Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Maratonista Serginho Pinheiro vence mais uma em Barra da Estiva O brumadense se papara agora para os próximos desafios, como a meia maratona do Rio de Janeiro e a Maratona de São Paulo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No cômodo que reservou em sua casa para os seus mais de 70 prêmios de primeiro lugar, o maratonista Serginho Pinheiro vai precisar ter espaço para mais um. O colecionador de troféus venceu uma disputa no último domingo, 14, ocorrida em Barra da Estiva. Na prova, em comemoração aos 86 anos de emancipação politica da cidade, Pinheiro conseguiu ditar o ritmo mesmo sofrendo a pressão dos outros dezessetes atletas participantes e, principalmente, da altitude. “A corrida foi difícil, pois além da altitude ainda tivemos que enfrentar o frio. O meu tempo até diminuiu por causa dessas barreiras, mas consegui vencer”, comentou o maratonista ao site Brumado Noticias. O brumadense se papara agora para os próximos desafios, como a meia maratona do Rio de Janeiro e a Maratona de São Paulo, ambas de nível internacional.

PRE/BA representa contra deputado Alan Sanches por propaganda antecipada Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia, o político divulgou peças publicitárias com o intuito de se promover para o pleito de 2014. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Por causa de uma possível propaganda eleitoral antecipada, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE/BA) ajuizou uma representação contra o deputado estadual Alan Sanches (PSD) no último dia 11 de julho. De acordo com a PRE, o político divulgou peças publicitárias com o intuito de se promover para o pleito de 2014. Na propaganda, embora não citasse o processo eleitoral, Sanches estava cobrando uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o bairro de São Cristóvão, na capital baiana e dizendo que ele é “um político em que se pode confiar”. De acordo com o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, a mensagem propagada é uma forma de estimular psicologicamente o eleitor, “já que os anúncios mais eficazes não são aqueles endereçados ao consumo consciente, mas sim os de mensagem implícita, preordenada a agasalhar-se no subconsciente”. Como a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 05 de julho do ano da eleição, a PRE requer que Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) determine que o deputado retire a propaganda, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária a ser estipulada pelo Judiciário. No requerimento, a Procuradoria pediu a condenação do parlamentar com pagamento de multa – a qual pode ser entre 5 a 25 mil reais ou o valor equivalente ao custo da propaganda, o que for maior. 

Brumado: PDT vai realizar Convenção Municipal O evento será realizado no dia 19 de julho na Câmara de Brumado.

A comissão provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Brumado vai promover no próximo dia 19 de julho a sua Convenção Municipal. O evento será na Câmara de Vereadores de Brumado, com início às 8 horas e encerramento às 12. Na ocasião, todos os filiados ao PDT irão eleger o novo diretório – constituído por membros titulares e suplentes, o conselho de ética, o conselho fiscal e discutir assuntos gerais.

Brumado: Pacientes reclamam demora no atendimento no HMN Segundo os pacientes, apenas um médico estava atendendo no hospital na manhã da última segunda-feira (15). (Foto: Euler Renan/Brumado Notícias).

Indignado com a demora no atendimento do Hospital Professor Magalhães Neto (HMN) nesta segunda-feira (15), em Brumado, o internauta Euler Renan resolveu registrar a angústia de dezenas de pacientes que, como ele, aguardavam a chamada na sala de espera. “Eu cheguei por volta das 9 horas da manhã e havia várias crianças e idosos na espera, os quais estavam lá desde as 6 horas. Todos já haviam passado pela triagem, mas só tinha um médico atendendo no hospital”, contou. De acordo com Renan, um segundo médico só apareceu depois das 14 horas. “Isso é um absurdo! Temos visto muita propaganda de melhorias na saúde do município, mas não passa de propaganda. Porque quem precisar do atendimento ágil no hospital vai precisar se valer do nome e ser realmente paciente”, desabafou o internauta em nota enviada ao site Brumado Notícias. Outros pacientes e acompanhantes também entraram em contato com a nossa redação, reforçando as queixas de Euler Renan e pedindo que a Administração Municipal dê mais atenção à saúde local.


O leitor Euler Renan enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

Maracás: Cisternas destruídas serão repostas pelo governo Federal O diretor da CAR, osé Vivaldo Mendonça, garantiu que a substituição dos equipamentos será imediata, está dependendo apenas da liberação do terreno pela perícia técnica. (Foto: Divulgação).

O governo federal confirmou na tarde da última segunda-feira (15) que irá repor as 830 cisternas destruídas por um incêndio em Maracás, ocorrido no dia 13 de julho. A informação foi dada durante uma reunião entre o diretor da Companhia Estadual de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça, e o prefeito do município, Paulo dos Anjos (PT), na sede da companhia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Mendonça garantiu que a substituição dos equipamentos será imediata, está dependendo apenas da liberação do terreno pela perícia técnica. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Polícia Federal estão investigando as causas do acidente. E mesmo com esse incidente, o cronograma de instalação das cisternas não deve ser prejudicado. “Esses equipamentos serão muito importantes para o combate e convivência do sertanejo com a seca”, declarou o prefeito Paulo dos Anjos.

Brumado: Professores rejeitam proposta de reajuste salarial e protestam na Câmara Municipal O diretor da APLB do município, Gilvan Moreira, disse que a categoria não aceitou os 7% de aumento e disse que a categoria pode paralisar as atividades. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (15), os professores municipais, sindicato dos servidores públicos e delegacia da APLB em Brumado decidiram pela rejeição dos 7% de reajuste salarial oferecidos pela Prefeitura de Brumado. A expectativa da categoria era de que fosse mantida a proposta da classe de 24% de aumento, mas o Poder Executivo negou. A alegação dada foi que esse percentual iria ferir a lei de responsabilidade fiscal. Essa justificativa não agradou aos professores. “O município está dizendo que não pode pagar ao professor o básico, que é pouco mais de 700 reais, mas mantém secretários com salários de 10 mil. Isso é inadmissível”, declarou Gilvan Moreira, diretor da delegacia da APLB ao site Brumado Notícias. Após a assembleia, professores se deslocaram para a Câmara Municipal, onde, durante a sessão, reivindicaram a ação dos parlamentares em defesa da categoria. “Esperamos que o Legislativo brumadense não se omita na defesa dos educadores e que, ao mesmo tempo, não blindem o senhor prefeito, pois dentro da proposta oferecida  não está sendo utilizado o recurso do Fundeb para reajustar o salário dos professores”, disse Moreira. Ainda em entrevista, o diretor da APLB afirmou que o sindicato e os professores retornarão à mesa de negociações e, caso o Executivo não atenda às reivindicações da categoria, serão realizadas paralisações de advertência, as quais poderão culminar em uma greve.

Malhada de Pedras: Homem foi detido portando arma de fogo Sidney estava ameaçando uma suposta vítima, que o imobilizou, e a arma disparou, não atingindo ninguém. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na madrugada do último domingo (14), um homem foi detido na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, por porte de arma de fogo. Segundo registro de ocorrência policial, um homem estava ameaçando uma suposta vítima, que o imobilizou, e a arma disparou, não atingindo ninguém. O homem conseguiu se soltar da imobilização e, ao ver a guarnição da polícia, tentou se desfazer da arma. Entretanto, os policiais o flagraram com o revólver calibre 38, o qual tinha a numeração raspada e quatro cartuchos intactos. Ele foi encaminhado para a delegacia de Brumado, onde deve prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Brumado: Avante Sertanejo mobiliza centenas de cadastrados Beneficiários do programa participavam de treinamentos profissionais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Esta segunda-feira (15) foi de muita espera para as centenas de brumadenses cadastrados no programa municipal Avante sertanejo. Durante toda a manhã e tarde, uma imensa fila se formou no prédio do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), onde os beneficiados participam frequentemente de diversos treinamentos profissionais. O programa garante ainda aos beneficiados o recebimento, no final de cada mês, de uma cesta básica, como forma de incentivo para participar dos treinamentos. E mesmo com a demora, os brumadenses permaneceram aguardando atendimento com documentos em mãos. 

Caetité: Advogados garantem permanência de presidente da Câmara Os advogados brumadenses Maurício Vasconcelos e Fabiano Vasconcelos assumiram a defesa do vereador caetiteense.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), está sendo defendido pela Maurício Vasconcelos Sociedade de Advogados da condenação dada pela Justiça Federal – pena de 2 anos e 4 meses de prisão. Atuando no caso, Fabiano e Maurício Vasconcelos que assumiram a causa nesta segunda-feira (15) enviaram uma nota ao site Brumado Notícias com esclarecimentos da situação de Montenegro. A primeira informação dada por eles foi que a condenação do presidente da Câmara de Caetité não se deu por conta da suposta prática de furto de energia. “Mas sim pelo delito previsto na Lei de Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997), ou seja, exploração de rádio sem autorização legal”, escreveram. De acordo com os advogados, Álvaro Montenegro respondeu a esse processo por ser presidente de Associação de Moradores que administra a rádio comunitária. “O Juiz da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia absolveu-o das acusações, pois entendeu não haver materialidade delitiva ante a inexistência de dano”, disseram. Ainda de acordo com os defensores do parlamentar, “não houve condenação a perda de mandato eletivo, ou seja, a decisão condenatória não determinou a perda do mandato do vereador em questão”, garantiram. Maurício Vasconcelos Sociedade de Advogados encerrou o texto afirmando que já está tomando todas as medidas jurídicas visando combater a decisão condenatória e seus efeitos.

Testemunhas de Jeová realizaram grande congresso em Brumado Mais de 1.400 congressistas, vindos dos mais de 20 municípios que compõem o Distrito, participaram do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro foi palco, durante o último fim de semana, do Congresso de Distritos das Testemunhas de Jeová. Mais de 1.400 congressistas, vindos dos mais de 20 municípios que compõem o Distrito, prestaram atenção ao tema central do evento, ‘A Palavra de Deus é a Verdade’. Nos três dias (12, 13 e 14/07) do encontro, mais de 50 apresentações sobre diversos assuntos – não somente doutrinais, mas também lembretes bíblicos que visam o bem estar familiar e social – sensibilizaram as fieis testemunhas. E como um dos principais focos desses religiosos é a pregação de casa em casa, foram lançadas novas publicações direcionada ao público, relacionadas à mensagem bíblica. Também foi difundido no Congresso um DVD que narra uma versão atual da parábola de Jesus sobre o filho pródigo. Ao final do evento, no domingo, as crianças participantes foram presenteadas com uma cartilha, com o título ‘Minhas Primeiras Lições da Bíblia’. Mas um dos pontos altos do Congresso foi mesmo a dramatização da história de Ester, na qual foi montado um cenário com membros da congregação caracterizados representando a passagem bíblica. Ancião das Testemunhas de Jeová em Abaíra, Joaquim Fábio Magalhães contou ao site Brumado Notícias que apreciou bastante o evento. “Foi marcante, percebemos uma alta qualidade no ensino Divino. Tivemos uma grande alegria de estarmos aqui reunidos com nossos irmãos na fé, parentes amigos e visitante para usufruirmos juntos deste banquete espiritual”, falou.

Testemunhas de Jeová realizaram grande congresso em Brumado Um dos pontos altos do Congresso foi mesmo a dramatização da história de Ester, na qual foi montado um cenário representando a passagem bíblica. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
OAB-BA realizará Encontro Sertanejo de Advogados em Rio de Contas O evento será realizado de 25 a 27 de julho.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção do Estado da Bahia vai realizar, nos próximos dias 25 a 27 de julho, o Encontro Sertanejo de Advogados em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O evento deve reunir profissionais de toda a região e contar ainda com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bahia, Luiz Viana Queiroz, do presidente da subseção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo e do presidente da OAB – Subseção Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira. Durante o encontro, diversos temas serão debatidos, como ‘A Tributação da Sociedade de Advogados’, ‘Os Novos Direitos dos Empregados Domésticos’, ‘A Reforma Política’ e ‘Dignidade dos honorários Advocatícios’. Para participar, é preciso acessar o site www.oab-ba.com.br . As inscrições são gratuitas e limitadas. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (71) 3329-8940.

Fim da reeleição divide comitê da reforma política; Deputado Antônio Brito é contra Baiano é contra a reeleição e defende que poderia ter uma só eleição com maior tempo de mandato, de 5 ou 6 anos. (Foto: Reprodução/G1).

Deputados que preparam o projeto de reforma política não têm consenso sobre a manutenção da reeleição para cargos do Executivo. O G1 ouviu 13 dos 14 deputados indicados para o grupo de trabalho da Câmara sobre o tema. Destes, sete são contra a reeleição, quatro são a favor e dois disseram que ainda não têm posição definida. Formado na semana passada, o grupo terá 90 dias para elaborar o projeto que pode mexer nas campanhas, na maneira de votar, na forma de representação e na atuação política dos eleitos dentro do Congresso. Para ser implementada em uma eleição, uma nova regra no sistema político e eleitoral brasileiro precisa ser sancionada ou promulgada com pelo menos um ano de antecedência. Os líderes partidários da Câmara descartaram alterar as regras para as eleições de 2014. Dos deputados do grupo da reforma política, Júlio Delgado (PSB-MG), Luciano Castro (PR-RR), Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSDB-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Sandro Alex (PPS-PR) e Antônio Brito (PTB-BA) se manifestaram contra a reeleição. Maia, Delgado, Pestana, Alex e Brito defendem a ampliação do mandato de 4 para 5 anos com o fim da reeleição. Esperidião Amin (PP-SC), Henrique Fontana (PT-RS), Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Miro Teixeira (PDT-RJ) disseram que são favoráveis à manutenção do sistema atual. Manuela D´Ávila (PC do B-RS) e Guilherme Campos (PSD-SP) disseram que seus partidos ainda não têm posição formada e por isso não quiseram emitir opinião. “O partido entende que poderia ter uma só eleição com maior tempo de mandato, de 5 ou 6 anos. O partido prefere período de mandato maior e o fim da reeleição”, disse o deputado federal baiano, Antônio Brito. As informações são do G1.

O Curso Técnico em Mineração do IFBA-Brumado está realizando a 3ª chamado dos aprovados no vestibular da instituição. A data de matrícula será nos próximos dias 16, 17 e 18 de julho, das 09 às 11 horas e das 15 às 17h30. Os selecionados deverão comparecer ao IFBA-Brumado, situado na Rua Antônio Carlos Magalhães s/n - prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), 1º andar - portando todos os documentos necessários – documento de identidade oficial; certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado de histórico escolar completo; certidão de nascimento ou casamento; 04 fotos 3x4 recentes; título de eleitor com comprovante de votação na última eleição; comprovante de vacinação antitetânica; CPF; Ficha “Registro de Aluno” devidamente preenchida, fornecida pela Coordenação de Registros Escolares do Ifba; e, no caso de homens, prova de quitação com o serviço militar. Só serão validadas as matrículas de alunos que tiverem concluído o Ensino Médio, não existindo a possibilidade de concomitância. E o estudante que não cumprir qualquer das etapas de efetivação no prazo estipulado terá a matrícula cancelada. Também perderá o direito à vaga o aprovado que não comparecer na data e horário citados. Clique aqui e veja a relação dos aprovados. 

Vitória da Conquista: Polícia prende pai acusado de abusar sexualmente da filha Márcio de Jesus Santos, 43 anos, já estava com um mandado de prisão preventiva em aberto. (Foto: Divulgação/PC).

Na manhã desta segunda-feira (15), por volta das 8h30, investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) prenderam, na zona rural de Vitória da Conquista, o pai acusado de ter abusado sexualmente da sua filha. Márcio de Jesus Santos, 43 anos, estava na cabeceira da Jiboia, próximo da Limeira, quando os policiais o encontraram e o conduziram para o Plantão de Polícia. Como já existia um mandado de prisão preventiva em aberto contra Márcio, oriundo da comarca de Vitória da Conquista, da 3ª Vara Criminal, ele foi levado para fazer exame de corpo e delito no DPT (Departamento de Polícia Técnica) e encaminhado, depois, à custódia do Presídio Nilton Gonçalves.

Acidente na BA-148: Vitima é da cidade de Livramento de Nossa Senhora A colisão foi tão brutal que o homem ficou irreconhecível e parte do corpo foi mutilada. (Foto: Júlio César/Brumado Notícias).

O internauta do site Brumado Notícias Júlio César que passava pelo local do acidente ocorrido na BA-148 no início da manhã de hoje, segunda-feira (15) e nos contou que a vítima fatal é de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com o internauta, o livramentense João Júlio estava trafegando a rodovia estadual em uma motocicleta vermelha (placa JLL-4679, de Livramento de Nossa Senhora), quando, ao tentar fazer uma manobra para entrar numa estrada vicinal, foi atingindo por um carro (placa JRK-0875, de Brumado). A condutora do veículo era uma mulher e até o momento sua identidade é desconhecida. “A colisão foi tão brutal que o homem ficou irreconhecível e parte do corpo foi mutilada. Parecia cena de filme de terror, nunca vida nada igual”, narrou o Júlio. O SAMU 192 foi chamado para socorrer a motorista do carro. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Técnica de Brumado foram ao local para registrar o acidente, fazer perícia e levantamento cadavérico. O corpo do homem foi levado ao IML de Brumado.


Fotos: Júlio César/Brumado Notícias

Maracás: Mil cisternas destruídas em incêndio O prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos (PT), acredita que o incêndio foi criminoso. (Foto: Vandinho Maracás).

Na noite do último sábado (13), cerca de mil cisternas foram destruídas durante um incêndio na cidade de Maracás, no sudoeste baiano. As caixas d’água estavam em um terreno na Avenida Senador Luís Viana Filho, na localidade conhecida como Pioneira, e, de acordo com a Polícia Militar, o fogo se alastrou rapidamente no local. O prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos (PT), conta que o incêndio começou por volta das 20h30 e logo as chamas atingiram 20 metros de altura. Anjos acredita que o incêndio foi criminoso, provocado com gasolina. A prefeitura municipal fez o boletim de ocorrência no mesmo dia, e está aguardando resultado da perícia. De todas as cisternas armazenadas no terreno, pouco mais de 200 foram salvas. Para apagar o fogo, bombeiros de Jequié, cidade distante 90 quilômetros da cidade, foram chamados. Segundo a prefeitura municipal, as caixas d’água, feitas em polietileno, estavam no local há pelo menos 40 dias e seriam doadas para moradores de regiões afetadas pela seca. O gestor explicou que as famílias contempladas ainda estavam sendo cadastradas e que o equipamento seria entregue no próximo dia 16 de julho.

Maracás: Mil cisternas destruídas em incêndio Para apagar o fogo, bombeiros de Jequié, cidade distante 90 quilômetros da cidade, foram chamados. (Foto: Vandinho Maracás).
Bahia: Secretaria de Educação abre processo seletivo para preenchimento de 92 vagas Brumado está entre as cidades que têm vaga na Secretaria de Educação, para a função de Gestão Administrativa da Direc.

Foram abertas nesta segunda-feira (15) as inscrições para o processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação da Bahia. A pasta está oferecendo 92 vagas para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior, com salários variando entre R$ 1.144,38 a R$ 2.422,03, mais auxílio refeição no valor de R$ 9,00 e auxílio transporte. Os candidatos às vagas poderão se inscrever no site selecao.educacao.ba.gov.br a partir das 10 horas de hoje (15) até as 10 horas do próximo dia 22 de julho. Os participantes do processo irão ser selecionados através de uma etapa, análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todas as funções. A validade desse processo é de um ano, prorrogável por igual período. O resultado final e a homologação serão divulgados no Diário Oficial do Estado da Bahia. A Secretaria irá contratar através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e nenhum dos contratados poderá ter atuado por 48 meses nesse regime no Poder Executivo do Estado. Brumado, Jequié, Itapetinga, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama e Guanambi estão entre as cidades que têm vaga na Secretaria de Educação, para a função de Gestão Administrativa da DIREC.

15/Jul/2013 - 08h55

Cadela desaparecida

Cadela desaparecida A cadela atende pelo nome de Jade. A pessoa que localizar Jade será bem gratificada. (Foto Divulgação).

Uma cadela da raça boxer fugiu, na noite do último sábado (14), de sua casa na Avenida Otávio Mangabeira em Brumado. O animal atende pelo nome de Jade. Quem encontrá-la ou tiver informações da cadela pode entrar em contato pelo telefone (77) 9997-2785. A pessoa que localizar Jade será bem gratificada.

BA-148: Colisão entre carro de Brumado e motocicleta faz vítima fatal O motociclista teve parte do corpo mutilado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem morreu após um acidente entre sua motocicleta e um carro enquanto trafegava na BA-148, trecho entre o município de Dom Basílio e a comunidade de Fazendinha, no início da manhã desta segunda-feira (15). As primeiras informações, passadas por testemunhas ao site Brumado Notícias, dão conta de que a motocicleta tem placa de Dom Basílio e o carro é de Brumado. Segundo relatos dessas pessoas, a colisão entre os envolvidos foi tão chocante que o motociclista teve parte do corpo mutilado. Neste momento o trânsito no local está interrompido e a nossa reportagem apura mais detalhes acerca do acidente.

Caculé: Três presos fogem da delegacia; Em fuga, um ateou fogo na casa da ex-mulher Agnaldo Ferreira de Oliveira, foi condenado a nove anos de prisão por estuprar três menores em 2011, ateou fogo na casa onde morava em Guajeru. (Foto: Divulgação).

Na noite de ontem, sábado (13), três dos oitos presos da Delegacia de Polícia de Caculé, no sudoeste baiano, fugiram. Era por volta das 19 horas quando eles serraram as grades da área de sol e escaparam da prisão. Um dos fugitivos, Edson Dias dos Santos, se entregou ontem mesmo. Ele tinha sido preso no dia 09 de julho por roubo. Outro foragido é Agnaldo Ferreira Oliveira, que cumpria pena por estupro desde 2011. Em fuga, Agnaldo foi à localidade de Suçuarana em Guajeru e ateou fogo da casa onde residia com sua família. A ex-mulher e a filha do detendo não residem mais na residência incendiada.  O terceiro fugitivo é conhecido como Marcelinho. Acusado de ser traficante de drogas, ele estava preso há 30 dias. Os policiais de Caculé ainda não tem notícias sobre onde ele possa estar.

Bahia: Estudo diz que soldados da PM estão quase obesos A prioridade é adequar o Índice de Massa Corporal dos soldados baianos. (Foto: Reprodução/ Jornal Correio).

Neste domingo (14), um dado alarmante para a Polícia Militar da Bahia foi divulgado: os soldados estão no limite entre o sobrepeso e a obesidade. De acordo com um estudo obtido pelo jornal Correio, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) dos policiais é de 29,5 kg/m². A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que com IMC acima de 29,9 kg/m² uma pessoa já pode ser considerada como obesa nível um. Para avaliar se a tropa estava ou não em forma, o Departamento de Saúde (DS) da corporação se baseou em quatro diferentes informações dos policiais: a fase de admissão, mudanças de patentes (promoções), cursos internos e externos e atendimentos médicos. Com a constatação dessa quase obesidade, o coordenador do DS, coronel Nelson Ribeiro afirmou que a prioridade é readequar o IMC dos soldados.

Semiárido: Em meio à seca, 429 mil famílias têm acesso difícil à água Em Olho d'Água das Flores, em Alagoas, a busca por água é diária. A moradora Creuza e os filhos voltaram de mãos vazias da torneira coletiva. (Foto: Jonathan Lins/G1-AL)

De acordo com dados do cadastro único do Brasil Sem Miséria, programa do Governo Federal, 429.630 famílias do semiárido brasileiro não possuem cisternas. E mesmo vivendo a pior seca dos últimos 50 anos, provavelmente essas famílias não têm acesso à água. E para tentar amenizar essa situação, o Governo Federal publicou no último dia 05 o decreto 8.038 para regulamentar o Programa Cisternas – o qual prevê garantias de fornecimento de água para consumo humano e para produção de alimentos. Em 2003 o governo criou um algo parecido, o Programa Um Milhão de Cisternas, que pretendia levar, até 2008, cisternas para todas as famílias do semiárido. Mas a meta não foi cumprida, sendo criado então, em 2011 o Água Para Todos. Nesse último, o objetivo era entregar 750 mil cisternas até 2014 – 42% delas já estão com famílias, segundo o Ministério da Integração Nacional.  Com esse equipamento, é possível acumular a água da chuva, o que não tem acontecido, e guardar a água recebida dos carros-pipa. Embora possuindo as cisternas, ainda é difícil saber se estão sendo abastecidas: os carros-pipa não conseguem ir às comunidades mais isoladas. As informações são do G1.

Brumado: Depois de promessas, Jaques Wagner desaparece A última visita do governador na cidade foi em 2010, época em que comemorava a sua reeleição e pedia votos para Dilma Rousseff no 2º turno das eleições. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tem demonstrado que Brumado é uma cidade esquecida para ele. Isso porque, a última visita do petista foi em 2010, época em que comemorava a sua reeleição. Mas a ida à capital do minério nesse ano foi, principalmente, para pedir votos para a Dilma Rousseff (PT), então ainda candidata à presidência do Brasil. Quase três anos se foram e Wagner praticamente não pisou no município – ao viajar para acompanhar o velório do ex-prefeito de Jussiape, Procópio Alencar (PDT) e sua esposa, Jandira Alencar, apenas passou por Brumado. E para a população brumadense, este segundo mandato de Wagner está sendo marcado por promessas, como a da vinda de uma cadeia pública, a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a do tão sonhado esgotamento sanitário. Enquanto o governador ‘sumiu’ de Brumado, em municípios como Vitória da Conquista ele tem ‘aparecido’ com frequência entregando obras importantes. Faltando cerca de um ano e meio para acabar seu mandato, o povo da capital do minério ainda espera que até lá o petista anuncie e entregue as obras citadas, cumprindo as promessas feitas. A esperança é que não sejam feitos apenas ‘paliativos’, visando angariar votos para o candidato do PT nas eleições estaduais e como forma de dar uma reposta para ofuscar a inoperância da sua gestão em Brumado.

Macaúbas: Animais apreendidos pela Prefeitura passam fome Com os maus tratos animais ficam doentes em curral alugado pela prefeitura da cidade. (Foto: Alécio Brandão).

A Prefeitura Municipal de Macaúbas, no sudoeste baiano, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou dezenas de animais das rodovias e do centro urbano da cidade. Na época, os animais foram levados para um curral alugado pela Administração Municipal, localizado na comunidade de Catolés. Entretanto, de acordo com denúncias, tais animais estão sendo sofrendo maus tratos no local. Um morador, que vive próximo ao curral, declarou que eles passam fome, pois nunca viu pessoas os alimentando. Ele também informou que não passou por lá nenhum tratador para verificar o estado de saúde dos bichos.

Macaúbas: Animais apreendidos pela Prefeitura passam fome A péssima qualidade da água também afeta a saúde dos animais. (Foto: Alécio Brandão).

Durante a apresentação do Programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal, 08 de julho, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante anunciou que a partir de 2015 os estudantes de medicina farão dois anos de estágio, obrigatoriamente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa mudança na carga horária dos estudantes fará com que os cursos da área em universidades públicas e privadas passem a durar 8 anos. Mas, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo dessa medida é melhorar a formação do estudante e não suprimento de médicos – como visa o ‘Mais Médicos’. “Queremos que esse médico tenha uma formação melhor, mais preparada, com imersão e um banho da realidade de saúde da nossa população”, explicou Padilha na última sexta-feira (12). O ministrou garantiu ainda que os estudantes participantes desse estágio não serão enviados a lugares onde faltam médicos. “Esse período será ligado ao curso no qual ele está sendo formado, então ele continua na cidade, em unidades ligadas à universidade. Não é igual serviço social obrigatório, onde ele vai trabalhar em outra região”, afirmou. Os estágios, segundo a medida federal, só devem começar a partir de 2021, quando a primeira turma de estudantes com o novo currículo entrar no sétimo período do curso. Além disso, nesses dois anos de estágio, os estudantes serão remunerados e os que estudam na rede privada não pagarão mensalidade.

Arquivo