Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Clínica Mais Vida: Incontinência fecal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Incontinência fecal é a incapacidade de controlar a eliminação das fezes. Esse distúrbio compromete a qualidade de vida e se manifesta mais nas mulheres do que os homens. As causas podem ser diversas como traumas provocados por acidentes de trânsito, cirurgias no períneo ou cirurgias para tratamento de câncer. Doenças como derrames (AVC) e diabetes, assim como o envelhecimento, também podem causar incontinência fecal. Ocorre uma predominância da incontinência nas mulheres por causa dos riscos do trabalho de parto e constipação (sintoma mais prevalente no sexo feminino). O diagnóstico baseia-se no exame proctológico, realizado em consultório, e através de realização de exames complementares como a manometria anorretal. O tratamento pode ser feito através do uso de medicações e exercícios perineais para fortalecimento da musculatura da região ou através de procedimentos cirúrgicos. Ao suspeitar de incontinência fecal, procure orientação médica especializada! Esse distúrbio pode prejudicar muito a qualidade de vida se não for tratado! O atendimento com a especialista será realizado nos dias 16 e 30 de março na Clínica Mais Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545.

SMTT promoverá estudo urbano para implantação da zona azul em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) promoverá uma audiência com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a Associação das Indústrias de Brumado e Microrregião (AIBRUM), comerciantes e lojistas em geral para falar sobre o projeto de implantação da Zona Azul na cidade. O superintendente municipal de trânsito, André Cardoso, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o projeto está sendo elaborado pela pasta seguindo o modelo já estabelecido na cidade de Vitória da Conquista. Após a conclusão, o projeto deverá passar por votação na Câmara de Vereadores e, sendo aprovado, a prefeitura abrirá edital de licitação para as empresas que desejarem concorrer ao pregão para manutenção da zona azul em Brumado. “Será ótimo para o comércio e ofertará uma rotatividade controlada e organizada do estacionamento na cidade. Estamos acreditando que dará melhor dinâmica ao nosso trânsito”, pontuou o superintendente.

Clínica Luiza Feres dispõe do melhor tratamento para melasma

Agora na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Sem funcionamento, fonte da praça da prefeitura está infestada de aedes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A fonte luminosa, principal atrativo da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura de Brumado, está desligada desde o início do mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Mesmo com a limpeza que é realizada diariamente, agentes de endemias encontraram focos do mosquito aesdes-aegypti nos reservatórios da fonte. O site Brumado Notícias apurou que algumas saídas de água estão entupidas e não receberam a devida manutenção por parte da prefeitura. 

Brumado: Sem funcionamento, fonte da praça da prefeitura está infestada de aedes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a água parada e recebendo lixo despejado por populares, a fonte se transformou em um espaço de reprodução para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Deixou de ser fonte luminosa, agora é fonte da dengue, da zika e da chikungunya”, disse o estudante Francisco Alves.

Crueldade: Perseguindo assaltante, polícia encontra cachorro enforcado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma guarnição da Polícia Militar perseguiu um meliante que havia acabado de assaltar um mercadinho no Bairro Novo Brumado, na última quarta-feira (15). Os soldados tiveram de entrar em uma mata, à margem do Rio do Antônio, no Bairro Dr. Juracy, onde o marginal conseguiu se esconder carregando mais de R$ 100 em moedas roubadas do estabelecimento comercial. No local, os soldados se depararam com a cena chocante de um cachorro que havia sido enforcado com uma corda e estava pendurado em uma árvore. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os policiais acionaram a organização protetora dos animais e será aberta uma investigação para identificar a autoria do crime de crueldade contra o animal, uma prática cada vez mais comum na cidade.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

SMTT cadastra idosos e portadores para uso de vagas de estacionamento em Brumado

No próximo dia 22, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ará início ao cadastramento de idosos e portadores de necessidades especiais para uso de vagas de estacionamento de veículos. O cadastramento será realizado na sede da Superintendência, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 415 (Prédio da Prefeitura Municipal), às 15h. As credenciais são válidas em todo território nacional e devem ser emitidas pelo órgão de trânsito de domicílio do beneficiário. Os veículos estacionados nessas vagas reservadas devem exibir a credencial sobre o painel ou em local visível para efeito de fiscalização. Segundo a SMTT, cada credencial só é válida para o tipo de vaga de estacionamento para a qual está relacionada, não podendo ser utilizada a vaga de idoso pelo cidadão que possui apenas a credencial de vaga para deficiente e vice-versa. O uso de vagas destinadas às pessoas idosas ou deficientes em desacordo com o pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran caracteriza infração de natureza grave e o cidadão está sujeito à multa e remoção do veículo. A superintendência espera cadastrar todos os usuários até a primeira quinzena de abril.

Vitória da Conquista em Estado de Emergência tem número de carros-pipas reduzido Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Os moradores da zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia além de enfrentarem o racionamento de água, agora passam por outro problema referente ao abastecimento. Isso porque o número de carros-pipa que ajudam a amenizar a falta de água na zona rural do município foram reduzidos de 37 para 18 veículos. Esta semana, o Ministério da Defesa reconheceu situação de emergência em toda a cidade. Vitória da Conquista passa por uma estiagem desde 2012. Na cidade, os moradores têm abastecimento de água alternado e na zona rural, eles recebem um apoio do Governo Federal através da “Operação Pipa”, onde o Exército fornece carros-pipa que ajudam no abastecimento de água. Contudo, o Ministério da Defesa diminuiu o número de veículos que levam água para a população alegando que o número de famílias na região era inferior ao cadastrado na operação. De acordo com o G1, a informação foi contestada pelo município. Segundo a Defesa Civil de Vitória da Conquista, ao contrário do que diz o Ministério da Defesa, a população da zona rural tem crescido. Como medida emergencial, a prefeitura está contratando 15 carros pipa pelos próximos 30 dias.

Brumado: PT deve punir vereador José Carlos de Jonas por apoiar Projetos de Lei do Executivo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Carlos Marques Pessoa (PT), popular José Carlos de Jonas, deve ser punido pela diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Brumado por ter apoiado os projetos de lei do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Os projetos, que visam à extinção e terceirização de cargos administrativos do cargo efetivo do município e a redução da licença maternidade, foram aprovados em segunda votação na última sessão legislativa, ocorrida na segunda-feira (13). Por telefone ao site Brumado Notícias, José Luiz Alves Ataíde, vice-presidente da diretoria da legenda no município, declarou que o vereador “agiu com rebeldia”, desrespeitando o que havia sido acordado em reunião interna da agremiação. “O partido entende que os projetos de lei do prefeito ferem os direitos constitucionais dos trabalhadores, tanto que publicamos uma nota repudiando os projetos do gestor e o vereador agiu contrário à decisão do diretório. Vamos nos reunir para tomar medidas punitivas contra a ação isolada do vereador, que não representou o partido em sua postura na votação”, disse o petista, que aguarda o retorno de outros membros da mesa diretora para que sejam tomadas as decisões quanto à punição do parlamentar.

Secretaria de Saúde da Bahia inicia distribuição de repelentes contra Aedes a municípios Foto: Reprodução/TV Bahia

Após o atraso na entrega dos repelentes pelo Ministério da Saúde para gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que deu início nesta quarta-feira (15) à distribuição para os municípios dos produtos contra o Aedes aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças. De acordo com o G1, a entrega dos repelentes já tinha começado em outros estados do país desde fevereiro, mas só agora, a Bahia recebe o produto. Em todo o estado, 54 mil gestantes cadastradas no Bolsa Família têm direito a receber o produto. Só este ano, a Sesab registrou 259 casos de dengue na Bahia, com quatro mortes, e quase 600 casos de chikungunya, com duas mortes. Outras 12 pessoas foram diagnosticadas com zika. Além disso, a Bahia está entre os primeiros da lista no número de casos de microcefalia do Brasil, malformações em bebês causadas pela zika. Até dezembro do ano passado, 433 bebês foram diagnosticados com o problema no estado.

Brumado: Agentes comunitários de saúde e de endemias também aderem à greve nacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes comunitários de saúde e de endemias de Brumado também aderiram ao movimento grevista nacional contra a PEC 287/2016, que propõe a reforma da previdência com a extensão da aposentadoria por tempo de serviço para 49 anos. Os agentes contaram com o apoio e representação do sindicato da categoria. A manifestação foi pacífica, apenas com cartazes expondo a insatisfação dos manifestantes na Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura. O texto da Pec do governo federal é considerado uma agressão aos direitos dos trabalhadores. “Muitos de nossos agentes vão morrer antes de se aposentarem por conta das condições que envolvem nossas atividades. Então, o governo está querendo matar a aposentadoria com essa PEC maldita”, argumentou Jicélia Santos Ribeiro, presidente da sub-sede do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da Serra Geral da Bahia (Sindacs-ACE).

Confira as ofertas especiais preparadas pela Madeireira Real para este mês

Neste mês de março, a Madeireira Real preparou ofertas especiais para todos os interessados em construir ou reformar. Faça uma visita à loja na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já suas compras. Para informações sobre outras promoções ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.

Brumado: Carteiros aderem à paralisação nacional contra a reforma da previdência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os carteiros de Brumado paralisaram as atividades nesta quarta-feira (15) em adesão à greve nacional contra a Pec 287/2016, que trata da reforma da previdência. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Jarbas Barbosa, delegado regional do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), disse que a Proposta de Emenda à Constituição - Pec do governo federal penaliza principalmente as categorias que têm carga laboral com excesso de atividades e que não conseguirão alcançar os 49 anos de contribuição para aposentadoria. Os careteiros de todo o país também protestam contra a intenção dos correios de cobrar a mensalidade do plano de saúde em folha. “O plano custa menos de 10% do faturamento dos Correios, mas se for passada aos funcionários irá sugar de 35% a 40% dos vencimentos individuais, ou seja, para a estatal não há prejuízos, mas arrancaria boa parte da renda do funcionário”, argumentou o sindicalista. No município, os carteiros também cobram reforço no efetivo para atender a demanda local, que está com déficit de funcionários. Segundo o representante sindical, a situação vem provocando sobrecarga de serviços e atrasos na entrega das correspondências. “Aliado a isso, o município expandiu nos últimos anos e os Correios não se adequou a essa realidade, o que vem gerando reclamações da comunidade pela falha da agência local na eficácia da prestação dos serviços. Tudo por conta do baixo contingente de carteiros e outras funções que estão com cargos vagos necessitando serem preenchidos”, ressaltou o representante sindical. Mesmo com a paralisação dos carteiros, a agência dos Correios funciona normalmente nos guichês que atendem ao público. A categoria aguarda a decisão que será tomada na tarde de hoje para saber se a paralisação será estendida até o final da greve, no dia 24 de março, ou se as atividades serão retomadas ainda esta semana.

Estudantes protestam contra reforma da previdência e projetos de lei e ocupam prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aderindo ao movimento grevista nacional, estudantes da rede estadual de ensino de Brumado saíram às ruas em passeata e ocuparam a recepção da prefeitura municipal. Com cartazes, apitaços e palavras de ordem contra a Pec 287/2016, que trata da reforma da previdência, os estudantes pintaram os rostos de preto fazendo alusão à morte da aposentadoria. Os manifestantes também protestaram contra os projetos de lei do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que reduz o tempo da licença maternidade de 06 para 04 meses e a extinção e terceirização de cargos administrativos que fazem parte do quadro efetivo. As queixas também foram direcionadas aos vereadores da base aliada e ao presidente da câmara de vereadores, que aprovaram os projetos na última sessão legislativa. 

Estudantes protestam contra reforma da previdência e projetos de lei e ocupam prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante a manifestação, os alunos gritaram “Fora Temer! Fora Eduardo” e improvisaram rimas direcionadas ao gestor: “Eduardo vai ganhar uma passagem para sair desse lugar, não de carro, nem de trem e nem de avião, é algemado dentro de um camburão”. “Trabalhador não se engane não, Eduardo só trabalha com patrão”. Os estudantes consideram que o prefeito está fazendo o município marchar em retrocesso contra a constituição. Os alunos disseram ainda que o ato de ocupação da prefeitura se repetirá até o dia 24 de março, quando o movimento de greve geral em todo o país será encerrado.

Casos de dengue, chikungunya e zika caem quase 90% neste ano Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O número de notificações de dengue, zika e chikungunya caiu neste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Até o dia 18 de fevereiro de 2017, as três doenças somavam 60.124 registros, de acordo com o Ministério da Saúde, contra 590.380 suspeitas no mesmo período do ano passado. A queda é de 89,81%. A dengue, que em 2016 começou o ano já com 475.260 suspeitas até a 7ª semana epidemiológica, desta vez registrou 48.177 casos notificados - redução de 89,86%. São 5 mortes devido à doença neste ano, ocorridas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo - no mesmo período do ano passado foram 221 óbitos. Já a chikungunya, doença que apresenta o maior risco de crescimento neste ano, apresentou 10.294 notificações até o dia 18 de fevereiro, contra 43.567 do ano anterior. De acordo com o G1, a queda foi de 76,37%. Foram confirmados 2.178 casos apenas. Em 2016, foram 196 mortes causadas pela doença - o ministério não divulgou o número de óbitos neste ano. Confirmando a expectativa, o vírus da zika apresentou a maior queda, de 97,68%: foram 71.553 notificações até a 7ª semana epidemiológica de 2016, contra 1.653 neste ano. Destas suspeitas, 275 casos foram confirmados. Ninguém morreu devido à doença neste ano, sendo que oito óbitos ocorreram no mesmo período do ano passado.

Brumado: Coordenador da UAB é eleito vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Polo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Coordenador do Polo da Universidade Aberta de Brumado (UAB), professor Elielson Teixeira, foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polo. A eleição do professor é de extrema importância para a UAB local porque abre um canal mais direto de comunicação com o Ministério da Educação (Mec). Além disso, as demandas do Sistema Universidade Aberta chegarão mais facilmente aos dirigentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O Fórum Nacional de Coordenadores de Polo foi criado pela Capes quando o Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB completou 10 anos de funcionamento. Para a primeira diretoria foram eleitos como presidente o coordenador do Polo de Foz do Iguaçu - PR, Edilson Balzzan, e para vice-presidente, o professor Elielson Teixeira, do Polo de Brumado.

Os juros médios do cheque especial para pessoa física registrou leve queda em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O percentual foi de 12,46% ao mês para 12,4%. Foi a segunda queda consecutiva após dois anos seguidos de altas. Já a taxa de média juros do cartão de crédito voltou a subir, de 15,12% em janeiro para 15,16% em fevereiro, após recuar nos dois meses anteriores.

Prefeitura de Brumado lança guia “Conexão Criança: Rede em Prol da Infância” esta semana

O lançamento do Guia “Conexão Criança: Rede em Prol da Infância”, organizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens, acontece na próxima sexta-feira (17), às 9h, no Auditório da Prefeitura. O evento será promovido pela Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), da Secretaria de Educação (SEMEC) e da Secretaria de Saúde (SESAU). Todos os profissionais que atuam no âmbito da rede de proteção à infância estão convidados para participar do lançamento, que é gratuito.

Brumado: Unopar volta com super oferta de matrícula por R$ 59

Em Brumado, a Unopar está oferecendo novamente a promoção da primeira mensalidade por apenas R$ 59. Além disso, os alunos podem optar por pagar a 2ª e a 3ª parcela deste semestre somente após concluírem o curso. Os interessados devem procurar o polo até o dia 25 desse mês para realizar a matrícula. Mais informações podem ser obtidas nos números (77) 3441-7979 ou 99949-5503. Unopar: mais próxima para você ir mais longe.

Odebrecht: Rodrigo Janot pede ao Supremo 83 inquéritos de políticos Foto: Bianca Marinho/G1

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou na terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados nas delações de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht e da petroquímica Braskem (empresa do grupo Odebrecht). Não foram divulgados os nomes dos alvos dos pedidos porque a solicitação tem caráter sigiloso. O procurador-geral pediu a retirada do sigilo de todo o material, sob o argumento de que é necessário promover transparência e atender ao interesse público. De acordo com o G1, os pedidos foram enviados para o Supremo porque entre os alvos há autoridades com foro privilegiado, isto é, que só podem ser investigadas (e depois julgadas, se for o caso) com autorização do STF. São os casos de deputados e senadores, por exemplo. Governadores são investigados e julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Governador Rui Costa estará na cidade de Rio de Contas no próximo sábado (18) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Rio de Contas, no sábado (18). Às 9h30, o governador entrega a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e a implantação da adutora de água tratada do Rio de Contas para a localidade de Marcolino Moura, além de uma viatura para a Polícia Civil. Nesta quarta-feira (15), o governador entrega ambulâncias para diversas prefeituras baianas. O ato ocorre no estacionamento do prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Sebrae vai ser ‘avalista’ de pequenas empresas Foto: Eliana Rodrigues/Veja

O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) vai ser avalista dos empréstimos solicitados por pequenas e microempresas. O programa Senhor Orientador, do Sebrae, pretende facilitar a concessão de crédito para 50 mil pequenas empresas. O presidente da entidade, Guilherme Afif Domingos, diz que esse público não consegue pegar dinheiro em banco hoje por falta de garantias reais de pagamento. “O gerente de banco está engessado na hora de dar crédito. Quem dá crédito não é ele, é o computador. E se não estiver dentro do perfil, não pode dar”, disse. “Hoje, 83% das micro e pequenas empresas não têm acesso ao crédito do sistema bancário”. De acordo com a Veja, para reduzir o risco de calote e, por consequência das taxas de juros do empréstimo, o Sebrae vai ser avalista dos pequenos e microempresários. Esse aval será dado por meio do Fundo de Aval do Sebrae, que conta com 780 milhões de reais. “Mesmo que a empresa não tenha bens reais para dar em garantia, o Sebrae vai dar o aval”, afirma.

Brumado: Moradores do Bairro Urbis II vão ao legislativo para garantir segurança na comunidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grupo representando os moradores do Bairro Urbis II, em Brumado, compareceu à Câmara de Vereadores em busca de apoio para garantir a paz e a segurança na comunidade. Os populares disseram que estão cansados de serem hostilizados, uma vez que o bairro é rotulado como “Malocão”. Segundo eles, a falta de segurança direciona as atenções da polícia para a localidade em busca de criminosos. Os populares disseram que foram abandonados pelo estado e pelo município e, por isso, são sempre desrespeitados nas ações de combate ao crime na localidade. “Não negamos que existe uma minoria que anda em confronto com a lei, mas isso não dá o direito de se marginalizar toda a comunidade. Na Urbis II também moram famílias decentes, pessoas de bem, que são simplesmente criminalizadas por causa do local onde moram. Estamos sendo discriminados e rotulados por baixo. Preconceito geral de uma sociedade hipócrita que prega a igualdade social. Por isso, viemos aqui apelar por respeito”, disseram os populares ao site Brumado Notícias.

Conta de luz: Aneel devolverá valores cobrados a mais Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai devolver imediatamente os valores cobrados a mais na conta de luz dos consumidores para o pagamento da usina de energia nuclear Angra 3. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da agência, Romeu Rufino. De acordo com ele, o processo será julgado no dia 28 de março e deve reduzir as tarifas de clientes de todo o país. A empresa admitiu o erro na última sexta-feira, que levou à cobrança indevida de 1,8 bilhão de reais. “Foi um equívoco”, afirmou Rufino, ressaltando que os valores já foram devolvidos para os consumidores cujas distribuidoras já passaram por reajuste tarifário, caso da Energisa Borborema e da Light. O processo da Aneel previa que a cobrança seria devolvida na data de aniversário do reajuste de cada empresa. Para os clientes da Eletropaulo, por exemplo, seria apenas em julho. Mas a diretoria da Aneel decidiu mudar o procedimento e corrigi-lo o mais rapidamente possível. “Em vez de aguardar, faremos de uma vez só”, disse Rufino. “É um processo bastante trabalhoso, mas, excepcionalmente, vamos instruir o processo para retificar a tarifa de todas as concessionárias e orientar a pronta devolução daquilo que foi arrecadado com base em uma previsão errada”. As informações são da Veja.

Arquivo