Achei Sudoeste

21 Out 2013 - 11:20h

A equipe de futsal do Feirense, da cidade de Brumado, fez sua partida de estreia no Campeonato Baiano de Futsal na noite da última sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. Jogando dentro de casa, o clube, que é atual campeão do Zonal do Campeonato Baiano de Futsal, goleou a equipe da cidade de Encruzilhada pelo incrível placar de 11 x 5. Com o resultado, o Feirense já garantiu vaga no zonal semifinal da competição.

21 Out 2013 - 11:00h

A seleção de futebol de Itamaraju deu as boas vindas à seleção brumadense no primeiro jogo entre as equipes disputado pelas oitavas de final do Campeonato Intermunicipal de Futebol. A equipe de Itamaraju venceu a seleção da cidade de Brumado por 4 x 0. Na partida de volta que será realizada no dia 27 de outubro, em Ituaçu, a seleção brumadense terá de vencer por cinco gols de diferença para passar para a próxima fase da competição.

21 Out 2013 - 10:40h

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21), uma equipe de limpeza da prefeitura de Brumado começou a desobstrução da Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, via de acesso da BA-148. Por conta das obras de urbanização da rótula e da chuva forte que caiu no município durante o último domingo (20), o local ficou coberto de muita lama, sendo necessária a utilização de vários vagões para a limpeza da área. A Avenida Coronel Santos, portão de entrada da BA-262, também precisou ser limpa. Algumas ruas do município, principalmente em bairros periféricos, ficaram bastante esburacadas e, por isso, o fluxo de veículos ficou impossibilitado. Um enorme buraco apareceu na Rua Vereador Paulo Chaves, ao lado do edifício Parque das Palmeiras. O mesmo foi sinalizado com um pedaço de pau por moradores. 

Além das ruas, a reportagem do site Brumado Notícias apurou que uma ala do Hospital Professor Magalhães Neto ficou totalmente alagada e a água teria atingido salas onde havia pacientes. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, informou que uma antiga galeria de drenagem pluvial da unidade não comportou o volume de água e alagou a área. Uma equipe da prefeitura fez a substituição das antigas manilhas por novas e maiores. Dados coletados pelo sistema pluviométrico do escritório da EBDA apontam que durante todo o final de semana choveu 89.9 mm na capital do minério. A estação meteorológica Clima Tempo prevê que deve voltar a chover durante a noite desta segunda-feira (21) e também nas noites de terça (22) e quarta-feira (23) em Brumado, com temperatura mínima de 19°C e máxima de 26°C.

21 Out 2013 - 09:55h

Em homenagem ao aniversário de 52 anos de emancipação político administrativa do município de Contendas do Sincorá, ocorrido no dia 06 de outubro, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) apresentou uma Moção de Congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na moção, o deputado falou sobre as origens históricas do município, que já pertenceu a Ituaçu, e sobre as atividades de portugueses e brasileiros que buscavam ouro e outras pedras preciosas no percurso dos rios de Contas, Paraguaçu e Sincorá. Viana ainda ressaltou que a construção da Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro foi o fator mais importante para o povoamento da antiga Fazenda Riachão. A definição do local para a construção da estação ferroviária foi motivo de discórdia entre as lideranças políticas da época, daí o nome Contendas, agregado ao Sincorá em função do rio que leva o mesmo nome. A emancipação político administrativa ocorreu através da Lei Estadual de nº 1.511, de 06/10/1961. “No dia 6 de outubro, data magna de Contendas do Sincorá, a Assembleia Legislativa solidariza-se com o seu povo, unindo-se às comemorações e desejando os melhores votos de progresso e bem-estar a todos os filhos e residentes dessa terra”, comemorou o deputado.

21 Out 2013 - 08:42h

Em um trágico acidente ocorrido por volta das 18h45 do último domingo (20), na BA-262, na cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, duas mulheres - a odontóloga Lara Fernandes de Carvalho Costa, 42 anos, e Paloma Souza Fernandes, 22 anos - morreram carbonizadas. Naturais do município de Caetité, as vítimas seguiam viagem em um Pálio Weekend, no sentido Vitória da Conquista, quando a dentista teria perdido o controle do carro em uma curva e rodado na pista. Sem controle, o veículo colidiu na lateral de uma Amarok, que trafegava em sentido contrário. Após o impacto, os dois veículos pegaram fogo. Mesmo ferido, o motorista da caminhonete conseguiu retirar a esposa e o filho de dentro do carro. No entanto, Lara e Paloma não conseguiram ser resgatadas e morreram carbonizadas. Na carroceria da Amarok havia um botijão de gás, mas mesmo com o incêndio não explodiu. Segundo disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, chovia no momento do acidente. Os sobreviventes foram conduzidos por uma equipe de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A morte das duas mulheres chocou a população da região, pois ambas eram bastante conhecidas em Caetité.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

21 Out 2013 - 08:15h

Durante os próximos dias 24 a 27 de outubro, o coordenador geral do Modera, Aurino Ferreira dos Anjos vai participar da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA). O evento será realizado em Brasília e tem como objetivo construir as soluções para evitar o desperdício e reduzir a produção de lixo. Anjos faz parte do grupo de delegados baianos eleitos para participar da Conferência – o brumadense foi eleito na 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA). A missão do coordenador do Modera é defender as deliberações da Conferência baiana referentes aos resíduos sólidos. O evento nacional irá discutir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com a Lei 12.305 de 2010, com foco na produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais e geração de emprego e renda para os catadores de lixo. “Considerando a discussão da CNMA, o Modera entende que os municípios devem apreciar as deliberações da Conferência, no sentido de encontrar os melhores meios para erradicar os seus lixões, bem como instituir a sua coletiva seletiva e a sua logística reversa, pois conforme a Lei 12.305, em agosto de 2014 expirará o prazo para que essas ações sejam realizadas”, considerou o Modera em nota enviada ao site Brumado Notícias.

20 Out 2013 - 22:30h

O segundo ano de governo do ex-prefeito Dr. Juracy Pires Gomes, em 84, foi marcado pela criação da Divisão da Saúde. De acordo com a Revista Panorama da Bahia, o projeto era oferecer ampla assistência à saúde para a população brumadense. Uma das primeiras ações da Divisão foi colocar em funcionamento o Hospital Regional de Brumado, regularizar o atendimento no Posto Municipal e instalar postos médicos no distrito de Cristalândia. Os postos médicos já existentes na sede de Brumado foram ampliados. Em 1985, a Divisão, que tinha a frente dos trabalhos o médico José Carlos Marinho Ribeiro, buscou prestar assistência ambulatorial, com a distribuição de medicamentos a famílias carentes, atendimento odontológico e realização de exames laboratoriais. Ainda nesse ano, a prefeitura de Brumado adquiriu uma ambulância para transportar os pacientes que precisavam de atendimento em outros centros de saúde, como Vitória da Conquista e Salvador. O Hospital Regional recebeu apoio e entrou para os programas de saúde da secretaria de Saúde do estado. Já em 1986, o trabalho da Divisão foi implantar um mini posto de saúde no Bairro Dr. Juracy e em 1987 o governo municipal ampliou as unidades de saúde.

20 Out 2013 - 21:15h

Um grave acidente ocorrido na noite deste domingo (20) vitimou de forma fatal a odontóloga Lara Fernandes, 40 anos, e sua sobrinha, Paloma Fernandes, ambas da cidade de Caetité na BA-262. Elas estavam passando próximo ao município de Aracatu, no sudoeste baiano, antes de morrerem carbonizadas. Testemunhas que trafegavam pelo local narraram à reportagem do site Brumado Notícias sobre o momento em que o carro da dentista rodou na pista e bateu em outro veículo, que era dirigido por um engenheiro da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) que ainda conseguiu socorrer sua esposa e seu filho de dentro do carro. “Ainda vi a vítima desesperada, buzinando e pedindo socorro. Mas o carro já estava em chamas e não tinha como nos aproximar para socorrê-la”, contou um condutor brumadense que passava pelo local do acidente. O engenheiro da Fiol, a esposa e o filho foram socorridos pelo Samu 192 e conduzidos ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) continua no trecho controlando o trânsito, tendo em vista que com a chuva, a vista de dentro dos carros fica dificultada e a pista está escorregadia.

20 Out 2013 - 20:55h

Um homem, de identidade ainda desconhecida, morreu atropelado por um trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) na noite deste domingo (20), em Brumado. O acidente aconteceu próximo à Ponte do Padre, que interliga o Centro da cidade ao Bairro São Félix e adjacências. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, a vítima tinha acabado de sair embriagado de um bar e sentou nos trilhos, ignorando a chegada do trem. 

Não deu tempo para os maquinistas frearem a locomotiva, que acabou passando por cima do homem, matando-o na hora. Sem nenhum documento de identificação, populares afirmaram que a vítima era residente no Bairro Urbis II. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi ao local para realizar a perícia e o corpo do homem foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

20 Out 2013 - 19:44h

Wallas Pereira, de 21 anos, se tornou conhecido no país recentemente depois de ter ido até a delegacia, em Brumado, e pedido para ser preso. O caso ganhou uma grande repercussão após ser divulgado no site Brumado Notícias. O objetivo de rapaz era ficar livre das drogas. Wallas conseguiu internação no Centro de Recuperação Metanóia, local mantido pela Igreja Evangélica Missões do Evangelho Pleno, e neste domingo (20) recebeu a visita do promoter Beto Bonelly. Beto queria conhecer e apoiar o jovem na busca por deixar de usar drogas. “Foi muito emocionante me encontrar com o jovem Wallas, que nos sensibilizou muito essa semana com sua atitude inusitada de pedir para ser preso”, contou o promoter. De acordo com Beto, Wallas está se sentindo bem e ficou feliz com a visita. “Ele só conhecia minha voz pelo rádio”, comentou Bonelly, que é um antigo colaborador Centro de Recuperação Metanóia. “O trabalho do Centro é maravilhoso e tem reabilitado muitas vidas, como a de Wallas. Contudo, ainda existe um grande desafio pela frente, pois sabemos que a questão da dependência química em Brumado é muito grave”, declarou o prometer, pedindo que mais empresários apoiem o Centro, que precisa urgentemente de colaboradores. Como a procura pelo local de reabilitação vem aumentando, uma nova sede está sendo construída na Comunidade do Espinheiro para oferecer maior comodidade e qualidade no tratamento aos dependentes. Para que a sede fique pronta e seja mantido, o Centro de Recuperação Metanóia precisa de doação de material de construção e de mão de obra. As pessoas que quiserem ajudar podem ligar para (77) 9965-0202 e falar com o Bispo Júnior, coordenador das atividades na instituição.

20 Out 2013 - 18:35h

No último sábado (19), 400 atletas - entre amadores e profissionais de 24 estados brasileiros e 20 países - começaram a disputa pela 4ª edição do Brasil Ride. A partida foi dada em Mucugê, na Chapada Diamantina, e os competidores passarão ainda por 14 municípios, até encerrar a prova no dia 26 de outubro. Os ciclistas pedalarão aproximadamente 600 quilômetros durante o Brasil Ride, que tem como slogan “Mais do que uma competição, uma etapa em sua vida”. A Bahiatursa, da Secretaria do Turismo do Estado apoia o evento, algo considerado pelo diretor da prova, Andrea Piva, como fundamental para o sucesso do Brasil Ride. Já para diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, apoiar uma prova como esse é muito importante, já que é um dos maiores eventos  de ciclismo da América. O dia final (26) do Brasil Ride vai valer como a final do Campeonato Baiano de Mountain Bike.

20 Out 2013 - 13:30h

A eleição para prefeito em Salvador, considerada como difícil por críticos de política, credenciou ACM Neto como o novo chefe político dentro de seu grupo, o Democratas. O apoio dele tem sido um dos pré-requisitos para que candidatos a deputado pelo partido obtenham sucesso nas próximas eleições. O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM) pode ser um desses candidatos apoiados por Neto. Para observadores políticos, a lealdade de Ribeiro ao partido, mesmo em tempos difíceis, será o fator fundamental para o prefeito de Salvador apoiá-lo. “Luciano atravessou tempos difíceis e continuou leal ao partido. Isso é tudo para ACM Neto”, comentou um desses observadores, garantindo que o ex-prefeito de Caculé será eleito deputado estadual. Com informações do blog Por Escrito.

20 Out 2013 - 12:05h

Desde a década de 1990, diversos países no mundo propagam uma campanha para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, pois acontece anualmente nesse mês, a campanha alerta para os riscos da doença que mais mata mulheres. E para apoiar as mulheres brumadenses e incentivá-las a buscar a prevenção, a Brumauto está apoiando o Outubro Rosa. E o que a empresa quer é que neste mês de outubro, você, mulher, declare seu amor por você mesma! Previna-se!

20 Out 2013 - 11:16h

Na próxima segunda-feira (21), o advogado Roberto Frank seria nomeado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) como desembargador, entretanto o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proibiu. A nomeação de Frank  que foi escolhida pelo governador Jaques Wagner (PT) está suspensa por que, segundo o CNJ, ele responde a um processo criminal, o qual envolve a operadora aérea norte-americana American Airlines e o Ministério Público Federal. O Conselho justifica que o advogado não tem idoneidade suficiente para ser desembargador. Essa é uma decisão liminar ainda, que será julgada no dia 22 de outubro, o que dá a Frank a possibilidade de ainda ser nomeado. Se o advogado for realmente considerado inapto, o advogado Maurício Kertzman entra para a lista de indicações ao TJ. Kertzman ficou em quarto lugar na disputa, e a escolha de um novo para desembargador ficará a cargo do governador da Bahia. Na lista já estão Pedro Barachisio e Custódio Brito.

20 Out 2013 - 09:20h

Como havia sido previsto pela Estação Meteorológica Clima Tempo, voltou a chover neste domingo (20), em Brumado. A chuva forte começou pouco antes das 07h provocando vários pontos de alagamento. A Avenida Coronel Santos, que é o portão de entrada da BA-262, ficou totalmente alagada e os veículos, inclusive uma viatura da polícia, ficaram impedidos de passar pelo local. Uma família também acabou ficando presa dentro de um carro em um ponto de alagamento na travessia da linha férrea, conforme flagrado pela equipe de reportagem do site Brumado Notícias. O motorista preferiu esperar o volume de água abaixar com medo de que o carro fosse levado pela correnteza. Em outros tradicionais pontos de alagamento na cidade, como a Rua Dr. Guilherme Dias, os carros também ficaram ilhados. Mesmo com as portas fechadas, vários estabelecimentos comerciais foram invadidos pela água. 

Ainda não há informações concretas sobre se a chuva atingiu o interior do município, mas na sede o volume de água foi grande. A última chuva registrada em Brumado aconteceu no dia 26 de maio. De acordo com a Estação Clima Tempo, a previsão é de que chova 38mm durante todo dia no município, onde a temperatura mínima será de 21°C e a máxima de 23°C. A meteorologia aponta ainda que na próxima segunda-feira (21) o sol deve aparecer entre nuvens com possibilidade de chuva.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

19 Out 2013 - 17:00h

A noite da última sexta-feira (18) foi de pânico para proprietários e funcionários de uma padaria localizada na Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado. Preferindo não se identificar, a dona do estabelecimento contou aos policiais militares que estiveram no local que dois homens chegaram em uma motocicleta e o carona anunciou o assalto. Armado, o homem fez ameaças e roubou todo o dinheiro que havia no caixa e ainda o celular da proprietária da padaria. Durante todo o tempo que esteve no local, o bandido foi bastante rude e dizia palavras de baixo calão. “Num momento de impulso eu olhei para eles, aí o cara mirou pra mim e disparou. Como sou uma pessoa de fé e Deus está comigo, a bala atingiu a parede, e os elementos fugiram em disparada”, relatou a proprietária ao site Brumado Notícias. A polícia realizou buscas na região, mas até o momento não encontrou pistas dos suspeitos.

19 Out 2013 - 15:18h

Em viagem a Espanha cumprindo agenda oficial da Câmara dos Deputados, o deputado federal baiano Arthur Maia (SDD) disse em contato telefônico com o site Brumado Notícias na tarde deste sábado (19) que o Partido da Solidariedade está de portas abertas para receber o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias. “Não só para o prefeito Aguiberto, mas para qualquer brumadense que busca um novo partido que tem uma nova visão de fazer política”, reforçou Maia, ressaltando que “a liderança maior do Solidariedade em Brumado é o ex-vereador Leonardo Vasconcelos, o qual será presidente do partido já na próxima segunda-feira (21)”. Questionado sobre a garantia dada pelo deputado Marcos Medrado ao prefeito de Brumado, Maia disse que tudo não passa de rumores. Segundo o deputado, a executiva de Brumado terá o seu apoio de acordo com o presidente nacional do partido, deputado Paulo Pereira da Silva, mais conhecido como Paulinho da Força Sindical.

19 Out 2013 - 14:00h

Chorando muito, o jovem Walas Pereira, 21 anos, entrou na delegacia da cidade na noite da última sexta-feira (18) pedindo ajuda à polícia para abandonar o vício em drogas. A atitude do jovem, que é natural da comunidade de Umburanas, zona rural de Brumado, surpreendeu o delegado e agentes da polícia civil que ouviram os apelos desesperados do rapaz. “Vim pedir pra ficar preso, pois quero largar meu vício. Não aguento mais essa vida, não tenho dado valor às pessoas que me ajudam; só tenho dado valor às drogas que estão acabando com a minha vida. Pedra, pó, maconha qualquer coisa eu uso. Estou pedindo pra ficar preso pra não cair na armadilha de roubar pra ir gastar numa boca de fumo”, disse o jovem. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Walas contou que é usuário desde os 17 anos de idade, quando começou a usar para tentar suportar a dor das lembranças do assassinato da mãe e o fato de ter sido separado dos dois irmãos. “Mataram minha mãe na minha frente e eu fui separado dos meus irmãos, desde então ficou difícil para mim suportar essa dor e acabei me refugiando nas drogas”, desabafou o jovem, que trabalha como lavrador e consome todo o salário que recebe com as drogas. 

Segundo ele, cada pequena porção de substâncias como crack, cocaína e maconha custa R$ 10. Na delegacia, o jovem reforçou a vontade de mudar de vida. “Quero abandonar o meu vício, quero uma vida nova, quero dar um novo rumo a minha vida. Nunca roubei, minhas mãos estão calejadas, tenho força para arrastar a enxada, mas não tenho força para abandonar as drogas. Peço novamente, por favor, me ajudem”, insistiu.  O delegado entrou em contato com Manoel Gonçalves, que há trinta anos luta contra o alcoolismo e faz parte do grupo de Alcoólicos Anônimos da cidade. Este, por sua vez, contatou o Centro Terapêutico Metanóia (CTM), que fica na comunidade Campo Seco. O CTM é mantido por uma Igreja evangélica e por pessoas e entidades que ajudam com a doação de cestas básicas. Gonçalves disse a nossa reportagem que ficou muito emocionado com a história do rapaz. “Em minha vida nessa luta contra a dependência química, que já dura 30 anos, nunca me emocionei tanto como me emocionei nesta noite ao atender o apelo desse jovem. Meus olhos lacrimejaram quando ele e a mãe adotiva já sem forças para lutar se abraçaram. Avisei aos amigos que estão em recuperação no Centro Metanóia e eles fizeram uma recepção calorosa para receber Walas. Hoje, Deus me deu um grande presente, poder estender a mão para ajudar um semelhante”, afirmou Gonçalves.

19 Out 2013 - 13:33h

Os vereadores Weliton Lopes (PR) e Romar Pereira (PSB) também irão mudar de partido acompanhando o prefeito Aguiberto Lima Dias em seu novo ninho político. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor municipal teve uma reunião com o deputado Marcos Medrado em Salvador, ocasião em que teria acertado o seu ingresso no Partido da Solidariedade (SDD). Com a mudança de agremiação partidária, Aguiberto teria convidado o republicano Weliton Lopes para acompanhá-lo no novo ninho político e também convenceu Romar Pereira a mudar de partido. O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) foi descartado pelo gestor, pois está vinculado ao carlismo na Bahia. Aguiberto já declarou o seu apoio ao governador Jaques Wagner (PT) e possivelmente apoiará o candidato apoiado pelo petista nas eleições 2014 para o governo baiano.

19 Out 2013 - 12:55h

José Pereira de Souza, 32 anos, natural do povoado do Fundão, em Ituaçu, morreu em um acidente automobilístico na manhã deste sábado (19), no trevo da BR-030, no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. Informações preliminares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao site Brumado Notícias dão conta de que José pilotava uma motocicleta quando colidiu com um veículo. O homem morreu na hora e o condutor do veículo fugiu do local. Uma equipe de legistas do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado se deslocou para o trecho onde ocorreu o acidente e o corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal da capital do minério.