Achei Sudoeste

18 Out 2013 - 14:34h

Desde 2001, o Partido dos Trabalhadores (PT) vem realizando o Processo de Eleições Diretas (PED) para eleger os seus presidentes e diretórios municipais, estaduais e nacional. Após o PED, segundo Jorge Valério Gomes, secretário de Formação Política do PT de Brumado, a composição dos diretórios é feita de acordo com o princípio da proporcionalidade, isto é, a composição se dá conforme a porcentagem de votos de cada chapa - aquela que obtiver mais votos deterá a maior quantidade de membros no diretório. Neste ano, tanto as chapas concorrentes como os diretórios deverão ter uma composição de pelo menos 50% de mulheres, 20% de negros e 20% de jovens. No último dia 13 de outubro, a Chapa Unidade e Luta realizou o seu lançamento para os filiados e militantes do Partido. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior e o candidato à presidente do PT Estadual da Bahia, Ernesto Marques. Durante o lançamento, circulou no local um abaixo-assinado referente a um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a reforma política, que visa reivindicar o financiamento público de campanha eleitoral, o voto em lista preordenada para os parlamentos, o aumento da participação feminina nas candidaturas e a convocação de uma assembleia constituinte sobre a reforma política.

18 Out 2013 - 13:27h

O exercício da medicina representa uma das mais nobres profissões que teve no apóstolo Lucas um dos seus grandes ícones. Neste dia 18 de outubro, é comemorado o dia do médico e, diante disso, a prefeitura municipal de Brumado e a Secretaria Municipal de Saúde fizeram questão de parabenizar os médicos da rede pública, os quais vêm fazendo um trabalho significativo no município, proporcionando a evolução do setor. “Parabenizamos a categoria pela passagem do seu dia e que essa nobre e abençoada função continue sempre ao lado da nossa gente. Ficam aqui as nossas homenagens a esses profissionais que não medem esforços para cumprir a sua missão de salvar vidas”.

18 Out 2013 - 12:59h

Por volta das 05h desta sexta-feira (18), a Operação Tempestade foi iniciada na região sudoeste na busca por cumprir vários mandados de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista. Por porte ilegal de arma de fogo, foram presos Jordélio Brito Lemos e Maron Gusmão Freire. Após seis meses de investigações, a Operação foi iniciada com a apreensão de 145 armas de diversos calibres, inclusive um fuzil de uso exclusivo das forças armadas. Agora, a polícia quer saber a procedência dessas armas e se alguma foi usada em homicídios na cidade e região. As armas serão encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica para perícia e os presos para o presídio Nilton Gonçalves, onde ficarão à disposição da justiça.

18 Out 2013 - 12:00h

O horário de verão tem início à 0h do próximo domingo (20) e se encerra no dia 16 de fevereiro de 2014. Por conta do novo horário, os relógios devem ser adiantados em uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário. Nesse ano, a estimativa é de que a economia chegue a R$ 400 milhões, relativos ao acionamento de térmicas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de R$ 4,6 bilhões precisariam ser gastos em investimentos em geração e transmissão, caso o horário de verão não fosse adotado. Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança. De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo. As informações são da Folha de São Paulo.

18 Out 2013 - 11:30h

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta sexta-feira (18), o empresário Ney Trindade lamentou o cancelamento do show do cantor Léo Magalhães na capital do minério. Magalhaes e Renato Rocha iriam se apresentar hoje no Espaço Planet Show II em um espetáculo chamado Noite do Arrocha. Segundo a produção do evento, Léo acabou contraindo uma virose e cancelou a sua agenda deste final de semana. “Infelizmente não poderemos realizar a Noite do Arrocha. O cantor Léo Magalhães está internado em Goiânia devido a uma virose. Toda a estrutura já estava montada na área de eventos e inclusive parte da produção do cantor já estava na cidade”, disse. O evento será realizado em uma nova data. 

18 Out 2013 - 11:20h

A professora Edileia de Jesus dos Santos, 31 anos, foi estuprada e morta por volta das 18h30 da última quinta-feira (17), na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a polícia, a vítima voltava para casa quando foi abordada por um homem e levada para uma área deserta. Após ser violentada sexualmente, Edileia foi esfaqueada quatro vezes no pescoço, tórax e braço. Segundo a 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho), a professora chegou a ser socorrida consciente pelo Serviço Médico de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no Hospital Eduardo Alencar. O estuprador está foragido e a polícia acredita que ele seria alguém que a vítima conhecia. O corpo de Edileia deve ser transferido para o Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Salvador ainda nesta sexta-feira (18), antes de ser liberado para o sepultamento. Em protesto contra o crime, moradores de Simões Filho fecharam a Avenida Paulo Soto, via que dá acesso à rodovia BA-099, no início da manhã de hoje. A polícia militar garantiu que a manifestação é pacífica e está sendo acompanhada pela polícia e pelo Corpo de Bombeiros da região. O crime será investigado pela 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho).

18 Out 2013 - 10:50h

Através do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, o governo de Caculé entregou na última semana 15 casas populares e, segundo Beto Maradona (DEM), prefeito da cidade, mais 35 ainda serão entregues às pessoas contempladas. No total, 50 famílias irão deixar de pagar aluguel e realizarão o sonho da casa própria. O próprio prefeito e a secretária municipal de Assistência Social, Sônia Regina Pessoa, entregaram as chaves das residências aos novos proprietários. Em geral, o Programa, que é federal, acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.

18 Out 2013 - 10:15h

A Prefeitura Municipal de Lagoa Real torna pública a realização de um Leilão, do tipo maior lance, para aquisição de bens das diversas secretarias municipais. O leilão acontecerá no dia 05 de novembro, no Centro de Treinamento para Professores, localizado na Avenida Parque do Vaqueiro, às 09h. Os interessados poderão analisar os bens até o dia 1º de novembro, das 08h às 12h, na garagem principal da prefeitura. Quanto aos veículos, os compradores deverão tomar conhecimento junto ao Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran) da existência de multas e de emplacamento em atraso. Poderão participar dos lances pessoas físicas e jurídicas inscritas no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), possuidores de documento de identidade, excluídos os membros da Comissão Administrativa e menores de 18 anos, não emancipados, bem como os servidores públicos da prefeitura. Os bens serão vendidos à vista, a quem oferecer maior lance, sendo o pagamento realizado através de depósito em conta bancária, ou por meio de cheque. Nesse último caso, o comprador terá de esperar a compensação para posterior liberação dos bens arrematados. Para ter acesso a todas as regras do leilão e a relação dos itens que serão leiloados, leia o documento na íntegra aqui.

18 Out 2013 - 09:55h

Na noite da última quinta-feira (17), Nivaldo de Jesus Pinto foi apresentado na delegacia de Brumado. O homem, acusado de participar de fraudes dentro e fora da 18ª Ciretran, foi preso após o início da Operação BR-030. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Arilano Botelho afirmou que Nivaldo e um comparsa, de nome Wendel Santana, agiam como estelionatários na compra e venda de veículos. Segundo Botelho, Nivaldo foi detido enquanto tentava negociar a compra e venda de um caminhão e de uma motocicleta em Bom Jesus da Lapa. Os veículos foram recuperados e serão entregues aos proprietários em Caculé. Ainda segundo o delegado, o acusado está colaborando com as investigações. 

Na delegacia de Brumado, Nivaldo declarou que só praticava os delitos para preservar a família, pois era ameaçado por Wendel.  “Ele foi na casa da  minha sogra e ameaçou minha filha, minha mãe e minha avó. Eu estava trabalhando em Goiânia e ele ligou me ameaçando. Falava que ia matar minha  filha e me obrigava a sair com ele. Pela minha vida eu não importava, mas importa para mim a vida de minha família. Na última segunda-feira (14), ele foi a Maracás atrás de mim com uma arma para me matar”, relatou o homem diante de toda imprensa. O delegado disse que Wendel Santana, que é considerado um dos principais membros da quadrilha que atuava na 18ª Ciretran em Brumado, está foragido. “Ele comprava os veículos e fazia as transações de documentação no Detran para que os veículos fossem vendidos”, concluiu Botelho.

18 Out 2013 - 09:35h

Por conta dos frequentes golpes acontecidos na cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado divulgou uma nota com os tipos mais comuns desses delitos. Quando os alvos são os postos de combustíveis, os golpistas ligam e pedem o número da conta para depositarem o valor referente ao abastecimento de um caminhão. Quando vão efetuar o depósito, colocam no caixa eletrônico um envelope vazio, entretanto, o comprovante da transação mostra que o dinheiro foi colocado na conta. Com o comprovante em mãos, eles dizem ter depositado um valor a mais do que o do abastecimento e cobram pela devolução da diferença. O golpe está também no fato de que nenhum caminhão é enviado ao posto. No comércio, os golpistas falam, por telefone que precisam atualizar a lista telefônica e enviam um formulário para que a pessoa assine. Alguns dias depois os criminosos ligam e chamam pela pessoa que assinou, dizendo que precisam pagar o valor do suposto contrato. Como muitos não querem pagar, eles ameaçam processar. Depois de mais uns dias, outro golpista liga e diz que é do cartório, ameaçando protestar a empresa por conta do não pagamento. Os criminosos insistem no golpe e falam até que são advogados, exigindo depósito imediato da quantia. Outra ação frequente desse tipo é praticada através de boletos de associações comerciais, entregues pelos Correios. Os golpistas enviam o falso documento após constituição de empresas e exigem liquidação do documento, que tem valor variante, chegando até a 297 reais. “Infelizmente, muitas empresas e pessoas, principalmente funcionários tem caído neste golpe”, declarou a CDL, dizendo ainda que os principais alvos, secretárias, gerentes e atendentes telefônicos, fiquem atentos quanto a isso.

18 Out 2013 - 09:03h

Um acidente inusitado aconteceu em Brumado na noite da última quinta-feira (17), em frente à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no centro da cidade. Ao manobrar o veículo que estava estacionado no local, um advogado foi surpreendido por um homem que se atirou em cima do carro, caindo no chão em seguida. Apesar do susto, o advogado sabia que nada de grave tinha acontecido porque o carro ainda estava parado no momento do incidente. “Carro parado não atropela ninguém, então foi ele quem atropelou meu carro”, ironizou o advogado ao conversar com os policiais militares que compareceram ao local para registrar a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado para prestar os primeiros socorros ao homem e foi constatado que o mesmo estava bastante embriagado. Testemunhas disseram à polícia que viram o momento em que o homem se atirou no veículo, o que reforçou a tese do advogado. Reclamando de dores, o homem foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto.

17 Out 2013 - 20:10h

Há anos que as obras de construção da sede do Sistema Integrado de Comunicações (SICOM) na sede da 20ª Coorpin, em Brumado, estão paradas. O objetivo de ter o SICOM na cidade é interligar as linhas de atendimento entre o Departamento de Polícia Técnica (DPT), 34ª CIPM e 20ª Coorpin. As obras tiveram um bom início e até receberam parte dos equipamentos, como um gerador de alta voltagem, e ainda a instalação de uma antena de transmissão. Outros maquinários chegaram a ser entregues ao município, mas com o atraso nas obras, os itens mesmos foram encaminhados para outro município, onde as obras já tinham sido concluídas. Durante esta quinta-feira (17), dois técnicos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) estiveram no município para vistoriar a obra e fazer um relatório sobre a visita, com o intuito de que a SSP/BA possa reativar as obras no local. Outras visitas de técnicos da Secretaria já foram realizadas no local em anos anteriores, mas as obras continuaram interrompidas, com os equipamentos sofrendo ações do tempo e o mato tomando conta da área onde se pretende instalar o SICOM.

17 Out 2013 - 19:40h

Em setembro, 1.290.254 cheques foram devolvidos por causa de falta de dinheiro na conta do devedor, valor que corresponde a 1,81% do total de cheques compensados pelos bancos. Desde fevereiro de 2011, esse é o nível mais baixo ocorrido, época em que 1,83% dos cheques não foram pagos. Esses dados foram medidos pelo Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, o qual mostrou ainda que essa mesma taxa chegou a 1,87% em agosto, mesmos números de setembro de 2012. Segundo os economistas do Serasa, esses dados significam que os consumidores estão mais preocupados com as dívidas. Os números, para os economistas, são reflexos também da diminuição de desempregados e a queda no ritmo da inflação. O maior índice de cheques devolvidos foi no estado de Roraima, com 10,73%, e o menor foi no Amazonas, com 1,39%.

17 Out 2013 - 19:00h

Na manhã da última terça-feira (16), o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região se reuniu pela terceira vez com a Magnesita para discutir a campanha salarial. De acordo com o Sindicato, a empresa manteve a proposta já apresentada, a qual garante o reajuste de 5,68 % para os funcionários que ganham até R$ 4.693,49. Aos demais pleitos dos trabalhadores, como o ticket de alimentação, o percentual aplicado seria o mesmo. Para os sindicalistas, a proposta é uma afronta aos funcionários. “A empresa começou uma vergonhosa campanha de ameaças para que não participem das assembleias nas portarias das fabricas. Vamos reagir e dar o troco à altura deste jogo sujo e nojento”, declarou o Sindicato, em nome dos trabalhadores. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a diretoria do Sindmineradores afirmou que a Magnesita tem demonstrado não pretender atender aos pleitos solicitados. “Ao contrário, a empresa quer retroceder nas conquistas adquiridas com muita luta ao longo dos últimos anos, inclusive apresentando uma indecorosa pauta que dentre outras questões pretende ampliar a vigência do Acordo Coletivo de um para dois anos”, acrescentou. O Sindicato enfatizou que vai dar um ultimato para a empresa, com o intuito de a mesma reveja sua posição e apresente uma proposta compatível com os anseios dos trabalhadores e leve em consideração ótimo momento que a Magnesita vive. “Vamos realizar assembleia nos próximos dias e propor greve por tempo indeterminado até que as justas, sensatas e factíveis reivindicações sejam atendidas”, garantiu. Os sindicalistas querem ‘dobrar’ a Magnesita, pois eles afirmam que a empresa está ameaçando os funcionários com a intenção clara de acabar com os aumentos reais e rebaixar conquistas para reduzir custos. “A empresa começou a praticar assédio moral e quer punir os trabalhadores com o desconto de horas e possíveis dias parados. A nossa vitória será na base da mobilização, da ousadia e da unidade. Não vamos nos acovardar, vamos reagir”, afiançou.

17 Out 2013 - 18:20h

O Boletim de Análise Político-Institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que um brasileiro negro ou pardo tem 8% de chance a mais de ser assassinado do que brancos e amarelos no Brasil. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (17), mostraram ainda que mais de 60 mil pessoas morrem por homicídio no país, e a cada ano mais a cor/ raça influencia nesse quesito. Outro ponto levantado na pesquisa é que ocorrem mais assassinatos entre negros e pardos – 36,5 por 100 mil – do que os acontecidos entre não negros – 15,5 por 100 mil. Por causa desses números, a morte de negros por causa de violência letal é maior 114%.

17 Out 2013 - 17:45h

No próximo sábado (19), a partir das 17h, acontece na AABB de Brumado o maior show infantil do Brasil. Com apresentação de Ronald - O Mágico do Gugu, musical da Galinha Pintadinha e brincadeiras interativas com os palhaços mais animados do país, Patati e Patatá (Cover), o espetáculo está imperdível. O evento é beneficente e visa angariar fundos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Por isso, para participar, é preciso contribuir com 1 Kg de alimento ou 1 brinquedo, e o ingresso custa R$ 10 para crianças acima de 3 anos. Este evento promete encantar toda a família e você não pode ficar de fora dessa! Para garantir o seu ingresso antecipadamente, dirija-se à secretaria da AABB. Maiores informações, ligue (77) 9997-7390 ou (77) 8109-1606. Esta é uma iniciativa Kezinha Produções.

17 Out 2013 - 17:00h

A empresa Bahia Mineração (Bamin), responsável pela exploração de ferro na região de Caetité, no sudoeste baiano, foi obrigada pela justiça a reintegrar a posse do Terreiro de Axé Ilé Cicongo Roxo Mucumbe de H’Anzambi. O local de culto afro fica situado no distrito de Brejinho das Ametistas e desde 2006 foi declarado como patrimônio afrocultural brasileiro, pelo Ministério da Cultura, e de utilidade pública, pelo Estado da Bahia. Os donos do terreiro entraram com a Ação de Reintegração de Posse, justificando que a empresa estava querendo se apossar da área e impedir o acesso dos adeptos aos cultos. A decisão de que o lugar deveria permanecer como terreiro foi tomada pelo juiz José Eduardo das Neves Brito, da comarca de Caetité, em agosto, que exigiu da Bamin a reintegração de posse. Outro problema que a Bahia Mineração está enfrentando é em relação às nascentes do Rio Pedra de Ferro, situadas entre os municípios de Caetité e Pindaí. Os defensores das nascentes alegam que a empresa pretende desmatar a vegetação e destruir as nascentes. Por causa disso, as famílias que dependem das nascentes foram convocadas para uma Audiência Pública nesta quinta-feira (17), na comunidade de João Barroca. No encontro foi discutida a situação das terras que defensores consideram terem sido apropriadas irregularmente pela Bamin. “A Bamin está prestes a colocar no chão toda uma mata, entre Caetité e Pindaí, com árvores centenárias e espécies raras, berço de nascentes que mantém vivo o rio Pedra de Ferro, que sacia centenas de famílias durante o ano e milhares, no período da seca. Com a voracidade e sede pelo dinheiro, a Bamin quer derrubar tudo e transformar esse vale num imenso mar de lamas e lágrimas”, afirmou Gilmar Santos, integrante da Comissão Pastoral da Terra – CPT Regional Bahia. As informações são do Racismo Ambiental.

17 Out 2013 - 16:30h

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sua esposa e dois filhos estão fazendo suas refeições fora de casa desde o início desta semana. Motivo: a licitação para compra de comida da residência oficial foi suspensa no dia 02 de outubro. Considerada como superfaturada, a licitação contava com, além de arroz e feijão, 25 quilos de camarão vermelho grande, 20 quilos de frutos do mar, 1,7 tonelada de 33 tipos diferentes de carnes – dessa quantidade, 100 quilos era de filé mignon. O valor de tudo isso, para seis meses, era de R$ 98 mil. A assessoria do senador admitiu que o valor estava superfaturado, mas como forma de amenizar a situação, apontou que os 98 mil reais é bem menos dos os 240 mil reais gastos em 2012 com a alimentação na residência oficial, época em que o presidente era José Sarney. Ainda segundo a assessoria, serão eliminados itens supérfluos e superfaturados da licitação e outros terão a quantidade diminuída, como camarão, para que o custo caía a menos da metade. Os alimentos deverão ter quantidade suficiente apenas para Calheiros e sua esposa. Como os servidores da residência recebem ticket alimentação, a partir de agora eles farão suas refeições em outro lugar. As informações são do Jornal o Globo.

17 Out 2013 - 15:50h

Tal afirmação dada pelo vereador Weliton Lopes (PR) ocorreu durante contato com o site Brumado Notícias na tarde desta quinta-feira (17) para explicar que ainda precisa analisar muito a proposta do Legislativo Municipal em participar da Associação das Câmaras da Região Sudoeste. O presidente do legislativo conquistense, Fernando Jacaré (PT), cobrou a participação da Câmara de Brumado na associação em entrevista à nossa reportagem e obteve o apoio do vereador brumadense Castilho Viana (PSB), o qual defende o ingresso de Brumado no grupo. Mas para o vereador republicano, Brumado já serviu muito de ‘escada’ para o crescimento de outros municípios e se mostrou pouco favorável ao convite. “Também não soube do convite [feito pelo presidente da Câmara de Conquista]. Mas se for para a Câmara de Brumado ter mais despesas para o povo pagar, como diárias, gasolina e motorista, não vejo necessidade de participar da associação. Acho que antes da Câmara de Brumado se unir a outras numa associação, deverá, primeiro, se unir internamente em defesa dos interesses de Brumado”, pronunciou. Welinton acredita também que essa seria mais uma maneira de Vitória da Conquista se fortalecer e buscar mais obras importantes, enquanto Brumado “fica no esquecimento”. “Sinceramente, ainda não sou contra a participação, mas preciso analisar muito quais os benefícios que Brumado terá nesta participação. Se for para reunir, ter diárias e despesas sem resultados concretos, serei contra. Precisamos nós associar para resolver as questões do interesse de Brumado, como a Defensoria Pública, Aeroporto, Ministério do Trabalho, Procon e dentre outras demandas”, finalizou o parlamentar.