Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
fechar

Sarampo é muito mais grave do que se imaginava, revela estudo Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library

Apesar de ter alcançado a meta de cobertura vacinal do sarampo de 2019, com 95% das crianças de 1 ano de idade imunizadas, o Brasil ainda enfrenta um surto da doença. Os principais sintomas do sarampo incluem febre alta, manchas vermelhas na pele e coriza – em casos mais graves, pode levar à morte. Agora, dois novos estudos indicam que a doença pode ter consequências que afetam o paciente mesmo após já ter se curado. Os trabalhos foram publicados separadamente nas revistas Science e Science Immunology.  De acordo com os pesquisadores, o sarampo causa sérios danos ao sistema imunológico, pois o vírus destrói de 11% a 73% dos anticorpos que protegem os pacientes contra diversas doenças. Isso significa que o organismo fica vulnerável a outras infecções – mesmo aquelas para as quais a pessoa já havia sido vacinada, como poliomielite, gripe e tuberculose, por exemplo. “A ameaça que o sarampo representa para as pessoas é muito maior do que imaginávamos”, comentou Stephen Elledge, da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, ao The Guardian. Os cientistas indicaram que essa imunidade pode ser recuperada em algum momento – em até cinco anos -, mas para isso, os pacientes precisam se expor a vírus e bactérias. A forma mais segura de fazer isso é se imunizar novamente contra todas as infecções para as quais existem vacinas uma vez que os imunizantes possuem parte de vírus ou bactéria, mas de forma inócua – ou seja, não causam a doença, mas ajudam o sistema imunológico a produzir anticorpos que protegem o organismo contra uma futura infecção. Segundo especialistas, o sarampo afeta mais de 7 milhões de pessoas e causa mais de 100.000 mortes por ano em todo o mundo. Apesar de haver vacina contra a doença, as pessoas estão parando de se imunizar, o que tem provocado um aumento de quase 300% no número de casos de sarampo desde 2018.

Governo dará estímulo para contratar quem ganha até R$ 1.500 Foto: Reinaldo Canato/Veja

O Ministério da Economia prepara um programa para baratear a contratação de jovens e estimular a criação de vagas de emprego no país. A medida em desenvolvimento pela Secretaria de Previdência e Emprego envolve reduzir o custo para jovens entre 18 e 29 anos com salários de até R$ 1.497,00 – ou 1,5 salário mínimo – e pessoas com mais de 55 anos que recebam a mesma quantia. Ao limitar os rendimentos, o governo procura estimular a contratação de parcela da população que tem mais dificuldade de conseguir emprego. Segundo integrantes do ministério, o texto ainda pode passar por alterações e deve ser apresentado na semana que vem. De acordo com a Veja, o programa prevê a isenção do pagamento do imposto sobre a folha de pagamentos destes profissionais, de 20% dos salários. Além disso, segundo o governo, a contribuição das empresas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, cairá de 8% para 2% dos salários. A desoneração total da folha terá duração de até dois anos. Caso a empresa queira manter o empregado em seu quadro, a medida prevê regras de transição e um aumento gradual da contribuição sobre a folha.  O texto deve ser apresentado por meio de uma Medida Provisória, que teria vigência imediata, mas teria de ser ratificada pelo Congresso Nacional.

Bombeiros e brigadistas seguem no combate ao incêndio em Rio de Contas Foto: Foto: Kal Pau Ferro

Um incêndio de grande proporção que atingiu uma área da cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na terça-feira (29), segue sendo combatido por bombeiros, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) nesta sexta-feira (1º). Já foram mais de 600 hectares atingidos pelo fogo, o que equivale a aproximadamente 600 campos de futebol. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram deslocadas duas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para realizarem o resfriamento das chamas. De acordo com a Sema, já houve uma redução do fogo nas áreas que foram empregados esforços. Foram disponibilizados cinco veículos terrestres e um helicóptero do Graer para atuar no deslocamento das tropas para áreas de difícil acesso.  A Sema informou que, no sábado (2), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fará um sobrevoo por toda área atingida e depois vai se reunir com as equipes de combate para planejar novas ações de controle dos incêndios. Já na região do Pico do Barbado, município de Abaíra, foram encaminhados oito brigadistas e dois bombeiros para atuação e avaliação e monitoramento de áreas já combatidas. As gestões municipais de Rio de Contas e Abaíra também dão suporte ao trabalho das equipes.

Adolescente de 15 anos é morto a golpe de faca após briga por farofa em Barreiras Foto: Ivonaldo Paiva/Blog do Braga

Um adolescente de 15 anos foi morto a golpe de faca após discutir com um colega por causa de um prato de farofa, na tarde desta sexta-feira (1°), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Conforme o coordenador de polícia da região, Rivaldo Luz, o suspeito, que tem 13 anos, fugiu após o crime. Segundo informações de Rivaldo Luz, o caso aconteceu por volta das 15h, na Rua das Mangabeiras, no bairro Nova Conquista. A vítima foi identificada como Wesley Vinicius Ferreira Alves. De acordo com o G1, Wesley Alves ainda tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local, mas já encontrou o garoto morto. O corpo do garoto foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.

OAB vai à Justiça contra curso online de Direito Foto: Divulgação

A OAB Nacional ingressou, na quinta-feira (31), com um pedido de liminar na 7ª Vara Federal do Distrito Federal requerendo o reconhecimento da inviabilidade da oferta de cursos de Direito a distância. Assinam a peça o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.  No pedido de medida cautelar, a Ordem apresenta dois argumentos principais: a inexistência de regulamentação específica que autorize a oferta de cursos de Direito a distância e a incompatibilidade entre as diretrizes curriculares da graduação jurídica, que tem a prática como eixo nuclear. Felipe Santa Cruz alerta que, no caso da graduação em Direito, a atual regulamentação das diretrizes curriculares se refere exclusivamente à modalidade presencial de ensino. “Não há previsão legal para cursos de Direito a distância. Além da ausência de regulamentação específica, a centralidade da prática jurídica para a formação profissional em Direito se incompatibiliza com a oferta virtual. Sendo assim, os pedidos de credenciamento e de autorização de cursos a distância em Direito não possuem base legal, o que veda seu processamento pelo Ministério da Educação”, ressalta. Na peça, a OAB também argumenta que há um crescimento acentuado da oferta de cursos de graduação a distância, favorecido pela flexibilização das regras em 2017, especialmente pelo Decreto 9.057/2017 e pela Portaria Normativa nº 11/2017 do MEC. Além disso, a Ordem ressalta que a oferta crescente de graduações a distância está concentrada na rede privada de ensino, que tem contribuído para o encolhimento do ensino presencial e para uma queda de qualidade da educação superior. Para a Ordem, o incentivo a programas de ensino a distância tem o escopo de expandir e democratizar o acesso à educação superior. Entretanto, os benefícios da educação a distância só podem ser auferidos quando respeitadas as exigências pedagógicas para a prática da modalidade, dentre as quais a garantia de padrão de qualidade, critério que não pode ser medido na modalidade a distância no caso do curso de Direito.

Tela azul de celulares e computadores pode afetar a longevidade Foto: Alliance/Adobe Stock

Um novo estudo, realizado pela Universidade do Estado de Oregon (EUA), revelou que a exposição prolongada à luz azul, emanada, dentre outros, pelas telas de celulares e computadores, pode afetar a longevidade. A questão é que as ondas azuis produzidas por esses aparelhos danificam células dos olhos e do cérebro, resultando assim, em tese, no possível encurtamento da vida. A pesquisa se baseou em observações feitas em relação a espécimes de moscas-das-frutas, insetos comuns e importantes para a biologia também por servirem de modelo para o corpo humano, com o qual compartilham, pelo parelhamento biológico, muitos mecanismos celulares. Os animais foram expostos a um LED azul parecido com aquele de tablets e de smartphones, e depois investigados pelos cientistas. Como resultado, foi constatado um envelhecimento precoce nesses insetos, além de danos nas células da retina, nos neurônios e na habilidade de locomoção. Até mesmo as moscas que, por causa de uma mutação, não haviam desenvolvido olhos, apresentaram os efeitos colaterais no cérebro e na movimentação, indicando que a luz azul não precisa atingir os olhos para necessariamente ser perigosa para a saúde. De acordo com os cientistas, a importância do estudo está em compreender as consequências que o crescente tempo que passamos em frente às telas pode ter — já foi comprovado que uma exposição longa à luz artificial pode perturbar o sono, por exemplo. No entanto, ainda é preciso realizar novas pesquisas para constatar se o que foi descoberto em moscas de fato se repete em seres humanos. De qualquer forma, e enquanto isso, há algumas coisas que podemos fazer para minimizar os danos. Por exemplo, utilizar óculos com lentes âmbar seria uma forma de filtrar a luz azul e proteger as retinas. Ademais, alguns celulares e computadores podem ser configurados para não emitir mais luz azul (restringindo-se, assim, à do espectro branco).

Jovem livramentense morre após sofrer grave acidente entre Feira de Santana e Salvador Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Airlan Souza Santos, de 25 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, morreu após colidir frontalmente com o automóvel de passeio que conduzia com uma carreta. O grave acidente aconteceu no início da noite de quinta-feira (31), em um trecho da rodovia na região metropolitana, entre Feira de Santana e Salvador. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o jovem viajava sozinho e, possivelmente, acabou dormindo ao volante. Equipes do Samu 192 e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgatar a vítima, que ficou presa às ferragens. Souza não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O carro de passeio ficou destruído. Airlan será sepultado no Distrito de São Timóteo, em sua cidade natal.

A Polícia Civil da Bahia cumpre mandados de busca e apreensão da “Operação 404” no estado, nesta sexta-feira (1º). A ação tem como objetivo combater a pirataria digital em doze estados do país. Sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação ocorre simultaneamente, além da Bahia, no Amazonas, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Segundo a Polícia Civil da Bahia, há três alvos no estado contudo, nem o nome deles, nem as cidades onde moram, foram revelados. Os mandados foram obtidos com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva. De acordo com o G1, em todo o país, as equipes dão cumprimento a 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.

Caculé: Corpo de caminhoneiro é encontrado dentro do caminhão em posto de gasolina Foto: Arquivo Familiar

O corpo do caminhoneiro caculeense Júnior Oliveira, conhecido como “Cachorrão”, foi encontrado na boleia do caminhão que ele usava para trabalhar. Ele estava desaparecido desde a manhã da última quarta-feira (30). Segundo familiares, Júnior foi encontrado enforcado a as suspeitas são de que ele tenha cometido suicídio. O caminhão estava estacionado em um posto de gasolina, no trecho da BR-342 que liga Salvador a Feira de Santana.

Motorista alcoolizado dirige com filho no colo e mata mulher Foto: Reprodução/EPTV

Uma mulher de 55 anos morreu após ser atropelada na calçada no bairro Jardim Amanda 2, em Hortolândia (SP), na noite desta quinta-feira (31). Ela foi atingida por um veículo que saiu desgovernado de uma garagem. De acordo com a Polícia Civil, o motorista estava embriagado e com o filho de 8 anos, no colo, na direção. O pai foi preso por homicídio culposo. Segundo o G1, o acidente foi às 20h40 na Rua Graça Aranha. A vítima é Márcia Pereira da Silva Bassi, que chegou a ser socorrida pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro em estado grave, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu. Márcia estava passando pela calçada do outro lado da rua, em frente à residência de onde o carro saiu. Ela fez aniversário há uma semana. Era casada, deixa três filhos e quatro netos. A vítima estava com o esposo no momento da colisão, mas ele conseguiu correr para não ser atingido. O velório e o sepultamento acontecem nesta sexta (1) no Cemitério Parque Hortolândia. Segundo o irmão, Márcia colhia assinaturas para um passeio da igreja que frequenta quando foi atingida.

Advogada aracatuense Carina Canguçu é empossada juíza substituta do TRE-BA

Depois de vinte anos, uma mulher voltou a integrar a Corte Eleitoral na vaga destinada aos membros da OAB. Natural de Aracatu, a advogada Carina Canguçu Virgens tomou posse como juíza substituta, no biênio 2019-2021, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em cerimônia realizada na última segunda-feira (28), marcaram presença amigos, familiares, colegas de profissão e admiradores da advogada. Carina Canguçu é advogada há mais de 20 anos e sua chegada quebra um jejum histórico de ausência de juristas mulheres no TRE. “Vou exercer a magistratura com equilíbrio, independência, lisura e consciência de minhas responsabilidades, especialmente na busca pela justiça, a partir do respeito inegociável a “constituição e às leis", destacou. Os aracatuenses celebraram a notícia.

Brumado: SMTT realiza vistoria em transportes de carga, incluindo caminhões pipas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está realizando a vistoria nos transportes de carga, incluindo caminhões pipa, no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vistoriador da SMTT, Jansen Ricardo, explicou que para a execução de qualquer atividade de transporte, seja passageiro ou carga, é necessário o alvará tributário. Segundo ele, o documento só é concedido pela prefeitura municipal após inspeção das condições mínimas de segurança veicular, bem como da capacitação do condutor. “Só sai o alvará para execução da atividade de transporte dentro do município se passar pelo crivo da SMTT”, reiterou. Jansen ainda salientou que os caminhões pipa, no ato de credenciamento junto ao Exército Brasileiro, também precisam apresentar o alvará.  “Para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, precisamos investir em três pilares: o educacional, o fiscalizatório e a engenharia de trânsito”, destacou.

Pesquisadores da USP identificam molécula que reduz tumor do câncer de ovário Foto: Reprodução/ShutterStock

Em um avanço da ciência brasileira e norte-americana, pesquisadores descobriram uma molécula capaz de reduzir o tamanho do tumor e bloquear o processo de metástase do câncer de ovário. O Centro de Terapia Celular do Hemocentro da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, São Paulo, foi que abrigou o estudo. A pesquisa também contou com colaboração do Laboratório de Células-Tronco Musculares e Regulação de Genes dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos. Conforme reportagem do G1, os testes ainda estão sendo realizados animais. A expectativa dos cientistas é de que o tratamento esteja disponível para humanos em até 20 anos. Um dos componentes importantes no estudo, a molécula de RNA conhecida como MIR-450A apresenta resultado irrisório em tumores. Mas, testes in vitro e em camundongos apontaram que em tamanho aumentado ela tem efeito positivo para tratar o câncer de ovário.

Barra da Estiva: Empresário é preso suspeito de receptação de veículo roubado Foto: Divulgação/PM

Na quarta-feira (30), uma guarnição da Cipe/Central, com o apoio da 34ª CIPM, desarticulou uma quadrilha que roubava na região de Ibicoara, Barra da Estiva, Tanhaçu, Iramaia e Contendas do Sincorá. Segundo informações da polícia, na última terça-feira (29), o empresário Joselito Santos Lima, que havia sido apontado por outro comparsa como um dos integrantes da quadrilha, foi preso - ele acabou assumindo os crimes. Os policiais revistaram a residência do suspeito, onde foram encontrados, além de uma pistola calibre 6.35, com 16 munições intactas, dois Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), 2017/2018, referente ao veículo Pegeout Placa Policial NYT-7976, com restrição de roubo, R$ 55 e um cheque no valor de R$ 1.500.

Bradesco fechará 300 agências em 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Bradesco, segundo maior banco privado brasileiro, divulgou nesta quinta-feira, 31, lucro líquido recorrente no terceiro trimestre de 6,542 bilhões de reais, aumento de 19,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o banco, o resultado foi puxado por maiores margens financeiras, crescimento das receitas de prestação de serviços, contribuição das operações de seguros, previdência e capitalização e menos despesas com provisões para perdas com inadimplência, que compensaram o crescimento das despesas operacionais. Entretanto, o banco informou que deve fechar cerca de 300 agências em 2020, para tentar diminuir a despesa e aumentar sua lucratividade. De acordo com o G1, o Bradesco registra neste ano custos acima do esperado, ficando aquém de suas próprias metas e decepcionando investidores. Em janeiro, o banco informou que seus custos aumentariam até 4% em 2019, mas subiram 7,5% nos primeiros nove meses do ano. Isso pesou sobre as ações da instituição na quinta-feira, que caíam 4,35% às 14h15. O Ibovespa operava em queda de 1,46%, aos 106.823 pontos. O presidente Octavio de Lazari Junior disse que o banco fechará 150 agências já neste ano. O banco encerrou setembro com 4.567 agências. Lazari afirmou também que um recente programa de demissão voluntária também ajudará a cortar custos. Ele disse que 3.000 trabalhadores já aderiram ao programa, cerca de 3% do seu quadro de funcionários. O Bradesco também vem renegociando melhores condições para contratos de fornecedores e fechado acordos em disputas trabalhistas, segundo o banco. A receita das tarifas também ficou abaixo da meta do banco, mas Lazari disse que provavelmente terminará 2019 na faixa de crescimento de 3% a 7% estabelecida no início do ano. O presidente afirmou que espera que o banco registre um retorno sobre o patrimônio em torno de 20% nos próximos trimestres, apesar das taxas de juros mais baixas no Brasil. O Bradesco apresentou rentabilidade de 20,2% no terceiro trimestre.

Caetité: TCM multa prefeito Aldo Gondim Foto: Cláudio Amaral

O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), foi multado em R$ 4 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), em sessão realizada na última quinta-feira (31). Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o conselheiro Francisco Netto, relator das contas, em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico aplicou a penalidade. Entre elas, destacam-se a remessa incorreta, pelo SIGA, de dados e informações da gestão pública municipal, atraso no pagamento da remuneração dos servidores em cinco oportunidades, inconsistências contábeis e realização de despesa com pessoal acima do limite definido na LRF. O município aplicou 54,46% da receita corrente líquida do município, desrespeitando o limite máximo de 54% – mais ainda se encontra no prazo de recondução. O balanço orçamentário do município apresentou um déficit de R$10.668.288,56, vez que o município arrecadou recursos no montante de R$108.135.790,72 e realizou despesas no valor total de R$118.804.079,28. Cabe recurso da decisão.

Lei que obriga ao SUS exames de câncer em 30 dias é sancionada

O vice-presidente Hamilton Mourão sancionou nesta quarta-feira, 30, nova lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer exames de diagnóstico do câncer em até 30 dias. As novas regras, publicadas nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), devem entrar em vigor em 180 dias. Mourão sancionou a lei durante exercício da Presidência da República no lugar de Jair Bolsonaro, que estava em viagem oficial. O novo texto altera a lei 12.732/2012 que disciplina o tratamento do paciente com câncer na rede pública de saúde. De acordo com a lei de 2012, os pacientes do SUS diagnosticados com câncer também têm direito ao primeiro tratamento, que deve ser oferecido no prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico. O texto foi aprovado pelo Senado no dia 16 de outubro e é fundamentado no fato de que o tempo de identificação da doença impacta no tratamento e na chance de cura do paciente.

Correios nega extravio do processo de cassação do prefeito e vice de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a agência dos Correios de Brumado falou a respeito do suposto extravio do processo de cassação do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do seu vice, Édio Pereira (PCdoB), que havia sido postado pela Justiça Eleitoral com destino ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. De acordo com a nota, os objetos postados pela Justiça Eleitoral na agência, no dia 10 de outubro de 2019, foram entregues ao destinatário no dia 29 de outubro de 2019, sem extravio de documentos ou alteração do fluxo postal.

Loterias: Governo autoriza a Caixa a reajustar preço das apostas Foto: Marcelo Brandt/G1

O Ministério da Economia autorizou a Caixa Econômica Federal a aumentar os preços das apostas das loterias no país. A Mega-Sena, que hoje custa R$ 3,50, passará a R$ 4,50, um aumento de 28,6%. O banco deverá definir a data em que os novos valores entram em vigor. A portaria que autoriza o aumento foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial, e foi elaborada pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do ministério. A última atualização no preço da aposta da Mega-Sena ocorreu em 2015, quando passou de R$ 2,50 para R$ 3,50.

Ministro de Infraestrutura diz que concessão da Fiol para o trecho de Brumado foi aprovado pela ANTT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em publicação em suas redes sociais, o ministro de infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou que o estudo de concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), trecho Caetité-Ilhéus, passando por Brumado, foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações e Transportes (ANTT), nesta quarta-feira (30). Segundo ele, o Ministério da Infraestrutura encaminhará o material ao Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro. O segundo leilão da ferrovia está previsto para o primeiro semestre de 2020, com foco na carga de minérios do sudoeste baiano. “Já estamos nos antecipando: a Valec trabalha na sua extensão até Barreiras, de olho na produção de grãos da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”, escreveu Freitas.

Gilmar Mendes manda soltar casal Garotinho Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. No lugar da prisão, determinou medidas cautelares. De acordo com o jornal o Globo, o casal está proibido de manter contato com outros investigados ou testemunhas. Também devem entregar os passaportes e não podem sair do país sem autorização judicial. Além disso, devem comparecer mensalmente à Justiça até o quinto útil de cada mês, onde deverão comprovar o local de residência. Na terça-feira, 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio havia derrubado uma liminar que concedeu habeas corpus aos ex-governadores, determinando a volta do casal à prisão. Eles são investigados por superfaturamento em contratos celebrados entre a Prefeitura de Campos, no Norte fluminense, e a construtora Odebrecht, para a construção de casas populares dos programas Morar Feliz I e Morar Feliz II durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita (2009/2016). Em abril de 2017, o GLOBO mostrou que as casas construídas pela Odebrecht não tinham porta, telhado e janela.

Eleições 2020: Fabrício Abrantes se reúne com vereadores da base do prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Sem Partido), participou na noite da última terça-feira (30) de uma reunião com os vereadores Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, e Luiz Carlos Caíres da Silva (PSD), o Palito. Os parlamentares fazem parte da base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na Câmara Municipal. O encontro aconteceu no Bairro Baraúnas.  Abrantes falou da sua trajetória de vida e do desejo de viabilizar um projeto que atenda às necessidades do desenvolvimento de Brumado, a fim de promover a qualidade de vida das pessoas. Fez questão de reconhecer que as administrações anteriores já fizeram muito pelo município, mas afirmou que sente que a população quer renovação, com diálogo direto com a comunidade, ouvindo quem mora na cidade, mas também onde mora e trabalha o homem do campo. A reunião debateu questões relacionadas às áreas urbana e rural, no que diz respeito à saúde, educação, infraestrutura, cultura, lazer, esporte, políticas públicas para jovens e adolescentes, bem como emprego, renda, convivência com a seca e fortalecimento da agricultura familiar.

Mulher é presa após enviar nudes e tentar extorquir empresário de 62 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 36 anos foi presa no último domingo (27), na cidade de Brumado, acusada de enviar nudes e tentar extorquir um empresário de 62 anos. No momento da operação policial, a mulher recebia vários envelopes com dinheiro, o que comprovou o flagrante realizado pela polícia. De acordo com ela, nos envelopes haviam R$ 70 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o empresário registrou um boletim de ocorrência na delegacia local e polícia iniciou as investigações. Após a voz de prisão e com o aval da acusada, os policiais fizeram uma varredura no apartamento, e em seguida, iniciaram a conferência dos envelopes, que continham R$ 18815,00, em espécie, contrapondo o valor de R$ 70 mil, informado pela mulher. Todo o dinheiro foi devolvido ao empresário. Ainda no apartamento da acusada, a polícia apreendeu um celular iphone, pen drive e documentos pessoais.  A mulher está à disposição da justiça.

Malhada de Pedras: Produção aviária da Lagoa das Cacimbas vira referência em capacitação de agronomia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Representando a região de Malhada de Pedras, a comunidade da Lagoa das Cacimbas, com o seu criatório de aves, marcou presença em uma capacitação de agronomia realizada no Ifbaiano, na cidade de Guanambi. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lucas Ataíde explicou que, durante o evento, onze estações foram montadas, contemplando desde a fabricação da ração até o processamento da carne das aves. Fernando Ataíde, que está à frente do projeto nas Cacimbas, informou que ovos de galinha caipira produzidos no criatório têm ganhado o mercado regional.

Malhada de Pedras: Produção aviária da Lagoa das Cacimbas vira referência em capacitação de agronomia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os recursos obtidos com as vendas, segundo ele, têm fortalecido e proporcionado mais sustentabilidade aos agricultores familiares da região. “Uma turma de vinte pessoas participou de um grande evento capacitando os nossos agricultores na área de avicultura no Ifbaiano. É uma grande satisfação. Hoje, a agricultura familiar se tornou um negócio muito bacana. O trabalho coletivo une as famílias”, afirmou.

Brumado: Homem quebra o pênis durante relação sexual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem quebrou o pênis durante relação sexual com uma mulher na cidade de Brumado, no último domingo (27). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele está internado no Hospital Professor Magalhães Neto, onde segue em observação. Uma cirurgia estava marcada para a correção da fratura no pênis nesta quinta-feira (31), mas até o momento a unidade de saúde não informou o resultado e o estado de saúde do paciente. Este é o segundo caso registrado de homem que fratura o pênis durante uma relação sexual na região de Brumado. O primeiro foi registrado há pouco mais de um ano, no município de Livramento de Nossa Senhora.

Arquivo