Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2025
Rua Nazaré, em Brumado, recebe pavimentação após 30 anos de espera Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado iniciou nesta semana as obras de pavimentação da Rua Nazaré, no bairro Dr. Juracy, após três décadas de espera dos moradores. A obra foi indicada pelo vereador Harley Lopes (Republicanos). 

A intervenção faz parte do programa municipal de infraestrutura urbana, que prevê melhorias em mobilidade, drenagem e requalificação de vias em diversos bairros.

O prefeito Fabrício Abrantes (Avante) acompanhou o início dos trabalhos e destacou o compromisso da gestão com a recuperação de ruas históricas. “Em breve, essa rua estará completamente asfaltada e recuperada. Agradeço aos moradores pela paciência”, afirmou.

Moradores comemoraram o início das obras, lembrando os transtornos causados pela poeira e pela lama durante anos.

O serviço inclui nivelamento da via, instalação de meio-fio e correção do sistema de escoamento de águas pluviais.

A Prefeitura informou que a pavimentação deve ser concluída nas próximas semanas, dependendo das condições climáticas.

Carretas pegam fogo após batida e BR-116 é interditada em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Duas carretas pegaram fogo, na tarde deste sábado (1º), após baterem, em um trecho da BR-116, na cidade de Vitória da Conquista.

Segundo apurou a TV Sudoeste, um dos veículos estava carregado com eletrodomésticos e o outro transportava pisos de cerâmica. Os motoristas dos veículos escaparam sem ferimentos.

O acidente aconteceu por volta das 14h, no KM 736. Inicialmente, toda a pista foi interditada e um longo congestionamento se formou. Pouco mais de 2 horas depois, a via foi liberada parcialmente.

Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito opera em esquema pare e siga, permitindo a passagem de veículos nos dois sentidos, mas em momentos distintos. As circunstâncias da batida serão apuradas.

Mãe luta para cuidar de filha com deficiência sem energia elétrica em Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em meio a dificuldades diárias, uma moradora do distrito do Açude, em Macaúbas, tenta manter a rotina e cuidar da filha com deficiência, mesmo sem ter acesso a energia elétrica em casa.

Há meses, ela espera pela ampliação da rede da Coelba, enquanto utiliza, de forma improvisada, a energia emprestada de um vizinho. A mãe conta que a criança sofre crises frequentes e necessita de cuidados constantes.

O calor intenso e a falta de ventilação adequada agravam o quadro de saúde da menina. “Minha prioridade é a luz. Minha filha passa noites em claro por causa do calor e as crises aumentam. A gente fica sem dormir, sem descanso”, disse ao Macaúbas FM.

A energia compartilhada, segundo a mulher, é insuficiente até para manter um ventilador ligado por muito tempo.

A instalação de um ar-condicionado, essencial para amenizar o calor e proporcionar mais conforto à filha, se tornou impossível devido à baixa potência.

Além da falta de energia, a moradora também enfrenta a irregularidade no abastecimento de água.

Ela afirma que técnicos já estiveram no local e prometeram resolver o problema, mas até agora nada foi feito. Em resposta, a Coelba confirmou que o caso está cadastrado no sistema da empresa.

De acordo com a concessionária, a solicitação de extensão de rede elétrica foi aprovada e aguarda execução.

Outra nota de serviço define o prazo de atendimento até 31 de março de 2026. “Identificamos que a titular possui registrada para extensão de rede, que está na última etapa do atendimento, liberada para execução. Verifiquei também que foi registrada a relacionada ao prazo de atendimento dessa extensão de rede”, disse a Coelba.

Apesar da demora, a moradora se apega à fé de que a ligação da energia aconteça antes do prazo oficial. “Com essa notícia, fico feliz, porque é uma esperança. Que Deus abençoe pra que seja logo, porque minha filha precisa muito”, disse.

Homem é preso com maconha e cocaína em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sexta-feira (31), em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, em posse de entorpecentes.

A prisão ocorreu por volta das 17h30, durante uma ação da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que avistaram o suspeito em atitude considerada suspeita em frente a uma residência.

De acordo com informações da PM enviadas ao Achei Sudoeste, o homem foi submetido a busca pessoal, sendo encontrada uma quantidade de maconha e cocaína.

Questionado, ele admitiu que guardava mais entorpecentes dentro de casa. Os militares então se dirigiram ao imóvel, onde localizaram outras porções de drogas.

Ao todo, foram apreendidas 12 embalagens de maconha prensada, pesando 52 gramas, e 23 embalagens de cocaína, com 23 gramas.

O suspeito e todo o material apreendido foram levados à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde o caso foi registrado e as medidas legais foram adotadas.

Com expectativa de boas chuvas, prefeito de Brumado anuncia limpeza de 20 aguadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O mês de novembro começou com otimismo em Brumado.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) celebrou a chegada do período chuvoso e anunciou que a Prefeitura se preparou com antecedência para receber as chuvas, realizando a limpeza de mais de 20 aguadas em diversas comunidades da zona rural. “Seja bem-vindo, novembro! O mês que a gente mais espera: mês de chuva! Nos preparamos com antecedência para a chegada das chuvas, realizando a limpeza das aguadas. Já são mais de 20 concluídas! E enquanto a chuva não vem, seguimos firmes nesse trabalho”, escreveu o gestor.   

Abrantes destacou ainda a importância da ação para os moradores da zona rural, que dependem das aguadas para o abastecimento de água e para as atividades do campo. “Se Deus quiser, em breve veremos o nosso sertão molhado, as aguadas cheias e o povo do campo feliz, com esperança renovada para que possam plantar, dar aos animais e ajudar no dia a dia”, disse.

As limpezas de aguadas já realizadas contemplam diversas localidades, entre elas: Tambori dos Meiras, Ariri 1 e 2, Lagoa do 18, Lagoa do Mourão, Fazenda Catugi, Fazenda Limoeiro, Lagoa do São João, Lagoa do Izidoro, Junco 2, Umbuzeiro, Baixa da Baraúna, Lagoa do Facão, Lagoa das Porteiras, Tibiraba, Tapagem, Coqueiro, Piabanha e Lagoa Funda.

Guanambi: Homem com mandado por estupro é detido após ameaçar o filho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 49 anos, com mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável no estado de Minas Gerais, foi preso na madrugada desta sexta-feira (31), após ameaçar o próprio filho, um adolescente de 14 anos, em Guanambi.

De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), enviadas ao site Achei Sudoeste, o caso ocorreu por volta das 3h da manhã, na Rua Lindolfo Fagundes, bairro Araújo.

Os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de ameaça.

No local, encontraram o homem alterado pelo uso de álcool e drogas, portando uma barra de ferro, com a qual teria ameaçado o filho.

A companheira do suspeito, de 42 anos, relatou aos policiais que o homem havia expulsado o adolescente de casa antes de tentar agredi-lo.

Diante da situação, todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.

Durante a verificação dos dados do suspeito, os agentes constataram que ele possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça mineira por estupro de vulnerável.

O homem permanece à disposição da Justiça.

Homem é preso em flagrante por furto em loja de celulares em Itambé Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itambé, prendeu em flagrante, na tarde de sexta-feira (31), um homem de 35 anos, suspeito de arrombar e furtar uma loja de aparelhos celulares e variedades no centro da cidade.

A ação ocorreu logo após o crime ser comunicado à unidade policial.

As equipes iniciaram diligências e localizaram o investigado no bairro Durvalina Andrade, conhecido como “Casinhas”, onde ele foi encontrado com quatro aparelhos celulares e outros produtos furtados do estabelecimento.

O material foi apreendido e será devolvido ao proprietário após os trâmites legais.

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado e permanece à disposição da Justiça.

Em seis horas, dois homens são presos por violência doméstica em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois casos de violência doméstica registrados na madrugada e na manhã desta sexta-feira (31), resultaram na prisão de dois homens em Guanambi.

As ocorrências foram atendidas por guarnições do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e aconteceram em diferentes bairros da cidade, com poucas horas de intervalo entre elas.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, o primeiro caso ocorreu por volta das 3h20, no Residencial dos Pássaros.

Uma mulher de 43 anos relatou à polícia que o companheiro, de 36, a agrediu fisicamente, a ameaçou com uma faca no pescoço e ainda quebrou móveis e o celular durante uma crise de fúria.

O agressor, segundo a vítima, havia feito uso de álcool e maconha antes do ataque. Ao ser abordado, o homem reagiu à prisão, sendo necessário o uso da força para contê-lo.

Conforme a PM, ele já possuía histórico de prisão por violência doméstica.

O casal e a faca usada nas ameaças foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

O segundo episódio foi registrado poucas horas depois, por volta das 8h10, na Estrada do Pau de Colher, no Loteamento Castro Cotrim.

Uma mulher de 37 anos contou que, ao retornar para casa com os filhos menores, percebeu estar sendo seguida pelo ex-companheiro, de 40 anos, contra o qual possui uma medida protetiva em vigor.

A vítima acionou a polícia e, com o apoio do Conselho Tutelar, os militares localizaram o suspeito cerca de três quilômetros adiante.

Ele não resistiu à abordagem e foi conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (NEAM).

Os dois homens permanecem à disposição da Justiça.

Homem é detido suspeito de zoofilia e maus-tratos em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caso chocante de maus-tratos e suspeita de zoofilia mobilizou policiais militares na tarde desta sexta-feira (31), no bairro Jurema, em Vitória da Conquista.

A ação ocorreu após uma denúncia anônima que apontava a ocorrência do crime em uma residência da localidade.

De acordo com informações da c Companhia Independente de Polícia Militar enviadas ao site Achei Sudoeste, ao chegarem ao endereço indicado, os policiais encontraram uma cadela ferida e com sinais de sangramento, em visível estado de sofrimento.

O morador da casa foi abordado e, após a constatação dos fatos, conduzido à delegacia para as medidas legais cabíveis.

A 77ª CIPM informou ainda que uma cuidadora de animais foi acionada e recolheu a cadela, que foi encaminhada a uma clínica veterinária para avaliação e realização de exames. O

 estado de saúde do animal ainda não foi divulgado.

A unidade policial destacou que maus-tratos e práticas de zoofilia são crimes previstos em lei, e reforçou o apelo para que a população continue colaborando com as autoridades por meio de denúncias anônimas.

Após denúncia, Prefeitura de Guanambi exonera 110 servidores contratados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Guanambi, publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (31), a rescisão contratual de 110 servidores municipais.

As demissões atingem profissionais de diversas áreas, incluindo saúde, administração, fiscalização e segurança, e ocorrem em meio a uma denúncia de irregularidades em contratações precárias feita ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Fontes ouvidas pelo site Achei Sudoeste informaram que a medida também tem relação com o fechamento das contas do município, já que o fim do exercício fiscal exige ajustes na folha de pagamento e na execução orçamentária.

Contudo, o corte de pessoal acontece após o cidadão Afonso Almeida protocolar, em fevereiro deste ano, uma denúncia formal ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), sobre o descumprimento do concurso público homologado em 4 de março de 2024, por meio do Decreto nº 1.880.

O documento aponta que, apesar da validade do certame, o governo municipal teria mantido contratações temporárias em larga escala, em suposto desrespeito à obrigatoriedade de convocação dos aprovados.

Segundo a denúncia, assinada e encaminhada ao órgão ministerial, a gestão do prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), conhecido como Nal, teria contratado mais de duas mil pessoas sem concurso público até 5 de fevereiro de 2025, ou seja, em menos de 35 dias de governo.

Os salários, conforme o levantamento anexado ao processo, variam entre R$ 1.518 e R$ 10 mil.

Novos servidores devem ser demitidos  nos próximos dias. 

A decisão da prefeitura de rescindir os contratos, embora oficialmente não tenha sido vinculada ao caso, ocorre em um momento de pressão crescente por transparência e cumprimento da legislação que rege o serviço público.

Homem que agrediu mulher em Brumado foi detido em Minas Gerais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Serviço Social do Hospital Professor Magalhães Neto, localizado em Brumado, comunicou nesta sexta-feira (31), às 8h30, ao Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) que, na noite de quinta-feira (30), uma paciente deu entrada na unidade hospitalar uma paciente vítima de violência doméstica.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, imediatamente após o comunicado, a delegada titular do Neam, Ellen Pierote, deslocou-se até a unidade hospitalar, onde foram colhidas informações preliminares e realizada a oitiva da vítima, que, apesar dos ferimentos, encontrava-se lúcida e manifestou interesse na solicitação das Medidas Protetivas de Urgência (MPU).

Durante o atendimento, o pai da vítima informou que ele e o filho, testemunhas das agressões e responsáveis por cessar a violência haviam comparecido à 1ª Delegacia Territorial (DT) para registrar a ocorrência, conforme orientação de policiais civis que estiveram no hospital durante a noite. A consulta ao sistema confirmou o registro do Boletim de Ocorrência no período noturno, as oitivas dos familiares e o interrogatório do suposto autor, que havia sido liberado após prestar depoimento à Autoridade Policial Plantonista.

Na sequência, a Delegada instaurou o Inquérito Policial nº 116476/2025 para apuração dos fatos. Foram formalizadas as declarações da vítima, bem como protocolados o pedido de Medidas Protetivas de Urgência e a Representação pela Prisão Preventiva, ambos deferidos imediatamente pelo Poder Judiciário.

Homem que agrediu mulher em Brumado foi detido em Minas Gerais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cumprimento do mandado de prisão não pôde ser realizado de imediato, uma vez que o agressor não foi localizado em sua residência. Diligências continuaram ao longo do dia, e por volta das 18h30 os policiais civis obtiveram, junto à empresa de transporte ART Turismo, cópia do bilhete de passagem adquirido pelo agressor às 7h10, com destino ao Estado de São Paulo.

A Polícia Civil em contato direto com o gerente da empresa, foi solicitado que o motorista do ônibus fosse acionado e informado sobre o mandado de prisão. Seguindo a orientação, o veículo parou em um posto policial, onde o mandado foi cumprido na cidade de Pirapora (MG).

A ação contou com o apoio integrado dos policiais civis da 1ª DT de Brumado, do Setor de Inteligência (SI) da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Neam, reforçando o compromisso interinstitucional na resposta rápida e eficaz a casos de violência doméstica.

A Delegada Titular do Neam reafirma o compromisso da instituição com o enfrentamento à violência doméstica, destacando a importância do acolhimento humanizado às vítimas e da atuação articulada entre os órgãos de saúde, segurança pública e justiça, elementos fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

William Bonner deixa o Jornal Nacional e cede cadeira a César Tralli Foto: Divulgação/TV Globo

Na noite desta sexta-feira (31), o jornalista William Bonner apresentou o Jornal Nacional, principal noticiário televisivo do país, na Globo, pela última vez após 29 anos de transmissão. O âncora, que também atua como editor-chefe de jornalismo do programa, deu último “boa noite” antes de ceder a cadeira de apresentador ao jornalista César Tralli.

O “rito de passagem” entre os âncoras ocorreu no bloco final do noticiário. Na ocasião, Bonner relembrou sua jornada de despedida, marcada pelo que ele chamou de treinamento de sucessores. “Chegou o dia. Dois meses atrás eu avisei aqui no Jornal Nacional que eu iria sair, estou indo para o Globo Repórter e isso era o fim de um período de cinco anos de preparativos, de sucessores para mim na apresentação do Jornal Nacional e na chefia do Jornal Nacional”.

Ao cumprimentar o sucessor, o âncora destacou: “Nunca mais na sua vida você passará despercebido neste país, onde quer que você esteja. Bem-vindo ao JN, parabéns pela sua chegada e obrigada pelo seu talento”.

Conhecido pelo timbre marcante, Bonner, que se tornou um dos ícones da emissora do plim-plim em mais de duas décadas de trabalho, anunciou a aposentadoria em setembro deste ano. Além da chegada de Tralli ao lado de Renata Vasconcellos na apresentação, a jornalista Cristiana Sousa Cruz, que atuava como editora-adjunta do telejornal, passará a atuar na edição-geral.

William, por sua vez, deve deixar o jornal diário para apresentar, em 2026, o Globo Repórter com Sandra Annenberg. Sobre a ida ao Globo Repórter, o jornalista destacou: “Agora vou poder me dedicar a reportagens menos factuais”. Antes de apresentar o Jornal Nacional, Bonner, de 61 anos, atuou na apresentação do SPTV, noticiário local de São Paulo, e nos telejornais nacionais, Fantástico, Jornal da Globo e Jornal Hoje. A passagem de William Bonner se encerrou com um “boa noite” triplo de Renata, William e Cesar.

CDL de Brumado terá disputa inédita pela presidência após 50 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após 50 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado terá uma eleição com disputa direta entre duas chapas.

O pleito, que definirá a nova diretoria e o Conselho Fiscal para o triênio 2026-2028, será realizado no próximo dia 25 de novembro, das 8h às 17h, na sede da entidade.

O atual presidente da Câmara, Orlando Gomes, confirmou a informação ao site Achei Sudoeste e disse que “esse é um momento único, algo que nunca aconteceu nesses 50 anos de CDL”, disse.

A Chapa 01 será encabeçada por Fabiano Novais, enquanto a Chapa 02 terá à frente Denize Milhazes.  

Ambas apresentaram a documentação exigida e aguardam a validação do departamento jurídico da CDL. “Esperamos que aconteça um processo eleitoral da melhor forma possível, com respeito mútuo a cada membro das chapas. Vale lembrar que o objetivo maior é a união, já que somos todos parceiros de profissão”, disse.

Chapa 02: Denize Milhazes registra candidatura à presidência da CDL em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (31), a empresária Denize Milhazes protocolou o registro de sua chapa para concorrer à presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL).

A eleição definirá a nova diretoria para o triênio 2026/2028, sendo realizada no dia 25 de novembro de 2025, de 8h às 17h, no auditório da sede da entidade.

A chapa de Milhazes recebeu a denominação de Chapa 02, cumprindo todas as exigências estatutárias previstas para o processo eleitoral.

A composição da Chapa 02 é a seguinte: Presidente: Denize Coelho Milhazes; Vice-presidente: Karlos Rodrigues de Oliveira; Diretor Administrativo e Financeiro: Claudionor Lopes Bernardes; Diretor de Relações Institucionais e Governamentais: Alguiberto Bezerra Santos; e Diretora do CDL Jovem: Catiuscia Silva Fernandes Caires.

Conselho Fiscal: Membro Titular 1: Dorivaldo Silva Moitinho; Membro Titular 2: Maria Luiza Santos Ferreira; Membro Titular 3: Clarice da Silva Teixeira Andrade; e Membro Suplente 1: Leonardo Oliva Lima Santos. A disputa eleitoral contará com a participação de associados da CDL.

Chapa 01: Fabiano Novais registra candidatura à presidência da CDL em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário Fabiano Novais Leite apresento oficializou o registro da Chapa 01 para concorrer à presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL).

Segundo Leite, a composição da chapa representa uma união estratégica entre renovação e experiência, trazendo novos nomes e lideranças consolidadas para continuar o trabalho que reposicionou a CDL Brumado como uma das entidades mais estruturadas, sólidas e respeitadas da Bahia.

A composição da Chapa 01 é a seguinte: Presidente: Fabiano Novais Leite; Vice-Presidente: Orlando de Fátima Gomes; Diretora Administrativa e Financeira: Eliana Ciares Martins; Diretor de Relações Institucionais: Ravena Vieira Santos; e Diretor de CDL Jovem: Alecarlos Neves Pires.

O Conselho Fiscal ficou assim definido: Membro Titular: Abel Lima Matias; Membro Titular: Tadeu Lima Silva; Membro Titular: Genevaldo Machado Cerqueira; e Suplente: Vitor Hugo Lima Silva.

A eleição ocorrerá no dia 25 de novembro de 2025, conforme edital publicado.

Arquivo