Conectada com a realidade adotada na maior parte dos municípios brasileiros, a prefeitura de Brumado está convocando a população para dar a sua parcela de contribuição para construção do Orçamento Municipal do ano de 2020. Para participar, basta entre no site oficial da prefeitura, no endereço www.brumado.ba.gov.br, e dar a sua sugestão. As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de setembro. O Orçamento Participativo vem sendo legitimado por experiências exitosas em grande parte das cidades em que foi utilizado.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (9), uma ação para permitir que pacientes Testemunhas de Jeová maiores de idade e capazes não sejam obrigados a receber transfusão de sangue, mesmo na hipótese de risco iminente de morte. Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 618), Dodge afirma que há lesão a dignidade da pessoa humana, de consciência e de crença em várias decisões judiciais, atos do Conselho Federal de Medicina e de instituições de saúde que negam as Testemunhas de Jeová o direito de recusar a transfusão de sangue. Na ação, Dodge afirma que na interpretação das Testemunhas de Jeová da Bíblia, “Deus permite o consumo da carne de animais, mas impõe a abstenção do respectivo sangue, que representa a alma e a vida”. Seus membros são conhecidos pelo persistente proselitismo religioso, pela não intervenção em atividades políticas e militares e, mais especificamente, pela recusa a transfusões de sangue. Com tal entendimento, as Testemunhas de Jeová se sentem impura e indigna do reino e Deus. De acordo com o Bahia Notícias, até o ano 2000, o membro que aceitasse transfusão de sangue perdia a condição de “irmão” na comunidade religiosa e o convívio social. Desde então, porém, a comunidade passou a não mais excluir o membro que aceita a transfusão de sangue, deixando a cargo da Testemunha de Jeová a sua autoexclusão, segundo a sua própria consciência. O grupo começou a aceitar, ainda, que o membro decida pelo recebimento de elementos secundários do sangue, transmitidos da mãe para o filho na gestação, como, por exemplo, a albumina, as globulinas, as interleucinas e o interferão. A procuradora-geral da República salienta que a recusa no recebimento de transfusão não significa desejo de morte ou desprezo pela saúde e pela vida. Dodge destaca que a Testemunha de Jeová “defende e incentiva a existência e o desenvolvimento de métodos alternativos à transfusão de sangue, mas, na sua impossibilidade, prefere se resignar à possibilidade eventual de morte do que a violar suas convicções religiosas”.
No último domingo (08), a nova direção executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado foi eleita com a participação dos membros efetivos do diretório. Na oportunidade, foram eleitos: Márcio Aguiar Santos para o cargo de presidente e Jacson Leite para vice. De acordo com a sigla, 100 filiados participaram das eleições municipais. No total, foram computados 99 votos a favor e 1 contrário.
O país registrou 57.341 mortes violentas em 2018. São quase 157 assassinatos por dia, ou seis por hora. É o que mostra o anuário da violência divulgado nesta terça-feira 10 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O número é alto e coloca o país no ranking dos mais violentos do mundo, mas também representa uma queda de 10,2% em relação a 2017, que bateu o recorde da série histórica com 63.880 mortes computadas. O Anuário contabiliza como mortes violentas a quantidade de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguida de morte, assassinatos de policiais e mortes decorrentes de intervenções policiais. O estudo compila os números oficiais das Secretarias de Segurança Pública dos 27 estados brasileiros. O estado mais violento é Roraima, com uma taxa de 66,6 mortes violentas a cada 100.000 habitantes; seguido por Amapá, com 57,9, e Rio Grande do Norte, com 55,4. Para se ter uma ideia, a média nacional ficou em 27,5. Já entre os estados com a menor taxa de assassinatos figuram São Paulo, com 9,5; Santa Catarina, 13,3; e Minas Gerais, 15,4. De acordo com a Veja, especialistas da área de segurança pública explicam que a queda no número de homicídios ocorre em boa parte devido a um arrefecimento na guerra pelo controle do tráfico de drogas entre facções criminosas, que se deflagrou em 2016 e chegou ao auge em 2017. Por outro lado, a violência policial aumentou em 19,6% de 2017 para 2018. No ano passado, 6.220 pessoas foram mortas por policiais militares e civis em serviço ou de folga. Em 2017, foram 5179. O perfil das vítimas de policiais repete o mesmo padrão dos últimos anos – a maioria é negra (75,4%), só estudou até o ensino fundamental (81,5%), são homens (99,3%) e tem entre 20 e 24 anos (33,6%).
Os 26 candidatos para atuarem como conselheiros tutelares em Brumado já estão se movimentando para o processo seletivo que irá escolher os novos conselheiros do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Célia da Silva Santos, informou que algumas condutas são vedadas nesse processo. Segundo ela, em caso de entrevista na rádio ou em associações de bairro, o mesmo tempo e oportunidade deverão ser concedidos a todos os candidatos. Além disso, a coordenadora salientou que os candidatos não devem tirar fotos com pessoas públicas e fazer divulgação do material para se promover às custas da imagem da referida pessoa. Um fiscal é responsável por cada candidato a fim de que suas condutas sejam fiscalizadas durante a campanha. Em caso de conduta irregular, o fiscal poderá se dirigir à sede do Comdica e denunciar o concorrente com as devidas provas. Os conselheiros irão atuar pelo período de quatro anos no Conselho Tutelar de Brumado. As eleições acontecem no dia 6 de outubro, no Colégio Estadual de Brumado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, em parceria com o Sebrae, lança mais um curso para os microempreendedores. A capacitação "A gestão de estoques na medida" está diretamente associada à eficiência do empreendimento, seja do ponto de vista operacional ou da sustentabilidade econômica, visto que existe uma estreita conexão entre mercado, produção, gestão de estoques e rentabilidade. No curso, o empresário poderá compreender a importância da gestão de estoque para o dimensionamento da produção e comercialização dos produtos e serviços. As inscrições são limitadas e o custo é de R$ 150 por empresa. São 12h divididas em 3 encontros presenciais e mais 2 horas de consultoria por empresa. As aulas acontecem entre os dias 16 e 19 de setembro, às 19h, na sede da CDL.
Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador Elias Pereira (PV), o Piau, propôs ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a necessidade urgente da reforma nas quadras poliesportivas dos Bairros Baraúnas e Dr. Juracy, em Brumado. Em sua justificativa, o parlamentar frisou que, com as reformas e cobertura geral das quadras, a comunidade poderá realizar as suas atividades físicas, bem como ter um espaço adequado para promoção de eventos comunitários.
Os locais, segundo Piau, encontram-se com sérios problemas estruturais. “Voltamos a cobrar da administração porque não tem condições de as pessoas praticarem esportes nos locais. Tem buraco que cabe um pé dentro. Desde quando assumi há três anos atrás que venho reivindicando o melhoramento dessas quadras”, declarou. Além da indicação atual, o vereador também indicou a realização do mesmo serviço no ano de 2017.
Na última segunda-feira (09), o site Achei Sudoeste registrou mais um equívoco da prefeitura municipal com relação à zona azul, que também atingiu áreas residenciais no centro da cidade de Brumado. Na Rua Teodoro Sampaio, bem ao fundo da Casa Memorial Monsenhor Fagundes, há uma residência com a placa de proibido estacionar por se tratar de garagem residencial. No entanto, a prefeitura ignorou a sinalização do imóvel e sinalizou a porta como área de zoneamento para estacionamento rotativo. “O cidadão contribuinte perdeu até o direito de entrar ou sair da sua casa, pois, caso tenha alguém estacionado na porta, o dono da casa ficará bloqueado de sair, tirou dele o direito de ir e vir”, comentou um transeunte a nossa reportagem.
A Medida Provisória (MP) que cria a ID Digital, uma carteira on-line para estudantes – emitida pelo Ministério da Educação (MEC) e que poderá ser utilizada para a obtenção de meia-entrada – foi publicada na madrugada desta segunda-feira 9 no Diário Oficial da União (DOU). A medida tira o monopólio de entidades estudantis na confecção desses documentos. Dentro de 90 dias, o governo se propõe a disponibilizar de forma gratuita carteirinhas digitais a estudantes do ensino básico, profissional e técnico e ensino superior que se cadastrarem pela internet. De acordo com a Veja, desde a última sexta-feira, quando participou de coletiva de imprensa sobre o assunto, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia apresentado detalhes sobre a nova carteirinha e provocado a União Nacional dos Estudantes (UNE), uma das organizações que tinha a produção do documento como fonte de renda. A UNE e outras associações não governamentais estiveram recentemente envolvidas em protestos contra as políticas educacionais do governo. “Acabou o monopólio da carteirinha estudantil! Em 90 dias os jovens estarão livres para fazer identidades estudantis, sem custo, até pelo celular. Porém, caso prefiram, poderão continuar pagando R$ 35 à UNE e esperar o documento pelo correio (exemplo de modernidade)”, escreveu o ministro em seu Twitter. Em outra postagem, Weintraub se referiu aos membros da UNE como “comunas” e declarou que “adoram grana e vida fácil”.
Um vídeo institucional produzido e publicado pela prefeitura municipal de Brumado traz à comunidade esclarecimentos sobre as particularidades no atendimento do Hospital Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Feres explicou que o vídeo informa à população que o atendimento na unidade de saúde é feito através da classificação de risco. A metodologia, segundo ele, é utilizada em quase todo país a fim de priorizar os pacientes mais graves. Além disso, o vídeo esclarece sobre o fato de que o hospital é um pronto-socorro e os atendimentos de menor gravidade devem ser realizados na atenção básica. “A gente classifica o atendimento mais grave para priorizar o atendimento. Quem tem o maior risco de morte no momento vai ser atendido primeiro. Geralmente, as pessoas com baixo risco ou risco habitual, que podem ser atendidas na atenção básica, são as que mais reclamam pela demora e acabam tumultuando o pronto-socorro. O objetivo é deixar claro para população qual é o papel do pronto-socorro e tentar conscientizar as pessoas a procurarem as unidades básicas de saúde em casos de baixo risco”, declarou.
No último domingo (08), em comemoração ao centenário da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, o padre Alessandro Campos se apresentou no município fechando as festividades do Sagrado Coração de Jesus. Desde que foi divulgado no início de abril, o show do Padre Alessandro era aguardado por pessoas de várias cidades da Bahia e também de outros estados, que não mediram esforços para curtir uma noite de louvor, músicas sertanejas raiz e muita alegria.
Criada com o objetivo de verificar a qualidade e a quantidade do combustível vendido ao consumidor baiano, a Operação Posto Legal reúne, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), com apoio das polícias Civil e Militar, da Sefaz-Ba e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-Ba). Na última semana, um posto de combustível na cidade de Conceição do Jacuípe foi impedido de operar após ser flagrado armazenando gasolina comum e aditivada com teores de álcool anidro muito acima do limite permitido. Brumado sempre liderou na região sudoeste como uma das cidades com o valor do litro da gasolina mais caro. Atualmente comercializada a R$ 4,799, os consumidores da capital do minério querem uma maior fiscalização nos postos de combustíveis, bem como a apuração por parte do Ministério Público Estadual (MPE) da possível prática de formação de cartel. Os brumadenses esperam que a Operação Posto Legal seja deflagrada em todos os estabelecimentos no município. “É importante que saibamos a verdadeira origem e a qualidade dos combustíveis comercializados em nossa cidade. Já temos o valor mais caro de toda a região do litro da gasolina e essa operação nos daria, pelo menos, uma certa segurança de qualidade, sendo que, no preço, infelizmente, não podemos comemorar nada. Os donos dos postos de combustíveis abusam da passividade de nossa população e da falta de fiscalização das autoridades”, disse um consumidor entrevistado pelo site Achei Sudoeste.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu irmão Frei Chico foram denunciados nesta segunda-feira pela força-tarefa da Lava-Jato em São Paulo por corrupção junto com os donos da Odebrecht, Emilio e Marcelo Odebrecht, e o ex-diretor da empresa Alexandrino Alencar. De acordo com o Ministério Público Federal, Frei Chico recebeu R$ 1.131.333,12, por meio de pagamento de “mesada” que variou de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Os procuradores dizem que o pagamento era parte de um “pacote” de vantagens indevidas oferecidas a Lula, em troca de benefícios diversos obtidos pela Odebrecht junto ao governo federal. Segundo o jornal O Globo, essa é a segunda denúncia contra o ex-presidente feita pela Lava-Jato de São Paulo. Em dezembro, a Justiça Federal tornou o líder petista réu por lavagem de dinheiro devido ao pagamento de R$ 1 milhão feito pelo Grupo ARG para o Instituto Lula. A empresa contaria com a influência de Lula para obter negócios junto ao governo de Guiné Equatorial.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado Irenaldo Muniz, que está à frente da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que estuda os impactos da zona azul em Brumado, informou que a empresa Zadar, que administra o zoneamento no município, não aceita a extinção da área na região do Mercado Municipal. O assunto chegou a ser levantado na reunião realizada com a prefeitura, a empresa Zadar, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da OAB, e da sociedade civil organizada na última semana. Segundo o advogado, uma das soluções proposta para o impasse na localidade, que é bastante movimentada, é a redução dos valores cobrados pelo uso da vaga de estacionamento. O próximo encontro entre as partes envolvidas deve contar com a presença do gestor municipal, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do Ministério Público (MP).
Na noite da última sexta-feira (06), a cerimônia de inauguração da Academia de Saúde do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, foi realizada. Com um novo modelo de gestão, o equipamento irá promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores, o resgate da autoestima e a valorização das atividades físicas. Uma das grandes novidades é o acesso dos usuários às atividades de Pilates. Pioneiro no estado, Brumado é um dos primeiros municípios da Bahia a oferecer esse serviço pelo SUS.
Há quase sete anos, os agentes comunitários de saúde de Brumado não recebem novos uniformes para o trabalho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os agentes disseram que, em alguns Postos de Saúde da Família (PSF), os próprios profissionais confeccionam as suas fardas. “O município está investindo muito em marketing e em coisa que não dá nem retorno. Queremos saber qual a questão pessoal que têm conosco”, questionou um agente que preferiu não se identificar. Para ele, é importante que o agente esteja devidamente caracterizado para atendimento à comunidade, que, muitas vezes, se sente receosa de receber os profissionais se não estiverem fardados e identificados com crachá. O agente ainda criticou a postura do secretário municipal de saúde, que retirou da categoria os protetores solares, muito importantes tendo em vista o sol escaldante que costuma fazer no município. Tanto as fardas como os protetores estão sendo custeados pela própria categoria. “Só cabe registrar a nossa indignação”, salientou.
O médico Psiquiatra é o especialista que lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, como depressão, transtornos bipolar, esquizofrenia, demência e transtornos de ansiedade. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o especialista em Psiquiatria Leonardo Alves Marciel, membro titular da associação Brasileira de Psiquiatria. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado Irenaldo Muniz, que está à frente da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que estuda os impactos da zona azul em Brumado, declarou que a Câmara de Vereadores errou ao aprovar o projeto de lei que dispõe sobre o zoneamento no município. “O legislativo não avaliou o projeto. Felizmente, agora, os vereadores estão abraçando, junto com a comunidade, a causa a fim de reparar o erro”, destacou. O legislativo esteve presente na reunião realizada com a prefeitura, a empresa Zadar, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da OAB, e da sociedade civil organizada a fim de buscar a readequação da área na cidade. Para Muniz, a discussão é um primeiro passo para se chegar a uma solução para o impasse gerado pela implantação da zona azul no município.
À frente da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que estuda os impactos da zona azul em Brumado, o advogado Irenaldo Muniz esteve presente na reunião realizada com a prefeitura, a empresa Zadar, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da sociedade civil organizada na busca pela readequação da área na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que, na reunião, foi sugerida a possibilidade de se diminuir o percentual que a empresa repassa ao município, que é de 22.15%, a fim de que os valores da tarifa pelo uso da vaga de estacionamento possam ser reduzidos. De acordo com Muniz, a OAB também propôs, na oportunidade, que o Município suprima até 25% da área abrangida pela zona azul, tendo em vista que a demarcação não deveria existir em algumas ruas transversais ao centro comercial. “Suprimir no contrato e compensar a empresa com a redução do ISS - Imposto Sobre Serviço e do repasse. O momento agora é de o Município cortar na própria carne”, reiterou.
O vereador de Araruama, na região dos Lagos fluminense, Ciraldo Fernandes da Silva (DEM), de 57 anos, foi assassinado a tiros na noite deste domingo (08). Segundo a Polícia Militar, o vereador Ciraldo, como era conhecido, estava saindo de um bingo próximo ao Campo do UTA, no bairro Fazendinha, às 19h25, quando dois homens armados passaram de moto atirando na direção dele, que morreu na hora. De acordo com a Veja, Silva foi o terceiro vereador mais votado de Araruama na última eleição, em 2016, com 1.904 votos, e cumpria seu segundo mandato. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que não informou quais são as principais linhas de apuração.
O município de Brumado, através do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, foi inserido no rol dos municípios baianos que estão aptos a fazer a captação de órgãos para doação. Bastante emocionado com a conquista, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que fica feliz de Brumado fazer parte desse seleto grupo, se destacando no cenário estadual por um ato da mais alta relevância. “É um ato de amor e uma forma de continuar a vida. Alguém doar em vida o seu órgão ou os seus familiares assim procederem estão prolongando a vida daquele ente querido”, frisou, contando com a sensibilidade das pessoas. O gestor ainda parabenizou a equipe de funcionários do hospital e ao trabalho de excelência desenvolvido pelo secretário municipal de saúde. Há quase cinco anos, o brumadense Avelino Meira Neto precisou de um transplante de rim para sobreviver - ele precisou de hemodiálise durante mais de dois anos, período em que sofreu bastante, tendo em vista que o tratamento é muito doloroso.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele falou sobre a campanha que está sendo realizada no município a fim de mobilizar doadores de órgãos. Para Avelino, as pessoas têm de se conscientizar de que qualquer um pode precisar, no futuro, de uma doação de órgão para ter qualidade de vida. “As pessoas precisam avisar a família que são doadores porque assim poderão salvar muitas vidas”, destacou. À frente da campanha no município, a diretora do Hospital Municipal, Lucidalva Oliveira, ressaltou que mais de dez vidas foram salvas por conta das duas captações de órgãos realizadas na unidade de saúde. “Tudo em razão das famílias que tiveram a solidariedade de doar. É essa conscientização que a gente busca”, afirmou. A campanha, segundo ela, será ampliada para as escolas com o objetivo de tornar os alunos e a comunidade escolar multiplicadores desse conhecimento.
Um homem foi preso em flagrante na noite do sábado (7) após perder o controle do carro que dirigia, capotar o veículo e matar uma jovem de 18 anos atropelada, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, o homem, identificado como Fernando Otávio Lemos Cardoso, foi submetido ao teste do bafômetro, que constatou que ele estava embriagado. O acidente ocorreu por volta das 23h, entre a Avenida Olivia Flores e a Rua Rio de Contas. A vítima, identificada como Raissa Ales Ferreira, atravessava a pista, com outras pessoas, quando foi atingida pelo carro. A jovem morreu no local. As outras pessoas não ficaram feridas. Conforme a polícia, tanto o grupo que atravessava a pista quanto o motorista do carro saíam da mesma festa, que havia acabado de ser realizada na região. O homem chegou a ser levado para uma unidade de saúde da cidade, mas recusou receber atendimento. Após perícia, o corpo da garota foi levado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre o sepultamento da vítima. Já o condutor do carro foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça.
No último sábado (07), um homem de 44 anos, identificado como Raimundo Novais Santiago, foi encontrado morto em uma residência no Bairro Benito Gama, no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os vizinhos disseram que acionaram a guarnição após sentirem um forte odor saindo da casa. Ao chegarem na localidade, os policiais constataram que Raimundo estava morto. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas da morte serão apuradas pelo setor de investigações da Polícia Civil de Livramento.
Uma mulher de 35 anos foi presa com 50 kg de maconha, na manhã deste domingo (8), em um trecho da BR-116, na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a suspeita, que não teve o nome divulgado, viajava em um ônibus, que partiu de São Paulo (SP) com destino a Aracaju (SE). A droga estava escondida em uma mala, que estava no bagageiro do coletivo. O material foi encontrado durante uma abordagem dos policiais rodoviários, no km 677 da rodovia. Segundo a PRF, após ser identificada como dona da bagagem, a suspeita confessou o transporte da droga.
No último domingo (08), em rondas ostensivas pelo Bairro Dr. Juracy, em Brumado, a polícia se deparou com dois indivíduos fazendo manobras com uma motocicleta e o passageiro sem capacete. Após a ordem de parada, os mesmos tentaram fugir, desistindo da ação na Rua Virgílio Ataíde. Durante a abordagem, foi constatado que o piloto não possuía carteira de habilitação e estava com sinais de embriaguez. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, foi necessário o uso da força para colocá-lo no compartimento adequado da viatura. Mediante os fatos, a guarnição conduziu o indivíduo para teste de alcoolemia, ao hospital regional para exames e logo após para a Delegacia Territorial de Brumado. O indivíduo permanece detido à disposição da justiça.