Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Câmara Municipal de Brumado lamenta falecimento de Washington Franco Os parlamentares destacaram a trajetória política do petista, que foi marcada por grandes embates na busca de uma sociedade mais igualitária. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os vereadores que compõem o legislativo brumadense também manifestaram sentimento de pesar pelo falecimento de Washington Franco, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado e um de seus fundadores. Os parlamentares destacaram a trajetória política de Miau, como era carinhosamente chamado, que foi marcada por grandes embates na busca de uma sociedade mais igualitária. “Com certeza será sempre lembrado por todos pelo trabalho efetivo que realizou em sua jornada na vida política e, acima de tudo, como um exemplo de cidadão. Em nome de todos os vereadores levamos nesse momento de dor os nossos sentimentos a toda a família e amigos”, disseram os vereadores.

Brumado: DTTU estuda mudanças em áreas de estacionamento no centro Uma das principais reclamações dos motoristas é que os motociclistas não respeitam as áreas reservadas para automóveis. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Encontrar um local para estacionar no centro comercial de Brumado está cada vez mais difícil. Uma das principais reclamações dos motoristas é que os motociclistas não respeitam as áreas reservadas para automóveis, como aquelas localizadas no estacionamento ao lado da Igreja Matriz. No local, as motocicletas ocupam todas as vagas, em todos os horários do dia. Após receber inúmeras reclamações, o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) irá mapear a região com o intuito de criar um estacionamento único para motocicletas, deixando livres as vagas para carros. Uma dessas áreas situa-se logo abaixo da agência bancária do Banco do Brasil, no centro da cidade. Nos próximos dias, o DTTU deverá começar a demarcar o local e a realizar uma campanha educativa para que sejam obedecidas as novas regras.

Brumado terá Unidade Demonstrativa do Leite Bahia O evento de implantação da Unidade será realizado nesta quarta-feira (24) às 09h no auditório da Semac. (Foto: Notícias da Pecuária).

Será implantada em Brumado, no próximo dia 24, uma Unidade Demonstrativa do Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira - Leite Bahia. O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), através da Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Brumado. A organização tem também o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado. O objetivo do Leite Bahia é fazer com que o estado alcance a sustentabilidade e autossuficiência na produção do leite - o consumo atual é de 1,6 bilhão de litros de leite, enquanto a produção é 1,2 bilhão. De acordo com a Seagri, o plano de desenvolvimento serve para a preparação do pós-seca, prevendo ações imediatas, de médio e longo prazo, oferecendo ainda assistência técnica, infraestrutura e tecnologia aos produtores de leite. E com vistas a explicar o Leite Bahia para os produtores brumadenses, será realizada no mesmo dia da implantação, às 9 horas, uma palestra no auditório da Semac. Já a implantação da unidade será às 14 horas, em local ainda não definido.

Brumado: PCdoB e deputado João Bonfim lamentam a morte do presidente do PT O partido destacou a identidade política de “Miau” é foi um dos fundadores do PT na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A direção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Brumado enviou nota de pesar ao site Brumado Notícias pelo falecimento do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Washington Fernando Franco, 64 anos, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (23). A direção lamenta a morte repentina do presidente e reafirma que Miau, como era popularmente conhecido, tinha uma forte identidade política no município, pois foi um dos fundadores do PT na cidade. “O PCdoB de Brumado está de luto pela passagem de um grande companheiro e aliado. Nesse momento de dor deixamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos, na esperança de que Deus possa consolá-los. Que Washington descanse em paz”, completou a direção.

Brumado: PCdoB e deputado João Bonfim lamentam a morte do presidente do PT João Bonfim disse que o petista era “um homem de extrema coragem e integridade, exemplo de vida e de combate militante”. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O deputado estadual João Bonfim (PDT) manifesta pesar pelo falecimento do militante político, Washington Fernando Franco (Miau). Como um de seus principais compromissos políticos destacamos a construção de uma sociedade mais justa e mais humana, fato que a trajetória do companheiro Miau, a quem aprendemos a respeitar e admirar. O parlamentar disse que Miau era “um homem de extrema coragem e integridade, exemplo de vida e de combate militante”. Neste momento de pesar, levamos nossa solidariedade a todos os seus familiares e amigos.

Ivana Bastos quer reforçar a segurança pública em Caetité e Serra do Ramalho O prefeito Padre Deoclides fez reivindicações ao secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou de duas audiências com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa. No primeiro encontro, acompanhada do prefeito de Serra do Ramalho, Padre Deoclides, a deputada solicitou ao secretário uma viatura para o município, que vem sofrendo com o aumento da violência. Sensível ao problema, o secretário informou que está em andamento um processo para aquisição de viaturas, mas a previsão é de que os veículos só sejam liberados para distribuição no início de 2014. Segundo Barbosa, a definição dos municípios que serão contemplados com os veículos passa por uma análise criteriosa que leva em conta itens como perfil estatístico, geográfico e indicadores criminais. 

Ivana Bastos quer reforçar a segurança pública em Caetité e Serra do Ramalho O gestor de Caetité, Zé Barreira, diz da sua preocupação com o crescimento da violência em sua cidade. (Foto: Divulgação).

Ainda em audiência com o secretário, mas desta vez ao lado do prefeito de Caetité, José Barreira, a deputada apresentou diversas demandas do município, a exemplo da construção de um complexo policial, uma viatura e a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar. Os pedidos foram justificados pelo prefeito Zé Barreira (PSB) como fundamentais para suprir necessidades imediatas e graves do município, que também tem sofrido com o aumento da violência. “A existência no município de atividades como a produção de energia eólica e a extração e beneficiamento de minérios faz com que os investimentos em segurança sejam ainda mais urgentes. Não podemos mais permitir que as nossas famílias estejam à mercê dessas ações violentas”, defendeu o prefeito. Segundo o gestor, o município não tem um delegado titular, contando apenas com a visita de um delegado interino, que acumula a fiscalização de mais dois municípios próximos, e apenas uma viatura. Para a deputada Ivana Bastos, por conta do seu porte, o município deve ser melhor equipado no combate ao crime. 

Brumado: Weliton Lopes presta contas de seis meses de mandato Vereador assegurou compromisso em defender os interesses dos munícipes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Weliton Lopes (PR) prestou conta seus primeiros seis meses de mandato na Câmara Municipal de Brumado. De acordo com o texto, o edil está atento às reivindicações da população. Nesse aspecto, visando garantir os direitos do cidadão, o parlamentar contou que realizou duas indicações: a instalação de uma unidade do Procon na cidade e a nomeação de, no mínimo, dois defensores públicos para o município, sem nenhum no momento. “É de fundamental importância um órgão de defesa do consumidor, que em muitas ocasiões se sentem lesados sem terem onde recorrer”, explicou o vereador sobre o Procon. Nas áreas da cultura, esporte e lazer, Lopes disse ter indicado ao Executivo Municipal a criação do calendário cultural e esportivo do Município. “São áreas que necessitam de maior atenção, pois ofertam às crianças, adolescentes e também aos adultos, oportunidades de desenvolverem suas habilidades”, justificou. Ainda se referindo ao lazer, o republicano indicou a construção do Parque da Cidade, no Apertado do Morro - onde estava instalada anteriormente a Ferrovia Federal. 

Brumado: Weliton Lopes presta contas de seis meses de mandato Mandato do parlamentar já apresentou importantes projetos que visam o crescimento da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Weliton Lopes também afirmou ter sido o único vereador a realizar uma emenda aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pedindo ações na cultura, esporte e lazer. Buscando melhor atendimento nos estabelecimentos bancários, o edil declarou estar lutando pela aprovação do projeto de Lei n° 009/2013, o qual versa sobre as obrigações desses lugares em relação aos seus usuários. Ao final da nota, o parlamentar brumadense falou sobre a Lei nº 1.678, a qual surgiu de um projeto de lei realizado por ele. Segundo Weliton Lopes, a lei trata da participação de estudantes em jornada simulada de trabalho parlamentar - com diplomação, posse e exercício de mandato. “É de fundamental importância que os jovens participem da vida social e política de sua cidade”, encerrou.

Brumado: Weliton Lopes presta contas de seis meses de mandato
Livramento de Nossa Senhora: Morador denuncia criação irregular de gatos De acordo com relatos de um internauta, os gatos não foram vacinados e aparentemente estão com doenças. (Foto: Gustavo Stefano/Brumado Notícias).

Através de relato encaminhado ao site Brumado Notícias, o morador Gustavo Stefano, natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, denunciou a criação de gatos não vacinados e aparentemente portadores de doenças no município. Segundo Stefano, um homem residente em uma rua conhecida como Rua do Fogo cria aproximadamente 90 gatos de forma precária em sua própria casa, colocando em risco a saúde pública da região. Este número tende a aumentar, vez que, segundo Stefano, os animais não são castrados. Se não vacinados e devidamente tratados, os felinos podem disseminar doenças como a Toxoplasmose e a Sarna Sarcóptica. O criador justifica a não vacinação dos animais com base na falta de um veículo que deveria ser fornecido pela prefeitura para deslocamento dos gatos. Além de não serem vacinados, o morador denuncia que os gatos sofrem maus tratos. O Ministério Público de Livramento de Nossa Senhora já foi acionado, mas encaminhou o caso para a Secretaria Municipal de Saúde. Esta, por sua vez, afirma que o problema não é de sua responsabilidade. “Por não sabermos as doenças contidas no local, tenho grande preocupação devido a contaminação do solo e da água que o senhor está favorecendo devido as suas atividades”, afirmou Stefano.

Livramento de Nossa Senhora: Morador denuncia criação irregular de gatos Moradores da região estão preocupados com a saúde pública. (Foto: Gustavo Stefano/Brumado Notícias).

O leitor Gustavo Stefano enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected]

Morre Washington Franco, presidente do PT de Brumado Miau como era conhecido, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado morreu durante a madrugada desta terça-feira (23). Washington Fernando Franco, 64 anos, popular Miau, era natural da cidade de Contendas do Sincorá, mas há anos morava em Brumado, onde se aposentou como técnico em química. Sempre ingressado na militância política, Washington está entre os fundadores do PT no município. Em algumas eleições, saiu candidato a vereador, porém não obteve êxito em ser eleito. Há anos, Miau lutava contra um sério problema cardíaco, que provocava o crescimento do seu coração. O presidente petista brumadense sentiu-se mal na noite da última segunda-feira (22), sendo encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. No local, não resistiu a um ataque cardíaco e morreu. Miau deixa esposa e filhos e seu corpo está sendo velado na Casa Memorial Monsenhor Antônio Fagundes, ao lado da Igreja Matriz.

Brumado: Coordenadora pede exoneração da 18ª Ciretran A advogada Katarine Medeiros já enviou o seu pedido para à direção do órgão em Salvador. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A advogada Katarine Medeiros enviou pedido de exoneração do cargo de coordenadora da 18ª Ciretran, em Brumado, à direção do órgão. Com a solicitação feita desde a semana passada, Medeiros disse ao site Brumado Notícias que a justificativa para tal atitude é o foco maior que ela pretende dar à sua carreira na advocacia. Entretanto, a advogada preferiu não gravar entrevista com a nossa reportagem. Na Ciretran de Brumado, nossa equipe apurou ainda que Saulo Miranda, funcionário do órgão e ex-coordenador interino, também solicitou a sua saída. Além dos dois cargos de confiança vagos, a nossa reportagem descobriu também que quatro outros funcionários efetivados estão se aposentando esse ano, diminuindo o efetivo no atendimento no local. Atualmente a 18ª Ciretran atende a 21 municípios na região.

Livramento: Secretário de Educação pede exoneração Paulo Lessa (PP) pediu demissão do cargo no último dia dia e retornará ao legislativo livramentense. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma possível crise pode estar se instalando na Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, administrada por Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP). Isso porque, no último dia 20, o secretário de Educação, Paulo Roberto Lessa Pereira (PP), pediu demissão do cargo. Através de um ofício encaminhado ao gestor, Lessa declarou que deixará a pasta para voltar à Câmara Municipal, onde é vereador e poderá 'servir muito mais ao povo que o elegeu'. “A experiência na educação me fez refletir que devo retornar ao Poder Legislativo e dar atenção à minha base política”, disse. No texto o vereador afirmou que sua atuação na secretaria, mesmo curta, foi marcada pela transparência, dedicação ao governo e ao povo de Livramento, citando diversos projetos implantados. “Não guardo nenhuma frustração como secretário. Não fiz tudo o que pretendia, mas fiz o que estava ao meu alcance”, completou. O pepista ressaltou ter se sentido honrado em apoiar a candidatura do prefeito e que irá continuar apoiando o gestor. “Agradeço a confiança depositada nesse seu aliado de primeira hora e desejo ao seu governo [de Paulo Azevedo] sucesso e que possa atender aos anseios da nossa gente”, encerrou o documento.

Deputados Adolfo Viana e Roberto Carlos podem pagar multa por propaganda antecipada Os parlamentares teriam divulgados mensagens publicitárias em faixas tendo como foco as eleições de 2014. (Foto: Reprodução/Bahia Notícias).

Com justificativa de propaganda eleitoral antecipada, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) entrou com representação contra os deputados estaduais Roberto Carlos Almeida Leal e Adolfo Viana de Castro Neto. De acordo com o órgão, os parlamentares divulgaram mensagens publicitárias em faixas na Avenida Paulo Afonso, em Sobradinho, felicitando aos vaqueiros da região, mas tendo como foco as eleições de 2014. O procurador Sidney Madruga afirma que, mesmo não pedindo voto explicitamente, tal publicidade estimula o público de forma psicológica, com uma mensagem implícita. Para ele, uma faixa publicitária com a fotografia ou o nome de um político tem o poder de persuadir o eleitor. Como a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 05 de julho do ano da eleição, a PRE-BA requereu nas representações que os deputados retirem, em no máximo 48 horas, as peças publicitárias, sob a pena de pagamento de multa diária. A procuradoria pediu ainda que Leal e Neto paguem multa, valor que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 25 mil, pela irregularidade.

Brumado: Homem é detido com pistola argentina Renildo Pereira foi preso após fretar o serviço de uma moto táxi. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma operação conjunta entre o núcleo de inteligência da 34ª CIPM e Investigadores da 20ª Coorpin - coordenada pelo delegado Arilano Botelho - a polícia prendeu, na tarde desta segunda-feira (22), Renildo Pereira. O detido estava até recentemente que cumprindo pena na delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado esclareceu que há dias as investigações foram intensificadas e, com a ajuda de denúncias anônimas, foi possível chegar até Renildo. O preso é também acusado de praticar vários assaltos na cidade. “O meliante atuava como um agente do tráfico”, contou o delegado, dizendo que Renildo já está sendo investigado por participação em várias tentavas de homicídios. Um dos crimes que o investigado pode ter cometido foram os diversos disparos de contra a casa de um pedreiro no Bairro Malhada Branca. O possível homicida foi pego após fretar o serviço de uma moto táxi. O piloto chegou a ser conduzido à delegacia, mas foi liberado em seguida por não ter indício de envolvimento com o preso. 

Brumado: Homem é detido com pistola argentina Com o acusado a polícia apreendeu uma pistola, dinheiro, celulares e munições. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com Renildo a polícia encontrou uma pistola de fabricação argentina - municiada com 17 cartuchos intactos e numeração raspada, celulares e uma grande quantia em dinheiro. A arma foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). “Através da perícia [na arma] poderemos elucidar outros crimes no município”, acredita o delegado. Sobre a grande quantidade de delitos ocorridos em Brumado, Botelho comentou: “Sabemos que a população está apreensiva, mas é preciso levar em consideração que um meliante leva no máximo cinco minutos roubando um estabelecimento, enquanto nós, às vezes, vamos precisar de dias para provar o crime com embasamento concreto”. Arilano Botelho pediu a compreensão da comunidade local, explicando que o trabalho da polícia não é tão simples. “Estamos trabalhando para combater a ação desses marginais e essa prisão é fruto do nosso esforço contínuo de combater a criminalidade”, encerrou o delegado.

Brumado: Jovens são detidos com arma de fogo no Bairro Malhada Branca A dupla estava exibindo um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. (Foto: Divulgação/PM).

Após denúncias anônimas, dois jovens portando armas de fogo foram detidos pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira, 22. Os dois estavam andando pelas ruas do Bairro Malhada Branca exibindo um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. De acordo com a polícia, os jovens, ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram se livrar da arma, mas mesmo assim foram flagrados. Os dois foram encaminhados à delegacia e devem responder por porte ilegal de arma de fogo.

Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro Papa Francisco chegou ao Brasil por volta das 15h43. (Foto: André Mourão/Agência O Dia/Estadão Conteúdo).

O avião que trouxe o papa Francisco ao Brasil aterrissou às 15h43 desta segunda-feira (22) na Base Aérea do Galeão, área militar que fica ao lado do aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Bahia Notícias, o pontífice desembarcou da aeronave, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e dezenas de autoridades brasileiras. O voo partiu do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 8h55 (3h55 de Brasília).

Brumado: Uma praça, dois prefeitos e duas inaugurações Uma única praça, feita por dois prefeitos, com duas inaugurações e dois gastos com placas e evento inaugural. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Praça Wenceslau Risério de Araújo, localizada no Bairro Santa Tereza em Brumado, é das poucas que tiveram duas inaugurações em menos de seis meses. Antes mesmo de ser concluída, a Praça foi inaugurada dia 27 de dezembro de 2012, pelo então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A ação foi uma forma do político conseguir o feito de encerrar seu mandato com o maior número possível de obras inauguradas. Mas como a obra ficou pela metade, coube ao atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) concluir. Finalizada, a Praça foi inaugurada novamente durante os festejos de aniversário da cidade, no dia 08 junho de 2013. Na ocasião uma nova placa foi descerrada. Uma única praça, feita por dois prefeitos, com duas inaugurações e dois gastos com placas e evento inaugural.

Aracatu: Polícia encontra moto roubada Os policiais localizaram a moto estacionada na Praça Coronel Cândido da Silveira Santos. (Foto: Divulgação).

Através de uma denúncia anônima feita nesta segunda-feira (22), por volta das 10 horas, a Polícia Militar de Aracatu, no sudoeste baiano, foi informada sobre uma motocicleta de cor preta - placa de Vitória da Conquista, JRO 6630 - que estava circulando e havia sido roubada. Os policiais localizaram a moto estacionada na Praça Coronel Cândido da Silveira Santos e, ao consultar a documentação, descobriram que realmente era produto de roubo/ furto. A polícia conduziu e apresentou o veículo na delegacia.

Brumado: Internauta Repórter reclama de materiais de construção no meio de Rua Moradores da localidade esperam que a Prefeitura Municipal tome alguma providência para resolver a problemática. (Foto: Ronnei Augusto/Brumado Notícias).

Inconformado com o espaço tomado por uma obra na Rua Padre Miguelino, situada no Bairro das Flores em Brumado, o internauta Ronnei Augusto enviou fotos da situação ao site Brumado Notícias. De acordo com as imagens e com o próprio internauta, a calçada da via está tomada por materiais de construção. “No sábado (dia 20) havia duas betoneiras e eu não pude sequer passar de carro pela rua. Isso é um absurdo”, reclamou. Ronnei comentou no e-mail enviado que não é a primeira vez que o dono da obra dificulta a passagem pela via. “Espero que a Prefeitura Municipal tome alguma providência sobre isso”, falou.


O leitor Ronnei Augutsto enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected]

Brumado: Ex-funcionário arromba loja de assistência em motocicleta Para entrar no local, o arrombador retirou parte do telhado e quebrou o forro de gesso, deixando um grande estrago. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante uma ronda de rotina na madrugada de ontem, domingo (21), pela Avenida Dr. Guilherme Dias - Centro de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar encontrou um homem carregando um monitor de computador. A ação suspeita levou os policiais a questionar o homem a respeito do aparelho que carregava. De início, ele alegou que estava levando o equipamento para manutenção. “Às 3 horas da madrugada de domingo? Quem é que presta esse serviço na cidade que nós não conhecemos?”, questionou um policial. Amedrontado, o suspeito confessou ter arrombado uma loja especializada em assistência para motocicletas, de onde subtraiu o monitor. Para entrar no local, o arrombador retirou parte do telhado e quebrou o forro de gesso, deixando um grande estrago. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o proprietário da loja disse que o homem já foi seu funcionário e havia pedido uma nova oportunidade de emprego recentemente. A polícia acredita que o arrombamento possa ter sido por vingança, já que a oferta de trabalho foi negada. E antes de arrombar o estabelecimento, o homem ainda foi visto tentando violar um posto de combustíveis, mas, como não conseguiu, levou apenas uma sacola contendo lacres de conferência de abastecimento, a qual estava em uma das bombas. O ex-funcionário, agora arrombador, está detido à disposição da justiça.

Brumado: Ex-funcionário arromba loja de assistência em motocicleta Antes de arrombar a loja, o homem ainda foi visto tentando violar um posto de combustíveis, e levou apenas uma sacola contendo lacres de abastecimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Fim de semana foi de animação na tradicional festa da 2 de julho em Brumado Nesse ano, o evento teve sua data alterada por conta de outras festas na região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Rua 2 de Julho, em Brumado, recebeu na noite do último domingo (21) cerca de mil pessoas de diversas partes da cidade para celebrar a tradicional festa em alusão ao dia da independência da Bahia - 2 julho, que dá o nome da via. Nesse ano, o evento teve sua data alterada por conta de outras festas na região, pois integrantes da comissão organizadora da 2 de Julho também estariam nesses lugares com suas barracas ambulantes. Com apoio da Prefeitura Municipal, do comércio e da Polícia Militar, a festa 2 de Julho contou com a animação de artistas locais, entre eles Serginho Cardoso, Pressão da Bahia, Lazaro Jakarine, Jorginho dos Teclados e Tchucko Baiano. E uma da característica do evento esse ano foi a tranquilidade, já que a polícia não registrou nenhum incidente ou ato de violência.

PDT realizou convenção em Brumado O evento teve a finalidade de definir o diretório municipal do partido - composto por 21 titulares e 7 suplentes - e eleger a diretoria executiva para um mandato de dois anos. (Foto: Divulgação).

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) promoveu na última sexta-feira (19) a convenção municipal da sigla em Brumado. O evento teve a finalidade de definir o diretório municipal do partido - composto por 21 titulares e 7 suplentes - e eleger a diretoria executiva para um mandato de dois anos. Para a presidência foi reeleita Maria de Fátima Martins; no cargo de vice ficou Jussara Bonfim, sendo Fabiano Lima o 2º vice; e ainda Nilzete Rosa Cardoso como secretária e Perinalva Silva, tesoureira. Na ocasião foram escolhidos também os integrantes do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética Partidária. A convenção, realizada na Câmara de Vereadores, teve a participação do deputado estadual João Bonfim, do vereador José Carlos Reis, líder do PDT e do governo na Câmara, do ex-prefeito Agamenon Lima Santana, do chefe do gabinete municipal, Miguel Lima Dias, representando o prefeito Aguiberto Lima Dias, e de filiados da sigla e vereadores brumadenses, entre outras autoridades.

Parabéns ao casal Arthur e Lindaura pelos 70 anos de união Na companhia de familiares e amigos, seu Arthur e dona Lindaura Pereira comemoraram neste domingo (21) 70 anos de união. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na companhia de familiares e amigos, seu Arthur e dona Lindaura Pereira comemoraram neste domingo (21) 70 anos de união. Durante a manhã, o casal assistiu uma missa celebrada pelo Padre Sandro na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Félix. Em seguida, participaram de um almoço com toda família. Com 90 anos, seu Arthur disse estar feliz depois de tanto tempo ao lado da esposa e deu a receita para a vida longa no casamento. “Antigamente, a gente se casava para viver por toda a vida, mas hoje muitos se casam por farra, diversão, não levam a sério o belo arranjo de Deus de unir o homem e a mulher. Mas eu tenho muito orgulho e agradeço a Deus por ter me trazido a essa idade junto com minha esposa e pela família que produzimos. Tenho orgulho da família que construímos e, se tivesse condições de repetir, faria tudo de novo”, garantiu o patriarca. Dona Lindaura, de 88 anos, também falou sobre o momento. “O amor nos uniu e nos manteve juntos, por isso estamos celebrando com alegria essa data”, resumiu.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana empossa nova diretoria Os Maçons realizaram a solenidade para posse da nova diretoria administrativa, que atuará durante o biênio 2013-2015. (Foto: Divulgação).

Na noite da última terça-feira (09), a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana realizou solenidade para posse da nova diretoria administrativa, que atuará durante o biênio 2013-2015. Durante os discursos de posse, foram destacados importantes trabalhos promovidos pela Loja Maçônica na comunidade, entre os quais a ampliação da parceria da Maçonaria brumadense em prol de serviços comunitários em comum e a valorização da cidadania. Estiveram presentes na cerimônia diversos maçons, obreiros da Loja Maçônica Manoel Carvalho, da Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, o Delegado do 31º Distrito, jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), Nildomar Lima Meira; do Clube da Fraternidade; representantes das Ordens Para-Maçônicas da Aliança Sertaneja, além de familiares e autoridades militares e políticas. A diretoria ficou assim composta: Venerável Mestre (Presidente) - Luciano Natividade Ataíde; 1º Vigilante (1º Vice-Presidente) - Rodrigo Lima Dias Soares; 2º Vigilante (2º Vice-Presidente) - Manoel Gonçalves Neto; Orador - Walter Castro Bonfim; Orador Adjunto - Miguel Lima Dias; Secretário - Mateus Lima; Secretário Adjunto - Gláuber Daniken Ataíde Novais; Tesoureiro - Ramom Lima Dias; Tesoureiro Adjunto - José Meira de Almeida; Chanceler - José Eunápio dos Santos e Chanceler Adjunto - Fábio Luís Coêlho de Oliveira. O Corpo de Oficiais e os membros das Comissões tomarão posse na reunião seguinte.

Jovens católicos de Brumado embarcam para a jornada da juventude 18 jovens católicos brumadenses embarcaram no início da tarde deste domingo (21) rumo ao Rio de Janeiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ansiosos para estar frente a frente com o Papa Francisco, 18 jovens católicos brumadenses embarcaram no início da tarde deste domingo (21) rumo ao Rio de Janeiro, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Antes de chegarem ao destino final, os jovens irão parar na cidade de Caetité, a fim de participaram das festividades da padroeira local e das comemorações do centenário da Diocese. À noite, juntamente com outros jovens de Caetité e Guanambi, o grupo seguirá viagem. No último sábado (20), os jovens brumadenses participaram de uma novena celebrada na Igreja São Cristóvão, onde receberam as bênçãos e recomendações para a viagem. Emocionado com a oportunidade, Caio César descreveu a sensação de ir ao encontro do líder católico. “Estamos animados, pois será um encontro internacional que irá mudar o rosto da Igreja em nosso Brasil. Será nosso encontro não apenas com o Papa, mas também com Cristo, pois estamos indo em busca de mais experiência para o amadurecimento de nossa fé cristã”, disse.

Jovens católicos de Brumado embarcam para a jornada da juventude Os jovens estão emocionados com a oportunidade de participar do evento e conhecer o Papa Francisco. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: A área verde retorna as praças públicas Após novo visual, os populares estão aprovando o novo visual das praças da capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os brumadenses estão animados com as reformas que estão sendo realizadas nas praças públicas da cidade, onde o verde volta a predominar. “Após oito anos em que só se construíam calçadões cinzentos, enfim temos o retorno de áreas verdes em nossas praças. Praça sem o verde e o colorido das plantas não é praça, é apenas um ponto vazio. Tomara que todas as praças de nossa cidade recebam a mesma atenção. Isso é qualidade de vida para nós”, comentou o aposentando Cláudio de Jesus. As principais mudanças podem ser vistas nas praças Coronel Zeca Leite (Prefeitura), Capitão Francisco de Souza Meira (Matriz) e Armindo Azevedo, onde foram plantadas gramas, palmeiras e árvores de espécies variadas. Outras praças, como a Hélio Cotrim, também começaram a ser reformadas. “Dessa forma, até quem nos visitar terá prazer de passear em nossas praças. Sabemos que precisamos melhorar na saúde e educação, mas também éramos carentes de belas praças como pontos de lazer, onde nossas crianças possam brincar e se alegrar. Não é só o verde na praça, mas é o prazer e o sentir-se bem no lugar onde vivemos”, disse a dona de casa Lícia Nunes.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contendas do Sincorá: Carro com três brumadenses capota na BA-026 Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu e os ocupantes do automóvel passam bem.

Um veículo Fiesta capotou na tarde deste domingo (21), na BA-026, em Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista do veículo, identificado como Rafael, perdeu o controle da direção após cair em um buraco na pista e, em seguida, capotou. Além do motorista, duas brumadenses, Raquel Azevedo e Andréa Azevedo, além de uma amiga da cidade de Feira de Santana, estavam no veículo. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu e os ocupantes do automóvel passam bem. O carro ficou capotado na rodovia e, enquanto o mesmo não era guinchado, os motoristas tiveram de redobrar a atenção a fim de que novos acidentes fossem evitados.

Arquivo