Achei Sudoeste

23 Mai 2013 - 10:46h

O Brumado Notícias entrevistou o médico Marlúcio Abreu (PP) na tarde da última quarta-feira (22), ocasião em que o mesmo comentou a respeito da ação judicial que envolve o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Abreu disse que acredita na justiça e o que ela decidir será correto. “Se a justiça for favorável a Aguiberto continuar como prefeito, será ele o prefeito. Se não, poderemos ter uma nova eleição ou a posse da segunda colocada, mas prefiro aguardar respeitando a decisão judicial”, afirmou. Supondo que o prefeito seja destituído do cargo, nossa reportagem questionou se Marlúcio seria candidato. O médico respondeu que está à disposição do grupo político e do povo.  “Sou político e devo um mandato ao povo de Brumado. Sou até cobrado pelos populares por ainda não ter sido prefeito de nossa cidade. Nesse momento, o que eu posso dizer que eu estou à disposição do grupo, das lideranças políticas e do povo em geral. Ilka e eu estamos à disposição para disputar qualquer pleito na política seja com A, B ou C”, reforçou. Sobre se disputaria o pleito contra a ex-deputada Marizete Pereira (PT), Marlúcio foi cauteloso e disse que prefere valorizar o bom senso, vez que se trata de uma suposição. Além de almejar a cadeira executiva municipal, o médico declarou que ele e a esposa também estão sendo cogitados por diversos partidos para disputar um assento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Nosso partido já se posicionou e irá lançar candidatos a deputado federal e estadual e deram um sinal de interesse na minha candidatura ou de Ilka. Estamos à disposição do partido e até já fomos convidados por outros partidos como PCdoB, e PR. Ainda não decidimos, mas de onde estiver eu quero fazer alguma coisa pelo povo de Brumado”, finalizou.

23 Mai 2013 - 10:42h

No dia 09 de junho será realizada uma das etapas da Copa Mosso de Mountain Bike em Brumado. Na tarde desta quarta-feira (22), organizadores da prova e alguns atletas fizeram o percurso da prova com o intuito de mapear e sinalizar os pontos estratégicos por onde os competidores passarão. Idealizador do evento, o feirense Leonardo Bruno destacou em entrevista ao Brumado Notícias que em apenas um ano de criação a Copa Mosso já ganhou repercussão em todo o estado. “Na primeira etapa da prova, realizada este ano, mais de 240 atletas de todo o estado participaram e a expectativa é de que mais de 130 atletas participem da etapa brumadense”, disse Leonardo. Parte da comissão organizadora do evento, Alecarlos Pires declarou que já foi realizada a limpeza de todo o trajeto da competição. Entre os competidores, está o conquistense Wiliam Bispo, primeiro campeão da Copa Mosso, que falou sobre sua expectativa para a prova. “Será uma prova bastante disputada, ainda mais que o Mountain Bike tem ganhado mais adeptos nos últimos anos, criando corridas cada vez mais acirradas. Prova disso são atletas de Conquista e Brumado que têm se destacado muito no circuito baiano”, afirmou Bispo. A Copa Mosso estará dentro da programação do aniversário de Brumado, que é celebrado no dia 11 de junho.

23 Mai 2013 - 09:05h

A grande final do Campeonato Empresarial do Clube Social de Brumado será neste domingo (26) e você não pode perder este evento, que será comemorado com uma animada manhã de sol. O grupo Caso Contrário promete um evento bastante musical e divertido. Traga toda sua família para curtir essa agradável manhã no Clube Social de Brumado, a sua melhor opção de lazer.

23 Mai 2013 - 08:30h

Está desempregado e precisando de uma oportunidade para demonstrar todo seu talento? A Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, está contratando consultores de vendas. Os interessados devem deixar seus currículos na loja, que fica na Praça Armindo Azevedo, 122, no centro de Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0993.

22 Mai 2013 - 18:38h

Uma casa foi arrombada na tarde desta quarta-feira (22) no Bairro Centenário, em Brumado. A dona da propriedade, que está grávida, disse que ao entrar no local percebeu que a porta estava arrombada. Temendo que os bandidos ainda estivessem dentro da casa, ela saiu e ligou para o marido, que logo acionou a polícia. Segundo os policiais, ao entrarem na residência, os bandidos desligaram a caixa de distribuição de energia a fim de desativar o alarme, cortaram a cerca elétrica e vasculharam todo o quarto. Em seguida, roubaram TV, perfumes e outros aparelhos eletrônicos dos moradores. No final da tarde, uma guarnição do Pelotão Especial encontrou a TV escondida em uma casa abandonada no Bairro Baraúnas. O televisor foi encaminhado para a delegacia para ser efetuada a ocorrência e, em seguida, foi devolvida aos proprietários. O dono da residência declarou ao Brumado Notícias que esta não é a primeira vez que bandidos entram na casa. A polícia continua atrás dos arrombadores.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

22 Mai 2013 - 17:12h

O gestor do escritório da Coelba de Brumado, Jadir Batista, terá que prestar esclarecimentos a população e aos vereadores pelos constantes apagões na cidade. A vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) conseguiu que seu requerimento fosse aprovado na sessão da última segunda-feira (20). O documento prevê a presença de um representante da Coelba na Câmara Municipal para esclarecer as causas dos apagões. As quedas de energia elétrica não vêm acontecendo somente na sede do município, mas também em diversas comunidades da Zona Rural. “Além de já sofrerem com a seca que assola todo o interior da cidade, os moradores das comunidades rurais, mas especificamente do Distrito de Ubiraçaba, toda semana soma prejuízos por conta dos apagões. Isso é um absurdo e a Coelba terá que ter uma explicação plausível para esclarecer a população”, disse a vereadora em entrevista ao Brumado Notícias.

22 Mai 2013 - 16:29h

A jovem Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, portadora da Síndrome de Down, é a primeira pessoa da Bahia com a deficiência a concluir um curso de nível superior. Com o apoio da família, a jovem venceu mais uma etapa e colará grau na próxima quinta-feira (23), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Amanda, que será diplomada em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), já faz planos para o futuro. “O que quero é atuar na área de pesquisa científica, me especializar em genética”, disse. A jovem promete alçar voos mais altos. “Sonho em trabalhar com Zan Mustacchi”, revela, referindo-se a um dos médicos geneticistas mais reconhecidos no Brasil e que atende pacientes com Down há mais de 30 anos. No ano passado, o paulista João Vitor, de 26 anos, colou grau no curso de Licenciatura em Educação Física, em Curitiba, e em 2009 ele concluiu o bacharelado na mesma área.

22 Mai 2013 - 16:06h

Cumprindo mandado de prisão expedido pelo Juiz João Lemos Rodrigues, da Comarca de Paramirim, policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Livramento de Nossa Senhora, detiveram na tarde desta quarta-feira (22) o vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), o Noga, acusado de ter agredido e furtado uma pistola de um soldado da Polícia Militar no último sábado (18). Noga foi detido em Rio do Pires e encaminhado para a delegacia de Paramirim para prestar os devidos esclarecimentos. Como ainda não devolveu a pistola, o parlamentar poderá ficar detido por porte ilegal de arma de fogo e agressão a servidor público em execução de serviço. Os delitos praticados pelo vereador são afiançáveis.

22 Mai 2013 - 15:48h

Em uma operação conjunta entre o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a 2ª CIPRE, carros e motos reboques foram inspecionados em uma blitz realizada na manhã desta quarta-feira (22). Durante a operação, que foi realizada em frente ao Posto Central da Polícia Rodoviária Estadual, muitos veículos ficaram retidos no pátio da unidade, em sua maioria por irregularidades na documentação. O objetivo da blitz é a retirada dos reboques não licenciados da via e inibir a ação de meliantes que utilizam motocicletas para praticarem assaltos na cidade. Segundo disse a polícia ao Brumado Notícias, os reboques devem ser regularizados e licenciados junto a 18ª Ciretran para poder circular nas vias públicas. “Os veículos estão sem licenciamento e sem as placas e, por isso, estão sendo retidos e notificados para serem regularizados frente ao Departamento de Trânsito”, explicou o Aspirante PM Conte. Mesmo com as explicações, muitos comerciantes reclamaram que o DTTU não fez uma campanha educativa antecipada para que os mesmos providenciassem a regularização dos reboques, o que foi rebatido pelo coordenador Janssen Ricardo. “Há mais de sessenta dias que o Departamento vem orientando verbalmente nas vias todos os proprietários de reboque para que fossem a Ciretran regularizar seus veículos; o que não foi feito pelos proprietários dos reboques e é por isso que hoje estão sendo recolhidos. A partir de hoje, o DTTU não irá permitir que nenhum veículo com reboque transite sem estar licenciado”, esclareceu o coordenador. 

22 Mai 2013 - 10:53h

Os moradores da região da Praça João Romão, em Brumado, estão indignados com a paralisação das obras de reconstrução do local. “Só foi passar as eleições que as obras pararam e estão aí até hoje. Disseram que vão fazer um cala boca para o São João, mas até agora nem uma pá de terra foi arrastada”, disse Manoel Silva, morador da localidade. A reportagem do Brumado Notícias esteve no local e registrou as reclamações dos moradores que estão insatisfeitos com paralisação da obra. “Derrubaram a creche e deixaram o terrão aí pro vento ficar soprando para as nossas casas. Esperamos que essa não seja uma daquelas obras eleitoreiras que começam, ganham votos e depois viram as costas sem concluir o projeto”, cobrou a dona de casa Maria Souza. 

22 Mai 2013 - 10:26h

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante. É uma modalidade terapêutica que além de cuidar e prevenir doenças tem o poder de melhorar a estética corporal, definindo o abdômen, pernas e braços. Os efeitos do Pilates começam a ser notados desde os primeiros dias e estes se tornam maiores à medida que o paciente vai praticando. Pilates tem exercícios na medida certa para cada pessoa independente de ser homem, mulher, adulto, jovem, criança ou idoso. Agende hoje mesmo sua avaliação e comece a sentir os benefícios em seu corpo e em sua mente.

22 Mai 2013 - 09:58h

Após várias pessoas terem se acidentado em um bueiro quebrado na Rua São Cristóvão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, o local foi aterrado. Segundo moradores da localidade, por diversas vezes a prefeitura foi notificada sobre o problema, mas não se posicionou. Depois de uma mulher grávida ter ferido a perna entre as vigas de ferro, o proprietário de um estabelecimento local resolveu fazer uma nova tubulação e aterrar o bueiro por conta própria. Na manhã desta quarta-feira (22), a reportagem do Brumado Notícias percorreu várias ruas da cidade e flagrou vários bueiros danificados,  um deles ao lado da Clínica de Hemodiálise na Avenida João Paulo I; outro próximo à rótula de entroncamento entre as Avenidas João Paulo e Centenário e, mais adiante, na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, a laje do canal de esgoto cedeu. 

Além disso, acerca de cem metros do local, mais dois buracos foram encontrados na mesma rede. Os moradores estão apreensivos temendo serem contaminados por bichos que saem constantemente do esgoto a céu aberto. “O despejo do esgoto já fica bem ali no rio, próximo de nossas casas, e agora pela milésima vez essas lajes cedem. Ratos e baratas saem de lá e vêm para as nossas casas contaminar as nossas famílias. Até parece que a prefeitura está usando suspiro pra consertar essa rede, pois os buracos aparecem sempre nos mesmos lugares”, reclamou a dona de casa Rita de Cássia. A nossa reportagem tentou contato com o setor de Infraestrutura para falar sobre o assunto, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos êxito.

22 Mai 2013 - 09:53h

Dando continuidade ao projeto “Abracadabra nos Bairros”, a partir das 14h do próximo sábado (25), na Praça Donatila Meira Lobo, o evento será iniciado no Bairro Olhos D’água, em Brumado. O dia cultural mobilizará mais de quarenta artistas da cidade e agitará os amantes da arte e da cultura com exposições de Artes Plásticas, Artesanatos, Literatura, shows musicais, apresentações de Dança, Capoeira, Teatro, poesia, entre outras atrações culturais. O Grupo Internacional de Capoeira Topázio, a Cia de Teatro Abracadabra, o Mercado de Artes, os artistas plásticos Robson Trindade e Enilson Meira, escritores, ambientalistas e Zara Risério também farão parte do evento. Além das exposições e apresentações, os artistas do bairro também atuarão no evento e os moradores poderão participar de oficinas gratuitas. O Movimento pela Despoluição e Conservação do Rio do Antônio (Modera) fará uma das oficinas que tem feito muito sucesso nos bairros por onde o projeto já passou. A entrada é franca e todo mundo está convidado a participar. O projeto conta com o apoio da Associação das Indústrias de Brumado (AIBRUM).

22 Mai 2013 - 09:42h

O Colégio Estadual de Malhada de Pedras (CEMP) recebeu do Ministério da Educação uma placa em homenagem ao aluno Samuel Brito Fernandes e a professora Célia Farias Aguiar Rocha. Ambos foram finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Samuel foi finalista na categoria “Artigo de Opinião” com o texto “Vida ou morte de um rio: o futuro em nossas mãos”, sob a orientação da professora Célia Farias. O texto foi publicado em uma coletânea do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Esta já é a segunda vez consecutiva que o Colégio Estadual de Malhada de Pedras destaca-se nacionalmente em uma Olimpíada. Em 2010, a professora Célia Farias teve uma estudante semifinalista e em 2012 um finalista. Para a educadora, “essa conquista é motivo para se orgulhar e continuar acreditando que é possível superar desafios e avançar sempre”.

21 Mai 2013 - 17:48h

Em uma reunião ocorrida no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), foi firmada uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a prefeitura de Brumado para ornamentação junina do comércio da cidade. A parceria, que foi fechada logo no início do ano, visa contemplar os comerciantes e os consumidores. Na última semana, o presidente da entidade, Manoel Messias, esteve com o secretário municipal de Administração, Miguel Lima Dias, acertando os últimos detalhes da parceira. Serão ornamentadas por Kezinha Produções, as principais ruas, avenidas e praças do centro comercial de Brumado, cujo tema será os festejos juninos. A ornamentação já foi iniciada e em breve os brumadenses poderão apreciar a decoração junina totalmente finalizada.

21 Mai 2013 - 17:43h

Mencionando os constantes acidentes ocorridos nos últimos dias nos trevos do anel viário que interligam as rodovias BR-030 e BA-262 em Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), cobrou dos órgãos responsáveis que o trecho seja melhor iluminado e sinalizado. “O local precisar ser melhor sinalizado, pois durante a noite o condutor não percebe que há uma rótula próximo a Vila Catiboaba, pois não há placas indicativas e os acidentes no local são quase diários. Por isso, esperamos uma atitude urgente”, afirmou o parlamentar. Em sua fala, Lôbo elogiou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) por estar promovendo a retirada dos animais da rodovia, o que, segundo ele, diminuiu as ocorrências de acidentes nas entradas do município.

21 Mai 2013 - 16:01h

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com empresas privadas e órgãos públicos, a entidade ambientalista Modera está organizando a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontecerá em Brumado a partir do dia 05 de junho. Estão sendo preparadas oficinas, distribuição de mudas de plantas nativas e urbanas e arborização em alguns pontos estratégicos da cidade. “O meio ambiente está esquecido em nossa cidade e precisamos que a população esteja presente conosco nessa luta de conscientização e preservação do nosso lar natural”, destacou Aurino Ferreira, presidente do Modera.

21 Mai 2013 - 15:07h

Os agentes de endemias de Brumado continuam paralisados, mas ainda não decretaram greve. Na manhã da última segunda-feira (20), os agentes voltaram a se reunir com o secretário de Saúde Cláudio Feres e com o vereador Agno Meira (PCdoB), que levou a discussão mais uma vez para sessão da Câmara. Durante sua fala, o parlamentou cobrou que Secretaria de Saúde e a Administração Municipal atendam as reivindicações da categoria. O vereador criticou os órgãos por não cumprirem os acordos firmados com os agentes. “Ficaram definidas algumas ações por parte da Secretaria, que até então não foram colocadas em prática. A situação no setor de endemias continua a mesma. O secretário continua pedindo tempo, mais trinta dias, que não acabam nunca”, disparou Agno. Meira disse ainda que o prefeito não está dando atenção ao caso e que tem se furtado de se reunir com os profissionais. “O que me causa estranheza é que já foram encaminhados ofícios para uma nova audiência com o prefeito, e o mesmo não está recebendo os agentes de endemias”, relatou o parlamentar, que em seguida foi rebatido pelo líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis (PDT). Este sugeriu que o colega se precipitou em participar da audiência desta segunda-feira, vez que a Câmara já havia designado alguns parlamentares para acompanhar o caso entre os agentes e a Sesau. “Tivemos uma reunião em nome da Câmara de Vereadores e a Comissão dos Agentes com o secretário, durante a qual foram estabelecidas datas com cronogramas para o atendimento, e as datas ainda não venceram. Não entendo a participação do nobre vereador na audiência de hoje como ação isolada, uma vez que a Câmara delegou vereadores para acompanhar o caso. Se vossa excelência tivesse nos procurado estaria sabendo que as questões jurídicas estão agendadas para serem tratadas nessa terça-feira (21)”, refutou Reis. O vereador concluiu sua fala alegando que a reivindicação salarial precisa de uma representação e que os agentes não podem ser tratados isoladamente, mas sim com a representação do sindicato.

21 Mai 2013 - 14:07h

Neste mês de maio, a Suzuki paga o emplacamento da sua moto para você. Isso mesmo. A promoção funciona assim: na compra de uma GSR 125 ou GSR 150i, modelo 2013, a moto já sai da loja emplacada. Você poderá comprar sua moto GSR Zero Km à vista ou financiada em até 60 meses. Além da excelente condição de pagamento, você ainda ganha de brinde o emplacamento da sua moto novinha. Corra, pois a promoção Zero Estoque Suzuki é válida somente para este mês. A Moto Estrada Suzuki fica localizada na Avenida Centenário, 270, em Brumado. Gostou da promoção e quer saber mais detalhes? Ligue agora mesmo no número (77) 3441-3030. Suzuki: moto feita para durar!

21 Mai 2013 - 13:52h

Há quatro meses, o município de Brumado não conta com os trabalhos da Defensoria Pública Estadual (DPE), vez que os defensores Angélica Coelho e Hamilton Gomes foram transferidos para a capital baiana. O vereador Weliton Lopes (PR) saiu em defesa da causa, pedindo o retorno da Defensoria Pública para a cidade. Na sessão legislativa da última segunda-feira (20), o parlamentar trouxe o tema à tona novamente, alegando que os brumadenses estão sendo destratados pela DPE. Na ocasião, Lopes levantou algumas questões sobre o tema, como por que o município, que tem uma Defensoria instalada há 20 anos, está aguardando no cadastro de solicitações; por que uma comarca da importância da cidade está sem defensor e por que a advogada Angélica saiu da Defensoria? O parlamentar exigiu o retorno da defensora e ainda cobrou a nomeação urgente de mais dois defensores para atender a demanda municipal. “A Defensoria Pública Estadual está prestando um desserviço a Brumado e cometendo mais uma forma de violência que tanto nos assola. Pior, violência com os menos favorecidos: os vulneráveis”, afirmou o vereador. Ao final de sua explanação, Lopes completou dizendo que a Defensoria Estadual está construindo uma sociedade ainda mais injusta, frente aos direitos conquistados com tanta luta. “Triste construção histórica para a jurisdição da Comarca de Brumado”, reforçou.