Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

28 Nov 2019 - 16:30h

A média de sal consumida pelos brasileiros é de 9,34 gramas por dia. O índice equivale a quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5 gramas. A constatação é de um levantamento feito com a análise de sangue e de urina com cerca de 9 mil brasileiros. A coleta foi feita entre 2013 e 2014 em 8.952 domicílios, durante a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou que essa foi a primeira vez que um inquérito com representatividade nacional coletou nos domicílios amostras biológicas para realização de exames complementares, viabilizando que se estabeleçam parâmetros nacionais para valores de referência laboratoriais. O estudo é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fiocruz, o Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital Sírio-Libanês. De acordo com a Agencia Brasil, os resultados revelaram que os homens e os jovens são a maior parte dos que abusam do sal. No entanto também indicou que a utilização elevada é de forma generalizada na população brasileira, em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Os dados revelaram que apenas 2,39% das pessoas pesquisadas estão dentro da faixa recomendada pela OMS e têm consumo inferior a 5 gramas por dia. A maioria deste grupo é de mulheres e de pessoas mais velhas. O consumo elevado de sal, mais de 12 gramas por dia, foi mais frequente em homens, 15,7% deles abusando do consumo, do que em mulheres (10,8%). No grupo com escolaridade mais alta, 11,35% das pessoas tem o consumo elevado de sal, a menor proporção, conforme reportagem da Agência Brasil.

28 Nov 2019 - 16:00h

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os dez primeiros meses do ano de 2019 apontaram um saldo positivo em relação à empregos com carteira assinada em Brumado. Segundo o levantamento, o setor de serviços foi o que mais contratou - no total, foram 1.355 novas vagas, o equivalente a um crescimento de 61,84%. Brumado também vive uma expansão na construção civil, sendo a segunda área que mais empregou ao longo dos 10 meses. Foram cerca de 1.165 contratações com carteira assinada, contra 862 demissões. A terceira área que mais contratou em 2019 foi o comércio: cerca de 837 novos funcionários. Em contrapartida, também foi o que mais demitiu: 786 demissões. No que se refere à exploração mineral, o setor contratou apenas 87 trabalhadores e demitiu cerca de 130, o que representa um saldo negativo de 59,91% no setor.

28 Nov 2019 - 15:30h

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira, 27 de novembro, a criação do programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A iniciativa vai levar 18 mil médicos aos locais mais carentes do país, em municípios distantes e pequenos. O Médicos pelo Brasil também vai formar especialistas em prevenção de doenças mais prevalentes no brasileiro, como diabetes e hipertensão. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comemorou a aprovação do projeto que vai qualificar o atendimento na atenção primária do SUS. De acordo com a Agência Rádio, o programa Médicos pelo Brasil foi lançado pelo Governo Federal em agosto deste ano, em substituição ao projeto Mais Médicos. Em comparação ao projeto Mais Médicos, a nova estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta desses profissionais em municípios onde há os maiores vazios assistenciais, sendo que as regiões Norte e Nordeste, juntas, terão 55% do total dessas vagas. Agora, o texto da Medida Provisória enviada pelo Governo do Brasil ao Parlamento segue para sanção presidencial.

28 Nov 2019 - 15:00h

Na quarta-feira (27), os novos concursados que foram aprovados no último certame da área da saúde tomaram posse na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Brumado. Os técnicos de enfermagem, laboratório e enfermeiros foram recepcionados pelos secretários municipal de saúde, Cláudio Feres, e pelo secretário municipal de administração, João Nolasco. Na oportunidade, foram dadas as boas vindas e também informações importantes para conclusão do processo de nomeação. Diante das novas contratações, o quadro de funcionários foi ampliado para melhorar os serviços oferecidos à população.

28 Nov 2019 - 14:30h

As promoções em produtos e serviços da Black Friday já começaram a pipocar na internet e em lojas físicas e o maior número de ofertas também traz ao consumidor um aumento no risco de ter seus direitos violados. Por isso, é preciso redobrar a atenção e se prevenir para que, caso seja lesado, possa solicitar reparação com a própria loja ou até por via de órgãos de defesa do consumidor ou pela Justiça. Segundo Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento do Procon-SP, o consumidor tem direitos fundamentais tanto nessa como em outras datas. Mas, na Black Friday, é preciso que ele reivindique o direito a informação. Saber qual produto está em liquidação, qual é o desconto oferecido, se há diferença de preços para o pagamento à vista ou a prazo, prazo de entrega do produto. “Caso a loja não seja clara, o que recomendamos é que o consumidor pesquise e compre na que tiver a informação mais clara. Porém, se alguma parte do que foi combinado não for cumprido, ele tem direito de reclamar”. De acordo com o Procon, além do direito do arrependimento e da política de troca, o consumidor tem direito à garantia em caso de defeitos do produto comprado. Em caso de bens não-duráveis, ele é de 30 dias e, de bens duráveis, de 90 dias. “Isso vale tanto para loja física como loja online”, afirma o diretor do órgão. Nesses casos, é o consumidor quem escolhe se quer o dinheiro de volta, um produto semelhante ou o mesmo produto. “A relação de consumo não pode ser unilateral”, afirma.

28 Nov 2019 - 14:00h

Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (27), o pré-candidato à prefeitura de Brumado e presidente do Partido Democratas (DEM), Fabrício Abrantes, promoveu a filiação de novos membros da sigla e manteve diálogo com pré-candidatos a vereador. O encontro serviu também para orientar os novos filiados sobre as regras eleitorais para a disputa de 2020 e apresentar o planejamento da pré-campanha para o mês de dezembro. Na ocasião, os pré-candidatos ouviram sobre a importância das atividades de pré-campanha, bem como sobre as ações que podem, ou não, serem realizadas, sempre obedecendo as leis eleitorais. Ao final do encontro, Fabrício ressaltou a importância da adesão de novos nomes ao partido e ao projeto. “É muito bom saber que há tantas pessoas interessadas em participar do nosso projeto de construção de um plano de governo que atenda as necessidades de Brumado. Ressalto que o objetivo maior de uma filiação não deve ser unicamente o desejo de se candidatar, mas de participar ativamente das discussões políticas de Brumado, pois só assim construiremos uma cidade melhor. O apoio destes pré-candidatos a vereadores é de suma importância e vejo neles também o desejo de mudança e contribuição para uma nova Brumado”, disse.

28 Nov 2019 - 13:30h

A Caixa Econômica Federal libera nesta sexta-feira, 29, mais uma etapa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida libera até 500 reais por conta ativa ou inativa. Os trabalhadores nascidos em agosto serão contemplados nesta etapa. No mesmo dia, o varejo brasileiro realiza a Black Friday, data de promoções do comércio. Tanto a liberação do FGTS como o dia de descontos devem impulsionar o resultado do comércio brasileiro deste ano. A recuperação do consumo será o motor da engrenagem que ajudará a impulsionar o (leve) avanço do PIB brasileiro, e este, ao crescer, vai alavancar ainda mais as vendas daqui por diante. De acordo com a Veja, para este lote, o valor dos saques ainda será de 500 reais, apesar de o Congresso ter subido o limite para 998 reais para trabalhadores que tinham até um salário mínimo nas contas até 24 de julho, data da publicação da medida provisória que liberou os saques. Para que o limite suba, é preciso que o presidente Jair Bolsonaro sancione o texto. Quem tinha até 998 reais vai poder fazer o saque do valor remanescente posteriormente, conforme orientação da Caixa.

28 Nov 2019 - 13:00h

Na manhã desta quinta-feira (28), um botijão de gás pegou fogo e destruiu um restaurante de distribuição de marmitex localizado na Rua Arthur Revenster, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona do restaurante, dona Lenir, contou que estava trocando o botijão de gás quando o incidente aconteceu. “Nunca passou pela minha cabeça que isso iria acontecer. O erro foi meu. Tenho dois fogões. Um eu fui trocar o gás e o outro deixei ligado, aí foi na hora que pegou fogo no botijão que eu estava trocando. Tava vazando e pegou fogo”, relatou. 

No momento do ocorrido, a proprietária do estabelecimento e a sua mãe, que trabalha com ela, estavam no local, mas não se feriram. “Só ficamos muito nervosas, mas não nos ferimos. Tem seis meses que estava trabalhando aqui, mas não sei como vou fazer com os prejuízos”, disse. Vizinhos ajudaram dona Lenir a conter o incêndio e apagar as chamas na botija.

O botijão foi arrastado para rua e acabou atingido o hidrômetro. O acontecimento despertou novamente a cobrança dos populares quanto à instalação urgente de um grupamento do corpo de bombeiros na cidade.

28 Nov 2019 - 12:00h

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um homem, ainda não identificado, tomando banho em uma piscina improvisada dentro do Cemitério Municipal Bosque da Paz, localizado no Bairro Nossa Senhora da Paz, em Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo como Sudoeste Bahia, ele está aparentemente alcoolizado. No vídeo, é possível vê-lo se banhando em um reservatório de borracha com uma garrafa plástica na mão. Outro homem, também supostamente alcoolizado, aparece nas imagens.

28 Nov 2019 - 11:30h

O Banco Central anunciou na quarta-feira (27) que os juros do cheque especial serão de no máximo 8% ao mês. A medida passa a vigorar em 6 de janeiro de 2020. É a primeira vez que o Banco Central decide impor uma taxa máxima a uma linha de crédito com recursos livres, isto é, que não tem um direcionamento estipulado por lei (como ocorre com o crédito imobiliário ou microcrédito). A decisão foi tomada em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelo Banco Central e pelo Ministério da Economia. O cheque especial é uma das modalidades de crédito mais caras do país e não tem limite para os juros, ou seja, os bancos têm liberdade para definir a taxa. Dados divulgados mais cedo pelo BC mostram que a taxa média do cheque especial alcançou 305,9% ao ano em outubro, o que equivale a uma taxa de 12% ao mês. De acordo com o G1, com o limite imposto agora, o juro anual será de cerca de 150% ao ano, no máximo, de acordo com o Banco Central.

28 Nov 2019 - 11:00h

Acusado de matar a companheira com um tiro no dia 24 de setembro deste ano, Deuslirio Alves continua foragido. O crime ocorreu no Bairro Esconso, em Brumado, gerando muita repercussão e comoção. No local, na residência do casal, Deuslírio é suspeito de ter matado Ariane dos Reis Santos após uma discussão e ainda ligou para o pai da vítima avisando sobre o ocorrido. O acusado já tem passagens pela polícia por outros crimes, como ameaça de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira. A justiça já decretou a prisão do acusado, que continua foragido da justiça há mais de 2 meses.

28 Nov 2019 - 10:30h

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) elevou a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia. Os desembargadores João Pedro Gebran Neto, relator da Operação Lava Jato na Corte, Leandro Paulsen e Thompson Flores rejeitaram anular a sentença que condenou o petista a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, e aumentaram a pena de Lula para 17 anos, um mês e 10 dias de prisão. De acordo com a Veja, os três desembargadores rejeitaram o pedido de defesa de Lula, que visava anular a condenação com base no entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relativo à ordem das alegações finais de delatores e delatados. Em outubro, o STF estabeleceu que réus que não fecharam acordo de delação premiada devem se manifestar por último nas alegações finais. Os advogados de Lula alegam que isto não ocorreu no caso do sítio.

28 Nov 2019 - 10:00h

No dia 08 de dezembro, acontece em Brumado a terceira edição do "Futebol Solidário", com jogadores amadores, profissionais e ex-profissionais. O evento será realizado no campo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir de 9h. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Luís, que faz parte da comissão organizadora, disse que já está tudo pronto para o evento, que será uma grande confraternização de fim de ano. A expectativa, segundo ele, é que seja arrecadada 1 tonelada de alimentos não perecíveis, os quais serão doados à famílias carentes. Na última edição, em 2018, foram arrecadados cerca de 800 kg de alimentos e mais de 150 famílias foram beneficiadas. “Esperamos, com a participação da população de Brumado, ultrapassar a casa de 1 tonelada e meia de alimentos não perecíveis”, declarou. André Luís também informou que atletas famosos irão marcar presença nesta edição, entre os quais Alan Pinheiro, do futebol japonês, Norberto e Willian Farias, do Sport Recife, Artur, do clube Columbus dos Estados Unidos; Éder Silva, ex-Bragantino, e Paulo Emílio, ex-Bahia.

28 Nov 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

28 Nov 2019 - 09:00h

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, foi multado em R$ 3,5 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na última quarta-feira (27). Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, o relator do parecer foi o conselheiro José Alfredo Rocha Dias. A multa foi pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas do município relativas ao ano de 2018. O relatório técnico registrou a omissão de documentos quando da disponibilização pública, via e-TCM; tímida cobrança da dívida ativa; ausência de notas explicativas; e irregularidades apontadas no acompanhamento da execução orçamentária. O município arrecadou, no exercício, recursos no montante de R$ 94.490.553,72 e realizou despesas na quantia total de R$ 82.552.510,21, o que resultou em um superávit de R$ 11.938.043,51. A despesa com pessoal alcançou o percentual de 44,86% da receita corrente líquida municipal, cumprindo, assim, o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O gestor cumpriu todas as obrigações constitucionais. Cabe recurso da decisão.

28 Nov 2019 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

28 Nov 2019 - 08:00h

O prefeito João Machado Ribeiro (PTB), o João de Didi, do município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, foi multado em R$ 5 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última terça-feira (26). Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a penalidade foi em decorrência das irregularidades apuradas durante a análise do relatório do exercício financeiro de 2018. O relator do parecer foi o conselheiro Fernando Vita. Apesar da multa, as contas de João de Didi foram aprovadas com ressalvas. Foram registadas irregularidades como falta de comprovação de incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos instrumentos de Planejamento; descumprimento do princípio da publicidade preconizado na Constituição Federal; apresentação de balanços e demonstrativos contábeis contendo irregularidades; e relatório de controle interno deficiente. O município arrecadou, no exercício, recursos no montante de R$ 48.470.879,52 e realizou despesas de R$ 49.167.593,45, o que resultou em um déficit de R$ 696.713,93. A despesa com pessoal alcançou o percentual de 52% da receita corrente líquida municipal, cumprindo, assim, o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A prefeitura cumpriu todos as obrigações constitucionais. Cabe recurso da decisão.

28 Nov 2019 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

28 Nov 2019 - 07:00h

A brumadense Ellen Dias dos Santos acabou caindo em um golpe durante a venda do seu aparelho celular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que anunciou a venda do seu celular, com todos os acessórios, através do Facebook. Uma pessoa se interessou e pediu os dados de sua conta bancária para realizar o depósito, porém, quando ela foi na lotérica fazer o saque, não havia nenhum dinheiro. O comprovante de depósito apresentado, segundo a vítima, era falso. “Tive um prejuízo de R$ 2 mil e pouco. Nem terminei de pagar o aparelho”, disse. De acordo com a vítima, o indivíduo já aplicou o mesmo golpe em outras pessoas na cidade. “Depois que eu levei o golpe e denunciei foi que apareceu pessoas dizendo que tinham caído no mesmo golpe”, completou. O caso foi registrado na delegacia local e está sendo investigado pela polícia.

28 Nov 2019 - 00:00h

Um homem identificado como Eliseu Carlos Pereira dos Santos, 34 anos, foi preso na quarta-feira (27), na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, acusado de abusar sexualmente da própria filha de seis meses. As policias Civil e Militar cumpriram o mandado de prisão expedido de pela justiça criminal local. De acordo com o Sudoeste Bahia, a mãe da bebê denunciou o companheiro após desconfiar de marcas no corpo da criança, suspeitando dos abusos, e a encaminhou para a filha para uma unidade de saúde em Guanambi. De acordo com a polícia, profissionais da unidade desconfiaram dos hematomas e acionaram a polícia, que requisitaram exames específicos, os quais comprovaram os abusos sexuais. Eliseu está preso na Delegacia Territorial de Caetité à disposição da justiça.