato, além da perda do cargo. Por maioria de votos, a Corte Especial entendeu que o governador desviou valores de empréstimos consignados de servidores para custear despesas do governo. A perda do cargo deverá ocorrer apenas após o trânsito em julgado da condenação. Como cabe recurso contra a decisão, o governador deve continuar no cargo. De acordo com a acusação, o suposto crime teria ocorrido entre 2009 e 2010, durante o primeiro mandato de Goés na chefia do Executivo local. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os valores que eram descontados dos servidores deveriam ser repassados aos bancos credores e não poderiam ser usados para financiar a máquina pública. Em nota à imprensa, a defesa do governador reiterou a inocência de Waldez Góes e afirmou que não houve desvio de recursos públicos. De acordo com os advogados, outros acusados no processo foram absolvidos das mesmas acusações. “A vida administrativa do Amapá segue normalmente, sem prejuízo do exercício do cargo. O governador tem a certeza de que sua inocência será provada, como aconteceu na Primeira Instância e no Tribunal de Justiça do Amapá, os quais decidiram absolver os demais co-réus que respondiam pelo mesmo fato – o governador apenas respondeu junto ao STJ pela posição que ocupa”, disse a defesa.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que realizará a inspeção final no Aeroporto Isaac Moura Rocha, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, no dia 20 deste mês. Na oportunidade, será feita a averiguação para que o espaço possa receber a linha aérea regular com aviões de grande porte. A Azul Linhas Aéreas e a Passaredo já demonstraram interesse em operar na cidade. A Azul aguarda apenas a homologação do espaço para solicitar a linha regular.
O homem que foi condenado a 30 anos de prisão em 2016 por matar a pedradas a pastora Marcilene Oliveira Sampaio e a sobrinha dela, Ana Cristina Santos Sampaio, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi absolvido em novo julgamento do caso, ocorrido na quarta-feira (6). De acordo com o G1, Adriano Silva dos Santos passou por novo júri no Fórum de Vitória da Conquista, após ter o primeiro julgamento anulado, a pedido da defesa. Ele era acusado de coautoria dos homicídios e de porte ilegal de arma de fogo, porém foi inocentado de todos os crimes. A promotoria recorreu da nova decisão. A sessão de julgamento foi presidida pelo Juiz de Direito Reno Viana Soares. Atuaram na defesa de Adriano os defensores públicos Ana Luiza Brito e Gustavo Vieira Soares. Na acusação atuou o promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira. O crime ocorreu no dia 20 de janeiro de 2016. Adriano era apontado pela promotoria como o executor das mortes das vítimas. Segundo a polícia, ele e outro suspeito, identificado como Fábio de Jesus Santos, teriam executado as vítimas a mando do pastor Edimar Brito. Fábio e Edimar também foram presos.
De acordo com comunicado da Embasa, o abastecimento de água será suspenso na cidade de Malhada de Pedras e nas localidades de Vila Presidente Vargas, Campo Seco, Campo Seco 2 e adjacências, na zona rural de Brumado, nesta sexta-feira (08). O objetivo é possibilitar a instalação de novos equipamentos na adutora de água tratada de Malhada de Pedras. O serviço está previsto para ser concluído no final do dia, quando o fornecimento de água será restabelecido e regularizado gradativamente em até 48 horas. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda que a água armazenada seja utilizada sem desperdícios.
Morreu na manhã desta quinta-feira (7) o empresário Jesus Dias Sangalo, de 54 anos, irmão da cantora Ivete Sangalo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Izabel, em Salvador. De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o óbito foi atestado por volta das 10h. Segundo familiares, Jesus estava internado no hospital há cerca de 80 dias, e a causa da morte foi uma infecção generalizada provocada por complicações em uma cirurgia bariátrica. Segundo o G1, o corpo de Jesus Sangalo foi velado inicialmente na própria unidade de saúde nesta tarde, por volta das 12h30, em uma cerimônia particular, com a presença de familiares, incluindo Ivete Sangalo.
Em junho, a Câmara de Vereadores de Brumado já tinha antecipado a primeira parcela do 13º salário dos servidores. Agora, neste mês de novembro, a segunda parcela do 13º salário e o 1/3 das férias dos servidores já foram pagos antecipadamente, confirmando a austeridade e saúde financeira do legislativo. Diante disso, a Câmara Municipal terminará o ano de 2019 com um saldo positivo, faltando apenas divulgar a quantia que foi retornada à prefeitura. “Estipulamos uma meta e estamos muito satisfeitos em cumpri-la à risca”, declarou ao site Achei Sudoeste, o presidente Léo Vasconcelos.