Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
fechar

Brumado: Aluno da Escola Clarice Morais conquista medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa Foto: Divulgação

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social. O município de Brumado aderiu ao programa no início de fevereiro convidando professores para fazerem as suas inscrições e aplicarem as etapas propostas pelo projeto em suas respectivas salas de aula. O aluno Gabriel Araújo e a professora Izabel Leite Aguiar Almeida, da Escola Municipal em Tempo Integral Professora Clarice Morais, foram selecionados e participaram nos dias 28, 29 e 30 de outubro da semifinal do concurso. No dia 30, em cerimônia transmitida ao vivo no Portal Escrevendo o Futuro, aluno e professora, representando o município, receberam medalha de prata e um kindle (leitor de livro digital). Eles fizeram parte de um seleto grupo de 38 finalistas selecionados dentre 125 alunos semifinalistas de todos os estados do país.

Novo tipo do vírus HIV é descoberto pela 1ª vez em 20 anos Foto: Pixabay

Pela primeira vez em quase 20 anos os cientistas descobriram um novo subtipo do vírus HIV. O organismo foi chamado de “cepa L” e pertence a um dos quatro grupos do vírus, o grupo M, que é responsável pela maior parte dos casos de Aids no mundo, segundo a Revista Brasileira de Análises Clínicas. Um artigo sobre o assunto foi publicado no periódico científico Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes (JAIDS) nesta quarta-feira (6), mas as suspeitas da existência desse subtipo já existiam. O vírus precisava ser identificado em três pessoas diferentes para ser classificado como um novo tipo, o que não havia ocorrido até agora. De acordo com a Revista Galileu, segundo os especialistas, nos anos 1980 e 1990 o subtipo foi identificado em duas pessoas diferentes na República Democrática do Congo e, em 2001, outro caso foi encontrado. Mas, como a tecnologia de sequenciamento genético à época não era desenvolvida o bastante, as informações obtidas não bastavam para que os cientistas tivessem certeza de que todas as cepas encontradas faziam parte do mesmo grupo.  Felizmente, os métodos tecnológicos evoluíram e, com eles, a engenharia genética: foi por meio do sequenciamento do DNA desses vírus que o grupo de especialistas concluiu que estava lidando com um novo subtipo do microrganismo. “Identificar novos vírus como esse é como procurar uma agulha no palheiro”, disse Mary Rodgers, uma das autoras do estudo, em comunicado.

Eleição do Conselho Tutelar de Guanambi é anulada

A eleição do Conselho Tutelar de Guanambi, a 141 km de Brumado, para a gestão 2020-2023, foi anulada em decisão publicada no Diário Oficial do Município na segunda-feira (04). O processo eleitoral havia sido realizado no dia 6 de outubro. Segundo o documento, a anulação ocorreu em razão de ilegalidades constatadas no processo eleitoral. Também houve denúncias de que alguns candidatos descumpriram as regras eleitorais. O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes deverá publicar edital convocando novas eleições.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Cidades de Maetinga e Contendas do Sincorá podem ser excluídas em proposta do Governo Federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma proposta do Governo Federal prevê a exclusão de 10 cidades da Bahia com população inferior a 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total. De acordo com o secretário Waldery Rodrigues, a lista inclui 1.253 municípios brasileiros, entre os quais Maetinga e Contendas do Sincorá. Os dados utilizados foram da estimativa de população de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 22,5% do total de cidades do país. Maetinga está no topo da lista com apenas 3161 habitantes. As referidas cidades serão incorporadas a outras maiores.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Carro fica totalmente destruído ao atropelar animal na BA-617 em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente foi registrado na BA-617, entre as cidades de Caculé e Ibiassucê, na região sudoeste da Bahia. No local, o motorista de um carro de passeio acabou atropelando um boi que atravessou a pista. O carro ficou totalmente destruído, mas nenhum dos três ocupantes de feriu. A família viajava para a cidade de Jacaraci quando foi surpreendida pelos animais na pista. O dono dos mesmos não foi identificado.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Popular cobra área de despejo controlado de entulho em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, no Bairro Cidade das Esmeraldas, na via de acesso ao anel rodoviário, há uma área de despejo de entulho que estaria precisando de uma limpeza. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um morador identificado como Antônio Carlos cobrou da administração que seja feita uma manutenção na área. Segundo ele, a grande quantidade de entulho acumulado no local já está atrapalhando o tráfego na região. “A única coisa que o pessoal quer é que seja feita a limpeza no local. Só isso. O setor responsável deve tomar uma providência. As pessoas cobram e não há uma solução. Isso é uma incompetência”, criticou. O morador cobrou ainda que o desejo de entulho seja controlado na área a fim de evitar o acúmulo de lixo. Caso a demanda não seja atendida, os moradores irão acionar o Ministério Público.

Brumado: Agrônomo cobra da administração profissional técnico para comandar pasta da agricultura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a reunião mensal do Conselho Rural, o agrônomo Saad Miranda cobrou da atual administração que a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Brumado seja comandada por uma pessoa com as devidas qualificações técnicas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a demanda pela formação de uma secretaria técnica é histórica. “A gente vê que, muitas vezes, a secretaria de agricultura deixa de ser técnica para ser mais política”, criticou. O agrônomo acredita que a indicação de pessoal técnico deveria ser uma obrigatoriedade nesses casos a fim de estender os horizontes e os planos de ações da pasta. Por fim, Saade ainda considera necessária a desvinculação das áreas de agricultura e meio ambiente da mesma pasta, visto que, em um cenário nacional, as bancadas ruralista e de meio ambiente têm interesses diversos.

Um homem de 35 anos é procurado pela polícia, suspeito de estuprar a filha de 7 anos, na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. De acordo com a delegada Camila Kruschewsky, que investiga o caso, a vítima era abusada há pouco mais de um ano. Os pais da menina são separados, e ela era atacada quando ia ver o pai, na casa dele. As visitas ocorriam a cada 15 dias. Segundo a delegada, o crime foi descoberto depois que a menina contou para a madrasta, no final de outubro. Na última sexta-feira (1º), a Justiça determinou a prisão preventiva do suspeito. De acordo com o G1, o homem foi identificado como Jussiê Silva Nery Tolentini. Conforme a delegada, o suspeito tem duas passagens na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro, por agressões contra a mãe da menina, na época em que os dois ainda estavam juntos. Um dos casos registrados é de ameaça e ocorreu em 2015. O outro é de violência física e foi registrado em 2016.

Prefeito de Brumado defende projeto de divisão do Estado da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Assim como o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), o gestor de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), também defende a divisão do Estado da Bahia. O prefeito declarou, em entrevista ao site Achei Sudoeste, que acredita no princípio romano de dividir para melhor governar. “Uma coisa muito grande fica difícil. Na medida em que você tem características muito próprias e regionais, vale a pena analisar, ainda que exista um conflito muito grande”, ressaltou. Dentro dessa discussão, o gestor ainda argumentou em prol de uma nova divisão geopolítica da Bahia.

Santa Dulce dos Pobres recebe título de Doutor Honoris Causa em Brasília Foto: João Souza/G1

A Universidade Católica de Brasília (UCB) concedeu o título de Doutor Honoris Causa à Santa Dulce dos Pobres e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha nesta terça-feira (5), no Campus Taguatinga. Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres receberá a homenagem “por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana”, diz a universidade. Ela será representada na cerimônia pela Irmã Maria do Livramento. Dom Sergio da Rocha será agraciado “por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica”. O reitor da UCB, Jardelino Menegat, explica que a instituição quer dar destaque especial às pessoas da Igreja que contribuíram e continuam a contribuir com a transformação social, seja por meio do conhecimento e/ou da promoção da pessoa humana. “Esses dois títulos de Doutor Honoris Causa têm um toque especial, pois os agraciados são pessoas que se distinguem pelo bem prestado à sociedade. Reconhecemos a valorosa contribuição da Santa Dulce dos Pobres e de Dom Sérgio, seja pela contribuição local, nacional ou internacional”, afirma Menegat.

Irmãs que desligaram aparelhos do irmão no Hospital Regional de Guanambi irão responder em liberdade

A juíza Adriana Bastos, expediu, na última segunda-feira (04), o alvará de soltura das duas irmãs, Zelita Pereira Neves e Marliete Pereira Neves, que desligaram os aparelhos que mantinham o irmão vivo na emergência do Hospital Regional de Guanambi. A defesa alegou que elas são réus primárias e não representam risco ao andamento do processo. As duas irão responder ao processo em liberdade. O caso ganhou grande repercussão. As irmãs acreditavam que o irmão seria curado através de um milagre divino.

Polícia Federal pede prisão de Dilma e Mantega, mas Fachin nega Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal chegou a pedir a prisão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na ação deflagrada nesta terça-feira (5) para investigar repasse de R$ 40 milhões para políticos do MDB. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido. Também tiveram as prisões pedidas o ex-ministro Guido Mantega, o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira e do ex-senador Valdir Raupp. Nenhum deles ocupa cargo público atualmente e, portanto, não teriam foro privilegiado. Também foi pedida prisão do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU). Fachin negou também todos estes pedidos de prisão. Os investigadores alegaram que a prisão era necessária para impedir interferências dos citados no caso e garantir as diligências. “É imprescindível a decretação da prisão temporária dos investigados de maior relevância nos crimes praticados pela associação criminosa, bem como daqueles que atuaram na entrega e no recebimento em espécie das quantias ilícitas”, dizia o pedido. Consultada, a Procuradoria Geral da República (PGR) também foi contra a prisão, afirmando não haver elementos suficientes que justifiquem o pedido.  Em nota, a ex-presidente chamou de “estarrecedora” a notícia de que sua prisão foi pedida em um processo "no qual ela não é investigada e nunca foi chamada a prestar qualquer esclarecimento". Diz ainda que somente hoje foi notificada para ser ouvida por um delegado federal. Afirma ainda que o pedido se trata “de uma oportuna cortina de fumaça” e de uma perseguição do ministro da Justiça, Sergio Moro.

Brumado: Prefeito defende direito de acusações contra seu mandato, porém reforça sua integridade de gestão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que faz parte do processo democrático as acusações e divergências contra o seu mandato. “Aqueles que se opõem, às vezes, por razões até menores, e querem mudar a administração, é um direito constitucional. Eles denunciam e vão continuar denunciando”, declarou. Nesse sentido, o gestor afirmou que prefere arregaçar as mangas e seguir o seu trabalho em prol do município.

Preguiçosos são mais criativos e eficientes, afirma estudo Foto: Pixabay/Veja

Você se sente culpado quando tem alguma tarefa para fazer, mas prefere ficar deitado na cama ou no sofá, assistindo Netflix? A sua preguiça pode até ser mal vista pelas outras pessoas, mas a ciência indica que não fazer nada de vez em quando, na verdade, faz bem à saúde física e mental. Acredite se quiser, a preguiça também pode servir de estímulo para a criatividade e até mesmo para aumentar a eficiência. O criador da Microsoft Bill Gates, por exemplo, já falou que escolheria uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil, pois ela descobriria o jeito mais rápido de fazê-lo. “Pessoas preguiçosas deveriam ser mais valorizadas. Nós encontramos o caminho mais eficiente para a linha de chegada, não perdemos o nosso tempo pegando o caminho mais pedregoso”, comentou Lucy Gransbury, uma atriz australiana que se autointitula preguiçosa e sente muito orgulho disso. A ciência também concorda. O pesquisador Masud Husain, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisou as reações e os cérebros de pessoas preguiçosas e não preguiçosas. Os participantes, que foram categorizados como motivados, apáticos e meio-termo, responderam a um questionário que avaliava como eles reagiam a uma tarefa que exigia esforço físico, mas trazia recompensas ao final. “Variávamos a recompensa e o esforço exigido para consegui-la. O esforço era que eles tinham que apertar com as mãos para conseguir a recompensa”, explicou ele à BBC. O resultado dos questionários não trouxe surpresas: os preguiçosos estavam menos propensos a se esforçar demais, mesmo que por uma recompensa.

Prefeito de Vitória da Conquista defende divisão do Estado da Bahia com criação da Bahia do Sul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), é um dos defensores da proposta de divisão geopolítica do Estado da Bahia. em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele declarou que a Bahia tem dimensões muito grandes e a divisão traria benefícios para os municípios do interior, onde o governo, muitas vezes, não chega. “Só quem não conhece e não estuda a Bahia é que não defende essa proposta. Defendo a Bahia do Sul. Continuaríamos baianos”, asseverou. Gusmão ainda explicou que a divisão tem o objetivo de avançar e tornar a Bahia mais independente. “A contribuição que nós do sudoeste damos ao ICMS do Estado é de apenas 1,98%. Salvador sozinho é 74%. Salvador e região metropolitana é 86%. 14% para o restante da Bahia. Veja como somos ricos e pobres”, disse. O gestor ainda defendeu o fim do Estado, visto que o mesmo é atravessador e usurpador.

Gerente de exploração da Santa Fé aposta no crescimento mineral na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo Roberto, gerente de exploração da Santa Fé Mineração, afirmou que a mineração tem uma importância grande no que se refere à geração de emprego e renda, bem como à contribuição dos municípios mineradores. “O CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) é uma receita muito relevante para os municípios e é uma parceria da mineração dentro da Agenda 2030”, declarou. No que diz respeito a Brumado, o gerente afirmou que haverá um crescimento mineral exponencial na região com a reativação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste, da Fiol e do Porto Sul. Segundo ele, as obras irão viabilizar muitos empreendimentos de mineração em toda região circunvizinha. “Muitos produtos do município irão sair do chão e fazer parte da economia, gerando recursos e emprego para a cidade”, avaliou.

Empresa cria óculos que detectam nível de álcool e glicose do usuário Foto: Reprodução/USP

Imagine um mundo em que você não precisa realizar exames de sangue para saber como estão suas taxas de glicose, por exemplo. Esse momento está muito próximo. Uma equipe de pesquisadores – que inclui uma brasileira – desenvolveu um par de óculos capaz de medir os níveis de álcool, glicose e vitaminas no organismo de uma pessoa sem precisar analisar o sangue. A parte mais impressionante é que o equipamento faz essa medição com apenas uma lágrima. De acordo com os pesquisadores, a análise da lágrima é realizada por um biossensor, que fica posicionado na plaqueta dos óculos, e a leitura é feita em tempo real por um dispositivo instalado nas hastes. Uma vez que a substância seja analisada, as informações são enviadas por bluetooth para o computador ou para o celular. “Foi desafiador desenvolver uma plataforma capaz de fazer medidas de glicose, álcool e vitaminas usando uma lágrima. Desenvolvemos um dispositivo microfluídico super-hidrofóbico, que é colocado nas plaquetas dos óculos. Dentro do dispositivo se encontra um eletrodo, que é modificado com uma determinada enzima, dependendo do que se deseja detectar”, explicou Laís Canniatti Brazaca, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), em comunicado. O projeto foi liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados recentemente na revista Biosensors e Bioeletronics.

Brumado: Assessor jurídico defende custeio da merenda escolar dentro dos recursos da educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Assessor jurídico da prefeitura municipal de Brumado, Acioli Viana defendeu, durante um evento que debateu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Brumado, a importância da alimentação nas escolas de tempo integral para a concretização do processo de aprendizado dos alunos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que existe uma estratégia muito bem pensada nas escolas do município, a qual conta com o apoio de nutricionistas e empresas especializadas, a fim de oferecer os melhores nutrientes para a melhor absorção do conhecimento. “A grande angústia desse projeto é que a integração da alimentação nas escolas de tempo integral, por ser impactante os seus custos, nós temos algumas dificuldades no dia a dia para lançar mão dos recursos para custear essa alimentação. Em um determinado momento, não podemos fazer isso com o Fundeb pelo entendimento dos órgãos de controle de que essa alimentação escolar estaria em um contexto de programa suplementar de alimentação”, afirmou. Viana argumentou que, ao contrário, o Município entende que essa alimentação faz parte de uma estratégia de engajamento para melhor relação ensino-aprendizagem. “Precisamos rediscutir o Fundeb. Independente de alteração legislativa, os órgãos de controle poderiam ter esse entendimento”, completou.

11 vereadores são presos na Paraíba suspeitos de desviar dinheiro público para viagem Foto: TV Cabo Branco

Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, foram presos na madrugada desta terça-feira (5), suspeitos de desviar dinheiro público para custear despesas de uma viagem feita para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Os parlamentares foram detidos durante a operação 'Natal Luz' do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). De acordo com o G1, o advogado Alderban Coelho, que representa os onze vereadores e o contador, disse que não há motivos para a prisão em flagrante e rechaça o ocorrido. O advogado também declarou que a defesa não teve acesso ao inquérito e que só irá se pronunciar quando possuir as informações. De acordo com o delegado Allan Terruel, a operação teve início após o MP suspeitar da viagem dos vereadores, que usaram um seminário como justificativa para a ida a Gramado. A empresa organizadora da viagem seria do estado de Sergipe, o que fez a investigação ser iniciada. A operação contou com a participação da Gaeco da PB e do Rio Grande do Sul, além da Polícia Civil de Sergipe. De acordo com a operação, só em diárias foram gastos R$69 mil. “Monitoramos todas as atividades dos vereadores e de todas as pessoas que os acompanhavam. A polícia civil fez o levantamento da empresa que estaria responsável pelo suposto seminário e pela viagem, e foram confeccionados dois relatórios”, explicou o delegado, acrescentando que todas as ações levam a confirmar uma viagem de lazer e turismo. Entre os vereadores detidos, está o presidente da câmara do município, Anésio Alves. Ainda segundo Terruel, foi confirmado que os parlamentares forjaram o evento para realizar a viagem com dinheiro público. Os vereadores foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em João Pessoa, onde aguardam a audiência de custódia, prevista para acontecer ainda nesta terça-feira (5).

Herzem Gusmão quer copiar modelo de gestão educacional de Brumado para melhorar índice de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), disse que pretende copiar o modelo de gestão educacional implantado no município de Brumado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) com a criação das escolas de tempo integral. O gestor teceu inúmeros elogios ao prefeito Eduardo, que, na sua visão, tem de ser amplamente valorizado. “Até os adversários precisam respeitar um homem como Eduardo. Ele é um exemplo para pátria. Eduardo é um dos prefeitos mais preparados do Brasil e, seguramente, o mais preparado do Estado da Bahia”, destacou. Gusmão adiantou que quer enviar a equipe da secretaria de educação da cidade para estudar o modelo de tempo integral de Brumado com o objetivo de implantá-lo, futuramente, na rede municipal de ensino de Conquista. Entre as metas, segundo ele, está melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujos resultados são excelentes na capital do minério.

Final da Libertadores sai do Chile e vai para o Peru Foto: Raphael Sibilla/Globo

A final da Copa Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate, será em Lima, no Peru, dia 23 de novembro, no Monumental de Lima. A decisão foi tomada nesta terça-feira, numa reunião organizada pela Conmebol que durou cerca de cinco horas, da qual participaram os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do River Plate, Rodolfo D'Onofrio. Também estavam no encontro os presidentes da CBF, Rogério Caboclo, e da AFA, Claudio Tapia. O jogo estava inicialmente previsto para o Estádio Nacional, no dia 23, em Santiago, onde cabem 50 mil pessoas. Mas os protestos que abalam o Chile há mais de três semanas tornaram impossível a manutenção do plano original. Em conjunto, a confederação continental e os clubes não quiseram correr os riscos de manter o jogo na capital chilena – e nem expor torcedores e patrocinadores a situações de perigo. De acordo com o Globo Esporte.com, também pesou o fato de o futebol chileno estar paralisado há mais de três semanas, quando começaram os protestos. Na véspera da reunião na Conmebol, o prefeito de Santiago, Felipe Guevara, declarou que não faria sentido organizar uma partida internacional antes da retomada do futebol local.

Brumado: Prefeito recepciona gestores e autoridades regionais durante lançamento de inserção na Agenda 2030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (05), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), recepcionou diversas autoridades em evento que celebrou a inserção do município na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estiveram presentes no lançamento vários gestores, entre os quais os de Vitória da Conquista e Rio de Contas, Herzem Gusmão (MDB) e Cristiano Cardoso (DEM), respectivamente, além de secretários administrativos, vereadores, professores, diretores e alunos das escolas em tempo integral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vasconcelos afirmou que é obcecado pela educação e que a inserção do município na Agenda 2030 faz parte da missão de oferecer uma educação de melhor qualidade para a população. “Acho que essa reunião serviu de semente pra a gente começar a multiplicar essa ideia. O objetivo é expandir mais e mais a educação. O evento foi um sucesso”, avaliou. Na oportunidade, foram realizadas, no auditório do Ifba, apresentações culturais, bem como apresentados vídeos institucionais dos trabalhos desenvolvidos na educação local. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

Arquivo