Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Arthur Maia é reeleito presidente da Comissão do Novo Código Comercial O colegiado teve de realizar, por decisão regimental, uma nova eleição tendo em vista a mudança de partido do presidente, que se desfiliou do PMDB e se filiou ao Solidariedade. (Foto: Divulgação).

Na última quarta-feira (20), o deputado federal Arthur Oliveira Maia (SDD) foi reeleito presidente da Comissão Especial que analisa o Novo Código Comercial Brasileiro. O colegiado teve de realizar, por decisão regimental, uma nova eleição tendo em vista a mudança de partido do presidente, que se desfiliou do PMDB e se filiou ao Solidariedade. Para 1º vice-presidente foi reeleito o deputado Junji Abe (PSD/SP) e para a 2ª vice-presidência foi escolhido o deputado Hugo Leal (PROS/RJ). “Agradeço a generosidade dessa recondução à presidência da Comissão por unanimidade dos meus companheiros. Temos feito um trabalho de equipe, não só dos que estão dirigindo esta Comissão, mas, sobretudo, com o trabalho dos relatores. Efetivamente esta Comissão tem aprofundado o tema e vai trazer uma lei moderna e capaz de dar ao Brasil um marco legal do Direito Comercial que possa dar segurança e modernidade às relações jurídicas comerciais no nosso país”, ressaltou Maia. A proposta de reformulação do Código Comercial (PL 1572/11), do deputado Vicente Cândido (PT-SP), tem o objetivo de sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre pessoas jurídicas. O antigo Código Comercial, de 1850, tornou-se defasado e teve sua maior parte revogada em 2003, quando entrou em vigor o novo Código Civil (Lei 10.406/02). O texto do novo Código Comercial tem 670 artigos, divididos em cinco livros, e já recebeu 194 emendas. 

Porto Seguro: Suspeito de matar dançarina é preso em Vitória da Conquista Luan Gonçalves, 22 anos, foi preso e confessou o crime. (Foto: Daniel Silva/VCA News).

Após uma denúncia anônima, Luan Gonçalves, 22 anos, foi preso pela polícia civil na cidade de Vitória da Conquista, onde estava hospedado em um hotel na Avenida Crescêncio Silveira. Luan é o principal suspeito de matar a dançarina Lady Butterfly, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Em depoimento, o acusado disse que agiu em legítima defesa, pois, segundo ele, a dançarina teria tentado esfaqueá-lo durante a noite, quando ele estava hospedado em sua casa. Assustado, Luan teria imobilizado a vítima e a esfaqueado. Após o crime, o acusado informou à polícia que se escondeu em uma fazenda da região e abandonou o carro da vítima. Em seguida, viajou para Vitória da Conquista, de onde pretendia fugir para o Mato Grosso. De acordo com o site VCA News, Luan nega ter tido um relacionamento amoroso com Lady Butterfly e diz que tem namorada. Segundo ele, ambos se conheceram através de amigos e ele já havia dormido outras vezes na casa da dançarina. Luan está detido no Distrito Integrado de Segurança Pública e deverá ser transferido para o presídio de Eunápolis. 

Deputado João Bonfim recebe demandas do município de Rio do Antônio O vereador André Rogério (PT) esteve com o parlamentar e garantiu promover ações para o desenvolvimento da cidade. (Foto: Divulgação).

Nesta semana, o deputado estadual João Bonfim (PDT) recebeu em seu gabinete o vereador André Rogério (PT) e o presidente da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do município de Rio do Antônio, André Vasconcelos. O vereador relatou ao deputado demandas mais urgentes do município e afirmou que ambos caminharão juntos no intuito de buscar promover ações que garantam o desenvolvimento da cidade.

Brumado: Cinco presos são transferidos para o presídio em Salvador Por conta da superlotação da carceragem novas transferências ainda serão realizadas até o final do mês. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presídio Lafaiete Coutinho em Salvador recebeu na última quarta-feira (20) cinco custodiados da cidade de Brumado. A cadeia do município, que tem capacidade para 16 pessoas, estava superlotada com 41 detentos. Por conta da superlotação, nos últimos dias, a polícia conseguiu impedir dois planos de fuga, que poderiam culminar em uma evasão em massa da unidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, outras transferências ainda serão realizadas até o final do mês com o intuito de inibir possíveis novas tentativas de fuga.

Encontro Regional de Surdos acontece em Brumado O Encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, no Colégio Professora Nice Públio.

O XV Encontro Regional de Surdos acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Colégio Professora Nice Públio. O evento é promovido pela Associação de Pessoas com Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB) com o intuito de integrar os surdos na sociedade. Além do Encontro, haverá uma palestra sobre o tema na Câmara de Vereadores de Brumado, que ocorrerá às 19h30.

Brumado: Instaladas câmeras de segurança na delegacia O coordenador Leonardo Rabelo disse que o sistema chega como mais um mecanismo de segurança para os funcionários e a população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma empresa da cidade de Paramirim, especializada em monitoramento eletrônico, doou para delegacia de Brumado um sistema fechado de TV para monitoramento do prédio. A área administrativa e a área externa serão monitoradas 24 horas. O delegado coordenador Leonardo Rabelo declarou ao site Brumado Notícias que o circuito chega como mais um mecanismo de segurança tanto para os funcionários da delegacia quanto para a população em geral, a qual comparece à unidade em busca dos serviços prestados.

Brumado: Audiência debateu combate ao extermínio da juventude Os representantes presentes apontaram as problemáticas sociais que têm contribuído para o aumento da violência contra os jovens. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de uma audiência pública realizada em Brumado, representantes de vários órgãos da sociedade civil organizada debateram o combate ao extermínio da juventude. Promovido pelo setor jovem da Igreja Católica, o evento foi intermediado pelo locutor Teônio Lima. Os representantes presentes apontaram as problemáticas sociais que têm contribuído para o aumento da violência contra os jovens. Coordenador do setor jovem, Marlon Lucas disse ao site Brumado Notícias que o evento visa identificar as causas do aumento da violência no intuito de que o poder público possa se comprometer em amenizar o problema. “O objetivo principal desse encontro é promover debate, reflexão e estudo que ajudem a sociedade civil a se inteirar da problemática. Estamos discutindo o que pode ser feito no combate ao extermínio da juventude e enxergamos isso com lamento e preocupação, pois estamos carentes das políticas de educação, lazer, cultura. Faltam políticas públicas que atendam aos interesses da juventude. O que temos de projeto para a juventude em Brumado? O que temos de concreto para que nossa juventude possa se promover? O problema é estrutural, social e político”, afirmou Marlon.

Brumado: Audiência debateu combate ao extermínio da juventude O coordenador Marlon Lucas disse que o evento visa identificar as causas do aumento da violência no intuito de amenizar o problema. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Já o Major Sílvio Berlink, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), aponta que faltam limites para a juventude e mais participação familiar em estabelecer esses limites. “Todas as políticas envolvendo jovens em que se estabelece limites, a participação da família nos preocupa. O limite é algo que precisa ser imposto, pois o mesmo tamanho do sim é o tamanho do não”, destacou o comandante, que foi apoiado pelo Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Genivaldo Alves Guimarães. O magistrado declarou que as famílias estão se omitindo na educação dos jovens. “As drogas causam diversos conflitos sociais, mas, além disso, temos também os desajustes das famílias que tentam transferir para as autoridades a responsabilidade quanto à educação dos filhos. Nunca vamos extinguir a violência, mas temos que combatê-la e contribuir para que os efeitos dessa violência sejam reduzidos”, concluiu Guimarães.

Estudante brumadense pede apoio ao Legislativo para lançamento de livro Jorge Renan Dias Silva fez uso da tribuna livre a fim de solicitar apoio para o lançamento do livro As Crônicas de Axel Rhodes - O Filho do Sol. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a sessão legislativa da última segunda-feira (18), o jovem estudante Jorge Renan Dias Silva fez uso da tribuna livre a fim de solicitar apoio para o lançamento do livro As Crônicas de Axel Rhodes - O Filho do Sol, de sua autoria. Jorge Renan falou da sua paixão pela literatura e pediu patrocínio para publicação do livro, que representaria a concretização de um sonho. O estudante já conseguiu parte do dinheiro, mas ainda não o suficiente para publicação das primeiras tiragens exigidas pela editora. Os vereadores parabenizaram o estudante pelo esforço e dedicação. Alessandro Lôbo (PSL), presidente do Legislativo, assegurou que irá entrar em contato com algumas empresas em nome da Câmara no intuito de angariar fundos para ajudar no lançamento do livro. “Infelizmente o legislativo não possui recursos para essa finalidade, mas estaremos sempre prontos para colaborar de outras formas possíveis, como ser o elo com as empresas que mantemos contato”, frisou o presidente.

Brumado: Alessandro Lôbo sai em defesa mais uma vez do porto seco da Fiol O presidente do legislativo destacou os benefícios da Ferrovia de Integração Oeste Leste para a região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) no Lote IV, em Brumado, têm sido alvo de críticas por conta dos impactos ambientais que estariam sendo causados, principalmente nas comunidades rurais. O assunto foi discutido na Casa Legislativa, onde os vereadores divergiram em seus posicionamentos quanto ao andamento das obras e seus efeitos. Para o presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL), os impactos são necessários ao progresso. O parlamentar chamou a atenção dos demais vereadores quanto aos benefícios comerciais para a região e cobrou do parlamento a luta pela instalação de um porto seco no município. “Há tempos, Brumado perdeu a base da Petrobras para Jequié e hoje a cidade deu um salto na sua economia e na qualidade de vida da população. Vivemos um novo dilema agora por conta desse porto seco da Fiol. Nós não podemos perder o porto seco de Brumado. Temos que defender o término das obras da ferrovia; não podemos ser contra as obras que trarão desenvolvimento para a nossa cidade”, destacou o presidente do Legislativo brumadense. Nesta quinta-feira (21), vários deputados estaduais que fazem parte da comissão da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia irão participar de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde serão colocadas em pauta as críticas, sugestões e compensações sociais com relação às obras da ferrovia. O evento acontecerá às 14h.

Brumado: Professores e alunos do CEB celebram o Dia da Consciência Negra Alunos e professores celebraram a data por meio do projeto cultural Olhar Negro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em todo o país é celebrado nesta quarta-feira (20) o Dia da Consciência Negra. Alunos e professores do Colégio Estadual de Brumado (CEB) celebraram a data por meio do projeto cultural Olhar Negro. O professor Gilvan Moreira explicou a reportagem do site Brumado Notícias que o projeto tem por objetivo discutir a problemática do negro na sociedade brasileira, desenvolver a expressão corporal, oral e cultural dos alunos através da dança, música e do teatro, além de buscar a afirmação da beleza negra. O evento foi realizado no período da manhã com várias apresentações de capoeira, dança de roda, e outras artes da cultura afro. As celebrações continuam na próxima quinta-feira (21), quando stands serão montados para contar a história dos negros no Brasil.

Brumado: Professores e alunos do CEB celebram o Dia da Consciência Negra As celebrações continuam na próxima quinta-feira (21), quando stands serão montados para contar a história dos negros no Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Itapetinga: Ex-gerente do Banco do Nordeste e contador são denunciado por desvio de verba pública O ex-gerente Luiz Ubirajara Magalhães Rocha autorizou operações de crédito irregulares e desviou dinheiro em benefício próprio com a participação de Adonay Gomes de Oliveira.

O ex-gerente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) da agência de Itapetinga, no sudoeste baiano, Luiz Ubirajara Magalhães Rocha, e o contador Adonay Gomes de Oliveira foram denunciados pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) por desvio de verba pública. Segundo a denúncia, o ex-gerente autorizou operações de crédito irregulares e desviou dinheiro do banco em benefício próprio com a participação do contador. Ambos foram denunciados a partir de processo administrativo e inquérito policial que apuraram os crimes cometidos. O processo averiguou que nos anos de 2004 e 2005 Rocha teria emprestado irregularmente mais de R$ 34 mil a seu filho e a dois irmãos. Além disso, o mesmo ainda teria tentado obter um empréstimo vinculado a uma suposta restituição do imposto de renda, por meio da apresentação de um recibo de entrega da declaração de ajuste anual com informações falsas. Com a cumplicidade do contador, o ex-gerente ainda teria se apropriado, em troca de dinheiro, de dados cadastrais de empresas representadas por Oliveira, para abrir contas correntes e liberar empréstimos em nome das referidas firmas, sem que seus sócios soubessem, desviando, assim, mais de 69 mil reais da instituição financeira.

Brumado: Sindicato dos Comerciários celebra o Dia da Consciência Negra Segundo o sindicato, os negros ainda encontram dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho e geralmente ocupam vagas em serviços pesados e com menor remuneração.

Apesar de ter conquistado muitos direitos, a população negra ainda sofre muito preconceito no Brasil e no mundo. Os negros ainda encontram dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho e geralmente ocupam vagas em serviços pesados e com menor remuneração. De acordo com o Sindicato dos Comerciários, são novamente escravizados, mas agora no sistema capitalista. Neste dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra - data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A diretoria do Sindicato dos Comerciários abomina todo e qualquer tipo de preconceito, inclusive, apoia a causa e convida a todos a refletir mais sobre a inserção do negro na sociedade brasileira não só no dia 20, mas em todos os dias. Se os seus direitos estão sendo desrespeitados ou alguma irregularidade esteja sendo cometida nesse sentido, denuncie pelo site www.comerciarioemacao.com.br ou através do número 0800 095 3270. Sua identidade será preservada. Você também pode curtir a fanpage do Sindicato no link www.facebook.com/comerciarioemacao para ficar por dentro de todos os seus direitos e deveres.

Brumado: Operação BA-148 retira motos irregulares de circulação Além dos nove veículos apreendidos, onze foram notificados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nove motocicletas com placas da cidade de Brumado foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (20) pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) durante a Operação BA-148, realizada no trecho entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora. As motos foram apreendidas por conta de documentação irregular. Além dos nove veículos apreendidos, onze foram notificados. A Operação visa inibir práticas de imprudência na rodovia conforme matéria anterior publicada pelo site Brumado Notícias, durante a qual foram registrados flagrantes de violação da lei. A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV) informou que as operações serão continuadas na rodovia, onde foram registrados muitos acidentes nos últimos meses envolvendo má condução de motocicletas.

ACM Neto fala sobre o atual cenário da política baiana para as eleições de 2014 Para o prefeito de Salvador, o nome da oposição para concorrer o governo baiano deverá ser lançado apenas em 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) conversou com o site Brumado Notícias sobre o atual cenário político para as eleições de 2014. Para o gestor, embora ainda seja cedo para antecipar quais serão os nomes que irão disputar o governo do estado no ano que vem, alguns candidatos possivelmente irão entrar na disputa, como é o caso da senadora Lídice da Mata (PSB). No que se refere à oposição, segundo ele, existem pelo menos sete partidos que vem dialogando permanentemente e pretendem marchar unidos nas eleições de 2014. “Existem pré-candidatos postos, alguns estão colocando seus nomes e isso é natural. No momento certo iremos tomar uma decisão. Creio que o momento mais adequado para definir uma candidatura com ambos os partidos seja entre os meses de março e abril do ano que vem”, disse o prefeito. Questionado sobre se seria mais fácil para a oposição combater o governo do PT com uma candidatura de Rui Costa, ACM Neto foi enfático ao dizer que não adianta escolher adversário, pois cada candidato tem de estar pronto para enfrentar quem vier. “É prematuro fazer uma avaliação sobre a decisão do governador [Jaques Wagner]. Ele vem indicando a preferência pelo secretário Rui Costa, mas é preciso aguardar um anúncio oficial”, completou. Por outro lado, o prefeito declarou que é preciso garantir a unidade das oposições, mas não adiantou qual seria em sua análise o nome mais forte para encabeçar a chapa majoritária. Para ele, todos os nomes cogitados até o momento são qualificados. Os nomes que estão na disputa para encabeçar a chapa majoritária da oposição são: Geddel Vieira Lima (PMDB), João Gualberto (PSDB), Paulo Souto (DEM), José Carlos Aleluia (DEM) e José Ronaldo (DEM).

Márcio quer apoio de Tanhaçu na luta pela construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia O vereador está preocupado com a capacidade de barragem que já abastece a capital do minério, comunidades rurais e Malhada de Pedras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O abastecimento de água na região de Brumado via Barragem de Cristalândia foi um dos temas mais debatidos durante a sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira (17). Os parlamentares convocaram a população para reforçar a luta visando convencer o governo estadual a iniciar as obras de construção da segunda etapa da barragem. Atualmente, a água da barragem de Cristalândia abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, e algumas comunidades rurais. O parlamento brumadense tem se preocupado com a possibilidade de o governo estender a distribuição da água para outras localidades. Em visita recente aos municípios de Tanhaçu e Malhada de Pedras, o governador Jaques Wagner (PT) disse que já tem um projeto para construção de uma adutora em Tanhaçu, a qual receberia água de Cristalândia, mas não fez menção quanto ao início das obras da segunda etapa da barragem. A construção dobraria a capacidade de armazenamento da mesma, oferecendo melhores condições para abastecimento dos três municípios e de algumas comunidades rurais. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Márcio Moreira declarou que irá buscar apoio do prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), para que ele também entre na luta pela ampliação da barragem. “Essa não é uma luta apenas dos vereadores, mas é uma bandeira do povo de Brumado. Concordo que a água vá a Tanhaçu, mas eu vou ao prefeito para que possamos unir forças no intuito de que o estado construa a segunda a etapa da Barragem, pois, caso contrário, teremos um colapso no abastecimento devido a capacidade atual de armazenamento da barragem”, afirmou o vereador. 

Claro TV: Homem recebe conta no nome de 'Otário Chorão' depois de pedir desconto Fatura endereçada a um empresário de Campo Grande. (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS).

Após ligar para a Claro TV pedindo desconto na mensalidade, o empresário César de Medeiros, 42 anos, de Campo Grande, no Mato Grosso, recebeu a fatura do mês de novembro, gerada pela empresa, em nome de “Otário Chorão”. O cliente suspeita que a atendente da empresa alterou o seu cadastro depois que ele ligou pedindo desconto no plano. Por meio da assessoria, a Claro TV diz que esse tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da companhia e por esse motivo irá apurar o caso e adotará todas as providências para solucionar a questão. “Eu achei que fosse brincadeira, mas depois fiquei indignado”, disse o empresário ao G1. O cliente afirmou que, mesmo com a humilhação sofrida, não pretende entrar com uma ação contra a empresa.

Brumado: Praça ou dormitório público? A nossa reportagem flagrou dois moradores dormindo em um quiosque ao lado da fonte luminosa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Moradores de rua voltaram a fazer da Praça Coronel Zeca Leite ponto de pernoite. Na manhã desta quarta-feira (20), o site Brumado Notícias flagrou dois moradores dormindo em um quiosque ao lado da fonte luminosa. Os comerciantes da localidade cobram da Secretaria de Desenvolvimento Social uma solução para o caso. “Isso aqui é uma praça ou um dormitório público?”, indagaram.

Brumado: João Bonfim participa de eleição da Associação do Bairro Dr. Juracy O deputado reafirmou a sua parceria com os moradores da localidade. (Foto: Divulgação).

No último domingo (17), aconteceu a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O deputado estadual João Bonfim participou da eleição e parabenizou Jobson Cruz, presidente reeleito com 955 votos dos 967 apurados. Na oportunidade, Bonfim reafirmou a sua parceria com os moradores do bairro, colocando o seu mandato à disposição das necessidades locais. Para o deputado, a associação é de extrema importância para a comunidade, pois através da mesma são desenvolvidos diversos trabalhos sociais e ações em prol da melhoria das condições de vida dos seus moradores.

Brumado: Elevador já foi instalado no Fórum Dr. Duarte Moniz As obras de reforma no prédio também garante a acessibilidade no local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de reforma no prédio do Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, promoveu algumas adequações no local com vistas ao atendimento da lei de acessibilidade. Entre essas adequações está a construção de um elevador no prédio para portadores de necessidades especiais. O mesmo ainda não foi inaugurado, pois a instalação ainda precisa ser finalizada.

Brumado: Fonte Luminosa está há 15 dias sem funcionamento O secretário de infraestrutura, André Cardoso, disse que ainda essa semana a fonte será religada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há 15 dias, a fonte luminosa da Praça Coronel Zeca Leite está desligada. Ao site Brumado Notícias, o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, explicou que uma das peças de bombeamento que mantém a fonte em funcionamento quebrou. Cardoso disse ainda que o problema já está sendo solucionado e que ainda está semana a fonte será religada.

Marquinho Viana visita Itanhém e se compromete a trabalhar em prol do desenvolvimento local O deputado esteve acompanhado do prefeito de Barra da Estiva, Dinho Pires e do gestor de Itanhém, Bem-Te-Vi. (Foto: Divulgação).

Em visita ao município de Itanhém, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) prestigiou o 2º Encontro dos Municípios de Barra da Estiva e Itanhém, marcado por atividades de desportos e lazer. Na oportunidade, Viana se comprometeu a trabalhar em prol do desenvolvimento socioeconômico de Itanhém e falou sobre a importância do encontro. “A realização do evento consolida uma prática de integração cultural entre os dois municípios, que mantém afinidades semelhantes e serve, inclusive, para a criação de novos laços de amizade e políticos”, disse Viana, que participou da Cavalgada com um grupo de cavaleiros. O deputado parabenizou a cidade pela realização bem sucedida do evento e agradeceu a receptividade do prefeito municipal. Ainda no município, o parlamentar esteve em uma escolinha de futebol, que atende mais de 300 crianças. Comovido com o trabalho realizado no local, Viana firmou junto à diretoria da entidade o compromisso de melhorar as condições de atendimento aos alunos da escola.


Fotos: Divulgação

Brumado: Fórum eleitoral já está em funcionamento O fórum está em funcionamento desde o dia 10 de outubro, mas a ainda será realizada a solenidade de inauguração do prédio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde o dia 10 de outubro que já está em funcionamento o Fórum Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado. O chefe do cartório eleitoral, Álvaro Sócrates, esclareceu ao site Brumado Notícias que no local já está funcionando o cartório eleitoral e o depósito de urnas, mas ainda será realizada a solenidade de inauguração do prédio, que deve ocorrer no mês de dezembro. O Fórum da 90ª Zona Eleitoral atende os municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras.

Brumado adere à campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres O CREAS Chico Xavier, aderiu à campanha, elaborando uma vasta programação sobre o tema.

A Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é realizada mundialmente em 159 países. No Brasil, a campanha começa neste dia 20 de novembro e se encerra no dia 10 de dezembro. Em Brumado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Chico Xavier, aderiu à campanha, elaborando uma vasta programação sobre o tema. Nesse período de 16 dias, a campanha estará presente na rádio através de entrevistas com profissionais como psicólogos e assistentes sociais; também haverá palestra com o Major Sílvio Berlink da 34ª CIPM; caminhada pelas principais ruas da cidade; e até um concurso de paródias. Tudo com a finalidade de esclarecer e conscientizar à comunidade sobre esse fenômeno que atinge ao menos uma em cada três mulheres e meninas no mundo, segundo dados do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

Brumado: Rádio Nova Vida celebra 12 anos no ar Uma missa foi realizada na Igreja Matriz de Brumado no último domingo (17). (Foto: Divulgação).

A Rádio Nova Vida FM completou 12 anos de existência e a data foi lembrada durante a missa realizada na Igreja Matriz no último domingo (17). Toda diretoria, locutores, e funcionários da emissora participaram da celebração. Nilson Silva, um dos locutores do programa Giro Esportivo, leu uma homenagem que fez especialmente para a data no final da celebração, sendo bastante aplaudido. A missa de domingo (17) foi especial para a família Nova Vida FM, que são pessoas preocupadas em fazer a melhor programação para os ouvintes. “Pessoas que doam um pedaço de suas vidas a esse projeto maravilhoso: fazer comunicação, transmitir alegria e conteúdo de qualidade por meio dos estúdios da rádio comunitária de Brumado, pertencente à Divina Providência/Igreja Católica, mas que independente da religião, têm como principal objetivo fazer o melhor que podem”, afirmou a diretoria da 87,9.

Arquivo