Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que espera que o Censo 2020 aponte um crescimento populacional no município. O gestor citou que, de 1990 a 1996, o IBGE divulgou uma perda populacional na cidade. Nessa época, Vasconcelos contou que se manifestou no sentido de protestar contra o período em que o censo era realizado, visto que, nos meses de julho e agosto, a população do campo se dirige a outras regiões, em uma espécie de “diáspora”. A situação, segundo ele, interferia negativamente nos dados coletados pelo IBGE. “Há uma tendência de queda nos censos realizados entre os intervalos. Nos recenseamentos gerais, que são feitos nos anos terminados em 0, não há queda. Tem um crescimento lento, mas que não é nulo, está sempre crescendo. Agora, com o recenseamento geral, estou tranquilo”, destacou. Vasconcelos acredita que a população de Brumado esteja em cerca de 70 mil habitantes.
O aplicativo de mensagens por telefone celular WhatsApp informou ter banido mais de 400 mil contas do Brasil durante as eleições gerais de 2018 por práticas que violam os termos do serviço, segundo documento encaminhado pela empresa à CPMI das Fake News nesta segunda-feira 18. De acordo com a Veja, as contas foram banidas entre 15 de agosto e 28 de outubro de 2018 e não há informação sobre quais candidatos teriam sido potencialmente beneficiados ou prejudicados. A plataforma disse no comunicado aos parlamentares que “proíbe expressamente o uso de qualquer aplicativo ou robô para enviar mensagens em massa ou para criar contas ou grupos de maneiras não autorizadas ou automatizadas”. “Como o WhatsApp é uma plataforma criptografada, nossas decisões contra atividades automatizadas e de envio de mensagens em massa são baseadas no comportamento das contas ao invés do conteúdo de mensagens”, esclareceu o grupo empresarial. O aplicativo disse que também aprimorou o produto de maneira significativa para limitar a disseminação viral de mensagens e colocar mais controle nas mãos dos usuários. “Nós limitamos o encaminhamento de mensagens para 5 conversas por vez e incluímos rótulos de mensagem ‘encaminhada’ e ‘altamente encaminhada’ para ajudar os usuários a identificar conteúdo não pessoal”, citou.
No próximo ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizará no município de Brumado um censo para atualização dos índices populacionais. Na segunda-feira (18), uma reunião, que contou com a presença de diversas autoridades, marcou a apresentação da logística que será utilizada pelo instituto para promoção do censo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o Município cederá para coordenação do Censo 2020 uma área no antigo Derba, que funcionará como posto de coleta. “Vamos instalar uma grande sala para atendê-los. É um local bem estratégico”, frisou. Para o gestor, o trabalho desenvolvido pelos recenseadores é de fundamental importância para atualização dos índices populacionais no município. “O peso demográfico é de grande valia para o Município no que se refere ao Fundo de Participação nos Municípios – FPM”, completou.
Uma auxiliar administrativa, de 22 anos, foi presa na segunda-feira (18) depois que a polícia encontrou sete pés de maconha no apartamento dela, no bairro Vila Elmaz, em São José do Rio Preto (SP). Segundo o boletim de ocorrência, a polícia recebeu a denúncia de um morador do condomínio dizendo que a mulher teria deixado os vasos com os pés de maconha na janela do apartamento para tomar sol. De acordo com o G1, ao chegar ao local, a polícia encontrou os sete vasos da planta, além de mudas que estavam no guarda-roupas e quase R$ 7,7 mil em dinheiro. Na delegacia, a mulher alegou que as plantas eram para fins medicinais. A jovem vai continuar presa à disposição da Justiça.
Na última segunda-feira (18), foi realizada uma reunião de planejamento para apresentação da logística do Censo IBGE 2020 na cidade de Brumado. Diversas autoridades marcaram presença na reunião. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dino Douglas, que faz parte da coordenação do Censo 2020 na cidade, disse que a presença da população, nessa etapa, seria de fundamental importância, tendo em vista à publicidade e transparência do evento, porém poucos munícipes compareceram à reunião. “A gente registrou uma presença bem tímida da população, mas contamos, nas próximas reuniões, com a presença da população para divulgar sobre o andamento da operação”, afirmou. Dino ressaltou que, durante a realização do Censo 2020, o IBGE contará com um dispositivo móvel de coleta, o que permitirá uma maior cobertura da área do município e maior controle de onde foram realizadas as entrevistas, evitando duplicidades. “As informações prestadas ao recenseador têm caráter sigiloso. A gente só levanta esses dados com finalidade estatística”, frisou. O Município, por sua vez, ofereceu o posto de coleta, um imóvel que funcionará no extinto Derba para atuação dos supervisores e do pessoal que trabalhará no censo.
Como prometido, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), enviou ao município de Brumado uma equipe para conhecer a estrutura das escolas de tempo integral. Uma equipe da secretaria de educação de Tanhaçu também visitou as unidades de ensino da rede municipal com o mesmo objetivo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) reforçou que os dados que medem os índices educacionais em Brumado são matemáticos e demonstram a evolução do segmento no município após o modelo de tempo integral. “As visitas deram um toque de regionalismo ao que se faz em Brumado. Esse projeto começou em 2005, quando a gente acabou com as salas de aula multisseriadas e vem se consolidando através de várias ações, entre as quais a municipalização de todas as escolas do Estado e a Escola de Tempo Integral”, afirmou. Para ele, as mudanças dão uma perspectiva de sustentabilidade educacional e econômica. “Só tenho a agradecer o reconhecimento”, finalizou.
Um cidadão brumadense, que preferiu não se identificar, foi vítima de um espancamento durante um assalto ocorrido na última semana. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas na via onde o homem foi abordado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou os momentos de pânico vividos nas mãos do bandido, que levou o seu celular. “Vinha descendo da casa da minha sobrinha e avistei esse sujeito, mas não esperava que ele fosse um ladrão. Quando menos espero, ele me deu um empurrão, me chutou, me deu um murro”, contou, acrescentando que não reagiu, apenas tentou se defender das agressões. Após a ação, o meliante fugiu levando o celular e uma bateria extra que caiu do bolso da vítima. O homem acredita que as agressões só não foram piores porque o criminoso fugiu ao perceber a aproximação de um ônibus. “Ele ficou com medo e saiu correndo”, completou. A vítima afirmou que, mesmo passados dez dias do assalto, ainda está muito traumatizada com o ocorrido. “Fica na cabeça da gente aquele medo de andar na rua. A sensação de insegurança é muito grande”, lamentou.
Dos 12,5 milhões de desempregados no país no fim de setembro, 7,6 milhões estão à procura de emprego há menos de um mês e até um ano. É o que mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira, 19, pelo IBGE. Desse total, 5,8 milhões procuram recolocação entre um mês e menos de um ano e outros 1,8 milhão estão desempregados há menos de um mês. De acordo com a Veja, do total de desempregados no terceiro trimestre, 3,2 milhões procuravam trabalho há dois anos ou mais e 1,7 milhão entre 1 ano e dois anos, um total de 4,8 milhões de pessoas. Apesar do número ainda elevado de desemprego, houve um recuo no chamado desemprego de longa duração. No terceiro trimestre de 2018, eram 5 milhões que procuravam trabalho há pelo menos um ano. A taxa de desemprego no terceiro tri ficou em 11,8% contra 12% no trimestre anterior, conforme o IBGE já havia divulgado anteriormente. Segundo o IBGE, a queda na desocupação se deve a informalidade. A geração de postos de trabalho é em grande parte explicada por recordes em duas categorias que não são formais: houve aumentos de 2,9% no emprego sem carteira no setor privado, que registrou 11,8 milhões de empregados, e de 1,2% de trabalhadores por conta própria, que totalizavam 24,4 milhões de pessoas. A taxa de informalidade da população ocupada – inclui empregados sem carteira assinada no setor privado, trabalhador doméstico sem carteira assinada, empregador sem CNPJ, trabalhador por conta própria sem CNPJ e trabalhador auxiliar familiar – chega a 57,9% nos estados do Norte, 53,9% no Nordeste, 38,5% no Centro Oeste, 35,9% no Sudeste e 32,2% no Sul. O número de pessoas que desistiram de procurar trabalho, os desalentados, caiu. Eram 4,7 milhões no terceiro trimestre ante 4,9 milhões no trimestre anterior. Bahia (781 mil pessoas) e Maranhão (592 mil pessoas) têm o maior número de desalentados.
Na noite da última segunda-feira (18), uma tentativa de homicídio foi registrada por volta de 18h30, no Bairro Bons Ares, às margens da BA-262, em Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma mulher de 36 anos foi esfaqueada no local. A vítima Fabiana Maria de Jesus Souza ingeria bebida alcoólica com seu companheiro, de prenome Jorge, quando iniciaram uma discussão. Testemunhas disseram à polícia que Maria foi ferida pelo companheiro com golpes de faca. O suspeito fugiu após o crime. A mulher foi socorrida por uma equipe do Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Na unidade, ela passou por um procedimento cirúrgico e não corre risco de morte. O suspeito já possui passagens pela polícia, inclusive por agressão contra a companheira.
Agricultores familiares de 123 municípios da Bahia, Paraíba e Minas Gerais terão o benefício do Garantia-Safra 2018/2019 disponibilizado em novembro para cobrir perdas com a seca, informou o Ministério da Agricultura na segunda-feira (18). Segundo o governo, o pagamento beneficiará 139.070 unidades familiares, somando R$ 28,9 milhões. O montante em recurso disponibilizado para esses agricultores até o mês de março de 2020 chegará a R$ 118,2 milhões. No acumulado da safra 2017/2018, foram beneficiados 493.638 produtores em 531 municípios, totalizando, aproximadamente, R$ 419,6 milhões em benefícios, diz o ministério.
Devido à proximidade da votação das contas do exercício de 2015 da Prefeitura de Brumado, a Comissão de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo decidiu contratar o auditor e consultor contábil, Antônio Carlos Ramos, que tem larga experiência em auxiliar as câmaras municipais. Ele participou da sessão desta segunda-feira (18), quando falou sobre o seu trabalho na análise das contas. Ramos seguiu a tendência do parecer opinativo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), sugerindo que as contas devem ser aprovadas. O parecer opinativo sobre a aprovação já foi emito pelo TCM e, nos próximos 15 dias, a Câmara Municipal irá votar as contas do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, referente ao exercício de 2016.
Inaugurada em Livramento de Nossa Senhora, a Viva Odonto Clínicas Odontológicas, localizada no centro da cidade, na Rua Ursino de Souza ,55, em frente ao Mercado Municipal. Com acessibilidade, boa localização, três consultórios modernos e todas as especialidades, a Viva Odonto chega para oferta qualidade em procedimentos, atendimento personalizado e preços justos ao seu tratamento odontológico.
“Livramento ganha um novo conceito em Clínica odontológica, preocupamos com acessibilidade dos pacientes, qualidade no tratamento e as melhores condições, além de uma equipe completa “, ressaltou o odontólogo responsável Leandro Alves. A Viva Odonto é a segunda Clínica do projeto de franquias da empresa ADCLIN formada pelos irmãos André Bacelar e Glauber Bacelar. Mais unidades estão sendo projetadas para atender todo interior da Bahia ofertando um tratamento de qualidade acessível a todos. Agende sua avaliação (77) 99990-6047. Viva seu sorriso!!
O advogado Igor Luz Meira foi nomeado novo assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Brumado. Ele foi apresentado oficialmente pelo presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), na sessão desta segunda-feira (18). Formado em Direito pela Fainor, Meira tem experiência em administração pública, tendo, recentemente, atuado na Procuradoria Municipal. “Nós fizemos uma análise ampla para nomearmos o novo assessor jurídico e Igor mostrou o perfil ideal pela sua dinâmica e conhecimento”, ressaltou Vasconcelos. Para o presidente, os assessores poderão contar com uma assessoria jurídica moderna, o que trará muitos benefícios aos mandados e otimizará os trabalhos.
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, e outros cinco magistrados foram afastados do cargo por 90 dias na manhã desta terça-feira (19), em Salvador. A decisão decorreu de uma operação da Polícia Federal para combater um suposto esquema de venda de decisões judiciais, além de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência no estado. De acordo com o G1, na ação, que resultou na prisão de outras quatro pessoas, também foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão em quatro cidades baianas e em Brasília. As prisões são temporárias e terão duração de cinco dias. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e houve bloqueio de bens de alguns dos envolvidos na investigação sobre legalização de terras no oeste baiano, no total de R$ 581 milhões. Os magistrados afastados são: Gesivaldo Britto, desembargador e presidente do TJ-BA; José Olegário Monção, desembargador; Maria da Graça Osório, desembargadora; Maria do Socorro Barreto Santiago, desembargadora; Marivalda Moutinho, juíza; Sérgio Humberto Sampaio, juiz. Já os presos na ação são: Adailton Maturino dos Santos, que é cônsul da Guiné-Bissau no Brasil; Antônio Roque do Nascimento Neves, que é advogado; Geciane Souza Maturino dos Santos, esposa de Adailton Maturino dos Santos; Márcio Duarte Miranda, que é advogado.
Aos 83 anos, morreu na cidade de Brumado Maria José Marques de Oliveira, popular Dona Quita da fogueira. Ela era natural da cidade Tanhaçu, mas, desde menina, mudou-se para Brumado com a família. Dona Quita começou a vender fogueira aos 23 anos de idade por influência do sogro. Religiosa e apaixonada pelos festejos juninos, se esforçou ao longo dos últimos 60 anos para manter a tradição vendendo fogueiras na cidade. As suas fogueiras eram as mais tradicionais e procuradas no município. Dona Quita estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto devido a complicações na saúde, não resistiu e acabou falecendo na tarde desta segunda-feira (18). A família vela o corpo na Rua Bahia, no Bairro Jardim Brasil, e o sepultamento será às 17h. Dona Quita teve sete filhos, seis ainda vivos, além de vários netos e bisnetos. Em sua última entrevista ao site Achei Sudoeste no mês de junho deste ano, Dona Quita revelou que não temia a morte, mas sim o fim da tradição das fogueiras nos períodos dos festejos, o que do seu ponto de vista marcaria também o fim da religiosidade entre os munícipes. “Isso era dos mais velhos, está acabando e vai acabar de vez”, disse, na ocasião.
Neste ano, em celebração aos festejos de final de ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado promoverá a campanha Natal Solidário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da CDL local, Manoel Messias, disse que a campanha leva em consideração a situação de crise que o país atravessa. “Tentamos amenizar o lado daqueles que não tem recursos e tem mais necessidades, sobretudo de alimentos”, afirmou. Messias afirmou que os consumidores brumadenses interessados em colaborar podem entregar os alimentos na sede da CDL. Aliado à campanha, a entidade também realiza, pelo quarto ano, a Casa do Papai. O público consumidor adquire o cupom para visitar a atração através das compras realizadas no comércio. "Esperamos mais uma vez que a casa seja um sucesso", declarou. Durante a visita, serão realizados sorteios de brindes e prêmios.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, defendeu em artigo na edição do Estado desta segunda-feira, 18, que as discussões no Congresso em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segunda instância não significam uma afronta ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao ressaltar que deve ser respeitada a decisão do STF de determinar a prisão após esgotados os recursos (trânsito em julgado), Moro argumentou que os “juízes interpretam a Constituição e a lei”. “O Congresso tem o poder, observadas as condições e maiorias necessárias, de alterar o texto da norma. Cada um em sua competência, como Poderes independentes e harmônicos”, escreveu o ministro. Na avaliação de Moro, a divergência apertada do julgamento sobre a segunda instância (6 votos a 5) abre espaço para as discussões entre os parlamentares. “Magistrados que compuseram a própria maioria vencedora, como o ministro Dias Toffoli, admitiram que o Congresso poderia alterar a legislação processual ou a Constituição para dar à presunção de inocência uma conformação diferente da interpretação que prevaleceu por estreita maioria”, escreveu.
O IV Seminário de Karatê da Bahia foi realizado na cidade de Brumado, neste final de semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Ubiratan Bezerra ressaltou a importância do evento, que faz parte do calendário da Federação Baiana de Karatê (FBK), para os karatecas da cidade e região. “Cada um dos nossos representantes, onde quer que estejam na Bahia, tem obrigação de se alistar para levar e atualizar informações, além de uniformizar procedimentos. E é esse o objetivo deste seminário”, explicou. Sobre a escolha de Brumado para sediar o evento, Ubiratan afirmou que o município agrega em seu entorno algumas agremiações afiliadas à FBK carentes de informação. “Brumado é uma cidade que detém um clube que desponta pela organização e pela forma como vem conduzindo os trabalhos. Isso a credenciou a receber um evento desse porte’, completou. O professor ainda destacou que o karatê vive um momento de êxtase devido ao seu credenciamento como esporte olímpico, o que abre diversas portas para o seu crescimento, inclusive no que se refere aos atletas.
Aclamada por médicos e pacientes como uma cirurgia com bons resultados em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, a operação conhecida como Lasik está sendo alvo de contestações. Morris Waxler, ex-consultor da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de remédios nos Estados Unidos, que originalmente votou pela aprovação da cirurgia ocular, agora diz que o procedimento deve ser retirado do mercado. “Ignoramos os dados sobre distorções da visão que persistiram por anos”, disse Waxler, à CBS News. “Examinei novamente a documentação e pensei: ‘Uau, isso não é bom.'” Waxler calcula que as taxas de complicações ficam entre 10 e 30%. A cirurgia LASIK usa um laser especial para remodelar a córnea e melhorar o “poder de foco” do olho. O procedimento foi aprovado pelas autoridades federais em 1998. Waxler fala também que o próprio site da agência federal de saúde detalha os riscos associados ao procedimento, que incluem perda de visão, “sintomas visuais debilitantes” – como brilho, halos e visão dupla e que a segurança e eficácia a longo prazo da cirurgia não são conhecidas”. Waxler, que em 2011 solicitou à FDA que emitisse um recall voluntário da LASIK, mas foi negado, disse à CBS News que o procedimento deve ser “absolutamente” proibido. O FDA disse à CBS News em comunicado que a agência “não encontrou nenhuma nova preocupação de segurança associada aos dispositivos LASIK”. O assunto é bastante polêmico, já que o procedimento é aprovado por mais de 90% dos pacientes que passaram por ela.
Após ter anunciado a sua saída do grupo situacionista liderado pelo prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, anunciou apoio a pré-candidatura do jovem empresário, Fabrício Abrantes (DEM), nas eleições de 2020. Na última quinta-feira (14), durante reunião no Bairro Baraúnas, o parlamentar confirmou seu apoio a Abrantes. Na oportunidade, Piau destacou que o momento é de mudança e renovação na condução do município e que o nome de Fabrício chega com uma proposta diferenciada. O vereador acredita que o pré-candidato a prefeito municipal tenha condições de promover a qualidade de vida da população à frente da administração municipal.
O novo secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, afirmou que o governo enviará no 1º trimestre de 2020 um projeto com mudanças no Imposto de Renda para pessoas físicas. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, 18, o secretário disse que entre as mudanças estão o aumento da faixa de isenção de IR, fixação de um teto para dedução de gastos com saúde e educação e também uma possível faixa maior para IR para contribuintes de maior renda. As medidas fazem parte do projeto de reforma tributária do governo, que será fatiado. Ao todo, são quatro fases enviadas ao Congresso. As medidas do IR, que compõe a terceira fase, já haviam sido adiantadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, antes mesmo da demissão de Marcos Cintra, que caiu após defender a recriação da CPMF como um dos pilares da reforma tributária. Segundo Tostes Neto, o novo IR não deve necessariamente corrigir a tabela do IR, mas reformular as deduções. Segundo ele, hoje quem tem mais dinheiro “deduz mais e, portanto, paga menos proporcionalmente do que quem ganha menos e não tem deduções”. Hoje, a isenção é para quem recebe até 1.903,99 reais. Depois, há quatro faixas de imposto com alíquotas de 7,5% a 27%. O projeto deve diminuir as faixas e há ainda a possibilidade da criação de uma alíquota de 35% para quem tiver renda maior. Porém, o secretário não fala em valores de como pode ficar a nova tabela do IR. De acordo com o secretário, não haverá fim das deduções, mas uma reformulação. “A diretriz é reduzir as faixas existentes hoje. Não obstante pode haver um tratamento diferenciado para altas rendas, com uma alíquota diferenciada. Mas, de modo geral, a diretriz é reduzir, porque todos os ganhos seriam utilizados para reduzir as alíquotas. Pode ser reduzido para três ou para quatro. Essas simulações nós estamos fazendo”, afirmou ao jornal.
A Insinuante/Ricardo Eletro encerrou as suas atividades na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, depois de 25 anos atuando como um dos líderes do comércio local. A loja chegou a ser a maior do setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no município, com mais de 50 funcionários. De acordo com o Popular, no entanto, nos últimos anos, a empresa vem enfrentando uma grave crise financeira com vendas muito abaixo do mercado. Em crise no país desde 2018, o grupo está em recuperação judicial. Em 2017, a dívida da rede chegou a R$ 1,5 bilhão entre os bancos Itaú, Bradesco e Santander e já ultrapassa os R$ 3 bi.
No período de um ano, uma área de 9.762 km² da Amazônia Legal foi desmatada. A taxa representa uma alta de 29,5% ocorrida entre 1º de agosto de 2018 e 31 de julho deste ano na comparação com a mesma época dos doze meses anteriores. Esta é a taxa mais alta desde 2008 e equivale a cerca de 1,4 milhão de estádios de futebol. Entre agosto de 2017 e julho de 2018, o corte da floresta havia ficado em 7.536 km². As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base no Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes). O anúncio em São José dos Campos (SP) teve a presença dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Marcos Pontes (Ciência), e do diretor interino do Inpe, Darcton Damião. Para a medição anual do desmatamento, o Prodes é considerado o sistema mais preciso. De acordo com a Veja, outra ferramenta do Inpe, o Deter, que emite alertas à fiscalização em tempo real, já vinha sinalizando a tendência de alta da derrubada da floresta neste ano. Os dados, no entanto, foram desacreditados pelo governo Bolsonaro. Em julho, o presidente declarou que os números eram “mentirosos” e que a direção do Inpe estava “a serviço de alguma ONG”. Naquele mês, o Deter havia registrado uma área desmatada 278% maior do que em julho de 2018. Os estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas foram responsáveis por mais de 80% do total desmatado no período – a Amazônia Legal também abrange áreas no Acre, Amapá, Maranhão, Roraima e Tocantins. O desmatamento detectado neste ano foi o terceiro pior da história. O Prodez faz o monitoramento por satélites desde 1988, quando o desmatamento chegava a 20.000 km² por ano. A maior taxa registrada ocorreu em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, quando atingiu o patamar de 29.100 mil km². Depois, a taxa caiu, mas voltou a crescer nos anos 2000 chegando ao ápice de 27.772 km², em 2004, na gestão de Lula. Em 2012, sob o governo Dilma Rousseff, o sistema registrou a menor taxa de sua história – 4.571 km². A partir de então, o registrou oscilou entre 5 e 7 mil km², e voltou a crescer a partir de 2017.
A ponte que havia sido recentemente construída sobre um canal no Bairro José, em Brumado, foi demolida pouco antes de sua inauguração, pegando a comunidade de surpresa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, explicou que a administração identificou falhas estruturais na ponte e resolveu demolir a mesma para corrigir os problemas. “As vigas da ponte sofreram desalinhamento, algumas apresentaram fissuras enormes. Para evitar maiores problemas, por questão de segurança, tomamos a medida de remover tantos os tabuleiros quanto as vigas”, declarou. Um laudo técnico ainda está sendo preparado, mas o secretário adiantou que houve falhas na execução da obra. “O Município não empregará nenhum custo lá. Tudo será custeado pela empreiteira responsável”, completou Malheiro.
Uma mulher foi presa suspeita de esmurrar o filho de 1 ano e dois meses após ele derrubar o celular dela em um balde com água, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme o delegado Marcus Vinicius, que investiga o caso, a situação aconteceu na última sexta-feira (15). Uma adolescente de 16 anos alisava os cabelos da mãe da criança quando o bebê derrubou o objeto. Segundo informações do delegado, a adolescente também foi agredida ao tentar salvar o menino. A garota conseguiu segurar o bebê e fugiu. De acordo com o G1, Marcus Vinicius informou que a mãe do menino foi presa por policiais militares após denúncias de vizinhos. O bebê foi socorrido pela adolescente e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ainda segundo o delegado, a criança foi atendida na unidade médica, liberado no sábado (17) e devolvido a familiares. A mulher permanece presa na delegacia de Vitória da Conquista e vai responder por tentativa de homicídio.
Na noite do domingo (17), na BA-148, próximo ao distrito de Lagoa Funda, em Brumado, um jovem de 27 anos, que recentemente saiu do conjunto penal de Vitória da Conquista, foi preso pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Ele conduzia uma motocicleta que havia furtado em frente ao Parque de Exposições de Brumado. Populares viram o indivíduo forçando o guidão do veículo e fugindo com o mesmo em direção à Lagoa Funda. A guarnição foi acionada e conseguiu prender o criminoso pouco tempo depois. Ele foi detido e apresentado, juntamente com a moto, na Delegacia de Brumado.