Foto: Youtube/Achei Sudoeste No último domingo (10), uma mulher perdeu o controle do seu veículo e invadiu uma lanchonete na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O acidente foi registrado por volta de 7h45, na Praça Henrique Pereira Donato. A mulher saía com o carro que estava estacionado no local; ela acelerou, subiu na calçada e destruiu a porta de vidro da lanchonete.
Foto: Youtube/Achei Sudoeste As câmeras de segurança do comércio filmaram o momento da batida. Apesar da força do impacto, a condutora não sofreu nenhum ferimento. Além disso, ninguém se feriu no local, visto que o estabelecimento comercial estava fechado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Por volta de 20h39 do último domingo (10), no Bairro Olhos D'água, em Brumado, um indivíduo identificado apenas como “Matheuzinho” foi alvejado por disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram a perna do indivíduo, que tem várias passagens pela polícia. Segundo ele, os disparos teriam sido feitos por homens em um carro não identificado. A vítima foi socorrida sem aparente gravidade pelo Samu 192. As guarnições realizaram diligências em busca dos autores, que ainda não foram localizados.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um homem identificado como Marcelo Sousa Ribeiro foi preso pela Polícia Militar no domingo (10), acusado de atear fogo na casa da ex-mulher e tentar matá-la. O caso aconteceu no Bairro Vila Nova, na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. Segundo informou o comandante Vandilson Araújo, da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que Silvana Souza de Jesus Silva não foi carbonizada no incêndio, pois a mesma não estava dentro do imóvel. Silvana já estava protegida por uma medida da Lei Maria da Penha. Marcelo foi detido em flagrante e apresentado na Delegacia Territorial de Livramento, qualificado por tentativa de feminicídio e quebra de medida protetiva.
Foto: Divulgação/PM No último domingo (10), durante a Operação Distrito, a guarnição do Destacamento PM de Ibicoara, a 170 km de Brumado, tomou conhecimento de que um indivíduo estaria portando ilegalmente arma de fogo e ameaçando uma família no Distrito de Cascavel. Os policiais diligenciaram ao povoado e capturaram o homem, bem como apreenderam a arma de fogo e 04 pássaros silvestres encontrados com ele. O indivíduo e os materiais foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.
Foto: Divulgação/PM Na madrugada do último sábado (09), as guarnições de radiopatrulhamento e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foram acionadas pela Central da Sieps Monitoramento para averiguar dois suspeitos que transitavam carregando objetos pela Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Dois homens foram flagrados e capturados por um policial militar de folga, que estava em uma farmácia e os viu levando objetos que foram furtados de uma clínica localizada no centro da cidade. O militar conseguiu deter os meliantes na linha do trem, nas proximidades da Rua Dois de Julho, onde os entregou aos policiais de serviço. Os criminosos e os eletrônicos recuperados foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
Foto: Shutterstock O costume de compensar no fim de semana as horas de sono perdidas durante os dias úteis não ajuda o corpo a se recuperar do cansaço e ainda contribui para o aumento de peso. A conclusão é de um estudo desenvolvido na Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, com 36 pessoas com diferentes hábitos de sono. Os participantes foram divididos em dois grupos: enquanto um teve o sono restringido a não mais que cinco horas diariamente, o outro compensou as horas sem dormir no fim de semana. Havia ainda um terceiro grupo de controle, que não teve restrições para dormir. Segundo o jornal O Globo, os resultados apontaram que os dois grupos que tiveram o sono limitado apresentaram os mesmos níveis de ganho de peso e deterioração do metabolismo. O grupo que dormiu à vontade no final de semana teve uma leve melhora nos níveis metabólicos. No entanto, a situação se revertia durante a semana, quando o tempo de sono era restringido. O estudo apontou ainda que as pessoas que puderam compensar o sono tiveram mais dificuldade para dormir no fim de semana.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A falta de estrutura em boa parte das escolas da rede municipal tem gerado uma série de críticas ao modelo de tempo integral em Brumado. Questionado se não seria mais viável a estruturação completa das unidades de ensino antes da implantação efetiva do modelo de tempo integral, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse ao site Achei Sudoeste que tudo depende do ponto de vista. “Havia um sujeito que vivia reclamando porque não tinha um sapato. Deu uma volta na cidade e voltou feliz da vida porque descobriu que alguém não tinha um pé. Ora, dê uma volta nos municípios da Bahia e veja qual município esteja mais preparado para ter o tempo integral do que Brumado”, avaliou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O engenheiro civil Robson Guerra, através da empresa Previsam, realizou um levantamento técnico em Brumado a fim de apresentar o projeto licitatório para gestão dos serviços de água e esgoto no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que as questões de segurança hídrica foram especialmente observadas. Quanto aos aspectos pertinentes ao esgotamento, Guerra salientou que o esgoto parado aumenta bastante os riscos de doenças. “Às vezes, a população fica preocupada em pagar tratamento de esgoto, mas ela não sabe o tanto de benefícios que serão trazidos. A cada R$ 1 investido em saneamento básico, você economiza R$ 4 em saúde”, declarou. O engenheiro ainda lamentou que, em 46 anos de concessão, a cidade ainda não tem segurança hídrica e nem tratamento de esgoto. As estações que existem em bairros periféricos, segundo ele, pelo que pode ser observado durante o levantamento, estão abandonadas.
Foto: Divulgação As taxas de mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardíacas isquêmicas em mulheres caíram em 11% e 6,2%, respectivamente, entre 2010 e 2016. A informação é do estudo Saúde Brasil 2018, realizado pelo Ministério da Saúde. No mesmo período, o índice de mortes por AVC caiu de 39,5 para 35,2 por 100 mil habitantes do sexo feminino. Já as doenças cardíacas apresentaram queda de 55 para 51,6 óbitos por 100 mil. Para o Ministério da Saúde, a redução no número de mortes das duas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) que mais matam no país “já demonstra impacto das ações do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNTs”. De acordo com o Bahia Notícias, o plano tem a expansão da Atenção Básica como uma das principais ações. Apesar da queda, as duas doenças continuam sendo as que mais matam a população feminina entre 30 e 69 anos.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em cumprimento aos prazos legais, dentro de 180 dias, será possível saber quem é a empresa vencedora do processo licitatório para prestação dos serviços de água e esgoto em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos disse que o grande diferencial nesse processo é que, até hoje, no município, vigorou a concessão dos serviços, que, segundo ele, é algo muito mais frouxo, tolerante e flexível. Para ele, na licitação, ao contrário, as regras são mais rígidas, com dia e hora para as coisas acontecerem. “Essa é a grande vitória do povo, que quer água de qualidade e o esgotamento sanitário, que é saúde pública acima de tudo, além de garantia de preço”, afirmou. O prefeito ainda argumentou que a gestão dos serviços por uma empresa privada dá ao cidadão uma possibilidade maior de fiscalização, bem como a garantia de qualidade. “Se o caro for no Ministério Público reclamar contra uma empresa privada, ela está com os dias contados. É diferente”, completou.
Foto: IStock/Getty Images Atualmente, o principal tratamento para o HIV são os antirretrovirais em formato de pílula, que devem ser tomados diariamente. No entanto, essa realidade pode mudar em breve. Pesquisadores anunciaram esta semana a eficiência de um novo método para tratar a infecção: injeções mensais. A ViiV Healthcare, farmacêutica que financiou as pesquisas, destacou que essas injeções facilitam o tratamento – especialmente para pacientes que têm dificuldade em lembrar de tomar a medicação todos os dias. Outro benefício do novo esquema é dar mais privacidade ao portador de HIV: como as doses devem ser aplicadas por médicos e enfermeiros (em clínicas habilitadas), o paciente pode evitar o estigma ao descartar o preenchimento de fichas ou apresentação de receitas para comprar os medicamentos na farmácia. “Algumas pessoas ficarão emocionadas com a conveniência”, disse Mitchell Warren, da AVAC (organização voltada para AIDS), à revista Time. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento contra a doença tem como objetivo manter os níveis de HIV baixos o suficiente para diminuir as complicações relacionadas às infecções pelo vírus, melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzir a mortalidade e a transmissão da doença, principalmente para pacientes que têm vida sexual ativa. A injeção trabalha sob o mesmo aspecto, mas os pesquisadores salientaram que não é possível afirmar que o novo método também serve como forma de proteção para parceiros sexuais. Apesar disso, a ViiV Healthcare espera receber ainda este ano a aprovação dos órgãos responsáveis por regular medicamentos nos Estados Unidos e na Europa.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado Rafael Dantas, que presta consultoria jurídica para a empresa Previsam, que está no município apresentando o projeto técnico para implantação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade, disse que a constituição federal e a Lei Orgânica Municipal dão ao Município a competência de decidir sobre a concessão dos referidos serviços. “Do ponto de vista jurídico, é viável a concessão”, reiterou. No que diz respeito ao assunto, a Embasa alega que teria de ser ressarcida por conta dos investimentos realizados pela empresa ao longo da gestão dos serviços no município, como a construção de adutoras, de uma estação elevatória, da barragem e da estação de tratamento. Sobre isso, o advogado declarou que a alegação não impede o município de promover a licitação. “Não há nenhuma inviabilidade de o Município realizar a licitação em razão dessas eventuais indenizações que a Embasa entende ser cabíveis”, argumentou. Segundo ele, provavelmente, esses investimentos foram amortizados diante da cobrança de tarifas no período de atuação da empresa na cidade.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O conjunto semafórico instalado na nova travessia da linha férrea no Bairro São Jorge, em Brumado, ainda não está funcionando. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, disse que a prefeitura já entrou em contato com a VLI para saber quando o equipamento passará a funcionar. Ele relatou que, quando a empresa esteve no município, o conjunto semafórico foi testado, mas, na inauguração, o mesmo não funcionou. “Já estamos em contato para verificar o que realmente aconteceu. Toda essa manutenção agora depende da VLI, não é mais da prefeitura”, reiterou.
Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável. Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última sexta-feira (08), foi realizada uma audiência pública para debater os rumos da concessão para gestão dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) sublinhou a importância da audiência para o resgate da dívida de 46 anos que a Embasa tem com o município. “A empresa que ganhar [a concessão] tem dia e hora para cumprir o que foi combinado, diferentemente do que acontecia no passado, quando você tinha concessões em que a concessionária fazia o que queria. Agora, com a licitação, a empresa vencedora vai ter um prazo e um cronograma para fazer acontecer aquilo que o povo de Brumado tanto anseia, que é uma saúde pública de qualidade através do saneamento”, declarou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Para o prefeito, a ideia de que o projeto prevê a privatização dos serviços de água e esgoto na cidade é uma mentira da oposição. “Isso, infelizmente, é um jogo da oposição tentando desmerecer uma coisa da mais alta relevância para Brumado. Essa mesma oposição que teve meio século para providenciar isso, agora quer fazer águas turvas em um negócio transparente”, afirmou. Além disso, o gestor esclareceu que, hoje, a empresa que explora o serviço na cidade é uma sociedade de economia mista, de caráter privado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, informou que o novo tomógrafo do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto já foi instalado, restando agora a realização de um treinamento para utilização do equipamento. “Acredito que, na próxima semana, os técnicos da empresa já venham concluir esse treinamento e colocar o aparelho em funcionamento pra gente fazer a inauguração”, disse. Segundo Feres, o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, que viabilizou a aquisição do tomógrafo de última geração, será convidado para cerimônia de inauguração do mesmo. Através de emenda parlamentar, o secretário também comemorou a aquisição de diversos equipamentos odontológicos para melhorar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na comunidade da Lagoa Funda, para onde será destinado um gabinete odontológico, será implantada, pela primeira vez, a saúde bucal. “Ainda neste mês de março, a saúde bucal será implantada na Lagoa Funda, evitando que o usuário tenha que vir até Brumado fazer o tratamento dentário”, afirmou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O corpo de um homem de 60 anos, identificado como Juvêncio Silva Campos, foi encontrado em um matagal na cidade de Maetinga, a 73 km de Brumado, na manhã do último domingo (10). Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, aparentemente a morte de Juvêncio seria natural. A polícia civil já iniciou as investigações. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou a perícia no local. O corpo de Campos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O projeto, de autoria do Executivo Municipal, que prevê um empréstimo de R$ 5 milhões para implantação de um sistema de energia solar nos prédios das escolas públicas do município de Brumado foi apresentado e aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o legislativo correspondeu às expectativas da população ao aprovar um projeto de alta relevância e que trará economia substancial para as próximas administrações. “Estamos fazendo o nosso papel pavimentando a estrada para quem vem no futuro. Esse projeto sendo aprovado, vai nos conduzir ao momento em que Brumado vai ter energia solar suficiente para abaixar a conta de nossa energia da ordem de mais de R$ 1 milhão por ano para pouco mais de R$ 7 mil por ano. Isso é um dado impressionante e que vai permitir que todas as escolas de tempo integral, todas elas dotadas de mais de 800 aparelhos de ar-condicionado só nas 400 salas de aula, tenham uma economia substancial para os próximos gestores”, destacou. O prefeito ainda ressaltou que, em menos de 5 anos, o projeto estará totalmente pago.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
Foto: Reprodução/CBF TV Dona Ivone Mazzochi Bachi, mãe do técnico da seleção brasileira Tite, morreu neste sábado aos 83 anos de causas naturais. A notícia foi dada minutos antes da partida entre Caxias e Juventude, válida pelo Campeonato Gaúcho. Foi prestada homenagem de um minuto de silêncio no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, cidade onde dona Ivone morava e local onde Tite nasceu e deu os primeiros passos na carreira de jogador e treinador. Conhecida por sua delicadeza e hospitalidade, dona Ivone foi uma das grandes incentivadoras do jovem Adenor Bachi no início de sua trajetória no futebol. Foi dela a iniciativa de manter Tite no time de juniores do Caxias nos tempos de dinheiro curto, fato que foi registrado na biografia do treinador, escrita pela jornalista Camila Mattoso.
Foto: Divulgação Em um procedimento inédito e sigiloso, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), suspendeu um processo em que quatro empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato haviam sido impedidas de firmar contratos com a União. A justificativa é discutir com as empresas algum tipo de cooperação formal, apesar de o órgão nem sequer poder fechar acordos de leniência, espécie de delação premiada feita por pessoas jurídicas. Enquanto isso não ocorre, as empreiteiras Queiroz Galvão, UTC Engenharia, Techint Engenharia e Empresa Brasileira de Engenharia e Comércio (Ebec) continuam aptas a participar de licitações com entes públicos. A Queiroz Galvão, inclusive, venceu no fim de fevereiro uma licitação no valor de R$ 430 milhões para um trecho de obras no Metrô de Salvador. Se as sanções estivessem valendo, a empresa poderia ser impedida de assumir o contrato. A punição às empreiteiras foi decidida pelo plenário do TCU em março de 2017. O processo está relacionado a fraudes em licitação na usina nuclear de Angra 3, no Rio. O caso também rendeu sanções na esfera criminal. Ao suspender o processo – e, por consequência, manter a idoneidade das empreiteiras -, Nardes contrariou a posição de auditores do próprio TCU, que se manifestaram em junho do ano passado pela rejeição de recurso e início da punição. Pela sanção aplicada anteriormente pelo tribunal, as empreiteiras deveriam ficar cinco anos impedidas de contratar com a administração pública. Em vez de enviar os recursos para julgamento, Nardes consultou a procuradora-geral do Ministério Público no TCU, Cristina Machado, sobre a possibilidade de empresas cooperarem no processo. A procuradora foi favorável. A proposta foi levada pela Queiroz Galvão e pela Techint para o ministro. Nardes, então, incumbiu Cristina Machado de analisar em que bases esse acordo com as empresas se daria no TCU, além de quais benefícios poderiam ser concedidos. Não há prazo para que a procuradora-geral se manifeste. Nas regras do tribunal de contas, no entanto, não existe a possibilidade deste tipo de cooperação. Pela legislação, apenas a Controladoria-Geral da União (CGU) pode firmar acordos de leniência. O Ministério Público Federal, por sua vez, também negocia colaborações de empresas com aval da Justiça.
Foto: Reprodução/RedeTV Aprovar reformas e dar uma sensação maior de segurança à população poderão fazer o presidente Jair Bolsonaro tentar um segundo mandato, disse o vice-presidente Hamilton Mourão em entrevista à RedeTV exibida na noite de sexta-feira, 8. O vice destacou, no entanto, que Bolsonaro não pretende concorrer à reeleição neste momento. “Se a gente, nos próximos dois anos, conseguir zerar o déficit fiscal, passar as reformas que forem necessárias, dar uma sensação de segurança maior às pessoas nas ruas, nós teremos cumprido grande parte da nossa tarefa e isso poderá acender no presidente a visão de que, para cumprir o trabalho, ele precisa de outro mandato”, declarou Mourão. Ele afirmou que, se Bolsonaro quiser, ele está disposto a concorrer a um novo mandato como vice na chapa. Após uma semana de polêmicas com o presidente nas redes sociais, o vice tentou afastar o discurso que defende o impeachment de Bolsonaro. “Não quero crer nisso aí, até porque o presidente Bolsonaro jamais fará por merecer sofrer o impeachment”.
Foto: Itiruçu Online Dois homens morreram após a batida entre uma motocicleta e um caminhão na BR-330, entre as cidades de Jequié e Maracas, no sudoeste da Bahia. Apesar da rodovia ser uma BR, ela é monitorada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e não pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição da 1ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) foi acionada na tarde de sexta-feira (8), quando ocorreu o acidente. Os policiais identificaram que as vítimas eram os motoristas da moto e do caminhão. O caminhão e moto colidiram de frente, conforme informaram os policiais, mas não há detalhes das causas da batida. Após a colisão, o caminhão do motorista foi parar em uma área de matagal e pegou fogo. A polícia não detalhou se o homem que dirigia o veículo de carga conseguiu sair do veículo antes dele ser tomado pelas chamas. Segundo o G1, informações apontam que ambos os motoristas seguiam sozinhos em seus veículos. Não há registro de demais feridos. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.